Vitória 1 x 2 Flamengo
Claro que o que queremos não foi o que vimos. Atuação coletiva ruim, alguns poucos lances individuais decisivos, sorte e três pontos mais do que importantes.
Filipe Luís precisa, antes de se preocupar com minutagem, acertar o time.
Qualquer torcedor concluirá que, o que estamos acostumados a ver, ficou muito longe do que se viu neste jogo contra o rubro-negro baiano.
Alguns jogadores talentosos e decisivos estão longe da melhor forma. Arrascaeta e Paquetá são os melhores exemplos.
De bom mesmo, o golaço de Pulgar, a enfiada de bola de Léo Ortiz para Cebolinha e o nosso baita goleiro, pegando mais um pênalti.
Por incrível que pareça, nada além disso.
Convenhamos: muito pouco para quem espera tanto deste elenco.
Com o retorno de Jorginho, juntando-se a Pulgar, Arrascaeta e Paquetá, em tese, o meio-campo ficará mais compacto e, principalmente, mais criativo.
Pedro me preocupa. Com todo respeito a quem pense diferente, tenho achado o nosso camisa 9 muito estático, pouco participativo. Se a bola não está chegando, é necessário que o centroavante se movimente mais, criando espaço para quem vem de trás.
Ia esquecendo: ainda com todo respeito à tal da minutagem, aprendi que só se adquire ritmo de jogo jogando! Arrascaeta poderia ter feito um “bom e providencial coletivo” contra o Sampaio Corrêa. Não entendi por que não jogou.
Enfim, ganhamos! Que tenha sido o ponto de partida para o que nossa torcida espera deste time.

Nesse momento o que importa são os 3 pontos. Agora Flamengo tem que ir com time reserva contra o Botafogo no campo de plástico domingo. E aí depois mescla contra o Lanús fora.
Sobre o jogo, acho no mínimo curioso o Flamengo seguir tomando gols em contra ataques com a defesa toda aberta. Foi assim contra o Inter e contra o Vitória. Quando está perdendo e vai todo pra frente, como foi contra o Corinthians aos 50 do 2o tempo ok, mas ganhando tomar contra ataques não dá. Mas como li ainda pouco no twitter, em novembro ninguém vai lembrar que o Flamengo jogou mal e venceu o Vitória em Salvador. Todos verão a tabela e lá estarão 3 pontos.
Tempo pra corrigir, treinar, descansar tem, basta não privilegiar de novo o carioquinha.
Fica ruim domingo se for com Andrew, Daniel Sales, Vitão, Danilo e Ayrton Lucas, Everton Araujo, Pablo Lúcio, Carrascal, Lino, Plata e BH?
Alguém pode me explicar colocar um jogador de 40 milhões de euros plantado na ponta direita ?
Jogo muito ruim do Flamengo. Começa a lembrar o primeiro semestre do ano passado com aqueles jogos pavorosos da primeira rodada da libertadores. Tomara q se repita esse ano.
Finalmente , três pontos e como mexe errado nosso treinador
Meu amigo Ovtavio!
Quando nem o Filipe consegue explicar as lambanças que ele faz com um suposto “banco de ouro”, quem somos nós pobres mortais, que vamos tentar….
Como torcemos pelo Malvadão antes dele abrir os olhos, podemos tentar (sem compromisso) desfazer esse nó…
1 – HOJE… Vitão está melhor que Ortiz, e Danilo melhor que Léo Pereira.
Nossos titulares são top. Mas voltaram das férias TOPEIRAS da melhor qualidade.
2 – Esperar que Alex Sandro corra atrás de ponta, é no mínimo não entender a idade dele. Joga muito! Mas precisa de um ala que ajude no 1° combate.
Voltamos das férias tomando 6 contra-ataques no mano a mano. Até o pobre Sampaio Correia fez gol assim.
Significa que os volantes estão se mandando e a defesa fica sem calcinhas…
3 – Fora Cebolinha, TODOS atacantes que temos são fraquíssimos.
O balaio que Boto contratou (Juninho, Plata, Carrascal, Lino, Royal), juntamente com o fóssil BH, não conseguem resolver o problema ofensivo. A bola volta rápido e a cozinha se dana toda. Fora o acerto com Jorginho, saudades do Braz e seu fiel escudeiro.
Portanto, meu irmão, terminamos o jogo com Plata, Carrascal, Royal, Lino e Arrascaeta se arrastando em campo desde o começo. Até Filipe colocar o resto do BH em campo.
Ganhamos TUDO ano passado com esses mesmos jogadores. Sabemos que eles AINDA não voltaram de férias. Cabe ao técnico, colocar em campo os que estão melhores fisicamente no momento. E não, nomes…
A grande verdade, é que os cascudos não estão aguentando o tranco do calendário.
Jorginho, De La Cruz, Saul, Danilo, Alex Sandro, Bruno Henrique e o preparo físico dos adversários, estão matando nossas saidas de bola.
Nosso “esquema” do ano passado virou contra nós.
Estamos rifando a bola e ela está voltando rápido.
As tranqueira do ataque não seguram ela.
Um intensivo físico de um mês, faria muito bem ao hidrômetro Pedro.
Muito lento e paradão na frente… alem da bola não chegar.
Bjs no coração do irmão
Mestre Egon, que saudade dos seus textos brilhantes e divertidos. Vc é nosso verdadeiro Zico das palavras.
BEIJO GRANDÃO, MEU AMIGO….
O Kleber colocou muito bem vários pontos prós e contras, faltando só um detalhe, a nossa defesa está uma peneira, basta observar o montante de gols tomados até então. Sabemos do potencial da equipe, o que nos alivia. Entretanto o FL precisa corrigir a engrenagem do elenco, está desalinhado, bem como escalar os melhores fisicamente, pelo menos no início das competições.
AVANTE MENGÃO!!!
Com poucos jogos já deveria ter ficado claro para o técnico que Paquetá não joga nada na posição em que está sendo escalado. Ele rende quando vem detrás. Aí, mostra toda sua categoria. Deve ser o segundo volante! Jamais isolado na direita.
Felipe Luis tem de parar com s insistência de achar que o jogador se adapta onde ele bem entender. Como fez com Bruno Henrique. O cara se destacava na esquerda, mas achou que ele era centroavante. Está certo que o jogador foi até bem em alguns jogos. Mas na maioria, um fiasco. Hoje raramente joga bem.
Caro Kleber e amigos!
Jogando mal e vencer é melhor do que o contrário.
O que faltou ao Flamengo foi domínio do jogo. Nada mais que isso. Quem não domina pouco vai criar jogadas.
O Vitória fez um abafa, pois sabe que o Flamengo não tem outra estratégia de salvação para se desmarcar.
A equipe adversário fez um gol por falha nossa, aliás, várias falhas no mesmo lance, e ainda perdeu um pênalti cometido por mera infantilidade.
Afora isso, o Vitória abafou e não criou nem uma.chance clara de gol. O Rossi defendeu o pênalti e nenhuma grande defesa de destaque.
O Flamengo jogou contra um time do Jair Ventura que é especialista em retranca e nada mais.
De toda forma, é uma fase preocupante. O time parece muito fora de forma física e principalmente TÉCNICA. Isso causa medo.
A defesa que era um porto seguro, voltou desorientada e em má fase de tempo, de bola e de raciocínio.
Em tempo: independente da fase, o Flamengo não sabe o que fazer contra times trancados. Isso não é uma crítica. Isso é uma constatação clara e óbvia.
Vamos esperar que exista evolução física, apesar de que tomar nó do Vitória e do Jair Ventura chega a preocupar mais do que qualquer outra coisa.
Ontem faltou o craque acalmar o jogo, colocar a bola debaixo do pé e a chamá-la de meu bem. O Vitória não assusta e talvez por isso, eu fiquei assustado com a nossa fraqueza.
Vamos pra frente. Os três pontos eram fundamentais.
NOTA: será que o Paquetá rende aberto na direita?
SRN
Fisicamente o time está muito abaixo. Não é por acaso que todos os jogos estamos tomando gols, pois defendemos com a bola e o jogo depende de movimentação dos jogadores, preenchimento de espaço. Arrascaeta muito mal fisicamente, acredito que vai demorar mais ou menos um mês ainda para estar performando bem. Na ausência de Jorginho, eu escalaria o Paquetá lado a lado com Pulgar, colocando Carrascal na meia direita. Everton Araújo tem muita dificuldade na saída de bola e peca por não querer fazer a falta muitas vezes, como no gol do Vitória. Poderia ter feito a falta em Renato Kayzer, visto que a zaga estava desarrumada.
Espero que domingo seja melhor, mas o mais importante será a vitória. Precisamos de paz para o trabalho desenvolver melhor.
SRN
Porque contrataram o Paqueta?
Qual o motivo? Qual a necessidade de se gastar 41 milhões de euros em um jogador, cuja a posição já era bem servido e temos a necessidade clara em outra posição.
Pela entrevista do Bap aos espanhóis, ficou nítido que foi por ego.
Agora , se contrataram um jogador de 41 milhões, porque escalar um jogador que é meio campista, aberto na ponta direita, totalmente travado?
Ficou mais sem função ainda.
Flamengo, mesmo com muita grana de 2025, saiba; o que começa errado, termina muito mal.
Jogo de ontem, vergonhoso, um time se arrastando em campo enquanto o o adversário tecnicamente muito inferior, voando em campo.
Versão 2023 ligada no ponto máximo.
Liliano meu queridão!
Era para o Felipe montar um time em torno do Paquetá! (que joga pelo meio, e não espetado na ponta correndo atrás de lateral).
Como era para ter montado um time para servir o Pedro!
Mas a premissa do Felipe são as suas convicções táticas ortodoxas, ou seja, os jogadores é que terão que se adaptar ao seu esquema tático.
Ele pelo menos priorizou o jogo com o Arrascaeta, que é um craque vaga lume, apagadíssimo em 2026.
Ele pode até jogar com esse troço do Plata com falso nove, como ele gosta, mas tem que colocar o DLC junto com o Jorginho, Paquetá onde jogava o ER.
Já as laterais, estamos literalmente a pé! O time não joga pelas laterais, profundidade zero!
Se a intenção do Felipe for colocar o Paquetá colado no bandeirinha, vai matar um investimento de 40 milhões, pegou na bola três vezes ontem, perdido em campo.
Já tem um mês que o Flamengo voltou a treinar, era para estar melhor em ritmo e fisicamente.
Pedro e F.Luis não falam a mesma língua, o estilo de jogo mata o centroavante, além dele tá longe da forma ideal, qdo entraram Plata e Carrascal, curiosamente, o time melhorou, ficou mais com a bola, Pedro e Paquetá foram nulos ontem.
Àquela entrevista do Bap ontem ao Às Espanhol, me deixou uma sensação que essa renovação do F.Luis deixou um mal estar…
É senhores, Flamengo mais um jogo em marcha lenta.
O gol do Vitória tem refletido exatamente o Flamengo desse ano, todo mundo olhando o jogador adversário esperando o amiguinho dar o combate e ninguém capaz de pressionar o jogador com a bola.
Já comentei em outras oportunidades aqui que todo treinador morre abraçado às próprias convicções, e me parece ser o caso do Felipe Luis. Ele começou sendo promissor, parecia diferente, mas nada como o tempo…
O Flamengo estava sendo dominado no primeiro tempo por causa do esquema com 3 atacantes. Havia um buraco no meio-campo. O Vitória criou a superioridade com um jogador no setor. Não precisava fazer revolução pra corrigir, era apenas questão de tirar o Paquetá da ponta direita (onde ele não rende e estava isolado) e puxar ele pro meio ajudando a dar combate, e sustentação ao esquema.
Mas as convicções sempre vêm em primeiro lugar.
E cá pra nós, pagar 41 milhões de euros num jogador para escalar ele fora de posição é dose pra leão. O futebol não é complicado, os profissionais de futebol que complicam querem complicar para parecerem revolucionários.
SRN
Bom dia meu amigo,
Importantíssimo esses 3 pontos.
Muito longe ainda da melhor forma física e técnica.
Está duro de assistir o Flamengo jogar. Alem do problema físico, a fase técnica é a pior possível. Ontem, ficou claro que vários jogadores estão fora de forma: Ortiz, Alexsandro, Paquetá, Arrascaeta, Pedro, BH e Lino. Outros são muito limitados, como Everton A e Plata. Além disso, o técnico escala mal e insiste em sua forma de jogar, independente da característica do jogador. A escalação do Paquetá preso ao lado direito do campo e com a função de marcar lateral é de uma falta de inteligência absurda. Parece que não gosta também de jogador impetuoso, que parte para cima e gosta de chutar no gol. Por que diabos todo jogo ele substitui o Éverton C, quando ele é o único atacante produtivo? Está na hora de uma conversa franca com o FL, que parece ter perdido a mão. Está visível que o Paquetá está acima do peso e mal física e tecnicamente, mas colocá-lo atado do lado direito preso á marcação de lateral, pasmem, ontem era o Ramon, nosso velho conhecido, é suicídio, ainda mais que estamos falando de um investimento superior à 40 milhões de euros. Algo de muito estranho rondando o ninho do urubu.
Um show de horrores!!! Um time fraquinho dar um sufoco no milionário Flamengo. Tudo, absolutamente tudo errado nesse início de temporada.
Sinceramente, olhando no todo o que vimos até agora nos jogos do Flamengo fica difícil acreditar que algo de bom acontecerá esse ano. Injustificável essa demora para que o mesmo time de pouco mais de 30 dias atrás que ganhou tudo não esteja conseguindo sequer se entender em campo.
Helder meu caro, ontem acendeu a luz do “alarme”.
Felipe esta dobrando a aposta nos erros de suas convicções que não estão funcionando.
Como ele nunca exercitou uma variação tática, um 2o. plano de jogo, uma alternativa, ele ai nessa toada até o fim.
Qdo faz substituições é seis por meia dúzia, estamos vendo um técnico muito, mas muito limitado.
No final é Isso que importa.
Caros amigos,
Ontem foi um filme de terror, um espetáculo terrível, um jogo horroroso, de sangrar os olhos.
Time mal escalado e taticamente nulo, não marcava (como é a premissa maníaca do técnico) e não jogava.
A imagem do Felipe tem se desfragmentado com a opinião pública rubro negra de forma tão acelerada, que chega a ser assustadora.
Qdo a sua própria torcida já cria “mêmês” tirando sarro da cara do técnico, preocupa! A notícia relevante da semana foi nesse sentido, com uma charge colocando o rosto do Felipe Luiz no corpo da Olívia Palito.
Some-se a isso supostas declarações do Bap que veiculam no Instagram, a respeito do Flamengo ter um técnico europeu.
A conclusão de todos os experts em Flamengo, é que o trabalho de 2026 é péssimo, péssimo! O time inteiro esta jogando mal.
Felipe esta entrando em um mergulho suicida, e crê que vai sair dele com um looping! Tomara!!!!
Pessoal , como tudo neste país só funciona depois do carnaval….como diz o ditado …..Vamos voltar a jogar também …..
👍Enquanto não estivermos jogando bem, mas ganhando, está bom. Vai estar muito bom quando começar a ganhar jogando muito bem. É o que a torcida espera.
O jogo de ontem parecia pelada de primo rico x primo pobre. O pobre, contudo, ignorou a pobreza, partiu pra cima e encurralou o rico nas cordas. O acaso acabou determinando uma minguada vitória. Tamos mal, só não vê quem não quer. O time parece estar a espera de mudanças no comando pra engrenar novamente. A conferir.
Infelizmente, o passado é só o passado e ninguém lembra que o Flamengo foi o último time a parar de jogar no meio de dezembro e mal deu férias pro time e já teve que jogar carioqueta (mesmo se fosse rebaixado eu estaria khndo pra esse campeonato ridículo e desnecessário pro nosso porte. O Brasileiro foi antecipado e mal tivemos tempo de fazer pré-temporada. Queriam o time voando em fevereiro? Não importa o investimento, não são peões de totó e nem personagens de videogame, são seres humanos.
Aliás, ano passado foi uma choradeira derrotista quase o ano inteiro, mas terminamos campeões brasileiros e da Libertadores.
Vamos com calma. Feio não é jogar mal, feio é ficar zerado na tabela…
SRN!
Sem falar que É ÓBVIO que todos vão vir de bicho contra a gente, afinal, somos o time a ser batido, o melhor e maior de todos, aqueles contra quem todos querem fazer bonito pra arrumar contratos melhores. A tendência é ser um ano bem mais difícil, mesmo quando o time melhorar.
E, por favor, parem de pedir time repetido em todo os jogos, isso raramente vai acontecer. Tem lesionado, tem suspenso, tem convocado… Flamengo tem que ter 22 atletas prontos para jogar, 2 por posição. Não importa quem entra, é pra ter todos na melhor forma. Senão, toda substituição vai ser pra cair o nível do time…
SRN!
Como eu me senti vendo que o Flamengo não jogou nada, nadinha, novamente , mas o milagre aconteceu e venceu por 2 a 1.
https://youtube.com/shorts/j5dfugYwQnA?si=oAOZ-ypdS2P7ovS4
Na minha opinião o técnico continua sendo um estagiário, que só escala baseado nas suas convicções. Ano passado o time conquistou títulos porque tinha força de vontade e não dependia das teimosias do treinador. Uma taça já foi para o beleléu. Quantas mais irão ?
Egon,nota mil para o seu comentário…!!!!!
Abraços.
Vlw grande amigo!
A impressão que temos (mesmo considerando as férias), é que temos os mesmos produtos do ano passado na prateleira, mas o cheff mudou…
Quem viu os Léos do final de 2025, e os do começo de 2026, tem todos os motivos para acreditar que a Inteligência Artificial desembarcou na Gávea.
Não se espante se Plata meter um gol de bicicleta da entrada área…
Abraço no irmão
Abaixo, fiz uma seleta daquilo com o que me identifiquei no que foi postado, aqui no blog, até agora.
A esses comentários dos colegas só acrescentaria que o Leo Ortiz -a despeito do magistral lançamento para o tento do Cebolinha- tem andado bem estranho.
Desde aquele bate-boca com o Filipe, na decisão contra o Paris Saint Germain, quando se recusou a ser um dos batedores dos ‘tiros livres da marca do penalty’, ele vem jogando esquisito e mal, e com um jeito de quem anda p… da vida com alguma coisa…
No mais, é como escreveu o nosso Presida eterno:
“(…)de bom mesmo, só golaço de Pulgar, a enfiada de bola de Léo Ortiz para Cebolinha e o nosso (…) goleiro pegando (…) [o] penalty (…).
____________________________________________________
“Na ausência de Jorginho, colocaria o Paquetá lado a lado com Pulgar, com o Carrascal na meia direita”.
“Paquetá rende quando vem detrás, deveria ser o segundo volante”
“Porque contrataram o Paqueta? Qual o motivo? Qual a necessidade de se gastar 41 milhões de euros em um jogador, cuja a posição já era bem servido e temos a necessidade clara em outra posição. Pela entrevista do Bap aos espanhóis, ficou nítido que foi por ego”.
“Aquela entrevista do Bap ontem ao As Espanhol, me deixou uma sensação que essa renovação do F.Luis deixou um mal estar…”
“FL parece ter perdido a mão”.
“Enquanto não estivermos jogando bem, mas ganhando, está bom. Vai estar muito bom quando começar a ganhar jogando muito bem”.
“Ninguém lembra que o Flamengo foi o último time a parar de jogar no meio de dezembro e mal deu férias pro time e já teve que jogar o carioca. O Brasileirão foi antecipado e mal tivemos tempo de fazer pré-temporada. Queriam o time voando em fevereiro? Não importa o investimento, não são peões de totó e nem personagens de videogame, são seres humanos. Vamos com calma: feio não é jogar mal, feio é ficar zerado na tabela…”
Leio que o Carbone deixa o Flamengo e segue para o Lugano.
Ele é neto daquele excelente médio-volante do Botafogo, do Internacional e da seleção brasileira, o Carbone.
Não era jogador ruim, muito pelo contrário, sobretudo se atuando como beque central pela esquerda, ou seja, como quarto-zagueiro.
Mas, se escalado como lateral-esquerdo, podia acontecer de se tornar uma avenida.
E foi o que aconteceu naquela derrota de 0 X 3 para o Volta Redonda, quando até expulso por soma de dois cartões amarelos sequenciais foi e o Flamengo acumulou duas pesadas derrotas seguidas no muito curto torneio estadual.
Então, muito infelizmente, deve ser creditado a ele, e ao treinador Pivetti (que pelo nome não se perca, dado que é um nome perfeito, adequadíssimo, para treinar a garotada…), a volta antecipada dos titulares em que o Bap se viu obrigado a contrariar o planejamento incial do Filipe, e que é o que está sendo a causa básica de todo este titubeante início de campanha.
Sorte e felicidades ao Carbone, que tem futuro.
Carbone chegou a atuar com Filipe Luís em duas partidas no time principal, nos jogos em janeiro de 2025 e em janeiro de 2024, nos Estados Unidos, contra o SPFC (0x0) e no 2 x 0 contra o Philadelphia Union.
Independente de todos os argumentos, (principalmente o preparo físico) é inadmissível ver o Flamengo
tão desarrumado taticamente nos jogos.
Não lembro de um início de ano tão ruim.
Como disse o amigo Liliano acima.
Lembra 2023.
Sinceramente meus caros,
Se FL tivesse o Messi no time, alguém teria dúvida que ele o colocaria na ponta para marcar lateral?
Paquetá atendeu mais a uma vaidade do Bap do que propriamente aos interesses e necessidades do clube, visto que na posição de 2o. volante, temos já várias opções no elenco.
Me lembro que Paquetá deixou o Flamengo nove meses antes das conquistas da era Mister.
O desejo do jogador era jogar na Europa, mesmo no futebol italiano e ganhando quase o mesmo que ganhava no Flamengo (devido ao custo de vida maior lá, ganhando menos).
O Flamengo o vendeu por 17mi de Euros com 22a, e o recontratou por 41mi de Euros com 28a? Faz sentido isso?
O que preocupa é que o caso Paquetá já é uma reincidência de um outro caso bastante incômodo, um verdade King Kong, que é o caso do Samuel Lino.
No time faltam dois laterais, falta um meia reserva do Arrasca e falta um centro avante.
Entre Paquetá e Samuel Lino já se foram 66mi de Euros….Muito dinheiro para até agora nada! Paquetá concorre para ser 2o. reserva na meia direita e 3o reserva na 2a volância…Sinceramente? Peço as contas…
O elenco esta visivelmente desequilibrado, com excesso de jogadores na direita, excesso de jogadores na 2a volância e gritantes carências em outras posições!
Paquetá subiu com o até então técnico Rueda em 2018. Início questionável, até que o jogador começou a dar declarações que era necessário jogar com raça para se superar! Conseguiu, ganhou o apoio da torcida e evoluiu. Porém no momento, não vejo encaixe do jogador no time.
A ortodoxia felipense não o vai ajudar nessa missão!
Em primeira análise a culpa é do diretor de futebol, o Sr. Boto. Porém não estão isentos o FL e principalmente o Sr. Bap.
Caro Nino,
Como sempre muito forte em seus comentários e os acho muito interessantes de lê-los.
Particularmente eu tenho muitas esperanças no Paquetá, porém como um segundo volante ou no máximo um 10. Pelas beiradas confio menos.
Acredito um pouco no Lino. Acho que o que falta a ele e a alguns é a parte mental mais ajustada. Ele é um atacante marcador. Não sei se com mais liberdade renderia mais.
Também acho que com sequência o Royal melhora, assim como sempre apostei no Cebolinha.
Na verdade, são meras opiniões.
Uma que concordo plenamente com você, são os valores pagos. Acho que houve abuso de autoridade nas compras. Por esse valor, cara chega, troca de roupa, escolhe a camisa e entra em campo.
Gosto muito do FL, mas o time já perdeu poder de fogo de marcação alta o tempo todo.
Creio que não estamos conseguindo é ser diferente do que pensa o nosso técnico.
Mas é aquela história: ganhamos com esse time e com esse técnico e se não andarmos bem em 2026, não tenho dúvidas que se muda o técnico.
De toda forma, precisamos acreditar e confiar.
Concordo que falta um 9, um lateral esquerdo, um volante e ainda um 10. Lembremos a idade do Jorginho, Alex Sandro e o Pedro sem reservas.
Na zaga não podemos esquecer que o Danilo vai parar.
Será um.ano de muito trabalho, sem dúvidas.
Abraço!
Nino, o Paquetá é o camisa 10 da seleção que vai disputar a copa.
Você lembra qual foi a última vez que um camisa 10 da seleção brasileira, em uma copa do mundo, jogava pelo Flamengo ?
Não vou entrar no mérito de ser craque ou não, mas a questão é que com vários técnicos ele esteve convocado como o camisa 10 da seleção brasileira e isso não pode ser ignorado.
Aliás, o Flamengo tem o camisa 10 da seleção do Uruguai também.
Que baita time nós temos!!!!!
SRN
Kléber,
O Flamengo deveria tentar uma equação com o Hilal, inclusive aproveitando o bom trânsito do Motta com os Árabes, para trazer o Darwin Nunez.
Lá praticamente não vai jogar até a Copa, aqui tem seus companheiros de Seleção, tem o Cebolinha, que jogou com ele no Benfica, levados juntos por JJ, seria o lugar ideal pra ele jogar esse ano, visando também performance pra Copa, as principais janelas Europeias já fecharam.
A parte financeira teria que achar um ponto acessível em salários.
Jogador pra fazer muito sucesso no Flamengo, inclusive no marketing…
SRN
Amigo Adriano!
Darwin custou uma grana preta ao clube árabe.
No momento está em queda vertiginosa pela chegada do Karin Benzema. Como acontece no mundo inteiro, nome joga,.
Poderíamos realmente tentar.
Acontece, que assim como os russos, os árabes não precisam de grana.
Não vejo Boto encarando uma dessas…
A única certeza que temos, é que não podemos repetir 2025.
Praticamente jogar o ano inteiro sem um reserva pro Pedro…
Pela atual fase do hidrômetro, o cara chega pra ser titular.
Amigo Egon,
Marcos Motta tem muita entrada por lá, poderia costurar um acordo, Darwin vai precisar jogar pensando na Copa e as principais janelas Europeias estão fechadas já, no Flamengo teria um ambiente com companheiros de Seleção de cara.
Seria bom pra ele jogar em nível, bom pro Flamengo em exposição de marca, bom como centroavante que precisamos, o negócio seria achar uma divisão dos salários…
Gastamos 42 milhões de euros no paqueta. Acabou o dinheiro Adriano.
No mais, é tudo factoide de YouTuber.
E ainda temos 30 milhões pra pagar do Samuel Lino.
Paqueta além de um erro colossal , acabou com nosso caixa.
E sinceramente, esse vai 100% pra conta do Bap.
Críticas à parte…a limpeza foi muito bem feita;
Juninho, Allan, Michael, até mesmo o Vina ( que o River já que se livrar) , além Carlinhos e Pablo.
Liberação na folha, vão ajudar bastante.
Acho que o próximo será Luiz Araújo, outro pra lá de comum…mas também não faria falta alguma se fosse o Plata, ambos da era Bras.
Porém o pior de todos, ainda fica, Emerson Royal.
Temos que reconhecer, A limpeza foi muito bem feita.
Mestre, só discordo do Viña, pois gostaria muito de tê-lo de volta ao time. É excelente jogador, e acabará por recuperar a forma física.
E, quanto ao Luís Araújo penso que o Flamengo deveria mantê-lo, sim. É, igualmente, muito bom jogador.
Na lista das dispensas faltou mencionar também o Matheus Cunha, o Cleiton, o Carbone, o Felipe Teresa, o Pedro Leão, o Iago (foi um erro perdê-lo), o Lucas Furtado, o Shola (outro erro perdê-lo), o Rayan Lucas (outro erro), e mais alguns que ora esqueço.
Já Juninho, Allan, Michael (+ ou -, sim e não), Carlinhos e Pablo (!!!!!) demonstram uma faxina bem feita.
SRNs
Meu querido Arthur, quando digo limpeza, falo apenas dos profissionais. Já a base segue a metodologia aplicada, que a base é feita pra.vender e gerar receita.
E não pra suprir a necessidade do profissional
Jogador com grande potencial é vendido com 17, 18 anos.
Estourou a idade, já vira prejuízo.
Por isso tantos da base foram vendidos tão rápido.. sendo que o grande mérito dessas vendas, não está no valor vendido, mas sim em manter qrande parte dos direitos desses atletas, sempre gerando lucro em vendas futuras.
Flamengo deixou de ter base pra.fazer jogadores pra consumo próprio e passou a ter como o verdadeiro mercado e fonte de renda.
Certo ? Errado? Acho.que não maioria dos casos Flamengo acertou.
Pois a grande maioria segue sem.nemhum destaque.
Erro grande pra mim, foi lá atrás com Richard Rios..demais ainda veremos.
Com relação ao Vina pela idade, salário e condições físicas pós lesão, não consigo ver um grande erro. O problema está na idade do Alexsandro e na queda brutal de rendimento do Ayrton Lucas que ainda é relativamente jovem.
Vina realmente estava fisicamente, devido às lesões, bem abaixo dos dois e corre risco de não conseguir performar em alto rendimento mais.
Amigo enciclopédia Arthur
Concordo com : Viña, L. Araújo, Iago e Shola. Os demais deveriam mesmo sair.
Depois que, sob a desculpa esfarrapada de não expor os jovens jogadores, deixaram de transmitir jogos abaixo do sub 20; temos que assistir na tv dos adversários.
Nem tudo está perdido, pois ainda temos na base Ryan Roberto e João Vitor – camisa 10(não confundir com o zagueiro que é J. Victor). Zagueiro promissor temos um cabeludo no sub 14/15 cujo nome não sei.
Vejamos se afinal as modificações vão melhorar nossa base.
SRN
Exato, amigo Marcio Longadata.
“Nem tudo está perdido, pois ainda temos na base Ryan Roberto e João Vitor – camisa 10 (não confundir com o zagueiro que é João Victor)”.
Grande! É o certo, Bap. Fico contente em constatar que o nosso atual presidente está certíssimo. (mas, também, não precisava ter ido atrás nem do Lino nem do Paquetá, não é mesmo?.
“Em entrevista ao jornal AS, da Espanha, o presidente BAP comentou sobre a construção de um novo estádio do Flamengo e destacou a importância do Maracanã.
‘O Maracanã é meu por 19 anos. Tenho 19 anos para esperar e ver se preciso construir um estádio ou não. Já tenho um estádio próprio para duas décadas, porque tenho a concessão do Maracanã. Não vamos abrir mão dele. Imagine agora: se o novo estádio não tiver um modelo de negócio que gere ao Flamengo muito mais dinheiro do que o Maracanã gera hoje, sem que ele invista nada, por que eu iria construí-lo?”, disse.
“Hoje em dia, o Brasil, como país, tem uma das taxas de juros mais altas do mundo. Então, se decidirmos construir um estádio para o Flamengo, esse estádio deveria custar mais de 500 milhões de euros. Os juros disso seriam de 75 milhões de euros por ano. Eu teria que pagar, em juros, quase dois Lucas Paquetá por ano. Por que eu faria isso tendo o Maracanã?”, relatou o mandatário.
“Tenho terrenos, mas se algum dia os juros no Brasil voltarem a ser de 2% ou 3% ao ano, como foram há alguns anos, durante a pandemia, talvez faça sentido construir um estádio. Com as taxas atuais, é melhor ter dinheiro no banco, jogar no Maracanã — que está nos dando excelentes resultados, estamos ganhando muito dinheiro no Maracanã — e ter recursos para contratar Lucas Paquetá. Se eu construir um estádio, sem dúvida, toda essa estrutura que criei será afetada. Toda escolha implica uma renúncia. Se eu decidir construir um estádio, certamente não haverá Samuel Lino ou Lucas Paquetá, mas poderei ter um estádio novo. O objetivo é ganhar dinheiro. É uma decisão de natureza financeira e econômica. Não posso comprometer o futuro da nossa equipe para construir um estádio que é um projeto de 50 anos. Precisamos equilibrar essas variáveis’, explicou BAP”.
Grande Mestre Artur.
Muito inteligente sua tese, mais uma vez, se eu pudesse colocar um título em seu texto, eu chamaria de erros e acertos.
Quando crítico a contratação de paqueta, não é por gastar 40 milhões em um jogador.
Crítico por gastar 40 milhões em um jogador cuja posição e funções não precisávamos.. e não em.um atacante, que temos a real necessidade, nosso problema principal é centroavante.. atacante e não meia.
Aí sim , erro do Bap, onde ele mesmo falou que se precisava comprar sapato, não ia comprar camisa que ele já tinha, só porque estava barato.
Ele teria.2 camisas, continuaria sem sapato e sem dinheiro.
Quanto ao estádio, enquanto Maracanã for lucrativo, não vejo motivo nenhum pra vaidade do estádio próprio. As vezes é preferível ter o dinheiro da casa no banco e pagar o aluguel com o juros do capital , do que gastar todo capital .
Sinceramente , sempre achei uma bobagem de estádio próprio e a grande maioria que tem, sofre muito com dívidas grandes.
Pra mim, Corinthians é o maior exemplo disso.
Aí vejo acerto grande do Bap.
Enfim , erros e acertos, acho que o Bap tem muitooooooo crédito.
Em um ano e dois meses de mandato, foram muito mais acertos que erros. E notei nele uma coisa que não vi no landim . Não se esconde, não tem medo de cobrar e de chamar a responsabilidade.
E como já falei, vida longa aos blues , enquanto essa turma estiver a frente, estaremos bem.
Bela reflexão mestre.
Olá pessoal. Bom dia a todos. Me chamo Sérgio Goldman, carioca morando em São Paulo desde 1989, nascido em 1961, ex-atleta de futebol de salão do nosso Mengão e cada vez mais apaixonado por esta religião.
Acompanho o blog desde seus primórdios, mas esse é o meu primeiro comentário.
Já me desculpo se ele ficar longo, mas como alguém que, por dever profissional, analisa empresas e negócios há mais de 30 anos, vejo um material muito farto para apontar o que está dando muito certo, mas também os desafios e caminhos alternativos.
Acredito fortemente que para que uma empresa seja longeva, ela precisa ter uma administração de altíssima qualidade.
No caso de um clube de futebol, seja ele SAF ou no formato associativo, o conceito de boa gestão perpassa por diferentes áreas: o futebol em si, finanças, marketing, inovação, pessoas, cultura organizacional etc etc.
Mas não parem a leitura por aqui, vou focar agora no tema gestão do futebol, que é para todos nós o mais apaixonante:
Alguns fatos que não dá para negar:
A capacidade financeira do nosso Mengão é muito superior à da grande maioria dos nossos concorrentes, não só no Brasil, mas em toda a América Latina;
Essa vantagem financeira veio da nossa capacidade de criar uma sustentabilidade financeira que nenhum outro clube Brasileiro tem;
Por isso, é de se esperar que o Flamengo realemnte tenha uma dominância esportiva, desde que a gestão de todas as áreas mencionadas acima seja gestão de qualidade.
Aqui entro em pontos um pouco mais delicados:
Será que a gestão do futebol do Flamengo, mesmo considerando os títulos conseguidos nos últimos anos, pode ser considerada uma gestão de qualidade?
É uma pergunta retórica; tenho minha opinião mas em vez de da-lá sem maiores justificativas, gostaria de listar alguns fatos:
Muito se discute sobre o planejamento das atividades do elenco neste ano mas acho que existem outros aspectos mais complexos sobre o tema planejamento que devem ser prioritários:
1. Necessidade de reduzir a idade média do elenco, necessidade esta mencionada pelo Presidente mas que na prática não está sendo endereçada. Lembrando que Paquetá fará 29 anos em agosto, a idade média atual é de 29,4 anos. Será que o envelhecimento do elenco não pode explicar uma parte do péssimo estado físico que o elenco se encontra no início de 2026?
2. Estamos há 2 anos sem opção de centroavante. Todas as tentativas de contratação são em cima de jogadores caros e de difícil liberação;
3. Não dá para entender a opção de não buscar jogadores nas Américas, agora que, com a saída de Viña, há espaço para 1 estrangeiro;
4. Falando em estrangeiro, dado que o mercado sabe do poderia financeiro do Flamengo e contratar jogadores Brasileiros atuando no mercado local é muito difícil, acredito ser necessário uma análise de custo/benefício de se manter alguns dos atuais jogadores estrangeiros. Eu vejo 3 estrangeiros que deveriam ser “trocados” ao longo deste ano: Varela (pela idade), Pulgar (pela idade), De la Cruz (pelo baixo retorno esportivo) e 2 que vale uma reflexão: Rossi (acho que conseguimos um goleiro Brasileiro tão bom ou melhor) e Plata (desempenho muito instável).
O que me parece urgente:
QUALIFICAR O ATAQUE
Centroavante é fundamental. Não dá para entender a dificuldade de se trazer alguém de qualidade. Busquem na Argentina, no Uruguay, na Colômbia, Equador, MLS etc.
Time precisa de pelo menos 1 jogador de lado de campo que quebre linhas…
Que saudade eu tenho do Julio Cesar Uri Geller.
(Meus 2 grandes ídolos no Flamengo são Adilio e o Uri Geller. Aí vcs me perguntam: e o Zico? Zico não é ídolo, Zico é semi-deus)
Ponta hoje em dia só corta pra dentro: efeito Roben?
Laterais do Flamengo não buscam a linha de fundo
E para terminar por agora uma reflexão:
Flamengo trouxe um profissional da Ucrânia para ser head de scout, para mim a principal função na estrutura de gestão do futebol de um clube profissional.
Uma pergunta respeitosa:
O que faz esse rapaz aqui no Flamengo?
Um grande abraço a todos, bom fim de semana e
SRN
“Flamengo trouxe um profissional da Ucrânia para ser head de scout, para mim a principal função na estrutura de gestão do futebol de um clube profissional.
Uma pergunta respeitosa:
O que faz esse rapaz aqui no Flamengo?”
Bap entregou nosso futebol (inclusive a base) a um sujeito, que com certeza, nem sabia onde ficava o Brasil.
Se entregou a missão a um head hunter, esse cara toma zero no Instituto Benjamin Constant.
Fora Jorginho (quando joga), o resto não arruma vaga no Rosita Sofia.
Parabéns pelo bom texto…
Obrigado Egon
Caro Sérgio,
Depois desse belo texto, você acredito que pela opinião geral, fica intimido a participar sempre.
Por sinal, no meu texto acima, eu falo do Alex Sandro, Danilo e outros, que por idade ou improdutividade, talvez não merecem estar aqui.
A minha grande preocupação é encontrar atacantes abertos ou de centro, que tenham características de defender e atacar, ou atacar e defender.
Apesar das boas qualidades, temos no Brasil goleiros do nível do Rossi. Na minha opinião, o Varela e o Pulgar ainda aguentam de um a dois anos. Basta lembramos o Samuel Xavier do Fluminense, que é sempre muito intenso.
Seja bem-vindo.
SRN
Amigo Marcelo!
Os caras estão tentando ficar de pé depois da férias.
Com carnaval na portinha, acho só que teremos AQUELE timaço lá pra junho….
A não ser, que Bap leve o elenco pra El Salvador e entregue aos cuidados do Sr. Bukele…
Nossa sorte é que carnaval é pra todos….
Jorginho, Saúl, Paquetá, Arrascaeta, L.Henrique e Darwin…
SeleFla pra ganhar tudo com show…
Quem tem a bola, corre menos…
SRN
Reforços ?
expectativa x realidade
https://youtube.com/shorts/Lgho6wqrZUY?si=OKgqrSqqfrGZ0PvW
🤕
Da série futebol também é cultura.
Finalmente descobri porque se chama RACHÃO
https://youtube.com/shorts/UAB1uo2-dNI?si=4jGxgcBXevAqgWvp
Acharam um cachimbo do Dão Pedro I no terreno do Gasômetro .
https://youtube.com/shorts/91OLbrYHZ2A?si=ZKVCEvEZJePUP20z
Fala sério, se escavarem um palmo de chão, em qualquer lugar no Rio de Janeiro, vai ser achado um bidê da carlota Joaquina, uma cueca do Dão João, uma xícara ou o bule do chá da princesa Isabel, etc … o Rio é um sítio arqueológico NAO ESCAVADO, errado é o Flamengo que inventou de CAVAR .
Agora só faltam encontrar a bola da primeira pelada realizada no Rio de Janeiro pela corte imperial.
Inventaram o VAR pro estádio do Flamengo, só faltava essa.
E assim surgiu o VAR HISTORICO, uma inovação para o estádio do Flamengo.
🧐