Bola fora

cruzeiro2

Não sei se o passar do tempo está transformando em mim sentimentos que um dia foram mais compreensivos, ou mesmo coniventes, com uma “boa sacanagem”, mas fato é que, não consegui absorver bem a ideia que nasceu não sei onde no Cruzeiro, de colocar à venda na loja oficial do clube, pelo valor de R$69,00, uma camisa com o escudo do Cruzeiro sobre uma carteira de trabalho aberta, com o carimbo de “goleiro aposentado”. A vítima é Rogério Ceni que, pelo noticiário, disputou sua última Libertadores da América, tendo sido o Cruzeiro o carrasco do São Paulo, que perdeu a primeira no Morumbi, ganhou a segunda no Mineirão e, nos pênaltis, adeus São Paulo…

Há certos profissionais que, confesso, por um motivo ou por outro me apaixono. Rogério Ceni talvez seja o maior exemplo de amor de fato de um jogador por um clube. Aliás, um único clube. Um goleiro do nível de Rogério Ceni, ao longo de toda a sua vida profissional só ter defendido um clube, o do seu coração, convenhamos, é comovente. Este é o tipo do jogador que por mais homenagens que sejam prestadas, será pouco. Não sei se está bem claro. Rogério Ceni, a vida inteira, só jogou pelo São Paulo. E mais: Jogou sempre bem, tendo sido um goleiro muito acima da média. E, mais: Foi um líder positivo, líder na acepção da palavra que, com certeza, através desta liderança, conduziu o São Paulo a inúmeras vitórias e conquistas. E mais: Rogerio Ceni é o goleiro que mais fez gols na história do futebol. Caramba, trata-se de um personagem, de uma figura rara, de um exemplo para os mais jovens neste mundo do futebol, onde só se pensa em dinheiro. Rogério Ceni foi cúmplice da sua paixão maior que é o São Paulo. E, como é raro este tipo de cumplicidade… E, como deve estar sendo sofrido para ele encarar este momento de despedida com tanta paixão envolvida…

Pergunto: Este cara merece esta sacanagem? Proponho: Queridos amigos do Cruzeiro, clube pelo qual tenho enorme simpatia, troquem a mensagem de “goleiro aposentado”, para “goleiro herói” e, se aí o espírito ainda for o da boa sacanagem, podem acrescentar, “ mas…deu Cruzeiro”!  Aí, tudo bem… Rogério Ceni, que merece todas as nossas homenagens e respeito, vai entender. Afinal, como não entender o futebol sem uma boa sacanagem, desde que, criativa e justa?