Levei um longo papo com meu queridíssimo amigo, irmão de vida, Atílio Garrido. Uruguaio, escritor, historiador, jornalista e executivo da Tenfil, principal empresa de comunicação uruguaia.
Ficou claro que as autoridades uruguaias já têm pleno conhecimento da animosidade entre as torcidas organizadas de Flamengo e Palmeiras. Vários veículos de comunicação deram o alerta sobre a programação, via internet, de enfrentamento entre torcedores em solo uruguaio.
As primeiras providências estão sendo tomadas, inclusive com a possibilidade de o exército monitorar toda estrada, a partir da fronteira, até Montevideo, além de presença permanente nas ruas da capital durante todo período em que lá estiverem rubro-negros e palmeirenses.
Muito provável que nos próximos dias o governo uruguaio emita nota oficial, estabelecendo normas de comportamento e afirmando que será implacável com qualquer tipo de movimento que venha a perturbar a paz, tão rotineira para qualquer cidadão uruguaio ou estrangeiro que lá esteja.
Conheço bem o país. Aliás, amo o Uruguai, em especial a cidade de Punta del Este, onde tive a honra de ser agraciado com o título de cidadão honorário, e de ser um dos três brasileiros homenageados em Casapueblo, pelo genial e saudoso artista plástico, Carlos Páez Vilaró.
Se conheço bem um lugar, é o Uruguai. Conselho rubro-negro e amigo para os que precisam de Rivotril: O “buraco” lá é mais embaixo!!! Quem pisar na bola corre seríssimo risco de demorar muito tempo para voltar ao Brasil.
De qualquer forma, tudo isto poderia ser evitado se os dirigentes da Conmebol não sofressem da “síndrome de vira-lata”, copiando tudo que vem de fora, como se os hábitos e costumes não existissem. Como se ganhássemos em euro, tivéssemos a mesma cultura, as mesmas malhas ferroviária, rodoviária e aérea, e falássemos francês, italiano, alemão…
Somos o que somos e dentro disto temos que conviver da melhor forma possível.
Xô, cabeças de vira-lata!!!
Palco montado pra catástrofe:
A Mancha Verde é inimiga mortal da Jovem do Flamengo e da Raça Rubro-Negra.
As Barras do Penarol estão com fome da Mancha Verde depois da briga entre eles na Libertadores.
Flamengo e Penarol tem, então, um inimigo em comum.
Por fora, tem a torcida do Nacional que é inimiga mortal da torcida do Penarol.
Esse é o palco da decisão.
Se ajeitar certinho, todo mundo briga.
Torcedores do Penarol mataram um torcedor nosso, no Leme, portanto temos uma conta a acertar com eles também. Será um “cada um por si e Deus por todos”, ou se preferir “salve-se quem puder”.
Possibilidade de não haver porradaria é diminuta
SRN8
É de uma imbecilidade tão grande confronto entre torcedores, levando-me crer que as organizadas são mesmo culpadas da violência nos estádios. Nos anos 70 eu frequentei a Flabar, e além de ver o jogo, queriamos era a geladinha. Agora se matam, combinam atrocidades. Que morram na cadeia quem brigar; quem incitar, quem apoiar e outros idiotas.
Perfeito Michel!
SRNs
Falou rudo! Parabéns pela lucidez, que tanta falta faz aos idiotas de todos os times que brigam e matam por causa de futebol.!
Arrascaeta cortado por contusão muscular!
Cara danada de Kao!!!! Dedo do Braz…
Kkkkkkkk
Tomara q vc esteja certo !
O campeonato brasileiro que prefiro, já foi. Perdemos a chance real na derrota para o gremio. Agora libertadores e copa do Brasil. Se bobearmos acaba em nada com salarios de mais de 20 milhões ao mes.
Kleber,
Essa final é daqui a mais de um mês e meio, até lá muita coisa ainda vai acontecer. Não vamos chegar a conclusões precipitadas. Não me desanime, essa final pretendo ver ao vivo ( e, se possível, te encontrar por lá!) !
SRN
Bem! O que poderia acontecer é mandar essa final pra Portugal…
Nosso gajo por lá pode até dar uma ajudinha pelo alambrado…
Esperar que a Jovem, Raça e Mancha mudem é acreditar em Papai Noel…
E mais! Se der mole, brigam as duas torcidas do Flamengo e a Mancha só olhando.
Isso já aconteceu inúmeras vezes entre Raça e Jovem…
Altíssimo risco!
ATENÇÃO: CBF divulgou as datas e horários dos jogos do Brasileirão nas rodadas 28, 29 e 30:
– Fluminense x Flamengo ( Sab 23/10, às 19h)
– Flamengo x Atlético-MG ( Sab 30/10, às 19h)
– Chapecoense x Flamengo ( Seg 08/11, às 20h)
Mas não podemos esquecer que pela Copa do Brasil temos :
Atlhetico PR x Flamengo (Qua 20/10 às 21e30h)
Flamengo x Atlhetico PR (Qua 27/10 às 21e30h)
#É Phodda!
Caro Kleber, agora fiquei realmente preocupado e diria desanimado. Pois se até você, um perseguidor de títulos, está focado no jogo do Uruguai que acontacera daqui a quase 60 dias, não posso esperar algo diferente do nosso técnico.
Que a chance de termos confrontos violentos e insensatos com a torcida adversária é grande todos sabemos, assim como equilibra muito o confronto ter apenas um jogo.
Porém agora acho que é o momento de discutirmos outros temas, tais como as contusões musculares ek série, a queda absurda de w desempenho entre o time titular e o time pós convocações, mesmo tendo um elenco caro w de qualidade, a preguiça do time como no confronto contra o deprimente time do Grêmio, enfim……a o principal motivo, termos a possibilidade de nos sagrarmos o segundo time a ser Tri Brasileiro. Sequência. Logow entristece e desanima se até tu aderiu a onda de abandonar o brasileiro.
Caro Kleber, agora fiquei realmente preocupado e diria desanimado. Pois se até você, um perseguidor de títulos, está focado no jogo do Uruguai que acontacerá daqui há quase 60 dias, não posso esperar algo diferente do nosso técnico.
Que a chance de termos confrontos violentos e insensatos com a torcida adversária é grande todos sabemos, assim como equilibra muito o confronto ter apenas um jogo.
Porém agora acho que é o momento de discutirmos outros temas, tais como as contusões musculares ek série, a queda absurda de w desempenho entre o time titular e o time pós convocações, mesmo tendo um elenco caro w de qualidade, a preguiça do time como no confronto contra o deprimente time do Grêmio, enfim……a o principal motivo, termos a possibilidade de nos sagrarmos o segundo time a ser Tri Brasileiro. Sequência. Logow entristece e desanima se até tu aderiu a onda de abandonar o brasileiro.
Toninho, amigo,
Já dizia minha avó Corina : “ Melhor prevenir do que remediar”. E, o tema é para lá de preocupante…estamos falando de segurança, de vidas…
Em síntese, uma excessão compreensível. Como você, estou ligado na possibilidade do tri inédito.
Forte abraço!
Ótimo texto Kleber 👍👏👏
Os baderneiros anti- desportistas que se cuidem senão a barra vai pesar pro lado deles e esses baderneiros não representam a verdadeira torcida
Maravillosa exposición amigo
Gustavo Poli: a várzea indignada
O tribunal que absolveu Diego Souza é o mesmo que suspendeu Gabigol por aplaudir o juiz e dizer que o futebol brasileiro era uma várzea
Em alguns momentos, em seus 521 anos de história, a Terra de Santa Cruz ameaçou driblar sua vocação de faroeste caboclo. Esses breves, ilusórios intervalos raramente ameaçam nosso estado básico em que relações importam mais que leis. A boniteza do xerife, a marca da pistola, as amizades do acusado ou bandoleiro fazem sempre diferença. O futebol, como sempre, é um espelho.
Vejamos o incrível caso de Diego Souza, que surrupiou o cartão amarelo da mão do juiz. Vamos escrever em ritmo de jardim de infância para efeito de ênfase didática. O atleta. Tomou. O cartão. Da mão. Do juiz. Durante. Um. Jogo. Agora por extenso:
O atleta tomou o cartão da mão do juiz durante um jogo.
Foi expulso? Não. Foi suspenso? Também não. Foi absolvido? Sim. Quem foi punido? O juiz. Isso aqui é Brasil, amigo, desde Pero Vaz de Caminha. Tem algo mais brasileiro que isso? E não é Brasil-pouca-coisa – porque o apitador Ricardo Marques Ribeiro mereceu a punição.
Lembre o leitor o que sucedeu: jogavam Grêmio e Corinthians em agosto. Diego Souza foi derrubado por Cássio, goleiro corinthiano, num contra-ataque. O juiz aplicou o cartão amarelo. Diego, ensandecido pela não expulsão do arqueiro, roubou o cartão de sua senhoria e passou a ostentá-lo aos berros de “amarelo?”. Ficou quase um minuto com o cartão nas mãos. Tanto fez que Ricardo Marques pôs a mão no bolso.
O respeitável público presumiu que o árbitro recuperaria um resto de moral expulsando Diego Souza. Não – Ricardo Marques mostrou… que tinha outro cartão amarelo. Veja, seu bobão, eu tenho outro!
A cereja no bolo: Ricardo Marques não relatou o prosaico acontecimento na súmula.
Tipo – esqueceu. No mesmo jogo, o árbitro tinha expulsado Maicon, capitão do Grêmio, que depois de xingá-lo… deu um tapa no seu braço (no julgamento, Maicon alegou que só apertou com força o braço do juiz). A Terceira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva… puniu Maicon com cinco jogos. E deu 30 dias e 500 pratas de punição para Ricardo Marques pela amnésia. Diego Souza? Absolvido. O crime não estava nos autos.
O relator alegou que, como o árbitro e o VAR aliviaram Diego, haveria uma impossibilidade técnica e jurídica de puni-lo. Então, ele foi absolvido por unanimidade. Dizem os juristas que se não está nos autos não existe (exceto, claro, quando interessa muito como constatamos em outras esferas).
Registre-se que tribunal que absolveu Diego Souza é o mesmo que suspendeu Gabigol por aplaudir o juiz e dizer que o futebol brasileiro era uma várzea. O atacante do Flamengo foi punido pelo artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva: “Assumir conduta contrária à disciplina ou a ética desportiva; desrespeitar os membros da equipe de arbitragem ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões”.
Considere o leitor se a conduta de Diego Souza se enquadra no artigo citado. Os dois casos aconteceram no mesmo mês, no mesmo Campeonato, diante das mesmas câmeras. Se Diego foi absolvido e Gabigol foi suspenso, o recado transmitido é de deboche. Justiça seletiva é, singelamente, injustiça. E isso todos sabemos: eu, tu, nós, vós, eles… e a várzea indignada.
——————————————–
Texto de Gustavo Poli, publicado hoje no Globo.
E ainda teve o ABSURDO lance do Fred essa semana, contra o Fortaleza. Deu uma porrada no jogador adversário, tentou levantá-lo do chão como um saco de batatas e ainda ficou sacudindo os braços do juiz. E levou só um amarelinho, com a concordância da estúpida Central do Apito. O futebol brasileiro é uma ENORME VÁRZEA, com apoio da Rede Globo!!!
Amigos da GLORIOSA NAÇÃO
Quando não é a fétida cbf, aparecem: desconforto muscular, fibrose, incômodo, fadiga, trauma…etc…etc…assim fica mais fica mais difícil ainda
Depois de uma semana de folga, eis que surge uma multidão de contundidos. Sem mencionar a anormal quantidade de jogadores com problemas pessoais/matrimoniais acometidos no elenco.
É muito olho grande concentrado no MAIS QUERIDO; ainda assim, seremos campeões de tudo!!!!!!!!!!
SRN8