A comunicação é algo importante e definitivo na vida. Em seu pronunciamento, em cadeia nacional, o presidente Bolsonaro deixou o país perplexo ao indicar um caminho para esta monumental crise, oposto ao que as grandes potências do mundo adotaram.
Vejam o que é o poder da comunicação. Bolsonaro e o jovem Tallis Gomes, que vocês ouvirão a seguir, têm a mesma mensagem. Bolsonaro jogou um tempo precioso fora. O conteúdo, embora pertinente, foi massacrado pela má comunicação.
Tallis Gomes, ao contrário, com o mesmo conteúdo, nos obriga a uma profunda reflexão sobre este momento dramático.
A seguir, um pouco da história deste jovem brasileiro, e no vídeo, sua proposta de solução para o drama que vivemos.
O Tallis ficou bilionário aos 26 anos. Pra quem não sabe, ele é o criador do aplicativo de carros pelo celular. Sim a invenção é de um brasileiro. Filho de uma empregada doméstica, ele levou o aplicativo de carros da então Easytaxi a mais de 70 países e vendeu na alta. Montou a maior encubadora brasileira de startups, da qual saiu a 1ª, a Singu. Prestem atenção no que ele diz. Pessoas da idade dele dificilmente sofrem com a infecção do vírus. O Lockdown vertical é a única possibilidade de salvação.
Fiquei impressionado com a capacidade dele de se conectar com uma realidade da qual ele não pertence, a dos micro, pequeno e medio empresários.
Ele não parece só entender a situação, parece sentir o que os pequenos estão sentindo neste momento.
E mais, teve coragem de expor o que a cada dia me parece a maneira mais lógica de tratar essa pandemia, sem manter o discurso isentão e politicamente correto da maioria.
São pessoas assim que fazem a diferença na construção de um país rumo à prosperidade. ⬇⬇
Perplexos talvez fiquem os defensores incondicionais desse presidente, que ainda são muitos apesar de tudo, talvez a grande maioria dos que aqui escrevem.
Quem acompanhou os absurdos que ele vem falando ao longo de toda a sua vida, e o desempenho da Economia nesses 15 meses, não se surpreende.
Vi e ouvi com atenção o vídeo desse menino, bem sucedido na sua vida profissional como ele diz, mas que me pareceu mais preocupado com a saúde das empresas do que com a vida dos brasileiros que já estão morrendo e vão morrer ainda mais. Certamente ele come hambúrguer no Madero, compra produtos chineses na Havan e assiste aos realyties do Justus. O discurso pelo menos é similar. E espero que pague seus impostos em dia, ao contrário do “Véio”. E ainda é imortal: vai pra rua de peito aberto. Talvez tenha histórico de atleta.
Dirão os defensores dessa tese que ele tem razão, que as empresas precisam sobreviver para abastecer a população no pico da crise.
Mas, que população? A devastada pela Pandemia que se aproxima, pelo desemprego e informalidade que já estão aí?
Dessa forma estão como aquele único carro na contra mão na Linha Vermelha às 8 da manhã achando que só ele é o certo e todos errados.
O mundo inteiro está apontando um caminho, só dois presidentes apontam o caminho inverso, um louco e seu imitador. Devem estar certos.
Vamos nos preocupar primeiro com vidas humanas. Sem elas as empresas não sobreviverão e não o contrário.
Entre ter 3000 mortos idosos,e nao ter 50 milhoes de desempregados e mortos de fome,eu concordo com o Presidente……é uma guerra e temos que fazer escolhas
Você faz o que pra ganhar seu sustento?
Oi meu amigo, não ouvi o pronunciamento do Presidente mas que bom q o Bolsonaro pensa assim. Infelizmente ele se comunica tão mal…. é o grave defeito dele e a sua maior qualidade. Tiro o meu chapéu pra vc. Como uma guerreira que sou, aproveito o momento como uma oportunidade de crescimento, vamos à luta . Passarei adiante sua reflexão que acompanhada do vídeo do incrível jovem ajuda a esclarecer a boa intenção do Presidente… que Deus o abençoe, torço por ele. Espero em breve poder comemorar o fim desse pesadelo e aproveitar o fim do mundo antes que ele acabe. Saudade e obrigada pela comunicação 🤍🌍✌️
Infelizmente a maioria desejou que o presidente eleito fosse ele, talvez por falta de melhor opção. Está bem claro e sempre esteve para quem conhece o Rio de Janeiro e a atuação politica dele durante todos esses anos. Tudo que faz é pensando em como levar na conversa “militantes” país a fora que ainda acreditam nele, mas sabemos de sua incapacidade de dialogo, de sua predileção pelo rico, da sua falta de educação e respeito e nem quero aqui falar sobre aliança com milicianos, porque foge ao tema. Suas declarações ontem não foram apenas lamentáveis e sim criminosas, pois o mundo rendeu-se ao problema e ele incentiva o oposto, sendo que sequer teve coragem de dizer e mostrar resultado de seus exames, quando foi descoberto que o hospital responsavel omitiu justamente o resultado de duas pessoas, uma coincidencia lamentavel, já que em sua delegação ministros voltaram infectados. Mas importra não é o Bolsonaro, pois a população está acordando e começando responder, mas sim o jovem Tallis que eu não conhecia e nem sabia que um brasileiro foi o criador do aplicativo para carros. Parabens a ele que orgulha um país devastado pela ignorancia, desonestidade e agora pela pandemia. Que todos sigamos as orientações dos responsaveis pela saude no país, eu disse responsáveis. Que Deus proteja todos nós, inclusive o presidente brasileiro.
Você ganha como seu sustento?
O pior erro ê CADA nao usar medidas de PROTECAO.
Circular nas ruas SEMPRE com protecao, MASCARA, LENÇO, o mais importante é usar algo LIMPO para protecao, mas sempre usar.
Lavar sempre as maos, ter sempre no CARRO um pouco de água e sabão para uso pessoal e para OFERTAR PARA OUTRAS PESSOAS PODEREM LAVAR AS MAOS NAS RUAS.
Deixar um pouco de água e sabão logo na ENTRADA da casa ao SAIR para ao VOLTAR lavar as maosc e/ou pes logo na ENTRADA/RETORNO EM CASA.
Os condomínios deveriam disponibilizar um pequeno LAVATORIO de MAOS logo na entrada do prédio para residentes e funcionários. Até mesmo uma simples mangueira ou torneira com um pouco de sabão logo na entrada ajudaria.
Temos que fiscalizar uns aos outros, pois os que não se cuidam prejudicam todos os demais, em termos de saúde, econômicos e em TODOS OS ASPECTOS DA VIDA.
Vamos perder para um vírus que nem CEREBRO TEM ?
Estamos dispersando nossas forças, enquanto deveríamos estar nos SOMANDO, as atitudes são tão simples e perdemos tempo discutindo politicagem e partidarismo, a desgraça do povo não pode mais uma vez ser MANIPULADA politicamente.
O inimigo do povo agora é o CORONAVIRUS, passem a discutir e se cobrarem mutuamente os cuidados FORA OU DENTRO DE CASA, isso é a coisa inteligente a ser feita.
Não podemos ficar reféns de discursos e decisões GOVERNAMENTAIS OU EMPRESARIAIS. TODOS já temos as informações de como devemos agir, temos ALGUNS “CASES” de corona que ja ACONTECERAM para nos guiarmos enquanto popupalacao e indivíduos. Como alguém falou estamos recebendo informações VINDAS DO FUTURO, só temos que usá-la ao nosso favor. Que futuro é esse ? São os países que passaram por essa pandemia antes de nos, eles já cometeram os erros e os acertos, só temos que COMETER OS MESMOS ACERTOS QUE ELES É NAO COMETER OS MESMOS ERROS. Mais simples impossível.
Já temos uma trilha delineada para orientar.
Vamos nos concentrar em fazer o simples, nas questões de higiene e EFETIVAMENTE combatem a disseminação do vírus, e também possibilitar que todos possam também ter aceso a essas simples medidas.
Não vamos cometer erro de não FAZER O SIMPLLES EFICAZ. O vírus depende desse nosso erro para se propagar, ele precisa desses pequenos erros para se espalhar.
O vírus NAO se alimenta do MEDO, ele se alimenta da FALTA DE PEQUENOS CUIDADOS na higiene pessoal e COLETIVA. O combate a ele se simplifica se tivermos essas atitudes simples em nosso dia-a-dia.
Não adianta passar álcool gel nas mãos e não possibilitar que os funcionários nem sequer tenham acesso a uma simples LAVAGEM de mãos ou outras medidas básicas, o vírus se propaga pelo vento pois atinge vias aéreas.
Disponibilizem AMPLAMENTE a LAVAGEM de mãos aos seus funcionários e se poder, também itens BASICOS de proteção, mesmo que seja LENCOS bem lavados e esterilizados com ferro de engomar. FACAM O BASICO que ajuda MUITO, não deixem de fazer o básico por não poderem fazer o sofisticado como máscaras de proteção e álcool gel comprados.
E hora de garantir que o BASICO seja feito. Depois podemos evoluir para as outras etapas.
Toda pandemia cresce e se propaga pela falha nos cuidados BASICOS.
Situação complicada.
Decisão dificil! Salvar vidas x paralização da economia. Não queria estar na pele de nenhum dos governantes.
Tenho pena do povo já tão massacrado pela ignorância e pela política “IMUNDA ” desse País.
Julguem:
https://odia.ig.com.br/brasil/2020/03/5888583-bolsonaro-diz-que-vai-pedir-mudancas-em-orientacoes-do-ministerio-da-saude-e-quer–isolamento-vertical.html
O tema é reflexão.
Reflitam sobre a abertura vertical (look down vertical o cacete como diria Anselmo Gois) das escolas.
https://oglobo.globo.com/analitico/por-que-fechar-as-escolas-para-combater-coronavirus-24327131
Usar os itens de proteção – mascaras, lemcos, agua e sabao, alcool gel etc.. – de forma OBSESSIVA irá nos fazer atingir as DUAS variáveis ECONOMICA E de SAUDE PUBLICA de forma mais rápida e eficaz.
Se tentarmos atingir apenas um dos itens falharemos nas 2 variáveis, econômica e social. Uma dependerá da outra inevitavelmente. Por isso é no imperativo que não só tomemos medidas pessoais de proteção como também possibilitemos aos outros tal possibilidade.
No aspecto econômico procurar dar preferência a comprar de pequenos empresas, comercios e negocios assim o impacto sera menor pois as grandes empresas tem um maior poder de resiliência para atravesaar periodos de dormência econômica. Os pequenos sofrerão mais e terão menor possibilidade de resistir e retomar a força econômica anterior, uso sim poderá causar um efeito cascata devastador para a população. Inclusive com um efeito rebote de crescimento e agravamento no futuro do quadro de violência urbana.
Caro Kléber e amigos,
A preocupação com a economia brasileira é de suma importância, mas a vida está em primeiro lugar.
Para o Presidente defender a volta dos brasileiros ao trabalho, ele deveria disponibilizar equipamentos de proteção para todos, opções para isolar as pessoas mais fragilizadas, uma estrutura hospitalar compatível com quem vai enfrentar uma guerra e testes para todos.
O seu discurso foi irresponsável uma vez que, hoje, não há máscaras, álcool gel e nem álcool comum à venda nos mercados e farmácias. Testes – são objeto de luxo! Hospitais – não estão preparados.
Em relação a economia, há diversas formas para socorrer micro e pequenas empresas. Vou citar algumas que podem contribuir para isso: 1) reduzir os juros do cartão de crédito e dos empréstimos bancários que são extorsivos no Brasil; 2) reduzir a próximo de zero a taxa SELIC; 3) cortar cargos em comissão e acabar com qualquer auxílio de agentes públicos que exceda o teto dos Ministros do STF; 4) cobrar impostos sobre grandes fortunas, sobre lucros e dividendos e instituir novamente a CPMF; 5) rever os benefícios fiscais concedidos a empresas, verificando se elas realmente fazem jus a eles; 6) auditar a dívida publica do país; 7) combater a corrupção e a sonegação de tributos; 8) cobrar os grandes devedores do INSS e da Receita Federal; 9) apresentar um projeto para o país que independa de partidos políticos; e 10) acabar com o discurso de ódio.
Injusto, a meu ver, é sacrificar ainda mais o trabalhador reduzindo direito sociais assegurados pela Constituição.
À medida que a estrutura proposta acima for sendo disponibilizada, pode-se pensar em ir retornando gradualmente à labuta os trabalhadores que não pertençam a grupos de risco.
Os grupos de risco devem ser amparados pelo Estado.
Tenho esperança de que o clima quente do Brasil vai contribuir para o reestabelecimento dos doentes e que encontrarão logo remédios para combater esse vírus.
Saudades dos jogos do Mengão!
Se Deus quiser, tudo isso vai passar logo!
Saudações Rubro-Negras!
Discordo do rapaz. Não há como medir os impactos de um vírus. Se um jovem ou até um adulto não idoso contrair o vírus, quem garante que não pode ser fatal ainda assim? Quem garante que com um vírus desse no organismo, tendo que sair todo dia pra trabalhar e só voltar a noite, se cansando física e psicologicamente, a imunidade não vai abaixar e a falta do repouso não vai fazer o vírus tomar conta do organismo? Quem garante? E o risco de contaminação em massa entre essas pessoas, mesmo que elas teoricamente não façam parte do quadro de risco? E como vão ficar as pessoas do quadro de risco que ficarão isoladas em casa sem ter a ajuda das pessoas que não são do quadro de risco, tendo em vista que estarão trabalhando? E se o jovem ou o adulto que não é idoso voltar pra casa infectado? Vai ficar onde? E a criança, as pessoas com doenças crônicas e o idoso que são vulneráveis? Quem vai dar assistência já que as pessoas teoricamente saudáveis estarão infectadas e não poderão ter contato com essas pessoas do quadro de risco? Enfim… São muitas situações que não há como deixarmos de lado, tendo em vista que não sabemos o real impacto desse vírus se as coisas voltarem à normalidade. Não se sabe quantas pessoas podem vir a morrer num país de 200 milhões de habitantes se um vírus desse sair do controle. E aí, a economia vai sofrer bem mais, tendo em vista que o surto vai ser muito maior, saindo do controle e fazendo com que as autoridades públicas em todas as esferas tenham que focar apenas nisso. Um sacrifício de no máximo 2 meses pra que haja um controle da situação é bem melhor do que depois haver uma crise com um vírus fora de controle que faça o país parar por meses e mais meses e voltar a funcionar economicamente falando só Deus sabe quando. Enfim… Não sei de tudo, mas essa é apenas uma visão minha.
Estamos saindo de um recessão e possivelmente entrando numa depressão. Se estávamos com pouco dinheiro no bolso, vamos ficar duros e sem perspectiva, ninguém mais vai pagar a ninguém, e quem gerava emprego não se levanta mais. Vai acabar a economia, o comércio, a indústria.
Os dirigentes de estado que não tem o menor senso empresarial, não estão entendendo que as empresas que sustentam os salários públicos não podem ficar tanto tempo fechadas, primeiro as transações comerciais vão diminuir muito e uma hora vai acabar o produto na prateleira, a arrecadação vai sumir, e começar o mercado negro onde o estado não vê a cor da bola.
Não vai adiantar subir o ICMS, um produto essencial vai ser vendido por miliciano e sem imposto na composição do preço. Todos desempregados, o estado sem dinheiro para funcionários, ou para pagar.a polícia, para por ordem, filas de gente atrás de uma sopa, violência e invasão de supermercados. Isso enquanto durar a luz, gás, telefone e água. Até parar esses serviços também. Finalmente fecham-se os hospitais e afunda o navio. Aí vem o caos. Essa situação vai matar mais gente que o coronavírus. Ah, então todos vamos desobedecer as ordens do confinamento ? Não ! Vamos prestar atenção no que é histeria e o que é populismo irresponsável e até onde o risco de morte pelo corona vai nos levar a completa desorganização social e pulverizar a produção de riquezas do país. Eu não sei quanto tempo nossa economia aguenta com tudo fechado, acho que quinze dias a um mês, mais que isso é nocaute, as pequenas empresas não voltam mais a reabrir. Estamos saindo de 8 PIBs negativos. Nem com Moisés na causa das 7 pragas do Egito que é o que estamos passando, sem saber se vamos sobreviver a paulada da depressão econômica