Adeus ao vermelho e preto?

Mário Celso Petraglia (Foto: Divulgação/Atlético-PR)

Mário Celso Petraglia talvez tenha sido o mais dinâmico e realizador dirigente com que tenha convivido neste nosso mundo da bola. O salto qualitativo que, graças a ele, deu o Atlético Paranaense, é realmente impressionante. Hoje, o rubro-negro do Paraná tem estrutura invejável para as divisões de base, e algo de cinema para os profissionais. Isto sem falar no verdadeiro bibelô que é a Arena Atleticana. Todo este pacotão, obra e graça de Mário Celso Petraglia.

Há quem possa torcer o nariz para o que aqui coloco, dizendo ser ele polêmico. Para quem por aí vai, respondo, perguntando: Que dirigente criativo e realizador, seja em que atividade for, não é polêmico?

Fiquei impressionado com o noticiário dando conta de que o Atlético Paranaense, por iniciativa de Mário Celso, sofreria uma transformação radical no seu visual, inclusive deixando de ser rubro-negro, para não ser confundido com o Flamengo, passando a ter identidade própria.

Não resisti e liguei para meu amigo Mário Celso e, de cara, sapequei a pergunta: “É aí Mário Celso, o Atlético vai deixar de ser rubro-negro?”. Mário Celso riu e disse que a notícia, vazada, de que o vermelho e preto seria abandonado, foi apenas “o bode colocado na sala”…

As mudanças ocorrerão, mas em vermelho e preto, até porque, é estatutário, na medida em que o Atlético nasceu da junção de dois clubes. Um era vermelho e o outro, preto.

Para finalizar, fiquei feliz em saber que o realizador, criativo e polêmico dirigente Paranaense, pensa como eu. Mário Celso também acha que é impossível qualquer clube se tornar mundial sem que tenha, ao menos, um ídolo, um jogador mundial. E, também como eu, Mário Celso acha que o caminho é dar a este ídolo situação financeira diferenciada que não o anime a deixar o Brasil.

E, acrescentou que isto ocorrerá em uma próxima geração. Como sou apressado, havendo coragem e competência, quem sabe muito mais rápido do que se imagina?

Uma coisa é certa. Nenhum clube será mundial, sem ter jogador mundial.

1 Comentário

  1. Esse Petraglia é um fio desencapado da peste!
    Deveria entender que vermelho e preto original, só existe um!
    O resto é tudo genérico, com vontade de ser…
    Flamengo jogando de amarelo ou azul, não combina com o que vemos nas arquibancadas.
    Difícil até torcer…

    Reply
    • Caro Egon,
      Perfeito. Só tem um problema, eles tem casa; nós, não. E o pior, jogamos em casa alheia pensando que é nossa. Sabe por que? Porque nossos dirigentes se acham maiores que o clube. Sabe quando teremos nosso estádio? NUNCA. Agora, pergunta aos dirigentes do Flamengo, sejam ex, atuais ou futuros dirigentes, se eles moram de aluguel ou tem casa própria.
      Abs

      Reply
  2. Klerber, um time que arrecada 160 milhões de Euros anuais( 680 milhões de Reais) por ano já tem status de mundial.

    Um clube que tem a Adidas e mais 17 patrocinadores, tbm tem status de mundial. Que conta ainda com mais 16 parceiros comerciais.

    Que consegue faturar pouco mais de 115 milhões/ano em patrocínio….tbm

    Que tenha 41 milhões de torcedores tbm.

    Acontece que por hora eu não consigo ver garotos como Paquetá, VJ, Vizeu, Jorge e tantos outros dentro e fora do Flamengo, vindos das categorias de base de seus clubes, alcançarem esse status jogando no Brasil.

    Neymar talvez tenha chegado bem perto disso, mas as consequências para o Santos foram e são catastróficas.

    Mas se vc estiver se referindo a um estrangeiro que possa estar disponível, vindo da Europa, acredito que seja mais fácil e palpável no atual cenário.

    Do contrário não vejo como os empresários de jogador, ácidos sempre por mais e mais dinheiros em seus cofres, possam “aceitar” essa “tendencia”

    Reply
  3. Caro Kleber,
    O Flamengo, principalmente esta gestão atual, tem investido em estrutura e dado um salto de qualidade. Apesar de não ter estádio próprio. Enquanto o Flamengo continuar pensando pequeno em relação a estádio, dificilmente dará um salto de qualidade como esperamos e merecemos. A diferença do Petraglia para nossos atuais e futuros dirigentes é uma só: ele se acha menor que o clube, enquanto os nossos (Bap, Wallim, Landim, Ebm, Rodrigo, etc) se acham maiores que o clube. Sabe quando vamos contruir nosso estádio? NUNCA. Nossos dirigentes vão morrer achando que o maracanã é do Flamengo. O maracanã é do Estado. A grande verdade é que os dirigentes do Flamengo, sejam ex dirigentes, atuais e fururos, não tem a mínima capacidade de comandar a construção de um estádio. Dirigentes esses que não conseguem sentar numa mesma mesa e dialogar por 2 minutos sequer, vai conseguir construir um estádio? De uma vez por toda, dirigente do Flamengo só advoga em causa própria. Só usam o clube para fins empresárias e politicos. São todos? Claro que não, mas são poucas exceções.
    SRN

    Reply
  4. Colocação perfeita do nosso amigo Anderson Santos, concordo com tudo, e este craque com nome internacional para o Mengao poderia ser a curto prazo, pois se o mais querido gasta com uns 4 jogadores medianos um total de 2 milhões ao mês de salários, pq não trazer um craque de uns 28 anos com nome no mundo da bola internacional p o RJ? Acho q se Flamengo pagar uns 2 milhões por mês de salário ele consegue este jogador. Vou dar um exemplo, quanto de retorno daria a.contratacao de um Ibra p o Mengao ? Acredito q além de pagar o salário dele, ele daria um retorno fantástico o o Clube, isso é apenas um exemplo, mas acredito na opinião do Anderson, assino em baixo !!

    Reply
  5. Kleber o Flamengo nesse momento tem que pensar mais humilde, e ganhar títulos nacionais e internacionais, depois pensa em ser mundial, sem gangar títulos não dá.

    Reply
  6. É um dirigente polemico mas extremamente ousado e competente. Está transformando o Atlético em um clube de ponta e veremos se vivos estivermos, em pouco tempo, o sucesso da equipe em torneios importantes.

    Reply
  7. Anderson, amigo,
    Para poucos clubes no Brasil será possível sim, ser montada uma estratégia para manter o jogador fora de série. O Flamengo, com certeza, é um deles e, o primeiro da lista.
    Tudo tem que começar na base, onde deve ficar bem claro para cada futuro craque, qual é a regra do jogo.
    Apenas como exercício. O dinheiro aplicado em um terço das contratações equivocadas, seria suficiente para manter um jovem diferenciado. Em síntese, se o dinheiro que está entrando for bem aplicado, já será o início de um novo mundo, onde haverá coerência entre o que se imagina e o que se faz para lá chegar.
    Para o Flamengo, mesmo sendo um clube de terceiro mundo, tudo é possível!!!
    Forte abraço.

    Reply
    • Kleber, posso te afirmar categoricamente que financeiramente ainda não podemos abrir mão de 565 milhões de reais num espaço de tempo de 14 meses.

      E o que seria esses 565 milhões?

      A venda de VJ( 45 milhões de euros ) + Paquetá ( 35 milhões de euros)= 350 milhões

      Mas…..

      Ainda que isso fosse possível ( abrir mão de 350 milhões de reais ) tem ainda mais 175 milhões em salários ao VJ e mais 40 milhões de euros do PAquetá, esses podendo ser diluídos em contratos de 5 anos.

      Mas há ainda a necessidade de combinarmos com os “Russos” caro amigo.

      1 – Se o Flamengo pavimentar essa tendência intramuros, quem garante que os outros clubes vão embarcar conosco nessa ideia e não vão nos ” piranhar” por debaixo dos panos ou mesmo assediar nossos jogadores?

      2 – Esses “meninos” vão aguentar a pressão de seus empresários?

      3 – Esses empresários vão querer assistir jogadores que ganham menos no mercado e têm contratos longos com os clubes?

      4 – Naturalmente os jogadores não vão entrar nesse embate.

      5 – Há ainda do jogador escolher onde ele quer atuar.

      No meu ponto de vista…. não é só uma questão financeira……não é só cultural….não é só mercadológica. É um balaio de gato que precisaria muito de uma nova regulamentação.

      Mas aí meu caro Kleber, me responda por favor, qual é mesmo , a instituição nacional que cuida dos interesses dos clubes?

      Se dependermos da CBF estamos literalmente fud#d#$ !

      “Em síntese, se o dinheiro que está entrando for bem aplicado, já será o início de um novo mundo, onde haverá coerência entre o que se imagina e o que se faz para lá chegar.”

      O dinheiro está sendo muito bem aplicado. Foram 50 milhões de reais onde deixamos de ser um clube sem CT e sem estrutura, para ser uma fábrica de craque$$.

      Sem regulamentar…………………….. é uma utopia hoje……..ou amigo….me norteie por favor a outro caminho.

      Abç…SRN

      Reply
  8. Boa noite, amigos,
    Kléber, concordo cm vc quando fala que um dirigente criativo e realizador é polêmico. Aliás, adoro gente assim. O problema é que muitas vezes esse dirigente acaba sendo boicotado por outros que tem uma visão mais simplista e por alguns que se sentem ofuscados pelo brilho alheio.
    Concordo com o amigo Denis em relação aos nossos dirigentes que se acham maior que o clube.
    Queria ver pessoas que realmente se importam com o Flamengo. Gente igual a você, Kléber.
    SRN.

    Reply
  9. Presida ,vc já realizou meu sonho de adolescente em 94/95 trazendo o Romário….venha de VP de futebol,faça a sua famosa engenharia financeira s traga o menino Ney para nos 👏👏👏não te peço mais nada !kkkk srn

    Reply
  10. Mário Celso Petraglia é competente, atuante, marqueteiro e melhorou e modernizou o clube. Essa coisa da grama sintética, embora seja imoral como jogar na altitude, mas deu resultado.
    Mas é polêmico sim . Chegou ao poder no clube de forma duvidosa, se envolveu naquele falcatrua na CBF com Ivens Mendes, e hoje parece querer se transformar num “Euvirus Miranda”…
    A distancia , parece que seu tempo no clube já venceu ! Quer trocar as cores do clube? Não me parece inteligente… Deveria se preocupar com ações mais efetivas , como reduzir os altos preços de ingresso cobrados em alguns jogos do Furacão , na Arena.

    Reply
  11. O Globo.com apresenta hoje materia sobre o goleiro Diego Alves no Valencia da Espanha. Em sintese, a mesma atitude que teve agora no Flamengo, teve no Valencia quando foi barrado pelo tecnico, portanto, parabéns ao Dorival que não curvou-se á pressão. Independente do que venha acontecer daqui até o final do ano, sou favorável à aquisição de um grande goleiro, para mim Vanderlei ou Cassio e de laterais. Vejam a matéria:https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/filme-repetido-na-espanha-diego-alves-ja-recusou-a-reserva-e-causou-desconforto-no-valencia.ghtml

    Reply
    • Amigo Dalmir, parabéns ao Dorival ? acho que lemos a reportagem errada . A mesma cita TODOS os casos em TODOS os clubes que este cidadão passou. Aliás com as mesmas razões : sempre jogadores insatisfeitos com o tratamento , com as desculpas dele pedindo afastamento dos jogadores.
      Volto a repetir , tem algo de podre neste caso Daniel Alves e mais, o retrospecto dele é muito pior que o do Diego Alves.
      Saudações

      Reply
  12. Kleber , vamos fazer um exercício, a título de entendimento de mercado e a complexidade do mesmo.

    O EXERCÍCIO É: NEYMAR NO FLAMENGO EM 2019.

    Pra comprar o Neymar teríamos que a princípio pagar a multa rescisória que hoje é de 300 MILHÕES DE EUROS ou 1,281 BILHÃO de Reais.

    Temos ainda que pagar o salário do jogador que hoje é de 3,07 MILHÕES DE EUROS ou 13,108 MILHÕES DE REAIS por mês.

    Temos ainda que replicar as suas ações e marketing e que, segundo uma revista, pode ser de até 70% de seus rendimentos. Isso dá mais ou menos 9,1 milhões de reais por mês.

    Portanto Kleber e amigos, agora a conta fica muito fácil.

    22,2 MILHÕES DE REAIS POR MÊS…………POR UM PERÍODO DE 60 MESES( 5 ANOS )

    Então Neymar custaria em 5 anos, algo muito perto de 2,6 BILHÕES DE REAIS.

    Sendo assim bastaria encontrar 33 empresas ( as quais já até temos como parceiras e patrocinadoras) que se dispusessem a pagar 1,310 Milhões por mês durante todos os 60 meses.

    É possível fazer, mas no momento atual não seja viável.

    Para trazer outro craque basta ajustar a essa engenharia financeira e entender se o mercado aceitaria pagar.

    Se não for Neymar…….quem o mercado pagaria?

    Reply
  13. Caro Kleber,
    na minha opinião, perto do Rio de Janeiro Curitiba é uma província e perto do Flamengo o Atlético Paranaense é um clube de segunda linha.Quanto a tv paga para eles e quanto ela paga para nós? A existência do Maracanã impediu que tivéssemos estádio próprio, assim como o Mineirão fez o mesmo com o Cruzeiro e o Atlético em Minas.

    A cretinice da imprensa esportiva paulista é ilimitada. Eles agora querem vender o Rogério Ceni como grande treinador e alguns estão sugerindo que o Flamengo o contrate.É cada uma! Abraços.

    Reply
  14. Será que tivemos folgas essas semana? Será que conseguiremos vencer o “poderoso”Botafogo” ? Será que o time ainda quer ganhar algo nesse campeonato?

    Reply

Comente.