Inspirado em Zagallo

Treino do Flamengo – 19/11/2018 (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo).

O nosso companheiro e amigo do blog, Sergio Amoedo, em seu comentário, fez a seguinte sugestão de escalação do nosso time para o jogo contra o Grêmio:

– César; Rodnei (ou Pará), Léo Duarte, Réver e Renê; Cuellar, Arão, Éverton Ribeiro e Diego; Berrío e Vitinho.

Li e adorei. Aliás, adoro o óbvio. Talvez o amigo Sérgio, quando fez a sugestão, tenha se inspirado no Velho Lobo que, em 1970, levantou a bandeira de que os melhores deveriam jogar. E desta forma, foi possível ter no mesmo time Piazza e Clodoaldo, Gérson e Rivelino, Tostão e Pelé.

Exatos 48 anos (quase meio século ) se passaram e a sensibilidade e coragem do meu querido amigo Zé, continua valendo…

Talvez Dorival Júnior nem pense nisso, até porque, quem escala Geuvânio, deixando Éverton Ribeiro no banco, certamente não vai entender do que aqui estamos falando, mas com que alegria, querido Sérgio, li a sua doce sugestão de escalação. Tomara que Dorival também tenha lido e, claro, se sensibilizado…

E, antes que alguém possa interpretar de forma equivocada, estamos falando da escalação ideal ante as circunstâncias…

Não perguntei, mas tenho certeza absoluta de que Diego, o nosso camisa 10, também aprovaria, pois, finalmente, poderia ele contar com um atacante rápido e agudo para dar seguimento aos seus lançamentos.

Ia esquecendo. Esta escalação iria surpreender e preocupar, quem sabe, o nosso futuro treinador…

1 Comentário

  1. Presidente, não tenho dúvidas que Berrio tem q ser titular. Em postagens Nteriores, até de meses atrás eu afirmei que a contusão do Berrio trouxe sérios problemas na montagem do time. Visto que ele era o desafogo. Claro que com V junior no time a falta era amenizada, mas com a saída do ídolo para o Real, ficamos
    capenga. Tomara que o Dorival tenha visto que escalou nuito mal. Geovanio infelizmente nao deu certo e por mim teria contrato encerrado ou repassado para outro, antes que algum gênio chegue e queira aproveita-lo.

    Reply
  2. Querido Guru!
    A coisa caminha em torno de 2 nomes. Tanto a situação quanto a oposição, “escalam” Renato para técnico e, na impo$$ibilidade, Abel Braga…
    Gostaria de saber a opinião dos nossos “comentaristas” sobre o tema.
    Quanto a escalação do amigo Amoedo, mesmo sem centroavante, mas contando com a chegada dos meias e, Berrio fechando pelo meio, acho uma MUITO boa.

    Reply
    • Amigo Egon…..
      Sou muitas vezes mais o Renato. Foi craque no Flamengo, é Flamenguista e sonha em ser técnico do maior do mundo.
      O Abel é bom, mas, está mais para tricolor do que para comandar a nossa equipe.
      O Renato tem todo apoio da nação e o Abel uma parte dela apenas.
      Para o Renato é questão de honra nos treinar, para o Abel talvez um clube a mais na sua carreira. O Renato vem muito motivado e o Abel nenhuma diferença fará na sua carreira.
      No Flamengo o Renato Técnico vai se transformar num ídolo como se um jogador fosse. O Abel seria só o Abel.
      Não quero com isso crucificar o Abel. Apenas comparei os dois no Flamengo.
      SRN

      Reply
      • Amado e querido Chico!
        Mesmo após o gol de barriga, que na verdade foi de braço, não poderia deixar de te dar INTEIRA razão. Seus argumentos são pra lá de convincentes.
        Vejo a motivação o fator mais importante, já que o possante é pra lá de ídolo do Grêmio.
        Além de ser a cara do Flamengo, deixar o céu que vive no sul, para encarar o turbilhão que é o Flamengo, prova que além de gostar de desafio – e futevôlei – é apaixonado pelo Flamengo.
        VOCÊ dirimiu por completo minhas dúvidas…
        Bj no coração

        Reply
        • Amigo Egon,
          Ganhei o resto do ano com seu comentário. Receba minha gratidão!
          No caso do Renato no Flamengo, acredito que tenha a mesma proporcionalidade e efeito com o que aconteceu com o Rogério Ceni no Fortaleza. Seria uma injeção de positividade e esperança.

          De toda forma, acho um pouco abusivo no Brasil um salário em torno de 1 MI para técnico. Acredito que existem exageros neste sentido. Somos um país de terceiro mundo e pagando técnico a peso de ouro.
          Também gosto muito do Cuca e não teria nenhum medo em apostar um campeonato carioca no Rogério Ceni. O Rogério vai longe como técnico em função de também exercer liderança forte nas equipes. Ele fez o Fortaleza ganhar um título improvável.
          Bj no coração retribuído!

          Reply
  3. Caro Kléber e amigos!
    A escalação é muito boa, porém e conforme foi dito, o retorno do Berrio precisa ser aos poucos. Foi uma contusão seria e um jogador veloz pegar sempre o adversário cansado ajuda mais.
    Ontem observei que quase todos criticaram o Dorival, mas, quase todos nós aqui no blog falava do momento complicado do ER. Achei que entre erros e acertos ontem conseguimos vender. Era isso o principal.
    SRN

    Reply
  4. Acho que se o Uribe estiver em condições, será titular. Caso contrário, concordo com a escalação, pois Ceifador e Geovanio não tem condições de vestirem a camisa do Flamengo.

    Reply
  5. A questão atual do FLA nem tanto se resume ao tecnico.O problema é o elenco,que foi exaustivamente criticado e desaprovado durante este ano.Foi uma constante,aqui,no blog.Se disse até que nem “Guardiola” daria jeito.!!!
    As especulações continuam…Abel ou Renato.?Um ou outro pode ser.Mas tem que haver um expurgo no elenco.Alguns nomes não deveriam emplacar 2019.
    Vamos aguardar !!!
    SRNs.

    Reply
  6. Só gostaria de dar um tempo maior para verificar Berrío por mais tempo.

    Pois o colombiano já matou muitos rubro negros de raiva antes da contusão pois se mostro um velocista apenas.

    Então não acredito que a empolgação de muitos com ele irá durar muito tempo.

    Agora com relação a Ewerton Ribeiro…não tem jogado nada a muito tempo então não vejo nada de anormal Dorival sacar ele e testar o também inoperante Geovanio.

    Agora respondendo à pergunta do Egon eu gostaria é muito em ver Renato dirigindo nosso time.

    Reply
  7. Querido Egon vamos aos fatos.

    Hoje a tarde, a bomba do momento dava conta que o Grêmio teria oferecido ao Renato Gaúcho 1,3 milhão de salário e mais bônus por Libertadores e Mundial.

    Já o Flamengo, através da Oposição(Leia-se Landim e Cia limitada) ofereceram 1 Milhão mais bônus por conquista em todas as competições disputadas.

    No frigir dos ovos estamos falando de qualquer coisa entre 15 e 18 Milhões de reais por ano seja lá qual for o Clube que o Renato escolher para trabalhar em 2019.

    A meu ver a questão não passa pela impo$$ibilidade nem lá e nem cá. Vamos combinar que 300 mil de diferença a favor do Grêmio não fariam o Flamengo desistir do negócio.

    Acho que a questão passa por qual clube pode dar ao Renato a passagem de ida MAIS RÁPIDA, para a Seleção Brasileira. Nesse caso, o Flamengo tem enorme vantagem.

    Se o Renato for campeão carioca, terá o seu nome gritado por 40 milhões de vozes, e esse coro sabemos o quanto tem peso.

    TEM PESO NA MÍDIA. TEM PESO NAS RUAS. TEM PESO NAS REDES SOCIAIS e fará do Renato um Deus no Ninho do Urubu numa fração de tempo muito curta.

    Agora……… não me venham com a hipocrisia que é muito dinheiro……..ou deixemos o Zé Ricardo onde estava. Ou ficar aqui bradando uma temporada inteira que não temos técnico e na hora de coçar o bolso e pagar, reclamar de tudo e de todos.

    Larga o muro e sai da moita, né !! ! !

    A segunda opção do momento que é o Abel Braga e que também me agrada muito, não vai vir para ganhar dois pastéis e um caldo de cana por mês.

    Ainda que a demora possa atrapalhar o planejamento de 2019, ter pressa para abocanhar uma ou outra opção pode e tende a não ser o melhor caminho.

    Creio eu, que até segunda feira dia 26…ou mesmo antes disso, tenhamos uma resposta definitiva. Não creio que se espere até o fim do campeonato. Mas se a novela prolongar, significa que Renato estará cada dia mais perto.

    Reply
    • Meu amigo Anderson!
      “Vamos combinar que 300 mil de diferença a favor do Grêmio não fariam o Flamengo desistir do negócio.”
      Em tese, seu argumento é pra lá de convincente. Por outro lado, sabemos o que significa o Flamengo em termos de contratações. Vou citar apenas um exemplo para o irmão.
      Na Copa de 2014 a Costa Rica tinha um meia chamado Bolaños que simplesmente – juntamente com Navas – matou a pau pela seleção.
      Sr. Wallimedeus, na época vice de futebol, entrou em contato e praticamente acertou a contratação do meia. O que NÓS ignorávamos, é que só não aconteceu, porque o clube não quis pagar as passagens e o aluguel do jogador…
      Segue a verdade dos fatos…
      “O UOL Esporte apurou que a transação não foi concretizada por conta de o Rubro-negro negar o pagamento do aluguel de um apartamento para o jogador no Rio de Janeiro. A diretoria também se recusou a custear as passagens aéreas de Bolaños”…
      Quanto ao conteúdo do seu texto, concordo plenamente com tudo. Mas não posso deixar de lamentar, que mais uma vez, esse mesmo ex vice de futebol está prestes a se eleger na chapa dos novos/velhos…
      Beijo no teu coração, meu ex corneta… kkkkk

      Reply
    • Anderson,
      “Acho que a questão passa por qual clube pode dar ao Renato a passagem de ida MAIS RÁPIDA, para a Seleção Brasileira. Nesse caso, o Flamengo tem enorme vantagem.”

      O problema é que se perder o inútil Carioqueta e mais 4 ou 5 jogos logo a torcida e imprensa já começam a fazer pressão e reclamar, resultando na demissão do treinador… Eu, se treinador fosse, teria o instável Flamengo como última opção entre os times grandes do país.

      Reply
  8. Caro Kleber, é muito boa essa sugestão de escalação para o nosso próximo jogo contra o Grêmio do nosso futuro treinador, já tem gente na imprensa informando que a nossa proposta já está nas mãos do Renato. Abraços.

    Reply
  9. Perfeita escalação. Manteria Leo Duarte na lateral e deixava Rodolfo com Rever. Deixa assim Berrío e Vitinho livres para flutuarem, principalmente Berrío pela direita. Seria ideal

    Reply
  10. Berrio é jogador de segundo tempo , ou no máximo, pra quem vai entrar só para contra atacar. Geuvanio também só serve pra jogar 20 minutos. Difícil escolher qual menos pior: Dourado ou Uribe?
    Pela entrevista pós jogo, Cuca não ficará no Santos, na minha opinião , é mais técnico que Abel e Renato.

    Reply
  11. Egon, sugiro ao Renato que, caso seja contratado, exiba na sua apresentação o vídeo do gol contra o Atlético no Mineirão em 87. Só assim pra espantar o fantasma do gol de barriga. Quanto ao sucesso dele ou do Abel prefiro esperar pra ver. Em 2016 contratamos o Muricy, na teoria um dos melhores técnicos do País. Deu no que deu, aturamos o Estagiário 1 até o final do ano e fraquejou nas rodadas finais.
    O Time escalado é bom, só deixaria o Berrío no banco pois mesmo jogando só 20 minutos ontem, tava morto no final. Precisa adquirir ritmo de jogo aos poucos. Mas, gosto muito dele, nosso Fio Maravilha do século 21. Tem raça, um pouco de dificuldade com a pelota, mas compensa com uma disposição incomum nesse elenco de cansados. Se tivéssemos um lançador tipo Rivelino pro Búfalo Gil na década de 70, ele ia fazer muitos gols. Ah! E quem sabe o Léo Duarte na lateral? Já não temos lateral direito há tanto tempo que não faz diferença.

    Reply
  12. “Só assim pra espantar o fantasma do gol de barriga.” kkkkkkkkkkkk
    Amigo Fernando! Talvez treinando o Flamengo e munido de um poderoso Óleo de Peroba, Renato diga a verdade sobre o badalado gol de barriga…
    Vi muitas vezes e em vários telões o lance. Posso te garantir, que o gol foi de braço. De onde a bola veio, e molhada, se ele não faz a alavanca com o braço esquerdo, ela sairia facilmente pela linha de fundo.
    Por favor, confira mais uma vez e não deixe de olhar o bracinho do nosso futuro técnico…
    Grande abraço, irmão

    https://youtu.be/ChFdHEwGM1U

    Reply
  13. O VELHO FUTEBOL E SUAS SUBJETIVIDADES. Escalar o fracassado Geuvânio e deixar o E.Ribeiro no banco, numa análise crua e simples seria um absurdo, mas nos últimos jogos o E.Ribeiro não jogou lhufas, andou tropeçando em si mesmo e na bola, os torcedores já começaram a inclui-lo em troca trocas diversos, já estava em uma infinidade de barcas comuns nos finais de temporada. Depois da expulsão do menininho mimado e com complexo de PETER PAN, o treinador colocou o E.Ribeiro e o Bérrio no campo, a partir daí, quem parecia estar jogando com mais um ,era o Flamengo, começamos então a construir a importante vitória . O nos últimos jogos inútil E.Ribeiro começou a jogar bem de novo, a pensar o jogo, o esquecido Bérrio incendiou o jogo, aí o gol da vitória foi questão de pouco tempo. As vezes um banquinho de reservas faz bem, pelo menos ao E.Ribeiro acabou fazendo….

    Reply
  14. Uma coisa me parece certa.O futebol para 2019 já deveria estar alinhavado…(Tecnico,elenco,comissão tecnica,etc,etc…)Mas para isso as chapas concorrentes têm que estar em acôrdo,com relação aos nomes.Não sei se esta situação está definida.Até porque há uma polarização entre os candidatos.Nunca é demais lembrar que o flamengo é um só e pertence,sòmente,à paixão de 40 milhões de torcedores.As vaidades e pretensões outras,ùnicamente prejudicam ao Mengâo.
    Abs.

    Reply
  15. A escalação inicial de domingo foi a 1a pixotada oficial do Dorival, um desastre!

    Como é bom de mexer, fazer substituições, ficou claro que esse time só joga com o Diego (que não jogou) e que o Opalão esta voando baixo!

    ER e bem como Paquetá já estão merecendo um banquinho!

    Saudações!!!

    Reply
  16. Fim de tarde chuvosa aqui no Rio…..friozinho gostoso…feriado para descansar, e eu pensando aqui com meus botões.

    A tecnologia de hoje realmente faz milagres.

    Sujeito pode comprar hoje um carro zero de 350 HP de potência e ao levar numa preparadora de carros e motores facilmente se chega a 500 HP de potência.

    Pra quem gosta do assunto como eu, sabe que trocar ou instalar uma turbina de qualidade, ajustar a injeção e até quem sabe mudar o combustível fazem muita diferença.

    Redimensionar o escapamento faz com que o motor tenha uma curva estável de potencia capaz de entregar tudo com a rotação perto de 2000 RPM’s

    E aí.. se você vai pegar o seu possante e brincar numa pista de corrida, não pode esquecer dos frios super dimensionados. Jamais negligenciar a suspensão. Pneu slick é condição sine qua non !

    E eu aqui implorando aos céus para injetar só 2 dedinhos de massa cinzenta no nosso Opalão made in Colômbia.

    Nossa Senhora da Bicicleta sem Freio me ouça…..

    Reply

Comente.