Não sei exatamente por onde começar este assunto. Bem, vou começar pelo final.
O noticiário dá conta de que Flamengo e Fluminense aderiram à iniciativa dos clubes do Sul, com a criação de uma liga que seria a responsável por uma competição, contando com os clubes do Sul do país e de Minas, mais Flamengo e Fluminense.
Há duas formas de se encarar este tema. Para os clubes e federações do Sul do país e de Minas, iniciativa perfeita. Por que? Além de qualificar os confrontos, diminuindo as datas dos estaduais, em que na maioria dos jogos os grandes clubes pagam para jogar, ainda contam com duas forças gigantes da região Sudeste, que são Flamengo e Fluminense.
Para a dupla Fla-Flu, a análise é outra. Nesta possibilidade de reformulação do calendário, qualquer dirigente de um grande clube do Rio e de São Paulo, que não imaginar o retorno do Torneio Rio-São Paulo, não tem a mínima noção do que seja o Brasil como um todo, onde o “filé mignon” da economia, e do mercado publicitário, está concentrado no eixo Rio/São Paulo.
Em síntese, abrir mão de um Rio-São Paulo é um tiro no pé. Coisa de quem não sabe nada, de Brasil, e de futebol. Diria, sem medo de errar, que o Torneio Rio-São Paulo é, disparado, financeiramente, a melhor competição do futebol brasileiro. Isto sem falar na tradição, já que esta competição é parte da história do nosso futebol.
Neste momento de mudanças possíveis no calendário do futebol no Brasil, o dirigente, carioca ou paulista, que esteja ignorando a “cereja do bolo”, tem que ser interditado…
Sul-Minas, com Atlético, Cruzeiro, América, Inter, Grêmio, Coritiba, Atlético Paranaense, Figueirense e Avaí.
Rio-São Paulo, com Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos.
Cada um no seu cada um…
Tão simples…
…e, por incrível que pareça, há quem não enxergue…
Depois se juntam a Copa do Nordeste, Norte e fazem um super quadrangular final com os campeões em alguma das Arenas da Copa ! Esse é o caminho Sr. Kléber.
Não esqueça das minhas sugestões ao blog, do volante Judson do América de Natal e de falar do encontro do EBM com o Wallin.
Abs
Presidente Kleber ….o que me deixa angustiado é a chance que o Eduardo Bandeira está tendo de fazer um governo ímpar e sempre derrapa na falta de ousadia .Me parece meio ” Maria vai com as outras”. São atitudes ,como essa de jogarmos em Brasília ,por exemplo ,que de tão racionais apequenam o Flamengo.Ta na hora de virar a chave e sermos novamente o predador , não massa de manobra de oportunistas , acorda Bandeira , vc está com a faca e o queijo na mão !!!!
Kleber,
Sua crítica a quem não enxerga só pode ser às federações, correto?! Se hoje se discute a possibilidade de um Rio-São Paulo é graças a “sacada” dos presidentes do Flamengo e do Fluminense, que diferentemente do Sr. Rubens Lopes, pensam de maneira mais profissional pensando sim em melhores retornos financeiros.
Abs
Bom caro Kleber, eu penso que os torneios fariam mais sentido caso fossem regionais: Copa Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste, Norte. Mas o que esta aí é o possível, é um 1o. passo histórico, visto que times como o Vasco e Botafogo estão fechados com a Ferj, e os times de SP não manifestaram qualquer interesse em colocar o Paulistão em 2o. plano, ao menos por hora, conforme comentou o nosso queridíssimo EBM.
Em primeiro lugar, o rio São Paulo só com os Paulistas vasco e botafogo vai ser um fiasco. Acredito que os Paulistas prefiram o estadual deles mesmo.
Em segundo essa sul minas que vai ser criado e praticamente um brasileirao sem times pequenos, e melhor com disputa de uma final. Super apoio o sul minas.
Abç
Rio São Paulo, Sul Minas, seja lá o que for o que não pode é ficar subordinado a FERJ comandada por Eurico Miranda.
O Problema é que fazer um Rio-São Paulo não depende exclusivamente do Flamengo. Precisa da assinatura de outros 7 clubes no mínimo. E os de São Paulo já disseram que hoje não acham atrativo. Então, não é que o Fla prefira o Sul-Minas-Rio ao Rio-São Paulo e sim que é a opção que está disponível hoje. Mas numa tabela de comparação, eu prefiro MESMO um cariocão organizado, com 10 clubes no máximo, jogos de semi-final e final pela Taça Guanabara e depois pela Taça Rio, jogando contra equipes tradicionais aqui do RJ, como América, Bangu, Madureira, Olaria, Americano… Em segundo lugar, um Rio São Paulo. Na impossibilidade dessas duas coisas, me contentarei com Rio Sul Minas.
Falando sério, o Flamengo está mais que certo de não disputar esse carioquinha da FERJ que nada beneficia o futebol carioca, essas estruturas de poder só atrasa o futebol brasileiro. Essa jogada do RIO-SP se chama politicagem, veja o nosso país, ninguém é mais idiota pra ver a politicagem que rola nesse país e o futebol não é diferente com essa estrutura de poder maléfica.
Pois até entao não se cogitava RIO-SP, foi só FLA e FLU bater de frente com esse poder surgiu essa ideia “manobra politica”. Triste de mais, 7 a 1 foi pouco!!!
Questionamento muito complicado!
Kleber tem muita razão quando fala na história espetacular do RIO-SÃO PAULO.
Em termos de comparação com o Sul-Minas-Rio, fica a expectativa de um torneio que nunca aconteceu.
Até pela logística e deslocamentos, estamos falando de um torneio com no máximo 30 minutos sentado num avião.
Por outro lado, Nino tem certa razão, quando fala sobre o rentável Campeonato Paulista, de Botafogo e Vasco.
A Federação Paulista não se pronunciou, o Botafogo aceita conversar… E, Eurico está preocupado com os problemas dele, e o submundo próximo…
Sem dúvida alguma, o RIO-SÃO PAULO é não só mais atrativo, como rentável.
Mas a iniciativa do Bandeira em romper com os desmandos de Rubinho, Eurico e Ferj, é altamente elogiável.
Seja qual for a decisão, o presidente pelo menos ESCOLHEU o que NÃO quer.,,
Eu acho!!!!!
“Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana”.
(Albert Einstein)
O Flamengo quer mostrar sua indignação contra a Ferj se unindo a Copa Sul-Minas, e essa por sua vez, tenta mostrar sua força por tentar recriar o Rio-São Paulo como retaliação ao que estão tentando fazer a dupla Fla x Flu.
O que percebemos nessa guerra particular que o Sr. Rubens Lopes, captaneado pelo Sr. Eurico Miranda, é de uma estupidez sem igual para o futebol carioca. Dividir o que já está esfacelado é admitir publicamente a incompetência dessa ridícula federação e a pequenez das mentes desses senhores.
Concordo que um torneio Rio-São Paulo é muito mais vantajoso economicamente falando, caro Kleber. Mas o que estamos assistindo é, na verdade, uma briga de egos e vaidades. Quanta estupidez desse senhor que hoje dirige a Ferj e é assistido pelo intragável Eurico Miranda que ainda leva junto o presidente do minúsculo Botafogo.
Espero que essas guerrinhas levem simplesmente ao fim desses inúteis estaduais e forcem a criação de uma liga independente que fortaleça os fortes e elimine de vez os fracos. Futebol é paixão que tem de ser dirigida por homens com razão e não movidos pela emoção (raiva, vingança).
Pelo bem do nosso futebol, que aquele maldito 7×1 acorde nossos dirigentes, o que, a princípio, não parece ter tido nenhum efeito até aqui.
S R N
Amigos , nosso Flamengo era pra ser o filho preferido da Ferj e Cbf , não pra ficar inventando moda ,que para o Coritiba por exemplo e uma ótima !!! Não temos nem lugar pra jogar e nossa direção querendo inventar moda, para!!!!!!!Estamos atrasados , quem tem que correr atrás não é a gente, pra mim ta faltando força política e sobrando incompetência .
Seja qual for o torneio (Sul-Minas-Rio ou Rio-São Paulo), não pode ser feito por convite e sim por índices técnicos (Estatuto do Torcedor), logo vejo problemas jurídicos a frente.E se o Rio-São Paulo vingar e não tiver um ou dois grandes clubes como melhores de seus respectivos estados via campeonato estadual (critério utilizado na Copa do NE), seria possível olharmos apenas o ranking da CBF de modo a sempre ter os oito clubes grandes de Rio e de São Paulo? Seria rentável um torneio em que pese a possibilidade de formar um grupo com dois clubes sem tradição, por exemplo, Flamengo, Macaé, Santos e Ituano? A coisa é mais complexa do que parece, meus caros.
Então,o próprio presidente da Federação Catarinense aventou a hipótese que futuramente o Fla participe do Rio – São Paulo,que ouvi através de uma entrevista na Bradesco Sports.
Só que ninguém de São Paulo aventou está hipótese deste torneio, está mais para especulação do que algo real.
Deve ser rentável o campeonato para os times de São Paulo,para não terem interesse nenhum em querer participar de um torneio destes em detrimento do Campeonato Estadual,duvido muito se não houve uma consulta prévia.