Os matemáticos

(Reprodução da internet)

Os matemáticos, pelo conhecimento e pragmatismo, não só são confiáveis, como fazem parte das nossas vidas.

Agora mesmo, foi definido que, matematicamente, o Palmeiras tem 68% de chance de ser o Campeão Brasileiro. Na sequência, Inter com 20% e, nós com modestos 9%.

Respeito os números, embora nunca estivéssemos juntos na mesma praia (lá atrás, preferi o “clássico ao científico”, onde a mais importante Maria na minha vida, a Maria José , irmã do Zico, foi minha professora de filosofia e responsável direta pelo caminho que optei) porém, respeito a objetividade da matemática que, embora ciência exata, pode escorregar quando o tema é futebol.

Tudo bem que, levando-se em conta retrospecto e projeções, os números prováveis sejam os que acima citamos e, aqui pra nós, fazem sentido.

Só que o futebol é diferente de qualquer outro esporte e, pior ainda para os matemáticos, o Flamengo, com os seus mistérios indecifráveis, é o eterno calcanhar de Aquiles dos apaixonados pelos números. Em síntese, o Flamengo é a perigosa exceção para qualquer tipo de cálculo.

Lembram de 2005, quando TODOS os matemáticos afirmaram que a possibilidade de o Flamengo cair para a segunda divisão era de 94%? E em 2009, quando o galope rubro-negro atropelou todos os calculistas?

Sintetizando. Quem é Flamengo sabe que a matemática é relativa. O poder desta paixão é capaz de operar verdadeiros milagres que a ciência exata jamais irá entender.

Em se tratando de Flamengo, tudo é possível. Inclusive, ser Campeão Brasileiro tendo apenas, segundo os matemáticos, míseros 9% de possibilidades.

Matemática, se cuide!!! A exceção está pronta para atropelar a lógica.

Embora nem todos os que se dizem rubro-negros estejam torcendo a favor.

Bem, aí já é outra história…


Em tempo:

Continuo esperando as respostas do presidente do Conselho Deliberativo do Flamengo:

1- Quem era, à época, o advogado responsável pela defesa do Flamengo na demanda contra o Consórcio Plaza?
2- Por que o Flamengo jamais acionou o Consórcio, que deu causa ao rompimento do contrato?


Em tempo 2:

Muito obrigado aos amigos queridos deste blog, pelas manifestações  de amor, confiança e carinho. Tenham a certeza de que a causa é justa.

1 Comentário

  1. Presidente, um grupo de torcedores, sócios do clube estão entrando na justiça comum pedindo o afastamento do atual presidente do conselho deliberativo por uso do cargo em beneficio proprio, no periodo eleitoral. Como orgão fiscalizador e o conselho o é, não poderia ter seu presidente candidatando-se e controlando a eleição.

    Reply
  2. As probabilidades e lógicas que eu analiso são as seguintes:

    O time do Palmeiras do Felipão é tido como time taticamente ultrapassado, com forte marcação e lançamentos em profundidade.

    O que eu penso é o seguinte, é bem mais fácil os times marcarem o estilo de jogo do Palmeiras do que o do Flamengo em seus próximos jogos.

    Saudações!!!

    Reply
  3. Que mané matemática nada…
    Como considero o Paraná favas contadas – mesmo na casa deles – não vejo motivos pra achar que o jogo contra os Porquinhos seja a decisão do campeonato. Até porque, vamos lotar o Maraca, e eles devem aparecer com os reservas.
    Com toda certeza, é vencer e vencer…
    O que acontece, é que estamos 4 pontos deles e, é aí que vejo a grande dificuldade. Serão 7 rodadas pagando um gastro…
    Nosso jogo é no sábado 27/10. Eles jogam contra o Boca na quarta 24/10 e, novamente na quarta 31/10. Estamos literalmente surfando no meio dessa onda.
    SE vencermos, ficaremos com o mesmo número de vitórias mas com saldo de gols bem inferior.
    Como não acredito – embora seja futebol – que o Ceará faça qualquer gracinha no Allianz, temos que jantar o Paraná e partir pra dentro do Parmera.
    O pontinho de diferença fica por conta de 40 milhões de secadores ligados…
    Fico com as sábias palavras do Rica Perrone.
    “O Flamengo não é um time para se acreditar. É apenas um time para nunca se duvidar dele”…

    Reply
  4. Concordo plenamente com o Nino! Eu ia escrever exatamente isso. O estilo de jogo do Felipão é bem conhecido, nenhuma novidade. O Flamengo pode sim, surpreender mas, na minha opinião, a vantagem do Palmeiras é que tem jogadores melhores no ataque, já se conhecem e vem jogando junto há algum tempo.

    Reply
    • Márcio,

      O paradigma da qualidade técnica dos jogadores do Palmeiras será as proposições táticas do Felipão.

      Faltando 9 jogos é improvável que Felipão mude taticamente o time, e mesmo que pudesse mudar seria como um churrasqueiro fazendo culinária francesa.

      Concordo com vc e saber até que ponto a qualidade técnica poderá superar algum eventual paradigma tático?

      Outro ponto é que o Palmeiras estar a 17 jogos sem derrota, ou seja, o time já atingiu o ápice técnico nesse período, a tendencia penso seja oscilar em algum grau até o fim do campeonato.

      Se o Flamengo atingir esse ápice técnico, sem oscilar em 9 jogos, seremos campeões.

      Saudações!!!

      Reply
  5. Sinceramente, amigo, não estava otimista em chegar com o Barbieri. Mas o Dorival já mudou a forma do time jogar e até Uribe fez gol. Vitinho voltou a jogar bem. Paquetá é sempre raçudo, embora as vezes faça lá suas gracinhas, como diz nosso olho de águia grande Egon.
    O time é outro. Se Arão acertar o pé, a coisa melhora muiiiiiiito.
    O grande dilema é: Volta ou não volta Diego Ribas?
    Por mim, banco nele.

    Reply
    • Helder,

      Muito descrente da função do Arão como finalizador na frente cara!

      No último jogo ele perdeu simplesmente 4 gols na cara do gol contra o Fluminense, gols que fariam diferença estando o jogo em 0x0 e posteriormente em 1×0, nem sequer acertou o gol.

      A sequência do Arão é preocupante, não a sequencia dele em si (pois a gente já conhece), mas a sequencia dele no time, o problema é ele estar no time.

      Perdeu um gol feito de cabeça contra o Vasco, outro gol feito de cabeça contra o Bahia, só ai já seriam duas vitórias a mais, ou mais 4 pontos, ou seja, estaríamos como co-líder da competição! A ponderação é que se tais vitórias tivessem acontecido Barbieri não teria caído!

      Outro dado preocupante foi a quase entregada da rapadura contra o Corinthians quando o jogo estava 0x0.

      Táticamente o cabeludo ocupa espaços, mas marcar não marca ninguém, desarmar tbm muito, mas muito pouco.

      Dorival tem feito elogios a atuação e a mobilidade do Cabeludo no time. Mas é bom que o Dorival pese bem os prós e contras do fator Arão, que em minha opinião é o CALCANHAR DE AQUILES, o PONTO CRITICO e VULNERÁVEL do time juntamente com as falhas do Réver.

      Saudações!!!

      Reply
  6. Por unanimidade, a Comissão Jurídica do Flamengo reafirmou parecer contrário à candidatura de Ricardo Lomba, enquanto o atual vice de futebol não se afastar da função pública na Receita Federal. A notícia foi publicada pelo jornal “O Globo”.

    A decisão reforça parecer original da mesma comissão, que condicionava as pretensões políticas de Lomba no Flamengo à licença do cargo na Receita Federal. O vice de futebol já descartou deixar o cargo na instituição pública.

    O caso ainda será novamente analisado pela Comissão Eleitoral, que tem até o dia 20 para decidir sobre a impugnação ou não da candidatura de Ricardo Lomba, que encabeça a “Chapa Azul – Avança Mais”, apoiada pelo presidente Eduardo Bandeira de Mello.

    – Cumpri todos requisitos estabelecidos no estatuto, todas as regras para a candidatura. Agora, sobre o meu trabalho, agradeço a preocupação, mas, do meu trabalho deixa que eu cuido – disse Lomba ao GloboEsporte.com na semana passada.

    O presidente da Comissão Jurídica disse que não é um voto de impedimento, mas reafirmou que o Flamengo tem que cumprir a lei. O caso de Pedro Abad, também funcionário da Receita, não se adequa ao Flamengo, na visão de Marcus Faver, que é desembargador.

    – Agora cabe a Comissão Eleitoral cumprir ou não nossa recomendação. A questão técnica já está decidida – afirmou Faver.

    Globo Esporte 21H01min

    Reply
    • Anderson,

      Penso que a comissão deveria validar a candidatura do Lomba, uma vez que já a aceitou na ocasião da inscrição da mesma! Se ganhar assume o vice!

      Paradoxalmente torna o assunto contraditório com o estatuto do clube.

      A única coisa que eu lamento de fato é esse embrolho todo, toda essa indefinição que sem dúvida tumultua e esvazia o pleito rubro-negro.

      Eu te pergunto, como pessoas tão letradas sequer conhecem o estatuto do clube? Como poderiam supor tamanho engano?

      Realmente me parece a pá de cal na continuidade do grupo político do EBM. O melhor seria um composição para uma chapa única a estas alturas.

      Saudações!!!

      Reply
  7. Kleber temos 9 jogos:4 em casa (Palmeiras,Santos,Grêmio e Atletico-Pr)nesses 4 jogos teremos uma “final” contra Palmeiras,Atlético PR última rodada sem ter nada a fazer;Grêmio desligado brasileiro e Santos…obrigação 4 vitórias …..Jogo neutro com Botafogo no Engenhão que por motivos óbvios obrigação de vitória…..e fora(São Paulo,Cruzeiro,Paraná e sport)teremos Cruzeiro de férias,Paraná último e já rebaixado,Sport em uma draga e os bambis com moral baixa…desses ae so contra os bambis pode se dizer que Não ganhar seria um tropeço…..se o time tiver vergonha na cara e a sorte soprar da até pra fazer 9 vitórias.vamos chegar!

    Reply
  8. Realmente porcentagem de chances de título faltando 9 rodaras de um campeonato super equilibrado é correr risco de errar. Algumas situações estão se definindo como os times que estarão na briga que são : palmeiras , Flamengo e inter. Nesse momento improvável São Paulo e grêmio arrumarem forças pra reagir. Palmeiras terá uma semifinal contra o BOCA e achar que não vai influenciar no brasileiro é acreditar em papai Noel. Pergunta que não quer calar: quantos pontos pro título? 76/77 pts? Necessário pro Flamengo – 7v/9 jogos ou 7v + 1e , difícil? Muito , impossível? Isso aqui é flamengo!!!!

    Reply
  9. Boa noite, amigos,
    Estamos na briga e vamos com tudo nesses últimos jogos. O problema é que o Palmeiras nem empata, quanto mais perder. Espero que chegue uma fase ruim para eles agora na reta final. Se isso não acontecer, fica muito difícil tirar o título deles. O elenco é muito superior,e meu medo é que a tendência parece ser a cada ano ficar mais forte, devido ao dinheiro que rola fácil na porcada.
    Espero que o Flamengo continue se estruturando cada vez mais para diminuir esse abismo financeiro em relação ao Palmeiras, e que venham títulos.
    SRN.

    Reply

Comente.