Caiu um pedaço enorme da história do Rádio


A popularidade dos clubes do Rio de Janeiro muito se deve ao Rádio, principalmente às Rádios Globo, Tupi e Nacional.

Emissoras que, pelo alcance de suas antenas, varavam o Brasil e até atravessavam fronteiras.

A força do Flamengo, principalmente no Norte/Nordeste do Brasil, pode ser facilmente explicada. O Rádio era o camisa 10 deste time que carregava o vermelho e preto, Brasil afora.

Com tristeza, e muitas lembranças que emocionam sempre, recebi vídeo (abaixo) e foto (acima) da antena AM da Rádio Globo sendo derrubada. Agora, Rádio Globo só em FM.

Modernidade? Economia? Tenho minhas dúvidas. O Brasil é muito grande, um país continental e pobre, onde as ondas do rádio continuam sendo amuleto e bengala para muita gente.

A Tupi resiste. Parabéns!

Triste imagem. Caiu um pedaço de nós.
 

1 Comentário

  1. Infelizmente, a nossa rádio carioca começa a ser invadida pela mídia paulista. Como vc bem disse, a Tupi resiste.Outro dia, a radio Globo transmitindo pro Rio clássico paulista. Aí é dose pra javali enfurecido com os testículos infestados por abelhas africanas.

    Reply
    • Não é o radio do Rio, em São Paulo a Globo faz o mesmo, transmite jogos do Rio. O que está ruim no Rio é que quebraram o Estado e as emissoras estão em situação pre falimentar. Já a Globo faz mudanças porque acredita estar dando um passo à frente e eu divirjo, não acredito. Sou da época que a Globo era já uma potencia meio dos anos 60, a Tupi e Nacional com vasta programação, e tinhamos ainda Maua, Guanabara, Mundial, Continental e etc. O proprio Kleber Leite fazia parte da Globo, da Tupi, da Tv Tupi, da Vera Cruz, enfim, dezenas de canais e hoje em dia tudo restrito.

      Reply
  2. Kleber, sempre leio os comentários inteligentes dos seus amigos. mas é a primeira vez que participo do seu blog. Só queria te dizer que aprendi a amar o Flamengo, ouvindo a Rádio Globo AM Rio. Ouvindo você, Jorge Curi, Waldir Amaral, Sérgio Noronha e tantos outros monstros da comunicação esportiva. E é com muito pesar que leio essa noticia. Pois mesmo com tanta tecnologia, eu ainda gosto de ouvir os jogos do nosso querido Flamengo no rádio de pilha, e ouvia sempre a Rádio Globo AM Rio. Abraços e saudações rubro-negras.

    Reply
  3. Esperar ser derrotado hoje p mudar o comando tecnico é a cara desse atual flamengo. Desde que esse senhor EBM assumiu, acumulamos tristezas e esculhambaçao no futebol. A sua arrogancia e oportunismo já o fez dar uma banana para nós torcedores. Quanta tristeza!!

    Reply
  4. Caro Kleber, nada resiste ao progresso. Nada. O rádio teve o seu papel, importantíssimo por sinal, na divulgação do nosso esporte preferido e de nossa MPB. Talentos como você que se originou do rádio serão doces lembranças daqui alguns anos. Veja a TV digital, moderníssima, mas já começa a perder espaço para o Streaming. Tudo caminha para o online. A internet hoje manda em tudo. Você, como homem da comunicação, sabe bem disso. Só nos resta o saudosismo dos tempos pretéritos.

    Reply
  5. Kleber, sempre atento a tudo que pode vir ajudar!! Sabendo que temos um grande goleiro mas o que pegou o tal do Simão ontem na final da serie C é pra ser contratado hoje!! Aos 25 anos!! Foi sensacional!! Tomara que o tal centro de inteligencia esteja atento!! E que, se possivel voce de um toque a quem merecer ouvir sobre o Simão!! Minimo 4 milagres em decisao!! Aos 25, é pra poucos!!!

    Reply
  6. Desconheço que a rádio o Globo AM tenha saído do ar. Provavelmente esta torre é antiga e deve ter outra em operação.
    Existe um projeto de acabar com a transmissão AM no Brasil. Todas as rádios AM seriam transformadas em FM.

    Reply
  7. Infelizmente é algo que até agora não compreendi direito. A realidade é que havia uma luta pras emissoras comunitárias que pleiteavam um lugar no DIAL. Ao invés disto agilizaram a retirada das AMs. Com a conversa de digitalização.Debaixo deste angu,há caroço.Há algo nessas mudanças. É uma tristeza ver as AMs se acabando.

    Reply
  8. E uma pena hoje a modernidade na comunicação só veio para piorar antes ouvia rádio globo hoje não da pra ouvir com a qualidade dos comunicadores de hoje não perco meu tempo prefiro os tradicionais
    As madrugadas de antigamente valia a pena fica ouvindo rádio rádio tupi nacional lembro da rádio Guanabara do Rio.sociedade da Bahia entre outras.que pena

    Reply

Comente.