Ceará 1 x 1 Flamengo
Claro que a individualidade é muito importante. Nenhum time é vitorioso sem bons jogadores, porém, o futebol é um esporte coletivo, onde um mínimo de entrosamento é mais do que necessário.
Entendo que o calendário é perverso e que, em função disso, deva ser dada toda atenção à parte física, poupando quem realmente possa se lesionar. Porém, pontualmente e não em penca, pois aí, por melhores que sejam os que entrarem, o coletivo deixará de existir e, em consequência, a vaca pode ir para o brejo.
Neste jogo, um primeiro tempo com brutal posse de bola, para um gol e uma chance perdida por Bruno Henrique.
Na saída de Arrascaeta, que sentiu incômodo na posterior da coxa, o time desandou. Não bastasse, Rossi, que normalmente garante, entregou. Aquela que para o goleiro é mortal: sai do gol e para no meio do caminho…
Daí em diante, um time irreconhecível, só tentando alguma coisa na individualidade. Como não houve nenhuma genialidade, deixamos mais dois pontos no meio do caminho.
Incrível a nossa incompetência nas cobranças de falta. Dizem que os fisiologistas proíbem os treinamentos repetitivos. Será verdade?
Enfim, o que tinha tudo para ser um domingo feliz, ficou com gosto de cabo de vassoura…

Rossi que geralmente garante ?
O bom do futebol são as diferenças de opiniões. Super válidas.
Rossi é um goleiro nível médio pra baixo, fraco em saídas de bolas, bom com os pés, bom em pênaltis e fraco em posicionamento e defesa difíceis.
Defesa difícil presidente não é defesa de suspiro, mas defesas que vc realmente vê que o goleiro foi buscar.
Mas respeito sua opinião e continuo com a minha goleiro mediano e nada mais.
SRN
Concordamos, Paulo.
Caro Kleber e amigos!
Não é questão de time mexido.
A questão é que fomos muito mal.
Não nos enganemos. O time do Ceará é apenas combativo e nada mais. A vitória deles contra o Cruzeiro não foi mérito, foi acidente de trabalho.
Um partida estranha do Rossi, uma partida muito nervosa do Léo Pereira e mudanças erradas do FL.
Apesar de ser o Flamengo, não creio no avanço na CB.
Basta o Galo se fechar os 90 minutos e não vamos criar.
Não sei se o BH está com cabeça para jogar.
Foram dois pontos perdidos com louvor.
Também fico muito na dúvida sobre a função do Evertton Araújo. Defende? ataca?
Agora é ver se ganha do Mirassol.
Uma semana de pouco futebol, apesar do Felipe Luis ver o jogo que muitos não enxergam.
SRN
Difícil aguentar BH e Plata no ataque, Rossi estava em uma boa fase,voltou ao normal.
Concordo Leonardo, Plata e BH não dá
Canindé meu caro!
Rossi, Ortiz e Léo Pereira estão com a cabeça no mundo da lua….Nível de concentração baixo.
A culpa é toda do Cabelo de Boneca que não promove competição na zaga…Ele falou ai recentemente que não gosta de mexer na zaga…
Quem é o reserva do Rossi? E os zagueiros estão acomodados.
Seja como for, não era um problema previsível.
Time não foi bem, muitos toques sem objetividade e conclusões a gol
Após nosso jg com 2 faltas desperdiçadas o SPOT TV esta exibindo ZICO cobrando que faltas
Que sdd, que diferença, Zico treinava,
HOJE É PROIBIDO TREINAR ( inventaram POUPAR até nos jogos )
* sempre jogamos 4a feiras e domingos
E ZICO SEMPRE TREINAVA FALTAS QUE EM DIVERSOS JOGOS FORAM DECISIVOS
POUPAMOS NA ULTIMA 4F. PERDEMOS E AGORA NA PROXIMA PRA REVERTER, O DESGASTE SERA BEM MAIOR
SRN
HC
Primeiro tempo, muito bom, e segundo tempo horrível. Um dos piores tempos sob o comando de Filipe Luís. Acho que o Filipe demorou a mexer no time, mas também estava bem complicado mexer, afinal o banco não ajudava também nesse jogo. Como Pulgar faz falta ao time, com seus passes mais verticais. Arrascaeta estava bem no primeiro tempo, mas fisicamente está mal. Inclusive, acredito que nossos zagueiros estão errando bastante porque a parte física está cobrando.
Acredito na classificação quarta, mas precisará manter um bom nível nos dois tempos. Espero que Arrascaeta possa jogar e Luís Araújo esteja em boas condições físicas também.
SRN
Paulo meu nobre,
Mesmo com Arrasca mal, foi só tira-lo do jogo que o time acabou.
O cabelo de boneca acabou com o time no 2o. tempo com péssimas mexidas!
Agora, se nem o Arrasca joga mais como meia armador e sim como meia atacante?
Como esse time vai criar? Sem Gérson esse time esta criando com os ZAGUEIROS!
Meio de campo cheio de 1o.s volantes jogando como meias…
E no ataque Pedro não joga, quando joga é fora de suas características.
Tá certo isso?
Aonde estão os três “maravilhosos” reforços que alguns poucos aqui no blog ficavam nervosinhos quando a gente mostrava e realidade de quem eles de fato eram?
Esse lateral, o Emerson -que, imaginem!, com “enorme” modéstia se auto-intitulou de “rei”, ‘Royal’- é bem fraquinho, além de indisciplinado taticamente e desrespeitoso com relação ao técnico.
O Varela será, seguramente, o titular e, a meu ver, o Daniel Sales é quem deveria acabar sendo o reserva imediato do uruguaio.
Arthur meu mestre!
Os jogadores das novas contratações me agradaram, até me surpreenderam!
Royal gostei da nova pegada na lateral, promissor.
Saul, fiquei mais em dúvida! Muito com freio de mão puxado, mas vamos ver a sequencia.
Samulino gostei, mas se ficar circunscrito apenas a aquela faixa de jogo, vai jogar pouco!
O problema esta no banco mesmo meu caro!
As queridetes do Felipinho não querem ver a realidade!
Parabéns Vozão.
Merecia ganhar.
Quando eu era garoto, em 1963, ouvindo pelo rádio, e lendo os jornais, fiquei impressionadíssimo em um jogo da Taça Brasil, lá em Fortaleza, contra o Ceará Sporting.
Não me recordo quem venceu, mas aconteceu algo inédito. No jogo, os cearenses quebraram a perna do Nelsinho. Entrou em seu lugar o veteraníssmo Evaristo que regresssara da Espanha para se aposentar no Flamengo.
Pois bem, o meio-campista rubro-negro saiu de ambulância para o hospital. E não é que a ambulância bateu no trânsito e a perna do Nelsinho foi quebrada, novamente, e no mesmo lugar!
Grande Arthur,
Que história! Pesquisando pela internet, encontrei que este fato ocorreu na semifinal da Taça Brasil de 1964, entre Flamengo x Ceará. O Flamengo venceu os dois jogos do mata mata, em Fortaleza por 2 a 1, no Maracanã por 3 a 1. A lesão ocorreu no jogo de ida, em Fortaleza.
Na final da Taça Brasil o Flamengo foi vice para o Santos. Na primeira partida, no Pacaembu, perdeu por 4 a 1, com três gols de um tal de Pelé…
Grande Mestre Diego S. Oliveira
04/08/2025 às 11:32
Errei! É que a memória começa a falhar, meu amigo. Realmente, o jogo foi em 1964, e não em 1963.
Confundi as datas!
Abração,
À época, com meus onze ou doze anos, fiquei muito impressionado. Sabia que alguns clubes, como o Internacional (Sport Club Internacional) e o Corinthians (Sport Club Corinthians Paulista), utilizavam o termo ‘sport’, à inglesa.
Mas o uso do termo ‘sporting’, como no caso do Ceará, era a primeira vez que ouvia falar.
A torcida -e nem eu- não curtia lá muito o Nelsinho e, por conseguinte, até ficou mais ou menos indiferente.
E com boa dose de razão.
Ele foi trazido do Madureira, por indicação do flavio costa, que já andava perseguindo o nosso craque, o Gérson.
Daí, quando o flávio finalmente conseguiu que o Gérson saisse, em agosto de 63 (e logo para o Botafogo, nosso maior rival!) o treinador deu a camisa 8, como titular ao Nelsinho.
Ora, o Gérson era um super-craque, um dos maiores meia-armadores do mundo. Já o Nelsinho não era nada disso, era, apenas, um esforçado carregador de piano. A criação na meiúca deixou de ser do 8 e passou a ser do 5, o genial Carlinhos.
O bom da história foi o final dela, pois, para o lugar do Nelsinho, cuja recuperaçõa seria longa, o Flamengo trouxe o excelente Fefeu, do Canto do Rio.
Um meia-armador craque de farto.
Empate vergonhoso com um time que veio da série B . No segundo tempo o Ceará parecia o Flamengo e o Flamengo parecia Vasco. Rossi falhou feio, o Filipe colocou em campo um jogador que até outro dia ia ser vendido ( Vitor Hugo) como salvação e a saída do Arrascaeta acabou com o time. Tudo muito ruim. E o Saul? Não sabia o seu lugar no campo. Enfim, tudo muito ruim e que já vinha péssimo contra o Galo. Vamos torcer muito no jogo lá em BH.
50 minutos do segundo tempo,jogo empatado, uma falta perigosa na entrada da área e pasmem quem vai pra cobrança… Léo Pereira, dose pra mamute com dor de dente pqp
Dose para pterodáctilo com uma camada de gelo nas asas, amigo Rodrigo…
Acho que ele queria consertar aquela bola rolada para o atacante adversário, ou talvez aquele contra ataque que gerou ao perder a bola no ataque e voltar de ambulância (gíria de turfe)…
Rossi , às vezes, faz defesas que todo bom goleiro deve fazer. Mas não é um baita goleiro, como muitos dizem.
Sem Pedro, o Flamengo perde a referência de gol. Bruno Henrique muito abaixo do normal, desconcentrado. Talvez, pensando na sua situação junto ao STJD.
Esse tal de Juninho… é muito fraco!
Como o Luiz Araújo faz falta. Na direita, nunca na esquerda, onde seu rendimento cai muito.
Enfim, mais uma atuação ruim do time.
Parabéns Boto e Bap, pelo Flamengo de vocês.
Vocês dois não aprendem mesmo, sequer com a camisa que deve ser utilizada pelo time.
Aos 30′ do st entram os “fantásticos” Allan e Juninho no lugar de Bruno Henrique e de Jorginho.
Como é possível o clube que tem o plantel mais caro de toda a América do sul possuir como “opção” uma tal dupla?
Allan e Juninho são jogadores de série C, e olhe lá. Talvez de série D.
Fora Boto.
Já o Bap, nós vamos ter de aturar mais uns anos, infelizmente.
Arthur meu caro,
O Bap errou ao assumir, não implantando de cara a sua idéia no futebol.
Não teve coragem de dispensar o Luiz Felipe que é o queridinho de boa parte da torcida.
Bap não teve coragem de trazer o técnico que ele querida.
O problema é grave, Luiz Felipe além de inexperiente, tem falhas em sistema de jogo, gerenciamento de grupo, substituições!
O problema é grave pq estamos trazendo um monte de jogadores com as características de jogo do Felipe Luiz. É coisa a longo prazo…..
Deveria estar no estatuto do clube: “É proibido jogar no sistema posicional”.
Esse Marllon é um muito bom beque central.
Foi jogador nosso e, claro, dispensado. O flamengo sempre dispensa quem é bom jogador.
Marllon mostrou ser ‘zagueiro-zagueiro’ mas também com categoria técnica.
Caro Kleber e amigos!
EM TEMPO: como o Flamengo precisa de um reserva para Pedro.
Incrível como o BH e o Plata não tem afinidades naquela posição e nem podemos cobrar muito.
Com a ida do Plata para o lugar do Arrasca, o Ceará alugou o lado esquerdo, explorando espaços.
Certamente que o Condé percebeu que o caminho era ali, justo porque o Saul está fora de forma.
Vamos ver na quarta-feira.
SRN
duas coisas que me deixaram mais puto nesse jogo, a primeira a falta de apetite para ganhar o jogo, o time se arrastou o tempo todo. a segunda foi que o treinador desmontou por completo a equipe, tirando o conjunto do time, além disso custa a mexer. que final de domingo, poupa, poupa e o time não corre, só jesus contra o Atlético mineiro !
Caro amigo Kleber, No 1º tempo, o time foi bem . No 2º tempo, o time esteve apático, desmotivado e sem ligação no meio de campo. O empate refletiu exatamente e com justiça o que os dois times jogaram.
Não sou matemático , mas entendo de lógica, Contudo, no nosso departamento de futebol , pelo jeito , ninguém entende….
Vejam : num jogo em casa, portanto sem viagem, por uma competição de premiação milionária , contra um adversário com o 5º elenco mais caro da América do Sul, nós colocamos um time misto e desinteressado; resultado derrota ;
Porém , num jogo com uma viagem de 2580km, por um torneio que ainda tem mais de 20 rodadas pela frente, contra um adversário que apenas vai lutar pra não ficar no Z4, com folha salarial infinitamente inferior a nossa, colocamos força máxima disponível, e pra piorar fazemos um jogo horrível taticamente, novamente desinteressado e jogamos 2 pontos no lixo….Que planejamento é esse ??
Quanto ao jogo ? Uma sonora pelada !
Mais uma atuação bisonha do time com maior folha salarial da América do Sul , porém treinado por um técnico comprado na Shoppe…
Acho muito precipitada a utilização dos reforços. Royal não joga desde maio e jogou praticamente os 90 min . Saul entrou totalmente fora de forma sem saber a sua posição em campo. Felipe Luiz diz que para entrar em campo o jogador tem que mostrar nos treinos que merece a posição. Royal , saul e Lino estão em plena forma ????
tem duas coisas nesse jogo que me deixaram muito aborrecido, o primeiro foi a falta de apetite para ganhar o jogo, o time passeou em campo o jogo todo. segundo com o treinador ( que é bom) tirando o conjunto da equipe, tentando encaixar os contratados no jogo. além disso a demora para mexer em jogadores que estão parados há muito tempo, e outros que não jogaram nada, Royal,Alessandro e Lino e que não jogaram nada como Bruno Henrique, Plata e Everton Araujo.
Não temos goleiro titular e não temos goleiro reserva. O irreconhecível Flamengo mais parecia o time do Vasco. Nos especializamos em jogar bobinho na área e trocar passes inúteis entre zaga e meio campo, além disso, só lampejo de qualquer um. Samuel Lino que estreou bem não entrou em campo, nada produziu, uma decepção milionária. Jorginho parece tudo menos jogador de futebol, franzino e sempre com aparência debilitada. Plata, aquele que não chuta em gol, invoca algum personagem do Chaves. De resto, FL parece perdido nos últimos jogos. Estamos deixando pontos preciosos pelo caminho. Ainda o Rossi, goleiro de verdade pode até errar, mas não faz as pixotadas que ele volta e meia produz.
“Plata, aquele que não chuta em gol, invoca algum personagem do Chaves”.
Excelente!
Tô com muito medo …..
Ou o Filipinho tomou chá de cogumelo
Ou tem visão além do alcance.
Fato é que:
Seja lá o que ele esteja vendo, está vendo sozinho.
E pode desembarcar no RJ, pós CB, cego e sem emprego.
——————————————-
E o pior …..
Não é Filipinho cair.
É quem colocar.
——————————-
Abre o olho.
2+2, são 4 em qualquer lugar !
Na quinta feira gostei bastante dos novos contratados, especialmente Samuel Lino e Saul. Hoje, não. Jorginho ainda é o mais lúcido e o Arrascaeta o melhor do time. Quando Arrascaeta saiu, de novo machucado, o desempenho foi lá pra baixo. Parecia que o time estava com preguiça de jogar. E o Filipe só olhava na área técnica.
Sou fã incondicional do Filipe e não vejo ninguém melhor do que ele para comandar o Flamengo. É preciso, no entanto, tentar algo diferente as vezes, pois o time é refém do Arrascaeta e do brilho de algum ponta. BH mal, poderia ter colocado Plata de 9 e buscar algo diferente,mas não o fez.
Ao menos dessa vez o Flamengo não se expôs como fez contra Cruzeiro e Santos, dando brechas e deixando os adversários vencerem no final. Esse 1 ponto pelo menos garantiu a liderança ao Flamengo.
Dito isto, cabe uma cobrança maior na defesa (zagueiros e goleiro), pois são muitos erros infantis custando pontos importantes (foi assim contra Cruzeiro, Santos, Atlético e hoje).
Por fim, não acredito na classificação quarta feira diante do Atlético.
Amigo Henrique
Arrasca é o único capaz de tirar coelho da cartola. O grandioso BH está se apagando. Melhor seria um grande atacante (que chegasse a tempo), que vários mais ou menos chegando atrasados
Henrique amigo, permita discordar.
Não foi a saída do Arrasca que fez com que o time despencasse de rendimento.
O erro foi o Filipe ter tirado o Plata da ponta direita, onde por sinalfez uma ótima partida no primeiro tempo e forçar a barra , colocando- o no lugar do Arrasca.
Eu demorei 5 minutos, xingando o Saúl…..até entender que o Saúl foi para o lugar do Plata……e o Plata no lugar do Arrasca.
Quando na verdade, era só fazer o simples. Colocar o Saúl no lugar do Arrasca, mexendo o mínimo possível no time.
Aí amigo, fica quase impossível avaliar sistema, modelo, jogador, desgaste, reforços, se o treinador erra.
Abçs
Culpar Filipe Luiz é no mínimo incoerente. Flamengo está se refazendo novamente, com bons jogadores, porém todos vindo de pré temporada.
A queda física no segundo tempo foi absurda.
Flamengo perdeu seu jogador mais importante, Gérson .
Perdeu Pulgar, um dos mais importantes no meio campo e sua válvula de escape Wesley.
Com esses 3 em campo, Flamengo , massacrou o campeao Mundial.
Todos contratados, estão em pré temporada, o desnível físico é muito grande.
E nossa zaga, dá sinais claros de esgotamento. O reserva imediato está machucado.
O momento é de paciência e torcer pra melhora física até os jogos contra o inter.
Brasileiro será decidido mais pra frente. Calma.
Outro Fato, Rossi, 17 jogos, 7 gols tomados e o primeiro que ele falha..e gente crucificando?
Time não vem jogando bem, mas pós mundial é outro time e vai levar tempo.
Ver o Flamengo nesse momento é chato, time está lento, porém quando os reforços ganharam pernas e os contundidos voltarem, ai sim, poderemos cobrar. No momento, é paciência.
Flamengo segue líder com jogo a menos
Liliano meu queridão,
Essa sua complacência com o Cabelo de Boneca extrapola a racionalidade meu caro!
O Felipe não tem jogadores no elenco para fazer um bom meio campo no?
Se não tem é pq não foi prioridade na contratação de janela do Boto. Ele não viu a cagada que estavam fazendo com o Gérson? Dificilmente….
Outra, o Felipe não tem no elenco um Haaland com centro avante? Claro que tem, Pedro é um dos maiores camisa 9 do futebol atual.
Felipe esta em mãos com 5 jogadores que ele pediu, e mais outros 20 excelentes jogadores, quase todos de Seleções pela América do Sul.
E o que vemos em campo? O que o campo fala para o Felipe? Se o campo fala o Felipe ou não ouve ou esta brigando com ele.
Resultados minguados de 1×0, com gols casuais, bola parada, bola na área e/ou passes de zagueiros, isso qdo os próprios zagueiros não fazem ou dão passes para o gol.
Contra o Ceará com 73% de posse de bole e quase perdemos o jogo! Contra o Ceará?
Cadê aquele Flamengo com mete 2×0, 3 ou 4? É essa “palmeirização” que queremos? Um time de resultados? Que joga um futebol de puramente físico de SANGRAR OS OLHOS?
Então meu caro, se esta tudo certo, se a culpa não é do treinador, que insiste em jogar um futebol carrossel estático improdutivo, a culpa é de quem?
Time é a cara do nosso treinador, sem sal!
Não me lembro qual foi a ultima partida empolgante do Flamengo. Só ouço meus filhos falando: que jogo chato.
Outro ponto, se Victor Hugo podia jogar, porque não jogou no jogo passado? Levamos um baile no meio-campo (tá virando rotina isso) com apenas 3 jogadores na função e o Victor Hugo nem relacionado foi…
Dizer que um técnico é bom mas que precisa de 50 ferraris pra ganhar algo é fácil, quero ver montar um TIME mesmo com jogadores medianos…..
Amigos os reforços do Flamengo são jogadores comuns, nada de extraordinário, o Flamengo pagar o valor que pagou no Samuel Lino um absurdo, jogador mesmo nível do Luís Araújo.
O Flamengo a cada jogo vem murchando, jogos medonhos.
Em tempos Jose boto não serve para o Flamengo , dirigente de time pequeno , pensa pequeno.
Prezado colega Gil 04/08/2025 às 08:49
Perfeito! Concordamos integralmente.
“Os reforços do Flamengo são jogadores comuns, nada de extraordinário, o Flamengo pagar o valor que pagou no Samuel Lino um absurdo. Jose Boto não serve para o Flamengo”
Entendi que é o nosso timaço que determina os resultados dos jogos: jogamos bem, ganhamos. Jogamos lentos, perdemos. Erros de passes na defesa, perdemos 🤷, ou não ?
Caros amigos,
Felipe é mais um técnico posicional que não consegue jogar o posicional corretamente.
Ou ele não consegue ou não consegue convencer seus jogadores ou entender ou executar como se joga.
É mais um pelo mundo que imita sem sucesso o Gardiolla. Só que ele ainda esta no Guardiolla 1.0 que jogava com o falso nove. O Guardiolla 2.0 joga com o Haaland.
Time estático, arame liso e previsível que só joga de uma forma….
Sem contar com as preferências do técnico como Léo Pereira de capitão, é o fim!
Plata que nunca sai jogando fora de posição no segundo tempo! Zaga acomodada com queda no nível de concentração, não tem meio campo com a saída do Gérson e sem sistema ofensivo eficiente…
Só jogos sofríveis de ver….
Existem os resultadistas que apoiarão o técnico, os “Queridès” do técnico que morrem de amor por ele, e os que querem ver “desempenho” nesse time.
Se o campo fala, Felipe Luiz esta com problemas de audição!
Rossi;
Varela, Ortiz, Léo Pereira e Vina;
Jorginho, Allan e Arrasca;
Luiz Araújo, Samuel Lino e Pedro.
Arriscar na quarta feira, é arriscar voltar desempregado.
Se o Filipinho acreditou em dizer que a CB é a menor das prioridades,iria aliviar as criticas, vai voltar de Minas desempregado. (Infelizmente)
Caro Anderson,
Eu não acredito que uma eliminação na Copa do Brasil terá como consequência a demissão de Filipe Luís. Seria uma baita loucura!
E, concordo contigo, que o time titular deve ser o que você sugeriu, com exceção de Allan, que eu trocaria por Everton Araújo.
SRN
Tomara que você esteja certo.
Paulo meu queridão!
O Flamengo tem totais condições de vencer o Galo no Mineirão por dois gols de diferença, desde que jogue com seus principais jogadores.
Acontece que temos dois detalhes que devem ser observados no momento.
Um é o fato do Cuca saber jogar contra esse time do Felipe, os dois últimos jogos mostraram isso, com o Galo jogando até melhor no 1o. jogo.
É claro, em matéria de “Cucabol” o Cuca joga melhor, off course!
O outro fato é que Felipe esta em uma puta crise tática meu caro!
Ele simplesmente conseguiu dar um nó em si mesmo e no time.
Mas vamos fazer um exercício de esperança meu caro…
Imaginar que o Felipe recue o Arrasca para armação, recue e centralize mais o Samulino, coloque Pedro enfiado no ataque e tire o Plata do time para entrada o Luiz Araújo.
Tamo falando de que? 4 4 2
Eu iria mais longe, recuaria do Luiz Araújo para a 2a volancia (pq só temos 1o. volantes no time) e colocava ou Plata ou o Matheus Gonçalves.
Esperança é a última que morre.
Demitir o Filipe Luiz nesse momento, mesmo com derrota, seria o maior erro de todos.
Flamengo tem que parar com esse amadorismo.
Time passa por momento de renovação.
Ontem foram praticamente 3 estreantes e mais jorginho.
Sairam Wesley, Gerson, Pulgar ( contundido).
Sem centroavante, sem luiz araujoDemissão do filipe Luiz, independente de eliminação na Copa do Brasil, erro gigantesco. Não acredito que Bap e cia fariam isso.
Liliano,
Concordamos em gênero, número e grau! Esse seu comentário e o anterior nesse post resumem perfeitamente o que penso. Vamos aguardar, que estamos montando um novo time.
SRN
Liliano meu queridão!
O sistema de jogo do Felipe é ruim.
A ideia de jogo dele é ruim…Gerenciamento de jogo é ruim, suas preferências são ruins…
Isso não tem jeito….
Já passamos por isso aqui antes…
Uns seis macacos de imitação do Guardiolla…
Somente Ceni deu certo na bacia das almas com apelo, reunião e tudo.
Dommènec foi o melhor posicional ofensivo, mas era uma desgraça na defesa…
Tite, Paulo Souza, Vitor Pereira, Sampaolli, tudo muito parecido…
Vamos com o cabelo de boneca até o fim da temporada e depois vamos ficar com um monte de jogadores que ele pediu no elenco por 3 anos…
Esse time joga em um posicional estático, sem meio campo, sem sistema de jogo ofensivo, não cria, não define.
Para piorar o Felipe mexe mal e em geral mata o time.
Ai vc e o Paulo acham que isso vai melhorar até o final do ano?
Todos os analistas de Flamengo estão observando declínio do sistema.
Boa tarde Nino!!
Também penso assim.
Não tenho nada contra o Filipe, mas tenho tudo contra o esquema dele. Flamengo com 3 no meio (e um desses é o Arascaeta que não conaegue correr 10 metros) não é Flamengo. Ganha jogo e sofre na maioria deles pq um ou outro jogador salva, mas o esquema prejudica a todos. E não é por falta de opção, ele gosta disso aí mesmo.
Dr. Leonado meu caro,
É o mesmo problema dos outros treinadores que passaram aqui com esse maldito sistema posicional.
Até ano passado estávamos encantados com o Felipe jogando no associativo 4 4 2.
Esse ano esta esse sistema tático horroroso…
É Dr. Leonardo,
Aqui no Flamengo jogar no bom 4 4 2 associativo me parece que seja um exercício de humildade.
Felipe começou bem 2024 festejado pela galera no feijão com arroz.
Já em 2025 veio com essa bagaça de ideia de jogo fixo, posicional, sem meio campo, sem ataque.
Já tem uns jogos que ele não marca adiantado, então pq não jogar com o Pedro nas suas características?
Matheus Gonçalves ele não gosta do menino.
A base ele não tem confiança para usar…
Muito limitado esse nosso técnico.
Até o jogo contra o chelsea, o esquema era tudo , menos posicional, até quando estava todos principais jogadores estavam em condições era tudo menos posicional.
Era um time que marcava pressão e quando tinha a bola, sempre com movimentação de laterais e volantes.
Gerson, tornava o time funcional.
Foi campeão da copa do Brasil, sem ser posicional, jogando assim.
Ultimamente adotou um 4.2.4 por falta de peças, esse plantel que herdou ano passado, foi montado por sampagnoli e Tite, porém contra o bragantino, foi um claro, 4.4.2.
Com Pedro e BH a frente.
A questão nem é esquema posicional ou não.
Time do JJ era um 4.2.4 com Everton Ribeiro na direita e arrasca na esquerda.. com dois homens de movimentação a frente.
A diferença é …compactação.
Time jogar compacto no menor espaço de campo, como Bayer e PsG fazem.
Aquele Flamengo jogava em 30 mts do campo.
Filipe Luiz conseguiu isso em determinado momento.
Porém, com tantos desfalques e tantos jogadores chegando e todos mal fisicamentr, o time prefere ter a bola, se desgastar menos ,.correr menos riscos.. o jogo fica lento, porém o time consegue se compactar.
Posicional ou não, está dando resultado, tanto que o Flamengo, mesmo.sem jogar bem é líder do brasileiro.
Então está dando resultado, afinal copa do brasil esta longe de ser prioridade. Ontem fez um primeiro tempo aceitável e poderia ter saído vencendo por 2×0.
Nosso problema no momento é mais físico que tático.
No segundo tempo, fisicamente o Ceará atropelou o Flamengo.
E mesmo assim, Flamengo só levou o.gol, numa falha individual, aliás mais uma.
Se você tem um Allan ou Everton Araújo como primeiro volante, vc não tem saída de bola, seu time vai ficar lento, porque ambos só tocam pra trás
Aí meu Nino, parece um posicional travado e nem sempre é.
Quando esse time tiver bem fisicamente e ter atacante que se movimenta , veremos realmente quem é o Filipe Luiz.
E eu no momento, nem cogitara troca.
Liliano meu queridão!
Vc falou tudo meu caro: “Gérson associava esse sistema posicional”.
Sem o Gérson o sistema (que já estava complicado) caiu!
Arrasca não joga sozinho!
Vc ouviu alguma notícia do Flamengo em busca de um meia armador? Barco? Montoro? Allan Patrick?
A ideia do Felipe é outra meu caro, vai ser de sangrar os olhos ver esse Flamengo jogar.
Concordo com tudo. Temos que parar com essa mania de ser 8 ou 80. Seria um absurdo total demitir o treinador, que é líder do Brasileiro, por ter sido eliminado de uma competição em que a própria diretoria optou por não priorizar.
Cainâ meu nobre, saudações!
Claro, vc tem toda razão…Não existe clima para demissão do Felipe Luiz no Flamengo.
Existe clima sim, para clamor por mudanças no sistema.
Mas tbm não podemos fechar os olhos para os problemas da realidade e fingir que esta uma maravilha….
A simpatia da torcida pelo Felipe extrapola o julgamento do bem e do mal.
Nunca tivemos paciência com treinadores “posicionais”, mas com o Felipe ela é infinita.
Entrando nessa sua seara, o que eu torço é que o Boto (que é técnico formado) convença o Felipe em mudar alguma coisa.
O conceito de jogo do Felipe esta errado, é um engano, é coisa para time pequeno, ele simplesmente deu um nó no time.
Basta vc ver que esse time ganha os jogos de 1×0 na maioria das vezes, com bolas paradas, ou com passes de zagueiros.
Esse ano o Bap deu do seu mandato para o Felipe executar as suas teses de técnico principiante.
Francamente, o Flamengo não é lugar disso…
E a torcida é que pague o pato.
Liliano amigo, concordo em 784% com você.
Mas você e a maioria do nosso blog, são a nata.
Lá fora o bagulho tá doido p o lado do Filipe.
Perfeito amigo querido, nada mais a acrescentar
Jhon Textor que de bobo não em nada, prefere pecar pelo excesso do que pela omissão.
Demitiu o filho do Anchelotti e criou um puta climão com a Seleção Brasileira.
Textor sabe que acertar com técnico é coisa difícil e raro, mas não pretende ser contemplativo.
Nossa situação aqui é bem mais difícil, delicada e complexa.
Consta que o Boto seja formado em Portugal como técnico! Ele é a única pessoa em condições de conversar com o Felipe.
Que isso Nino?! Você já até demitiu o técnico do Botafogo após sua primeira derrota? hahaha
Calma, meu caro! Você está com espírito de demissão muito inflamado! Deixa o homem trabalhar e o Filipe Luís também!
SRN
Li na imprensa que tinha sido demitido!
Flamengo é líder com 1 jogo a menos;
Reforços acabaram de chegar sem ritmo, sem treinos, etc;
Falta 1 zagueiro
A lista do DM é gigante (Danilo, Pulgar, De La Cruz, Michael, Cebolinha, Arrascaeta)
Temporada vai até 21/12
Mas dessa lista aí do DM, o único que pode sair se fato é o Pulgar, o resto já tem até maca cativa…
Liliano amigo,
Há coisas diferentes a serem debatidas.
1 – O fato de Boto e Bap……(a nova dupla Pink e Cérebro) terem errado demais na entrega dos reforços é uma coisa.
Na minha opinião, não é possível esperar por Carrascal, ou qualquer outro jogador por 60 dias. Vamos lembrar que o Carrascal tem seu nome citado , 15 dias antes do mundial.
Esperar 60 dias, justamente na pior fase do ano, para aliviar a carga do principal jogador do time, a mim é o erro maior.
2 – Começar a desembarcar os reforços a 2 ou 3 dias antes do primeiro jogo da Copa do Brasil é outro erro grave. Ouve sim demora na escolha e na conclusão dos negócios.
2025 é um ano atípico. Normalmente o pico de stress da temporada se dá e nos meses de agosto e setembro. Esse ano sera entre os meses de julho a setembro. Podendo ter outro em dezembro.
3 – Nada disso tem a ver com o erro que o Filipe teve em campo.
Plata e L. Araújo são pontas. Toda vez que ele desloca um ou outro de posição dá merda! E na saída do Arrasca, onde o Plata vinha fazendo uma boa partida, mais uma vez ele boicotou o jogador.
Tanto Plata quanto L. Araújo, nao jogam bem pelo meio ( 10), não jogam bem enfiados ( falso 9 ) e não jogam bem invertidos ( ponta esquerda)
#É SIMPLES ASSIM.
Quando o Filipe mexe no Plata, ele perde a articulação pela direita. Perde porder de marcação.
Quando ele mexe no L. Araújo, perde as finalizações de média distância, assistências e os gols.
Números :
Arrasca – 14 gols
L. Araújo – 9 gols
Arrasca – 8 Assistências
L.Araújo – 7 Assistências.
Ou seja: Dos 82 gols no ano até aqui, essa dupla participou efetivamente de 38 gols. ( 46%)
4 – Filipe está sim desgastando a zaga e o goleiro.
E aqui tem outras várias situações distintas.
a) Qdo da saídas de F. Bruno e D. Luiz, Filipinho pediu zagueiros. Mas o Boto e o Bap, devem ter achado que dava para levar até o fim do ano.
Acontece que o Filipe tem Danilo e Ale Sandro, ou os meninos João Victor e Cleiton. Os veteranos estão empenados no estaleiro. Os meninos ele não coloca para jogar. Mesmo dizendo que são ótimos, não põe para jogar.
5 – Filipe está sacaneando o Juninho.
Nada justifica BH jogar mais tempo que Juninho.
E para piorar, Juninho teve QUATRO propostas para sair , e o Filipe não libera.
Não serve para jogar, mas não tem coragem de liberar. Só coloca o cara nas rabudas, tendo 5 minutos para jogar. Isso é sacanagem
6 – Pra finalizar.
Allan, Pulgar e Everton Araújo são CAÇADORES……DESTRUIDORES…….CABEÇAS DE ÁREAS.
Cada um tem suas características. Mas os 3 são primeiros Volantes.
NÃO MEXE, NÃO TROCA, NÃO INVENTA.
=====================================
Passando ou não pelo Galo, eu nunca vou pedir a cabeça de um técnico.
Eu não pedi e fui contra a vinda do Tite, mas jamais pedi sua demissão.
Entendo perfeitamente a transição dolorosa que estamos passando.
MAS TEIMOSIA TEM LIMITE
o TIME DE 4 FEIRA É ESSE …..
Rossi;
Varela, Ortiz, Léo Pereira e Vina;
Allan, Jorginho e Arrasca;
Luiz Araújo, Samuel Lino e Pedro.
Ahhhh, mas o L. Araújo não pode joar…..Põe o Plata ai na ponta.
Ahhhh, mas o Pedro………Põe o Juninho
Ahhhh, mas o Allan……. Põe o Saúl
NÃO INVENTA !
Concordo plenamente. E um adendo: Se o Juninho treinar pior que o BH improvisado, pode doar para algum clube amador. Bruno Henrique atualmente é uma figura completamente nula no ataque do Flamengo e nem sua velocidade pode justificar a titularidade, uma vez que Juninho também é bem rápido. Quanto aos primeiros volantes, são 3 caçadores, porém Pulgar é o único com passe vertical, isso justifica o quanto o time fica lento quando ele não joga, afinal o Everton Araujo tem tanta cintura dura que parece um bitrem tentando fazer a curva rsrsrs.
Anderson, meu amigo.
Achei mais conjecturas que fatos veredictos.
1) Olha coincidência na demora das contratações:
Flamengo somente começou a contratar depois que vendeu e recebeu pelo Gérson , pelo Wesley e Pós receber cotas do mundial.
Sinal que o atraso era mais uma questão de caixa. ( Não tenho dinheiro, não tenho como comprar). Sem contar um mercado super aquecido na Europa.
Juninho: Filipe Luiz não sacaneia o Juninho em momento algum, juninho que se sacaneia brigando com a bola o jogo todo. O cara é bem fraco, não tem jeito.
Entre o BH atual que está bem ruim também e o juninho, sempre , irão, seja o técnico que for, escalar o BH.
Com relação nossa zaga e goleiro; Filipe Luiz usa o que tem.
Temos 5 zagueiros; Leo Ortiz, Leo Pereira, Danilo, Cleyton e João vitor.
Danilo que jogaria vários jogos, se machucou de novo, lesão grau 2, mais ou menos 20 a 30 dias.
Cleyton, encerra contrato em dezembro, nunca se firmou com técnico algum, joão vitor tem 18 anos, muito cru ainda. Então tem que jogar com que tem de melhor, até Danilo se recuperar.
Ou você colocaria joão vitor pra marcar o Hulk?
Goleiro; Rossi até um jogo atrás era intocável e destaque, uma falha, já tem que contratar goleiro, porque ele já não serve mais.
Sem contar que seu reserva imediato além de estar machucado, já assinou um pré contrato com o cruzeiro e é fraquíssimo. Vão ao mercado contratar um reserva imediato que tenha condições de jogar, mas no momento é só o Rossi e diga-se de passagem, pra mim, muito melhor que Diego Alves por exemplo.
Enfim; já notei que com o boto e bap é pessoal..kkkkkkkkkkkkkkkk
Com relação ao Flamengo, satisfeito é claro que não estamos, o time não vem jogando bem, mas você é inteligente pra saber os motivos e saber que o menos culpado de tudo nesse momento é Filipe Luiz, que tem falhas , mas de todos treinadores que tivemos, pós Jorge Jesus é disparado o melhor e com mais potencial de crescimento.
Além de ter números muito bons e conquistas.
Analise meu amigo, ultimamente, mais Madureira que nunca.
“Liliano Brandao 05/08/2025 às 09:34
“Juninho que se sacaneia brigando com a bola o jogo todo. O cara é bem fraco, não tem jeito”.
Exato, amigo Liliano.
E o mais triste, deprimente mesmo, é ver que o supermilionário elenco do bap-boto, aos 30 do segundo tempo de uma partida difícil e que necessitávamos vencer, coloca em campo, simultaneamente, essa inacreditável dupla de anti-jogadores, de tristes figuras, que sequer para uma série D serviriam: Allan e Juninho Xereca, ambos horrorosos, inadmissíveis no plantel de qualquer clube de série A, mesmo daqui do país.
Fora Boto!
E já!
Pera ai agora Arthur,
O Boto nem esta mais sorrindo cara! Então aquele problema dentário que incomodou a torcida passou.
Outra, desde que o Landin liberou o pix o Boto foi lá e fez o seu papel.
Se não gostou das contratações, reclamar tbm com o Sr. Cabelo de Boneca Queridinho da Galera lá.
Ele é que adora volantes e pontas e detesta centro avantes e meias de criação.
Caro Liliano, com relação ao Juninho, se o Filipe acha que ele é ruim e pior que o BH, não deveria ter segurado o jogador quando recebeu propostas. Sou um grande defensor do trabalho do Filipe, inclusive, mas já que recusou a saída do atleta, deveria utiliza-lo na ausência do Pedro e do Wallace Yan. Sobre o goleiro, de fato não tem porque poupar o Rossi, vide o caso do Fabio que tem 44 anos e joga todas no Fluminense. Ele andou falhando por erros técnicos mesmo, nada tendo a ver com desgaste ou comodismo (essa segunda ideia trazida pelo Nino).
Amigo Caua …Não acredito que Filipe Luiz segurou o jogador..
Ainda mais que ele não se firmo e é disparado a ultima opcao.
Acredito muito mais em falta de propostas sólidas..
O que esses YouTubes plantam de mentiras, é um absurdo.
Pra vc ter ideia falaram em proposta de 13 milhões de euros por Michael, nunca chegou.
Inúmeras propostas fictícias.
E o Juninho, na primeira proposta concreta e minimamente aceitável, pode ter certeza, que vai embora.
E sem contar os salários, Flamengo paga hoje muito mais que muitos na Europa.. vide que quando Juninho veio, Flamengo fez proposta melhor que o Servilha da Espanha.. tanto q ele veio..e não foi por amor a camisa..kkkkk
Abraço ao amigo.
Me perdoe amigo, onde caua , Cainã..
Sim, perfeito, não se deve confiar em “noticias” de blogueiros e youtubers, salvo raríssimas exceções. A do Juninho eu acredito por ter sido publicada no GE que é um site renomado. Mas em todo caso, como é BH está em péssima fase e o Juninho entrou ate bem contra o Fluminense, acho que seria valido mais um teste.
Liliano querido, estás equivocado. E muito
1 – O único dinheiro que entrou no caixa, foi a venda do Gérson. Pois pagaram a multa. O outro caso foi o FB, mas no início do ano.
2 – Dinheiro do mundial, entra no caixa em setembro.
3 – Dinheiro do Wesley entra em Outubro( 1 parcela)
4 – Não precisa me explicar sobre fluxo de caixa e provisionamento de verba. Entendo bem disso e sei que, com a ” confissão de dívida ” de um lado, você compromete do outro.
5 – EU SOU OPOSIÇÃO AO BAP
Mas não sou HIPÓCRITA . ( e nem estou dizendoque vcme chamou de hipócrita)
Mas essa semana mesmo , bati palmas aqui no blog, pela redução da dívida.
EU BATO PALMAS QUANDO ACERTA
E METO PAU QUANDO ERRA.
N ão tenho problemas em ver os acertos.
6 – Bagre por bagre, o FL está apostando tudo no BH.
Não deu minutagem ao Juninho.
Agora corre o risco do BH ser banido( embora eu ache q não vai acontecer, mas há o risco )
7 – Já disse aqui que a janela do Boto foi boa. MAS TARDIA!
8 – Eu sempre visto a camisa do que o Flamengo como instituição define como prioridade na temporada.
Ano passado Landim definiu que o BR era a terceira opção. E eu vi o Kleber e muitos aqui, reclamando. Em vão !
Esse ano definiu que é a CB.
Então não se pode ser hipócrita e pedira cabeça do técnico se a classificação não vier.
DESDE QUE ELE NÃO INVENTE !
Eu não peço a cabeça. Mas eu não represento 45 milhões.
E para finalizar…..
Madureira sim
Jiló , jamais
Bjundasss
Meu querido Anderson..
Quando digo entrou dinheiro, todos sabemos q avista foi do Gerson..
Quando digo entrou dinheiro, digo foram criados recebiveis, afinal, nenhum jogador que o Flamengo contratou foi a vista.
Vc sabe disso, até melhor que eu.
Tanto que tudo é casado, que nem citei o alcaraz , pq ali , foi vender pra se pagar….e com prejuízo ainda..kkkkkk
Enfim..vamos torcer…mas pelo momento, acho pouco provável revertermos amanhã.
Oia que vc tá ficando amargo…kkkkkk
Abraço ao genial amigo. Sempre.
Na falta de um passarinho
Dois!
Cacau Cota vai se candidatar a Senador.
Mas como é que essa matemática fecha?!?!?
O homi não consegue ser presidente do Fla
Não consegue ser vereador.
Dessas contratações, a melhor, a que vai dar algum resultado, parece ser a do colombiano Carrascal que só vai estrear contra o …. Mirassol.
O sujeito que se autointitulou “rei’, o lateral-direito emerson, é só correria e nada mais. O único clube da Uefa a se interessar por ele era um turco, o Besiktas, mais ninguém.
O Saúl, nem isso; só um clubeco de província, ademais também turca, demonstrou interesse em contratá-lo. Poderá até nos ser útil, mas jogador nitidamente em curva descendente da carreira. Mais um para o ‘retiro dos artistas’ da enfermaria, como o veteraníssimo semi-aposentado Danilo e outros.
Quanto ao Samuel Lino, o que os torcedores de maior bom senso argumentam, não é a eventual e relativa boa qualidade do jogador, mas sim o preço pago por ele. Exorbitante.
É a tal história, jogador que não deve ser ruim, deve ser de mediano para bom, mas que não vale o preço pago de forma alguma. Aqui mesmo, no país, seria possível encontrar um com caracterísritcas similares. Na base, temos o excelente ponta-esquerda nigeriano, o Shola.
Agora, comprar barato e aqui, necessita talento e percepção analítica apuradas. O Boto não as tem, até porque, além de desconhecer o que é Flamengo, desconhece o futebol brasileiro.
Comprar lá fora, e pagar caro, dispender cifras astronômicas do clube, é fácil.
Ademais, para figuras como o Bap, com mentalidade financista e performática, o que conta, sobretudo, é a grife. Comprar em reais, no Brasil mesmo, e pescando na série B, não dá “likes” eleitorais, não dá repercussão na mídia, não é mesmo?
Ao amigo Diego S. Oliveira, complementando o comentário daquele jogo de 1964 contra o Ceará Sporting (e no qual o Nelsinho Rosa quebrou duas vezes a perna, no mesmo lugar, e em menos de uma hora)
A torcida -e nem eu- não curtia lá muito o Nelsinho e, por conseguinte, até ficou mais ou menos indiferente.
E com boa dose de razão.
Ele foi trazido do Madureira, por indicação do Flavio Costa, que já vinha, há tempos, perseguindo o nosso craque maior daquele tempo, o Gérson, o futuro “Canhotinha de Ouro”.
Daí, quando o Flávio, finalmente, conseguiu obter do Bap da época, um outro financista, de nome Fadel Fadel, que o Gérson saísse, em agosto de 63 (e logo para o Botafogo, nosso maior rival!) o treinador deu a camisa 8, como titular ao Nelsinho.
Ora, o Gérson era um super-craque, um dos maiores meia-armadores do mundo e da história planetária do futebol (talvez somente Zizinho e Didi pudessem a ele ser equiparados). Já o Nelsinho não era nada disso, era, apenas, um esforçado carregador de piano, um motorzinho do tipo que seria, futuramente, o Liminha. A criação na meiúca teve de deixar de ser a tradicionalmente realizada pelo camisa 8 e passou a ser tarefa do 5, o genial Carlinhos.
O bom da história foi o final dela, pois, para o lugar do Nelsinho, cuja recuperação seria -e foi- longa, o Flamengo trouxe o excelente Fefeu, do Canto do Rio.
Um meia-armador que era craque de fato.
Aquela partida de 1964 contra o Ceará me impressionou também, pelo fato do nome do clube. Ora, já conhecia alguns clubes, como o Internacional (Sport Club Internacional) e o Corinthians (Sport Club Corinthians Paulista), que utilizavam, mantinham, o termo ‘sport’, à inglesa.
Mas o emprego do termo ‘sporting’ no intitulado do clube, como no caso do Ceará, era a primeira vez de que ouvia falar.
Você, mestre Diego S. Oliveira, lembra, com absoluta pertinência, que essa partida foi a da semifinal da Taça do Brasil, e que , a seguir, a final foi perdida para o Santos por 4 x 1 com 3 tentos do Rei.
Fato.
Mas esse 1 x 4 foi no jogo da ida, lá na ponta feiosa (mas muito mais desenvolvida e próspera) da Dutra, ou na Vila Belmiro, não me recordo bem.
Teve, ainda, a partida da volta, no Maraca, e que precisávamos ganhar para levar para uma ‘negra’.
Foi um estupendo e disputadíssimo 0 x 0.
O singular foi que estávamos completamente sem goleiros para aquele jogo: todos contundidos. E olha que tínhamos, no plantel, uns quatro ou cinco bons arqueiros, Marcial, Franz, Valdomiro…mas todos na enfermaria.
O que estava menos machucado era o -excelente- “goleiro voador”, o Marco Aurélio, que, dessa forma, foi para o sacrifício, jogando machucado e, ainda assim, teve ótima atuação fechando o gol.
Só que o Marco não suportou ficar em campo até o final, pois sentia fortes dores. Então, teve de sair, sendo substituído pelo ‘Regra 3″ o, à época, ainda juvenil, e que estava no banco, o Renato, nosso futuro ídolo, campeão de 1972 e de 1974, e reserva imediato do Leão na Copa do Mundo de 74, realizada na Alemanha.
Fato é que o garoto Renato fechou o gol, no segundo tempo, e saiu invicto, não tomou gol de PELÈ, nem de ninguém daquele fenomenal ataque santista.
No dia seguinte, lá na Gávea, o nosso goleiraço se cartava a não mais poder: “não levei gol do Rei!” repetia a todo o instante e para todo mundo.
Feliz e orgulhosíssimo, e com toda razão.
E nós, colegas,. companheiros e torcedores, orgulhosos, juntamente com ele, e por ele.
Grande Renato, um dos maiores arqueiros que já passaram pela meta do Flamengo em sua longa história. E grande Marco Aurélio, idem ibidem.
Grande Arthur,
Nesse blog (do link), sobre a história do Nelsinho, tem até a foto dele com a perna engessada:
https://flamengoalternativo.wordpress.com/2023/05/19/o-adeus-a-nelsinho-o-dinamico-motor-do-meio-campo-do-flamengo-nos-anos-1960/
Achei muito curiosa essa história, nunca tinha ouvido falar. O meu avô, assim como você, também gostava de contar histórias do Flamengo. Ele ficava emocionado quando contava sobre o Dida, o Zizinho. Contava que esteve presente nos maiores públicos da história do Maracanã, apesar das dificuldades que enfrentava para descer a serra na época (somos de Teresópolis).
O meu avô criou toda a descendência flamenguista da minha família paterna, nenhum dos filhos e netos se “desvirtuou”.
Um grande abraço e Saudações Rubro-Negras!
Já morei aí, no Alto.
Em uma rua de subida indo por detrás da antiga estação ferroviária do Alto.
Acima dos antigos trilhos que passavam sobre um viaduto.
Terra boa.
Era.
Parece que não é mais.
Outros tempos.
Grande Arthur , nosso grnuina enciclopédia, só aplausos.
Uma coisa que sempre me deixou intrigado, e para a qual jamais encontrei resposta satisfatória, e que me parece ser, não um fenômeno particular da torcida do Flamengo, ou da torcida brasileira, mas sim uma reação universal das torcidas dos clubes de futebol.
É uma reação sempre indignada, até meio que raivosa, quando alguém critica, mesmo que apenas com intenção construtiva, alguma nova contratação de um clube.
Recordo-me que, lá por volta de 2012, eu estava em Udine, e a Udinese resolveu contratar um volante que andou pelo Flamengo, o Willians.
Como já conhecia o atleta, da época do Flamengo, alertei a torcida friulana que era completa ‘bola fora’, tecnicamente. O que fui xingado não esteve no gibi. Parecia que alertar para um erro era crime de lesa majestade.
O tempo me deu inteira razão. O jogador foi uma completa flopada na Udinese.
Agora, não tanto aqui no blog do Kleber, mas ao menos em outros grupos de que participo, noto que o pessoal fica indignado, revoltado, quando eu e outros levantamos alguns senões a respeito da qualidade e da pertinência das contratações, feitas de afogadilho, pela dupla bap-boto.
É o velho e atávico otimismo dos torcedores.
Não se deve agir como o avestruz, que enfia a cabeça no buraco.
O antônimo de otimismo não é pessimismo. É realismo.
Agora:
“O começo do fim do ‘novo estádio do Flamengo’
05/08/2025 09h03 Atualizado agora
Está marcada para segunda-feira que vem uma reunião do conselho deliberativo do Flamengo para discutir a concessão do Maracanã, que atualmente o clube divide com o Fluminense. De acordo com alguns conselheiros, o encontro servirá também para a atual administração, comandada por Luiz Eduardo Baptista, o Bap, detalhar o porquê não faria sentido econômico a construção de um novo estádio na região portuária do Rio de Janeiro, conforme o plano do ex-presidente Rodolfo Landim. Numa palavra, será uma reunião para mostrar que o novo estádio não é viável.”
Concordo inteiramente com o Bap. Decisão acertada.
Parabéns, presidente.
De negócios e de dinheiro o nosso atual PR realmente entende.
De futebol, infelizmente, não muito.
Caso contrário, não daria a casa, de porteira fechada, para um Boto qualquer da vida.
O verdadeiro estádio do Flamengo é, e sempre foi, o Maraca.
Eu não vejo com bons olhos isso meu caro Arthur,
Não da forma taxativa como parece que disse o Bap.
O Maracanã tem e sempre terá uma instabilidade jurídica, que é um problema crônico, hereditário, de origem.
O Maracanã é por definição um patrimônio público e esse pais já decidiu em qual sentido político irá caminhar!
Um belo dia desses a Assembleia Legislativa do RJ adquire um perfil majoritário de esquerda amanhecem e resolvem recriar a Suderj como projeto de governo em um “Maracanã para Todos”!
E ai como é que ficamos? Naturalmente o estado resolverá que o Flamengo terá que pagar a conta.
Inclusive a restauração do Museu do Índio e o Célio de Barros.
Não estamos muito longe disso, aliás estivemos bem próximos disso antes da renovação.
Se a memória do Bap é curta, não custa relembrar o que passou o EBM correndo atrás de estádio para o Flamengo jogar.
O estádio do Gasômetro é necessário sim, mas não agora! Temos 28 anos para fazer o estádio, mas tem que andar, não pode parar ou ser cancelado.
E sobre tudo meu caro, sem SAF, sem SAF por favor!
Muitíssimo bem, amigo Nino
Comentário merecedor de aplausos
Respeito sua opinião.
Mas BAP mentiu para se eleger e vai ter que enfrentar a fúria da torcida
ALÔ KLEBER…………….
Já ligastes para São Judas???
Metade do caminho, ” Os Meus” já fizeram.
Arthur,
Para vc ter uma ideia, o contrato de concessão atual sequer fala de valores a serem pagos em caso de rompimento, deixando várias possibilidades em aberto.
O que se entende juridicamente é que os concessionários em caso de rompimento teriam que pagar a totalidade do contrato. O que ocasionaria em algum tipo de acordo Jurídico.
Já no caso do estado do Rio romper, teríamos toda a máquina de governo contra nós, inclusive o Judiciário, é claro.
O reporte Mauro César mesmo diz, “que o que ele considera certo e justo para sociedade que pagou pelo estádio, é que os concessionários gerem algum tipo de retorno a sociedade”.
E não estamos falando de pagamento de arrendamento do imóvel ao estado do Rio.
O Flamengo não pode se colocar nessa possibilidade altamente temerária, isso em nome das gerações de rubro negras futuras.
Meus caros o blog está aparentemente a imprensa paulista… é só conseguir resuktados que o blog bomba de notícias de tudo quanto é tipo…quando ganha não temos tantos comentários…..não consigo entender afinal somos todos rubros negros ….ou não?
Marcelo meu caro, saudações!
Evidentemente que a mídia de SP esta adorando, mas repórteres como Pilhado, Mauro César, Bruno Castanha, todos rubro negros, são unânimes no mesmo discurso em crítica aguda ao trabalho do Luiz Felipe.
Não vamos nem falar do rubro negro roxo Renato Maurício Prado, que tem soltado os cachorros (literalmente pq ele tem três pastores).
Vamos para os Youtubers, situação igualmente pior! Deco criticando veementemente, Fernando Gil.
O único que de peso que esta defendendo o Felipe é o Canal Falso Nove, que elabora sofismas para defender o Felipe.
A última dele é que essa crise se deve pelo fato do Felipe estar recebendo novos nomes no elenco! Pode isso?
Fazendo uma parábola, é como vc comprasse filé mignon e o cozinheiro fizesse carne moída. Como se vc comprasse salmão e o cozinheiro te servisse sardinha!
O Felipe esta fazendo uma gororoba braba como nenhum outros técnicos posicionais ousaram fazer com o elenco que ele tem nas mãos.
O estão comprando a Paulo Souza…segundo os “táticos”, o sistema de jogo é igualzinho.
Desculpe-me contraria-lo, pois parte da torcida vê o Felipe mais com olhos sentimentais, e o assunto Flamengo é desempenho, rendimento, resultados e títulos.
Contudo isso eu vejo chances de título no BR. Já nos mata matas, não vejo chances com a atualidade dos fatos.
Se algo mudar, pode ser…Vai que o nosso querido Felipinho amanhece com um belíssimo 4 4 2 associativo na cabeça para encaixar o Arrasca, Carrascal e Samulino juntos com Pedro fazendo o pivô? Pq no 4 33 não dá, no 4 2 4 só barrando o Pedro.
Irmãos, oremos! Que São Judas ilumine as ideias do nosso jovem técnico e lhe dê maturidade de pensamentos.
Se queres a minha opinião, nosso mancebo vai mesmo no seu 4 2 4 barrando o Pedro. Ele e o Boto tem essa tara em diminuir e humilhar o Pedro, até vende-lo.
Uma pq o Felipe não gosta de jogo de meio campo, dois que ele deixa esse buraco no meio como tática de jogo…
Estamos fudidos!
Amigo Nino, desta vez me permita discordar parcialmente…
1- Filé mignon temos 2: Ortiz e Arrasca; os demais, alcatra, patinho e até contra filé. Os que chegaram não sabemos ainda.
2- A exótica vocação do 4-2-4, de fato existe.
3- A preferência pela dupla J. Vitor e Cleiton, impede que o único zagueiro da base com reais condições de quebrar um galho numa eventual ausência dos titulares – Iago de chegar ao time principal. Isto poderá nos colocar de calças curtas em jogo decisivo.
4- As faltas de DLCruz, Pulgar, Wesley e Gerson, tornaram impossível manter o desempenho.
5- FL tem crédito e não há substituição decente disponível
Marcio meu queridão, agora vc disse tudo.
O Felipe ficou órfão do lado direito….
O que era complicado no meio, ficou pior com Arrasca jogando sozinho.
O sistema de jogo dele caiu com as vendas de jogadores e jogadores machucados…
Ele disse textualmente na pré-temporada nos EUA que quando o Pedro voltasse ele elaboraria um esquema de jogo para o Pedro jogar! Ficou devendo.
Agora com a base é o seguinte, ele foi treinador lá, certo?
Se não escala os garotos é porque o próprio Felipe esta inseguro de si mesmo….
Eu tenho lá as minhas dúvidas se ele tem condições e capacidade de elaborar um novo sistema de jogo, sem pré-temporada, a estas alturas dos campeonatos…
Mais uma vez, esta faltando vivência, experiência no cargo, é tudo novo para o Felipe, e ele tbm é muito relutante, convicto no erro.
E para piorar, comenta-se que anda dando ouvidos ao Boto, que tem cabeça “resultadista” de jogos de 1×0.
Complicado…
Nino, mestre
Acho que FL, leu seus pensamentos (Vai que o nosso querido Felipinho amanhece com um belíssimo 4 4 2 associativo na cabeça para encaixar o Arrasca, Carrascal e Samulino juntos com Pedro)resta saber se vai colocar em prática – segundo fontes o time de hoje será: Rossi, Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Vinã; Jorginho, Allan e Arrascaeta; Plata, Samuel Lino e Pedro.
Para domingo manteria o time somente colocando LA no lugar do plata e estrear o Carrascal no segundo tempo – iremos manter a liderança
Não vai cara, não vai!
Ele quer o Pedro fora da área correndo atrás da saída de bola adversária….
Pedro é na área, fora dela entre a zaga adversária fazendo o pivô para o o time subir. Até o Guardiolla joga assim.
Nesse contexto atual o Plata joga até na frente do Pedro como vimos na última vez que dupla esteve em campo, com Pedro servindo de garçom para o Plata.
PODE ISSO ARNALDO?
Com todo carinho e torcida que eu tenho pelo Felipe, mas tá uma gororoba danada, deu um nó!
Tem que simplificar, jogar o arroz com feijão até ir evoluindo aos poucos para um novo sistema sem o Gérson.
Tô sentindo um cheiro estranho no ar. Dificuldades estariam sendo criadas para venda de facilidades? Estádio sim, todos nós e as futuras gerações serão eternamente gratos mas, SAF é o cacete. Lembrando que Landim caiu pq além de apoiar o candidato errado também queria ser dono do Flamengo através de SAF. Acho que a galinha mineira vai tentar nos cozinhar hoje. Temo nosso arame liso e o caçador de borboletas no gol.
“Jogo de hoje”
Caros amigos e irmãos rubro negros, saudações!
Sobre o jogo de hoje são todos os piores fatores, os que o time do Felipe tem mais dificuldades.
Não bastasse estar pendendo o confronto de 1×0, vamos enfrentar uma retranca danada atleticana, que vai dar a bola ao Flamengo e sair com qualidade no contra ataque.
Não bastasse isso temos alguns agravantes:
1o. que esse time do Felipe esta com muita dificuldades em colocar uma bola dentro do gol, imagine colocar pelo menos 2×0 no placar?
Como dito, a principal deficiência desse time é o seus sistema ofensivo, e agora com a saída do Gérson estamos sem meio campo tbm.
O Cuca tem um encaixe de jogo com esse esquema do Felipe. É outro treinador que não gosta de jogar pelo meio campo, entretanto é possível que queira povoar o setor para jogar se defendendo com a bola.
É sem dúvida um jogo para o Felipe tirar um coelho da cartola, novas ideias, quebrar paradigmas dentro da cabeça dele.
A melhor escalação é o Saul ao lado do Jorginho….e não o Saul fazendo a função do Gérson.
Com Luiz Araújo no controle de carga, vamos com Plata, Arrasca mais recuado, Samulino espero que mais centralizado e pelo amor de Deus Felipe, PEDRO, PEDRO, PEDRO…
Como diz o Penido, “Com Pedro em Campo, não Tem Placar em Branco”.
Eu até entenderia ele entrar com o seu 4 2 4 de início, mas tem que ter um plano B se a bola não entrar no 1o. tempo….Uma variação para um 4 4 2 com Pedro, não sei…
Meu prognóstico, 1×0 Mengão no tempo normal e a vaga decida nos pênaltis.
No mundo de hoje que os técnicos só jogam com pontas de pés trocados, não tem outra forma, é uma limitação absurda mental, como fariam hoje Sávio, João Paulo ( Guarani ), por ex, dois pontas canhotos craque de bola ?
Como jogaria um Renato Gaúcho ou Sérgio Araújo, pontas destro ?
Robben e Ribery, fizeram mal ao futebol, aquele Bayer ganhou tudo com eles nas pontas de pés trocados e de lá pra cá, só existe esse modelo chato de jogar, tudo se cópia, embora JJ mostrou aqui que pode se jogar de outra forma, mas ninguém quis aprender…
F.luis colocaria hoje Éder Aleixo de ponta direita no seu time…
Nós torcemos até o fim, é amor eterno, mas é um futebol feio demais de se ver…
SRN
Pelo discurso no ninho, as vésperas de um jogo decisivo numa competição milionária, é de que vamos jogar um joguinho da quinta rodada do carioquinha contra um time de serie D… Pasmem , Fala se em poupar atletas ??
O departamento de futebol e sua amadora comissão técnica atingiram o auge da insanidade e incompetência….
Creio que mais uma derrota com futebol medíocre deverá custar o emprego do nosso treineiro estagiário.
Até porque , segundo um passarinho do ninho cantou , a maioria do elenco já “abandonou ” o técnico da Shoppe….Quem viver verás !
Nino…..meu caro , vou começar a de dar razão … Olha a escalação…..meu Deus
Flamengo escalado em um 4-2-4 típico.
Apenas Jorginho e Evertton Araújo na meiúca.
Ataque: Wallace Yan, Plata, Pedro e…. Cebolinha!
Ninguém jamais, em tempo algum, conseguiu, em 59 jogos, acertar com antecedência uma escalação do nosso grandissíssimo mestre Filipe Luiz.
Ele sempre nos surpreende.
Amigos, o Flamengo tá fora.
Mas vejo pelo lado positivo. Concentração na liberta e Brasileirão.
Copa do Brasil pra nós, tá meio enjoado já.
Assim eu penso.
Quero queimar minha língua, mas com essa escalação cheia de atacantes…
Contra a retranca mineira, quem vai criar???
Contratação mais cara da história do Flamengo não sabe bater pênalti. Wallace Yan cedo demais acreditou que era craque. FL, o estagiário, coloca duas incógnitas pra bater pênalti. Time milionário consegue perder pras galinhas que devem até pra tia da merenda. Tchau Boto.
Só JJ com a chave do Ninho pra dar jeito nessa porra toda. #Flamengo
Nenhum técnico, por mais mediano que seja, teria escalado Wallace Yan como batedor do último pênalti.