Li uma matéria que dizia estar Rogério Ceni preocupado em ter opções técnicas de bom nível para eventuais ausências de Éverton Ribeiro e Arrascaeta e, por este motivo, estava solicitando o retorno de alguns jogadores jovens que estavam emprestados.
Já estava preparado para dizer aqui no blog que o nosso treinador não perdesse tempo, que procurasse no mercado este jogador, pois a exceção de Lázaro, que ainda precisa melhorar muito, não via nenhum jogador nas divisões de base para resolver este problema, quando ligo a televisão e vejo um Fla-Flu, sub-20, de nível técnico horroroso, apesar de o comentarista exaltar a grande qualidade dos jogadores. Talvez seja ele muito jovem e não tenha visto “os garotos” que vi começando.
A atuação do nosso time sub-20 foi abaixo do esperado. Lázaro foi um dos nossos desfalques. Perdemos por 3 a 1, só que, nos pênaltis conseguimos a classificação para a semifinal deste Campeonato Brasileiro sub-20, contra o Atlhetico Paranaense.
Não quero entrar em maiores detalhes sobre o jogo, pois este não é o objetivo do post.
Gostaria de lembrar ao nosso treinador que, embora culturalmente o torcedor rubro-negro adore ver jogadores que sobem da base para o time principal, que isto não é obrigatório. Importante lembrar que em 2019, quando ganhamos tudo, culminando com a conquista da Libertadores, não havia um jogador titular saído das divisões de base. E nem por isso o torcedor rubro-negro deixou de ser feliz…
O que quero dizer e, certamente não vai agradar a muita gente, é que, talvez, tirando Lázaro, não vejo mais ninguém nas divisões de base que possa ser uma ótima opção para possíveis ausências de Arrascaeta ou Éverton Ribeiro. O momento pede pragmatismo. Não podemos perder tempo, pois decisões equivocadas podem significar a perda de pontos preciosos.
Não vi o jogo, mas sempre é bom destacar a base do Flamengo. Muitos daqueles meninos mostraram valor quando usados na fogueira diante do Palmeiras pelo surto de Covid.
Para eventuais ausências de ER7 e Arrascaeta, não cabe usar a base agora faltando 10 jogos para o fim da temporada. Usa o Vitinho, Michael, Gabigol + Pedro, Diego, etc. Afinal eles estão no elenco para isso. Na próxima temporada, sim. Pode-se usar o Yuri, Victor Gabriel, Pepê, Bala, entre outros da base. Só que, assim como 2020, não haverá tempo de pré-temporada.
Ainda destaco o retorno do Hugo Moura, bom volante para suprir a ausência do Tiago Maia. Ramon na esquerda, os zagueiros Noga e Natan, etc.
Nossa base é boa. Se vence ou não nos torneios sub-20 é outra questão.
Pelo amor de Deus ,usar essa perebada pra que ?
É baseado em que Henrique vc ratifica que pepe,Victor Gabriel e Guilherme bala são bons?só por terem carteirinha de divisão de base do Flamengo ?
Henrique meu caro!
Prna que você não tenha visto o jogo…
O tal de Bala é um tremendo bode cego. Se não tivesse um tapume atrás do gol, arriscado ele parar na Cinelândia, com bola e tudo…
Tem que pegar os 11 que jogaram hoje, mais os reservas, e emprestar pro Tapajós.
Da cambada toda, apenas três “promessas”: Ramon, Tiaguinho e Hugo.
Se vender o Jaguar e voltar pra namorada da época da dureza…
Henrique meu irmão rubro negro, vc não entendeu!
Para o Ceni estudar substituir ER e Arrascaeta, ele tbm vai precisar estudar substituir mais meio time, ou até o time inteiro, se é que vc esta me entendendo?
Depois que o Domènec disse no vestiário que a vitória contra o River foi uma sorte que ocorre uma vez na vida, os jogadores se encheram dele e tomaram 3 goleadas seguidas.
O Ceni atua melhor onde a sua biografia é superior a do clube e de seus comandados.
Saudações!
Concordo com o senhor. Acho que a base possui bons jogadores que não jogaram a pessima partida da equipe hoje, mas não ha ninguem capaz de substituir os nossos meias. Acho que também não ha ninguem parecido no Brasil. Se o treinador ta pensando nisso, mostra que está completamente perdido porque agora não é hora de invenção.
Eu gosto do Noga, Natan,Bala,Ramon,Mateusinho e Gomes, acho que tem espaço fácil no profissional. O resto tem que evoluir muito ainda, inclusive o Otavio que jogou mal hoje mas é primeiro anista na categoria. O colombiano Richard é raçudo mas cada vez que vejo ele esta em um lugar, já vi de lateral, de meia, de ponta, de volante, então nao sei qual é a dele.De lateral, eu gostei, acho que pode jogar de primeiro volante também, o resto esquece.
Querido Kleber e amigos, com relação ao jogo sub 20, diria que foi um show de horrores : não tem um jogador desse time para ser aproveitado e mais um goleiro de futebol de totó. O tal do Otavio é um Odvan piorado.
Ao amigo Henrique , vou discordar. Dos citados, somente o Yuri que está no Fortaleza nos dá um fio de esperança. Assim como o Ramon. A conferir. E o Lazaro a conferir tb.
Agora depender de Pepê e cia…. todos aos botes.
Kleber foi perfeito: fomos campeões de tudo sem um jogador da base. Ganhar campeonatos é com jogador cascudo ou com jogador da base extra craque.
Finalmente, treinos somente as 16 horas, nosso treinador sofre de insônia ( manda melatonina p ele ) então acorda tarde, elogios ao Paulão ( não duvidem se pintar ano que vem no Ninho )…..
Apostei minhas fichas no RC e já assimilei : treinador de time pequeno. Não tem estatura para ser treinador do Flamengo.
saudaçõe
Perfeito na análise Otávio
Caro Kléber,
Concordo plenamente com seu comentário, também vi o jogo e efetivamente não temos um único jogador na base que possa hoje estar merecendo uma oportunidade no time profissional, incluo aí o próprio Lázaro, que como você bem disse, ainda tem que melhorar muito para ser lembrado.
Gostaria de fazer 2 colocações, pertinentes ao jogo de hoje e claro a “base” do nosso Flamengo como um todo:
1 – Como são fracos os treinadores brasileiros, já desde a “base”, me refiro especificamente ao jogo de hoje, ao nosso treinador Maurício de Souza, que como qualquer técnico brasileiro de um time profissional, fez o que todos fariam, iniciando o jogo com o resultado totalmente favorável, já que ganhou o 1° jogo por 3 a 1, abre mão de usar essa ótima vantagem numérica e emocional, podendo jogar o jogo para ganhar, aproveitando a provável instabilidade do adversário, e ao invés disso, joga na defesa, joga pelo resultado que construiu no 1° jogo.
O que acontece, leva um 2 a 0, perde a vantagem, e aí, repito, como qualquer Mano Menezes, Tite, Ranato Gaúcho, Wanderlei Luxemburgo, Abel Braga e por aí vai, começa a fazer alterações, coloca o time pra frente, porém não foi o que treinou durante a semana, resultado: leva o 3 a 0, além de proporcionar várias oportunidades para o Fluminense fazer o 4° gol e no final, por pura “sorte”, através de uma jogada individual, consegue levar o jogo para os pênaltis.
2 – Já citei aqui no Blog anteriormente e gostaria de repetir, que o que temos hoje na “base” do Flamengo, que deveria ser uma “fábrica de novos bons atletas, de jogadores promissores”, infelizmente temos sim, uma “fábrica de factóides, de ilusões”, criados pela imprensa, pelos youtuberes e por conseguinte pela torcida, como pudemos ver no jogo de hoje, jogadores como Daniel Cabral, que recentemente estava em litígio com o clube e acabou por renovar contrato com um alta multa, como Otávio, que jogou um único jogo no profissional contra o Palmeiras e virou “craque”, hoje foi simplesmente bisonho em todo jogo, além desses poderia citar outros tantos como o já citado acima Lázaro, Noga, Ramon, Rodrigo Muniz e por aí vai…
Vale ressaltar, que em função dessas ilusões é que “criam mentiras” como o Lincoln, e hoje estão fazendo de tudo para se livrar dele, a questão é:
Quem é o responsável, onde está a gestão dessa “maravilhosa base”???
SRN
Pois amigo Paulo Edson,mas quando eu disse aqui isso os amantes da base vieram me chacoalhar por não endeusar o “Aldairzinho”
Nosso co-irmão, o glorioso Gigante da Colina, Clube de Regatas Vasco da Gama, mais uma vez dá show de inteligência e de competência em nossos limitadíssimos paredros.
Se, no passado, nos levaram Walter Goulart, flavio costa, Bebeto, Zanata, Luis Carlos, Tita, Zé Mario, etc, agora, enquanto nós rastejamos com os domenech torrent e os rogerios cenis da vida, contrataram o melhor técnico brasileiro em atividade, e que, ademais, é um verdadeiro rubro-negro raiz: Vanderlei Luxemburgo!
Em um dos dialetos do neerlandês, “van der Ley”, quer dizer, literalmente, “o das coisas”, ou então, “aquele que sabe das coisas”.
Saudações rubro-negras, Professor, e bom ano a todos os amigos aqui do blog.
André, serei eternamente grato ao Luxa por ter nos salvado da segundona em 2014, quando nas mãos do Ney Franco estávamos com um pé lá.
Mas os últimos trabalhos do Vanderlei não comprovam o que você disse acima: “melhor técnico brasileiro em atividade”.
Fora a “goleada” de 4 x 4 do ano passado, que lhe proporcionou a contratação pelo Palmeiras, nada tem feito de interessante na minha opinião.
SRN.
Kkkkkkkk,vc só pode tá sendo irônico né
Não sei se pulo andando ou, espero parar!!!!
Lixomburgo conseguiu afundar o que chamam de “segundo elenco do Brasil”, nesse Brasileiro.
Imagina no Vasco, sem água, luz, salários e time….
Já faz tempo que é um ex em atividade… diplomado…
Concordo que quem ganha campeonato é jogador cascudo e tecnicamente acima da média. Por isso ganhamos tudo com Jorge Jesus.
Essa história de que craque o Flamengo faz em casa pode ficar naquela foto na parede. Os tempos mudaram, nossa base, como todas as outras, é
formada por jogadores medianos, que não tiveram tempo para aprimorar fundamentos porque tem que ganhar sub-15, sub-17, sub 20, etc…
Dificilmente vejo jogos da base, me baseio pelos comentários desse blog e, na maioria das vezes, leio opiniões como as acima. Superdimensionados, mascarados e que não jogam dois tostões do que jogavam os garotos do time que subiu na década de 80. Vi o primeiro Fla-Flu por sugestão do Egon e comentei aqui que o time era uma marra só. Imaginem hoje com uma vantagem de dois gols?
Até nossa maior “jóia” dos últimos tempos, Vinicius Jr., não se firmou no Real Madrid, vive no banco, entrando de vez em quando. Quando parece que vai despontar depois de um ou dois jogos, o Zidane manda ele de novo pra reserva. E o Reinier? Emprestado! E o Paquetá, queridinho das redes sociais? Jogando no Lyon, time de segunda linha do futebol europeu depois de não emplacar no Milan.
Mas, por aqui, todos eles eram tidos e havidos como novo Neymar ou novo Pelé!
Onde estão Adryan, Vizeu, Ronaldo e o “grande atacante Vitor Gabriel?
Esqueçam! O Slogan agora deveria ser “craque o Flamengo faz em casa…e vende pra arrumar uma grana”.
Se aparecer algum fora de série aí me avisem.
Meu caro André,
Não tenho nenhuma saudade de Luxemburgo no Flamengo, não fez um bom no Flamengo. Acho que não é treinador pro Flamengo.
Digo não fez um bom trabalho no Flamengo.
Amém kleber,mas essa tecla aqui eu já bato a mt tempo e MUITOS colegas aqui com a memória presa aos anos 80 não conseguem entender …..tirando o Santos eh RARiSSIMo hoje se ver time campeão formado pela base e hoje na nossa não tem NENHUM com nível pra ser titular….o último que produzimos foi o Paquetá é que nem era tão badalado.
Amigos da GLORIOSA NAÇÃO
“FELÍDEOS por LEPORÍDEOS”
Eu sou um dos desagradados. Sou defensor do aproveitamento da base. Outro dia um dos colegas postou o famoso “gato por lebre”, quesito em que nos tornamos mestres, phd ou o que mais houver de expoentes. Neste momento em que abre a janela de transferências, tenho assistido apavorado as cavadinhas que rondam o MAIS QUERIDO. Alguém já sugeriu Walace, notório perna de pau exportado pelo Grêmio. Também um tal meio campo Argentino que está em vias de ser defenestrado por um time de sexta categoria de Portugal. Mais temível ainda, De La Cruz, mestre em se esconder no bom time do River. De La Cruz seria mais um felídeo, entre os que já temos. Não devia citar os que cavam um retorno, para não dar azar; vai que acabam voltando: Cuellar, L. Duarte e Samir, que a Divina Providência se encarregou de exportar.
Também sou plenamente favorável que se contrate bons jogadores, mas leporídeos de verdade, do tipo Balbuena, Mina, Vidal, etc
Não custa lembrar que nos últimos anos temos chocado tanto as nossas revelações que eles acabam passando do ponto sem serem aproveitados, em troca, contratamos Fierro, Canteros, Cáceres, Gabriel. Dispensamos o bom lateral Tiago Ennes para contratar Pará e Rodinei. Emprestamos Vitor Gabriel para contratar Uribe, Damião e outros. Não aproveitamos Tiago Santos para contratar Geuvânio e Berrio.
Atualmente só temos 2 zagueiros na base com possibilidades de progresso: Otávio (que hoje foi horrível) e Marcos Paulo, do sub 17. Se por acaso alguém souber o que houve com esse jogador, por favor informe, pois ele sumiu dos jogos. Cheguei a pensar que poderia ter sido negociado na surdina, antes que se tornasse conhecido, tal como aconteceu com outro candidato a craque que tínhamos, Caio Roque, que foi embora sem ter jogado no profissional.
Há um jogador que poderá vir a se tornar um meio campista extinto no futebol Brasileiro: Vitor Hugo. Acho que tem 16 anos, joga no estilo clássico de camisa 10. Por que não aproveitá-lo imediatamente? Enquanto os demais clubes estão colhendo revelações, o MAIS QUERIDO continua chocando as suas. E nem me venham mencionar que a galinha do vizinho bota ovo amarelinho, porque NÃO É VERDADE. Temos vencido na base graças ao talento individual dos nossos jogadores
Marcio
Acho que eu tenho dado azar, pois todos os jogos que vi do Otávio nas divisões de baixo, ele jogou muito mal. Não foi só o jogo de hoje. Foram todos.
Desculpe discordar, mas para mim ele é HORROROSO,
Abraços
Caros amigos do blog,
Investir na base é o caminho!
Apenas os jogadores da base podem trazer algo de novo ou que surpreenda!
São os pratas da casa que podem ser vendidos por altos valores para sanear as finanças!
Refugos europeus têm prazo de validade curto e custam muito caro!
Hugo Souza, Hugo Moura, Yuri César, Natan, Matheuzinho e Ramon estão parecendo que vão vingar!
Yuri César é um candidato para substituir o Arrascaeta!
Está mais difícil encontrar um jovem para ser um substituir o E Ribeiro!
A grande pergunta do momento é: os jogadores do Flamengo estão realmente com vontade de se superar para vencer o Brasileiro?
SRN!
Yuri César substituir Arrascaeta ?kkkkkk nem no videogame…como Hugo moura e ramon parece que vai vingar se o ramon nem entra em campo e o Hugo moura eh reserva no lanterna do campeonato ?
Meu Deus essa Yuri Cesar consegue ser reserva no fortaleza vai ser substituto do Arrascaeta ?
Essa dupla de zaga que jogou hoje, não joga no Rosita Sofia…
O tal de Otávio é simplesmente horroroso.
Nosso goleirinho tomou dois frangos absurdos. De bom, sabe jogar com os pés. Só gostei do Tiaguinho, que veio do Náutico.
É uma marra de deixar Gabigol com inveja.
Egon e amigos
Otávio esteve afastado e retornou hoje. Foi horrível, disparado a pior partida que assisti dele. O goleiro João Fernando costuma ser muito bom, inclusive foi considerado o melhor do campeonato. Sai bem do gol e sabe jogar com os pés, entretanto, hoje foi deplorável. Idem, pior partida que assistí dele.
Não custa esclarecer que não tenho nenhum interesse na base do MAIS QUERIDO que não seja a de minha condição de mero torcedor, que acompanha tudo que passa sobre a GLORIOSA NAÇÃO. Por falar nisso, nosso basquete, sem Olivinha, também foi péssimo no último jogo…
Amigo Marcio.
Acompanho essa garotada desde o sub-17, quando ganharam tudo. Os que subiram, também ganharam tudo ano passado pelo sub-20.
Toda razão na tarde deplorável de Otávio e João Fernando.
Pulou tarde no primeiro e olhou sem pular no segundo…
Com os pés, sobra entre TODOS os goleiros do Flamengo.
Olivinha!!!! Se a cambada do futebol tivesse metade da raça dele, a Libertadores já estaria no papo…
Meu caro vking de Angra.
Primeiro saudades do amigo.
Segundo, esse time sub 20 é horroroso, não pegou nem final no carioquinha. Se classificou na sorte.
Com todo respeito aos colegas, mas dizer que Pepê e Hugo ( reserva no Coxa ) são salvação, me passa o rivotril.
Com todo respeito aos colegas dizer que Yuri ser o substituto do Arrasca . só se for na cabeça do nosso sonambulo treinador. que aliás indicou o bravo Paulão como reforço .
Bom 21, amigo
Beijo enorme no seu coração, IRMÃO QUERIDO…
Melhor 21 pra família e pra você…
Verdade! A bagaça do sub-20 ficou na arquibancada vendo Botafogo x Vasco decidir o Carioquinha de merda…
Base fraquíssima….
Vai ter que parir um elefante pra ganhar do CAP.
Fora a marra absurda. Se acham!!!!!
O @BenficaBruto postou no twitter:
BenficaBruto
@BenficaBruto
· 3h
@Flamengo vem buscar Jorge Jesus ao Benfica, por favor!!!!!!!!! Nos salva disto!!! Ainda pagamos. Assinado: os sócios.
E o @FlaPraValer respondeu, e na lata:
Tudo Flamengo
@flapravaler
Tô indo
Coluna do Fla
NOTÍCIAS
04/01/2021
Torcedores do Benfica se irritam e pedem saída de Jorge Jesus: “Flamengo aceita devoluções?”
BenficaBruto
@BenficaBruto
Rua Jorge Jesus!!!!! És uma fraude! Volta para o mengao!
@LuisaBe8373009
Lamentável. Fora JJ. Nunca devias ter voltado. Era de prever que ía dar
@TiagoSalvado91
O Flamengo ainda aceita devoluções?
Andre SRNS meu irmão rubro negro!
O presidente do Benfica foi absolutamente binário em repetir pela enésima vez JJ no clube.
Mais que isso, ele pensava em levar Arão, Gérson e Bruno Henrique assim como uma negociação entre os descobridores do Brasil e os indígenas locais.
O gajo pensava em reeditar o Flamengo de 2019 no Benfica! Pode isso?
Saudações!
Kleber
Eu tinha acabado de postar no tópico abaixo (sobre o Cruzeiro) e ainda não tinha lido o seu post atual.
O que relatei, é exatamente o que você comentou.
Jogo horroroso.
Time preguiçoso, tipo arame liso.
Não vi jogador com possibilidades para o time principal.
Base fraquíssima.
Abraços.
Kleber e amigos. No Futebol uma engrenagem que funciona bem pode degringolar com apenas um movimento mal feito, uma peça substituída ou um conjunto lambanças.
Lembro bem que no Brasileiro de 99 o Flamengo estava voando, disputando a liderança Romário fazia gols até dormindo.
Aí houve um desentendimento entre ele e Gilmar Rinaldi, aquele mesmo que nos levou Adriano, Reinaldo e Juan pra Europa e nos trouxe o Vampeta, o que fingia que jogava. Daí pra frente a casa caiu.
Digo isso porque, ao ver essa movimentação no São Paulo, troca de presidente, chegada de Muricy(mesmo com cláusula impeditiva de se tornar treinador) com consequente esvaziamento da função de Raí e a saída de Lugano, acredito que uma ou duas derrotas farão o caldo entornar de vez.
E, ainda, levando-se em conta que eles têm um time justo, com no máximo mais dois jogadores de mesmo nível. Contusões e suspensões “pertencem ao Futebol” como sempre diria o velho Luxa.
Resta saber se alguém vai aproveitar esse possível descarrilamento dos bambis.
Sonhar não custa nada…
Caro Kléber e AMIGOS!
Tudo na vida é muito relativo e o tempo constrói ou destrói nossas vontades. Quando vai entrar alguém da base, fico torcendo fervorosamente para que o mesmo aconteça e traga bons frutos.
Recentemente temos os casos do Vinicius Júnior e Paquetá. Outros o Flamengo nem esperou e vendeu que foi o caso do Renier.
Mas, diga-se, os grandes craques do Flamengo e que marcaram época vieram da base: Zico, Leandro, Junior, Mozer, Adílio, Tita, Bebeto, Leonardo, Andrade, Aldair, Júlio César e vai uma grande lista, incluindo dois geniais que fizeram história lá fora, tipo Marcelinho e Djalminha. Estou falando esses nomes e sei que são muitos. Não vou forçar a memória, apesar de que Júlio César entortador era um mágico em campo e merece essa lembrança.
Afora esses que fizeram história vindo da base, temos Romário, Pet, Fábio Luciano e mais recente o time de 2019.
Com essa comparação quero dizer que antigamente o Flamengo produzia craques no atacado e no varejo. Hoje bem menos ou quase nada.
Eis a questão. Ou o tempo mudou ou mudaram a forma do tempo produzir os craques. Enquanto isso o Santos tem conseguido ir muito bem e o Grêmio sempre faz seus milagres com a base.
Talvez seja hoje problema no Flamengo peneiras mal feitas ou gestão da base em outro patamar daquele que não é bom.
No Flamengo ou não, todo craque vem da base.
Na atual base do Flamengo imagino que eles não sejam capazes de ajudar no momento, isso na proporção desejada. Por enquanto é contratar lá fora.
No mais, nem todo técnico sabe fazer essa transição da base ao profissional. Vamos torcendo.
SRN
Kléber, é bom lembrar que de 1990 até hoje o flamengo fez poucos talentos e jogadores que brilhavam. Fez Djalminha, Marcelinho, Sávio, Adriano, Athirson, Juan, Júlio Cesar ,Renato Augusto e Vinícius júnior. Fez alguns bons , Samir, Paquetá e Reinier. A coisa tá feia, esse time sub 20 é fraco , nem mesmo o Lázaro me agrada, jogador que não corre, só joga na esquerda parecendo um veterano, só toca de ladinho , não faz jogadas individuais, quero queimar minha língua. Tenho saudade de quando fazíamos craques como, Zico, Adílio, Andrade, júnior ,Tita, Leandro, Bebeto, Mozer e Aldair , jogadores de seleção.
Prezados amigos e irmãos rubro negros, saudações!!!!
Entre o Flamengo ser campeão aos trancos e barrancos jogando esse futebol pálido do Rogério Ceni e ter que atura-lo em 2021, ou não sermos campeões brasileiros e nos livrarmos desse cavalo de troia são paulino, eu sinceramente e de todo coração prefiro a 2a alternativa.
Não que eu ache de fato que a 1a opção seja crível, mesmo que o SPFC perdesse 5 partidas, ainda assim o Rogério Ceni não teria a capacidade de levar esse elenco do Flamengo ao título.
Minha escolha se baseia claramente no fato de que não é esse Flamengo que eu quero, como ou sem título, não é esse o Flamengo. Nunca é demais lembrar em que sarrafo o Mister deixou esse time, então não vou aceitar, passar pano para nada que seja absurdamente abaixo disso.
Um treinador que vêm ao clube para reeditar um trabalho autoral de outro técnico? (Mister). Rogério Ceni tem condições de reeditar ao menos 30% do trabalho do Mister?
Com Domènec tínhamos um maluco com um trabalho autoral nas mãos, já com o Ceni temos um técnico sem trabalho autoral tentando reeditar o trabalho de outrem, isso não pode dar certo!
No momento o Ceni parece claramente tentando furar a bolha da liderança do grupo, o que em uma síntese análise é uma absoluta loucura, pondo em risco até mesmo a vaga na Libertadores, o que torna o assunto Ceni alvo de todas as lupas e refletores na Gávea, a situação exige prudência da parte do treinador.
Quem duvida verá!
Saudações!
Feliz 2021 a todos !
Assisti a esse jogo e não gostei também. Nosso time foi muito pobre tecnicamente e taticamente. Dificilmente alguém chegará a ser sucesso nos profissionais…
Este ano, a minha preocupação não são os substitutos dos convocaveis, mas sim quem irá substituir a barca de jogadores que deverá sair , no fim do Brasileirão. O pior que não teremos muitos tempo para planejar isso. Pois não teremos pre temporada.
O ano começou como terminou no falido departamento médico do Flamengo. Os ex jogadores Dener e Ederson vieram a mídia para espinafrar a toca do Tanure. E ,como quem cala consente, o clube silenciou se sobre o tema….
Como já disse, os problemas do Flamengo vão além do campo . Há erros graves da diretoria ao porteiro. O futebol do Flamengo precisa de uma reformulação seria e profissional, se quiser voltar ganhar títulos.
Fora Landim, Bap e Tanure
Amigo Fabio,
Sobre esse tema do Ederson…
É de uma completa falta de caráter. Jogador sempre com muitos problemas. A Lazio ficou feliz de se livrar, porque esse jogador tinha lugar cativo no departamento médico. Um baita chinelinho.
Veio pro Flamengo e seguiu o seu extenso prontuário médico. Jogador PODRE.
Mesmo assim, teve contrato renovado enquanto esteve em recuperação e sempre foi abraçado por todos no clube. Aí ele fala que desenvolveu um câncer POR CAUSA DO FLAMENGO?
Essa declaração infeliz merecia um processo por calúnia.
Sei que a maioria aqui não nutre simpatia por essa Diretoria, mas há que se separar o joio do trigo – até mesmo porque nenhum desses atuais estavam na época do Ederson.
Em relação ao Dener, eu não sei nem quem é. O único Dener que eu lembro era aquele da Portuguesa, maravilhoso, que morreu num acidente trágico na frente do Clube Piraquê.
S.R.N.7
Amigo Marcello Penna
Concordo plenamente com tudo que você postou. Parabéns!
Assino embaixo
O verdadeiro HORROR está no SUB-ESTRELAS.
Se o parâmetro para as análises a ser adotado for JOGOS RUINS, nesse caso os TITULARES do time principal foram os destaques quando se falar em JOGOS RUINS e atuacoes péssimas em 2020. A base nem aparece no podiam. Tem alguém na base jogando menos que ER7 ? Errando mais que Leo Pereira ? …
Se formos usar esse critério, então teremos que contar com o sub 80 do Flamengo.
Apesar de o time 2019 não ter nenhum TITULAR tinha vários DESTAQUES DA BASE, como o Renier, por exemplo. E foram eles que com suas PEQUENAS FORTUNAS injetadas no Flamengo em suas vendas que proporcionaram o Flamengo SUPER-FORTE de 2019. Além das suas atuações no time principal.
A MESCLA é vital, é EXTRATEGICA por dezenas de motivos. Basear equipes em nomes RENOME é um caminho LENTO mais certo para o PENHASCO. A história do Flamengo mostra isso. A medida que o Flamengo foi INVESTINDO cada vez MAIS em jogadores CAROS e DESPRESTIGIANDO a base os títulos foram desaparecendo e o Flamengo já nem tinha mais cara de Flamengo.
Coincidentemente veio a gestão Bandeira de Mello e a VOLTA da maxinha, CRAQUE O FLAMENGO FAZ EM CASA. Com um ALTISSIMO e assertivo, investimento na BASE e equipes que MESCLAVAM BASE+CONSAGRADOS aos poucos o Flamengo foi voltando a ter cara de Flamengo e os TITULOS começarem a ser GRADATIVAMENTE uma ROTINA FLAMENGUISTA.
A minha sensação é que o Flamengo DESAPRENDEU em 2020 a duríssima lição que havia aprendido a duras penas nas DECADAS RECENTES.
Parecia termos REENCONTRADO a fórmula do sucesso e voltamos a joga-los FORA.
O sucesso do Flamengo SEMPRE teve como sua BASE a MESCLA, BASE + CONSAGRADOS.
FLA D+, eu concordo com o seu ponto.
Ontem foi um jogo tenebroso e é difícil julgar por isso. Só pra dar um exemplo, em 2019 nós fomos Campeões Brasileiros de todas as categorias – o que prova que há algo de bom nesse elenco.
O primeiro jogo contra o Flu, na semana passada, o time foi muito bem e poderia ter feito um placar bem maior. Ontem, nós fomos a campo sem Matheuzinho, Noga, Ramón, Lázaro e Rodrigo Muniz. Metemos uma bola na trave logo no começo do jogo e depois disso, foi lastimável mesmo.
Eu nunca fui fã do técnico Mauricinho. Queria ver um treinador mais gabaritado cuidando da base. Quem sabe um Andrade não poderia ocupar essa função?
Dito isso, a questão da transição é uma outra discussão. Não há garantias que um jogador da base se torne um craque nas categorias principais.
Sobre Hugo Moura, Pepê e até o Yuri, realmente eu não vejo nada demais. São jogadores medianos, que tiveram boa passagem pela base, mas que não se tornaram (ainda) indiscutíveis em suas posições. Ainda assim, pode valer a pena insistir com eles (acho que o Pepê, menos).
Lamento muito que os amigos aqui não vejam valor no Reinier, no Paquetá e no Vini Jr. São ÓTIMOS jogadores feitos no Ninho. Podem estar com dificuldades de adaptação, de jogar em um outro continente – mas eu adoraria ter esses 3 de volta. Certamente estariam disputando posição como titulares nesse Flamengo.
O Jorge, mais exemplo, seria ótimo para revezar com o Filipe Luis. Moleque rubro-negro, que fez um excelente campeonato brasileiro pelo Santos no ano passado. MUITO MELHOR que o bonde do Renê. Iria atrás dele para esse ano. Acho que está machucado, boa hora pra fazer negócio.
Prefiro mil vezes o Leo Duarte (atual titular no Milan, líder do Campeonato Italiano) ou o Samir que os atuais Leo Polentão e Gustavo Henrique. Aliás eu faria essa proposta para a Udinese: devolvam o Samir e fiquem com qualquer um desses dois trastes (jogadores revelados pelas tão badaladas bases de Santos e Athletico PR).
Seria ruim ter um Flamengo escalado assim?
Hugo, Isla, RC, Samir e Jorge (Filipe Luis); Arão, Paquetá (Gerson), Arrasca e ER7(Reinier); Vini Jr (BH) e Gabigol (Pedro).
Sem dúvida, os jovens são importantes fontes de receita para o clube, mas também podem nos dar grandes alegrias desportivas.
S.R.N.7
J.J. despencando várias casas.
O J.J. leu o jogo errado e fez uma SUBSTITUICAO desastrosa no intervalo da PANDEMIA.
Ao substituir o Flamengo pelo Benfica o J.J. Substituiu todas as possibilidades de títulos e CONSAGRACOES possíveis AQUI, por um mero segundo plano na Europa em se tratando de conquistas e prestígio.
Se a ida do J.J. para o Benfica teve um lado bom foi o de PROVAR e COMPROVAR aquilo que eu ADVERTI dezenas de vezes aqui no blog que NENHUM TIME NO MUNDO OFERECIA O MIX QUE O FLAMENGO PROPORCIONAVA A ELE J.J.
O J.J. no Flamengo tinha o mundo voltado para ELE e seus troféus. Já lá na Europa ele tem o mundo dando de ombros pra ele.
Aqui ele FOI ESTRELA, uma supernova, lá nem metrorito ou parte da consteleção.
Precisamos que o SPFC despenque do pão de açúcar.
Tem muita gente dizendo … mais o SPFC vai tropeçar, … Tudo bem, provavelmente vai. Entretanto PRECISAMOS mesmo é que ele DESPENQUE pra termos realmente chances pois se eles irão tropeçar, imaginem nos.
Lembrei daquela imagem do jogador que deixou a taça de campeão da CHAMPIONS cair de suas mãos no desfile de comemoração no carro de bombeiro. BEM SUGESTIVA A IMAGEM. Visualizei o SPFC com a taça na mão e deixando ela despencar. Também visualizei um certo Urubu Rei segurando a taça pelo bico e levando-a até o ninho.
Malandramente o Urubu INOCENTE …
“Os cálculos de Diego Alves”
Hugo Neneca é uma surpresa que nem o Diego Alves esperava!
Na cabeça do arqueiro César não tinha personalidade para se goleiro titular e o terceiro goleiro Gabriel não tinha condições!
Em condição normal um 4o goleiro não teria como ascender a titularidade e ainda por cima cumprir uma ascensão meteórica como fez o Hugo no início.
Os cálculos do Diego se baseavam na necessidade do clube, o que tornaria sua renovação mais fácil.
Clinicamente dado como perfeito pelo DM o goleiro reportava dores ao DM, colocando-o praticamente em uma situação de “stand by” no clube! A intenção era a situação no gol ficar ruim até que o clube implorasse por renovar seu contrato.
Pois bem o clube renovou seu contrato, não exatamente como ele queria, e o que ele faz? Se coloca em stand by outra vez! Uma redição do “Finge que me paga e eu finjo que jogo” dita pelo execrável Vampeta.
Em um momento em que o elenco se volta contra o técnico, Diego Alves como um dos líderes do grupo se coloca a cavalheiro sobre toda essa situação!
Eu temo pela ultrapassagem do ponto de inflexão entre o elenco e o clube (pq com o Ceni o caldo já entornou), ponto em que não existirá retorno, tendo como solução a reformulação do time para 2021/22.
Temo muito que isso aconteça pq amo de todo coração os jogadores que temos, Gabriel, BH, Gérson, Arrasca, ER, Arão, Diego Alves, Rodrigo Caio.
A situação vêm de cima, dos gestores do clube!
Saudações!
Nino,
Boa tarde !
Baseado em quê vc afirma que o elenco se voltou contra o técnico.
Só para entendermos melhor.
SRN
Paulo Vuetimet meu irmão rubro negro!
O termo é forte e esta a algumas casinhas a frente caso algo não seja feito! Onde estão os bombeiros?
Caso Ceni comece a mexer no time, a bomba explode, isso é certo!
O que existe de fato é uma indisposição de ânimos do Ceni com o ER, nós que conhecemos bem o jogador a tantos anos sabemos que algo aconteceu.
O ânimo do Arrascaeta com o Ceni tbm não esta bom, principalmente depois de algumas substituições e principalmente depois de uma certa coletiva estúpida dada pelo Ceni citando indiretamente o uruguaio, aliás as coletivas dele são péssimas.
Coletivamente o que existe é um certo desânimo, a palavra não é bem essa, mas sim uma falta de estímulo do grupo com o trabalho do Ceni. O Mister elevou o sarrafo, o Domènec chegou com pinta de Guardiola, mas a mobilização do grupo para com as premissas do Ceni se apagaram mais cedo.
Os motivos são os óbvios, falta de liderança, falta de um trabalho autoral, erros táticos e inexistência de um trabalho técnico e tático consistente, vc lembra de alguma jogada ensaiada? De alguma variação tática? Nada, de consistente o Ceni segurou os laterais para proteger a defesa! O Mister em uma só partida variava 2x ou 3x vezes de esquema tático!
Em suma, Rogério Ceni não tem altura para ser técnico do Flamengo, até Zé Ricardo, Barbieri foram melhor que ele, Abel era melhor que ele.
Se o nome do Ceni esta ficando fora de moda na Gávea, posso te dizer que o pior não é o Ceni, mas sim quem o trouxe. Esse jabuti vedete ainda esta lá na Gávea.
Saudações!
Perfeito como sempre, mestre Nino. E o “jabuti vedete” continua lá. Mas…. ele não havia jurado que se o domenech torrent saísse ele saía junto?
Concordo tb que “até Zé Ricardo, Barbieri e Abel” foram menos ruins que esse bambi infiltrado por essa quinta coluna que é o jabuti vedete.
Saudações rubro-negras.
Meu amigo Nino,
Gosto demais do seu estilo de ver as coisas. Nunca é morno…é sempre contundente, corajoso e exagerado. É sempre “fogo no parquinho”! 🔥Parabéns e meu máximo respeito por isso!
Mas…ainda não dá pra dizer que o RC tem REJEIÇÃO no grupo.
A ressaca é nítida por tudo que aconteceu e da forma que aconteceu. Essas eliminações da Copa do Brasil para o SPFC e principalmente a Libertadores para o FRACO Racing foram muito sentida por todos.
A origem disso não tem a ver com o RC, tem 70% com a “traição” do Mister e 20% com o Domenediota. Os outros 10% talvez possam ser atribuídos ao Rogerio, que chegou frouxo e não trouxe nenhum antídoto para os problemas crônicos que sofremos na armação do time, no jeito da gente jogar. A galera já saca isso…(nessa parte eu chego a quase concordar com você). 😁
Sobre o que temos pela frente…eu acho muito improvável que a gente comece a jogar bem nessa reta final. O título é quase um delírio. Ele só vai acontecer se o SPFC fizer muita merda. Mas acho que com o Muricy por lá, as coisas vão se ajeitar e eles devem ganhar esse campeonato com duas ou três rodadas de antecedência.
É importante começar a planejar a temporada de 2021. Não haverá muito tempo para isso. Seria importante demais termos um novo comandante. O meu sonho eu já externei por aqui: Jorge Jesus (mesmo depois de tudo que aconteceu). Mas acho pouquíssimo provável que isso aconteça.
De certo – e aqui eu concordo 100% com você: Rogerio Ceni não é treinador para o Flamengo.
Grande abraço.
S.R.N.7
Amigo Marcello,
Do jeito que as coisas estão no Benfica, Jesus não aguenta um vamo, como dizemos aqui em Goiás.
Tá doido pra vazar.
SRN
Até concordo que as coisas estão bem azedas pra ele por lá…mas daí a voltar pra cá…sei não. ACHO que ele não volta mais.
Pandemia (no mínimo até o meio do ano)
Advogadamante
FLA 2019 (sombra eterna)
Bagunça nos bastidores do FLA
Sei não, Sidney… 😒
Abração.
S.R.N.7
Boa tarde,
Sobre nossa base e nossos jogadores emprestados, o veredicto é muito simples:
Nenhum deles joga absolutamente nada, incluindo aí Lázaro e Yuri Cesar ( burro como
o Michaell, com um pouquinho mais de força. Ou seja, não chega a ser um Berrío, se é
que me entendem).
SRN
Amigos,
Eis que surge o primeiro caso de covid no sp.
Não vou dizer que devemos torcer por isso, mas é fato que um surto de covid tornaria as coisas mais difíceis (ou menos fáceis) pra eles.
Uma pena que não estejamos sequer fazendo nossa parte.
SRN!!!
Impressionante o pessimismo que tomou conta de parte do Blog.
Caro Nino, concordo e muito com você que RC não é técnico para o Flamengo mas “foi o que se pôde arrumar” naquele momento. Daí a achá-lo pior que Barbieri, Zé Ricardo e o Abel de hoje em dia, só o tempo dirá se tens razão ou se seus pensamentos estão infectados pelo vírus da política interna do clube, sobre a qual não tenho nenhum conhecimento e, portanto, não posso opinar.
Percebi isso quando você afirmou aí em cima que preferia perder o Brasileiro de 2020 “para nos livrarmos do Cavalo de Tróia em 2021”.
Ser octacampeão brasileiro passou a ser acessório comparado à sua opinião(que respeito) sobre um técnico?
Tõ fora, podemos até perder o Brasileiro, não fizemos por onde até agora para ganhá-lo. Mas vou torcer pra ganhar, sou Flamengo, não sou torcedor de dirigente, nem contra nem a favor.
SRN.