A camisa 1

(Reprodução da internet)

Há várias formas de se ver e de se tratar o problema inesperado do Flamengo.

Muito difícil para quem está de fora fazer uma avaliação que seja profunda sobre o tema. Cheguei aqui a comentar que me causou estranheza ninguém tenha notado comportamento alterado ou, contrariedade, por parte de Diego Alves.

No meu tempo mais recente, tínhamos um excepcional treinador de goleiros, Robertinho que, faz tempo, foi contratado pelo Cruzeiro. Ele era, além de treinador, um verdadeiro psicólogo, que detectava qualquer possibilidade de derrapagem do nosso goleiro que, como todos sabem, era genial, mas complicado.

O que quero dizer é que várias prováveis lambanças foram evitadas, na medida em que havia total atenção em tudo que ocorria, fora e dentro do vestiário. Custo a crer que ninguém tivesse percebido uma modificação no comportamento de Diego Alves.

Isto é uma coisa. A outra, foi a maneira inteligente, em função do momento decisivo, que o pessoal do futebol deu tratos à bola sobre o caso. A “esfriada” foi competente…

Para fechar o circuito, tenho minhas dúvidas pelo estado psicológico, não de Diego Alves, e sim de César que – até agora – vem jogando com um tipo de responsabilidade, que será duplicada a partir do momento em que vai jogar quase como titular, tendo a obrigação de defender o seu lado e o do treinador que, por ele optou. César não é mais nenhum menino, embora tenha carinha de garoto. Tomara que segure a barra.

Mudando de tema. Torci pelo Palmeiras. Preferia que a jornada da Libertadores continuasse cruzando com o Brasileiro.

Há quem defenda a tese – e é boa – de que se tomar um sacode do Flamengo, e na quarta seguinte for eliminado pelo Boca da Libertadores, será ladeira abaixo…

Para isso, o Flamengo tem que vencer neste sábado, nem que de meio a zero seja.

1 Comentário

  1. Essa camisa 1 tem dono… E se chama Diego Alves. O vazamento do ocorrido acabou deixando a situação muito difícil. Acredito que Diego espera a provável saída de Dorival no fim do campeonato para que retorne com o novo treinador. Toda a situação foi muito mal conduzida. O Diego está errado e merece ser multado, mas não foi nada tão grave que não possa ser contornado e resolvido sem que o clube perca a credibilidade perante a este elenco mimado. NÃO TEM GOLEIRO NO MERCADO COM A QUALIDADE DO DIEGO ALVES. O César não passa de um bom reserva, que está bem pois tem uma sombra gigantesca que é o Diego Alves. Mas a partir do momento que o Diego saia, o César vai mostrar o quanto é inseguro.

    Resumindo: O Diego Alves é um dos melhores goleiros do país. Não é a toa que está na seleção da Bola de Prata do BR18.

    Com o Landim/Renato Gaúcho no comando em 2019 as coisas serão diferentes… E o Diego Alves estará no campo, vestindo a camisa 1 do mengão!

    SRN

    Reply
  2. Se o Flamengo está acima de tudo e de todos, era hora da diretoria chegar junto e fazê-lo entender que sua atitude não está ajudando em nada o clube. Com amor e carinho tudo se resolve. Concordo, caro Kleber, quando diz que de alguma forma a coisa foi mal conduzida. Aliás, essa é uma marca da gestão bandeira no futebol, não saberem conduzir as coisas de forma a proteger e fortalecer o departamento mais importante do clube.
    Espero que ele não saia. Quase todos concordamos que Diego Alves é um baita goleiro. Merece um segunda, terceira, quarta … chance. Ficamos sofrendo um bom tempo por causa de goleiro, agora que temos um excelente vamos deixar escapar? Muita calma nessa hora. Cézar é mais novo e entenderá muito mais facilmente que seu momento ainda vai chegar.
    Acho que nesse jogo contra o Palmeiras o Diego deveria jogar. Vai ser pegado, com os jogadores com os nervos a flor da pele. Diego Alves seria muito importante nesse momento.
    Mas se pretendemos ganhar alguma coisa esse ano, coisa que eu duvidava, é preciso ir com tudo que temos de melhor e UNIDOS. Uma boa conversa e empatia sempre funcionam nessa hora. Tem alguém que sabe fazer isso lá, caro Kleber?
    Então manda um Whatsapp pra ele ontem!!!

    Reply
  3. Kleber, algo interno, referente ao grupo ocorreu. Percebam que o D Alves nao pediu desculpas ao grupo e ao treinador, algo bem natural. E normal a pessoa ter uma atitude repentina e chutar o balde. Depois, de cabeca fria, o cara reflete, reconhece o erro e vida que segue. Para mim, o caso nao e titularidade. O problema nao e profissional, técnico.Trata-se de problema pessoal, reportado em algumas redes sociais, em que o nosso querido Paqueta estaria fazendo gols atras de gols. Em tal situação, acho que so teremos D Alves ano que vem. A cabeça dele esta pessima, o grupo esta tentando protegê-lo e a diretoria tambem, mas e algo complicado. De qq forma, espero que continuem tendo a sensibilidade demonstrada ate agora para lidar com um problema gigante longe do noticiário.
    Em circunstâncias normais, D Alves recuperaria essa posição com tranquilidade.
    PS: Hora desse grupo se fechar e passar o rodo no Palmeiras.

    Reply
  4. Concordo Kleber. A esfriada foi genial.

    Acontece que a imprensa e os amigos aqui do blog, especulam se teve ou não pedidos de desculpa, se terá ou não multa, e se a rescisão contratual vai acontecer.

    A frase de Lomba diz: “Me reservo no direito de resolver internamente. Conversamos com o atleta e seu empresário e nada é definitivo.” E PONTO.

    A frase de Dorival Jr hoje diz: “Joga quem estiver melhor.” E PONTO

    Sábado temos o nosso “jogo do ano ” e nada pode ser mais importante que isso até lá.

    Reply
  5. Amigos,mais do que nunca,sábado é “vencer ou vencer “.Por tôdas as razões.Afirmação do tecnico,do time,liquidação do assunto Diego Alves,manter vivo o interesse da torcida,que tem lotado os estádios,a busca pelo título,garantir vaga na Libertadores/2019,tornar o processo sucessório mais “light”,com maior união entre as chapas,porque afinal o FLAMENGO é um só.O Palmeiras é um time qualificado.O empate para êles não é mal resultado.Temo pelas condições do gramado.Foi sacrificado pelo show do R.Waters e pela situação das chuvas intermitentes.
    Mas,vamos que vamos !!!!!
    SRNs.

    Reply
  6. Anderson, amigo,
    É isso aí. Assim é que se faz. Pelo jeito, o nosso pessoal do futebol está aprendendo. Bom sinal. Muito bom sinal!!!
    No fundo, quem é Flamengo de verdade, torce
    por isso.
    Vamos chegar lá!!!
    Abração.

    Reply
    • Não é do meu feitio, mas tomo a liberdade de fazer uma indagação a respeito do seu post, meu caro Presidente: “No fundo, quem é Flamengo de verdade (…)”.
      Existe quem seja Flamengo de mentira? Serão os mesmos que já foram chamados de “falsos rubro-negros”? Confesso que me entristecem profundamente colocações dessa ordem, principalmente por ilustres rubro-negros. Mas, se é que eles existem, peço a gentileza de defini-los ou traçar o perfil. Prefiro não acreditar e, um dia, fazer minha passagem na doce e talvez ingênua inocência. Grande abraço e SRN.

      Reply
  7. Amigo Anderson!
    O cara foi afastado do Valência justamente pelo mesmo motivo.
    O que acontece neste episódio, é um pouco pior que apenas uma insatisfação por ter sido barrado. É claro que existe alguém por trás disso, e esse, tem nome endereço e CPF. Chama-se Raí…
    Estou AFIRMANDO isso, baseado nas palavras de um grande amigo morador de São Paulo e torcedor do mesmo.
    Não faz nenhum sentido quebrar esse momento de paz, com tamanha babaquice, egoismo e estrelismo. Até porque, Diego é um goleirinho mediano, com vários defeitos de fundamentos, que inclusive nos custou a eliminação da Copa do Brasil para o Corinthians.
    Soube agora pela Fox (Sormani) que ele não pediu desculpas para o elenco e, além disso, não está falando com o técnico.
    É mais que evidente que está tentando sair do Flamengo. Acontece que a multa rescisória, para o Brasil, é abissal…
    Até mesmo a política do clube deu uma relaxada.
    Acho que a diretoria está tentando amenizar o problema, mas sempre com o eterno jeitinho paternalista.
    Pelo nosso momento, pelas últimas vitórias, pelas atuações do César… esse episódio pode nos custar muito caro.

    Reply
    • Amigo Guru e Mestre dos Magos (no sentido de mais inteligente) talvez não tenha entendido o que eu e Kleber pensamos.

      Ninguém disse que o contrato não será desfeito….como eu entendo que vc sugere. Mas ninguém disse tbm, que não há caminhos para desfazer todo esse furação.

      Lomba disse que vai resolver internamente.

      Não me interessa se a Gabriela Moreira afirma que terá multa, e que o Mauro Cesar afirma que o jogador não pediu desculpas.

      Sábado é o jogo do ano.

      Na segunda feira Diego Alves “pode levar um pé na bunda”…..parar dentro do SPFC e ser feliz por lá…………. E PONTO.

      Será que vc ficaria mais feliz com esse final de novela?

      Então não se assuste se isso acontecer!

      Só acho que o Lomba como membro da diretoria e o Flamengo como instituição, não tem que tomar qualquer medida, por conta do que esse ou aquele veículo de comunicação determina como certo.

      Quanto a isso a esfriada foi GENIAL.

      Reply
      • Grande Anderson!
        Não estou em nenhum momento questionando as qualidades do Diego Alves.
        Muito pelo contrário! Sempre achei um goleiro mediano, com mais experiência que César. Só não concordo com os adjetivos expostos por muitos.
        No futebol brasileiro, vejo pelo menos 5 goleiros que são muito melhores – fato que também não é o caso – e todos profissionais.
        Na situação atual, concordo que a rescisão do contrato – caso haja – deve partir do goleiro. O Flamengo está certíssimo em colocar panos quentes e resolver internamente, até porque, jogamos um “mundial” amanhã.
        Dorival é pago para escalar o que ele acha que seja melhor pro time. No caso de hoje, César.
        Cabe ao Diego Alves treinar para recuperar a posição. PONTO…
        Não acho que a rescisão seja o melhor caminho. Mas o bem estar do elenco deve ser preservado.
        O que todos lamentamos, foi arranhar a paz que estávamos vivendo, até mesmo com a “ajuda” da oposição.
        Tivemos episódios parecidos, com atitudes diferentes. Diego, que é Alves, deveria se espelhar no Diego, que é Ribas…

        Reply
        • Confesso que o Diego Ribas me surpreendeu positivamente. As vezes ouvimos que fulano é um bom profissional, e no caso do Ribas até agora ele foi muito profissional no Flamengo.

          Reply
  8. Grande Egon, 2 perguntas que devem ser respondidas.
    1- O Sao Paulo esta com essa bola toda para pagar mais de 500k/mes pro D Alves?
    2- Sera que o Sao Paulo hoje e tao melhor que o Flamengo para se trabalhar a ponto de o cara ficar louco e começar a fazer um monte de besteira?
    Tenho duvidas serias sobre respostas afirmativas a ambas. E alem disso, com Papai Bandeira e so chegar la e falar que quer ir embora, que e um sonho da vida que tem desconto na multa. Nao precisava queimar ta to o filme. Foi assim com o Paquetá!

    Reply
    • Amigos Alexandre e Carlos.
      A multa rescisória é salgada. Mas NÃO é negociável…
      Pagou, levou!!! O que resta é simplesmente um acordo.
      ALE – Se o cara já fez isso na Europa, quando jogava no Valência, não vejo nada anormal em querer trocar o Flamengo pelo São Paulo. O tiro no pé, é a forma que ele está tentando isso…
      Quanto ao $ão Paulo, é claro que pode pagar os salários. E, se houver alguma coisa que não sabemos, Alves pode até pedir menos…
      Se negar a viajar, pode ser apenas um “argumento”. Mas pode ter outros…
      CARLOS – Concordo quando comparamos Diego x César, e creditamos ao veterano mais qualidades. Acontece que perdemos em qualidade, mas não nos resta outra alternativa, já que o cara jogou merda no ventilador num momento pra lá de delicado.

      Reply
  9. Pode nos custar caro exatamente pela pressão q o César terá pela frente, não sei se ele tem estrutura p uma falha no início jogo, acho até q o Diego Alves não deveria ficar no banco pq aí seria mais uma pressão em cima do César!! Poxa foi acontecer isso logo agora ? Força César !!

    Reply
  10. Kleber, socorro!

    Márcio Braga marca presença na candidatura de Lomba e é homenageado glamurosamente.

    O barco do Landin tem um buraco de Abrantes na proa?

    Saudações!!1

    Reply
  11. Torço pelo clube desde 1966. Já vi muita confusão. Não esperava que o Diego apontasse assim. Foi grave sim. Aliás muito grave e vejo que falta a ele humildade. Ele não é o goleiro que foi e que pensa que é. Por mim seria negociado e partiria para contratar o Vanderlei do Santos.o Flamengo já passou muita vergonha pelas responsabilidade das direções anteriores que não cumpriam com suas obrigações. Aliás a oposição está lotada dessa gente que contratava e não pagava. Portanto tem que exigir comportamento profissional.

    Reply
  12. Nosso Muralha Espanhol errou duas vezes, ao se negar ficar no banco e não se redimir publicamente. Na minha opinião , essa historia tem “piranha” na jogada, esse”chilique” não pode ser por causa de barração !
    Enfim , os interesses do Flamengo são maiores que isso. E na minha visão, Cesar é melhor que o Muralha do Valência…Esfriar o caso, nesse momento, foi ação mais inteligente. Mas o goleiro deve ser multado e negociado.
    Creio ser muito difícil sermos campeões brasileiros, primeiro porque a tabela do Palmeiras é mais fácil, segundo porque nossa diretoria é omissa. E a máfia Paulista tem muita força dentro da CBF…

    Reply

Comente.