Paquetá

Treino do Flamengo – 14/09/2018 (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

No noticiário, só dá Paquetá. Seja fora ou, dentro de campo, o mais agudo jogador do Flamengo é presença obrigatória no noticiário esportivo.

Dentro das quatro linhas, embora Paquetá seja o tema, quem provocou o noticiário foi o treinador Barbieri, ao admitir a possibilidade de Paquetá jogar mais adiantado, como um falso 9.

Na roda de amigos rubro-negros, há quem concorde e quem não esteja de acordo. Eu, até por uma questão de coerência, sou inteiramente a favor.

O bom treinador é aquele que, dentro do material disponível, encontra a melhor solução. Treinador de clube não tem o direito de ter esquema tático predileto, pois trabalha com o material humano disponível e, nem sempre há a coincidência do esquema tático da preferência do treinador, com o elenco que tem em mãos.

Como, infelizmente, neste momento, o Flamengo não dispõe de um centroavante com um mínimo de qualidade, não há como não tentar, através do improviso, atingir o objetivo.

Paralelo a isso, os números dão conta de que Paquetá, apesar de estar jogando como volante, é quem mais finaliza e cria problemas para os times adversários. Visando o jogo de volta contra o Corinthians, no dia 26, pela Copa do Brasil, seria uma boa, nesta partida contra o Vasco, a entrada de Arão no lugar de Uribe e, a partir daí, adiantando-se e dando liberdade a Paquetá.

Fora do campo, o noticiário dá conta de que Paquetá vai comemorar o réveillon em outro país, ou seja, que será negociado ao final deste ano. Após alguns telefonemas, o que tenho a passar para os amigos do blog é que este é o panorama mais provável.

Na cabeça de Paquetá, e das pessoas que cuidam de sua carreira, está definido que não há hipótese de que venha a se transferir para um clube europeu de segundo escalão. China e mundo árabe, nenhuma hipótese. Em função desta decisão, quem sabe possa ele ficar mais um pouco por aqui…

Contra o Flamengo, o momento. O contrato de Paquetá já termina em dezembro de 2020, com multa de 50 milhões de euros. Para renovar, certamente seu procurador exigirá a redução da multa. Dever de casa complicado para quem for assumir a presidência.

Pensando cá com os meus botões, tomara que o Real Madrid seja um dos interessados. Seria esta uma ótima “arma” para convencer os espanhóis a deixar Vinícius Júnior mais uns dois aninhos por aqui.

Sonhar não custa nada… pensar grande, como o Flamengo merece e exige, também não.

1 Comentário

  1. Se pagarem uns 50 milhões de Euros, pode levar facinho. Paquetá caiu bastante de produção depois da saída do VJ, não sei porque, mas é fato. E agora, que chegou á seleção, acho que só deve piorar, pois a mosca azul deve tê-lo mordido.

    Reply
  2. Boa Clifford, o xis da questão está na saída do VJ. Ele acendia uma centelha que incendiava a arquibancada e fazia os caras se matarem em campo. O Paquetá é importante taticamente e ponto. O Estagiário não descobriu uma forma de jogar sem ele, mesmo numa péssima fase tecnicamente. 50 milhões é uma grana mas eu não trocava o VJ pelo Vitinho. O dinheiro, as planilhas falam mais alto.

    Reply
  3. Kleber meu querido!

    E 1o. lugar, pelo futebol que o Paquetá esta jogando como 2o. volante, e já são cerca de 12 partidas, ele esta merecendo perder a vaga para Willian Arão. Hoje, Paquetá é banco!

    2o. não existe o menor sinal de realidade nas histórias de venda do jogador para a Europa por 20, 30 ou pasmem, 50mi de Euros! Tudo papo furado de empresários!

    3o. Adiantar Paquetá não resolverá o problema do time. Não é possível que Dourado (artilheiro do BR17), Uribe com currículo no México ou até mesmo Lyncon não jogem nada!

    O problema do Flamengo esta nas laterais, Barbieri tem que arriscar o Pará e o Trauco, perder o medo! O que adiante ele jogar com 1 volante de marcação se os laterais não avançam?

    No meio Diego tem que jogar mais adiantado, pelo amor de Deus.

    Em suma, a última coisa que eu imaginaria seria colocar o Paquetá de centro avante, sem no entanto fazer as mudanças estruturais no time.

    HJ para mim, Paquetá é banco!

    Saudações!!!

    Reply
    • Caro Nino, concordo 100% com voce.
      Acho que ninguem na Europa chega a 30 milhoes de euros pelo Paqueta. Ele trm qualidade, sabe jogar. Porem, excetuando o final de 2017 e o inicio de 2018, quando ele realmente queria aparecer e corria feito louco, seu jogo sempre foi cadenciado, pouco dinamico, com muitas firulas, o que pode ser comprovado facilmente: basta ver o Sulamericano sub20 que ele participou.
      Vejo no Paqueta um estilo parecido com o do Ganso. Nao e o tipo de jogador de meio-campo que os times europeus de ponta gostam. Tem a vantagem de ter qualidade para jogar em qq posicao do meio mas mesmo assim acho que o teto dele e 30 milhoes, ainda mais com o contrato vencendo em 2020.
      Por 50 milhoes, como ja disse o mestre Egon, e para embrulhar pra presente e alugar ate aviao para manda-lo. De qq forma, com 30 milhoes, dados os 70% do clube, sobram 21. Eu iria no Luan do Gremio. Simples assim.

      Reply
  4. Caro Kleber
    Os amogos do blog querem o Paquetá no banco e o Diego wnceradeira de titular? Faça me rir. O Paquetá só joga de volante para o Barbieri poder escalar o Diego de titular. O Diego é um único camisa 10 do planeja que tem a médía de menos de um chute a gol por jogo. E querem colocar Paquetá no banco? Coloca só pra ver. Vai ser um time sem talento, sem alma, sem nada. Ou acham que o Everton ribeiro com aquela falta de coragem vai resolver? Ou quem sabe o Rodinei e o Rener resolvem? Ou ainda quem sabe Uribe? Ta aí a solução do Flamengo, colocar o Paquetá no banco ou mandar logo ele embora. Fico imaginando com meus poucos neurônios jà pensou se na geração de Zico e cia, o treinador tivesse colocado o Zico no banco?
    Parabéns aos amigos que querem o Paquetá no banco.
    SRN

    Reply
  5. Querido Kleber..
    Já falei e repito, o PROBLEMA NOSSO NÃO É A FALTA DE UM 9, e sim do ESQUEMA TÁTICO que mata qualquer atacante.
    É fácil observar isso. Basta ver os atacantes que atuaram após o Flamengo aderir essa maneira de jogar (e isso começou com Murici Ramalho após uma visita ao Barcelona), com dois jogadores abertos nos lados, acompanhando laterais. O nosso centroavante, e aí citamos GUERRERO, KAIKE, DAMIÃO, VIZEU, LINCOLN, DOURADO E URIBE, nenhum deles conseguiu jogar com esse esquema. Podem colocar quem quiser que não vai resolver nossos problemas de falta de gols.
    Então repito, o problema não é nosso 9 e sim o esquema.
    É tão difícil de perceber?
    SRN!

    Reply
  6. Nino esta coberto de razão. Ninguém joga com o atual esquema, com laterais limitadíssimos. Tá na hora de alterarmos o esquema. Dois volantes cobrindo eventuais subidas dos laterais, que aí deveriam ser Pará e Trauco.
    Pará não é nenhuma Brastemp, mas executa mto melhor cruzamentos para um centro avante(qualquer um dos fracos que temos).
    E Trauco, impossível não ser melhor que Renê.
    Vamos todos pressionar o estagiário.
    Ou mudamos nosso jeito de jogar, ou matamos nossos atacantes e não fazemos gol em ninguém!

    Reply
    • Meu querido Maurão!
      Dessa vez tenho que divergir do amado Guru…
      Como um carinha que chuta 30 bolas e acerta apenas 1 no retângulo, pode ser um “centroavante falso”???
      Pra que isso role, pelo menos 5 meses usando botinhas ortopédicas do Dr Scholl.
      Paquetá, seja com a direita, esquerda ou do meio, não chuta picas de pitibiriba. Não tem o dom. Não sabe…
      Em matéria de pé torto, pensei que Renato Augusto fosse imbatível. Perde longe para essa criança.
      Mas fácil acordar o Vitinho e improvisar naquela posição. Além de chutar bem, não vai prender tanto a bola.
      Quanto a venda do Paquetá, estou totalmente de acordo com a opinião do Clifford Silva. 50 milhões de euros tem que entregar Delivery e sair correndo pra nego não chamar.
      Infelizmente kkkkkkkkkk tenho que concordar com o meu querido Hiena Hardy, nos seus 3 itens. Coberto de razão!
      Paquetá é um jogador promissor, com máscara de veterano…
      Maurão! Ô Maurão!!! Trauco é prisão de ventre, amigo… bosta engarrafada…

      Reply
  7. O Paqueta nem é tudo isso, jogador habilidoso, tem talento mais é so. nenhum craque. Muita mídia e pouco futebol, o problema principal a meu ver para a queda de rendimento foi a saída do Vinicius Jr. Era o melhor jogador do time. Perda irrecuperável.

    Reply
  8. Kleber os colegas dizem que Guerrero não deu certo…Guerrero era o atacante pra esse esquema…só não se consagrou pq sempre foi péssimo finalizador…..deixar Paquetá banco eh piada….ou avança ele e tira Diego ou coloca ele de centro avante o que mais me agrada por que Diego eh sempre fagulha de sair algo…amanhã eh vencer ou vencer

    Reply
  9. Caro Kléber e amigos!
    O declínio técnico do Paquetá é fruto do que os jovens enfrentam no futebol a nível de oportunidades relâmpagos. Se o VJ foi vendido, estava escrito nas estrelas que o Paquetá seria o próximo. Como não anda a cabeça do jogador sabendo que do dia para noite colocará milhões em sua conta? O seu declínio mora aí.
    Eu vou lembrar aqui do Guerrero. Sabia prender bola como ninguém no ataque e pouco fazia gols. O nosso problema maior é a construção das jogadas. Já disse várias vezes aqui no blog. Basta qualquer time de menor expressão se fechar que pouco sabemos o que fazer. Observem que o ER e Diego são jogadores que cadenciam o jogo e vez por outra são agudos. O ER fica torto pela direita e volta a bola para dentro de novo para armar para o pé esquerdo. Observem que toda vez que o Arão entra ele sempre aparece no jogo, pois faz a ultrapassagem e tem o pé certo para mandar a bola na área. Observem também que o Rodinei não cruza uma bola em movimento e quando faz de um jeito ou mesmo ela com pouco movimento o adversário agradece. Falta fundamento aos laterais. O Renê defende bem e é muito solidário. O defeito dele é ser intrigado com a linha de fundo.
    Vou concordar com o Nino e acrescento que além dos laterais, o Flamengo não tem variações táticas para penetrar em bloqueios. Se é para improvisar, jogaria com dois volantes e tentaria uma hora nas laterais o Arão e o Trauco. Aos 39 anos de idade o Leo Moura por exemplo, seria com sobras titular na nossa lateral. O Juan, hoje no CSA de Maceió, talvez ainda tenha vaga nesse time de lateral esquerdo.
    Caro presidente e amigos!
    Está começando a ficar claro que a torcida do Flamengo vai iniciar aquele processo de escalar a equipe, ou seja, na pressão.
    Fico na torcida que o Paquetá se saia bem caso jogue de 9. Fico na torcida que a equipe se encontre. Sou um otimista realista e acho que as mudanças precisam começar na equipe técnica. Desejo estar completamente errado.
    O EBM pode estar saindo do FLAMENGO para nunca mais voltar. Como esse menino é teimoso. Ainda bem que de finanças esse vai ser lembrado de forma positiva. Ele vai sair da presidência como um rico que não soube ser rico e como Rei que não soube reinar. O EBM depois de ajudar a fabricar um Boeing descobriu que ninguém sabia pilotar.
    Se falta atitude a diretoria, certamente o reflexo vai para o campo. Até gramado esburacado a nossa diretoria aceita. Aquele ditado “antes tarde do que nunca” se diz no Flamengo: “antes nunca do que tarde”.
    SRN

    Reply
  10. Papai Joel!!!
    Já sei que vão ser contra, mas vamos lá:
    O flamengo pode contratar algum jogador agora? Não!
    Os jogadores que estão lá são péssimos? Não!!
    Precisamos de um super técnico de 1, 2 ou até 2,5 milhões por mês?? Não!!!!!
    Precisamos de alguém que saiba comandar um vestiário, que saiba mexer com o ego dos jogadores e acima de tudo, que saiba mexer com a arquibancanda!
    Hoje, só vejo uma pessoa que possa vir para o Flamengo agora e fazer tudo isso. JOEL SANTANA!!!!
    E basta uma ligação do Kléber Leite pra isso acontecer…..
    Se MEXE Flamengo!!!!!

    Reply
  11. Discordo quando dizem que tem jogadores melhores do que o Paquetá na “praça’. Paquetá é um otimo jogador que está extenuado. Corre muito em campo, procura doar-se o tempo todo e é nosso projeto de craque. Evidente que pagando a multa levam, mas não acharemos aqui ninguem igual. Lembro-me bem que criticavam VR e agora que ele foi embora, estamos vendo a falta que faz. Eu treinador e ainda bem que não sou, não correndo risco de demissão rs, colocaria o Berrio na frente, o Arão no meio campo e liberaria o Paqueta para tentar fazer nossos gols. Por que não testar ja hoje contra o Vasco?

    Reply
  12. Amigos,
    Com este mesmo elenco, somando-se:
    1- Alguém realmente atuante, com competência e autoridade comandando o futebol.
    2- Um treinador
    … o nosso mundo seria outro!!!
    Simples…
    O resto é conversa fiada…
    Abração a todos.

    Reply
  13. Paquetá depois que renovou e foi para a lista na copa do mundo caiu de produção. O estagiário tem que chamar ele no canto e ter um bom papo com ele.

    Reply
  14. Senhores,
    O Paquetá já está VENDIDO e mais, já está VENDIDO desde maio!!!

    Por esse motivo entrou na lista reserva da Copa e também por consequência da venda, caiu tanto de produção.

    Aguardem e verão…
    Agora, o preço, claro que não são os 50 MM de euros da multa, eu diria que é algo em torno de 70% desse valor…

    VAMOS AGUARDAR…

    SRN

    Reply
  15. Concordo com meu Presidente. É que com a ausência DELE, todos nós estamos virando treinadores!!!
    O comando do futebol??? Bem, aí só no ano que vem!!!!
    SRN e vamos pra cima do Vasco!!!!

    Reply
  16. Kleber,

    Se me permite, quero falar de outro assunto, que é a definição do atual Brasileirão, entendo que as próximas 5 rodadas irão definir, pelo menos para o nosso Flamengo, se seremos campeões ou não.

    VAMOS A TABELA:

    Flamengo joga contra:
    Vasco (n); Atlético MG (c); Bahia (f); Corinthians (f) e Fluminense (n).

    São Paulo joga contra:
    Santos (f); América MG (c); Botafogo (f); Palmeiras (c) e Inter (f).

    Internacional joga contra:
    Chapecoense (f); Corinthians (f); Vitória (c); Sport (f) e São Paulo (c).

    Palmeiras joga contra:
    Bahia (f); Sport (f); Cruzeiro (c); São Paulo (f) e Grêmio (c).

    Grêmio joga contra:
    Paraná (c); Ceará (c); Fluminense (f); Bahia (c) e Palmeiras (f).

    Só listei jogos desses 5 times, pois entendo que o Campeão será um deles e acredito que a definição para o nosso Flamengo se dará nessas 5 próximas rodadas pelo simples fato de achar que temos condições de VENCER OS 5 PRÓXIMOS JOGOS, e claro os outros times, principalmente os dois que estão mais à frente (São Paulo e Internacional) irão perder pelo menos 4 pontos nessas rodada.
    Acrescento ainda, que por essa sequência, vejo como maiores adversários do nosso Flamengo o Palmeiras e o Grêmio, que ainda estão na Libertadores e isso com certeza nos será favorável…

    Enfim, vamos torcer, mas antes de tudo TEMOS QUE GANHAR ESSES 5 JOGOS, com isso ganharemos moral e acima de tudo CONFIANÇA para reta final do campeonato.

    SRN

    Reply

Comente.