As dúvidas Rubro-Negras

Ricardo Lomba (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Há duas atuais dúvidas que dividem as cabeças Rubro-Negras, sendo uma dentro e, a outra, fora das quatro linhas.

A primeira diz respeito às próximas eleições, onde se questiona se Ricardo Lomba, candidato da situação, poderá ou não concorrer.

Nunca tomei sequer um cafezinho com o presidente Eduardo Bandeira de Mello e, sequer apresentado fui ao atual vice de futebol – e candidato – Ricardo Lomba. Portanto, não há de minha parte nada afetivo que possa interferir na minha linha de raciocínio. Dito isto, vamos lá.

Não existe no estatuto do Flamengo uma única linha que diga que um funcionário da Receita Federal, ou um funcionário público, esteja impedido de concorrer a qualquer cargo eletivo. Desta forma e, em última análise, se existe uma discussão ela não é pertinente ao Flamengo. Outra coisa: seria Ricardo Lomba irresponsável a ponto de colocar em risco o seu ganha pão?

Em síntese, fica para mim a sensação clara de que, não havendo impedimento por parte do Flamengo e, pela firmeza com que o candidato se posiciona, não há ou haverá qualquer tipo de problema por parte do órgão público.

Como tudo no Flamengo nos dias de hoje, as decisões ficam ao sabor da politicagem, comandada pelos presidentes dos conselhos. A verdade, a justiça? Ah… isto é relativo…

E, se não bastasse, o candidato de oposição ao cargo de vice-presidente é o atual presidente do Conselho Deliberativo. E isto, pode?


Nas quatro linhas, a dúvida é se Diego deve voltar ao time ou esquentar o banco de reservas. Respeito a opinião de todos e não sou dono da verdade, porém, como não sou “Murilo” e procuro ser coerente o máximo possível, deixo clara a minha posição de que Diego deva ser escalado.

Se tivéssemos um bom centroavante, admitiria discutir o tema. Como não temos e, dentro do que venho defendendo aqui – e faz tempo -, a melhor solução é adiantar e dar liberdade a Paquetá.

E seja o que Deus quiser…

1 Comentário

  1. Kleber,concordo com vc….não vejo o que p Arao tenha agregado que justifique a barracão do Diego….por mim sai Arao e entra ele até pq se Dorival levantou Vitinho pq não ele tb?

    Reply
    • Diogo, amigo,
      Desculpe. Não fui claro, portanto a origem da confusão foi culpa minha. O que quis dizer é que o time só teria uma alteração, entrando Diego e saindo Uribe. Ponto.
      Forte abraço.

      Reply
  2. Querido Guru!
    Se não consta nem ao menos uma linha no estatuto do clube que impeça Lomba se candidatar, o que significa esta matéria do globo.com????
    Que lei é essa que o Flamengo TEM que cumprir?
    Será que estão falando do “Estatuto da Receita Federal” kkkkkkkk
    Caso seja essa besteira, Pedro Abad também não poderia ser presidente do Fluminense…

    “Em voto unânime, conselho jurídico reafirma que vice de futebol deve se licenciar de função pública para disputar eleição. Comissão eleitoral tem até o dia 20 para se manifestar”…

    https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/comissao-emite-novo-parecer-contrario-a-candidatura-de-lomba-no-flamengo.ghtml

    Reply
  3. Sobre Diego, vejo como um assunto inquestionável para mim.
    Vitinho prima por estar sendo muito objetivo nas bolas paradas. Por outro lado, continua sendo uma tartaruga quando deve puxar um contra-ataque.
    Já Diego, não tem sido feliz nas bolas paradas, mas se movimenta muito mais pelo campo.
    Como Uribe está em alta – imagina! – jogaria apenas com ele no meio, Paquetá pela esquerda e Éverton Ribeiro pela direita.
    NO MEU TIME… Diego é titular absoluto…

    Reply
        • Olha Egonzete,

          O Vitinho continua com a cara carinha de pintinho novo assustado!

          Ele alterna a fisionomia com aquele ar blasé, cuja a fisionomia não retrata o momento, a dramaticidade do momento do jogo, ele tem isso.

          Mas convenhamos, essa versão do Vitinho jogando como VJr esta agradando e dando certo demais.

          Os adversários que não são bobos já notaram e já puxaram um para marcação curta e outro para sobra, exatamente como faziam com o Vjr.

          Saudações!!!

          Reply
          • “Mas convenhamos, essa versão do Vitinho jogando como VJr esta agradando e dando certo demais.”
            Tu bebeu?
            “jogando como VJr”… só pode ser sacanagem sua ou, tu tá vendo o Oeste de SP jogar….
            Até agora o cara só acertou BOLA PARADA…
            Aquilo nem 1.0 é. VJr perto dele era uma Porsche.

  4. Kleber,

    Ai eu não mexeria!

    Apesar de gostar muito do Diego, esse não é o momento para ele entrar no time.

    Acho que Lourival não vai fazer isso de cara! Mas o fará?

    Fica a dúvida! A única chance é recuar o Paquetá! Até faz sentido pq Arão, não sinto firmeza alguma!

    Dorival tem dado declarações dando moral a dois jogadores: Arão e Uribe. O que pode indicar que hoje Diego seja reserva do Paquetá! Quem diria?

    Saudações!

    Reply
  5. Quanto a política, o que diremos?

    Uma palavrinha que virou moda na boca da esquerda brasileira: Fascismo?

    Obs.: Não obstante é bom que se diga que o fascismo é uma vertente do movimento socialista alemão de Carl Marx e Engels. Portanto nazismo, fascismo, leninismo são movimentos de esquerda.

    Mas é possível termos fascismo de direita? Conceitualmente não, seria inapropriado a denominação.

    Então o que as esquerdas dizem? Simples, eles seguem a máxima: “Acuse os outros do que vc é, acuse-os de fazer o que vc faz”.

    Saudações!
    —————
    Nino meu amigo,
    Peço o favor de evitar trazer o assunto “política” (que não Rubro-Negra) ao blog.
    O clima já está tão ruim nas redes sociais, e internet de maneira geral, que é melhor mantermos nosso espaço livre dessa polarização.
    Abraço,
    Robert Rodrigues – Moderador

    Reply
    • Caro Nino, embora aqui não seja o foro para discussões políticas, a não ser a política do Mais Querido, sugiro, com todo o respeito, que assista a um certo vídeo da Embaixada Alemã sobre o assunto objeto de seu post e tire suas conclusões. Quanto à política do Fla, ficamos aqui o ano inteiro descendo a marreta nos dirigentes, que contratam mal, vendem pior ainda e , quando um dos poderes do Clube se manifesta pedindo explicações claras sobre as tais compras e vendas, sem fazer juízo de valor, apenas querendo esclarecimentos, é criticado da mesma forma, pelos mesmos que execram EBM e seus Blue Caps. O que queremos afinal? Pedir apenas explicações já é considerado acusação de maracutaias? Acho que não.
      Torço para que essa a diretoria atual perca a eleição, para qual Chapa for(pena que nosso Presidente não esteja concorrendo pois precisamos de alguém do ramo lá). Pior do que esses seis anos em termos de futebol, essa proeza ninguém vai conseguir. SRN

      Reply
    • “As categorias de base do Flamengo têm sido palco de grandes promessas nos últimos anos. E uma delas tem nome inusitado: Marx Lenin, jovem de 17 anos que leva os sobrenomes do filósofo alemão Karl Marx e do pseudônimo de Vladimir Ulyanov, Vladimir Lênin.”
      Esse garoto bate uma bola redondinha… kkkkkkkkk

      “Engels (Kaprijke, 15 de setembro de 1994), é um futebolista belga que atua como zagueiro. Atualmente, joga pelo Club Brugge.”
      Esse belga deixa Léo Ruimarte no bolso…

      Reply
  6. Kleber,
    Por mim o pipoqueiro do Diego seria reserva, com adeus definitivo no próximo ano! Não podemos contar com esse jogador supervalorizado em jogos decisivos, sempre falha!

    O Arão pelo menos ajuda na composição e dá liberdade ao Paquetá, o melhor do time. Já com o Diego enceradeira – que só joga bola pros lados ou pra trás – o Paquetá é forçado a jogar de volante, engessando o único talento do elenco…

    Reply
  7. Eu já tinha dito aqui em outra oportunidade que um dos conselheiros do clube( Túlio Rodrigues) já tinha adiantado que o estatuto do clube não conta com uma única linha impedindo o Lomba de se candidatar.

    Por outro lado o que se especula é que a Corregedoria da Receita Federal tem que emitir um parecer e determinar de que forma Lomba deverá cumprir suas obrigações como servidor, sem atrapalhar sua performance.

    Acontece que essa é uma decisão que não cabe ao Flamengo!

    Não podemos esquecer que Bandeira de Melo, Wallin, e Rafael Strauss eram todos funcionários do BNDES e isso antes, não os impediu em nada.

    Corremos o risco de termos a eleição decidida nos tribunais, se o conselho do clube continuar a investir nessa loucura e, se assim for, seja lá quem seja o presidente em 2019, começará o ano com um turbilhão a ser resolvido.

    Ao que me parece Kleber, e ouvindo a quem entende melhor que eu no assunto, tudo não passa de tentativas insanas de atrapalharem o máximo possível o clima eleitoral.

    A suposta pesquisa eleitoral que “ninguém sabe e ninguém viu”que, outrora parecia mostrar ampla vantagem ao candidato Landim, parece já não ser tão favorável ao mesmo.

    Há um medo da oposição de o Flamengo ser campeão e com isso, atrapalhar os planos de quem quer ser presidente do clube. Se o futebol anda ou vier a andar bem, favorece a quem estar no poder, não resta dúvida.

    A única certeza que eu tenho é que há uma massa (pequena massa) dentro do Flamengo que não me representa.

    No mesmo pacote caminha junto a venda do Paquetá. Essa mesma turma tenta incutir na cabeça dos rubro negros, que Bandeira de Melo vendeu o jogador por represália. Represália a um empréstimo não aprovado pelo conselho que não chega a 20 milhões de reais, ou em represália a possível saída do grupo político de Bandeira da presidência do clube.

    O pior é que tem gente que acredita nessas Fake News.

    A venda de Paquetá vem sendo costurada desde Maio. Ainda que estejamos apalavrados com o Milan, nada foi assinado ainda. Ainda que vendamos por 35 milhões de euros, por outro lado não chegou nenhum outro clube disposto a pagar a multa de 50 milhões de euros.

    Como foi muito bem lembrado pelo amigo Nino, Paquetá passou por uma fase de mais de 10 jogos sem jogar nada. E como é que faz pra decidir hoje, se Paquetá vale mais que 35 milhões de euros, para o ano que vem? Ou você vende hoje por 35 milhões de euros achando que essa é a melhor oportunidade pelo atual futebol apresentado pelo jogador, ou tenha culhões de esperar o jogador se valorizar ano que vem. E se não valorizar?

    Até o presente momento não chegou nenhuma proposta pelo valor da multa. Esqueçamos isso.

    As próximas duas novelas e que provavelmente têm tudo para estourarem logo após o término do campeonato tem nome e sobrenome. Léo Duarte e Reinier Jesus.

    Quanto ao Diego Kleber, discordo de você.

    Quando finalmente no nosso centroavante que até agora não é grandes coisas, começa a reagir, com dois gols espíritas e mandraques é verdade, o presente é colocá-lo no banco e ceifar suas esperanças? Não concordo.

    Quem garante que Diego vai voltar 100%?

    Se Dorival fosse, esperava um pouco com Diego. Um dedinho de cautela cai bem.

    Reply
  8. Anderson, amigo,
    Mesmo tendo o meu ponto de vista, pois não levo fé em nenhum dos nossos centroavantes, reconheço
    que os seus argumentos são inquestionáveis. São pertinentes ao momento. Fazem sentido…
    Tomara que você esteja certo e que cheguemos lá. Isto é o que interessa!!!
    Forte abraço.

    Reply
  9. Tem certos caras que nasceram virados pra lua, certamente o Diego é um deles, não pelo talento, que nunca chegou a ter muito, mas hoje e há muito tempo é um jogador decadente, supervalorizado. Reserva na Turquia, veio de graça para o Flamengo, apesar de alguns poucos lampejos nunca convenceu de verdade, mas ainda causa polêmica atraindo seguidores. Será é o topete bem arrumadinho, será que é o seu anjo da guarda ou será que o seu pai de santo é infalível…..no campo vemos um jogador que atrasa os contra ataques do time, não consegue ser agudo, quase não faz uma assistência, joga pro lados numa autentica enceradeira ultrapassada. Acredito que o Dorival JR tenha personalidade suficiente e conhecimento de futebol pra não se deixar levar pela turminha do oba, oba. DAQUELES QUE ACHAM QUE GRIFE GANHA JOGO….Fora Diego…!!!!!!!

    Reply
  10. Votei no Bandeira duas vezes, o conheci durante a sua reeleição. Não conheço o vice presidente de futebol, candidato da situação. Por ver na oposição gente como Bap, Walim e o filho do presidente que mandou Zico embora para a Udinese mesmo sem querer ir, jamais darei um voto na chapa que ele compõe. Acho que é hora de colocar os pingos nos “is” sobre o presidente de um orgão fiscalizador fazer parte de uma chapa sem deixar o cargo. A justiça será o melhor caminho, embora no Brasil ela tem demonstrado cor politico/partidária.

    Reply
  11. Boa noite caros amigos. Eu tenho uma linha de raciocínio… Todos que estão disputando a eleição, deveriam se afastar de seus cargos atuais… Tanto o Rodrigo, Lomba e quem mais fizer parte das chapas. Fica claro que isso interfere no dia-dia do clube.

    Reply
  12. Caro Kleber, acabei de ler uma nota informando que o Márcio Braga se posicionou contra o impedimento do Lomba.
    Se eu fosse o técnico do nosso Flamengo escalaria o Diego, adiantaria
    o Paquetá e deixava o Uribe no banco.Abraço

    Reply
  13. Eu sou a favor que o Lomba dispute a eleição, se estiver dentro do estatuto do clube. E que o mesmo seja derrotado nas urnas, pois está claro que não tem competência alguma para ser vice presidente de futebol, que dirá presidente de um dos maiores clubes do mundo…
    O Lomba é tão responsável quanto o Bandeira de Mello pelo atual momento que vive esse departamento de futebol… Além disso, a debandada de profissionais do Flamengo para outros clubes já é um sinal claro de que as coisas lá dentro não andam bem… Acabamos de perder o Biassoto para o Inter… Outro dia perdemos um profissional para o Santos…

    Essa diretoria está com problemas sérios e muitos estão olhando para a eleição e esquecendo que o Bandeira/Lomba/SóFla são os principais responsáveis pelos problemas do Clube. Não adianta vir com conversinha de que a oposição está causando crise… Concordo que os poderes tem que ser isentos e apartidários. Mas o conselho fiscal e de administração DEVEM SIM fiscalizar qualquer ato anormal que venha a ser feito pelo executivo – como, por exemplo, verificar os trâmites dessa transação do Paquetá neste momento – pois investigar não é a mesma coisa de condenar… Eu como torcedor e apaixonado pelo Flamengo, quero que isso seja investigado sim, e se nada for constatado ótimo! Mas tenho o direito de ter o benefício da dúvida.

    SRN

    Reply
  14. Caro Kleber,
    Quanto as questões politicas, vc já dirimiu todaa as dúvidas a respeito. Todo mundo sabe o verdadeiro motivo dessa impugnação, só não ver quem não quer.
    Já a respeito do Diego, permita discordar. O nosso melhor jogador chama-se Paquetá e tirá-lo do meio para colocá-lo é um vwesadeiro deaperdicio de talento. No meio, ele cria nossaa melhores jogadas, pois está de frente para o gol. Ja de centroante estará de costas para o gol.Logo, o responsável pela criação seria o Diego, esse rapaz tem algumas caracteristicas que fazem o time não andar. Segura demais a bola, sempre joga pro lado, quando precisamos dele, ou está suspenso ou machucado, é lento, jogador horizontal e o pior, ele e o Rever querem mandar no vestiário. E por último, não tem intensidade.
    Em tempo: em time que está ganhando, não se mexe.
    ARN

    Reply
  15. O Diego é titular em qualquer equipe da América do sul, deixe ele livre no mercado que vocês irão ver a briga no bom sentido para ser contratado. Ele jogando mais adiantado , perto da área vai melhorar bastante e o Paquetá livre no lugar do Uribe ,tenho certeza que vamos ganhar muito mais qualidade e sem contar que o Diego tem muita mobilidade e vontade.as faltas laterais e os escanteios deixa com o Vitinho, que também está melhorando. É bom lembrar que o treinador mudou e, os nossos jogadores estão mais presente dentro da área.

    Reply
  16. Caro Presidente. Os dois lados estão errados. Tanto Lomba quanto o Rodrigo Dunshee estão usando o cargo para angariar votos para si… O Lomba até outro dia nem aparecia, falava muito pouco… Era um fantoche do Bandeira. Bastou ser escolhido como candidato que não sai da mídia… E o Rodrigo também está utilizando de seu cargo para demonstrar que o SoFla não é esse doce como muitos idealizam. A venda do Paquetá, neste momento, nada mais é que uma forma de fechar o balanço no azul. Isso está claro. Fechar no vermelho seria uma vergonha para o Banana.

    O ideal seria o imediato afastamento de Lomba, Rodrigo (e quem mais estiver em alguma chapa) dos cargos no clube.

    O Flamengo não pode parar por conta de briga entre poderes… Mas o executivo está claramente utilizando a mídia em cima do seu candidato para tentar angariar votos… E a oposição tenta arrumar algum podre para que tenha chance de vencer… E eu acredito que seja muito factível a vitória do Landim. Tamanha a incompetência de Lomba/Bandeira a frente do Futebol. O Flamengo precisava de um vice presidente cascudo… Um Kleber Leite, um Walter Oaquim, um Marcos Bráz… E não um aventureiro… Será que só eu penso assim?

    SRN

    Reply
  17. Caro Kleber, hoje a cúpula dirigente do nosso Flamengo deu uma entrevista para esclarecer a negociação do Paquetá. Na realidade, alegando um compromisso de confidencialidade com o Milan, não esclareceu nada. Falou-se em triênio como prazo de recebimento de um valor que não foi claramente informado.

    Reply
  18. 17/10/2018
    “Grupo da oposição afirma que pedirá impeachment de Bandeira”

    Está aberta a temporada para UNIÃO DO FLAMENGO…
    Se ELES querem destronar o Eurico nas eleições do Vasco, estão no caminho certo.

    Reply
  19. Caro Kléber e amigos!
    Como não me sinto capaz de discutir essa política do Flamengo, vou opinar sobre o Diego. Por coerência eu manteria o time que ganhou bem os dois últimos jogos sem ele. Dizem que time que está ganhando não se mexe. Time que ganha duas seguidas e de goleada menos ainda. O Diego é craque e é importante para o time, mas, quis o destino que sem ele e com técnico novo a equipe voltasse a ter esperança de título, mesmo que tímida. Até hoje eu acho que esse tal de “cheirinho” nos fez andar nas ondas do quase. Como apaixonado vou continuar acreditando até o último jogo em que a matemática nos favoreça. De toda forma, acredito que pela ordem temos Palmeiras, Inter e Flamengo candidatos e não confio no Inter.
    Voltando ao Diego, não tiraria nesse momento nem o Arão e muito menos Uribe e sobre este último vou ao contramão de muitos. Acho que ele pode render bons frutos. O Cuellar quando começou foi bem massacrado e com mais chances virou xodó. Que o Dorival faça o melhor e mais sensato para continuarmos sonhando .
    SRN

    Reply
  20. Infelizmente o Flamengo parece divido fora de campo. Com gente que pouco fez de concreto pelo clube.
    Quanto a dentro de campo, não há duvidas tanto o ex menino da vila e o Muralha Espanhol devem permanecer no banco…
    Time que esta ganhando não se mexe !

    Reply

Comente.