Parece que foi ontem. Quantas e quantas jornadas estive ao lado do Velho Lobo, no Flamengo e na Seleção Brasileira. Época em que era possível a amizade fraterna entre um treinador e um profissional de imprensa. Zagallo esteve sempre na frente. Como jogador, ao contrário da maioria esmagadora de quem era ponta-esquerda, por aquele setor compunha o meio campo e, por esta característica foi apelidado de “Formiguinha”. Estamos falando de 1958…
Como treinador, na Seleção, substituiu o genial João Saldanha e, de novo inovou, colocando para o jogar o que havia de melhor. Por isso, Piazza e Clodoaldo foram titulares. Assim como Gerson e Rivelino.
No Flamengo, de cara, deixou claro que no meio campo se ganha ou se perde o jogo. Em uma decisão apareceu com Zé Mário no lugar de Zanata. Ganhamos o campeonato.
Melhor do que o Zagallo jogador, melhor do que o Zagallo treinador, é o Zagallo ser humano. Aí o repertório é longo e só em um livro para contar quase tudo.
Zé, o nosso Velho Lobo, completando 90 aninhos. Parabéns, querido amigo!!!
Até você completar 100, vou ter muita coisa para contar…
Vida longa!!!!
E o Messi, hein?
Já imaginaram a angústia pela qual deve estar passando este gênio?
Afinal, Messi é um ser humano e, como tal, tem sentimentos. Vejo esta saída do Barcelona como a de alguém que se vê obrigado, mesmo não querendo, a abandonar o amor da sua vida.
Outro dia na TV, ouvi o bom repórter Fernando Kallás, que vive na Espanha, afirmar que esta história não bate. Também acho!
Que Messi encontre um novo amor e tomara que seja mesmo o PSG, pois será maravilhoso torcer por ele e Neymar jogando juntos.
Um dia imaginei Messi no Mengão… e, por favor, não usem a palavra “impossível”. Para o Flamengo tudo é possível. Até… Messi!!!
Agora, Libertadores.
Que esta goleada para o Inter tenha servido de lição. Tiramos o pé do acelerador achando que o jogo seria ganho mais cedo ou mais tarde. O problema é que em futebol este pensamento é fatal.
Que o nosso time volte a jogar bola com vontade de atropelar quem estiver na frente e, que Gabigol, para não ter problema no exame antidoping, tome suco de maracujá, sem moderação, no dia do jogo.
No mais, a certeza de que Renato colocará a casa em ordem.
Zagallo, Pelé e Garrincha são os maiores destaques do futebol brasileiro. Zagallo considerado antipático não tem o carisma de Mané Garrincha e a genialidade de Pelé. Na propalada mudança de nome do estádio Mário Filho, que sou contrário, caberia muito bem o nome de Zagallo no estadio. Que emprego maravilhoso tem o diretor remunerado de futebol Bruno. Não é cobrado por má contratação , de 4 em 4 meses passeia pela Europa, hospedando-se em hotéis 5 estrelas, gratuitamente, recebe diarias, toma bons vinhos…emprego para se almejar…depois ninguem culpado por Bruno Viana…
Este também é meu pensamento:
“Jogo se ganha no meio de campo”.
Zagallo, Paz e Bem.
Parabéns ao Zagallo, realmente um grande nome do futebol. Messi fora de série. E quanto ao Renato, é só não inventar, pois ontem mudou posições q deve ter treinado c Arão mais na frente e não na proteção dos zagueiros. Este time sabe o que faz, é só ter concentração e o Renato não inventar nada.
Zagallo é o personagem mais importante da história do Futebol Brasileiro,conhece como poucos a amarelinha, tantas vezes citada por ele em entrevistas.
Aquela cena dele incentivando os jogadores em BrasilX Holanda na disputa por pênaltis na Copa de 1998 é inesquecível, como a partida toda é para mim,afinal era o atual campeão do mundo,contra Holanda a seleção que foi eliminada quatro anos antes,e dando um sufoco no Brasil, se não fosse a bomba Santa do Branco. Aquela partida na Copa da França tinha todos os três melhores do mundo pela FIFA em campo, Ronaldo (na época Ronaldinho), Roberto Carlos e Bergkamp o maior jogador holandês que vi jogar,e ali Zagallo motivou um por um após a prorrogação,haja coração, ainda tinha o golden goal…É teste para cardíaco
Parabéns Zagallo, por ter popularizado para o Mundo o 4-3-3,recuando até o meio na Copa de 1958, como fazia Telê Santana o fio de esperança,seu contemporâneo,nos tempos de jogador e treinador,por ter sido Bicampeão mundial em 1962 fazendo o primeiro gol da competição contra o México, por ter sido o técnico do escretch canarinho em 1970,auxiliar técnico em 1994,e por ser o técnico em uma das minhas maiores alegrias no futebol, que foi o gol do Pet em 2001.
Tantas histórias no meio esportivo,confesso que chorei e fiquei emocionado a lhe ver pessoalmente, carregando a tocha olímpica no Rio de Janeiro.
Se pudesse lhe fazer uma pergunta, honra que o dono do site já teve alguma vezes.Eu lhe perguntaria o por que Giovani ex Santos e Barcelona ter jogado só 45 minutos na Copa de 1998,e Edmundo não ter sido titular na final?Na verdade duas perguntas em uma,tática utilizada a muitas décadas por Cícero Mello
Vocês vão ter que me engolir!
E multicampeão como o senhor ,não tem outro jeito a não ser ter que lhe engolir.
Muitos podem não concordar, mas é preciso respeitar sua história
Parabéns, Zagallo!
Muita saúde e felicidades!
Rumo aos 100!
SRN!
Caros amigos do blog,
Torcendo para que o Renato olhe com carinho para os meninos Noga e João Gomes. Ambos têm vaga nesse time titular do Flamengo!
Saudações!
Amigo André, penso que o Gabriel Noga, sim. Já João Gomes, não: ele será, apenas, um bom reserva.
SRNs
Parabéns, mestre Mario Jorge Lobo Zagalo!
Um dia gostaria que você dissesse toda a verdade: você é Flamengo de coração, ou é America, ou Botafogo?
Da ‘troika’ alagoana -você, Tomires e Dida- o único que não se revelou completamente, até hoje, foi você.
Ou vai fazer que nem o Gérson Canhotinha de Ouro que se diz 50% tricolor e 50% alvinegro e ZERO% rubro-negro?
SRNs
Confesso Kleber, que é de fundir a cuca, imaginar que o Barça abriu mão do seu principal ativo.
Entendo perfeitamente, que cada dia mais, o futebol não vive dentro das 4 linhas, com apenas um ”homem”. OK!
Mas Messi é muito mais que isso. Com a sua saída, logo de cara especialistas garantem que o Barça perde mais de 1Bi de reais, só com o engajamento das redes sociais! Aí vem os patrocinadores diretos e indiretos para o clube e atleta.
Há sim mais caroços debaixo desse angú. A pergunta que não quer calar é a seguinte:
Esse novo ”angu” que surge com a saída de Messi, quem se recupera primeiro? Messi ou Barça?
———————————–
Creio Kleber, que o futebol é o mais apaixonantes dos esportes justamente por partidas como a de domingo. Quem diria que o Inter daria uma goleada no Flamengo nessa atual fase?
Nem acho que teve soberba, teve foi uma dose de displicência em alguns lances. Tivemos uma boa dose de falta de sorte, e creio q São judas, estava ”cansado” acompanhando as Olimpíadas com os atletas do Flamengo. Tudo deu errado e nada do que se tentou deu certo!
Libertadores o buraco é mais em baixo e todos sabemos disso!
Concentração, foco, seriedade são os caminhos para o sucesso.
Mas se Renato fosse, eu entraria com o Michael de titular, e deixaria ER7 para entrar logo no segundo tempo!
Kléber,
Qual seria hoje a grande estrela internacional, dessas “impossíveis” que se vc tivesse no comando do Mengão, veria como ideal e “possível” de trazer que gerasse além do alto ganho técnico, aquele grande impacto de marketing, aquela imponência de mercado ? SRN
Seria pra agora esse nome…
Anderson, amigo,
Muito boa a sua indagação: “ Quem irá se recuperar primeiro,
Messi ou Barcelona?
Como você, apaixonado pelo futebol de Messi, ainda não engoli essa…
Adriano, querido,
Não tenha nenhuma dúvida de que, via Max Biancutti, levaria um bom papo com Messi. Para o Flamengo, tudo é possível. Até Messi…
Abração, amigos.
Kleber,
Resta saber se o Messi aceitaria ser reserva do Arrasca. kkk
Mas acho um desperdício de talento ver o Neymar e o Messi no PSG, clube sem qualquer tradição no futebol e que sobrevive bancado por um bilionário – sem falar na fraquíssima liga francesa.
Jogador desse nível tinha que vestir apenas camisas “pesadas”.
Diego,
Messi seria titular ao lado do Arrasca, jogando os dois centralizados e com liberdade de movimentação. Seria o melhor meio de campo do futebol mundial.
SRN
Posso mudar o foco e fazer uma enquete?
Hoje temos (disponíveis) 3 zagueiros “profissionais” e um júnior (não dá pra contar com Rodrigo Caio).
Sendo assim pergunto:
Entre Gustavo Henrique, Léo Pereira, Bruno Viana e Noga, qual ou quais desses, hoje seria melhor que o Dedé??? Pq eu sei que o Dedé não e mais o mesmo mas acho que até bichado é melhor que o que temos hoje.
Dr. Leonardo,
Seria uma boa dupla de zaga pro Departamento Médico, Rodrigo Caio e Dedé. Os dois, saudáveis fossem, seriam os dois melhores zagueiros do futebol nacional.
Verdade !
E lembrando que esse zagueiro Bruno Viana é café com leite, não joga nada, e o pior nem raça e disposição tem !
Muito se fala que o Flamengo não está contratando pelo fato de não ter dinheiro em caixa. Por outro lado comenta que o Flamengo irá comprar um clube na Europa. Que precisamos de reforços é fato, então não seriam mais importante investir no Flamengo aqui no Brasil, do que comprar um clube na Europa. Acho até que é uma boa ideia, mas primeiramente temos que pensar em ganhar a Copa Brasil, Libertadores, Brasileirão e Mundial, isto nos renderia 200 milhões de reais.
Kleber meu caro,
Li em algum lugar, que Messi vai custar aos cofres do PSG, o equivalente a 14 milhões de reais por mês. Numa conta de padaria, 170 milhões de reais, por ano.
Eu sou totalmente favorável a montar um plano de negócio que fosse possível reunir um pool de empresas que fossem capazes de proporcionar tal feito.
Mas em se tratando de Brasil, o futebol não conversa diretamente com mega empresas e isso é amador demais!
Alem disso, a diferença de cambio no deixa muito desconfortáveis para esses mega acordos comerciais.
Imagine a revolução de todos os números envolvendo o Flamengo com uma contratação desse porte.
Patrocínios, redes sociais, engajamentos, venda de camisas, ingressos de jogos, etc etc etc
Um dia , quem sabe tenhamos dirigentes!
Anderson,
Acho que não é uma realidade distante, o foco do Flamengo tem que ser no retorno do Neymar ao país, que deve acontecer dentro de 3 anos (com 32 anos de idade).
Vai ser o boom midiático. Para ser ter uma ideia, hoje o Neymar tem 157 milhões de seguidores no Instagram, enquanto o Flamengo tem 10 milhões…
Com essa diretoria, não creio !
Na verdade o flamengo precisa de 4 jogadores, um goleiro que saiba sair do gol em bolas cruzadas na nossa área pq O Diego Alves deixa na conta do setor defensivo e não ajuda, um zagueiro, um lateral esquerdo para chegar e ganhar a posição, pq o Felipe Luis sabe jogar, tem técnica , mas está morto, não consegue marcar com eficiência, já não vai no fundo por característica , não tem velocidade, acho que deveria jogar no meio campo, e um belo meio campista para ser sombra de Everton Ribeiro. Veja bem não estou falando que o Diego Alves seja ruim, só não sabe sair de gol, e o lateral esquerdo por causa da idade , não consegue marcar com eficiência .
Rapazes………..
Eu vivi para ver o presidente do PSG contratando o Messi, mas cobrando em público a renovação do Mbbapé
#Vai vendo !
O time pra hoje!
Amigos da GLORIOSA NAÇÃO
Aos 8 minutos de jogo, Isla conseguiu perder TODAS (T O D A S) as jogadas que disputou! Tomara que acerte a partir de agora…ou então, Mateusinho imediatamente!
SRN8
E o nosso sofrimento com o Diego Alves saindo jogando já começou.
Que golaço!
Que preciosismo foi esse dando toquinho em vez de decidir o jogo e chutar? Que absurdo!
E agora Filipe Luis expulso!
Esse árbitro tá mais perdido que cego em tiroteio!
Ao menos se fez justiça!
Se o árbitro não marcasse esse pênalti seria um absurdo.
Mais um erro defensivo primário e grotesco, até quando?
E olha que esse Olímpia é o time mais fraco da chave.
Tem muita coisa tática para acertar nesse time do Flamengo, o vexame para o Inter deve servir de lição ao invés de ser esquecido como foi dito nas coletivas.
Eu havia postado que o ISLA havia perdido todas (T O D A S) as jogadas até os 8 minutos de jogo…
Na verdade chega a ser impressionante como qualquer time mediano e até fraco da América do Sul consegue igualar e muitas vezes superar os melhores times brasileiros. E podem parar com essa história de “ Libertadores é assim mesmo” ou “é uma guerra”, etc e tal. A verdade é que nossos times e seus treinadores são facilmente engolidos por qualquer time minimamente organizado e com dedicação tática, além da vontade. É tentar não sair derrotado e com 11 em campo (acho que será impossível) para buscar a vaga no Brasil. SRN
É preciso sacramentar a classificação contra esse time paraguaio fraco, não pode dar chance do espírito de América do México no Maracanã.
Tem que abrir o olho para matar de vez o rival e focar nos próximos jogos do Brasileirão.
E. Ribeiro péssimo! Eu tiraria imediatamente e colocaria o Vitinho para puxar na velocidade.
Esse preciosismo na finalização dos atacantes pode custar caro no futuro. Cadê o Renato para dar um puxão de orelha?
O sistema defensivo do Flamengo está me assustando, tem muita coisa que Renato tem de acertar. O fraco Olímpia chega com facilidade em alguns momentos, inadmissível!
Não é possível!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Essa bola tem que entrar!!!!!!!
Egon, me convença a não jogar a TV pela janela!
Amigos da GLORIOSA NAÇÃO
Jamais imaginei que diria que Leo Pereira jogou bem, mas este dia chegou. Por favor entendam que me refiro a “jogou bem” dentro de suas limitações. Hoje me pareceu melhor que Gustavo Henrique
SRN8
Caros amigos do blog,
É impressionante a quantidade de gol perdidos!!!
O Renato precisará dar mais chances aos jogadores jovens. Os veteranos não estão mantendo o time com competitividade até o final dos jogos.
Saudações!