Pelos comentários aqui no blog, há quatro jogadores, do time que vem sendo escalado como titular, que estão longe da unanimidade. São eles: Muralha, Rafael Vaz, Rômulo e Mancuello.
Este é um bom tema para discussão. Pessoalmente, dos quatro, reduzo à metade os que me preocupam.
Muralha, se não é um Lev Yashin, também não é nenhum goleiro horroroso, prova é que recentemente foi convocado para a Seleção Brasileira. Aliás, o grande problema haverá se por acaso, por qualquer motivo, Muralha não puder jogar, pois não há um reserva que inspire confiança.
Rafael Vaz, como diria Nelson Rodrigues, “melhora a cada cinco minutos”… portanto, a meu conceito, nenhum problema.
Rômulo tem me parecido lento, sem ritmo de jogo e pouco combativo. Este jogo contra a Universidad Católica, quando certamente o sistema defensivo do Flamengo vai ter que trabalhar muito, será um bom teste para que se conclua alguma coisa.
Quanto a Mancuello, embora seja um jogador de razoável para bom, definitivamente não emplacou pelo lado direito do campo, e como Berrío entrou e arrebentou, tudo leva a crer que Mancuello retorne ao banco.
Universidad Catolica
Obrigado pela observação, Thiago, alteração feita!
Abraço,
Robert Rodrigues
Vaz muito limitado
Alex piorou muito
Romulo lento
Mancuello perdido
Só não gosto quando o Vaz inventa de lançar achando que é o Gerson.
Ontem assisti ao jogo na Fox e ainda no 1º tempo, o Vaz tentou cortar uma bola com o peito ou ombro. Botou a mão nela e tomou um esporro do Rever pedindo para ele jogar sério. Depois daquilo sobrou carrinho e bico. Zagueiro sério.
Muralha também não me passa tanta confiança. Meu pai diz que no alto ele não pega uma. Mas no ano passado foi bem. Precisa treinar pênaltis e aí é algo que pode ser alertado ao treinador de goleiros.
Em jogos mais pesados, se o Arão ficar próximo do Rômulo e ontem a Fox mostrou o Zé Ricardo chamando a atenção do Arão para esse posicionamento, não vejo problemas.
Gosto do Mancuello e da alternativa que ele dá saindo da ponta e cortando pro meio. No começo do ano o que mais se falava aqui era criar alternativas de jogo. Agora o Flamengo as têm. Berrío é um cavalo fisicamente e tem o espírito da Libertadores, mas às vezes corre mais do que a bola.
Mureta (ex-Muralha depois do Fla Flu). Tite o convocou erroneamente, mas já corrigiu esse erro na última convocação.
Rômulo, jogou 20 partidas em 2 anos, se joga mais que o Caramujo não sabemos, mas que esta fora de ritmo de jogo, isso esta claro!
Mancuello é meia, e não ponta atacante. Qdo teve moral para jogar com o Muricy, agradou!
Vaz, é o que temos de melhor no elenco na zaga. Aos que estão reclamando dele, é bom lembrar da zaga do início de 2015 (César Martins, Wallace).
SRN.
2016
Meu querido e irmão KL concordo com seus comentários integralmente, menos no que diz respeito ao Vaz : ontem foi claro como o Rever estava irritado com a colocação e as falhas do Vaz. Realmente ele acerta um em cada 10 lançamentos longos, erra 9, complica jogadas simples e meu caro Kleber zagueiro tem que ser zagueiro sem enfeitar. Como nosso xerife Rever. Aliás quando parou de dar chutão e ligação direta , nosso time deslanchou no jogo. E por obra de São Judas domingo e ontem ele ameaçou e não bateu as faltas.
Requer cuidados !!!!!!
saudações
Muralha é um bom goleiro, nada de excepcional até agora, mas é titular absoluto no Flamengo!
Rafael Vaz não inspira confiança, fraco na marcação e era reserva no Vasco e se voltasse para o Vasco iria ser reserva de Rodrigo e Luan, então como pode ser titular no Flamengo? Nesse time que possui grandes jogadores, até os de nível mais fraco melhoram.
Rômulo chegou agora e nota-se que é muito melhor do que Márcio Araújo, que não tem futebol pra estar no elenco do Flamengo. Márcio Araújo não é nem reserva no Palmeiras! Repito que o maior problema do Flamengo é o esquema defensivo e o erros do treinador pela inexperiência. O Flamengo não tem na defesa jogadores de alto nível como possui no meio e ataque.
Mancuello é um bom jogador, será útil, mas não titular.
É preciso aproximar Arão do Rômulo ou colocar Rômulo, Cuellar e Arão em alguns jogos para ter mais poder de marcação.
Caro Kleber e amigos!`
Particularmente, apenas o Muralha chega a ser na minha visão uma grande dúvida. Hoje ele é titular absoluto, não tenho dúvidas e quanto a sua convocação, acredito que foi pura ironia do destino! Não merecia e não merece. O Tite foi injusto com alguns outros bons goleiros. Mas, futebol dentro do gol tem muita equivalência, porém, não via no Muralha tão diferencial para tal.
No demais casos, entendo que o Mancuello poderá render melhor vindo de trás. De toda forma, este ano está melhor que o anterior.
O Rômulo está literalmente fora de forma, com pernas presas, pouca mobilidade e quando a tem, usa de forma destemperada, ou seja, quando o sinal está verde ele para e quando o sinal fica vermelho ele vai.
Quanto ao Vaz, eis a grande questão. Em alguns momentos parece craque e em outros muito limitado, sendo por vezes tem dificuldades em caminhar com a bola, além de usar o estilo de baixar a cabeça. Entre ele e os que estão no banco, continuará titular.
No geral, a questão me parece pouco polêmica e mais direcionada a condição maior de um time ainda em formação e que ainda se apresenta com algumas dúvidas. Se for polêmica, ela é muito leve e ainda com elas estamos conseguindo caminhar.
SRN
Kleber, o Muralha não inspira confiança, Cesar pode conquistar a posição se se dedicar. Vaz faz ligação direta o tempo todo, muito ruim isso. Rômulo vai melhorar, precisa de tempo. Mancuello já teve oportunidades várias vezes e em várias posições. É fisicamente fraço. Quem está bem este ano é o Everton. Esta chutando melhor, correndo de forma mais correta e sendo muito útil taticamente.
MURALHA – Como disse outro dia, não está me inspirando confiança. A impressão que tenho, é que vai falhar feio a qualquer momento.
Para muitos, a convocação reforça a confiança. Para Muralha, acho que está acontecendo o contrário.
Defeito grave de fundamento. Não sai do gol de forma alguma.
No começo do ano mencionei Martín Silva como solução. Como renovou recentemente, é saber quanto custa a rescisão e depositar na Federação.
Seria uma forra espetacular pelo que fizeram com Bebeto em 1989…
A única certeza que tenho, é que temos 3 goleiros no elenco, e nenhum deles é unanimidade.
RAFAEL VAZ – Concordo plenamente com KL. Melhora a cada 5 minutos…
Esse negócio de zagueiro zagueiro, já foi pro ralo faz tempo. Até goleiro tem a obrigação de sair jogando com os pés.
Está mais que provado, que Réver está sendo tudo de bom, mas tudo de ruim quando tem que sair jogando.
Vaz é justamente o avesso disso. Sabe sair jogando e muita qualidade quando lança. Portanto, merece muito a titularidade! Até porque, seu reserva (Juan) é mestre em técnica, mas as pernas já não aguentam mais.
RÔMULO – Sei não hem!!!! Acho que contrataram uma sombra para o Arão…
De 1º volante não tem absolutamente nada. Após alguns jogos, tenho completa certeza que não é o jogador que precisávamos.
Já não podemos culpar a tal de adaptação. O problema fica por conta do perfil tático, da lentidão e, proteção a defesa.
HOJE, quem ocupa melhor esta posição, é sem dúvida alguma o polêmico Márcio Araújo. Mesmo com passes curtos, mas certos, ainda não vi uma saída de bola errada do volante. Se levarmos em conta a marcação (que é o X da posição), é mais covardia ainda…
MANCUELLO – Definitivamente não é o meia que precisamos. Mesmo sabendo que Conca vem aí, acho um absurdo barrar um dos ídolos Campeão da Libertadores, para dar lugar a um meia que não joga de meia. Além de ficar torto em campo, perdemos o poder do contra-ataque pelos lados do campo.
Berrío, TEM que ser o Wellinton Silva do Flamengo ou, no mínimo, jogar mais próximo do Guerrero.
Pela saúde que tem, já provou que pode atacar com eficiência e cercar a subida do lateral.
Sou da mesma linha que o KL, portanto comentarei apenas sobre os dois, os quais na minha opinião pedem passagem para o banco de reservas.
Romulo, lento.. precisamos de um cabeça de área que tenha velocidade e cubra nosso bom lateral esquerdo, que tem visível dificuldade na marcação e também é lento, contudo compensa tudo isso com muita categoria.
Bem verdade que precisamos também do Eventon para acompanhar as descidas dos laterais adversários, mesmo assim o Romulo está atrapalhando a marcação e o lado esquerdo da defesa, que já tem o Vaz que Tb e lento, fica muito exposto. E todos já sabem disso, quem viu os últimos jogos pode perceber que todos os dois últimos adversários colocaram um jogador naquele setor. Precisamos devim cabeça de área veloz e ladrao de bola.
Mancuello gosto do futebol dele, mas para a posição que ele desempenha temos nos mínimo duas peças no elenco mais eficientes.
Boa opção para cadenciar um jogo, jogando na sua posição de origem, com uma boa opção para cobrança de faltas.
SRN
Grande Egon, meu ídolo,
Olhem só esta POLÊMICA:
“Esse negócio de zagueiro zagueiro, já foi pro ralo faz tempo”.
Se esta máxima é defendida, então devemos defender, TAMBÉM, que “esse negócio de CARREGADOR DE PIANO já foi para o ralo faz tempo”?
CONCORDO PLENAMENTE, meu parceiro!
Os DOIS já foram pro ralo faz tempo…
Se bem, que alguém tem que fazer o trabalho sujo. Esta figura, normalmente é o 1º volante.
Esse é um grande defeito do Vaz. Acerta lançamentos longos, mas exagera na dose. Acaba errando alguns…
Quanto ao carregador de piano, o famoso cabeça de área, é necessário que acima de tudo tenha uma boa saída de bola. É o primeiro jogador que o goleiro enxerga.
Estou falando de Carlinhos, Andrade, Clodoaldo, Maldonado ou Rafael Carioca.
Por outro lado, amigo Carloto, é o responsável pela proteção dos zagueiros e cobertura dos laterais (se bem que os alas ajudam). TEM que saber desarmar…
Posso estar sendo injusto com Rômulo. Tem toda pinta de 2º volante ou, ainda não se adaptou ao esquema do Zé.
POR ENQUANTO, fico com o polêmico MA. Estou me baseando no Brasileiro do ano passado.
Muitos dizem que ele rouba aqui entrega ali, com passes de 1 metro. Não tenho visto isso! Mas o percentual de acertos e erros, é impressionante.
De toda forma, TAMBÉM está muito longe do meu 1º volante dos sonhos.
Se fosse Schweinsteiger, (que antes de ser meia era volante), estaria feliz da vida…
Abs, meu parceirão.
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2016/11/diego-acerta-ao-dizer-que-m-araujo-e-quem-mais-desarma-checamos.html
Muralha realmente me preocupa. Não senti firmeza nas cobranças de pênalti contra o Fluminense, se adiantando de modo que se conseguir pegar o pênalti, o árbitro certamente mandará voltar.
Mancuello é bom jogador,mas Berrío demonstrou uma vontade, raça e boa técnica que dá gosto vê-lo em campo.
Meu ídolo, Egon,
Entendi suas colocações perfeitamente.
Um detalhe que muitos esqueceram aqui é que o nosso Márcio Araújo (que é meu conterrâneo, é maranhense), jogou nos dois clubes anteriores de 2º volante. Foi assim no Atlético Mineiro e no Palmeiras. Só passou a 1º volante no Flamengo.
Outro detalhe, com tantos anos de Flamengo, o MA só fez um gol (mas que valeram por muitos, que foi o do título do Carioca de 2014, apesar de achar que o Nixon faria aquele gol). Já o Rômulo, em menos de 1 mês, já fez um, que foi contra o San Lorenzo. É bem verdade que a principal função dele é marcar, mas só quero mostrar que ele (Rômulo) é uma espécie de volante que sai mais para o jogo.
Na verdade, dependendo do nosso ZR, acho que todos eles podem exercer a função de 1º e 2º volante. Rômulo, Arão, MA, Cuellar e Ronaldo.
Sobre o Mancuello, com a ascensão do Berrio, espero que o ZR procure outra posição para encaixá-lo. Gostaria de ver ele sendo testado na mesma função que o ROCHA desempenhava naquele time de 2011 (se não estou enganado), do técnico Zagalo. Quem lembra? O meio campo era Leandro Ávila (fixo na frente dos zagueiros), Beto pela direita, Rocha pela esquerda e o Pet flutuando nas costas dos volantes. Uma espécie de LOSANGO… Em algum momento, em algum jogo, quem sabe até o time B no Carioca, com Marcio Araújo, Cuellar, Mancuello e Lucas Paquetá; com dois atacantes na frente…
Espero um dia poder ver ele testado nessa função. Seria bem melhor do que aberto pela direita.
SRN!!!
Grande amigo Carloto! Além de você e Márcio Araújo, meu pai e minha avó também são maranhenses. Caxias…
Minha preferência por Marcio Araújo, se da justamente por Rômulo não ter a pegada dele e AVANÇAR.
Como sabemos, Arão também se manda com frequência. Ai fica osso, meu amigão!!!
Arão, Diego, Conca (Mancuello), são jogadores ofensivos. Embora Arão seja ótimo no desarme.
Com esse meio, MEU 1º volante não passaria do meio de campo. Tipo Ralf…
Abração, meu irmão.
Muralha é um goleiro regular
Rafael Vaz é lento, nãó merece ser titular, exagera nos lançamentos e tem varias deficiências, não aceito que Juan fique na reserva pra ele…
Rômulo….quando vai estrear?? É mais um turista, super valorizado. Jogador lento, sem raça…não tem alma de Flamengo
Mancuello é uma incógnita ! não consegue manter uma regularidade, parace conviver sempre com problemas físicos e não encontrou sua posição em campo.