No último post, informei que o Fluminense, de forma justa, está tentando que o Fla-Flu seja marcado para domingo.
O diálogo que mantive com o presidente da Federação, Rubens Lopes, através do WhatsApp, é auto explicativo:
– Rubinho,
Soube ontem à noite que, atendendo justa solicitação do Fluminense, o Fla-Flu teria passado para domingo. Isto é verdade?
Forte abraço.
– Kleber,
Só depende da Globo. Por nós zero problema.
Abraço.
Em síntese, quem paga…manda!!!
Pena que seja assim. Federação e clubes deveriam ter outro tipo de postura. Afinal, antes de ser comércio, futebol é paixão.
Kleber amigo, mil perdões por discordar.
Mas talvez amigo, mudar o jogo para domingo não seja do interesse do FLAMENGO.
Esportivamente falando, qual é a grande vantagem do Flamengo em mudar a data, além de beneficiar EXCLUSIVAMENTE o Fluminense ????
O Flamengo vai jogar quarta feira no Maracanã com o time titular.
O Fluminense vai jogar com o seu time titular em Mato Grosso.
Se sábado for o jogo, conforme a tabela determina até hoje, o Flamengo vai entrar com o time reserva, ou no máximo com um time mesclado.
Você acha que o Fluminense vai entrar com o time reserva ou mesclado no sábado ?
Creio eu que não!
Mesclado por mesclado, reserva por reserva, eu sou mais o Time do Flamengo.
Pensando única e exclusivamente por essa “tangente” creio que manter o jogo no sábado seja uma estratégia da diretoria do Flamengo.
E se assim for, nem passa, e nem passará pelo crivo da Globo. Simplesmente porque o Flamengo vai fazer cumprir a tabela proposta pela FFerj.
——————————————————————————————————
Tendo isso posto, eu gostaria de levantar uma bola aqui no Blog.
Ano passado o Palmeiras tendo como técnico o Felipão, a quem eu acho profissionalmente ultrapassado, nos deu uma luz no fim do túnel.
Enquanto o Flamengo não priorizou nenhuma competição e como consequência também não conquistou nada, o Palmeiras teve sucesso no Brasileiro fazendo justamente o contrário.
Será que a reta final do Palmeiras, que ficou 21 ou 22 jogos invicto, está diretamente ligado ao não desgaste físico no segundo semestre, disputando vários jogos com times mesclados?
O que eu proponho aqui é que a razão, ao menos nesse ano de 2019, tenha sim mais espaço que a emoção.
Precismos nós Rubro Negros termos a nossa experiencia.
Jogar um ano inteiro sem priorizar já temos a referência. Porque é tão difícil aceitar a ideia de priorizar?
Parafraseando o próprio Kleber leite…. Não e venha dizer que jogador de futebol ganha milhões e não tem que priorizar.
Ganham bem, se condicionam bem, tem toda a estrutura par isso, mas não são cachorros.
Se, estivesse eu numa reunião de negócios explanando sobre isso, diria que esse é o nosso Turn Point.
Precisamos criar uma referencia nossa, e a partir dela, criarmos um modelo para todos os anos seguintes.
Não se pensa mais futebol unica e exclusivamente quando se entra em campo.
Futebol é business. Business que mexe com emoção. MAS É BUSINESS.
Como negócio precisamos andar nos 2 lados da moeda e saber de fato qual é o lado da moeda que nos convém.
E na atual estrofe desse samba, como não pensar em poupar:
QUI 28/02/2019 RAULINO DE OLIVEIRA 21:00
Portuguesa-RJ 1×3 Flamengo
——————————————–
TER 05/03/2019 JESÚS BERMÚDEZ 19:15
San José-BOL 0 x 1Flamengo
———————————————————–
SÁB 09/03/2019 MARACANÃ 19:00
Vasco 1 x1 Flamengo
—————————————————–
QUA 13/03/2019 MARACANÃ 21:30
Flamengo 3 x 1 LDU
———————————————————
SÁB 16/03/2019 MARACANÃ 19:00
Flamengo 0 x0 Volta Redonda
—————————————————————
TER 19/03/2019 MARACANÃ 20:30
Madureira 0 x 2 Flamengo
————————————————————–
DOM 24/03/2019 MARACANÃ 16:00
Flamengo 3 x 2 Fluminense
———————————————————–
QUA 27/03/2019 MARACANÃ 21:30
Fluminense 1 x 2 Flamengo
———————————————————
QUA 03/04/2019 MARACANÃ 21:30
Flamengo x Peñarol
—————————————————–
são 9 jogos em 34 dias. Há que se pensar em variáveis não feitas nos anos seguintes…… ou corremos o risco de termos os mesmos resultados decepcionantes dos mesmo anos.
Na minha opinião, e eu respeito a quem possa pensar diferente e achar o meu texto e o meu pensamento uma inteira bobagem, não podemos deixar de pensar em Libertadores um único segundo. Ainda que no meio do caminho tenha uma final de CARIOQUETA.
A ZOAÇÃO LOCAL, GOSTOSA E SAUDÁVEL, está acima das metas e possíveis conquistas nacionais e internacionais.
Na minha santa ignorância eu só vi um time , e foi o Cruzeiro, que ganhou 3 títulos num ano.
Mineiro / Brasileiro / Copa do Brasil
Eu, Anderson, trocaria fácil………………..mas muito fácil o CARIOQUETA PELA LIBERTADORES.
Então, além de não ver motivos para privilegiar um campeonato que não agrada nem a público e nem a clubes, não agrada patrocinadores e que nos prega prejuízos a pelo mesmo 15 anos, gostaria de ver o Flamengo focado no que realmente interessa…… Até para que possamos ter uma ideia real, se o que o Palmeiras nos trouxe de perspectiva serve a todos os clubes ou foi somente uma situação pontual.
ABRAÇOS A TODOS.
SRN.
E VAMOS AO DEBATE , QUE EU AMO ESSE BLOG.
Anderson, amigo,
Desculpe, mas quem ama o futebol, quem reverencia a história, não pode imaginar, nestas condições, o Fla-Flu que não seja programado para domingo.
Você que tem tanta empatia com os números, saiba que a distância de atingimento, inclusive extrapolando fronteiras, do domingo, à tarde, para o sábado à noite, é um abismo.
Perdem , Flamengo e Fluminense na exposição e perde o carioca, pois como dizia Waldir Amaral, “domingo é dia de futebol. O domingo, é nosso!!!”
Forte abraço.
O Fla x Flu deveria ser realmente no domingo a tarde. O nosso próximo jogo é na quinta-feira contra o San José, que cá entre nós se botarmos um time alternativo o Flamengo ganha o jogo.
O maior problema eu vejo é que depois do San José o Fla já joga domingo a primeira final ( se passarmos e espero que passe pelo Fluminense ).
O tempo de descanso é curto.
Mas esse Fla x Flu deveria sim ser no domingo.
SRN
Temos que entrar com os titulares amanhã e sábado.
Em fevereiro tomamos um passeio do Fluminense (0x1) com quase todos os titulares.
Não acredito que o jogo contra o Peñarol seja uma pedreira, apesar de ser Libertadores.
Acho que o jogo no Uruguai pode até ser encardido. Mas acredito que já estaremos classificados.
Estamos falando sobre uma semifinal de Carioca. Já que desenterramos as moças, agora é pra dentro…
A globo investe milhões no campeonato carioca(bem mais do que vale) e não pode escolher horário e dia? Então que abram mão da grana de cota de tv e joguem o horário que quiser. Simples. é negocio. Qual a diferença entre sábado e domingo ? quem é rubro negro de verdade é de segunda a segunda. Eu ate prefiro jogo sabado e lazer com a familia domingo.
André, amigo,
A análise que fiz, não foi pensando no que é melhor para mim ou, para você. A diferença do alcance de imagem, de um jogo transmitido domingo, para sábado, é um abismo.
Como o Flamengo tem como meta ser um clube mundial, o alcance da imagem de domingo atinge muitíssimo mais o objetivo do que o jogo no sábado.
Além disso, você usou um argumento pessoal e, tem você todo direito. Só não esqueça que há duzentos anos, o domingo está consagrado, no mundo inteiro, como o dia do futebol.
E, mais: quem paga, detém os direitos, mas não é dono.
Continuo afirmando que me incomoda a atitude passiva dos clubes. Submissão que não condiz com a grandeza de cada um deles.
Forte abraço.
Domingo, 16h, dia e horário tradicionais do futebol no Brasil.
Sobre a proposta do amigo Anderson, vou tentar colocar minhas opiniões por partes.
Sou favorável a priorização desde que se tenha material humano suficiente para isso, e não falo em time misto e sim em duas equipes distintas treinadas como dois times realmente diferentes que podem ser utilizados conforme o peso das partidas em cada uma das competições (Equipes A e B). Mas se apenas olharmos para os zagueiros minha tese já cai por terra, ademais já discutimos dezenas de vezes, aqui mesmo no blog, que o Abel sequer define time titular. Diante disso é inevitável a discussão sobre escalações antes de todos os jogos.
Quanto ao jogo de sábado, faz tempo que escrevo aqui mesmo que o futebol se transformou tão somente em negócio. O amigo Anderson diz que o Flamengo deve se impor para tirar proveito do cansaço do adversário; mas os que pensam assim são os mesmos que condenam uma partida em Oruro… Mas o dinheiro e os contratos são importantes em qualquer lugar do mundo, vide a copa do mundo do Catar sendo a primeira da história não disputada no meio do ano. Seria para privilegiar o país, os atletas ou os fãs? Se tradição e bom senso prevalecessem, alguém da FIFA diria “- Temos a tradição de realizar o mundial no meio do ano e as condições de seu país não permitem, não poderemos organizá-lo aí…”
E sim, quem paga é quem manda e quanto mais caro o produto maior o nível de exigências. Isso é assim desde que o mundo é mundo ou pelo menos desde que o dinheiro foi inventado!
Todos nós, SEM EXCEÇÃO, agimos assim, seja na pizza, seja na compra de um bem ou em qualquer negociação em que formos contratantes. O mimimi é porque vem da Globo…
Estamos inconscientemente desmerecendo o Vasco e o Bangu, que fez por merecer essa colocação. Se no lugar do Bangu fosse o Botafogo? Teria a mesma reclamação?
Enfim, posso ter dito alguns “quilos de bobagens” mas entre toneladas de asneiras certamente filtram-se alguns gramas de coerência…
SRN.
Vamos para de saudosismo o futebol a muito tempo virou um negocio milionário, vejo esse tipo de analise como utopia sensacionalista .