Nesta retomada de vida, após tanto sofrimento, parabenizar o bom senso da Confederação Sul-Americana que proclamou, a pedido do Atlético Nacional de Medellín, a Chapecoense campeã da Copa Sul-Americana.
Claro que, o destaque maior, absoluto mesmo, para o clube colombiano, pela extrema sensibilidade, pelo altruísmo e pelo exemplo para o mundo. Esta foi a mais digna e comovente atitude de uma instituição que vi no futebol. De uma só vez, o Atlético Nacional abriu mão da glória e ignorou o vil metal. Que atitude!!!
Ontem, estive no velório do doce Victorino Chermont. Quanta tristeza…
E, como levantei aqui esta lebre, o governo boliviano vai ter que explicar como aquele avião foi liberado para o voo da morte.
Ainda não conversei sobre o tema das indenizações com o Dr. Carlos Eugênio Lopes, diretor jurídico da CBF, mas ouvindo outros advogados, não há como o governo da Bolívia escapar desta, até porque, de alguma forma este assassinato coletivo deve servir de exemplo para que este tipo de sofrimento, causado por irresponsabilidade e avareza, nunca mais ocorra.
Agora, o Flamengo…
Com participação recorde no blog, os rubro-negros do Brasil inteiro, de forma absolutamente democrática, opinaram sobre o elenco do Flamengo. Quem deve ficar, quem é inquestionável, quem fica para compor o elenco, quem deve ser emprestado e, quem deve pegar a barca…
A partir de agora, o resultado nos mínimos detalhes. Vejam e, comentem…
Só não entendo a perseguição ao Márcio Araújo… No resto, estou totalmente de acordo! SRN.
Eu Observei e cito,
– DEFESA
* Goleiro: Sai, Paulo Vitor e volta, César ou contrata novo goleiro?
Lembro que o Fla, teve sérios problemas com o reserva nesse ano. A comissão confia no César ou existe possibilidades de queimar o garoto, caso haja é melhor contratar.
– Lateral esquerdo: temos juniores para assumir?
* MEIO CAMPO
– Sai: Alan Patrick, Ederson… Adrian e M. Araujo, mas que vem?
* ATAQUE
– Sai: Cirino, Emerson, Fernandinho, Damião … Gabriel. Quem vem?
Coincide com o que eu tinha dito em comentários anteriores: volante (inteligente), meia atacante, dois pontas e um atacante (que façam gols), enquanto no sistema defensivo, e por ventura durante o ano, eu acredito e usaria a base.
Aguardo, apenas a consolidação das sugestões ou preferiram, não informar para não atrapalhar as negociações? rs
Sabendo que o clube decidiu contratar quatro/cinco jogadores, concluo que Cesar esta voltando de empréstimo e na lateral esquerda, ficando Jorge, atuando juniores, até mesmo Chiquinho, o Everton poderá atuar naquela oposição em eventuais situações.
Centralizaria as contrações na frente, e mesmo sabendo que Mancuello e Cuellar – jogadores inteligentes – jogam como volantes, inclui a possibilidade de contratar outro (Elias, Felipe Melo…) vide que Arão no início da era Murici foi um e depois terminou outro, idem com o atual técnico, pois me preocupa aquela saída de bola.
Xquinho????? Jesuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuussss
As vírgulas, Joaquim, do texto explicam. Eu pessoalmente não gastaria uma contratação de um jogador pra atuar como titular no meio ou ataque pra ser reserva na LE. Caso fosse dado opção de escolher seis jogadores, sim ele ou um goleiro pra reserva eu iria escolher com certeza.
Entendo o Mario Araújo como um bom jogador para compor elenco (reserva), pois embora tenha vontade e seja profissional, têm muita deficiência e fragilidade com a bola nos pés, e isso nos faz falta em campo… O ruim é que ocupa espaço do Ronaldo, que deveria ter oportunidades no próximo Carioca.
M.A., portanto, seria um bom reserva para um volante que saiba jogar e passar a bola para frente, não para trás, que entendo seja o Felipe Mello. O F.Mello, além de saber jogar (caso contrário não teria feito carreira e bons times da Europa), também é um jogador com SANGUE, que entendo seja o que falta ao atual elenco do Flamengo, formado por jogadores muito quietos… Alguém têm que gritar dentro do campo, principalmente para empurrar e dar esporro nos bons Jorge e W.Arão, que as vezes parecem desanimados e dormindo em campo.
Caro Paulo Assis, entenda que é bem fácil entender, vc lembra do Eric Flores, pois é, era uma grande promessa, mas logo foi expelido, logo perceberam que ele não era o cara, agora veja o Adryan, até hoje tem os seus fanzocas , tem os seus defensores perpétuos. O Negueba tb foi logo expelido, já o Thomás ainda tem os seus ardorosos defensores. Voltando lá no M.Araújo, ele não usa chuteiras vermelhas, não usa o cabelo moicano e nem sequer encheu o seu corpo de tatuagens, de quebra é humilde e negro. O amigo Paulo Assis quer o que…?
Chega a ser perseguição… Uma pena…
Massaraujo é o pior, disse pior, jogador que já vestiu a camisa 8 do Mengão! Se vc discorda, me diga um clube, só um da Serie A que o contrataria?? Qto ao Adryan qdo derem a metade das chances que deram para o Gabriel Peteleco, por exemplo, só aí podemos ter um diagnóstico isento e justo!!
Joaquim, respeito sua opinião dele ser o pior jogador que já vestiu a 8. Só que sem pensar muito, já lembro do Jonas que era da mesma posição e este sim é um lixo. Minha avaliação do futebol dele é bem diferente da sua e jamais entraremos num consenso. Quando você me pergunta qual clube da série A o contrataria, cito 2 que já inclusive o contrataram no passado: Atlético/MG, onde ele jogou 224 JOGOS e o Palmeiras, onde ele jogou 252 JOGOS. Quanto ao Adryan, já teve muitas chances e nunca convenceu.
Amigos, MA é humilde, não tem tatuagem. bom profissional, gente boa….. sugestão para ele procurar uma profissão que se encaixe nesse perfil. Pq jogar futebol não é a praia dele. Se trata de uma afronta ele vestir a nossa camisa e ser titular absoluto.
Amigos, tenhamos ambição por favor.
Saudações
Seja bem vindo de volta, Sr. Presidente. Estavamos com saudades.
Embora o motivo de sua ausência seja algo que todos sentimos, sabemos que algumas pessoas eram do seu convívio e até amigos pessoais, daí entendermos bem sua justificado ausência. Mas é bom tê-lo de volta aos nossos bate papos.
Bem, gostaria que também colocasse para nós quais foram os jogadores eleitos pelos colegas para serem as opções de contratações para o próximo ano, já que isso também foi objeto da pesquisa. Vamos ver se estamos em sintonia.
No mais, um grande abraço.
Kleber,
Simplesmente perfeito!!!
A meu conceito, em relação ao elenco, só precisamos do que aponta a pesquisa, claro com as contratações de um bom zagueiro (para ser titular), um bom volante (para ser titular), um lateral esquerdo (para “acordar” o Jorge) e dois jogadores de lado de campo, sendo que, no mínimo, um deles para ser titular.
Minha única discordância se refere ao Técnico, pois entendo que o Zé Ricardo deveria ser Auxiliar Técnico em 2017 (sendo preparado para futuramente ser o Técnico principal do Mengão), de um Tecnico com mais experiência, mais bagagem, sugiro o Paulo Autuori, que seria o Técnico de 2017, passando a Diretor Técnico em 2018, com o Zé assumindo o comando técnico.
SRN
Vamos lá ….. e por partes!
Muralha 83,5%
Réver 83,6%
Jorge 85,7%
Arão 75,6%
Everton 62,8%
Diego 98,6%
Guerrero 76,9%
Esses são os considerados incontestáveis. OK !
Mas se tomarmos isso como parâmetro e se montarmos o time de 2017 seguindo a mesma linha tática adotada por Zé Ricardo então, precisaremos de:
Um lateral direito p ser titular.
Um zagueiro p ser titular ao lado de Réver.
Um cabeça de área titular no lugar de M. Araújo.
Um ponta direita p o lugar de Gabriel.
Suponhamos então que a diretoria faça exatamente o que foi votado e exposto aqui no Blog, fica faltando então a segunda parte dessa votação, que foram os 5 nomes que escolhemos para contratações…. correto?
Onde está essa segunda parte?
Seria muito bom ver se a resposta dessa segunda parte marca a exata coincidência do que foi levantado aqui como “PRIORIDADE” Será ?
Vamos aguardar para que possamos “estudar” juntos essas questões!
ABÇ#SRN
Amigos, o post com a segunda parte da pesquisa – contratações sugeridas – virá amanhã.
Abraços
OBRIGADO AMIGO ROBERT
Caso possível em ordens dos mais votados para entendermos quais as áreas que receberam mais sugestões.
Tendo a possibilidade do clube contratar quatro ou cinco jogadores, o ataque e o meio campo foram os mais crítico nessa abordagem.
Não entendo o Alan Patrick ser o segundo com maior rejeição no elenco (atrás somente do Chiquinho). Tem muito torcedor com a memória curta e não lembra de quando não tínhamos o Diego, quem carregava o piano no meio era o Patrick e foram só 20 rodadas. Respeito opiniões contra e sei que ele dificilmente ficará, mas ver Gabriel, Cirino, Araujo, Sheik e cia com menos rejeição, é dose. #ForçaChape
Na minha opinião o Alan Patrick sabe jogar muita bola, é quase um craque, porém é aquele caso do joga quando quer, o que acontece na menor parte das vezes. É o tipo de jogador que não dá pra contar nas horas decisivas. (Se fosse mais comprometido, era titular incontestavelmente)
Concordo com o Paulo.
O Alan Patrick é um cara talentoso, todos os treinadores falam isso, mas ao mesmo passo é inconstante e descompromissado, isso por todos os clubes por qual passou.
Se tivesse a vontade do Marcio Araújo, por exemplo, seria um jogador muito bom.
Se o massaraujo joga porque tem vontade, eu me ofereço para jogar de graça, pois duvido que o massaraujo tenha mais vontade do que eu!! SRN
Apoiado Joaquim
Sim concordo, e ano passado ele se destacou muito.
O problema é que Alan Patrick somente rende quando não tem que marcar, e esse foi um dos motivos de Muricy preterir o jogador.
E vemos o seu rendimento cair, justamente quando tem que jogar com Mancuello ou Diego, obrigando a marcar, e se cansar rápido.
Fora isso vejo um dos (poucos) erros do Ze, em colocar tanto ele (quanto Mancuello) pra jogar aberto na ponta.
No post acima, corrijo o Sheik (que ficou acima) e coloco o Damião.
Parabéns pelo trabalho, Robert, muito bom. Nem o Ibop faria melhor.
Bom dia!
SRN!
Não sabemos o que será feito com Donatti, Cuellar e Mancuello. O primeiro, não se adaptou ao futebol brasileiro. Cuellar joga de segundo homem e Mancuello de terceiro. Dizem que Elias teria acertado até salários para o retorno, ou seja, Arão, Elias e Mancuello para a mesma posição.
E para o lugar de Alan P.?
Essas são as primeiras dúvidas.
Jorge e Guerrero serão vendidos como se especula?
Gabriel, Sheik, Cirino, Adrian, Fernadinho, Chiquinho, Damião com propostas e mais alguns outros estão na barca.
Contrataremos só 4 ou 5?
As dúvidas só aumentam!
Sou a favor de valorizarmos a base, mas teremos que ter graúdos desse time titular. Se saírem todos esses, mas Guerrero e Jorge, o clube precisará investir pesado. Quem sabe um troca troca com times da Europa e da China?
Vejo a saída do PV como ruim, já que o Botafogo saiu na frente e acertou com o Gatito do Figueirense.
Marinho para compor elenco é uma aposta.
Vitinho foi bem no Inter, mas é outra aposta.
Precisamos de jogadores de nível ou só participaremos da Libertadores como tem acontecido nas últimas edições.
Gostei da entrevista do Zé Ricardo, que reconheceu os erros e que está fazendo uma profunda avaliação para as competições do ano quem vem. Gosto do Mozer e do Jaime, mas tinha que ter alguém mais cascudo ao lado dele.
Outro grave desfalque será o Maracanã.
A arena da ilha será mais um “quebra galho”.
Grande abraço e SRN!
Donatti não tem nem 6 meses de Flamengo/Brasil e já dizem que não se adaptou? Vamos perder um excelente zagueiro para poder manter Rafael Vaz (este sim que NUNCA se adaptou em lugar nenhum, pois foi reserva por onde passou) e Réver (que não se adaptou no Inter e é jogador emprestado).
Para dizer que o zagueiro Donatti não se adaptou, o mesmo deveria ter tido, pelo menos, uma sequência de jogos, coisa que nunca teve com o Zé Ricardo…
Cuellar não tenho opinião formada, não o conhecia e também não teve chances.
Agora, Mancuello se dispensado será um péssimo negócio, pois o cara era líder e ídolo em um dos principais times argentinos… No Flamengo SEMPRE foi escalado fora de posição, como meia ofensivo, ponta esquerda, ponta direita… O veremos brilhar com outra camisa, podem anotar!
O que acha, querido Kleber?
Grande abraço e SRN!
NÃO EXISTE na história recente do futebol, um “técnico” seja auxiliar ou que subiu da base que se firmou como técnico titular,NÃO TEM! Foi assim com Andrade,no Palmeiras em 2009,com Jayme, eles podem fazer um bom trabalho de início,mas não se sustentam na temporada seguinte,competência,repertório e experiência não caem do céu.Os técnicos que conseguem de fato se inserir no mercado,são aqueles que vão ganhando rodagem por baixo,nos times com pouca expressão,foi assim com Roger Machado,que rodou por times pequenos até o Grêmio.
O Galo fez excelente contratação,acabou a era do chutão,sem coletivo,e no individualismo no ritmo de galo doido de Marcelo Oliveira.Veremos o coletivo de bons jogadores com repertório e triangulações.
Digo sem medo de errar,Zé Ricardo ñ se mantem na temporada 2017, 2017 já começa errado,dá p ver já pelas contratações sua tara por pontas,mostrando q pouco vai mudar o estilo para 2017,pq n tem repertório p fazer coisa diferente.Pode ganhar um carioquinha,sei lá….
Vai terminar 2017 como auxiliar…
Não duvido que técnicos como Dorival,Mano Menezes,Roger Machado ou Cuca não gostariam de treinar um time com o elenco do Fla,com nomes como Diego e Guerrero. Muito melhor que Cruzeiro,Grêmio e até o Santos times treinados por esses técnicos.