Sem a mínima intenção de vestir a camisa do saudosismo, proponho este tema após assistir à final da Liga das Nações ou, das seleções europeias – assim fica mais próximo da realidade – entre Espanha e França.
Pego este jogo como exemplo, pelo fato de ter sido um confronto entre recentes campeãs do mundo e, em consequência, na “primeira fila” do futebol mundial.
Tirando um ou outro jogador – estamos falando de duas seleções – uma pobreza técnica assustadora. Pode ser que os mais jovens tenham dificuldade em assimilar a minha tristeza pelo que já vi e pelo que vejo hoje em dia.
Nós rubro-negros talvez sejamos exceção nacional. Temos um baita goleiro, um zagueiro espetacular, um lateral esquerdo que joga de smoking, um volante acima da média, dois atacantes espetaculares e dois jogadores que fazem lembrar alguns gênios da bola. Realmente, pegando o nosso time não dá para se ter tanta saudade do passado, mas se dermos uma rápida olhadinha no que nos rodeia, aí ficará clara a decadência técnica do futebol.
A diferença é que mesmo nos nossos melhores momentos no passado, tínhamos uma cacetada de adversários que eram tão bons quanto ou, quase chegavam lá…
Hoje, falando sério e paixão à parte, quem chega perto?
O pior para eles – e o melhor para nós – é que a diferença na qualidade individual diz respeito não só aos times principais. Nosso elenco, diante da maioria esmagadora dos adversários, é um oásis…
Não sei se ao valorizar a parte tática, tirando a criatividade ou bitolando quem é diferenciado, o futebol vem perdendo a graça, o molejo, a genialidade e, por vezes, chega a ser chato, ante tão pouca inspiração, apesar da transpiração.
Pior ainda é ver uma Seleção Brasileira que no cata-cata ainda pode ter jogadores diferenciados, optar por soluções de força, como se isto ganhasse jogo ou levasse a algum título. A formação de meio-campo que começou o último jogo é de chorar. Como abrir mão de jogadores criativos, que fazem a diferença, para privilegiar o plano “tático” com os “carregadores de piano”?
Começo a concluir que a nossa Seleção precisa de um choque e, com urgência. Alguém revolucionário capaz de pôr fogo, incendiar o circo verde e amarelo. Algo parecido com o que o doce Portuga fez ao mudar as nossas vidas.
Será que não é hora?
Rapidinhas:
- Contratar Soteldo, se for verdade, já tendo no elenco Bruno Henrique e Michael, é jogar dinheiro fora.
- Apenas um palpite: antes de cruzar conosco, o Atlético Mineiro vai jogar fora de casa com outro rubro-negro, o Atlético Goianiense. Se fosse de apostar – não sou! – cravaria a zebra…
- Leio com frequência críticas ao nosso preparo físico em função de alguns problemas musculares. Acho que estamos esquecendo de olhar para o lado. Este problema é de todos – Hulk foi a vítima mais recente – e a explicação óbvia é este calendário perverso.
Kleber boa tarde
Ñ podemos comparar com os maus
Ate pq agora falamos e comparamos tendo com base uma preparação COMPETENTE e VITORIOSA de 2019 ( fato)
Que até essa presente data havia disputado o mesmo número de jogos durante esses 9/ 10 meses
ALGO MTO ERRADO
Ou falta de treinos ( hj só treinamos em um período em 2019 eram 2 períodos
OU
Treinos inadequados
Eu prefiro ficar com a 1a opção
SRN
HC
Perfeito!
O calendário destrói tudo….
Caro KL e amigos,
Vou pular pro final, pois consumo 100% Flamengo:
1) como já escrevi no post anterior, venderia Michael, Vitinho e outros que tais pra viabilizar não apenas soteldo, mas tb o arthur, do bragantino, pra formarem nosso trio de ataque reserva, ao lado do Pedro;
2) tb não sou de apostar, mas acho boa essa dica: o certo é que antes do confronto direto eles irão tropeçar e, ao perderem do Flamengo, ficarão sem totalmente sem rumo, abrindo caminho pro nosso tri inédito. Já está profetizado isso aí!
3) concordo. A propósito, vale a leitura da coluna do Rodrigo Capelo no globo sobre os estaduais, cujo formato (por demais inchado) teima em tornar o calendário do futebol brasileiro cada vez mais apertado.
SRN!!!!
Presidente, em meus quase 70 anos, nunca ouvi dizer que tivessemos um bom calendário. O que vai acabando com futebol, especialmente na América do Sul é que se antes vinham buscar nossos craques depois dos 27 anos, agora com 15 já estão lá. E lá viram um robô. Cada dia mais músculos e menos cerebros. O poder economico faz com que nossos jovens abandonem os países cada dia mais cedo. Chegará o momento que nunca mais um país fora da europa conquiste uma copa do mundo e nós discutindo estaduais.
Perfeito senhor Dalmir!
SRNs
Kléber, excelente post!
Vejo amigos, aqui no blog, reclamando efusivamente do nosso time, quando não tem uma exibição de gala, e fico imaginando que talvez poucos assistam jogos de outras equipes no mundo.
O futebol está chato e comparar esse time, ou qualquer outro, com a equipe de 2019 não é justo.
O Flamengo é realmente um oásis, no deserto técnico que se encontra o futebol atual.
Referente a seleção, não assisti. O time do Tite joga o pior do futebol. Sempre foi assim.
SRN!
Boa tarde !
Concordo em partes. Se for assim, nunca existirá maus profissionais, sempre vai ser o calendário.
E o calendário de 2019 foi diferente ?
Claro que o calendário importa, óbvio que sim…. mas não é só isso.
Existem outros fatores que influenciam…
SRN
Caro Kleber e amigos!
Simples analisar o futebol. Ele ficou carrancudo e defensivo. Antes se falava de talento e hoje se fala de jogador tático. Antes se falava de futebol arte e hoje se fala em 10 homens marcando em seu campo. Antes era Telê Santana que mesmo não ganhando uma copa do mundo seus times enchiam os nossos olhos. Hoje falamos de Tite e suas frases filosóficas e com sentido para somente ele compreender. Péssimo técnico há anos.
Antes o lateral lutava para marcar os endiabrados pontas. Hoje BH come um dobrado para voltar marcando o lateral. Antes eram volantes geniais e hoje jogadores medíocres ou quase isso. Antes o camisa 10 era um rei e hoje qualquer mediano que a veste nem de longe lembra um Zico.
O futebol que às vezes citamos que nossos técnicos não entendem ou estudam, são os mesmos que praticado mundo afora não tem nada de excepcional a nível de foras de série. E claro, quando se tem um Messi no mundo é porque certamente Deus também ama o futebol e vez por outra nos manda um gênio.
Não posso falar sobre o DM do Flamengo. Precisamos analisar sequências e idades de alguns atletas. Vai dá tudo certo.
Caro Kleber, parabéns. Excelente tema e como sempre cirúrgico. Discordamos no Soltedo. Acho que tem vaga. A fase de BH alterna. Vez por outra precisamos compreender que esse time do Flamengo está disputando tudo.
SRN
Concordo com o post. Já venho falando aqui há um bom tempo, o nível do futebol brasileiro caiu muito. Como o Flamengo está acima da média isso faz toda a diferença. O que diferencia a Europa da América do Sul é a parte tática, pois o futebol jogado por lá é muito mais intenso. Não dá pra esperar muito da nossa seleção, pois o treinador é reconhecido como retranqueiro. Todos os seus times são assim. O português veio aqui e revolucionou, não que seja da primeira prateleira da Europa, apenas aplicou intensidade ao bom time do Flamengo. Ou mudamos o nosso conceito de jogo ou vamos mais uma vez pagar mico na copa. Mas não estou nem pra esse lixo de CBF, só penso no Mengão. Penso que temos que ganhar esses 3 próximos jogos e o galo vai perder, aí vamos para o confronto com eles. Saudações rubro negras.
Belíssimo texto.Eu visto sim a camisa do saudosismo porque vivenciei FlaxFlu com quase 180 mil presentes no Maracanã e hoje vejo dirigentes soltando foguetes quando botam 50 mil presentes no Estádio.
Eu assisti Amilcar Ferreira,chamado de juiz maluco,chamar jogador pra porrada por não ter gostado de uma marcação.Hoje vejo muitos jogadores peitando juiz,dedo na cara,etc.
Assisti briga de torcedores na base dos tapas e chutes nas arquibancadas onde o chamado Tarzan da torcida do Botafogo era o mais famoso porque tanto apanhava como batia em quase todos os jogos.Hoje assisto emboscadas,marcação de guerra pela Internet e até mortes estúpidas.
Sendo tricolor,nem todo mundo é perfeito,ia assistir Zico,Roberto Dinamite,Nilton Santos e Castilho porque o futebol tinha jogadores de alto nível em quase todos os chamados times grandes.
A seleção parava o País quando jogava e hoje o desinteresse está virando rotina.
Quando havia uma entrada violenta e maldosa como a sofrida pelo nosso querido Galinho Zico o sofrimento era generalizado.Hoje,a touca de natação faz parte do banco de reservas,pois,pode entrar em campo a qualquer momento.Raro são os jogos em que não aparece um choque cabeça com cabeça e lá vem ela…a touca assinando a súmula.
Conseguiram calar o grito de gol espontâneo interrompido pelo ainda prematuro VAR.
Francamente,tem como não ser saudosista?
Eu também sinto saudades daqueles tempos, senhor Antônio.
Ver um bom 4-2-4 com raça e ganas rubro-negras… Gérson armando, Carlinhos desarmando, e ambos servindo a Joel a Dida e a Henrique. Depois Aíton, depois Silva e Almir….
E era como o sr escreve: a gente ia ao estádio até para assistir aos outros times que não o Flamengo, pois todos, inclusive o América e o Bangú, tinham craques.
Aliás, até os chamados pequenos tinham craques: Murilo e Nélson (e, depois, o nosso artilheiro Luis Carlos Cunha) no Olaria, Escurinho na ponta-esquerda e Claudio no gol do Bonsucesso, Barbosa no gol e Dequinha na meiúca do Campo Grande, Zé Carlos e Foguete na Portuguesa, Válter e Ivo Sodré no São Cristóvão, Nelsinho e Evaristo no Madureira…
SRNs
Caro Antônio!
Seu texto também é belíssimo. Um depoimento da sua alma e da sua verdade.
Futebol nos encanta, mas no passado assistíamos espetáculos.
SRN
Franz no gol do Canto do Rio e Fefeu armando. Heitor e Orlando se revezando na meta do São Cristóvão.
Silas pegando no gol do Madureira. Ernâni e, depois, o nosso Ary Seixas como goleiros do Olaria.
Kleber, você foi cirúgico.
Também ando percebendo que de uns 15 anos pra cá o futebol está “andando de lado”.
O problema todo é que nos últimos 5 a gente tem sido tão feliz com o Flamengo (dentro de campo, pelo menos) – que a gente acaba deixando isso pra lá.
Como você provocou a reflexão…senta, que lá vem textão…😜
Eu acho que a culpa é da CBF – ou no mínimo – a CBF está perdendo uma oportunidade única de se repensar e se tornar algo útil para o futebol mundial. A CBF deveria ter a pretensão de ser como a NBA ou a NFL. Há muito para evoluir e revolucionar o futebol no Brasil em todos os sentidos. Os ingleses quando criaram a Premiere League, estavam totalmente quebrados.
Eu começo atacando o calendário e os formatos dos Campeonatos. Reforma completa. Bons produtos de audiência, patrocinadores, competição…
É importante até pressionar a Conmebol para produzir uma Libertadores com os times da Concacaf (mexicanos, americanos). Esse intercâmbio fortaleceria muito o futebol (e botaria o Flamengo numa vitrine muito maior). É bom pra todo mundo.
Primeira providência, balizar o calendário brasileiro com o Europeu. Isso, de largada, nivela todo mundo fisicamente e ajuda a bater datas.
Proposta:
Junho: Pré temporada. Os clássicos regionais.
Espaço para alguma fórmula de Estaduais. Nada de jogos de ida e volta, de turno e returno: é uma disputa entre os 4 grandes e 4 convidados. 7 Rodadas, Semi-Final e Final. Total: 9 datas.
15 de Junho: “Supercopa do Brasil” – Jogo único
30 de Junho: “Recopa Sulamericana” – Jogo único
Julho: A Nova Copa do Brasil
No modelo de Copa do Mundo. Sorteio dirigido com cabeças de chave (24 mais bem rankeados) e outros 24 que vêm de uma seletiva (algo como uma Pré Copa do Brasil). Escolha de 8 sedes com grupos de 4 times: Fase de Grupos, Oitavas, Quartas, Semi e Finais. Tudo em 1 mês, 7 jogos eletrizantes.
Agosto/Setembro/Outubro/Novembro/Dezembro/Janeiro/Fevereiro/Março/Abril:
Campeonato Brasileiro, 38 rodadas, pontos corridos. Tudo igual. Até seria uma boa diminuir para 24 rodadas, mas isso mudaria muito a fórmula.
Agosto/Setembro/Outubro/Novembro/Dezembro/Janeiro/Fevereiro/Março: Libertadores de America.
Os 48 melhores times da Conmebol e Concacaf vão se enfrentar no mesmo modelo da Champions. Os outro 48 jogarão a Sulamericana, no mesmo modelo da Europa League. 6 grupos de 4 times, Um total de 13 datas, no meio da semana e com a final acontecendo em lugar definido.
Campeonato Mundial em Dezembro (durante 10 dias).
That’s it.
Nessa proposta, um time como o Flamengo (jogando o Campeonato Mundial), teria até 72 jogos. Em 2019 fizemos 76 jogos, esse ano vai por aí. Ainda daria pra diminuir essa agenda – se for interessante.
– –
Ainda sobre a CBF…
Esse problema com a Seleção Brasileira é grave demais. Questões, técnicas, táticas e principalmente…”empáticas”. Uma crise de imagem bizarra.
Desde pelo menos a Copa de 2010, o time não propõe nada empolgante. O Neymar teve um lampejo no começo da carreira, mas da Copa de 14 pra cá, também perdeu esse brilho. Para essa seleção mudar, é preciso querer realmente mais. Eu faria uma ligação para o Pep Guardiola. Daria a chance dele construir um novo Barça, um novo Bayern, um novo City…mas a nível global.
Eu tentaria criar situações para trazer nossos craques para jogar pelos times brasileiros. Isso aumenta a conexão com a torcida.
Por fim, trabalharia com a Rede Globo para embalar esse futebol brasileiro para exportação. O nosso campeonato precisa ser visto em outros lugares do mundo com mais frequência.
– – –
Nossa…acho que exagerei…
S.R.N.8
O calendário sempre foi apertado.
Este ano complicou ainda mais devido às Eliminatórias, Copa América e Campeonato brasileiro de 2020 até fevereiro.
Sou favorável aos estaduais. Talvez o ideal seria com menos datas.
Para os melhores times, sempre haverá problemas, pois disputam as competições quase sempre até as semi ou finais.
O que não pode é punir quem cede jogadores as seleções, não paralisando os campeonatos em datas FIFAS.
Abraços RN
Rapidinhas
> Contratar Soteldo, se for verdade, já tendo no elenco Bruno Henrique e Michael, é jogar dinheiro fora.
Claro que o preço e o futebol são convidativos. Mas não é nossa prioridade no momento. Com essa grana compra o Ivan da Ponte e ainda economiza 2 milhões de euros…
> Apenas um palpite: antes de cruzar conosco, o Atlético Mineiro vai jogar fora de casa com outro rubro-negro, o Atlético Goianiense. Se fosse de apostar – não sou! – cravaria a zebra…
Realmente pode ser o jogo que nos faça depender apenas de nós. Por outro lado, entendo que nosso jogo contra o Inter no sul, é o jogo a vencer. Aqueles 4×0 ainda não foram digeridos…
> Leio com frequência críticas ao nosso preparo físico em função de alguns problemas musculares. Acho que estamos esquecendo de olhar para o lado. Este problema é de todos – Hulk foi a vítima mais recente – e a explicação óbvia é este calendário perverso.
Meu caro Guru! Desde que chegou de fora, foi a primeira vez que Hulk se contundiu.
Diego Ribas, Diego Alves, Rodrigo Caio, Arrascaeta, Bruno Henrique… é de 15 em 15 dias no estaleiro…
Claro que a comissão que acompanhava Jesus era outro patamar…
”> Contratar Soteldo, se for verdade, já tendo no elenco Bruno Henrique e Michael, é jogar dinheiro fora.
Claro que o preço e o futebol são convidativos. Mas não é nossa prioridade no momento.”
##pensei exatamente a mesma coisa
> Apenas um palpite: antes de cruzar conosco, o Atlético Mineiro vai jogar fora de casa com outro rubro-negro, o Atlético Goianiense. Se fosse de apostar – não sou! – cravaria a zebra…
### estou na mesma corrente positiva
> Leio com frequência críticas ao nosso preparo físico em função de alguns problemas musculares.
#### O povo fala demais e sem qq embasamento. O GE.com publicou um estudo/mapeamento sobre esse tema, e ainda que o Flamengo tenha lesões no elenco, a distancia para os outros é MUIIITO PEQUENA
Concordo plenamente com KL, o futebol mundial não tem mais Gênios , O Messi e o C.Ronaldo já estão em baixa , o único que sobrou foi o Neymar e mesmo assim existem pessoas que o falam que ele não está nesse nível , que eu discordo , joga demais , as vezes peca por arrumar algumas confusões . O último suspiro do futebol Brasileiro foi na copa de 2006 quando tínhamos Ronaldo, Ronaldinho, Kaká ,Adriano e menos um pouco Robinho. Mudando de assunto, estou preocupado com essas contusões no flamengo as decisões estão chegando, e principalmente Arrascaeta, esse faz muita falta. Soteldo é um bom jogador , mas venho falando aqui a muito tempo, pelo amor de Deus um reserva para o Arrascaeta, precisamos de um jogador articulador , quando falei no Renato Augusto, alguns foram contra ,olha a bola que joga, aí me vem o Kenedy , nada a ver !
A maior contratação no futebol brasileiro nos ultimos 50 anos, não tenho duvidas que foi o português Jorge de Jesus. Ele mudou o conceito nos clubes brasileiros, e se nossa seleção utilizasse sua tática de jogo, seriamos favoritos na copa. Jj teve mais titulos do que derrotas. Fez jogadores se dedicarem ao jogo. No time dele n tinha jogo lento. Se JJ fosse responsavel pelo curso de tecnico da Cbf, teriamos mudança de mentalidade nos tecnicos que jogam igual 30 anos atrás.
Apoiado !
Kleber, seu texto é de uma sensibilidade que toca todos nós, velhinhos, profundamente.
Só nos resta desfrutar dessa nova época de ouro do nosso Flamengo, em meio a essa devastação do Futebol causada pela voracidade dos conglomerados midiáticos, aliados à fome de dinheiro dos dirigentes de clubes, federações e confederações.
O calendário desumano é tolerado absurdamente pelos dirigentes pois têm contas a pagar e poucos têm recursos para isso. Só lhes resta aceitar.
Quanto à Selecinha, desisti dela faz tempo. Antes, de 90 para cá, era indiferente. Depois dessas convocações e “não convocações” cirúrgicas do Pastor pra nos prejudicar, torço contra, sem nenhum constrangimento.
Convocar esse tal de Artur Cabral, do Futebol Suíço, deixando de fora o Hulk, em grande fase e convocado na última data FIFA, foi passar recibo de canalhice.
Que morra abraçado com seu craque favorito e com seu esquema único, “bola no Neymar”.
Se o técnico da Seleção não consegue fazer esse time andar podendo escolher os melhores jogadores do mundo, não podemos criticar o Renato Gaúcho porque ele “não controla o jogo” e seu esquema é de “trocação” ou “briga de rua”, embora em 23 jogos ganhamos 18 e marcamos 62 gols.
Seremos campeões!
A provável escalação do Flamengo para o jogo contra o Juventude, pelo Brasileiro:
Diego Alves
Matheuzinho
Rodrigo Caio
Léo Pereira
Filipe Luís
Arão
Thiago Maia
Rodinei (Lázaro)
Andreas Pereira
Michael
Pedro
Rapaz, será que viverei o bastante pra ver o Rodilindo substituindo o Everton Ribeiro?
Renatão, Renatão…toma tenência!
Só pode ser uma pegadinha pra pegar quem é o vazador.
Se não for o RodiBeutiful , vai ser quem?
O Kenedy, que tá mais pesado que eu ?
Pior que acho que ele vai dar a oportunidade para o Kenedy…
E tem que dar mesmo. Não veio do Chelsea? Não é craque? Então tá aí a oportunidade. Vai lá e mostra por que foi contratado a peso de ouro.
Numa dessas o cara joga bem…vai saber…
O time está muito prejudicado. PQP. Estamos sofrendo por não ter o VITINHO.
S.R.N.8
Se der certo vai pedir umas 50 músicas no Fantástico…
Olha que Zé Ricardo é o pai dessa matéria hem…
hahahahahahahaha
Pará e Ridilindo correndo por aquele lado atropelando os queros-queros ficou famoso…
Leva fé que vai dar pé, meu caro Fernando kkkkkkk
Era pegadinha mesmo, vamos de Geuvânio 2.0, o homem de 1,5 milhão de reais, melhor assim.
Marcello tem razão, estamos sofrendo pela ausência do pequeno Victor.
E torcendo pro Robozinho resolver a parada.
Seja o que Deus quiser!
O futebol vive um período de pobreza técnica. E isso é da base ao profissional. Hoje , o garoto precisa correr muito, marcar muito e ser forte fisicamente….e assim segue até o profissional. Muito em função do futebol de resultados. Mas há outros fatores externos também que influenciam nessa pobreza técnica. Penso que os jogos eletrônicos estão furtando o interesse da garotada pelas peladas de rua , ausência de campinhos de futebol, violência urbana, póis antes jogávamos futebol na rua até a noite… enfim, a própria cobrança de resultados já na base dos clubes, são muitos fatores que contribuem para o momento pobre de talentos do futebol atual…..
Falaram em Soteldo no Flamengo? É bom jogador! Mas só joga com a bola no pé. Penso que Flamengo precisa de um meia criativo…tipo Rafael Veiga!
Mas falando do nosso jogo, mais um vez teremos uma penca de desfalques… principalmente no meio campo, Não seria bom testar Felipe Luiz pelo meio?
Hoje , 1x 0 já será festa!
Quem vc traria p ser reserva do Arraxca ?
Redondo da Colômbia.
CRAQUE!!!! kkkkkkkkkkkkkk
Acvo que exagerei um pouquinho…
Dona Leila quer o Pedro, abre o olho Mengão!
Palmeirenses eufóricos com a especulação.
Tenho pra mim que ele (esportivamente) não suporta mais um ano na reserva. Que parada difícil, ele joga demais!!
Que jogador esses Pedro, e é Rubro-negro fanático.
E o Gerson hein, velha história, resolve a parada financeira e retrocede na carreira. Ainda é muito cedo, acabou de chegar, precisa de adaptação, mas que o VAPO acabou isso ninguém discute! 🙅🏻♂️
Olimpic é clube de segunda prateleira, Andreas encaixando feito luva e etc…. Ainda mais com a grana dos árabes assombrando a Europa, o descolamento entre os clubes vai ser inevitável.
Está aí um bom tema, será que um dia o petrodolar $$$ repousará sobre América do Sul? Imaginem clubles de camisa e extrema paixão com potencial e grande número de torcedores como Penarol, Boca, Estudiantes, e claro, clubes Brasileiros…. Não consigo ver organização para que essa grana chegue por aqui, mas quem sabe… Quem viver verá.
Goleada pra cima do juventude!
Galo empata.
SRN
Michel, qto é a multa do Pedro ?
Não faço ideia Anderson, pela pergunta, certamente você já está com os números na manga, ganhava…. Puxa essa cartada aí e os diga.
Eles podem sonhar ou não??
Abraço!
SRN
Meu parceiro Michael…
Fácil resolver isso.
Gustavo Gomes, Scarpa, Raphael Veiga e Willian…
Tudo certo…
Caro Egon, justo Vossa Senhoria esqueceu-se de Weverton! Na minha modesta opinião, apenas ele e Dudu valeriam o envolvimento em uma possível troca. SRN
E bem por aí Egon… e ainda sim sai barato!
E podem apostar, Pedro tem potencial para assumir a 9 da copa de 2026.
Ele pode muito bem compor esse elenco do Tite, e cá pra nós, Firmino e Gabriel Jesus… É bastante desanimador….
SRN
Só em cogitar escalar rodnei nessa posição, deveria ser considerado crime contra o futebol.
Amigos da GLORIOSA NAÇÃO
E por falar em talento, temos 3(três), nada menos que 3 excepcionais no sub 17: Matheus França, Vitor Hugo e Mateus Gonçalves no sub 17 que acabou de surrar novamente o palmeiras. Estamos em mais uma final, desta vez da Copa do Brasil. Quando foi que alguém teve 3 jogadores deste nível na base, pelo menos neste século? Vamos agarrar um terço e fazer preces fervorosas para que sejam aproveitados no MAIS QUERIDO, antes que o papai ou empresário os levem para a Europa!
SRN8
Passando aqui para reforçar que nunca critiquei o Kenedy. kkkkk
Flamengo fazendo o dever de casa, mas vou te contar, viu?
Tá difícil do Atlético perder um jogo, acaba de virar contra o Santos.