O assunto Maracanã voltou a ocupar todos os espaços rubro-negros. Em todos, a revolta geral pelo fato de o clube colocar cinquenta mil pessoas no estádio e levar para casa um trocadinho – isso quando não tem prejuízo.
Este assunto merece uma análise mais profunda, e não, uma revolta, já que o acordo entre clube e concessionária não está totalmente transparente. Por exemplo: no borderô, não está claro o quanto o Flamengo foi beneficiado, ou seja, lucrou, com o projeto sócio torcedor.
Da mesma forma, até agora, ninguém apareceu para mostrar os números referentes ao que foi arrecadado pelo clube, com respeito à venda de camarotes e dos bares. O Flamengo deveria dar conhecimento dos números relativos a estes itens, pois, desta forma, qualquer pessoa poderia fazer uma avaliação mais justa.
Outro ponto é o aspecto técnico. Será que não aprendemos a lição de que a estratégia do “caixeiro viajante” não funciona? E, encaixo a pergunta: que outro local, neste momento, o Flamengo pode ter o mando de campo sem que haja prejuízo técnico e, ao mesmo tempo, contemplar o seu sócio torcedor, que não seja o Maracanã?
Pode ser que a médio/longo prazo possa não ser esta a melhor opção? Claro! Só que, para se chegar a esta conclusão, há de se esgotar todas as tentativas em se ter o Maracanã nos moldes em que o Botafogo tem o Engenhão. E, não custa lembrar que estamos diante de um novo governo que já sinalizou simpatia pela ideia.
Enfim, é isso. O momento pede juízo.
Ola Kleber , o novo formato do Blog esta muito bom perabéns.
Sobre o Maracanã, o Governador ja deu declarações que vai continuar com a concessionaria atual. uma vergonha pois ja foi provado que a Licitação foi fraudulenta
http://www.portaldelicitacao.com.br/site/noticias/aproximacao-entre-witzel-e-concessionaria-trava-nova-licitacao-do-maracana-aponta-colunista/
Idep, vc deveria se informar melhor de quem é esse atual governador! É da mesma turma do PT, Cabral, Pesão etc…Ele nos enganou direitinho, colou em Bolsonaro mas é um esquerdista. Mais uma vez a população do Rio foi enganada, duplamente enganada. Se por uma lado temos um governador comunista, por outro um prefeito fundamentalista incompetente.
Perdão, não gosto de falar em política nesse espaço, mas não me calo. Sou um homem de esquerda e muito me honro de meu passado e meu presente. Com mais de 60 anos de idade, conheci gente safada e bandida de ideologias diferentes. O pilantra não é de direita ou de esquerda. Bom saber que comunista não come criança. Agora falando do que interessa: o clube tem tido lucro enorme com o sócio torcedor e que só existe porque utilizamos o Maracanã. Estávamos com a Ilha e tínhamos metade do que temos hoje. Por que não consta no bordero o valor recebido mensal dos sócios que compareceram aos jogos? A verdade que interessa à atual diretoria expor negativamente o ex presidente Bandeira. Bom lembrar que Bandeira assinou o contrato com autorização do conselho deliberativo que na época era presidido pelo atual vice presidente do clube. Filho do presidente que vendeu Zico em 1983.
Meu amigo Dalmir!
Após inúmeras tentativas em me atualizar politicamente, cheguei a conclusão que a matéria não é minha praia.
Vejo política como profissão, com algumas exceções dignas.
Por enquanto, esquerda pra mim é ponta-esquerda, direita, é ponta-direita e centro….
é tudo menos Dourado… kkkkk
Qualquer partido, ou homem, que mudar a nossa trajetória, ficarei grato eternamente.
Na minha ignorância política, quem for eleito, tem que governar para TODOS.
Independente do “elenco” que o elegeu.
Abraço, parceiro…
É o que penso, e como disse, tenho pensamentos de esquerda, mas o politico, o homem precisa ser honesto, não importa se de direita ou esquerda. abs
Dalmir, vc já viu político de esquerda honesto cara? Não se tem notícias de um general que tenha enriquecido. O próprio General Figueiredo foi sepultado com dinheiro da caixinha dos ex-generais.
Caríssimo Kleber, perfeita sua análise…. vamos lá , à partir do momento que o clube produz receita com o programa sócio-torcedor fica dividida, compartlhada a idéia de se lucrar pesado com bilheteria, poxa sendo os ST a maioria nos estádios e estes tendo desconto de 50 % nas entradas , só ai temos um bruto dividido pela metade, essa receita tem sim que ser computada .
Segundo ponto, jogos como estes do inicio do estadual não darão lucro em hipótese alguma ,nunca deram , se estamos lotando com uma precificação baixa esta de bom tamanho e o aspecto técnico de não viajar e jogar no calor da torcida são o bônus .
O Maracanã atual é de um conforto e luxo impar, acredito que muita gente prefere o antigo, mas não da pra negar que ir ao estádio hoje é um programa bacana , onde a infra-estrutura fala por si , obvio, isto tem um preço…. jogar no Maracanã contra a Cabofriense é o mesmo que chamar a namorada pra tomar um chopp e “fecharmos” o Jobi pra ficarmos a vontade e termos um serviço indivuduailzado.
Enfim, claro que devemos sempre estar atentos e negociar melhores contratos, mas essa demanda no momento é equivocada, o Flamengo precisa ganhar campeonatos, esse será nosso principal ativo e lógico daqui a pouquinho , com o andar do ano não teremos mais”prejuízo” em jogar no” maior do mundo”. A curto e médio prazo o Maraca é a melhor opção , afinal ali é nossa casa , ali nossa alma e paixão ecoa mundo ‘a fora !!!
Pedro Cesar, amigo,
Sem esquecer o que o Flamengo fatura na venda dos camarotes e dos bares. Isto precisa ser detalhado, para que qualquer análise seja correta.
Idep, amigo,
Ouvi recentemente entrevista do novo governador, afirmando ele que iria rever o contrato existente entre Estado e a construtora.
A hora pede muita ação política.
Forte abraço aos dois.
Kleber, sinceramente? Quantos dead lines já timemos desde 2015? Meia dúzia? É sempre assim: “desta vez vai”, “agora sai”!
A falsidade ideológica e o mal caratismo são premissas fundamentais na estratégia destes governos socialistas.
Queremos que o Landin nos surpreenda, pois de todos os candidatos, foi ele o que se demonstrou menos empolgado pelo assunto Estádio Próprio.
Saudações!
Caro kleber
Quem casa quer casa. Morar em casa alheia é complicado e ruim financeiramente. Agora, se o clube não coloca as cartas na mesa da transparência é outra coisa. Infelizmente, o Maracanã é mais saudosismo do que realidade. Se fosse rentável….é outra história. Mas que temos que ter casa própria é líquido e certa.
SRN
Assino!
Contigo!!!!
Meu amigo Denis!
Nossa derrota foi justamente em não participar da licitação do Engenhão em 2007.
Mesmo sabendo que a mesma foi no esquema “carta marcada” – Prefeito na época era o botafoguense César Maia – demos mole em não participar…
Todos concordam que ESTÁDIO JÁ, passou da hora. O que acontece, é que até mesmo as tentativas de turbinar a Gávea, esbarram em uma infinidade de muros. Até mesmo na Associação dos Mendigos e dos Cachorros sem Teto…
Abraço, irmão
Concordo
Maracanã já era há tempos …..
Vibro com cada renda pífia mesmo com o estádio lotado pois só assim os míopes começam a enxergar que só temos uma única solução = estádio próprio estilo raíz SEM padrão FIFA. Será que é difícil ver isso. Querem morar de aluguel até quando, e esse papo de governandor é conversa fiada pois daqui a 4 anos pode mudar tudo.
Não entendo sinceramente como você KL com todo respeito defende ainda esse elefante branco que ainda por cima se tornou elitista e Frio, nossa torcida hoje empurra o time pois o ingresso custa 16,00 quando chegarem os jogos grandes os Nutellas voltarão …..
Bomboera rubro negra !
A única coisa boa do estádio é sua localização!
Arquiteturalmente o conceito é ultrapassado em todos os sentidos. Um estádio neutro pela inclinação e posicionamento de suas arquibancadas, principalmente depois da última reforma.
Precisamos de um estádio de pé em até dois anos e meio, enquanto isso seremos esporados pela administração do estádio e pelo poder público.
Saudações.
Rodolfo, amigo,
Questão simples:
1- Até a Bombonera rubro/negra ficar pronta, onde jogamos?
Forte abraço.
Caríssimo Kleber, já estamos a 6 anos nessa ladainha de Maracanã, sendo 4 anos em estado crítico.
Chegou-se ao absurdo do clube lotar o estádio e nada ganhar!
No futebol o Maracanã, antes palco de todas as glórias, atualmente se tornou o maior pé frio rubro-negro! Quantos Maracanaços editamos na era EBM? Uma dúzia, creio eu.
Chega, passou da hora do estádio próprio, o Maracanã é uma corrente que nos mantém aprisionados, sem nada recebermos, a não ser, de fato, o conforto do torcedor clube.
O Flamengo precisa virar esta página chamada Maracanã. Se custa 1bi um estádio, pois bem, temos que viabilizar.
Saudações!
Realmente estamos falando de um problema de difícil solução a curto prazo.
Poucos estádios cabem a torcida do Flamengo. Tirando Maracanã, São Januário e Nilton Santos, por enquanto está difícil correr para qualquer lado.
Até mesmo a modificação da Gávea – que é meu desejo – requer tempo e uma cacetada de aprovação dos órgãos competentes e incompetentes…
Após uma experiência amarga quando rodamos por esse Brasil inteiro, chegamos a conclusão que o Bye Bye Brasil também não agradou.
Muito embora, por onde estivemos, lotamos os estádios…
A minha alternativa para tentar fujir dos preços abusivos da administração Maracanã – nos jogos contra Bangu, Boavista e Cabofriense tivemos um prejuízo de R$177 mil – seria compor com a Prefeitura de Juiz de Fora, e usar o belíssimo Estádio Mário Helênio.
Com capacidade para 32 mil pessoas, está localizado praticamente com a divisa do Estado do Rio de Janeiro.
Não deixa de ser uma viagem, assim como Volta Redonda. Por outro lado, temos uma torcida imensa por lá, além de ser uma cidade maravilhosa.
Como disse, não temos uma solução a curto prazo e, não podemos entregar nosso lucro a Odebrecht e a famigerada Ferj toda vez que pisar no estádio.
Até a coisa clarear, acho que essa seria uma boa solução.
Estádio Municipal Radialista Mario Helênio
https://diarioregionaldigital.com.br/wp-content/uploads/2018/10/estadio.jpg
Ainda tem o seguinte Egon, quanto mais gente no Maracanã, maior o valor que temos que pagar para a FFerj! Encher o Maracanã é escalonar o prejuízo.
Não existe outra saída, ou joga-se no Maracanã a preços abusivos ou joga-se em outro lugares, que não são muitos.
Nineco!
Anotei no meu livrinho, esta pérola do espetacular Rica Perrone…
“O FLAMENGO ESTÁ PARA O MARACANÃ COMO O CRISTO REDENTOR PRO O RIO DE JANEIRO”…
Isso é um paradigma Egon, temos que nos libertar disso!
DE PRIMA – Cesar Guimarães
“É crescente, a voz interna que luta por uma casa própria no Flamengo. O movimento para inciar o projeto de construção de um estádio começa a tomar forma, principalmente, depois da constatação de que o Maracanã, nas condições atuais, não é mais uma opção.
Fontes rubro-negras garantem que já começou a busca por um local apropriado para a instalação do estádio. Um terreno próximo à Avenida Brasil, que havia sido cogitado, já foi descartado. Surgiram duas opções no momento, ambas na Zona Oeste do Rio.
Antes de vencer a eleição, o presidente Rodolfo Landim havia dito que não faria loucuras para erguer um estádio. A ideia é realizar um projeto sem megalomania, segundo revelou a fonte rubro-negra”…
Egon, pode escrever!
Na gestão Landin isso não acontecerá!
Saiu na Coluna Gustavo Henrique no Youtube, como eu já sabia, Landin não cogita construção de estádio.
Ele já tinha deixado isso bem claro antes das eleições!
Nosso guru, que enxerga lá na curva da esquina já sabia disso, tanto que esse post do guru é para aplainar opiniões no blog no sentido da direção que a diretoria já tomou, ou seja, apostar nas negociações com o Consórcio. Vc já viu esse filme não é Egonzito? Eu tbm, abraços.
Já vi um pouco mais que o amigo!
Por isso ADORO o paradigma acima.
Temos que nos livrar é do Rubinho e da Odebrecht…
Se o Flamengo sair do Maracanã estrategicamente para sufocar e pressionar o consórcio, pode dar certo, vejamos: único clube que dá lucro ao consórcio é o Fla, sem o trem pagador o que sobra? Jogos deficitários do fluminenc, contas a pagar todo mês, cuidado com o gramado, etc…
Outra questão: se fosse aplicado os custos para o flamengo que se usa para o fluminenc não seria um ganho razoável. Ok que o fluminense assinou por 30 anos, mas isso é o de menos porque a qualquer momento esse consórcio vai cair, inclusive tem fortes indícios de irregularidades feito pelo ministério público.
Uma coisa que achei estranho foi a gestão passada que sempre discordou dos métodos do consórcio, faltando 6 meses pro fim do mandato assinar um acordo de 2 anos e meio, deixando a bomba na mão de quem assumisse. Deveriam ter feito um contrato que não superasse os 6 meses, depois seria rediscutido um novo com a nova gestão.
Concordo que no momento não temos outra saída , o Maracanã é o mais viável por ser centralizado, a nossa torcida fica mais a vontade , mas não aguento essa sacanagem com o Flamengo, temos que dar um basta nisso. Gostaria de saber como o Grêmio conseguiu fazer a arena e , o Flamengo não consegue ??? A Odebrecht queria entregar o Maracanã para o estado, agora não quer mais ??? Se tivéssemos um parceiro para construir um estádio a três anos atrás já estaria pronto. Tenho 49 anos , será que vou ver esse estádio tão sonhado por todos nós ??? Só Jesus na causa !
Geraldo, os coitadinhos do consórcio alegaram que todo custo operacional do estádio é responsabilidade dos clubes, ou seja as empresas contratadas são negociados pelos clubes. E que o lucro que eles têm é o aluguel e não é suficiente para manter o estádio, ora bolas o objetivo de qualquer empresa é o lucro, se não tá dando lucro porque não vaza e entrega a gestão?
Pessoal, falar sobre lucro ou prejuízo no Maracanã é discutir o sexo dos anjos. Não há como incluir a receita do ST pois trata-se de receita antecipada, acredito que os camarotes também sejam comercializados por períodos e não por partidas. Os bares também devem obedecer a um acordo comercial mais longo e a apuração dos lucros devem obedecer periodicidades.
O que precisamos olhar com mais atenção são os custos de aluguel e os custos de operação que assustam pelos valores informados, isso sem falar no repasse ao sócio majoritário dos clubes (FERJ), não interessa se há público, lucro ou prejuízo ela retém na fonte, se notarem ela lucra ainda mais que a administradora do estádio.
Mas estou com o Kléber, a questão técnica e o apoio da torcida em sua cidade são fundamentais para as esperadas conquistas.
Felizmente esse tema chegou ao blog. Há muita gente falando coisas que não se sustentam nas redes sociais.
O Flamengo adotou uma estratégia para encher o Maracanã, Ainda que tenha lucro mínimo ou até certo prejuízo.
Como bem disse o amigo Pedro César de Oliveira Filho em post anterior, há jogos deficitários desde sempre no Maracanã.
ACONTECE QUE:
Não há como se fazer um ticket médio fidedigno quando na mesma matemática se coloca, BILHETERIA + SÓCIO TORCEDOR + PRODUTOS LICENCIADOS + BARES + CAMAROTES.
Para se ter uma ideia o ticket médio do INGRESSO está na casa dos R$ 14 ,00
Mas o Flamengo lucra com + SÓCIO TORCEDOR + PRODUTOS LICENCIADOS + BARES + CAMAROTES e, sinceramente, não sei se essas informações mereçam ser vazadas a terceiros, sendo essa uma ESTRATÉGIA DO FLAMENGO.
SÓCIO TORCEDOR –
Ano passado numa entrevista a Fox Sports, Bandeira deixou escapar que com 100 mil sócios torcedores, há uma arrecadação média de 40 milhões de reais ANO. Na ocasião o Flamengo comemorava chegar aos 100 mil sócios pelas redes sociais.
Numa matemática simples porém eficiente chega-se o número de ¨R$ 34,00 de médio por sócio torcedor/ mês
Pois bem: Esse ano com essa política de preços baixos, podemos acompanhar que saltamos de 94 mil sócios( dezembro de 2018 para 99251.(Números de hoje)
Isso significa dizer que somente esses 5.251 ST’s a mais, geram um retorno de R$ 2.142.408,00 /ANO
Com mais gente pagando o sócio torcedor, temos mais gente capazes de pagar quando os jogos forem de mais apelo e consequentemente mais caro.
PODE SER ESSA UMA PRIMEIRA ESTRATÉGIA?
Acredito que sim!
PRODUTOS LICENCIADOS + BARES + CAMAROTES
O Flamengo ganha de 40 a 50% dos produtos licenciados. São camisas , copos comemorativos, bonés , etc… e que de fato, não tem que entrar no borderô, mas que configuram sim, lucro dentro do evento.
Inclusive eu chamo a atenção para enorme confusão que anda se fazendo no quesito PATROCÍNIO DA ADIDAS. Mas esse é outro tema E QUE MERECE SER DISCUTIDO AQUI
PODE SER ESSA UMA SEGUNDA ESTRATÉGIA?
Acredito que sim!
O Flamengo ganha no mínimo 8 MILHÕES da Adidas por venda de produtos licenciados.
Quanto mais o Flamengo vende, melhores são os percentuais repassados ao clube. índices de
VENDER MAIS CAMISAS DENTRO DO ESTÁDIO PODE SER UMA ESTRATÉGIA
“10% (dez por cento) sobre o valor das Vendas Líquidas que importem em até R$ 127.500.000,00”,
“12% sobre o valor das Vendas Líquidas entre R$ 127.500.000,01 e R$ 153.000.000,00″
e 14% sobre o valor das Vendas Líquidas acima de R$ 153.000.000,00”. ( UOL)
VAMOS FAZER AQUI UM EXERCÍCIO DE FUTUROLOGIA
Ontem a renda deu R$ 1.059.495,00 para um público pagante de R$ 46.784,00 o que nos dá u m ticket médio de R$ 22,65
Mas se no futuro o ticket médio for como o do Palmeiras no Brasileiro na casa dos 70,00 teríamos uma renda de R$ 3.274.880,00
Em matéria do globoESPORTE.com de hoje está escrito:
Em acordo com a equipe rubro-negra, ficou determinado que sócios dos dois clubes terão o mesmo desconto, independentemente do plano, com preços de R$ 24 (Setor Sul) a R$ 145 (Maracanã Mais). Para não-sócios, os valores vão de R$ 30 a R$ 265.
CONCLUSÃO:
Sejam R$14,00 , R$22,00 ou R$24,00 temos que acreditar que se trata de uma estratégia de marketing e política externa. Pois lucramos sim e muito em outras frentes.
Agora, o fato de não entrar, – e de certo ponto não caber certas contabilidades no borderô do evento( o que eu concordo) – não significa que não esteja na contabilidade do clube. UMA COISA É UMA COISA……….
Eu também caí na pegadinha e gritei antes de me aprofundar. Mas de fato, não há rigorosamente nada para nos preocuparmos.
Quem quiser se inteirar ainda mais, há uma excelente matéria de Walter Monteiro hoje, sobre o tema
*Walter Monteiro é advogado com MBA em Administração. Membro das Comissões de Finanças do Conselho Deliberativo e do Conselho de Administração do Clube de Regatas do Flamengo. Escreve sobre o Flamengo desde 2009, em diferentes espaços.
https://www.mundorubronegro.com/flamengo/ainda-o-maracana-mirando-o-futuro
ESPERO TER AJUDADO ….
ABÇ/SRN
Meu caro Anderson, só não acho que caímos em pegadinha alguma, afinal, os descontos são reais e absurdos. Tenhamos em mente que com um estádio próprio boa parte dessas despesas seriam lucros operacionais já que não seriam contabilizadas como despesas operacionais, embora saibamos que mesmo com estádio próprio elas existirão.
Se é estratégia ou não, custos sempre existirão. Nada acontece de graça. A intenção sempre será minimizá-las ao menor valor possível para que o lucro operacional seja o maior possível. Um time forte custa caro sem falar que o rodízio é constante. Sempre sai alguns e tem que ter a reposição a altura. Uma sede e um CT de boa qualidade geram muitas despesas e você, o cara dos números, sabe muito bem disso.
O que incomoda é ver como um estádio faz falta. O Palmeiras, referência em quase tudo hoje, tem nas bilheterias uma de suas maiores fontes de rendas. Temos a maior torcida do país e onde vamos enchemos estádio mas não enchemos o bolso. Essa contradição é hilária, não acha?
Helder meu amigo, não se engane por favor.
Hoje o estádio Alians Parque, pertence tão somente a W Torre.
A W Torre o explora por 30 anos.
O que vc vê no borderô é só a contabilidade do evento…….ok???
O que está por trás disso, não é exposto ao público.
O que eu to querendo dizer é:
Do caminhão de dinheiro que sobra de renda líquida( tirando todas as despesas do jogo) o Palmeiras há que fazer seu acerto com a construtora.
PEGOU A VISÃO???
Não ache que a construtora, paga todas as despesas de manutenção pra ter direito a fazer 6 shows por ano a 3 milhões de lucro cada.
O estádio custou 550 milhões………..a conta não fecha!
Pô mestre Egon , Engenhão ?!?! Se estivéssemos lá , sem pagar aluguel o “prejuízo “ seria realmente palpável , vide o público do jogo contra o Botafogo !!!
Meu amigo Pedro!
O público do jogo contra o Botafogo, nada tem a ver com o jogo entre os dois. Mas sim, as “promessas” de forra nas redes sociais….
Se esse jogo fosse no Maracanã, com certeza seria muito mais que 6 mil testemunhas…
É só conferir o público dos jogos contra os anões Boavista, Cabofriense e Bangu.
O espaço ora ofertado é ótimo para falar do nosso flamengo, e penso que de uma forma ou de outra todos fazem com “propriedade”.
Por outro lado, tentar discutir assuntos que não se tem domínio, como fazem alguns, é feio demais.
Esclarecedor, caro Kleber, mas ainda estranho.
Não tenho dúvidas de que o Maracanã tem a cara do Flamengo, mas não tem mais o coração, nosso principal motivador. Dói na alma ver nosso time sustentar tantos e ser tratado como ingrato.
Não vejo um estádio para o Flamengo inferior que o Maracanã. Mas a construção de uma obra dessas é pra lá de salgada. No mínimo, 1 bilhão. Será que já temos cacife para tanto?
Entendo que nem tudo está no borderô, como você já havia me respondido anteriormente. Mas é muito estranho ver o que se pode ver e ainda assim dá para perceber o quanto somos “sugados”.
Mas se é uma mal que ainda nos faz um bem, vamos em frente. Mas que já passou da hora do Flamengo arregaçar as mangas e engrossar a voz com esses políticos, isso não tenho duvidas.
Todos sabemos que se o Flamengo construir uma arena própria será o fim do Maracanã. Olha o tamanho do poder de barganha que nós temos. Tem que saber fazer uso dessa vantagem.
Então, que nossos dirigentes, a quem você classifica como de alto calibre, sejam inteligentes o bastante para saber lidar com essa situação que, a propósito, já vem incomodando bastante o torcedor.
Eu, como muitos aqui, defendo a construção de uma nova arena. O Maracanã está nos atrasando muito. Não sou do tipo saudosista. O mundo evolui. Wembley é uma prova viva disso.
Realmente é um problema.
Mas se não for solucionado agora = estádio próprio! estaremos daqui a 20 falamos novamente e debatendo a questão estadio novamente.
Gastamos 20 milhões recentemente na Ilha, para meia dúzia de jogos (isso tem que ser apurado!), quando aquela obra poderia perfeitamente ter sido feita na Gavea (pq não levam a estrutura para la agora?), estaria ali até hoje para jogos de menor expressão e como forma de barganhar melhores condições junto a quem administra o maracanã.
Pena que as arquibancadas ainda que móveis foram retiradas da gavea após 1995, vi romário brilhar ali com quase 20 mil pessoas, ainda que tardiamente já seria um primeiro passo a ser dado naquela época.
Sou radical, compraria um terreno e faria campanha junto a torcida para doação de tijolo, cimento, etc ….. duvido que se bem feito mais a venda de cadeiras e camarotes não faríamos um estadio.
Se o Helal não tivesse comprado o terreno em vargem grande naõ teriamos CT – tem que ter coragem!
O Penharol fez o estádio dele para 46 mil torcedores por 40 milhões de dólares – 8% do custo do estadio do Corinthians.
Isso que a maioria da torcida quer.
Quem quer luxo fica em casa vendo na TV.
Será que é tão difícil ??????
NÃO ME CONFORMO.
Acho de uma incompetência sem tamanho qq cidadão sentar na cadeira de presidente e não ter o estádio como PRIORIDADE.
Por favor vejam:
http://chuteirafc.cartacapital.com.br/reportagem-estadio-penarol/
Pelo que lí,ouvi,e até analisei;o FLA que é quem proporciona o evento é o lado que menos fatura.Todos ganham,com os impostos diretos e indiretos,(govêrnos federal,estadual e municipal).Metrô,onibus,taxi,vans,comercio de bebidas e comidas ao redor do estádio,per-pay,view,taxas do maraca,escoteiros,bombeiros,segurança particular,confecção dos ingressos,federação,e etc,etc,etc. O clube,não deveria ter prejuizo.Deveria lucrar sempre até por uma questão de coerência.O que fazer ? Um estádio proprio?Aonde ? Talvez o terreno do gasômetro(Francisco Bicalho).Aumentar o valor dos ingressos? Sei que a discussão é longa e dificil.
O prejuízo hoje é pequeno,mas progressivo.E daí …
Abs.
Boa noite, Fla no mínimo deveria comprar um.terreno em condições de se construir um estádio, independente do estágio da relação com o maraca, assim como feito em.Vargem Grande, se não existisse aquela propriedade , não teríamos hoje o nosso ct.