Domingo cinzento no Rio, nuvens baixas, temperatura “civilizada”, enfim, tudo a ver com ficar em casa.
Opção feita, faltando escolher que jogo ver. Pensei até em assistir a Fluminense x Corinthians, mas como só penso “naquilo”, por uma questão de coerência, acabei vendo o jogo do Grêmio, contra o Goiás.
O primeiro tempo do Grêmio foi espetacular, onde em vários momentos, me remeteu ao Flamengo. Os dois laterais, Galhardo e Cortês, fogosos. Um meio de campo combativo e criativo, com destaque para Jean Pyerre, eleito o craque da partida – joga tanto que acabou colocando Luan no banco.
Na frente, Cebolinha infernizando, e Diego Tardelli – que finalmente ganhou a condição de titular – jogando bem. No primeiro tempo o Grêmio meteu três e depois tirou o pé.
Da mesma forma que é flagrante o dedo do nosso doce Portuga neste time do Flamengo, no clube gaúcho ocorre o mesmo. Inegável o bom trabalho de Renato Gaúcho.
Além de times bem armados, Flamengo e Grêmio têm jogadores que decidem, sendo que, o Flamengo com quantidade maior.
Em síntese, vamos decidir esta semifinal de Libertadores contra um time muito bem preparado, insinuante e perigoso.
Em um campeonato longo, de pontos corridos, entre Flamengo e Grêmio, apostaria todas as minhas fichas no Flamengo. Acontece que a Libertadores é uma Copa e, desta forma, todo cuidado do mundo nos dois jogos.
Rodada dos frangos, nas séries A e B, com destaques para o goleiraço Cássio, e para o goleiro do Sport. Frangos parecidos… só que, o que Cássio tomou foi decisivo para a derrota do seu time. O frango do goleiro do Sport, salvo pela vitória sobre o Figueirense.
Repararam que no sábado que vem vamos pegar o Cruzeiro estando na zona do rebaixamento? Há quem argumente que isto é ruim, em função do desespero do adversário.
Por uma questão de coerência, acho exatamente o contrário. Ao afirmar que confiança é quase tudo no futebol, tenho que admitir que o oposto, ou seja, que quem tenha perdido a confiança, a ponto de estar na zona de rebaixamento, seja um bom adversário…
A notícia espetacular, que reflete a extraordinária fase do Flamengo, me foi passada pelo nosso querido amigo Carlos Egon.
Notícia boa, mas dor de cabeça certa para a competente vice-presidência de marketing do Flamengo.
Tipo do problema que todos têm inveja…
Vou me ater aqui ao jogo que acaba de terminar.
Flu x Corinthians , onde o Ganso acaba de enterrar um frango pra cima do Cássio.
Público e renda de Fluminense x Corinthians no Mané Garrincha:
Público:15.733
Renda: R$ 1.444.560,00
Público e renda Avaí x Flamengo
Público: 47.575
Renda: R$ 3.957.192,90
1 – Esse é o tamanho do Flamengo.
2 – Como é que pode o Avaí ganhar 1, 8 milhão pelo jogo com o Flamengo e o Fluminense ganhar 800 mil com o Corinthians?
3 – Temos o triplo de público, logo temos o triplo da renda. A concorrência não pode chorar.
4 – Só mesmo a torcida do Flamengo tem representatividade no Brasil. O resto é sempre muito pontual fora dos seus estados de origem.
—————————————————————–
Confesso Kleber que estou nervoso para ler a respostas indagadas por mim. Estou com muito medo do Plano de Sócio Torcedor virar uma bolha, mesmo com a prerrogativa de fidelidade mínima por 6 meses.
Por exemplo: Quem comprou os planos hoje, tem o direito de sair só plano sem ônus em Março de 2020.
Se, por acaso houver essa debandada, pode desequilibrar o orçamento em 2020.
Há que se contar SIM, com essa possibilidade.
Contar com um dinheiro que não se esperava. Contar com um dinheiro que pode não ficar por 12 meses.
—————————————————————
Cruzeiro hoje não mete medo. Também não gosto de jogar com times desesperados. Mas o cruzeiro além de desesperado anda, DESMANTELADO.
Tudo por conta do sr Itair Machado, que por sinal ganha mais que craque.
A boa nona da semana diz que os agentes do Dedé, agora procuram o Flamengo desesperado. A boca bem miúda fiquei sabendo que fizeram proposta e aceitariam ganhar 400 mil por mês.
Pra quem não recebe a 5 meses. Ter a certeza de ganharia um pouco menos e fielmente em dia, não é de todo ruim, NE!?!?
—————————————————
Seu blog Kleber é mesmo visto por muitos, e poucos ou quase ninguém dão o devido crédito.
Não é que hoje vejo uma estatística de renda e público feita por mim, rondando o Twiter.
O engraçado é que não se deram ao trabalho de checar informação, e publicaram o mesmo erro que eu cometi ao fazer a ” planilha”
Sem querer coloquei o valor Líquido, no lugar do valor da renda bruta.
E os palhaços copiaram exatamente igual.
Confere aí.
PS; Acho que o Amigo Robert deve achar esse post e recolocar aqui, por favor.
Anderson, amigo,
Vamos torcer para que o nosso pessoal do marketing encontre as soluções. E, bom não esquecer que, se tudo vier pela boa, com o Flamengo conquistando tudo, não demora muito , vamos passar dos 200 mil.
Vamos aguardar as respostas do nosso vice de marketing.
Forte abraço.
Anderson, nao entendo sua preocupação com plano sócio totcedor se a fidelidade é de 6 meses o planejamento sera igual nada de preocupação com as finanças do clube ou planejamento de 2020.
Amigo Ricardo vou tentar explicar.
Se daqui a 6 meses houver uma debandada, o que pode ocorrer em março, Não há nessa época competição que estimule o crescimento do sócio torcedor.
O que acontece é que se faz um planejamento anual, mas que de fato acontece dentro de um semestre. Portanto só 50%.
Pra ser mais claro ainda os números do sócio torcedor hoje, apontam que nos próximos 12 meses, teríamos algo perto e 115 milhões de reais. Se tiver mesmo uma debandada, poderemos ter só 57,5 milhões.
Aí eu te pergunto:
Como é q se faz planejamento, quando você conta com 115 e só tem 57,5 ???
Essa pode ser uma perspectiva……não to afirmando que seja uma realidade. Até porque é algo novo acontecendo conosco.
De qualquer forma, Deus queira que eu esteja errado.
No ritmo que estamos hoje caro Kleber, de 25 mil sócios por semana, o número de 200 mil chega rápido. Antes mesmo do jogo contra o Grêmio.
Anderson, acho que a Diretoria terá a habilidade de fazer o orçamento de 2020 considerando as oscilações que temos no nosso programa de sócio. Não tem como deixar de considerar a sazonalidade que existe em função das fases finais das competições mais importantes acontecerem mais para o 4o trimestre e aumentar a demanda/interesse por ingresso. Não tenho dúvidas que o orçamento anual já é feito com essas considerações.
25 mil por semana seria muito bom, mas acho ilusão achar que continuaremos nesse crescimento. Tivemos o aumento atípico em função da correria para se garantir um lugar na semifinal. Infelizmente muitos cancelam quando acabam as competições.
Acho que um fator que nosso Marketing deve estar comemorando é o upgrade que muitos fizeram no programa. Esse efeito espiral já era esperado pela Diretoria em 2013 quando lançaram o programa de sócios mas acho que só agora estamos vendo de fato acontecer. Quem é plano Raça dificilmente conseguirá ingresso para a semifinal, ou seja, muitos foram obrigados a migrar para planos superiores e isso pode se tornar a nova realidade se a quantidade de sócios se mantiver nesse patamar que estamos vendo. O efeito disso é muito relevante financeiramente no programa de sócios.
Acredito que um desafio para a Diretoria é ter habilidade para manter a prioridade/benefícios dos sócios do plano +Paixão para que esses não cancelem ou diminuam o plano. Um cara que paga $269 por mês não pode ter a mesma prioridade de um sócio do plano mais barato só pelo fato de que um sócio do plano mais barato comprou um pacote uma única vez pelo valor de $300. O plano +Paixão se não me engano pelos dados que você mesmo trouxe aqui em outro post, representa 10% do total de sócios, mas financeiramente isso representa 50% da receita total com o plano de sócios. Os sócios do plano +Paixão valem ouro para o clube.
Sempre muito bom ler a explanação dos dados que vejo que você, Kleber e demais trazem aqui para o blog. SRN
Sabemos bem que sócio torcedor é movido por vitórias. Ganhando aumenta, perdendo cai muito. Enquanto libertadores e brasileirão estiverem como hoje, as coisas fluem. Eu acho que o grande trunfo é o Gabigol. O sócio torcedor é a senha para sua contratação. Será usada na hora certa. Ontem no Maracanã vi claramente que ele é o grande ídolo da torcida. Acho o Bruno Henrique o principal jogador, mas Gabigol é o astro.
Dalmir, querido,
A explicação para isto é simples: carisma!
Abração.
Grêmio, Cruzeiro, socio torcedor a parte;
Mas uma.pergunta:
Será que o Tite é Flamenguista?
Porque todo jogo do flamengo ele esta presente.
Seria uma tentativa de.aprender um bom futebol com Jorge Jesus??
Se fosse em tempos antigos, onde os melhores jogadores eram convocados, independente do que os empresários compram, o Flamengo hoje teria na seleção:
Rodrigo Caio, Everton Ribeiro, Bruno Henrique, Gabigol , Gerson e wilian Arao.
Sim, wiliam Arao mesmo, ou me digam se no Brasil hoje tem um primeiro volante mais completo que ele?? Vem marcando muito, cabeceia bem e chega bem na area adversária.
Ai vimos como um treinador de verdade e de qualidade consegue mudar um jogador.
Tenho certeza, que para onde Jorge Jesus for, Arao será contratado por esse clube.
Mas acho que o.Tite vai a todos jogos do Flamengo é pra tentar aprender mesmo……
Eu tive o privilégio de viajar com o Tite para um curso nos EUA há uns 5 ou 6 anos atrás. Ele estava fazendo uma reciclagem – e ia encontrar o Carlo Ancelotti na sequência. Conheci uma pessoa do bem, engraçado, carismático, educado com todas as pessoas e absolutamente apaixonado pelo Flamengo. Contava histórias da sua época de jogador, no começo dos anos 80, quando jogando pelo Guarani (ou pela Portuguesa) tinha que pegar aquele meio de campo de frente. Tite tem verdadeira adoração pelo Zico.
Eu contei uma história de ter ido na Flamureta pra xingar o Mano Menezes (quem eu não SUPORTO) e ele virou pra mim e perguntou se eu faria o mesmo quando ele fosse treinador do Flamengo. Disse que não, é óbvio.
O que era engraçado é que essa viagem, com amigos da ESPN e outros profissionais (90% paulistas), todos olhavam para o Tite como técnico do Corinthians – e de fato ele até voltou a ser – mas as nossas conversas passavam bem longe do Parque São Jorge…
Marcello,
“e ele virou pra mim e perguntou se eu faria o mesmo quando ele fosse treinador do Flamengo. Disse que não, é óbvio.”
Que Deus no livre deste cara como treinador do Flamengo!!!
Diego,
Hoje em dia eu também não quero que ele seja técnico do Flamengo, mas há 5 anos atrás ele era uma unanimidade em nosso país. 10 entre 10 torcedores gostariam de tê-lo como técnico do seu time ou da seleção brasileira. Acho que o Tite não está na sua melhor fase, mas é um grande personagem, um cara 100% do bem e um treinador de primeiro nível.
Eu escrevi essa história, mais a título de curiosidade, porque acho que ele tem um pouco da alma rubronegra e porque o próprio me confidenciou que seria a realização de um sonho treinar o nosso Flamengo.
Não resta dúvida que atualmente estamos muito bem servidos. O Mister está implementando um plano tático muito diferente para o Flamengo e para o futebol brasileiro.
Basta assistir jogos de outros times – sem nenhum apego – é tudo mais ou menos parecido, sobressaindo um ou outro jogador por questões técnicas. O Flamengo de hoje, é diferente (em termos táticos) de tudo que temos entre os 20 maiores clubes do país.
Talvez isso tenha prazo de validade, porque outros times podem copiar – ou apreender a neutralizar nosso jogo. Aí precisaremos nos reinventar novamente – e espero que o Mister esteja conosco por um longo prazo.
SRN.
Então está confirmado. Tite é flamenguista.
Porém Corintiano..
Brincadeiras a parte. Tite é um grande treinador, porém como a grande maioria dos treinadores brasileiros, tem como prioridade o sistema defensivo, derivada principalmente da escola gaúcha que começou a ser quebrado no Grêmio por Roger e altamente aprimorado por Renato Gaucho, sem dúvida hoje o melhor treinador brasileiro, seguido de perto pelo jovem Tiago Nunes.
Acredito que se Tite for humilde, tiraria o máximo de proveito dessa passagem de Jorge Jesus pelo Flamengo, onde não deveria ir somente aos jogos, mas aos treinamentos no Ninho do Urubu que o treinador lusitano tem aplicado
e quem sabe o futebol brasileiro volte a ter sua identidade ofensiva.
Qualidades como citado, Tite tem de sobra…e acredito que humildade para aprender também.
Abraço Marcello
Liliano, concordo inteiramente com suas palavras.
Também acho esse Tiago Nunes interessante. Mais low profile que o Renato fanfarrão – e aparentemente muito competente.
Acredito muito que o Tite esteja de olho no plano de jogo do Flamengo. Não que isso seja a maior novidade do mundo para quem passa 80% do ano assistindo “in loco” jogo de grandes equipes européias – mas acho que é interessante ver um time genuinamente brasileiro tendo o seu esquema de jogo adaptado para um modelo muito mais físico, muito mais ágil tanto do ponto de vista defensivo como também na armação de jogo.
Se alguém aqui ainda não teve a oportunidade de ver um jogo do Flamengo no estádio, eu sugiro que faça isso rapidamente – é fabuloso ver o time agrupado em 20 ou 30 metros durante o jogo inteiro, literalmente regidos por um maestro maluco à beira de um ataque de nervos. O time adversário fica com muito poucas possibilidades de jogo.
Foi assim no sábado. Ainda que o time tenha rendido um pouco menos do que poderia, foi uma baita partida de futebol.
SRN
Kléber, amigos, como bem disse o Dalmir, as vitórias e possíveis títulos moverão esse número lá pra cima, com certeza. Há que se ter cuidado, entretanto, para o estrangulamento dos planos mais baratos por ocasião de jogos decisivos. O jogo do Grêmio já está sendo um exemplo disso. Elitização é uma palavra forte, eu diria, mas a ampliação da capacidade do Maracanã com espaços populares pode ser uma saída para este problema.
Um número que não está sendo divulgado mas que acho bastante importante: no segundo turno faremos um jogo a mais em casa do que no primeiro. Considerando ainda que fizemos três jogos “fora” que na verdade foram em casa devido à venda de mando, estaremos em grande vantagem até o final.
Como o otimismo é sinônimo de Rubro-Negro, diria que à exceção dos jogos fora contra Athlético PR, Palmeiras e Santos, os demais não serão nenhum bicho de sete cabeças, podemos administrar essa sequência com tranquilidade para chegarmos na Arena Palestra já com a faixa no peito.
Mas, como já ressaltou o Kléber em post anterior, essa caminhada inicial do segundo turno contra Cruzeiro, Inter, São Paulo e Atlético MG é que vai definir nosso futuro. Temos time bem superior a todos eles. É jogar sério e deixar a banana na mão dos outros.
Confiança, seriedade, muita fé e pedido de hora extra pra São Judas. Esta será a fórmula do nosso sucesso.
Esqueci do jogo contra o Grêmio no Sul, que também será bastante difícil.
Grêmio, quando quer jogar , é complicado. Taticamente são bem treinados. Mas não é imbatível. E não tem muitas opções no banco. Foi engolido pelo Atletico Pr na CBrasil.
No jogo do Sul , o ideal é ir de Piris, Arão, Gerson e ER7, BH e GBG…deixando o Arrascaeta como opção de mudar o jogo , no segundo tempo.
Com relação as rendas, há uma discussão sobre a efetividade de se vender jogos a outras praças. Penso que cria um desgaste físico no time , mas os clubes precisam fazer dinheiro.
Na questão do sócio torcedor, se o time seguir bem o numero aumenta, caso retorne os vexames, o numero irá cair…simples assim !
VAMOS PINGAR
1 – Média de público presente no Brasileirão 2019 ao final do 1º turno (19 rodadas):
54.333 – Flamengo
36.864 – Corinthians
36.402 – São Paulo
31.380 – Fortaleza
29.767 – Palmeiras
27.627 – Ceará
27.111 – Bahia
23.862 – Inter
22.730 – Cruzeiro
21.549 – Fluminense
21.242 – Vasco
2 – O Flamengo já experimenta o maior salto de internacionalização de marca da sua história. O desafio agora está na monetização de tal fenômeno. JJ, Rafinha, Mari, Filipe Luis, Gerson, Arrascaeta, Gabigol, puxam a cena atual. Bruno Henrique convocado, é a cereja do bolo.
Monetizar significa vender produtos, serviços, streaming e mais patrocínios.
Uma coisa que me chamou atenção foi o número de visualizações da narração do jogo contra o Santos pelo canal Fla TV. Quase 2 milhões de pessoas assistiram. Algo inacreditável!
3 – Engraçado que até a FIFA, brinca com a imagem do Gabigol segurando uma placa, (desenho do Simpsons)porém a Conmebol resolveu multar o jogador por isso.
4 – Balotelli deixa recado para Gabigol e projeta dupla com atacante do Flamengo. Resta saber se é ele quem está cavando vaga no Flamengo, ou levando o Gabigol para a Itália.
5 – Edmundo pediu que o Flamengo possa abrir o seu plano de recuperação para os clubes do RJ.
6 – Palmeiras x Flamengo pela 36ª rodada não será no Allianz Parque. Show do Shawn Mendes no estádio.
7 – Torcida do Cruzeiro lança campanha pra ingresso popular (R$10) em todo o Mineirão no duelo de sábado, 17h, contra o Flamengo.
8 – Melhores mandantes do Brasileirão 2019 ao final do 1º turno:
100% Flamengo
86,7% Internacional
85,2% Palmeiras
77,8% Santos
73,3% Corinthians
70% Bahia
66,7% Athletico-PR
63% Grêmio
60% São Paulo
59,3% Goiás
59,3% Botafogo
56,7% Atlético-MG
56,7% Ceará
51,9% Cruzeiro
50% Vasco
9 – Jorge Jesus ovacionado pela torcida. Coisa Linda.
10 – PRÓXIMOS JOGOS DO FLAMENGO
Cruzeiro x FLAMENGO
Sáb,21/09 as 17:00
FLAMENGO x Internacional
Qua,25/09 as 21:30
FLAMENGO X São Paulo
Sáb,28/09 as 19:00
11 – Chateado…
Arrascaeta é muito tímido
Rafinha ninguém quis na Europa
Gabriel não é Gabigol
Gerson não jogou em lugar nenhum
Mari segunda divisão
Rodrigo Caio zagueiro de condomínio
Jorge Jesus nunca ganhou nada
Onde meu Flamengo vai parar com tantos problemas?
12 – Boa semana
Kleber e amigos , estava aqui pensando com os meus botões….
Ja pensaram …
Se vem Pablo, não vem Gabigol
Se vem Dedé, não vem Mari
Se vem Rodriguinho, não vem Arrascaeta
Se vem o Dodô, não vem o F.Luiz
Se vem J. Urso, não vem Gerson
Graças a Deus que essas contratações deram errado!!
Isso só me mostra duas coisas:
1) A audácia da diretoria nas contratações! quando falaram em Felipe Luis, eu mesmo achei que era sonho e que nao tinha chance alguma.
2) Como o Cahp tem a ensinar aos demais clubes.
Pablo foi vendido por quase 8 milhões de euros, Renan Lodi por 20.
Lá não tem essa de chegar time árabe, fechar com o jogador e forçar a saída, como fizeram com o Cuellar.
Ou pagam muito acima do que o cara vale, ou não tem negócio.
Estão certíssimos!
Anderson,
Todas seriam péssimas contratações. O Dedé pelo fato de ser velho e bichado, os demais por serem jogadores medíocres.
Kkkkkkkkkkkkkk.
Verdade absoluta, não tinha me atentado a isso.
SRN
Kleber, ninguém toca no assunto, mas o futuro do Reinier pode ser “sair de graça” do FLA para algum clube estrangeiro, ou mesmo do Brasil. O contrato do atleta vai até dezembro do ano que vem. Em julho próximo ele já poderá firmar pré contrato com quem bem entender, até com o Palmeiras, se quiser. Isso é grave! Parece que a direção do clube não está conseguindo renovar o vínculo. Dá uma pesquisada nisso, por favor. Obrigado!
Ai além da legislação ser uma sacanagem, o Flamengo dormiu no ponto. Deveria ter renovado com ele no começo desse ano, para alongar por mais um ano (já que é o que a legislação libera para menores de idade).
Porém, agora complicou mesmo, no mínimo o Flamengo perderá uma boa porcentagem dos direitos dele na hora de renovar.
Eu já escrevi em uma outra oportunidade sobre isso, mas volto a reforçar: o plano Sócio Torcedor do Flamengo poderia ser muito maior.
É necessário desenvolver uma outra linha, para torcedores de fora do Rio de Janeiro – que não tenha como foco a compra de ingressos.
A enorme torcida do Flamengo – motivada como está – tem a capacidade de gerar muita receita para o clube, inclusive “limpando” um pouquinho a nossa camisa com esse excesso de patrocinadores sem relevância e “fit” estratégico com a nossa marca.
Um plano de capitalização? Um clube de compras/descontos? Um grupo de cotas de investimento para contratação de jogadores? Muitas são as possibilidades – e todas elas em proporções gigantescas.
Para esse plano atual, urge resolver a situação do Maracanã, aumentando a capacidade do Estádio com a retirada de cadeiras pelo menos nos setores Norte e Sul.
SRN
O ST do Inter tem (ou tinha) algumas coisas bem interessantes, que o Flamengo poderia usar.
Eles tinham diversas parcerias com marcas regionais (Lojas colombo, financeiras, concessionarias de carros) e com isso, o ST deles sorteia (ou pelo menos sorteava) todo mês, vales compras de mil reais nas lojas parceiras, um carro por mês na concessionária parceira e prêmios em dinheiro, para manter a fidelidade.
Além da polêmica possibilidade de voto na eleição.
Caro Kleber, com certeza serão dois belos jogos contra o Grêmio.
Para vencer o Flamengo precisará de foco total! Será preciso dosar bem as energias dos titulares, principalmente os mais velhos, como Filipe Luis e Rafinha, mas também os insubstituíveis, como Arrascaeta e Gabigol.
SRN!
Prezados,
Falando em Cruzeiro, que MERDA fez o Rogério Ceni em sair do Fortaleza para pegar o clube mineiro, que atravessa uma crise política (e criminal, inclusive) sem precedentes…
Por justiça, torço muito para que o Cruzeiro seja rebaixado. Administrações catastróficas merecem ser marcadas com o rebaixamento (além das punições criminais), para servir de exemplo.
concordo EM GÊNERO NUMERO E GRAU.
O incrível desses publicos dos jogos do Mengão em casa que do total de ingressos vendidos 10% a 15% sao para torcedores offrio isso por jogos .
Kleber e amigos, boa tarde.
O projeto de sócio é muito bom! Mas, acho que no desenvolvimento deste, foram esquecidos os sócios da gávea que pagam suas mensalidades ao clube, no meu caso, + de 200 reais, e não tem qualquer vantagem para comprar o ingresso.
Isso tinha que ser revisto com urgência.
abs,
Sergio Amoedo
E vc acha justo quem paga 400 de socio torcedor , dividir a piscina com vc ???
O fim de semana poderia ter sido melhor, mas uma vez o Juiz ajuda um time de São Paulo. O Flamengo precisa abrir o olho com a arbitragem. Logo vão expulsar o Gabigol que vem jogado muito bem, mas o que o rapaz reclama .