Tabela do Brasileirão em Vermelho e Preto (O Original…)

brasileiraoPRIMEIRO TURNO

  1. SPORT (CASA)
  2. GRÊMIO (FORA)
  3. CHAPECOENSE (CASA)
  4. PONTE PRETA (FORA)
  5. VITÓRIA (CASA)
  6. PALMEIRAS (CASA)
  7. FIGUEIRENSE (FORA)
  8. CRUZEIRO (FORA)
  9. SÃO PAULO (CASA)
  10. SANTA CRUZ (FORA)
  11. FLUMINENSE (CASA)
  12. INTERNACIONAL (CASA)
  13. CORINTHIANS (FORA)
  14. ATLÉTICO MINEIRO (FORA)
  15. BOTAFOGO (FORA)
  16. AMÉRICA MINEIRO (CASA)
  17. CORITIBA (FORA)
  18. SANTOS (FORA)
  19. ATLÉTICO PARANAENSE (CASA)

RETURNO

MESMA ORDEM DE JOGOS, COM O MANDO DE CAMPO INVERTIDO

COMENTÁRIOS

. Na realidade, o Flamengo começa o Campeonato Brasileiro como mandante, e o último jogo será na casa do adversário. O primeiro jogo será contra o Sport, provavelmente em Brasília, e o último jogo do campeonato, contra o Atlético Paranaense, em Curitiba. Particularmente, reconheço ser um detalhe de ordem pessoal, sempre preferi terminar em casa. Aliás, como no início do campeonato não teremos o Maracanã, mais do que nunca, seria melhor começar fora e, terminar em casa.

. Nos jogos contra os clubes do Rio (Fluminense e Botafogo), tudo leva a crer que contra o Fluminense, o primeiro jogo seja em Brasília e, o segundo, no Maracanã. Pela relação política, a tendência é uma divisão de renda natural nos dois jogos. Contra o Botafogo, ao contrário do que ocorre com o Fluminense, pelas posições políticas conflitantes, o primeiro jogo deverá ser em São Januário, com 90% dos ingressos para a torcida do Botafogo, e no returno, o Flamengo ficando com 90% dos ingressos, no Maracanã.

. Na maioria dos campeonatos por pontos corridos, normalmente se observa que é um jogo fora e um em casa, e assim vai… Neste Brasileirão, há situações do Flamengo fazer seguidamente dois jogos em casa (Vitória e Palmeiras), e dois jogos fora (Figueirense e Cruzeiro).

. Na reunião entre os clubes, haverá uma proposta da CBF no sentido de que, a exemplo do que já ocorre com os jogadores – que quando completam o sétimo jogo por um clube, há o impedimento natural para que não possam jogar por outro clube que dispute o Campeonato Brasileiro na mesma série – o mesmo venha a valer para os treinadores. Se isto for aprovado, a dança de técnicos que estamos acostumados a ver, vai diminuir, e muito.  Vale lembrar que, no ano passado, o único técnico que começou e terminou o campeonato no mesmo clube foi Tite.

. E aí, que tal a tabela?