Nestes 70 anos de vida do “maior e mais belo estádio do mundo”, vou me permitir elencar no nosso blog os momentos que não me saem da memória e que comigo irão até onde Papai do Céu entender.
1 – Com seis anos de idade entrei pela primeira vez no Maracanã. A minha primeira memória do futebol – por incrível que pareça, ainda viva – é a volta olímpica na conquista do tricampeonato em 55. Assisti extasiado, embasbacado, enlouquecido, ao lado de meu pai e de minha mãe.
2 – Sem vencer um campeonato desde 55, a final de 63, no 0 a 0 contra o Fluminense, foi o reencontro com a vitória. A longa espera deu um sentido muito especial a este título. Jogo sofrido, com Marcial, nosso goleiro, salvando a pátria no finalzinho do jogo em chute do ponta esquerda Escurinho.
3 – A conquista do Carioca, em 72, no gol de falta de Paulo César Caju, em cima de Andrada. A contratação de Paulo César pelo Flamengo foi meu primeiro grande furo de reportagem. Torcia muito por ele. Este gol, genial, teve um sabor especial.
4 – O gol histórico de Rondinelli, em 78, na grande final contra o Vasco. Eu, atrás do gol, Zico cobrando o corner, Rondinelli aparecendo atrás de Abel, a cabeçada certeira e violenta e, meu amigo Leão vendo a bola entrar. Enlouqueci!!!
5 – O gol de Andrade, nos 6 a 0 sobre o Botafogo. Este foi, sem nenhuma dúvida, o gol mais possivelmente desejado da nossa história. Este gol tirou definitivamente da arquibancada do Maraca, em todo Flamengo e Botafogo, a faixa “Nós gostamos de VO…6!” Aquele gol lavou a nossa alma. Enlouqueci!!!
6 – A despedida rumo a Tóquio, na vitória de 2 a 1 sobre o Vasco, após duas derrotas consecutivas. Valeu mais um título.
7 – Decisão do Brasileiro de 83. Precisando ganhar pela diferença de dois gols, metemos 3 a 0 no Santos. Neste jogo, o maior público da história na geral do Maraca, com Adílio em tarde inspiradíssima.
8 – 1985. Fla Flu. O Flamengo jogando partida espetacular e, a bola não entrando. O Fluminense vencia por 1 a 0, quando no finalzinho do jogo, Leandro acerta um balaço memorável.
Gol de placa, com o Fluminense atravessado na garganta. Estava atrás do gol. Enlouqueci!!!
9 – O ano, 1987. Confusão no futebol brasileiro, CBF quebrada sem recursos para promover seu principal campeonato. Aí surgiu a Copa União, onde o Flamengo foi o campeão, jogando a final contra o Inter e vencendo por 1 a 0, gol de Bebeto e atuação de gala do nosso Galo… Campeonato histórico.
10 – Já em 1992 era comum nos botecos da vida o comentário de que “se deixasse o Flamengo chegar…”
E não deu outra. Entramos no mata-mata como o oitavo colocado, ou seja, pegamos o bonde andando. Na final, 3 a 0 e 2 a 2 com o Botafogo, apontado como franco favorito. O primeiro jogo, atuação de gala. Júnior foi o maestro e se despediu sendo campeão brasileiro. Emocionante e, para quem não era rubro-negro, surpreendente…
11 – 1995, ano do Centenário. Maracanã, Romário com a 11 rubro-negra pela primeira vez contra o Vasco. Público gigante. O gol do baixinho, sinalizando depois para a torcida do Vasco ficar calada, foi um momento mágico.
12 – A conquista do título invicto no Campeonato de 96, de novo em cima do Vasco, após o trauma de 95. Comemorei muito!
13 – O incrível gol de Pet, mais uma vez sobre o Vasco, em cobrança de falta magistral no finalzinho do jogo. Loucura geral!!!
14 – A conquista da Copa do Brasil em 2006, com duas vitórias sobre o Vasco. Após o sofrimento de 2005, quando nos livramos do rebaixamento, esta conquista, com um título nacional, foi uma verdadeira retomada de vida. Obina e Juan brilharam. Renato Augusto e Ney Franco nasceram para o futebol. Vitórias incontestáveis.
15 – No penta-tri, 2007/08 e 09, a decisão do chororô, contra o Botafogo. Título conquistado com direito a sucesso musical. “E ninguém cala este chororô, chora o presidente, chora o time inteiro, chora o torcedor…”. Genial! Inesquecível!
16 – A conquista do Brasileiro em 2009. Este time começou a ser montado no sofrimento para não cair em 2005. Muito trabalho, poucos recursos e muitas conquistas, culminando com o Brasileiro. O gol de Angelim, de cabeça, foi demais…
17 – No novo Maracanã, a conquista da terceira Copa do Brasil, contra o Atlético Paranaense. O encontro do Flamengo, em conquista nacional, no novo Maracanã. Marcante!
18 – Todos os nossos jogos em 2019, definitivamente, um ano mágico nas nossas vidas. Ao lado dos meus filhos Klebinho, Dudu e Antônio Carlos; dos meus seis netos Nando, Fred Banks, Cadu, Bê, Marco Antônio e João Pedro; dos irmãos Michel, Rada, Octavinho, Vinicius, João, Luiz Guilherme, Velloso, Marquinho, Cacauzinho, Mohamed Braz, Márcio Braga e, certamente, quem tenha esquecido de mencionar. |Assisti a TODOS os jogos do nosso Mengo, neste templo do futebol que completa 70 anos.
19 -Zico, o nosso rei!!!
Sem ele, o Flamengo, o Maracanã e, todos nós, não seríamos o que somos, não seríamos – seres e objeto – abençoados. VIVA O NOSSO REI!!!
Caramba, quantas lembranças, quanta alegria!!!
Tristezas? Poucas. E aí está a grande vantagem em ser Flamengo.
Viva o nosso Maracanã eterno!
Viva a vida!
MENGOOOOOOO!!!!
Torço para que o presidente Rodolfo Landim reúna todos os ex presidentes vivos do FLA de forma constante em 2020 durante os clássicos no Maracanã.Não se apaga história todos foram imprescindiveis para nossas conquistas! Imagino que a torcida iria vibrar muito quando fosse anunciado a presença deles no campo do Maracanã
Como tenho a idade do Guru, só não lembro de nada em 55.
O resto vi absolutamente tudo.
Contudo, apesar de grandes conquistas, nada me emocionou mais que o gol da final do Carioca.
Apesar de 43 e caquinhos, ninguém arredava os pés do Maraca.
Aquela bola do Pet foi simplesmente um orgasmo.
Como torcedor já vi tudo! Muito mais alegrias que tristezas.
Mas nada parecido com aquele gol na forquilha.
Nem o Batman, trepado num banquinho, pegaria…
Caro KL,
Concordo com você, agradeço as palavras. Desses só não vi o jogo contra o América do segundo TRI. A partida foi realizada em 04/04/56, pois o campeonato de 55 se estendeu. Eu já era nascido. Mas, com 6 meses de vida, ainda não dava para ir, né?
Acrescentaria um jogo, de 11/02/79, claro que deverias estar no Maraca, trabalhando. Inauguração do novo placar, jogo de início de campeonato, que acabamos ganhando, invictos. Reinaldo, ponta-direita, fez o primeiro, batizando a novidade. No segundo tempo, já 2×0, falta na entrada da área. Advinha quem vai bater? É o camisa 10 da Gávea. Como diria Velho Apolo: estopa. Dada a saída, logo recuperamos a posse de bola. Na sequência, outra falta, quase no mesmo local. O Galo bate, e o filó volta a balançar. Nunca tive conhecimento de algo parecido no futebol mundial. Zico nos deixou, também, esse legado. O nome dele ainda no placar, registrando um gol, e ele já partia para marcar outro. Incrível. Se puderes publicar a foto… estou enviando. Srn
Eu moro em Florianópolis e estive duas vezes no Rio de Janeiro. Na primeira delas, em 2008, fui ao Maracanã com meu pai. Flamengo 3 x 3 Goiás. Já tenho passagem marcada para setembro para ir com a esposa ao RJ. Provavelmente irei remarcá-la por causa do coronavírus. Mas, independente da data, está no meu roteiro visitar o Maracanã e tomara ver um jogo do Flamengo.
Como espectador/torcedor, o Maracanã faz parte da minha vida, da magia do futebol, pois 90% das glórias que vi o Flamengo protagonizar foram no estádio que, querendo ou não, é a verdadeira casa do rubro-negro.
O zico fez mais gols no Maracanã que os tres maiores artilheiros de Vasco, Fluminense e Botafogo juntos! Muito boa a sua retrospectiva!!!👏🏻👏🏻👏🏻
Henrique, amigo,
Na torcida para que tudo volte ao normal o mais breve possível, quando você vier ao Rio, por favor, avise com uma semaninha de antecedência para que possa providenciar o tapete vermelho…e preto!
Isto não é umnconvite. Entenda como intimação de amor rubro-negro.
Abração.
Os números, de acordo com o clube, da LIVE DO MENGÃO
Duração: 6h41m:58s
Youtube:
Visualizações: 1.1M
Pico simultâneo: 44.684 pessoas
Novos Inscritos: 13 mil
Retenção Média: 19m:41s
Watch Time: 362.9 mil horas
Atingiu #1 EM ALTA NO BRASIL
Twitter:
Visualizações: 75.4 mil
Engajamento (na live): 14.771
Hashtag atingiu o #2 TRENDING TOPICS BRASIL COM 45.5 MIL TWEETS
Facebook:
Alcance: 1.35M
Visualizações: 402 mil
Pico simultâneo: 4.5 mil
Retenção Média: 42 segundos
Watch Time: 11.5 mil horas
Engajamento: 187.8 mi
———————————-
Eu esperava mais no quesito retenção, que a meu ver foi muito baixo (19m:41s) , talvez pelo excesso de erros e desencontros na live.
Como o Henrique, moro fora do Rj, em Fortaleza, e realizei o sonho de ver o Flamengo no Maracanã duas vezes: na primeira, em 2004, perdemos de virada um Fla-Flu maroto, com gol do jovem zagueiro Henrique. Em compensação, 5 anos mais tarde, lavei a alma com aquele Flamengo x Santos, na campanha do Hexa, gol do Imperador, com direito a 2 penaltis do ganso defendidos pelo Bruno. Recomendo a todo rubro-negro a experiência. É sensacional! SRN!!!!
Amigo Kleber
Meu primeiro título como torcedor do Flamengo foi com meus 9 anos , segunda vez q fui ao Maracanã e lembro do momento em q PC CAJU fez o gol de falta , eu tinha 9 anos !!!
Lembro de muitos e Muitos jogos históricos , maravilhosos…fantásticos do nosso Mengão, brasileiros assisti todos as finais do Flamengo no nosso Maracanã e lembro de uma passagem antes de começar a final contra o Santos em 1983 em q vencemos de 3×0 e levei um saco de mijo nas costas antes de iniciar o jogo na arquibancada …deu tempo de tomar um banho de pia e comprar com um ambulante uma camisa do Flamengo e voltar para o jogo em q fomos campeões mais uma vez …
Sem contar também as históricas rodadas duplas de quarta-feira era muito bom …
Maracanã é a nossa cara . É a casa do nosso Flamengo !!!
Parabéns Maracanã pelos seus 70 anos
Abs
Celinho
Kleber,
Assim como você fui ao Maracanã pela primeira vez aos 6 anos de idade, levado por meu pai, em 1.966. O Flamengo venceu o Vasco por 1 a zero.Era tanta gente que tive que ficar sentado de lado entre os degraus da arquibancada. Pra mim, ir ao Maracanã sempre foi uma atração de gala. Eu via meus ídolos do futebol e do rádio, e você estava lá sempre atrás do gol do mengão. Sua crônica retrata momentos emocionantes. Peço apenas licença para acrescentar 3 outros momentos que considero um privilégio estar presente. Eu vi os dois maiores jogadores do mundo vestirem a camisa do Flamengo.
1- Em 1.968, Garrinha ( que era Flamengo) entrou em campo com o Manto Sagrado na estréia contra o Vasco.
2- Em 1.972, um jogador desengonçado, folclórico e também ídolo, dribloua defesa do Benfica, o goleiro e fez um gol de placa e se eternizou “Fio Maravilha, nós gostamos de você!”
3-Em 1.969 o encontro dos Reis: Rei Pelé e Zico nosso Rei. Ambis com a camisa do Flamengo na gleada de 5 a 1 em amistoso com Atlético MG.
No fundo, cada jogo do Flamengo é sempre inesquecivel. O que seria do Maracanã se não houvesse um Flamengo no mundo?
45 MIL MORTOS NO PAÍS!
E OS CARAS TÃO FORÇANDO A VOLTA DO CAMPEONATO CARIOCA!
CARACA! DO CARIOCA!
QUE LOUCURA É ESSA?
NÃO É POSSÍVEL!
Teremos Jogo nessa proxima 5 feira , dia 18
A lista é difícil de fazer…foram muitos momentos marcantes. Muitos momentos felizes e também muitos momentos tristes – mas que invariavelmente renovaram a minha fé rubro-negra, a minha religião, o meu amor mais profundo.
A minha lembrança mais forte é de chegar no Maraca antigo, subir a rampa correndo e passar pelo túnel que dava acesso às arquibancadas. Como se fosse um monstro rugindo o barulho aumentava conforme você ia andando na direção da torcida, o cheiro de amendoim doce, aquela fumaça vermelho e preta. Bandeiras desfraldadas. Barulho do bumbo. A Charanga…ahhh…a Charanga do Jaime…cachorro quente Geneal e Coca Cola servida no copo de papel encerado. O placar então começa a mostrar a escalação com o som abafado do locutor, a torcida ia aplaudindo mais os seus favoritos e quando chegava no Zico, comemorava como se fosse gol. Aliás, após o time entrar em campo, o ritual de gritar a escalação…e quando chegava NELE o chão tremia: ZI-CO…ZI-CO…ZI-CO…já ali estávamos ganhando de 1 a 0.
Aí começavam as músicas e o massacre na torcida adversária…Ohhh meu Mengão, eu gosto de você, quero cantar ao mundo inteiro a alegria de ser rubro negro…
Cada gol, uma explosão, uma grande emoção. Um abraço apertado em um amigo de infância que acabava de ter conhecido – e os problemas da vida eram relegados a segundo plano.
Muita saudade DESSE Maracanã, que infelizmente se foi para surgir uma arena moderna no lugar – que é muito linda, mas para quem teve a chance de ir naquele monumento com 150mil pessoas e viver uma experiência transcendental em rubro negro…a comparação chega a ser ridícula. Podem me chamar de saudosista, mas a minha ligação com aquelas arquibancadas de cimento era pra lá de íntima.
Um post poesia, em homenagem ao maior templo do futebol de todos os tempos – e que nos pertence.
SRN 7
Flamengo e Globo têm conversas travadas e Carioca pode voltar sem TV
https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/rodrigo-mattos/2020/06/16/flamengo-e-globo-tem-conversas-travadas-e-carioca-pode-voltar-sem-tv.htm
Com pandemia, com alergia da porra, com o encosto pentelhando… e, com José Carlos Araújo na latinha…
Saco cheio de ver Tempero de Família…
Ó Cristo, olhai isso!!!!
Egon, mais uma vez a falta de entendimento entre os dirigentes desse nosso combalido Campeonato Carioca, a um passo de sumir do calendário nacional, provavelmente provocará um desfecho vergonhoso, com WO, STJD e o diabo a quatro, como em 1998, tão criticado à época.
Ganharíamos em campo mais esse título com o pé nas costas, sem necessidade desse imbróglio todo
Mas não, não precisamos de ninguém, somos superiores a tudo e a todos, danem-se Flu e Botafogo. É assim que eles pensam, me parece.
Não conheço os bastidores dessa disputa insana pra retomar o Campeonato, se alguém souber, por favor nos conte.
.
Só sei que preferia esperar mais um mês que fosse pra ver meu time em campo, campeão na bola, sem tapetão.
SRN.
Meu amigo Fernando!
Parei até de mastigar minha galinha ao molho pardo – meu prato preferido entre 10.000 – para responder ao irmão…
Estou assistindo a entrevista na CNN do ex saúde, Dr. Teich.
Como julgar uma suruba monstruosa dessas, quando o ex da saúde, nos proporciona mais entrevistas e esclarecimentos, que o general da tribo Banawá do Amazonas que não aparece na telinha?
O que estamos passando é mais cristalino que gol do Gabigol todos os jogos…
Quando William Broyles colocou no ar o filme Náufrago, antecedeu a história.
Os oportunistas e escrotos, estão justamente aproveitando o tsunami instalado, para justamente escorregar na esteira dos negócios mais lucrativos para medicar a pandemia.
Na verdade, NINGUÉM sabe o caminho das pedras.
Vejo Ciro Gomes dando entrevistas como salvador do universo.
Não são críticas!
São afirmativas que nem a OMS entende.
Não existem projetos nem expectativas. Não existe a tão propalada luz no final do túnel…
Na verdade, não existem ministros nem ministérios, que ao menos garantam qualquer data.
O problema existe, e não há clientelismo que faça Rubinho ou Caboclo garantir o dia 17 de junho…
Qualquer coisa dita em torno de PIB, receita, economia ou doença. se perde completamente em nome do DESCONHECIDO Corona-19.
Colocar em campo hoje quero-queros e corujas-buraqueiras é uma grande sacanagem com a fauna animal.
Portanto, não há nada mais hipócrita que ligar a TV e assistir vômitos dos que foram e nunca chegaram.
HOJE, a política não deveria estar no cardápio.
Pelo que estamos passando, eles deveriam estar pensando é nos botes…
Ou, quanto vai custar ao estado, containers refrigerados…
Já deu, meu amigo…
Um Presidente da Transnordestina descobriu que a vacina que vai salvar a humanidade está sendo elaborada nos porões de Crato. Enquanto a política estiver em foco, continuaremos a ser um país de 10º mundo…
Egon, todos sabem a minha posição quanto a volta do futebol. Sou radicalmente contra.
Mas por outro lado, nosso prefeito e nosso governador, cada um correndo contra o tempo para saber quem sofrerá o impeachment primeiro, e consequentemente abrindo as pernas para os vereadores e deputados, na eterna ânsia de governabilidade, abriam as portas e as pernas pela pressão do corona vírus.
Ai eu te pergunto: Praia pode, shopping pode, restaurante pode, tudo pode………….exceto o futebol?
Tenho acompanhado bem de perto o governo Dória, que a meu ver vinha muito , muito bem…………..até não mais aguentar a pressão de todos os lados da sociedade civil e comercial.
Lá como cá, Dória abriu tudo, até as pernas…………..mas o futebol continua sendo sua bandeira da resistência.
Repito………sou radicalmente contra a volta do futebol.
Mas alguém pode me fazer entender, por gentileza, porque um shopping e um restaurante pode funcionar, com 50% de público, e um jogo de futebol não pode acontecer, sem público…………..uma vez que todos os envolvidos nos jogos são/serão testados???
Não dá para entender as razões que levam a essas escolhas, sempre tão equivocadas.
Quer dizer: No futebol, onde é possível criar uma bolha, para que todos os envolvidos possam ser testados previamente, não pode ter volta…………..todo o resto da sociedade onde essa bolha nunca seria/será possível, pode !?!?!?!?
E tem mais Egon.
Não vi um jogador do Rio de Janeiro……..especialmente do Flamengo, se dizendo contra volta. Então foda-se.
Se eles não se importam com suas vidas e suas famílias, e confiam 100% na bolha , joguemos a moeda ao ar, deixemos cair ao chão, e escolhamos o lado certo do Maraca pra começar a porra do jogo.
Simplesmente……foda-se eles. Desisti!
Abraços e desculpem o desabafo.
Mas a mim, ta difícil entender ter jogo nessa 5 feira, com um hospital de campanha dentro do complexo do Maracanã.
Minha posição com relacao à volta do futebol no momento é exatamente igual à do Anderson: contra.
E também concordo que, já que liberou geral, dane-se!
E esse “liberou geral” coincidiu com a liberação da ajuda do Governo Federal a todos os Governadores, investigados ou não, claramente condicionada à abertura no pico da pandemia, só não viu que não quis.
O que entristece é a conquista de um Campeonato Carioca, tão querido para nós há tantos anos, ficar manchada por açodamento e falta de habilidade política.
“Desisti!”
Verbo em foco
“Lá como cá, Dória abriu tudo, até as pernas”…
É bem a cara dele…
Um político que exerce a política profissional.
Assim como jornalista, médico, dentista, engenheiro etc…
Na MINHA OPINIÃO… um trapo engomadinho…
Concordo com sua opinião. Agora um jogo ser fantasma, sem transmissão da TV não pode, essa diretoria precisa rever algumas coisa, até pelo simbolismo desse jogo.
Amigos, só p completar, o que eu postei acima no post do Egon.
O prefeito Crivella, autorizou a partir da fase 3, do anexo 2, do decreto 4788 da reabertura da economia e comercio, através do protocolo ” JOGO SEGURO 3″, que deve ser concretizado e finalizado até a próxima sexta feira, jogos com público no Maracanã com até 23 mil pessoas. ( 1/3 da capacidade )
Logo, como arbitral de ontem , foi decidido as datas de jogos ( 18, 19, 20 e 22 de Junho) para a quarta rodada do campeonato, há sim uma grande chance , de termos sem final e final com público.
Ontem, dados da secretaria de saúde, publicados em seu portal, garante que o município do Rio, chegou ao meno numero de casos de hospitalização em leitos e utis.
Então, muito embora, eu seja contra, mas tudo leva a crer, que nessa quinta feira, teremos jogo entre Flamengo e Bangu, ainda sem hora marcada, e provavelmente sem tv.
Há hoje, mais uma rodada do arbitral.
Alô Kleber………….bem que vc podia passar a mão no smartphone e levantar essa pedra e trazer mais informações.
Abraços !
Anderson, meu irmão!
“Arbitral sugere datas, e Bangu e Flamengo esperam aval do governo para iniciar volta do Carioca na quinta”
Com Witzel pendurado sem escada, isso só pode acontecer se for numa Igreja Evangélica do Crivella…
Vão ter que consultar Rubinho e André Ceciliano… kkkkkkkkkkkkkk
Eita porreta!!!!!
Vai vendo ……… JESUS MARIA JOSÉ !
E com essa zona no galinheiro…….nem se fala mais do patrocínio, que era p ter saído na quinta feia passada.
Kleber, sou baiano, advogado, procurador jurídico da Bahia, de família rubro negra, meu pai tinha e mantinha três times de Flamengo, o dente de leite, que era para os filhos e amigos menores, o juniores e o “profissional” , todos amadores. Recebeu uma camisa de Zico, toda autografada, até por Cláudio Coutinho. Mas, nesta decisão de 2005, fomos em comitiva com festa no aeroporto, avião, e a maior frustração da minha vida, os ingressos comprados a cambistas, antecipadamente, eram falsificados e fomos barrados no portão, assistimos na tv de um bar em Copacabana. E quanto a 2019, fui e levei meus filhos e o irmão mais velho, 6 x 1, no Avaí. Festa!!!
E quanto a Zico, o único que me fez chorar quando foi para Europa. Zico e Flamengo fazem uma argamassa que coloca seus torcedores em outro patamar e rebaixa os demais para o subsolo da história do Maracanã.
Inesquecíveis, esses momentos mágicos, vivenciados pelos flamenguistas. Descrito por um dos maiores presidente que nós tivemos, sem dinheiro nenhum, foi capaz de trazer o Romário, na época o melhor do mundo, como também o Edmundo, formando um ataque invejado por todos. Por problemas de ego entre si, o fantástico trio não funcionou. O quê esse presidente com essa dinheirama toda, nos dias de hoje, não faria com o nosso elenco. Dá para imaginar as megas transações oriundas de seu trabalho. Para quem conhece a real história desse clube, o venera em gênero número e grau. VIVA O NOSSO ETERNO PRESIDENTE.
https://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/relatorio-de-comissao-da-alerj-recomendara-que-concessao-do-maracana-a-flamengo-e-fluminense-nao-seja-renovada.ghtml
OLHA MATERIA DO GLOBO ESPORTE…Se verdade, lamentável, sonegação fiscal se verdadeiro tem que ter repudio de toda genbte seria do clube.
Apesar da ausência temporária, o que mais me impressionou nisso tudo, foi o PROTOCOLO adotado pelo Flamengo em nome da pandemia que estamos passando.
Apenas uma ressalva…
Seguiremos juntos, amigo!
SEMPRE!
Amigo Fernando…
Caro Kleber e companheiros de Blog,
Maracanã, muitas, mais muitas SAUDADES !!!
Como estou morando há 2 anos em Braga, Portugal, muitas são as saudades que sinto do nosso Brasil, mesmo com tantas mazelas, a falta da nossa culinária, do calor humano do nosso povo, da informalidade dos Cariocas, das praias do sol, enfim muitas saudades, mas claro as que mais nos doem são as saudades dos Familiares, principalmente minha mãe e minhas filhas, dos Amigos e do nosso MENGÃO, eu diria, sem medo de errar, que depois dos familiares e amigos, o que mais me faz falta são minhas “cativas” do Maraca!!!
Mas tudo isso vai passar e o nosso MENGÃO continuará SEMPRE em nossos corações…
SRN
Totalmente contra voltar nesse momento o campeonato carioca. Inconcebível que seja no Maracanã, onde funciona um hospital de campanha, com dor sofrimento e mortes. Soa como falta de humanidade, falta de respeito e desleixo a vida . Lamentável.
HAHAHAHAHA, só rindo pra não chorar, não tem bilheteria, não tem TV, vai voltar pra que?????
“Sem acordo com a Globo, jogos do Flamengo na volta do Carioca não terão transmissão”
https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/sem-acordo-com-a-globo-jogos-do-flamengo-na-volta-do-carioca-nao-terao-transmissao.ghtml
Caro Kléber e amigos!
Entrei no Morumbi, Pacaembu e fui no antigo estádio do Palmeiras. Infelizmente ainda não conheço o templo maior do futebol, o único, que de imediato lembra o FLAMENGO que é o nosso MARACANÃ. Fui uma vez ao Rio muito rapidamente a negócios.
As histórias citadas pelo Kléber acompanhamos pelo rádio e TV e outras são de épocas que não era do meu tempo. De 1974 para cá começando pela Rádio Globo, virei um torcedor apaixonado e FELIZ.
Os momentos marcantes foram muitos e lógico, todos os títulos brasileiros são bem vivos em minha lembrança. De todos o grandes craques que vestiram o manto, um em especial sempre vou lembrar: Júlio Cézar, nosso ponta esquerda, que entortava até o vento.
Bons tempos, aliás, o FLAMENGO dá sempre sinais de tempos bons.
SRN
Prezado Kleber,
Fiquei surpreso por não constar, na sua relação, a decisão fantástica de 1980 . Até hoje fico emocionado ao revê-la. Inclusive, tem no YouTube o Doalcei narrando o gol do título: simplesmente incomparável!
Quanto à decisão de 1983, que absurdo foi aquele após o terceiro gol do Flamengo?! Simplesmente os jogadores do Santos agrediram violentamente os repórteres! As imagens são enojantes.
Por fim, quero deixar meu mais veemente repúdio a esse novo ” Maracanã ” : coincidência ou não, depois que demoliram o verdadeiro ” Maior do Mundo “, a impressão que se tem é que a quintessência da identidade nacional se extraviou, tendo não somente o Rio , mas todo o Brasil, perdido tanto a régua quanto o compasso.
Forte abraço,
Carlos Cazé.
Eu fui e vou em muitos jogos. Vi muitos jogos do Botafogo de Gerson, Jair e Paulo Cesar; vi muitos jogos de Rivelino, Doval e Gil pelo Fluminense; muitos jogos do Vasco de Roberto e Romario; Vi seleção brasileira de Pelé, vi seleção do Rio, mas tive o prazer de ver o Flamengo de Zico, Leandro, Junior, Adilio e Nunes. Foram momentos fantasticos, para quem amava ir ao Maracanã ver Silva, Dionisio, Fio Maravilha e etc. Que assistiu ate o então jovem juvenil Mochila, irmão de Fio Maravilha e por conseguinte de Germano. Vi o gol de Rondinele, vi o gol do Pet, enfim, mesmo na epoca morando em Petropolis minha cidade, vinha desde garoto ao Rio ver o Flamengo e não tinha dia, tinha jogo. Mas o jogo que mais me emocionou foi o jogo da gratidão. Uma linda homenagem a Mané Garrincha em jogo da seleção brasileira com Mané e a seleção de estrangeiros que jogavam no país, com direito a golaço de Pelé. Eramos mais de 150 mil pessoas em jogo durante a semana que terminou mais de meia noite. Ainda tive que subir a serra para Petropolis, mas valeu. Mais emocionante jogo porque era em homenagem ao maior idolo que vi o Rio ter. Mesmo torcedores dos outros clubes idolatravam Mané e o Maracanã mostrava ele toda semana. Meu idolo no futebol é o Zico, mas acho que ninguem foi mais amado no Rio jogando do que Garrincha.
Cadê o patrocínio Master?
Doalcei narra o gol decisivo de Nunes, em 1980
https://www.youtube.com/watch?v=CSGBvOuJuio
Parabéns Flamengo e Ferj.
A emoção está de volta! O campeonato carioca será no melhor estilo mata-mata.
Fala Kleber, já to concorrendo a camisa do Everton Ribeiro? Segunda quinzena de junho.
😊
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mandou bem ! !
Voltando amanhã mesmo – o que deve ocorrer, embora ache uma insanidade – você tá concorrendo com mais dois: Idep e Michel Vieira.
33,3% de chances de levar…
Abração
Opa, abraço.
Finalmente teremos futebol….antes tarde do que nunca…..Chega dessa falácia de Pandemia
“Falácia de pandemia”??? Meo Deos, o que sou obrigado a ler pq gosto do blog do KL….