Querem saber quem é VINI, para os mais íntimos? Vinícius Júnior.
Querem saber o que há de incrível na história envolvendo VINI?
Vamos lá:
. Tudo começou em São Gonçalo, em uma das muitas escolinhas franqueadas pelo Flamengo, Brasil afora. Lá, desde os primeiros treinos ficou claro que era um jogador diferenciado e, como tal, da escolinha de um franqueado passou imediatamente para as divisões de base do Flamengo.
. Como a maledicência é fato costumeiro nos clubes e, o Flamengo não foge à regra, pelo que apurei, a cláusula contratual entre a escolinha franqueada e o clube, caso dali saia um jogador que um dia venha ser negociado pelo Flamengo, é absolutamente normal e, assim a banda toca em todos os clubes. Importante colocar isto, pois a escolinha franqueada de São Gonçalo já está cobrando ao Flamengo o que lhe é de direito. Pelo que ouvi hoje, quanto a isto, não haverá nenhum problema.
. VINI tem sido nas divisões de base destaque único e absoluto, sobressaindo, não só no Flamengo, como sendo também o mais brilhante jogador da Seleção Brasileira na sua faixa etária.
. Mesmo sem ter tido oportunidade entre os profissionais, despertou interesse do Barcelona. Enquanto o Barça pesquisava, o Real Madrid deu uma “perna de anão” no grande rival e, definiu a compra de VINI.
. A multa rescisória de venda para o exterior era de 30 milhões de euros. Quando o assunto foi para a mesa de discussão, apresentando uma série de bons argumentos, o Flamengo topou entregar o jogador por 45 milhões de euros. Na negociação, o Flamengo conseguiu reduzir a comissão da empresa que desenvolveu o negócio, de 20% para 15%.
. A forma de pagamento será parcelada, começando agora e terminando no dia em que, de maneira definitiva, o Flamengo entregar VINI ao Real Madrid.
. Quando isto ocorrerá? Por enquanto só Deus sabe. Pode ser em janeiro de 2019, porém, como na Europa estaremos no meio da temporada, o Real pode deixar o jogador no Flamengo até o mês de julho.
. Há uma possibilidade de VINI partir antes. Se o jogador estiver fazendo parte da Seleção Brasileira que vai disputar a Copa do Mundo, aí em 2018, após a Copa, ele já estará no Real Madrid.
. Não é só o Flamengo que começará a receber agora. O jogador também. Incrível o salto salarial de uma hora para outra. De dez mil reais mensais, para provavelmente perto de quinhentos mil reais mensais. E, enquanto não for embora e, independentemente de parte das luvas…
. Pode ser que muitos não tenham atentado. Excetuando-se Neymar, que até hoje ninguém sabe oficialmente quanto custou, esta é a maior venda de um jogador brasileiro para o exterior. Até então, o recordista “oficial” era Lucas, negociado pelo São Paulo com o PSG, por 42 milhões de euros. VINI, mal tendo completado 17 aninhos, assume a liderança com a impressionante cifra de 45 milhões de euros ou, 160 milhões de reais.
. Agora, é curtir VINI o máximo possível, embora continue eu sem entender, por exemplo, como pode este jogador não estar relacionado para o jogo de amanhã. Enfim, há explicação para tudo no futebol, até para esta estapafúrdia decisão.
Que VINI seja feliz e, que São Judas fique por aqui, coladinho no Flamengo…
Gente esse valor que o real Madri está pagando não tem como recusa e outra parabéns para diretoria do flamengo eu acho também que a primeira vez que um jogador de futebol considerando craque foi vendido tendo 100/ dos direitos do jogador que essa diretoria faça bom aproveitamento do dinheiro e que o flamengo fique cada vez maior.
Caro Kléber e amigos!
Esse período que o Vinicius Jr irá ficar por aqui, definirá o tamanho do acerto da diretoria. De toda sorte, certamente a pressão da família visitaria a gávea e a venda se tornaria inevitável. Que Deus Abençoe sua carreira de jogador e enquanto não se transfere para Madri, que o Manto Sagrado faça ele se tornar ídolo por um período de tempo. Digo ainda que amanhã seria um dia ideal para a estréia. Mesmo assim, no profissional já chegou. Que cheguem suas glórias também.
SRN
Boa noite, Kleber. Espero que esteja tudo bem.
Meu nome é Michel Castellar e sou o repórter responsável pela publicação no LANCE! da matéria sobre a cláusula contratual de comissão entre Flamengo e o franqueado master das escolinhas do clube.
Apesar de não ter citado o meu nome ou o nome do jornal neste seu post, como a matéria foi exclusiva, não vejo como ter falado sobre outro texto.
Por isso, se me permite, peço licença para duas observações:
1 – Não houve “maledicência” na matéria. Os fatos apresentados na publicação são verdadeiros, como o senhor comprovou no clube, e, em momento algum, o texto faz juízo de valor sobre a existência da cláusula contratual – no caso, se ela é boa ou danosa ao clube. A intenção foi a de informar os torcedores de que, ao contrário do que o Flamengo tem dito, o clube não ficará com todo o montante recebido pela venda do Vinicius Junior para o Real Madrid ou qualquer outro clube.
2 – Me permita também fazer um esclarecimento sobre uma afirmação equivocada em seu texto. Quem cobra do Flamengo é a empresa Time Forte – a franqueada master – que detém o direito de negociar as franquias da Escolinha do Flamengo. A Escolinha de São Gonçalo não será a destinatária dessa comissão.
Agradeço a possibilidade de fazer esse esclarecimento e caso tenha ficado alguma dúvida pode me procurar.
Um abraço.
Parabéns ao VINI , sua família e ao Flamengo por produzirem esse craque !!! Confesso que ainda estou receoso quanto ao belo negócio feito por todos , talvez por isso ele não estreie amanhã , enfim agora é aplicar esse dinheiro com sabedoria para nos tornarmos ainda mais saudáveis financeiramente . Que semana hein , salve nosso Flamengo !!!!!
Michel Castellar, querido companheiro,
A “maledicência” a que me refiro, é a que existe nos clubes, jamais na sua matéria, perfeita, brilhante, reveladora e esclarecedora.
Como já fui vítima como dirigente desta mesquinharia clubística, cuja única finalidade é o uso da política rasteira e suja por parte de pessoas invejosas e sem escrúpulo, faço questão, apenas por uma questão de justiça, após apurar a convivência dos clubes, com franqueadas e escolinhas, de eximir de qualquer culpa, quem tenha assinado o contrato em questão. Só isso. Por favor, leia novamente o que escrevi. Você verá que é exatamente o que aqui coloco.
Quanto a não citar a matéria, você tem toda razão. Deveria sim, ter feito a citação. Foi um erro e, faço questão de publicamente me desculpar com você e, com todos os companheiros do Lance. Agora, por favor, acredite que este lapso foi uma exceção. Tenho e, sempre, prestigiado e dando crédito a qualquer matéria que dê origem a qualquer comentário do blog. Se você tiver tempo, recapitule os posts publicados. Você verá que o nosso LANCE já foi citado inúmeras vezes. Não preciso ir longe. Veja o penúltimo POST, onde não só cito, como aplaudo, com direito a foto, os profissionais do Globo Esporte.
No mais, enquanto você publicou que a empresa “Time Forte” seria, como franqueada, a única a usufruir da comissão prevista em contrato, a minha fonte afirma que há um acordo entre esta empresa e a escolinha e, em função disso, ambos serão aquinhoados. Aliás, de forma natural, profissional e justa. O que não coloquei, foi que a diretoria do Flamengo, em mais uma demostração de competência, já equacionou o tema com todos os interessados.
É isso. Por favor entenda que o que você faz, foi o que fiz com maior amor e prazer nesta vida. Como poderia eu não valorizar o que amo e admiro tanto?
Mais uma vez, desculpe qualquer coisa.
Forte abraço.
Prezado Sr KL, permita-me perguntá-lo, obviamente a minha pergunta gesta-se em minha completa ignorancia, sobre o fato que o senhor colocou em vosso post,ou seja, os intermediários serão remunerados em poupudos 15% sobre o valor do VINI, pergunto-lhe como pode o Padeiro, comissionar quem vende pão quente? Acho, só acho, que a tal propalada transparencia, que soa como música na boca do Sr EBM, anda meio embaçada!!
Oi, Kleber. Obrigado pela resposta.
Mas não tive o desejo de cobrar a citação do LANCE!. Apenas me “apontei” como o autor para poder fazer minhas colocações.
Quanto a comissão da Escolinha de São Gonçalo, ela existirá sim. Mas não a citei na matéria porque sairá do montante correspondente à franqueada master. No caso, o Flamengo nada deverá à Escolinha de São Gonçalo.
A Escolinha de São Gonçalo será paga pela Time Forte, em cima da comissão de 10% ou 20% que receber do clube . Ah, e em um percentual infinitamente menor.
Abs!
O valor oferecido pelo Real nao tem como ser recusado, nao apenas pelo valor alto mas tambem pelo risco embutido. Explico: ha uma probabilidade de o Vini nao jogar a bola que ele joga na base nos profissionais. Isso aconteceu em varios casos, a citar: Toro, Robert, Gerson, Alberoni, Mosquito, Adryan e outros.
O que me causa estranheza e que o detentor dos direitos economicos, o Flamengo, fique com apenas 65% do valor. A escolhinha, franqueada, tem 20% do valor da venda. Quanto ela paga por usar a marca Flamengo e atrair alunos? Sera que este contrato e proporcional? Sera que o trabalho feito dos 4 aos 10 anos vale isso tudo? A minha resposta e NÃO!
E a intermediação levando outros 15%? Acho que so se deve pagar comissao quando ha uma prestação de serviço. O Flamengo queria vender o jogador? Procurou alguem para vender e o contratou para isso? Se a resposta for nao, a comissao nao e devida. Que o Real a pague! 45 milhoes vezes 65% da menos que o valor da multa.
E incrivel como aparecem intermediarios para morder a parte do clube. Este arca com o custo todo mas na venda, nao morde sozinho nem quando tem 100% dos direitos. Triste sina!
Que a diretoria faca a sua parte e promova uma revisão nos termos contratuais com estas franqueadas e que restrinjama acao destes intermediarios.
Mitou!!
Mitou. Sem mais palavras.
Prezado kleber e amigos do blog, não acho interessante esse tipo de contrato, o flamengo pagar 15 % de uma venda dessa, o Vinicius frequentou essa escolinha quando tinha 4 anos, ele esta no flamengo desde os 10. Faça me o favor, isso tem que ser revisto imediatamente, e outra coisa que me causa estranheza é que nunca vi nenhuma negociação de outros clubes dizendo que parte vai pra essas franquias, ou nunca saiu um jogador de franquias, muito estranho isso.
Boa noite a todos!
Eu ainda estou tonto com a lógica dessa transação! Senão vejamos:
– Era comum considerar o risco de adaptação de um jogador consagrado quando esse se transferia para a Europa, e quando isso ocorria o valor de seu “passe” multiplicava-se por ter o selo “Europa”. Foi assim com os jogadores da década de 80.
– Com Neymar vimos um jovem consagrado jogador. Com Gabriel Jesus, nem tanto consagrado, mas inegavelmente promissor, mas notem que o Manchester City elevou o grau de risco da transação.
No caso do Vinícius Jr o Florentino Peres elevou o grau de risco por no mínimo três esferas a mais:
– VJ jogava no juvenil até ontem
– VJ joga atualmente no sub-20
– VJ tem apenas 16a
– VJ nunca jogou pelos profissionais
Como vemos, quantos graus de desenvolvimento ainda faltam para que VJ justifique esta expectativa depositada pelo Real Madri?
Sinceramente o único aspecto que me resta compreender é o aspecto comercial (business), com uma brutal exposição do jogador no mundo futebolístico, e a muita expectativa que se criou!
O Barcelona (que tencionava levar o jogador por um valor de multa bem abaixo da estipulada do atual contrato) se referiu a contratação como “A mais nova loucura de Florentino Peres”, que depois de perder Neymar e Gabriel Jesus, entre o risco de “ser ou não ser” (eis a questão) resolveu “ser” o protagonista no caso VJ. Que Deus ilumine o VJ.
Saudações Rubro Negras…
45mi de Euros é muito dinheiro? Sim é! Mas nem tanto para eles…O faturamento mensal do Real Madri em 2016 foi de 2bi de Reais. Para se ter uma ideia da proporção do investimento, basta dizer que nosso faturamento em 2016 beirou os 400mi. Assim, a contratação do VJ pelo Real tem impacto menor do que a dívida de 40mi que o Flamengo acabou de quitar com o R10.
Como o pagamento serão em parcelas até a transferência definitiva do jogador, como disse o Kleber, entre fins de 2018 e meados de 2019, portanto algo entre 18 ou 24 meses, significa dizer que o clube terá um aporte de capital mensal entre 5mi a 7mi de Reais por mês, o que deve por fim aos tais “empréstimos operacionais” ao que o clube recorre frequentemente. Enfim, promete por as finanças do clube definitivamente nos trilhos por 2 anos. Acharam pouco, muito ou bastante animador? SRN.
Enfim, em minha opinião do que seja excelente negócio, nesse caso seria o jogador ficar no clube por 4 ou 5 anos, arrebentar e conquistar títulos, parecido com o que fez o Neymar no Santos. Mas e os dados concretos? Nenhuns, a não ser pelo fato que a super-exposição do jogador tirou do Flamengo esse direito! Lamento. SRN.
O Neymar com 16 anos já jogava no profissional do Santos. Aos 17, 18 já era o craque do time apesar do Vanderlei Luxemburgo botá-lo no banco algumas vezes e chamá-lo de filé de borboleta.
Vinícius ainda nunca jogou pelo Flamengo principal.
O que e muito estranho e a falta de transparencia quando essa e um mote desta diretoria.
O Rodrigo Caetano(sera que ele sabe o que se passa no clube?) nega a venda, diz que o Flamengo vai renovar mas o contrato de venda ja esta acertado e ao que parece sacramentado, visto que o Barcelona ja acusou o golpe, pois a operacao colocou em risco o cargo do Robert Fernandez, diretor de futebol do clube. Se for assim, porque nao vir a publico e detalhar a operacao? Isso nao e transparencia e por isso da azo a especulações indevidas.
Que a diretoria venha explicar e detalhar a operacao e os contratos que drenam recursos do clube, mostrando o que ela esta fazendo para corrigir isso.
Bittencourt…Depois do caso Neymar, obviamente que o processo será na forma da lei, tanto do Brasil quanto da Comunidade Europeia, tudo de acordo com o que manda a Fifa, eu não tenho menor dúvida disso! Esse são os detalhes legais que as partes tem que informar. Se houver algo fora do que manda a lei, então deverá ser investigado e apurado, para tanto o Flamengo tem um conselho deliberativo que aprova ou recusa todas as transações do Executivo do clube. Mais que isso, não é possível mensurar, nem seria justo! SRN.
Alexandre Bittencourt, amigo,
Procurei me inteirar sobre tudo que diga respeito a este tema. Infelizmente, nem tudo posso comentar, pois acabaria prejudicando o clube.
O que posso garantir, é que a nossa diretoria vem desenvolvendo o assunto, com absoluta seriedade e, extrema competência, conseguindo maximizar,de forma inquestionável, nas três frentes de negociações, os interesses do Flamengo.
Forte abraço.
Tem sempre intermediários, tem sempre alguém levando comissão, tem sempre oportunistas de plantão, isso não acaba nunca!
Caro Kleber e se possível for, ao repórter Michel Castellar, gostaria aqui, de levantar uma outra informação.
Há veículos de informação disponibilizando dados da transação envolvendo o jovem Vinícius Jr, com valores ainda maiores que o divulgado.
Valores esses caros amigos, que chegam na casa de 61 milhões de Euros ( 211,67 Milhões de Reais) e que naturalmente trazem ainda mais perplexidade positiva, diga-se de passagem, a essa nova era vivida atualmente.
São 16 milhões de euros a mais messa negociação.
8 milhões como luvas para jogador e 8 milhões de comissão para a empresa que agencia a carreira do mesmo.
Pode ser caros amigos, que as pessoas estejam se pegando a tão somente a parte que cabe ao Flamengo( 45 Milhões de Euros ) mas a transação “inteira” é de 61 milhões de euros. Esse é ou será o custo total do Real Madri com o jogador, para tirá-lo do Flamengo.
Até que o Flamengo esclareça, e se vier a fazer isso, não há como saber se há ou terá uma composição financeira nos 16 milhões de euros a mais dentro dessa transação e que venham a beneficiar a franqueadora em questão.
Por exemplo:
1 – Quem garante que para o Flamengo assinar hoje com o Real Madri, a empresa que administra a carreira do jogador, não possa repassar o que é de direito a franqueadora?
2 – Ou que Flamengo, o próprio jogador e a empresa que gerencia a carreira do jogador, não possam dividir esse custo juntos?
3 – No balanço oficial do clube, consta que o jogador pertence 100% ao Flamengo.
4 – Mediante a conduta imposta por essa diretoria em todos esses anos, não creio que possa existir um contrato de “gaveta” entre Flamengo e a franqueadora. Contrato de gaveta, uma vez que não há qualquer detalhe mencionado no balancete do clube.
Acho ainda muito prematura essa ou aquela especulação, ou essa ou aquela informação não confirmada.
Mas se ainda assim, os srs Kleber Leite e Michel Castellar tiverem absoluta razão no tema aqui levantado, cabe a diretoria explicar o mais rápido possível, porque motivo não consta nenhuma ressalva no balanço do clube sobre o percentual do jogador.
VAMOS AGUARDAR.
ABÇ#SRN
Kleber quando vc escreve que o Fla conseguiu reduzir de 20 para 15% a parte da empresa ,vc está falando da empresa Time forte ou de outra empresa intermediária ?Fiquei com essa dúvida .
Bom dia senhores,
Proposta irrecusável, no lugar dos dirigentes merengues, tendo essa grana para investir em jovens talentos faria de olhos fechados.
Espero que até o final deste ciclo inicial do VJR ele possa ganhar títulos importantes, assim como fez o Gabriel Jesus no palmeiras.
Se pertencesse a diretoria rubro negra agradeceria, fecharia o contrato e de brinde mandaria para o Real Madrid, Gabriel, Mureta e Mancuello, com uma mensagem aos espanhóis, esses são um brinde do Flamengo.
SRN
Dawison, amigo.
A bem da verdade, pelo que pude apurar, o Flamengo conseguiu o seu objetivo junto às duas empresas Traffic e Time Forte.
Abraço forte.
Será que além do dinheiro para time forte, aproximadamente 15%, o valor de 45 milhões também sofrerá um desconto para traffic, esse valor então deverá sofrer uma queda brusca no final das contas
R$ 150 milhões por um jogador que nunca vestiu a camisa do Flamengo profissional? Vende agora!
Infelizmente esse é o nosso futebol e mais cedo ou mais tarde ele sairia. Agora que ainda é promessa, vale a pena vendê-lo e investir no que realmente interessa. Sem essa de mega-jogadores como o Ronaldinho Gaúcho, que aprontou, custou uma grana e ainda levou R$ 17 milhões do Flamengo após sua saída.
No post anterior, citei o Drogbinha. Surgiu como destaque, Flamengo recusou proposta milionária do Porto e o futebol dele sumiu.
assino embaixo.
Penso parecido.
Venderia correndo, é muito dinheiro.
Pelo visto acima a historia da venda de “VINI” tem muitos contornos.So espero que o FLA não saia do negocio com perdas e que possa realizar o lucro maior que lhe é de direito.
Não entendi porque EBM garantiu a conclusão final das obras do estadio da lusa,quando na realidade muito coisa tem por fazer;colocação dos refletores,obras de acabamento, o gramado por refazer(foi pisoteado por maquinas) etc..Não era só uma questão de laudos !!! ???
Falando de jovens…
Como eu sempre falei, que menino fraco esse tal de Paquetá. Jovem extremamente lento e insosso, parece um P.H.Ganso com a técnica do Walter Minhoca.
E não é de hoje, dos jogos da base que via ele já era assim, bem como foi na Seleção de base no mundial sub20… Esse aí pode negociar na primeira proposta que aparecer.
Fraco mesmo, agora como é agradável ver o Ronaldo atuar, joga com classe, inteligência, bons passes, volante moderno