Santa teimosia…

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Será que os queridos amigos deste blog lembram quantas e quantas vezes, aqui mesmo, muitos de nós demos ênfase de que Vinícius Júnior deveria ser titular, na medida em que, apesar de jovem, era o único atacante agudo no Flamengo?

E, os queridos amigos estão lembrados do tempo que levou o nosso treinador para entender algo tão simples que saltava aos olhos?

Pois é, o Extra (via Globo.com), estudando o tema, afirmou que o aproveitamento do time do Flamengo com Vinícius Jr, escalado, foi de 75% e, sem ele no time, o aproveitamento foi de 46%. A pergunta que não quer calar: “tivesse o nosso treinador sensibilidade futebolística mais apurada, os resultados não poderiam ter sido outros”?

O mesmo Extra informa que o treinador Barbieri admite agora adiantar Paquetá. Há quanto tempo muitos de nós não estamos implorando no sentido de que Paquetá deixe de ser volante e, como o jogador mais agudo e criativo do time, tenha mais liberdade?

Embora não vá faltar quem cite a máxima “antes tarde do que nunca”, cabe outra pergunta: “será que não dava para ter chegado a esta conclusão um pouquinho antes”?

E se for tarde demais, quem paga esta conta?

1 Comentário

  1. Caro Kleber
    Vou usar as palavras do ex jogador e comentarista Dé aranha, o time do Flamengo é um time de arranjados, tem que colocar o Paquetá de volante para poder escalar o Diego, que é uma verdadeira enceradeira, um atraso para o nosso time, jogador que só joga pro lado e pra traz. Um atraso. Caro Kleber, não se iluda que o nosso técnico nao vai adiantar o Paquetá, quando o Diego retornar, nosso jovem talento vai voltar pra volância. Infelizmente, o nosso técnico acha que o Diego é Messi, Everton ribeiro, o Mbappe, Dourado, o Suarez e Rodinei, o Daneil alves. E o pior, ele acha que é o Guardiola.
    SRN

    Reply
  2. Poxa vida uma semana livre pra treinar agradecendo a Deus o cartão vermelho do Diego a chance de mudar o esquema mesmo que em treinamento tipo por o Pires junto com o Cuellar sacar o Rene e colocar o Trauco que pelo menos sabe dar um passe em profundidade e cruzar usando o Paquetá mais a frente
    Mas não a única coisa que vejo que ele pensa em colocar Mateus Sávio!!!!!
    Definitivamente não dá
    Desculpa o desabafo mas é de um torcedor que tá cansado de sofrer
    É por último Joel Santana por 3 meses nao daria assim como vc fez em 2005 e salvou do rebaixamento?
    SRN

    Reply
    • Fábio,

      Vc esta errado em dois pontos:

      1o. o “Graças a Deus sem o Diego”, então meu caro, se vc achava ruim com o Diego, vai ver como fica pior sem ele.

      2o. o “Uma semana para treinar”, mas o Barbieri não teve 20 dias ai da Copa do Mundo? E o que ele fez? Desandou o time, o time involuiu pq ele mostrou de fato quais são as suas qualidades de técnico.

      A questão do Trauco, somente se o Professor Pardal voltar a jogar com dois, ou pelo menos 1 e 1/2 cabeças de áreas né? (pq não dá para dizer que Arão seja um cabeça de área assim!).

      Como o nosso meio de campo é a Casa da Mãe Joana na marcação, onde os meias e atacantes adversários passam de passagem, devemos voltar a jogar com 2o. volante:

      1o. pq Paquetá não esta jogando nada na volância.

      2o. fechar melhor a casinha, uma vez que nosso ataque arame liso não resolve! Já que não faz gols, é bom que não os tome.

      Enfim, um presidente em campanha eleitoral para o Senado, e um Vice em campanha pela presidência do clube, é o fim.

      Eu não sou católico, mas só São Judas Tadeu mesmo! Eu particularmente prefiro o São Sobre Natural de Almeida.

      Saudações!!!

      Saudações rubro-negras.

      Reply
  3. Kléber,
    Entendo essa teimosia como insegurança de quem não está preparado pra assumir determinada função.
    Veja bem:
    VJ só assumiu a titularidade quando o Everton foi negociado. O mesmo Everton, que para muitos era intocável, e na cabeça no Barbieri, VJ só poderia entrar no time em substituição ao cavalo corredor com canela e coxa de vidro (pois não teria peito pra barrar ER ou Diego).
    Com isso, quero lembrar que só fomos além da primeira fase na libertadores desse ano, graças ao nosso jovem. Que virou o jogo contra o Emelec no Equador em carreira solo.
    Teve também o jogo contra o Atlético Mineiro. Em que VJ arrancou sozinho antes do meio campo e serviu a bola com açúcar para o ER empurrar para o gol.
    Além de jogos contra Inter, Bahia, Paraná, Fluminense, etc.
    Em que os dribles, toques rápidos com mistura de talento e improviso, abriram retrancas e não deixaram sermos “mais do mesmo” tão no início do campeonato.
    Ou seja…
    Esse estagiário de banana que atende pelo apelido de técnico de futebol, não fez e não fará nada que não mandem ele fazer. Sabe porque?
    Por que não tem bagagem, personalidade e conhecimento suficiente pra enxergar o óbvio e tomar as decisões certas de acordo com a real necessidade.
    Creio que isso justifica a queda de rendimento dos antigos 75% pra 46%
    Pronto! Falei!!
    SRN

    Reply
  4. Aqui no blog tem uma coisa interessante: alguns gostam de pegar no pé dos jogadores de mais nome. Foi assim com o Guerreiro, assim com o V.jr, com o Réver e agora com o Diego.
    Que tal trocarmos o Diego pelo Lindoso, ou pelo Desabato????
    SRN

    Reply
  5. O problema não é Diego tampouco Everton Ribeiro. O problema é o técnico se agarrar a um esquema tático para o qual nosso elenco não se encaixa mais com a saída do malvadeza. É preciso armar o time de acordo com as peças disponíveis e nosso elenco não se encaixa mais no 433/4141. Agora é 4231.
    Diego Alves_para/rodolfo/rever/Miguel_cuellar/arao_diego/eribeiro/Paquetá_dourado.
    O Vitinho precisa fazer uma pra temporada e voltar em 2019.

    Reply
    • William,
      Concordo com você. O problema não é o Diego ou o Everton Ribeiro, que são jogadores QUE SABEM tratar bem a bola, mas sim do esquema tático da equipe.
      O Flamengo precisa jogar com dois volantes (Cuellar e W.Arão), avançando e deixando livre o Paquetá, único jogador com capacidade de drible que sobrou neste elenco. Do volantes pra frente eu iria de Diego, E.Ribeiro, Paquetá e Vitinho – com os dois últimos revezando entre esquerda e falso 9 (4-5-1)
      Em eventual entrada de um 9 de ofício, tiraria o Diego e colocaria um 4-4-2 clássico.

      Reply
  6. Concordo plenamente William.
    Apenas fico em dúvida qto ao Vitinho, que mesmo fora do foco tem bem mais bola que Dourado, Uribe, Matheus Sávio ou Berrio.
    Esses, caso joguem, não podem ficar completamente isolados na frente sem que cheguem qualquer bola pra eles, apenas cruzamentos da intermediária.
    SRN7

    Reply
  7. Kléber,
    Quem irá apoiar na eleição pra presidente do Flamengo?
    E aproveitando seu contato com o Fábio Luciano. Sabe se ele está sendo cogitado para o cargo de gerente ou coordenador? Ou se ao menos foi feita alguma sondagem?
    Pois considerando a inércia dessa diretoria, pelo menos seria uma forma de haver um tardio, porém mais que necessário, choque de ordem e motivação para tentarmos não terminar o ano no zero a zero.

    Reply
    • Bruno MT,

      Vamos ser justos com o EBM!

      Qdo é para criticar, xingar a gente o faz, até com bastante merecimentos ao EBM.

      Mas quando se trada de seriedade administrativa, zelo pela coisa pública, sem dúvida o EBM se faz merecedor de uma cadeira no Senado Federal.

      Isto posto, vamos analisar o que representaria o EBM como Senador da República.

      Funcionário público: Mentalidade socialista

      Chefe da divisão de licenciamentos ambientais: Ou seja, era o cara que dava o aval o Banco BNDES para o financiamento. Cargo muito ligado a órgãos ambientais, ONGs, que por sua vez são ligados ao Partido Rede, PSOL e PV.

      Partido Rede – Partido socialista com viés comunista trotskista. Pertence a mesma linha ideologia do PT e PCdoB, PSOL, se alinha com o socialismo fabiano do PSDB em boa medida (Marina Silva, ex-ministra do meio ambiente é financiada por um socialista fabiano, o Banco Itaú do Sr. George Soros, sim o mesmo dono da Vale, uma empresa que vive de licenças ambientais).

      Então o EBM sai como senador pelo REDE, não é? Exatamente…

      Então o EBM representaria (como parte de sua atuação no Senado Federal) gerencia do REDE junto ao Departamento de Licenças Ambientais do BNDES. Agora ficou fácil entender.

      Não vou votar no EBM pelo seu desempenho catastrófico esportivamente no Flamengo, não vou votar no EBM pelo que ele representaria politicamente.

      Saudações!!!!

      Reply
  8. Enquanto isso lá pelas bandas do ninho do urubu, faltando 2 meses pra acabar a temporada, um certo treinador está testando o Matheus Sávio…

    Reply
  9. O que me deixou frustrado ate agora foi como que o time desmantelou-se durante e depois da copa. Só a falta do VJ não pode ser. O time defencia-se bem e tinha o VJ para atacar em velocidade, mas agora sequer defende. Para mim, temos dois jogadores que estão bem: Cuellar e o goleiro Diego Alves. O Everton melhorou bastante, mas ele e o Diego Ribas tocam muito para o lado e sem decisão. Temos um jogador de primeira linha o Paquetá, extenuado, corre muito durante os jogos.Mas ainda um jogador em formação. Não consigo entender que o Trauco não possa jogar nesse time. Gostaria de ver o Paquetá mais à frente e o Berrio na direita.

    Reply
  10. Que tal dispensar o ex jogador Diego cabelinho, para o bem do C.R DO FLAMENGO. RESERVA do GALATASSARAY da Turquia e que veio gratuitamente pro Flamengo, tem gente confundindo homem bonitinho com jogador de futebol.

    Reply
  11. Caro Mauro, sim lembro-me do Tinteiro, mas ele era melhor do que o Rene. Tinteiro quando jogava nos juvenis destacava-se e depois foi ao quadro principal.

    Reply
  12. Então o STJD puniu o cuellar com 2 jogos de suspensão de um jogo que ninguém mais lembram, isso tudo numa sexta feira as 16:30. É amigos nossa Conmebol é aqui.

    Reply
  13. Antes de escalar jogador A ou B , precisamos de um técnico de verdade para definir a escalação…, Alias necessitamos também de um presidente e um diretor de futebol de verdade….
    Posterior a escolha de um treinador,descartando o estagiário, precisamos rever esse esquema tático , no qual a bola não chega ao Centroavante…Muito toque pro lado…
    Como o inútil Diego vai curtir uma praia nesse fim de semana, podemos escalar Arão com Paquetá mais avançado, e Dourado no comando do ataque . É o que temos de menos ruim, no momento.
    Jogo é fundamental para continuarmos sonhando com…G6.

    Reply

Comente.