Se alguém tiver o cuidado de fazer uma avaliação sobre os últimos comentários, vai se deparar com a mais óbvia das conclusões. O que vale no futebol é o resultado. Vários companheiros já confessaram ter mudado de ideia e, alguns, de forma contundente.
O que era ruim, passou a ser bom. Como que num passe de mágica, em curtíssimo período, quando quase não houve tempo para treinamentos, o novo técnico já conseguiu produzir drástica e positiva modificação no modo de jogar do time. Enfim, estivemos todos errados o tempo todo. Nós, os “analistas” que qualificamos de forma equivocada alguns jogadores.
Cansei de ler aqui que Pará, Ayrton, Wallace, Samir, Márcio Araújo, Canteros, Everton, Paulinho, Marcelo Cirino, e por aí vai, eram autênticos pernas de pau. Nesta mesma linha de raciocínio, errou feio a diretoria, pois pelos últimos resultados positivos, os treinadores anteriores foram os culpados, e quem os contratou, e os segurou no cargo por tanto tempo, foi quem tem a caneta na mão, além da demora “secular” para se contratar os reforços… Enfim, na média, erro geral!!! Será mesmo?
Mario Gonçalves Vianna já dizia que o “o jogo só acaba, quando termina”. O que isto quer dizer? Que conclusões precipitadas não ajudam em nada, mesmo que, para elogiar seja. Sugiro aproveitarmos este momento mágico, como quem está vivendo um romance que nunca esperou encontrar. O momento não pede análises e questionamentos. O momento pede leveza, deixar o barco ir, curtir, saborear…
Sejamos, proponho, menos críticos, até com as nossas críticas, até porque, como disse Neném Prancha, “futebol é que nem gangorra. Uma vez se está em cima, outra vez se está em baixo”. Portanto, muita calma nessa hora, quando na gangorra, estamos em cima…
O tempo, é o templo para qualquer conclusão que esteja próxima da verdade e da justiça.
Calma, muita calma…
Acredito que, esta matéria do Globo.com, tenha tudo a ver com o que acabo de aqui colocar. Vale a pena ler o texto abaixo.
Jogo a Jogo: certezas duram uma rodada na maluquice do Brasileirão
São Paulo, que apanhara feio do Santos, tem vitória mais expressiva em um fim de semana no qual Corinthians amplia vantagem na liderança para cinco pontos
Repare: o São Paulo tinha levado 3 a 0 do Santos quatro dias atrás e foi a Porto Alegre para ser o primeiro time a bater o Grêmio na Arena no Brasileirão. Assim, manteve-se na cola do Flamengo, que lutava contra o rebaixamento até um punhado de rodadas atrás e agora fecha o G-4, no qual o Santos, aquele que tinha feito 3 a 0 no São Paulo, só não está grudado porque levou 3 a 1 da Ponte Preta, que não vencia há seis jogos, incluindo aí uma derrota para o Vasco, que é lanterna e também é um dos três que conseguiram vencer as duas últimas partidas – a mais recente, sobre o Atlético-PR, outro que flerta com o G-4.
Confusão, né? É que o próprio Brasileirão de 2015 é uma grande miscelânea de resultados – um campeonato em que algumas de nossas certezas duram a eternidade de uma rodada. E ele seria tão divertido se não fosse assim?
Caro Kléber! Até entendo e concordo com o “calma, muita calma”…., mas, para quem estava flertando o Z-4 e o time criticado e com o Cristóvão quase retirado do cargo pela torcida, entendemos que celebrar esse momento é necessário e válido! Sabemos que a lógica do futebol é perversa e ingrata, ao ponto de estarmos fora da CB! De qualquer modo, existem disputas acirradas e devemos nos precaver! Mais com calma ou sem calma, demos um salto gigante e ainda emplacamos os gols mais bonitos do campeonato! Resta-nos festejar e bater palmas para a diretoria e alguns jogadores que de fato não rendiam! A bola da muitas voltas e o Para e Cezar Martins ja dão assistência! SRN e acho que ainda tem mais…e esperamos extravasar
Esse Brasileirão se mostrou equilibrado desde o começo, o Flamengo cometeu erros de planejamento primários para o orçamento com o qual trabalha, cometer o mesmo erro do ano passado em relação a comissão técnica foi talvez capital, o conselho gestor ruiu em sua vaidade e o futebol ficou em segundo plano, como torcedor vejo melhoras por parte da diretoria nas contratações de reforços, logo após a saída do Wallim e do Bap, seria apenas uma coincidência?
Falando do time, como é bom ver o Flamengo vencedor, com sua auto estima recuperada, os jogadores parecem ter sido contagiados pelo espirito guerreiro do Emerson(um cara vencedor) em todos os aspectos, O Oswaldo sempre foi um bom técnico, colocar o Botafogo na libertadores e ter que lidar com o Seddorf foi uma façanha e tanto na minha humilde opinião, o cara é rubro negro e parece estar feliz com a estrutura encontrada no clube ao contrário da primeira passagem.
O segundo turno promete, a confiança é grande de todos, temos feito bons jogos fora, uma das melhores campanhas como visitante, e o melhor os adversários sabem disso, penso num jogo em especial contra os gambás…
SRN
Boa noite, Kléber e amigos
O momento realmente é de curtir o momento e injetar algo tão fundamental no futebol e sempre propagado neste espaço que é a confiança.
Será se teremos alguma cereja no bolo? Amanhã encerra a janela de transferências do campeonato:
A janela de jogadores para a Europa está encerrada para comprar e vender jogadores, porém os clubes brasileiros que desejam mais jogadores para ir em busca de seus objetivos, sejam eles positivos como buscar título/entrar no grupo do G4 ou negativo para evitar rebaixamento tem até terça-feira para trazê-los.
É que na terça-feira(15/09) se encerra o prazo de inscrições do brasileirão 2015. Vale jogador sem clube, aquele destaque da série B ou apostar em alguém da série C.
Erro maior da diretoria foi não mandar o ‘Pofexô’ pra casa depois do péssimo carioqueta, dificuldades enormes pra vencer nossos timequinhos, com direito a empate sem gols com o lanterna da comeptição, que nos tirou a taça Guanabara e pra finalizar a cereja do Bolo, após 10 dias em Atibaia, sofrermos pra vencer o amistoso com o Icasa por 1 a 0, Passe do zagueirão Marcelo, gol de Gabriel, aos 30 do 2º tempo. Icasa, que é o time com menor orçamento da série C com 6 meses de salários atrasados. Sério, alguém achava que isso ia dar liga? Aì mandam o Pofexô embora e pegam a primeira baranga que se apresentava, que era o Cristóvão. tivessem esperado 3 rodadas com o Jayme, poderiam escolher entre Marcelo Oliveira e Oswaldo de Oliveira. Hoje nossa realidade é o G-4, mas sem o Cristóvão, ainda poderia ser Copa do Brasil e Título.
E como foi falado aqui no Blog, o resto dos clubes aqui do RJ não querem Rio-São Paulo. Essa FERJ parece aquela mulher que você dispensou e faz tudo pra irritar e chamar sua atenção. O Eurico adora dizer que odeia o Flamengo, mas faz de tudo pro Mengão disputar o carioquinha. Tô vendo a competição rolando e ele se ajoelhando em frente à Gávea pedindo pelo amor de Deus para disputarmos esse campeonato com eles.
Muita coisa mudou…pra melhor graças a Deus. A chegada de bons jogadores..outros que tiveram lesões estão voltando a forma..nao foram os ruins que melhoraram..mas os bons que estavam ruins..voltaram a jogar bem…confuso né..tbem acho…mas é assim. Flamengo é especialista em grandes arrancadas e grandes reações..correto? Também não. O flamengo é especialista em disputar mal o campeonato brasileiro. É especialista em armar times ruins para disputar um campeonato longo…como o brasileiro. Somente depois acorda e ve que nao se preparou e nao formou um time ideal para disputa. Somente em 2008 entrou com um time competitivo , chegou a liderar com 7 pontos de vantagem e ai foi desformando o time..que a propósito depois da era zico..foi o melhor elenco que tivemos..e depois foi desmanchado. Se esse time fosse fotmado para o brasileiro. .teriamos sim grandes chances de disputar o título. Agira a realidade..se conseguir libertadores estará bom demais…muito bom mesmo. Afinal erros cometidos ( diretoria…wanderley..Cristóvão. ..jogadores ruins…departamento médico falho..preparação física ruim..tudo tem um preço…e sinceramente estamos pagando um preço bem baratinho por eles….
Estamos calmos, Sr. Presidente. O que não estamos é acostumados a ganhar 6 jogos seguidos. Como já mostrado pela imprensa, nos últimos 35 anos o Flamengo realizou essa proeza só duas vezes. Muito pouco, não acha? Temos o direito de curtir esse momento mágico. Sabemos que não vai durar para sempre, mas que seja bom enquanto durar. O fato de o time ter começado a ganhar jogos depois de muitos aqui duvidarem da capacidade técnica de alguns jogadores não significa que de uma hora para outra se tornaram bons, apenas deixaram de terem atuações sofríveis, casos do Pará, Canteros, Márcio Araújo, César e outros. Aí vai o dedo do técnico, que vi todos ou quase todos aqui pedirem a saída do Cristovão que não conseguia fazer o time render. Eu, particularmente, não acredito mais no título desse Brasileirão, mas não significa que não é possível ganhá-lo. Acho improvável. Mas queremos curtir cada bom jogo e cada vitória que ocorrer. Para o ano que vem esperamos ganhar alguns títulos.
O Flamengo demorou a embalar por alguns motivos óbvios:
1-Luxemburgo está defasado.
2-Lesão do Paulo Victor prejudicou muito. César esta cru, muito cru pra jogar. Temos que trazer um goleiro reserva experiente, como o Marcelo Lomba, por exemplo.
3-Erros gravíssimos da arbitragem contra o Flamengo. Longe de ser choro de torcedor emocionado.
4-Cristóvão Borges não estava pronto pra grandeza do Fla. Retranqueiro, pensa como time pequeno.
5-Contratações cirúrgicas: Guerreiro, Sheik, Ederson, Alan, Kayke, Armeiro… O time carecia de criatividade e poder de decisão. Campeonato brasileiro tem que ter elenco.
6-Ascenção de um ótimo prata da casa, o Jorge, e a recuperação da auto-estima e do futebol do Paulinho.
Abraços
SRN
Galera, entrevista com nosso querido Apolinho. Imperdível.
http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2015/09/14/briga-com-romario-e-pesadelo-por-vice-os-20-anos-de-apolinho-no-fla.htm
Eu li. Muito boa entrevista mesmo.
Esse cara é um verdadeiro gênio!
Sabe tudo e mais um pouco de Flamengo…
Imagina ele e Kleber no nosso Departamento de Futebol!!!!
Querido presidente,
É dureza ter calma nessa hora, é voltar do trabalho com a camisa do Mengão, é contar as horas para o próximo jogo, e cantar musicas de amor ao clube sem nem notar.
Nosso time e nossos diretores não podem entrar no oba-oba, mas nossa torcida? Marcio Araujo já virou Andrade, Paulinho um Julio Cesar melhorado, Kayke nosso Bebetinho e Samir é nosso Mozer, vamos deixar assim por hora, vai que cola!
Abração
Bem! Esse comentário requer algumas constatações…
Após 2011, quando ficamos em 4º lugar, passamos 134 rodadas sem colocar os pés no G4.
Pessoalmente, tenho absoluta certeza que o Corinthians já é campeão.
O raio poderia cair novamente no mesmo lugar? Sim! Acontece que o clube de São Paulo é um universo melhor que o Palmeiras de 2009.
Assim que assumiram, esqueceram de projetar o futebol do clube. Erro pontual!
Juntaram um amontoado de empresários bem sucedidos, para “tomar conta” de uma Instituição, que carrega 40 milhões de torcedores em nome de um time de futebol.
O resultado disso, foram 36 apostas e 8 técnicos…
Entendo perfeitamente o otimismo do querido Kleber. Tem que ser assim!
Diria eu, que entendo perfeitamente nossas carências. O termo ficaria mais adequado, mas não, confortável.
Após anos distante do G4, pra lá de natural esta euforia.
Mas isto teve um preço alto! Até mesmo Luxemburgo foi uma aposta, já que estava pescando piranha e dando seus pitacos na Fox Sport, após ter derrubado o Fluminense, que só não virou verdade, porque colocaram a pobre Portuguesa na sua vaga.
Mas no campo, caiu e caiu bonito.
Temos que analisar com muito cuidado, o que nos levou a posição que estamos.
Diria eu, que foram 4 nomes. Sheik, Guerrero, Alan Patrick e Kayke.
TODOS, contratados recentemente…
Fora este sutil detalhe, não podemos esquecer que os grandes testes ainda estão por vir.
Na 1ª rodada do returno, jogamos e vencemos o São Paulo sem 6 titulares. A seguir, pegamos 5 clubes em curva descendente e despencando da tabela: Sport, Avaí, Fluminense, Cruzeiro e Chapecoense.
4 com mando de campo, e 2 fora…
Sem dúvida alguma, fizemos nosso dever de casa. Alguns aos trancos e barrancos, outros jogando muito bem.
Essa arrancada, não mudou o futebol de Wallace, Marcio Araújo, Pará e Ayrton.
O que mudou, foram os 4 que não estavam lá…
Kleber vai me entender bem! Se colocarmos Belga, Harry, Blema e eu, num QUATRO SEM, vou fazer número e vamos passear na raia…
Pará jogou bem as duas últimas partidas, em compensação, jogou 30 muito mal…
Tudo conspira a nosso favor. Gols como do Luiz Antonio e Paulinho, no começo do campeonato, isolariam a bola fora do estádio.
Quem poderia adivinhar, que Guerrero se ausentando, surgiria do nada o poderoso Kayke, pela bagatela de R$600 mil?
Fabio Sormani (Fox) certa vez comentou, que Alan Patrick jogava mais que Ganso na base do Santos. Como torcedor do clube praiano, acreditei.
Acontece que ele rodou por vários clubes, como Shakhtar Donetsk, Internacional e Palmeiras. E absolutamente nada aconteceu!
Justamente no Flamengo, PARECE que encontramos o 10 tão desejado. Verdadeiro Messias…
Nosso momento realmente é muito bom. Tudo está se encaixando principalmente após a chegada de Oswaldo de Oliveira, técnico que eu nunca acreditei.
Assumo! Se estivesse morando no Japão e torcendo por um time japonês, acreditaria…
Afinal, em 4 anos, ganhou tudo que disputou na terra dos olhinhos puxados…
Não estou sendo pessimista. Como disse, estou adorando estar entre os 4 melhores (em tese) do país.
Mas será que uma gravidez de 134 rodadas não é muito tempo para a grandiosidade do Flamengo?
Vou me certificar que estamos caminhando, quando pegarmos Atlético Mineiro, Atlético PR, Grêmio e Corinthians. TODOS, fora…
É com esta turma que poderemos saber, se nossa campanha é realmente uma conspiração a favor, ou… temos realmente um time e um técnico.
Grande Egon, pensamentos iguais. Vamos curtir o bom momento mas só saberemos se temos um time mesmo após esses confrontos diretos e, para não deixar dúvidas, fora de casa.
Como disse nosso Grande Presidente, “Calma… muita calma”…
Em TODOS os sentidos.
O problema é que nunca estão satisfeitos! Realmente ganhamos de adversários fracos, mas quero lembrar que jogamos todos esses 6 jogos desfalcados e mesmo assim apresentamos um bom futebol! Hj dá gosto de ver o flamengo jogar…não existe mais chutões…o time toca a bola, cada um sabe onde jogar e em qual posição! Concordo que ainda teremos jogos complicados, mas hj acredito que podemos encará-los com bastante otimismo porque vejo o Flamengo jogando um futebol de qualidade. Portanto meu caro Egon respeito sua opinião, mas nesse momento vamos largar um pouco das criticas e vamos ser mais otimistas por favor!
Não vejo Atlético MG, São Paulo e nem mesmo o Grêmio jogando mais que a gente!
Talvez o Santos e Corinthians estejam jogando um bom futebol além de nós!
Não é critica, amigo Rodrigo.
É ponto de vista divergente.
Na minha opinião, 4 times estão jogando mais que nós: Corinthians, Galo, Grêmio e Santos.
Sendo que o clube praiano derrapou contra a Ponte, mas hoje é o que joga mais bonito.
Quero ver os “testes”, fora de casa, contra os primeiros.
Vc colocou o Galo nessa lista? Vc viu o jogo deles contra o Vasco e Cruzeiro? Nossa! Não jogaram absolutamente nada! Estão caindo de produção! Grêmio nunca me agradou! Nessa lista que vc colocou eu só tenho receio do Santos, esse sim é um bom time, joga bonito e tem jogadores habilidosos! Acredito que as próximas duas rodadas definirá as nossas pretensões nesse campeonato! Abs
Meu amigo também não acredita no Corinthians? Ou, pensa como eu! Já é campeão.
Num campeonato duro como é o Brasileiro, natural alguns escorregões. Mas Galo e Grêmio não estão onde estão, de graça.
São regulares…
Abs, irmão
Bom dia Sr. kleber.
Concordo com suas palavras, o momento é de curtir, passar palavras positivas. Vencer é muito bom, fazendo belos gols, agora existem deficiências que não podemos esquecer.
Veja a questão da logomarca do seu blog, a família ficará feliz. Prometo não tocar mais nesse assunto. Fica a sugestão.
Abraço.
André Tavares – Natal/RN
Então, entendo que a “brincadeira” é ganhar o jogo,e realmente este trabalho de manutenção da bola com o time, tem tudo haver com o Cristovão e que o Oswaldo aperfeiçoou com uma melhor compactação dos setores e não concordo com o argumento de que o time de ruim passou para bom.
Estamos num ótimo momento e como qualquer torcedor acredito inclusive que podemos até ser campeões brasileiros.
Embora o futebol seja um esporte coletivo os jogos são na sua maioria decididos por falhas individuais e me parece que o Oswaldo percebeu isto e diminuiu os espaços entre as linhas e deu mais segurança aos zagueiros.
Infelizmente a defesa ainda é o nosso ponto fraco o Wallace e o Samir são bons zagueiros sim mais não para o Flamengo.
E quanto as “maluquices dos jogos” rs se dá em parte pela reduzida diferença de talentos entre os times se um time destes digamos o Santos tivesse Pelé,Coutinho e Pepe vc acha que eles perderiam para Ponte Preta…o nosso problema continua na base porque talentos temos de sobra.
PS.O TIME DO SANTOS DOS ANOS 60/69 ERA – Gilmar; Lima (Carlos Alberto Torres), Mauro, Calvet e Dalmo; Zito e Dorval; Mengálvio (Clodoaldo), Coutinho (Toninho Guerreiro), Pelé e Pepe (Edu). Técnicos: Lula e Antoninho.
Caríssimo, ilustríssimo e amado, Sr. eterno presidente do Flamengo Kleber Leite. O título de presidente mais criativo, inventivo e inteligente da história do Flamengo é eternamente seu. O Sr. é exatamente a expressão, a cara do nosso clube! Em virtude disso, gostaria de pedir dois favores: 1o. seu perdão, por extrapolar o tópico do post, 2o. Que o Sr. abra um post para discutirmos o assunto “estádio próprio do Flamengo”.
Sei que não há organização política, social e econômica para tal, mas o clube precisa viabilizar este projeto.
A equação que compreendo em minha cabeça é essa:
– O ex-prefeito Cezar Maia deu o Engenhão ao Botafogo, com a perspectiva de Flamengo e Fluminense administrarem em conjunto o Maracanã.
– O então governador Sérgio Cabral (como bom vascaíno) passou a perna no clubes, impedindo-os de participarem da licitação, entregando o estádio de mão beijada ao consórcio do Eike Batista, e sabemos muito bem, que uma mão lava a outra.
– O Maracanã é inviável sem o Flamengo
Então, qual é a solução da equação:
– Início imediato do projeto de reformulação do estádio da Gávea, com ampliação para no mínimo 80mil pessoas, a exemplo que fez o Palmeiras em SP.
O projeto em si, bem estruturado ocasionara duas realidades:
– Um passivo urbanístico de complicada solução na área do estádio
– E inviabilidade financeira do Consórcio Maracanã, e consequente entrega do estádio aos clubes.
Caro Nino, um projeto desse porte na gávea é inviável. O plano diretor da cidade não aprovaria. A ideia do estádio é pertinente, mas há de se buscar outras alternativas. No máximo o que se conseguiria para a gávea seria um mini estádio para 20 mil pessoas, e olhe lá.
A época para se fazer isso o Flamengo deixou passar. Até 20 anos atrás isso seria uma realidade possível. Hoje, totalmente fora de questão.
Meu grande amigo Helder.
Estamos dando azar há algum tempo!
TUDO é inviável por ali, porque nunca mais tivemos um Prefeito ou Governador rubro-negro.
Pelas mãos de quem, os Corintianos “encontraram” o Itaquerão???
O Botafogo fez um Shopping enorme, num dos bairros mais movimentados do Rio.
Bairro esse, que liga a Zona Sul a Cidade. Onde a maioria trabalha e passa.
Kleber tem um projeto engavetado de um complexo do outro mundo.
Travaram!!!!
Ao apagar das luzes, Corinthians contrata um excelente jogador (Lucas) do Criciúma e um valente centroavante do Bragantino…
E… nossos volantes não conseguem acertar um passe de 1/2 metro…
O dia que descobrirem, que o primeiro jogador a frente do goleiro é o volante de marcação, talvez pensem em Arouca, Rafael Carioca, Otávio, Gabriel…
Por enquanto, vamos convivendo com a arritmia, quando saímos jogando com Canteros, Jonas e Marcio Araújo…
Vaaaaai Mengão!!!!!
Caro Kleber,
É tradição de nossa torcida ser tão otimista que, às vezes há um certo exagero por parte de alguns, mas não custa nada fazermos algumas comparações. Segue matéria aumenta mais nosso sonho.
http://humoresportivo.lancenet.com.br/10-comparacoes-com-2009-que-fazem-o-flamengo-sonhar-com-o-brasileirao-de-2015/