O Gavião e o Porco

Diego Alves (Foto: Gilvan de Souza)

O Gavião é o São Paulo. Sempre digo e, todos os meus amigos aqui são testemunhas, de que tanto na vida como no futebol, a percepção do timing é componente decisivo para o sucesso. Porém, há um limite para tudo, até para o timing que, além de competência na ação, aprecia a discrição.

Desta forma, o genial Francisco Horta contratou Rivelino. Assim, o Botafogo arrancou Gérson do Flamengo. Assim, Radamés Lattari (pai) contratou Paulo Cesar Caju. Assim, o Flamengo contratou Romário. Ações no momento exato, realizadas com rapidez e discrição.

Digo isto para concluir que achei grosseira a iniciativa do São Paulo, tornando pública uma possível tentativa junto ao Flamengo, em função do problema envolvendo o goleiro Diego Alves. O timing, perfeito. A ação, um desastre. O que poderia ser feito “na encolha”, com sensibilidade e competência, se transformou em atitude inconveniente e oportunista, causando péssima impressão. Assim como na vida, o “savoir faire” no futebol faz a diferença.

O Porco, claro, é o Palmeiras. Todos aqui são testemunhas de duas colocações que venho fazendo desde o início do campeonato. A de que o Flamengo ia brigar pelo título – já fui aqui gozado pelo meu otimismo – e que o Palmeiras é o grande rival. A cada rodada isto vai ficando mais claro, principalmente após o empate do Inter diante do Santos.

Temos duas boas vantagens. A primeira, os quatro desfalques do time de Felipão para o nosso jogo de sábado. A segunda, pelo fato do Palmeiras, estar disputando a Libertadores. Neste sábado, vão encarar Flamengo após uma batalha infernal em Buenos Aires, contra o Boca Juniors. Pedreira…

Recebi, via WhatsApp, do meu amigo Luiz Guilherme Barbosa, uma animação que traduz com perfeição tudo que acabo de dizer.

1 Comentário

  1. Estamos correndo atrás do prejuízo da má gestão do futebol até bem pouco tempo!

    A era Barbieri custou caro, e o prejuízo que o Lourival tem que tirar é “Titânico” até o fim do campeonato, ou seja, só tem pedreira para nós.

    Estamos com uma sequencia de três vitórias, e necessitamos de pelo menos mais 6 vitórias para sermos campeões!

    Uma sequencia de 9 vitórias seria fantástica, algo que acontece sim de vez em quando.

    Vamos viver a cada jogo, porque as projeções futuras não nos são favoráveis!

    Em São Paulo é corrente se ouvir que os três melhores times do campeonato são compostos por jogadores do elenco do Palmeiras! Vamos Flamengo!!!!

    Saudações!!!!

    Reply
  2. O caso Diego Alves esta com ares preocupantes!

    O jogador já poderia ter se retratado perante o grupo e a comissão técnica e encerrado o assunt, o que não ocorreu até agora.

    E para piorar temos a notícia que seu empresário vem do exterior para uma reunião com o Flamengo hoje a tarde!

    Para mim isso não é postura de jogador que quer continuar no clube. O que ele pensa? Em ser maior que o Flamengo? Por que trazer seu empresário para um problema que ele mesmo criou, e não o clube?

    Já existiam notícias de sua possível saída no fim do ano antes desse episódio.

    Saudações!!!

    Reply
  3. “Instinto de professor”

    Aquela defesa do César na pixotada do Arão no jogo contra o Corinthians parece ter dito algo ao felling do professor Lourival.

    Especificamente no gol existe essa percepção sim! Principalmente no que chamamos de goleiros “chama gol”. Outro dia o Kleber nos confidenciou o caso da subida do Júlio César ao time titular na época, uma solução ao goleiro titular que era tido como “chama gol”.

    Lourival tem as suas percepções! O Flamengo pode contratar um outro grande goleiro, talvez até mesmo o próprio aposentado Júlio César ano que vêm, as coisas se movem milagrosamente para um antigo ídolo do clube.

    O único senão é saber como Lourival vai administrar o grupo com esse revés até o fim da temporada?

    Saudações!!!

    Reply
  4. Kleber me causa uma certa agonia esse imbróglio com o goleiro e talvez ano que vem estarmos reforçando o rival bambi e o mesmo se destacando como foi Éverton….achava por bem um diálogo,tudo eh o olho no olho e o jeito que se fala….quanto a título visto a tabela que eles têm nos últimos 5 jogos(Fluminense,América Mg,Vasco,Paraná e Vitória),precisaremos de uma campanha quase perfeita nesses 8 jogos….que São Judas Tadeu ilumine esse fim de ano.

    Reply
  5. Dorival Nino, e não Lourival. Este episódio do D.Alves tem q ser melhor analisado, um goleiro igual a ele, q custamos a ter, não se pode sair para adversários, tem q ir para o diálogo!

    Reply
  6. Perfeito Nino, perfeito !!!
    O Diego Alves não quer nem correr o risco de ser campeão brasileiro?!?! Mercenário , mimado… inacreditável !!!

    Reply
    • É Pedro, o fato concreto é que ele nunca ganhou nada!

      Para mim isso é cavadinha para sair, deve ter alguma proposta milionária do exterior, ele não seria maluco de sair de bobeira, ele ganha muito bem e sabe que dois ou três clubes do Brasil pagariam esse salário para um goleiro, entre eles não esta o SPFC.

      Reply
  7. O São Paulo, já não é de hoje, é um clube que tem por hábito ser pouco ético em suas investidas no mercado. Houve até, uma certa época, não sei se ainda há, uma restrição para a venda de jogadores jovens para o São Paulo, em função deles irem, com constância, “roubar” jogadores das bases alheias. Surgiu um movimento e eles, se não foram punidos, foram advertidos, e o mercado se fechou para o tricolor paulista, pelo menos durante um período.

    Ética no futebol, nos dias de hoje, infelizmente, não é algo tão constante. Vide a atuação da chapa verde no pleito rubro-negro.

    Quanto à animação, simplesmente perfeita. Parabéns ao chargista e a quem enviou a dita cuja, Dr. Luiz Guilherme Barbosa!

    Reply
    • Quanto a charge Clifford,

      Achei o porco imponente e forte demais, olha como o bicho é largo! Olha a caraça dele!

      O Palmeiras sem seus mecenas não é nada, nada!

      Tenho certeza que não essa a medida correta entre as forças!

      Reply
      • Peraí, caro Nino. Você está esquecendo de relativizar. Você sabe a que altura nosso Urubu está voando? Não está em nosso sangue voar rasteiro, temos o hábito de voar alto e longe, assim sendo, à distância, a sombra parece pequena, mas na verdade nosso Urubu é do tamanho de uma águia real, muito maior que aquele porquinho.

        Reply
        • Ao ler o título do post, tá explicado Clliford!

          O título é “O Gavião e o Porco” e não o “Urubu e o Porco”.

          Como gavião é símbolo do Corinthians (deveria ser o gambá), de onde nós concluímos que é uma charge paulista feita para o futebol paulista e aplicada para o contexto do próximo jogo do Brasileirão.

          Para mim não resta dúvidas da imponência do porco, de onde se concluir que a charge foi feita do ponto de vista palmeirense.

          Posso estar enganado, só o Kleber que conhece o autor poderá dizer.

          Abraços!

          Reply
      • Helder, amigo, infelizmente não tenho como discordar de você. Nossa situação política e social é caótica, com consequências diretas em nosso dia a dia, tá muito difícil e só tende a piorar.

        Reply
    • Perfeito Cliff!
      Os caras foram até proibidos de jogar uma Copinha, justamente por causa das tretas das moçoilas.
      Quanto a canelada do Diego Alves, acho que estão gastando muita vela com defunto barato.
      Vendo agora o Lomba na Fox, os argumentos sem sentido, vazios, continua sendo a maldita marca dessa gestão. Falam durante 5 horas e não dizem absolutamente nada.
      Diego Alves treinou INTERNAMENTE – academia – e continua fazendo parte do elenco principal. Sem treinar em separado.
      Segundo Lomba, o assunto será tratado na Garagem de Barcos. Mais escondido, impossível…
      Pra que entrevista, cara pálida?
      Não bastasse Felipão e Mattos falando abobrinha, ainda temos que aturar um idiota no elenco.
      A pergunta que não quer calar é a seguinte!
      Será que Diego vai sentar no banquinho contra o Palmeiras?
      Hora perfeita pra saber se temos técnico… ou um bundão…

      Reply
  8. Para o titulo, teremos que ser perfeitos. Menos dificilmente vai dar. Isso significa ganhar 7 jogos.
    Quanto ao Diego Alves, se ele quiser sair, nao tem problema. Paga a multa e sai. Simples assim. Caso contrário, 2 opções: ou briga pela posição ou treina na Gavea em separado. Flamengo tem que começar a enquadrar esses mimados perdedores. Nao ganhou pn e esta com essa marra? Raul foi reserva do Cantarelli em parte de 1979, voltou a ser titular e fez história. Esse goleirinho deveria fazer o mesmo.
    Particularmente gosto dele e acho que ele possui virtudes. Nao é o intocável que pensa ser. Andou falhando em alguns jogos, a torcida jamais o criticou e por isso deveria trabalhar para honrar esse credito e essa chance q ele teve de jogar aqui. Gostaria que o Bandeira pensasse primeiro no Flamengo e nao no desejo do jogador. Se ele quer sair, paga a multa. O Flamengo e muito grande para ficar com jogador que quer meter o pe, porem se ha uma multa, que ela seja cobrada. Outros clubes fazem isso com sucesso, mas aqui o Bandeira entende que a multa nao e direito do clube.
    PS: Sao Paulo e o novo Vasco. So pega o nosso resto.

    Reply
  9. Ética no futebol não existe, principalmente no eixo Rio Saõ Paulo.
    Para o Diego Alves, vulgo Muralha Espanhol, é simples: tem que se retratar publicamente e ser multado, caso contrario é negocia ló seja com quem quiser levar SP , Espanha ou Náutico…
    Quanto ao jogo contra o Verdão, é o jogo com cara de decisão, principalmente após tropeço, previsto, do Inter. Caso o Verdão vença ou empate acabou o campeonato, até porque a tabela deles é bem favorável !
    Caso o Flamengo vença voltaremos a briga pelo titulo…Penso que para nós, o ideal é que eles não levem uma pancada em Buenos Aires, para não voltarem todas as fichas só no brasileirão…

    Reply
    • “caso contrario é negocia ló seja com quem quiser levar SP , Espanha ou Náutico…”
      kkkkkkkkkkkkkkkk
      Concordo muuuuito contigo, Fabio!
      Como não estamos acostumados com tranquilidade, a canelada escrota do Diego Alves, foi pior que uma estátua do Dalai Lama desabar, justamente num momento de oração num templo budista…

      Reply
  10. Mas Egon o atleta errou, sim errou, mas essas coisas corriqueiras do mundo do futebol tem que ficar lá dentro, não pode vazar, tudo no Fla toma proporções desproporcionais pela mídia que o clube tem. Mas não é só isso, setoristas divulgam escalação do time com 1 dia de antecedência, isso não pode acontecer, se o cara divulga é porquê alguém falou, tem que haver uma blindagem mais efetiva e profissional.

    Reply
  11. Boa noite, amigos,
    Disse no post passado que tinha algo estranho no caso Diego Alves, e que achava que ele estava forçando a barra para sair. Se for o caso, paguem a multa e pronto.
    SRN.

    Reply
    • André, meu amigo.
      Depois que Zico pendurou as chuteiras, só sentimos falta de títulos…
      Esses nomes como Guerrero e Diego Alves fazem menos falta que o folclórico Obina ou, até mesmo Fio Maravilha kkkkkkkkk

      Reply
  12. Quando teremos uma diretoria de verdade?
    As entrevistas do diretor e vice de futebol foi patético, lamentável…
    Não aguento mais essa gente a frente do flamengo, que pesadelo!

    Reply

Comente.