Engolimos um elefante e engasgamos com um caroço de azeitona

Na rua do Russel, ouvi do meu querido e inesquecível amigo Jorge Curi o que está aí em cima, como título deste post, traduzindo o que pensava ele sobre a Rádio Globo. Isto não lembra ou se aplica a uma instituição pela qual somos apaixonados?

O tempo passou, muita coisa mudou e, para melhor. E neste caminho, o nosso Flamengo, como o mais gigante clube brasileiro, engoliu vários impensáveis elefantes.

Não faz muito tempo, Márcio Braga, Michel Assef, João Araújo e Joel Tepet, foram reivindicar ao Dr. Roberto Marinho que a TV Globo pagasse alguma coisa quando transmitisse os jogos do Flamengo. A resposta inicial, do genial  empresário da comunicação, foi a de que quem deveria pagar era o Flamengo, pois transmitindo os jogos, a TV Globo estava divulgando o clube.

A “briga” que começou neste episódio, se transformou em extraordinária receita para o Rubro-Negro, onde, só pelo Campeonato Brasileiro, os 100 milhões já ficaram para traz faz tempo. Este foi um dos elefantes que engolimos.

Outro? O sócio torcedor, que tive a honra de lançar em 1995, cujo título era “Sócio Off Rio”, que caminhou junto com a FLA TV.  Este talvez tenha sido o maior elefante que engolimos, na medida em que já chegou a ultrapassar as outras receitas e, pelo potencial de torcedores que temos, ainda baterá todos os recordes de faturamento.

Outros elefantes, maiores e menores, engolimos neste caminho. O problema é que, paralelo a isso, engasgamos estupidamente com alguns caroços de azeitona.

Agora mesmo, os rubro-negros – mesmo divididos em chapas, azul, verde e branca – deveriam estar unidos, através de uma comissão de transição, cuidando do futuro imediato, ou seja, tomando as providências mais urgentes para um bom desempenho do clube no ano que vem.

O “timing” é tudo no futebol e na vida. As boas oportunidades não esperam. Vendemos Paquetá e Vinícius Júnior, e o planejamento para 2019 vai depender de quem vencer a eleição. Um absurdo! Será que o que houver de bom no mercado, esperará até lá?

Em síntese, este é um caroço de azeitona. Como tal, pequenino e fácil de ser engolido e, nele engasgamos. Ao invés de juntos estarem projetando o nosso futuro, estão brigando, com bandeira levantada para impugnar candidatura, presidente de Conselho usando o cargo em benefício próprio, como candidato e, até o impeachment do presidente é cogitado.

Quanta perda de tempo…

No fundo, os caroços de azeitona não são engolidos pelo fato das pessoas estarem muito mais preocupadas com as suas aspirações pessoais, do que com os reais interesses do Flamengo.