Pingadinhas do final de semana

 

René Simões (foto: AFP)

René Simões (foto: AFP)

. A primeira é para discordar, e discordar de um amigo, ex-grande jogador, ex-treinador, e hoje comentarista do SporTV. Lá pelas tantas na transmissão, Edinho criticou o técnico René Simões pelo fato do treinador ter tornado público que, apesar do Botafogo ter vencido o Flamengo, não havia ele gostado da atuação do time. Edinho considerou que a opinião do treinador sobre o comportamento do time é um assunto de ordem interna, isto é, não deve ser tornado público. Assunto somente entre o treinador e os jogadores.

Com todo respeito, amigo Edinho, discordo. Como é que faz o treinador quando um repórter, de forma objetiva, indaga se ele gostou do time? Segundo sua crítica, ele tem duas opções. Mentir ou não responder, o que convenhamos passa longe da verdade. Há ainda dois pontos que gostaria de frisar. O primeiro é que, se saísse do coletivo e entrasse no individual, isto é, se ele criticasse ao invés da atuação coletiva do seu time, este ou aquele jogador, aí sim o comandante pecaria. Como ele fez, não. O que há de errado em se afirmar que o seu time não jogou bem, apesar de ter vencido?

O segundo ponto é para bater palmas para profissionais que hoje em dia, quando falam, você tem o que ouvir. Profissionais que saem do lugar comum, da mesmice, da chatice… Com certeza, René Simões não joga neste time. Suas entrevistas, são pra lá de interessantes. Já afirmei aqui e, repito agora, que René Simões, pelo seu retrospecto e qualidade, deveria estar em outro patamar como treinador. Quem sabe, agora não esteja ele caminhando para isso…


. Vendo na televisão o segundo gol do Fluminense, tive a sensação clara de que Jefferson, que vem pegando muito, falhou. Pulou na bola com o braço encolhido.


. Apesar de criticado pelo fato de ter marcado o pênalti a favor do Vasco, aos quarenta e cacetada, acho que o árbitro acertou. No lance, o zagueiro do Bonsucesso, infantilmente, leva o antebraço de encontro a bola. Pênalti, sim. E a sugestão para um exame de vista para quem comenta arbitragem na TV.


. Lá em São Paulo, o São Paulo, virou um super freguês do Corinthians. Não ganha umazinha faz tempo, e olha que o jogo de ontem foi no Morumbi. Inegável é que o Corinthians se ajeitou muito bem. O time é um dos grandes favoritos, senão o maior, para ganhar o Brasileiro. O elenco é muito bom. O treinador, também.


. O comentário que rola é que Montillo está forçando a barra para ser liberado pelos chineses. Ao longo do tempo, aprendi que quando o jogador quer, babau, já era… Tomara que seja verdade. Com Montillo, o Flamengo muda de turma. Com Montillo e mais um atacante bom, briga em cima no brasileiro e, dependendo de uma coisa ou outra, briga até pelo título.


. Linda e emocionante a matéria sobre a despedida de Léo Moura, no “Esporte Espetacular.” Este pessoal da TV Globo é extremamente competente.


Barcelona FC v Malaga CF - Copa del Rey Quarter Final. E o Messi, hein? 87 mil pessoas viram o melhor do mundo fazer três gols no jogo de ontem pelo Campeonato Espanhol. Foi a trigésima segunda vez que Messi marca três gols num só jogo, o que eles chamam de hat-trick. Ontem, ele passou a ser o novo recordista em toda a história do futebol espanhol, onde já jogaram gênios, como Di Stefano, Ronaldo Fenômeno, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Romário etc.

41 gols em 38 jogos na atual temporada. Líder na artilharia do Campeonato Espanhol com 30 gols, empatado com Cristiano Ronaldo. Há neste empate um pequenino detalhe. Além dos gols, há as assistências, em que Messi é inigualável.

Você tem dúvida de quem realmente seja o melhor jogador do mundo?