Gostaria muito de não estar começando a escrever este post, pois, com certeza, não será do agrado de qualquer rubro-negro, mas fazer o que, se a verdade interessante não é.
Daqui a pouco haverá uma coletiva na Gávea em que o Presidente Eduardo Bandeira de Mello pretende anunciar dois novos vice-presidentes. Na segunda-feira, haverá uma nova coletiva, quando outro novo vice-presidente, Humberto Mota, será anunciado, não sei em qual função. Hoje, a intenção é anunciar Flavio Godinho como novo vice-presidente de planejamento e, Plinio Serpa Pinto, como vice-presidente sem pasta definida. Tudo isto me parece meio fora da compreensão de qualquer cabeça normal.
Vamos começar por Flavio Godinho. Gostaria que alguém pudesse me explicar como pode uma pessoa, anteontem à noite, pegar o telefone e ligar para Rodolfo Landim, com a finalidade de convencê-lo a aceitar ser candidato à presidência do Flamengo e, horas mais tarde aceita ser vice-presidente de planejamento, por convite feito pelo atual presidente, que ele Godinho sempre fez restrições, tanto é que, manifestou na frente de 16 pessoas sua vontade em ver Landim presidente. Como é que pode?
Ontem, o noticiário dava conta de que Plinio, Godinho e Humberto Mota, seriam convidados para o Conselho Gestor do futebol. Pensei cá com os meus botões: isto é convite para inimigo, pois quem lê este blog, sabe perfeitamente que, no Flamengo, não há nada com o IBOPE mais em baixa do que este tal de Conselho Gestor. Hoje, Plinio seria convidado para ser uma espécie de vice-presidente sem pasta. Mas, que diabo é isso? Um assessor do presidente para assuntos gerais? Um vice-presidente sem função, para ir ao clube só para tomar cafezinho? Que vice-presidência é essa?
Para ir mais longe, com o tal Conselho Gestor, não cabe na vice-presidência de futebol, ninguém que tenha personalidade e história para contar no clube, pois na realidade não vai comandar nada. Vai é ser um garoto de recados do tal Conselho Gestor, que de futebol, entende o mesmo que o meu amigo Carlos Egon de botânica. Em síntese, tudo isto me parece uma tentativa por parte do candidato Eduardo Bandeira de Mello, em tentar convencer o eleitorado que os três aqui mencionados, Plinio, Godinho e Mota, estão com ele. Mas como, se Godinho o acha fraco, se Plínio pensa igual e diz que, se Landim for candidato vota nele? Ia colocar como título da matéria, ‘Circo Rubro-negro”. Achei que ficaria pesado e optei por “Loucuras em vermelho e preto”. Melhor assim…
Kleber nos Rubro negros estamos com medo de tão brilhante gestão acabe colocando tudo a perder devido a atitudes como estas, que me parece desespero
Caro Kleber, o Godinho será o Bap da chapa CELESTE ,é muito claro q o Bandeira tem suas limitações e sozinho não aguentara o embate , essa turma e esperamos q vc também é que darão as cartas no Flamengo caso vençam , como disse anteriormente 11 craques não equilibram um time vencedor!!!
A vingança do bom samaritano,
Kleber, Não entendi o motivo de sua indignação. Se o objetivo da reunião entre os “ex-presidentes” era buscar a “união entre as chapas azuis” as nomeações são muito coerentes. Se era unificar a oposição e buscar um novo candidato para vencer a eleição, aí é diferente. Estamos no meio do campeonato brasileiro, em situação crítica, as campanhas antecipadas são maléficas para o clube, pois geram instabilidade e insegurança, portanto é o momento de deixar as vaidades de lado e trabalhar pelo Flamengo. Creio que sua contribuição é fundamental. Li vários “posts” de torcedores no blog, que recomendando sua indicação para vice-presidência de futebol. Também concordo com a indicação. O tal “conselho gestor” que é taxado de não entender nada de futebol, precisa de nomes de peso do futebol, e deve limitar-se a questões estratégicas, tais como grandes contratações como as do Guerreiro ou construção do novo estádio. A rotina deve ser gerida pelo departamento de futebol, que hoje está sem vice. Quando não ocupamos o espaço que nos é dado, os adversários os fazem. Parabenizo aos novos vice pela coragem de colocarem o Flamengo acima de seus interesses e convicções pessoais. Chamado do Flamengo não se recusa. E apesar de suas defesas anteriores ao Renato Augusto, desejo que ele permaneça no Corinthians por muito tempo, pois Flamengo é para Flamenguistas.
Toda vez que tento entender de política, vejo o reprise dos filmes do ” O poderoso chefão”. Tenho certeza que os objetivos das ações de todos os lados ainda estão ocultos. Me parece que o “bom samaritano” também sabe e está gostando de jogar o jogo. E isto está deixando ex-aliados e opositores atônitos.
Obs: Apesar de seus elogios ao BAP, prefiro mil vezes, sua gestão a dele, tanto pelo capacidade de atrair recursos para o futebol, quanto pela educação, diálogo e respeito as pessoas. Creio que todos concordam que o Mengão não é local de gente arrogante. Flamengo não é Banco, não é Sky, nem é imobiliária.
E pelo lado do Azul turquesa já tem figurões pra dar e vender…..que bom vermos o Flamengo encabeçado novamente por tanta gente competente ,SRN
Kleber, quando um rubro negro é convidado para este tipo de cargo..dificilmente ele recusa..você mesmo falou aqui ano passado que aceitaria o convite para assumir a pasta do futebol. É uma convocação.
Caro Kleber! Tudo havera de se recompor! A politica é algo de dificil entendimento e aos que muitas vezes são tidos como inimigos, no outro dia são aliados! O EBM quer vencer e esta se cercando de pessoas que querem somar a um projeto hoje extremamente acreditado! Se o EBM te convidar e em nome da nação, nós apelamos: ACEITE! Saimos da eleiçao passada em nome de uma esperança e se no futebol foi confuso, estamos com a credibilidade em alta nas finanças! É certo que da forma que estava não se faria tudo em apenas tres anos! É tempo de somar forças, mesmo os que não vencerem! A hora hoje e sempre será a união em prol do nosso maior do mundo! Abraços!
Grande Presidente!
Preciso ter absoluta certeza que errei feio.
Lamento profundamento sua indignação. Mas precisamos saber mais.
Poderia começar este texto com o primeiro parágrafo do Alexandre.
No seu post “No jantar, gol após a sobremesa”, talvez eu tenha boiado em relação a INTENÇÃO. Por isso, enumerei cada item.
Dos convidados, nenhum deles (fora Dr. Michel Assef filho), faz parte da atual política do clube.
Gilberto Cardoso Filho, Michel Assef, Marcio Braga, Humberto Motta, Luiz Augusto Veloso, George Helal, Patrícia Amorim, Hélio Ferraz, Maurício Gomes de Mattos, Jorge Rodrigues, Plínio Serpa Pinto, Antonio Augusto Dunshee de Abranches, Rodrigo Dunshee, eu e Michel Assef Filho, que chegou mais tarde.
TODOS, são grandes rubro-negros e a maioria, figuras mais que carimbadas na política e na história do clube.
Talvez, não tenha entendido a RAZÃO da reunião…
1 – Se foi para selar a paz e unir o clube num único nome, os caciques não foram convidados. Tanto os dissidentes quanto os da Chapa Azul.
2 – Se foi para fundar uma nova chapa em torno do nome do Landim, alguém deveria ter convidado o próprio.
3 – Como fundar uma nova chapa, se Helio Ferraz declarou que vai votar em Wallim, e, Dunshee em Bandeira?
4 – A reunião, como um chute inicial para provável lançamento de uma nova chapa, carece de algumas trocas de camisas. Fato que não aconteceu, com declarações de alguns convidados em quem iriam votar.
5 – O cafezinho, colocou Landim como candidato. Mas como estamos falando em política, quais seriam os motivos que levaram Godinho e Plínio a aceitar o convite do Bandeira de Mello, já que Landim, num telefonema, encheu de esperanças todos os convidados?
A mensagem que entendi, foi simples e “quase” óbvia.
Wallim Vasconcellos NÃO pode vencer as eleições de forma alguma.
Como todos que estavam na reunião, não estão satisfeitos com a atual gestão, mas reconhecem que Bandeira de Mello está sendo fritado pelo Conselho Gestor, e praticamente impedido de governar, entendi que a PAZ significava fortalecer a candidatura do mesmo, num confronto direto com Wallim Vasconcellos & Landim…
Com esta cabeça, entendi que seus amigos (e são mesmo) Plínio e Godinho, estavam “aceitando” participar da administração do Bandeira, a seu pedido.
Não só para fortalecer a candidatura do Samaritano, como para dar uma luz no nosso Departamento de Futebol.
Embora, estejam longe de um Kleber Leite…
SE… entendi errado, me perdoe pela precipitação.
Lendo o Kleber, e os comentários, chego a conclusão que entender mesmo o que se passa pela cabeça das pessoas e qual são suas reais intensões é muito complicado. Podemos achar qualquer coisa, mas certeza é complicado.
Kleber, discordo da sua teoria de que o Godinho não deveria ter aceitado o cargo, porque mesmo ele tendo ligado para o Landim, e sendo Landim o candidato que o Godinho julga perfeito para o momento, não significa que ele estando agora ao lado do Presidente, não tente fazer esta união, tentando convencer o Presidente a deixar o Landim vir como candidato em seu lugar. Isto é uma hipótese é claro, mas não é minha opinião de fato.
Minha opinião: Sejamos sinceros, ha muita vaidade, e as pessoas mesmo sabendo que não deveria te-la, e tentando controlá-la, não conseguem, e acaba se entregando ao gostinho do poder, e no caso do Godinho, um pouquinho ou um muitinho de “vingança”. Porque vingança? Ele tinha saído por fortes desavenças com o BAP ( todo poderoso da gestão), e declarou em uma entrevista recente que foi o BAP que provocou todo esse racha. BAP vem todo gostosão dizendo que está “todo mundo”com ele, com o grupo dele, que ele formou, ( ele sempre usa muito o eu) Godinho na dele só esperando o momento certo de ser convocado e dar o bote.
Conclusão: Godinho pensa: Ele se achava o tal, saí e todo mundo ficou ao lado dele (BAP), agora eu é quem serei o Rei da tribo, no caso uma “nova tribo”. “Doce Vingança”. Godinho será o nome forte da gestão EBM do próximo triênio caso vençam. Aguardem…
Meu Tio Kleber querido me lembro que apesar das divergências passadas com o ex-presidente Marcio Braga você assumiu a Vice-presidência de Futebol em 2005 e por méritos seus o Flamengo não foi rebaixado aquele ano e no seguinte em 2006 fomos campeões da Copa do Brasil. O fim desse ciclo vitorioso foi o hexa em 2009 com o time 95% montado por vc…. Grande atitude sua e do Grande-benemerito Marcio Braga então presidente do Flamengo. Isso significa dizer que um rubro-negro não nega uma convocação da nação. Com o precoce processo eleitoral deflagrado o Flamengo teve sérias baixas no Conselho Diretor. Acredito que nada mais natural do que ocupar espaços … Não há dúvidas que Rodolfo Landim é nome de peso e possui todas as qualidades para ocupar o cargo de presidente do Flamengo
Aqui de fora, vejo da seguinte forma: voltamos ao passado, aos velhos problemas que assombram o Flamengo. As picuinhas e vaidades que parece rolar na cabeça de alguns, tem movimentado todo esse turbilhão que virou as eleições. O que ganhamos com isso? Quando a coisa parece que vai, retrocede. Mas ainda continuo acreditando que chegaremos a um consenso. Tomara. Será que estou sonhando com milagres?
A imagem devem ser as ondas cerebrais do Presidente rsrsr.
Kleber se a nossa política no Planalto é um jogo de interesses, em que se vc não der nada em troca o País não anda,porque seria diferente numa eleição de clube……
O eleitorado do Flamengo é composto de sócios e sócios atletas com mais de 5 anos. Fora do prédio da sede, da vagas de estacionamento privativo, pouco se respira futebol na Gávea. A rotina da sede social é composto pelas quadras de tennis, as piscinas, o pessoal do Water polo, o pessoal da ginástica, das cantinas, campo de Society, que formam o grosso do eleitorado do clube, tendo como base a camaradagem incondicional dos funcionários do clube. Esse eleitoral absolve uma mensagem, que não é necessariamente as geradas pelas pessoas dos diversos grupos de poder. O caso Patrícia Amorim foi o exemplo disso! Obviamente não interessa ter o grupo de notáveis em bloco contra vc, isso seria impensável, mas a imagem do EMB esta forte na cabeça do eleitorado até para essa situação.
Eu acredito que ele vai ganhar. Se não houver nenhuma composição em que ele abra mão de sua candidatura, acho que essa ele leva por merecimento próprio. Todos achavam que ele seria um boneco de fantoche. Porém, ele surpreendeu positivamente.
Helder. Só espero que não arrepiem o estatuto, seria o fim.
Sr. kleber, fiquei fora do ar e só hoje estou lendo o nosso blog FlaFree ! Se eles não gostam do EBM, pq aceitaram fazer parte da sua gestão ?
Certo que o EBM os trouxe com o objetivo de fortalecer a sua chapa. Nesse momento o clube perde muito na hora que a política fala mais alto que o futebol. Precisamos de um vice de futebol que deixe o Rodrigo Caetano trabalhar e que fale em nome do presidente, sendo duro na hora que precisar.
Abs a todos.