Flamengo 1 x 0 Grêmio
Acho que o jogo pode ser resumido no título deste post.
Primeiro tempo movimentado, com duas chances claras de gol. Uma para cada lado, com Bruno Henrique infernizando a defesa do Grêmio.
Segundo tempo em que Sampaoli demorou a mexer no time e, quando o fez, com a saída de Gabigol, ficamos sem centroavante.
A sorte, desta vez, soprou a favor, pois o jogo foi decidido pelo VAR, em pênalti bem batido por Arrascaeta.
Por uma questão de justiça:
1 – O Grêmio jogou acima do que se poderia imaginar.
2 – Matheus Cunha, somando competência e sorte, segurou nossa barra.
A decisão será em dois domingos, 17 e 24 de setembro, contra o São Paulo. O sorteio definirá quem decide em casa, fator que poderá ser decisivo.
O tempo será suficiente para que o time seja ajustado. O problema é saber quem fará isso…
Aliás, este continua sendo o nosso problema.
Caro Kleber e amigos!
Agora é arrumar a casa.
O São Paulo massacrou o Corinthians no primeiro tempo e ainda tem muita imposição física.
Se for para trocar técnico, a hora é essa.
Infelizmente o Flamengo desandou depois da agressão a Pedro. Ali, a diretoria foi omissa, aliás, é característica.
Mais uma final, Graças a Deus.
Nos resta comemorar bastante.
Dia de classificação e de alívio.
SRN
Kleber meu querido,
Quis as linhas do destino enfrentássemos o SPFC do Dorival nessa final.
Eu tenho algumas concepções, uma delas é que a justiça clama para que se a cumpra.
Nesse interim vou me abster das minhas impressões para a final, sobre aquilo realmente que eu penso.
O jogo uma nova bagunça tática, um time desorganizado inconstante, Sampaolli é isso ai!
Repito o que disse, em momento algum tive receio sobre o jogo de hoje por conta dos jogos que venho assistindo do Grêmio.
Porém, nos últimos anos, essa é a final que o Flamengo vai com a pior situação. Não me recordo de um time chegar em uma final com tamanha desorganização tática. Acredito que o Flamengo seja o time mais espaçado do país, o sistema defensivo está completamente esfarelado com os rivais entrando em nossa área com extrema facilidade.
Soma-se a isso, o declínio técnico e físico de diversos jogadores, o mais espantoso para mim é a situação de Gabigol, fora de forma, sem velocidade, não sabe onde fica em campo, não sabe se é volante ou atacante, não consegue chutar com a perna direita e nas bolas aéreas é uma nulidade. Hoje, repito, hoje, o Wellington Rato é melhor que o Gabriel. E Sampaoli mantém Pedro enterrado no banco…
Sampaoli acaba de dizer que se o time repetir a atuação de hoje tem chance de ser campeão… E mais, confessou que tenta fazer o time jogar com seu estilo de jogo posicional. Me perdoem, mas está mais que provado que esse estilo não funciona nesse elenco. Se mostra um treinador de cabeça dura, teimoso e que não abre mão disso, mesmo com provas claras do erro. Desperdiçar o talento de Pedro nesse momento é burrice.
Se o jogo fosse amanhã apostaria, sem a menor dúvida, em goleada tricolor. Como ainda tem um mês pode-se imaginar a possibilidade de alguém conseguir melhorar esse bando desgovernado que é nosso Flamengo. Se vai conseguir? Não sei. Temos uma mês. O problema é que venho esperando melhora desde janeiro e até agora não houve nada. É mais uma prova que esse grupo junto com a diretoria se esgotou. O Flamengo é bilionário, mas o amplo favorito para essa final é o São Paulo. Imagino Landim e Braz vendo Dorival do outro lado. Devem rezar muito, pois querem uma opinião sem paixão? Tirando o lado torcedor? Levar essa final será bem complicado. E Landim e cia não terão boas noites de sono lembrando de Dorival e a pá de cal que seria vê-lo levantar um título sobre o Flamengo. Apesar disso tudo meu lado torcedor espera um milagre…
De positivo? Ganhamos 47 milhões de reais.
De negativo? São 47 milhões de reais para essa gestão torrar de maneira incompetente.
Grande Guru!
De bom… Bruno Henrique, Fabrício e, principalmente, a ventania Luis Araújo…
Ótima contratação.
Grande Egon, desde o anúncio da contratação de Luiz Araújo, comentei aqui que tratava-se de bom jogador, caso mantivesse a mesma bola de quando surgiu no SP, pois possui aquela virtude que somente vemos no BH: velocidade aliada a habilidade. Nosso ataque vai acabar sendo BH e LA porque os demais andam “jogando água fora da bacia”, como se dizia antigamente…
valeu pela classificação
teremos 30 dias pra reestruturar a casa ( hj desorganizada )
Ñ jogamos mto bem
Luiz Araújo entrou mto bem, BH cada dia melhor, mas SAMPAOLI precisa melhorar mtoooo
SRN
Mengooooooo !!!
HC
Ah! Já ia me esquecendo! É preciso parabenizar a torcida pelo que vem fazendo! Quem esteve no Maracanã pode notar o espetáculo na arquibancada, apoio incondicional numa demonstração de amor verdadeiro.Apoiaram o clube e vaiaram quem merecia!
Digo e repito, essa nação fez do Flamengo o clube bilionário que é! E a diretoria, com inúmeras ações de incompetência na gestão do futebol, fez com que esse time, apesar de bilionário, apresente o show de horrores que estamos assistindo em campo. E fora de campo também!
Definitivamente nossa gigantesca nação não merece ver essa bando desgovernado que se transformou o Flamengo. Falta de aviso de minha parte não foi, nem de alguns amigos aqui do blog, acredito que não é apenas o Landim, Braz, Spindel, Soldado, Juan, Sampaoli e os amadores da equipe de scout que devem estar com a cabeça inchada. Quem apoiou e passou pano para Sampaoli e para a diretoria também deve estar!
Afinal, teve gente de “orgulho ferido” menosprezando Jorge Jesus em Abril e apoiou a vinda de Sampaoli. Os mesmos que falaram que contratar Paulo Sousa foi acerto e “gelo no sangue”.
Apesar de tudo isso, a torcida lá esteve! Tem gente que prefere torcida Argentina. Para mim não faltam provas que o Flamengo além de possuir a maior, detém a melhor torcida desse país, e com folga!
Passamos e ponto.
Será que o carecation amanhece no Chile, ou tudo ficou no 0x0?
Apesar do oceano de incompetentes e amadorismo , Flamengo chega a mais uma final esse ano….
Time jogou bem? Não! mas pelo menos competiu…
Ressalte se que o Grêmio, alem de ter Renato Gaúcho no descomando, é um time recém chegado da série B e , recentemente, conseguiu perder para o Vasquinho…
As finais estão longe , até lá o vulcão rubro negro pode explodir de vez e terminar a devastação ou ficar extinto e faturar esse título…..; Lembrando que a Copa do Brasil é a competição mais rento$a a nível nacional….
Quanto ao jogo, bela atuação de Fabrício, BH27, Matheus Cunha, e Pulgar ….
Alguém sabe informar porque Gabigordo não entrou em campo ????
Agora é voltar aos vexames no brasileirao….
Amigos feliz pela classificação, mais com muitas ressalvas, com esse futebol que o Flamengo está jogando, não ganha do São Paulo do Dorival, o time é espassado desorganizado, um semiterio de atacantes…muita coisa vai ter que mudar
Algumas ponderações meu presidente:.quando Gabriel saiu ficamos sem centroavante. Não.
Desde quando o Pedro não está em campo ( e quando está vem muito mal), nós jogamos sem centroavante.
O Gabriel hoje além de não ser centroavante, é um nada no time. Não cria nada, não finaliza, não dá sequência a jogada alguma, hoje Gabriel ao time é um zero.
Mateus Cunha tem muito potencial, mas tem um serissimo defeito: Não sai do gol em nenhum cruzamento bolas que um bom goleiro sairia tranquilamente e ele prega em cima da linha, se conseguir acertar esse fundamento, vai crescer muito.
Na lateral direita, ficou comprovado que Wesley, que também tem muito potencial, avacalha a recomposição defensiva. Mateuzinho que não é lá essas coisas, se posiciona melhor.
Bruno Henrique é disparado desde que chegou em 2019 o melhor atacante do Falmengo e que faria parte tranquilamente do time de 81..
Grêmio jogou melhor que o Flamengo.
Prova que até Renato Gaúcho sabe armar um time melhor que Sampagnoli.
Flamengo hoje é taticamente pior que o São Paulo, Corinthians, fluminense, Botafogo até o Grêmio.
E pelo visto vão arriscar o ano com Sampagnoli, mesmo com um mês pra preparar o time.
Finalizando : quem fala q Copa do Brasil é prêmio de consolação, mais 30 milhões no bolso e imaginem a final em dois domingos, um no Maracanã, outro no Morumbi, lotados , imagine o Flamengo campeão em cima do hoje, favorito São Paulo…??
Finalizando os finalmentes: e um tal de Mauro César fala que a torcida do flamengo não torce no Maracanã, olha o.show que deu hoje, incentivando e no final cobrando da diretoria..Nação é nação, seja tirando self ou xingando o landim.
Liliano amigo, que o Gabigol está em ma fase é nítido assim como o Pedro, mais vamos ser sensatos, o esquema do sampaoli não ajuda, o Flamengo tem uma dificuldade enorme de criar chances de gol.
Num longínquo maio de 2006 Kleber Leite, então Diretor de Futebol , demitiu o técnico Waldemar Lemos que tinha levado o Flamengo à final da Copa do Brasil para contratar o Ney Franco, técnico do Ipatinga que eliminamos na semifinal.
Com a sua experiência previu que nas finais não teríamos muita chance com aquela comissão técnica.
Uma das justificativas para a demissão, segundo escreveu o UOL à época, era que “os dirigentes acharam, assim como aconteceu em outros jogos, que o treinador demorou a mexer e só o fez aos 30 minutos do segundo tempo quando a derrota para o Cruzeiro já estava encaminhada”.
E olha que em 2006 nem teve socos na cara!
Fomos campeões com certa tranquilidade em cima do Vasco.
A tal “República do pão de queijo” , com Minhoca e seus Blue Caps, nem foi muito vitoriosa, justiça seja feita. Mas o momento pedia uma mudança drástica, aproveitando a parada de um mês para a Copa do Mundo.
Esse ano não tem Copa do Mundo mas temos 30 dias até às finais.
Que a História se repita.
Ou então vão continuar provocando torcicolo em nossos meio campistas com esses chutões horrorosos.
Sampaoli na coletiva: “Estamos tentando convencer grupo de jogadores que atua de determinada maneira, isso demanda tempo, algumas vezes acontece rápido e às vezes não acontece nunca.”
Gostei da sinceridade. Isso só prova o quanto nossa diretoria nada entende de futebol.
Quem deve ser o técnico do Flamengo na final da Copa do Brasil? Sampaoli ou Rogério Ceni, que nunca ganhou do SP como técnico? Se só tivermos essas duas opções, é o famoso “vc prefere um tiro na mão ou um tiro no pé?”
Ceni, Deus no livre e guarde.
O pior brasileiro, que dirigiu o Flamengo na era Landim.
Torcedor do SP agradece todos os dias a burrice de landim e Bras..e ter ficado livre do Ceni.
Jogadores do SP, comemoraram a saída do péssimo treinador são Paulino….e são Paulino mesmo..
Ceni, nunca mais.
Flamengo em 2020 ganhou o brasileiro apesar do Ceni que teve aproveitamento idêntico ao do Domenec nesse mesmo.brasileiro e ganhou graças a incompetência do Inter que perdeu pro sport em casa e não ganhou do Corinthians.
A imagem dos jogadores chamando o Sampaoli e depois comemorando com ele o gol surpreendeu.
Espero que o grupo tenha realmente se unido. E com isso ficou claro que o Sampaoli será mantido até o fim de setembro, pelo menos.
É uma final, mais uma para eternizar ainda mais essa geração. Concordo com os amigos acima sobre chegar nessa final de maneira bem diferente das demais: desacreditados, não como favoritos.
Temos apenas 4 jogos pelo Brasileiro até o primeiro jogo da final:
20/8 Coritiba, fora
26/8 Internacional, casa
2/9 Botafogo, fora
13/9 Athletico PR, cada
Deve ter jogo da seleção ali entre 2 e 13, seria importante a diretoria fazer lobby com as seleções para não convocar nossas peças.
Pelo calendário acima, é ir com o time forte em busca dos 9 pontos nos primeiros 3 jogos. Contra o Athletico, 4 dias antes da primeira decisão, poupar.
Thiago meu caro, eu te pergunto: “Para que?”
Vms encarar os fatos, a temporada literalmente já acabou para nós.
Vms esperar o que? Copa do Brasil? Quem vai sair na rua gritando é campeão?
Brasileirão não temos a menor possibilidade.
A diretoria sabe disso e esta somente empurrando até terminar o ano.
Vale vaga na libertadores.
Esse é o ponto Leonardo, “a vaga na libertadores”, boa!
Pq no Brasileirão meu caro, a possibilidade do clube cair para 8a posição na próxima rodada é questão de 2 pontos.
Caro Kleber,
Em que pese toda turbulência, a classificação, como esperada, se confirmou.
Era muita vantagem construída no primeiro jogo.
O teste São Thomé, vira agora.
Vamos aguardar.
A coerência deve ser observada sempre. Aquilo não foi pênalti mesmo. Se fosse marcado contra o Flamengo, eu teria ficado muito irritado.
De bom, a classificação. O time continua bagunçado dentro de campo.
Antônio meu caro, vc tem toda razão!
Eu chego a conclusão que a CBF manipula as partidas.
Se vc notar o lance é muito semelhante ao pênalti não marcado a favor do ATLMG contra o Palmeiras, com um agravante, ou seja, naquele lance a bola iria para o Hulk na cara do gol.
Foi um absurdo a não marcação daquele pênalti bem como esse nosso pela sua marcação!
Agora preste bastante atenção, “no placar de manipulação do VAR” esta Flamengo 1×0 para a final, ou seja, começamos a final com crédito no VAR.
Presidente, estava no Maracanã e vi um time sem condição hoje de vencer ao São Paulo. Como o jogo demora acontecer, espero que o tecnico pelo menos escolha um time e o faça jogar juntos. Falta entrosamento, jogadores não sabem onde está o companheiro, diferente do que aconteceu nesses anos todos. Foi bom ver o Arrascaeta cobrando penalti, pelo menos vimos que temos outros batedores sem ser Gabigol e Pedro. Ainda não consigo entender porque não escala um jogo sequer o Rodrigo Caio, bem superior aos outros zagueiros. Agora a torcida deu show novamente. A sintonia existentes entre alguns jogadores e torcedores impressiona. Creio que daqui 30 dias seremos vencedores con tra o São Paulo, tempo para armar equipe e treinar temos.
É Dangelo,
A crítica e a imprensa estão dando o SPFC como favorito para a decisão.
Os motivos são mais que visíveis, ou seja, o SPFC tem mais organização tática, tem mais união, os jogadores correm pelo técnico, o técnico joga para as características do jogadores, o gerenciamento de grupo do Dorival é melhor, enfim!
Tirando a qualidade técnica dos nossos jogadores o SPFC nos supera em tudo no momento. Ainda tem o agravante do nosso técnico anular as qualidades de alguns de nossos jogadores com seu esquema tático.
O São Paulo hoje é o único time que está em três campeonatos,daqui até dia 17 próximo são trinta dias,muita água vai rolar debaixo da ponte,para os dois lados,inúmeros fatores extracampo podem acontecer,no momento o Flamengo é um poucos abaixo do tricolor paulista.E como será no 3°domingo de setembro?O time do Morumbi ontem deu gosto de ver,Lucas tá jogando muito bem,e como todo jogador BOM que chega no meio do ano,com certeza vai ser bola de prata do Brasileiro,caso atingir o número de jogos e claro manter a regularidade.
Amigos,escrevi a algum tempo atrás,que o resultado vindo com desempenho, ultimamente no Flamengo só a longo prazo,aí depende o que é um prazo longo para você,ontem veio o resultado e está ótimo.
Varela não é ruim jogador, sempre disse isso,só que ele não tem oportunidades
SRN
Flamengo tua glória é lutar
Nino,se o Flamengo ganhar a Copa do Brasil,eu irei comemorar,e a torcida toda vai comemorar,ainda mais um jogo sendo no domingo,caso seja o segundo no Maracanã,terminando com o título,o que vai ter de gente na Praça da Vanhargem comemorando,bebendo,afinal aparentemente é o único título possível e o grito de campeão em 2023 está entalado na garganta desde a derrota para o Palmeiras,no último domingo de Janeiro.
Campeão da Copa do Brasil,tem direito a vaga direta na Libertadores, se não me engano no Pote 2,e tem direito a disputar a Supercopa do Brasil,competição qual o Flamengo sempre esteve presente em todas as edições,e não se esqueça o dinheiro em caixa.
O Título da Copa do Brasil,já faz com que o planejamento de 2024 inicie se 💯 dias antes.
Tem muito que comemorar sim
Concordo inteiramente Tiago, não sei quem tirou essa ideia que copa do Brasil nao vale nada.
Que bobeira, vale e muito. Pro Flamengo, até carioca é motivo de comemoração.
Dois jogos épicos, que o Brasil inteiro vai parar pra assistir, um no Maracanã, outro no Morumbi, os dois mais tradicionais estádios brasileiros.
Um mês preparação total , nesse momento, copa do Brasil é copa do Mundo nossa.
Vale muito. Eu corri feito um louco celebrando o gol do Pet no tri estadual de 2001. Copa do Brasil vale pra kct. E ainda não abandonaria o brasileiro. Vamos lutar até o fim.
Também acho uma idiotice dizer que a Copa do Brasil nada vale. Já comemorei muito quatro vezes. Quero que o Flamengo ganhe muitas ainda.
Pra quem achava que o Flamengo estava morto, o Flamengo nunca está morto!
Discordo totalmente do título do post…Pulgar jogou muito (melhor da noite disparado), Matheuzinho voltou bem, Gerson jogou bem, Filipe Luis preciso de novo e quem ganhou o jogo foi o Sampaoli quando mexeu no time colocando Luiz Araújo no lugar do Gabigol. Ali, mudou a cara do jogo que estava mais pro Grêmio do que pro Flamengo. Aliás, baita postura do nosso capitão Gabigol quando foi substituído e quando saiu o gol.
Sampaoli também muito bem na escalação inicial com Pulgar, Filipe e Vitor Hugo.
Repito, o Flamengo não está morto!!!
Tive a mesma sensação em todas colocações.
Apesar de taticamente o time ser bem confuso.
Com relação a escalaçao e principalmente mudanças foram corretas. E realmente Pulgar jogou muito. Acho que o equilibrio desse vai partir muito de ter uma dupla de volantes.
Pulgar e Allan que pode ser muito útil.
Principalmente para Luiz Araújo começar jogando.
Vitor Hugo também crescendo muito.
Estou com vc nessa Henrique.
Se o Flamengo ganhar a Copa do Brasil vou comemorar e muito. Beber todas e feliz com meu Mengão.
Quem não quiser, vá pra cama dormir e reclamar.
Paciência.
Obs : Não torço pra jogador, treinador e diretoria. Torço e vivo para o Flamengo e ponto final.
SRN
Ainda mais que a final vai ser no domingo 24/09 às 16h. Já começa a cervejada pela manhã. Se ganhar, celebra, se perder, bebe mais umas para afogar as mágoas e vai dormir.
Kleber meu querido,
“Sevilha demite Sampaolli após a classificação. A seguir o time foi campeão da Super Liga. A justificativa foi fragilidade defensiva e o péssimo clima no vestiário”.
Kleber em sua opinião o Lanin é burro, otimista de mais ou louco?
Prezados,
Nos últimos 12 jogos o São Paulo venceu 5;
No Brasileiro é o 9⁰ colocado;
Perdeu o primeiro jogo para o Corinthians;
De onde estão tirando todo esse favoritismo e que o time dos caras é fantástico??? Menos, galera!
Final equilibrada.
Diego S.oliveira, esse favoritismo do São Paulo vem da desorganização em que o Flamengo se encontra
Flamengo nem precisa estar organizado, apenas motivado. Numa final, com o clima de decisão por parte do elenco e torcida, ganharemos no Rio e em São Paulo.
Eu sou jornalista e sei o quanto uma notícia negativa, um atrito, uma crise vende. Provocar a ira do torcedor rival, faz ele ligar a tv, acessar as redes sociais aos montes só pra ver o quão mal estão falando do time deles.
Tirando o Lucas Moura, nenhum jogador do SP atuaria no Flamengo hoje.
Kkkk é porque estão tão mordidos com favoritismo que a imprensa paulista da aos bambis ?o que interessa eh o caneco no final….pode dar favoritismo pra eles
”O melhor Grêmio é incapaz de ganhar do pior Flamengo. ”
Guerrinha, Rádio Gaúcha.
Rapaz…..os guris estão virados no chimarrão com 51, com ódio nas unhas, por conta da desclassificação de ontem.
#Coitado do Renato.
Eu não estou gostando das atuações do Flamengo, mas não é só de agora e sim no ano. Dizer que Sampaoli não é um bom treinador, não é verdade. Acontece que o trem “descarrilhou”. Muitos erros cometidos pela direção. Teremos um mês para colocar as peças no lugar. Vamos vencer porque somos melhores.
‘IMORTAL É O MEU PAU”
A verdade meu caros amigos é que a temporada do Flamengo já acabou!
Pelo menos ao que se refere a expectativa a títulos de relevância.
Copa do Brasil em minha opinião com a final contra o Dorival para mim nos reserva uma armadilha do destino. Bom para classificação para Libertadores, mas do ponto de vista esportivo pouco vale, ou significa.
Brasileirão sinceramente, não é nem pelo Botafogo, mas pela nossa própria desorganização.
Enfim em Agosto o ano do Flamengo acabou com um péssimo retrospecto.
O Flamengo fez a sua melhor partida no ano,sem Gerson em Campo,e com uma dupla de volantes,’volantes’ se é que existe isso atualmente.
Liliano Brandão disse que uma dupla de volantes deu equilíbrio a equipe,e eu concordo, no momento Everton Ribeiro e Gerson disputam uma vaga,acredito eu,mesmo sendo quase dez anos mais velho,o atual capitão defensivamente é melhor,e ofensivamente dispensa comentários,ele faz mágica.
30/29 dias para botar tudo no eixo
Vendo na Fla-TV a postura e a fala do Landim aos jogadores no vestiário após o jogo contra o Grêmio, explica totalmente o que é esse Flamengo atual, onde os jogadores são os mandam.
Um Presidente, agradecer jogadores por ganharem um jogo, onde visivelmente jogaram muito mal, falando que deixaram a torcida feliz?
Caramba, jogadores não recebem por isso?
Não posso agradecer por aquilo que pago pra eles fazerem, parecendo que me fizeram um favor. E cá pra nós, desde o goleiro ao ultimo reserva, do treinador ao médico, em 2023, todos deveriam ter vergonha.
Atitudes como essa de Landim, o presidente do clube, o chefe, incentivam ainda mais a esses jogadores, a manterem a postura passiva que sempre apresentam, incentiva o treinador a manter o péssimo esquema e o péssimo futebol até o momento apresentado e a todos demais subordinados, como Brás, Spindel, Fabinho, Juan a manterem a postura de apatia e descaso que apresentam.
Reclamavam do Bandeira que tinha seus protegidos, nesse quesito Landim foi tão mal ou pior que o Bandeira. Lastimável a conduta de um presidente.
E se essa imagem foi levada ao publico, imagina nos demais, como após a derrota para o Olimpia.
Rapaz! O Velho Apolo há uns 10 anos já alertava sobre essas casas de apostas!
Mas não tenho dúvida de que o assunto vai morrer rapidamente.
Afinal, já deram uma olhadinha nas placas de publicidade aí redor de todos os campos de futebol no Brasil?
https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2023/08/18/lucas-paqueta-e-investigado-por-violacoes-de-apostas-na-inglaterra.ghtml
Para quem chama o Gabigol de gordo, vale a pena a leitura do link abaixo. Para aqueles que estejam com preguiça de ler, vou resumir em poucas palavras: Algum “inteligente” teve a brilhante ideia de fazer o Gabriel ganhar massa, supostamente para aguentar os trancos dos zagueiros. Resultado: Ele segue sem disputar corpo a corpo com zagueiro nenhum (e quando o faz, sempre perde) e ainda perdeu um dos seus diferenciais que era a velocidade. PARABÉNS AOS ENVOLVIDOS.
https://oglobo.globo.com/esportes/futebol/flamengo/noticia/2023/05/nao-e-o-mesmo-gabigol-passa-por-transformacao-fisica-no-flamengo-ganha-musculos-mas-mantem-peso.ghtml
Pela primeira vez ( desde 2019 – ano em que passei a acompanhar as finanças do Fla), Flamengo tem um lucro maior que 60% no Maracanã.
Salto dos míseros 24% pré 2017, consolidou 45% pós 2019, chegando aos atuais 60,18%.
Record batido no jogo contra o São Paulo pelo BR, onde arrecadou R$ 5.001.035,00 de renda bruta e teve renda líquida de R$ 3.009.445,12 .
Desde 2020, o Flamengo persegue o número mágico de 66% de lucro no Maracanã.
Confesso que nunca acreditei que tal feito pudesse ser conseguido, sem um estádio próprio.
# Os tempos mudam, os conceitos tbm, e parece que o Flamengo queima minha língua e aperfeiçoa seus processos.
Creio e espero, que com a arrecadação perto de 9 milhões na Copa do Brasil, traga logo o tão sonhado número mágico.
Caro Anderson, aproveitando esse assunto tocado por ti, te pergunto: Se o Maracanã fosse 100% do Flamengo, qual o percentual máximo que você acredita que daria a lucrar? É possível chegar a esse percentual?
Helder amigo, no caso específico do Maracanã acho muito difícil que tenhamos números perto, de um estádio próprio e moderno.
No Maracanã, me daria por MUITO satisfeito em consolidar os 66%. Chegando aos 70% seria mar de brigadeiro,cajuzinho, olho de sogra, e bem casado.
Já num estádio próprio o controle sobre tudo permite uma logística melhor. Sendo um estádio próprio e moderno, as premissas partem já dos 60% de lucro.
Por exemplo: O Maracanã tem 50 mil portões, 120 mil acessos, trocentas entradas. Cada uma dessas situações há que se ter pessoas trabalhando. Isso deixa caro a operação.
Como o estádio não é próprio há que se alugar tudo. Desde pessoal, maquinário, material de trabalho.
Quando o estádio é próprio podemos ou não optar por alugar esses serviços. Se o clube achar que o aluguel nõ convém, vai a todos os fabricantes e fornecedores e compra o que for preciso. Há o peso de se injetar o capital, mas isso se paga com o tempo.
Por isso se fala tanto em número de jogos. Quanto mais jogos,mais barato fica a operação. ( uma coisa é alugar qq coisa por um jogo. Outra é alugar para no mínimo 35 jogos)
Vou te dar um exemplo prático:
Eu trabalhava num centro de convenções em SP, que gastava R$ 1,2 milhão em conta de luz por mês. Os sócios se reuniram e resolveram gastar R$ 55 milhões em placas fotovoltaicas.
Agora, gasta-se 19 mil reais em conta de luz.
Ou seja: as placas alem de baratear a operação, te dá a opção de reinvestir em outra área…..e foi o q foi feito. Construíram uma mega cisterna para captação de água da chuva.
Próximo passo, é construir um centro de tratamento de esgoto, próprio. Intuito: obter o selo verde.
Tudo isso é possível, se o ”imóvel” é seu. Caso contrário vc não vai investir, com o risco de ter q sair a qq hora.
Tema gostoso e complexo.
Particularmente , eu adoro.
QQ coisa é só chamar
abçssss
Valeu!!
Anderson , mestre dos números..
Estava vendo a receita em premiação do Flamengo para 2023, propuseram 119 milhões em premiaçoes.
Para uma copa do Brasil que paga na casa 90 e libertadores na casa do 110 , será que já previao que o ano seria de muitas derrotas?
Não é o caso amigo Liliano.
Muito pelo contrário.
Desde de 2019, o Flamengo estima SEMPRE chegar às semi nas copas, e vice campeão no brasileiro.
Nesse caso seria :
CB= 19 milhões
LIB = 42 milhões
BR = 43 milhões.
Só aqui temos 105 milhões.
Se lembrarmos que somente a participação de Mundial, Recopa e Supercopa geram premiação………tá tudo dentro da PREVISÃO ORÇAMETÁRIA.
Agora…………previsão técnica , é outra coisa!
Agora(2) ….. tudo isso se dilui, quando vc vende 2 jogadores por 35/40 milhões de euros. ( 190/220 milhões de reais )
Perde $$ aqui, Gana$$$ ali.
Fora que aumentou o valor de patrocinadores.
Me arrisco a dizer, que mesmo que o Flamengo não ganhe nada, vai maturar mais que 1,3 bilhão (alta de +20%)
Vejo números fantásticos, mas creio que deveríamos querer algo a mais. Tenho certeza que é o momento de partirmos para um Estádio. Sou favorável a um estádio com 100 mil lugares, grama sintética, Parceria com o Fluminense e deixar o Maracanã para que administrem da Forma que quiserem. Tenho convicção que a dupla cuidará muito bem do estádio e investidores teremos para que tenhamos um grande estádio.
Dalmir, grama sintética e parceria com o Flu? Pra carregarmos eles nas costas como já fazemos no Maracanã?
Leia o texto do Anderson logo acima, principalmente quando ele escreve que o cerne da questão está em ser dono do estádio.
Estádio próprio com parceria com um rival não é uma boa ideia na minha opinião.
Zanetti, amigo.
Creio que isto já esteja consolidado na mente do nosso avestruz mor(leia-se Landin)
Acontece que construir um estádio para mais de 100 mil pessoas, não pode ter os erros que vemos por aí, concorda:
1 – Vai ser igual ao modelo do Corinthians, que na verdade ganhou um cavalo de Troia?
2 – Var ser como o Allianz, em que o Palmeira mão manda?
3 – Como o do Galo, que ninguém sabe quem é o dono?
4 – Como o do Grêmio, que literalmente já está no ”prego”
5 – Como a Fonte Nova? Que dá enorme prejuízo.
6 – Como o do aclamado Furacão? Que muda de name rights de tempo em tempo..
Então, se não colocar isso tudo no papel, e principalmente em se tratando para um estádio para mais de 100 mil, tende a passar vergonha em tempo record.
#Devagar tbm é pressa !
Abçss
Anderson,
E qual seria a capacidade “segura” para a construção de um estádio???
Confesso que ficaria feliz com um estádio para 70 mil, extremamente feliz se for mais…
Sou leigo, mas acredito que um estádio enorme (para 100 mil) também acaba “desvalorizando” o ticket, pois teria muita oferta. Falei m…?? kkk
Longe de falar besteira e eu te explico o pq.
Mais do que a capacidade de um estádio, eu considero a TAXA DE OCUPAÇÃO o maior e melhor indicador de retorno.
Flamengo teve ate agora, 27 jogos como mandante. Destes:
Acima de 90% ocupação =44,44% dos jogos
Acima de 80% ocupação
= 14,81% dos jogos
Acima de 70% ocupação
=18,52% dos jogos.
Acima de 60% ocupação
= 14,81% dos jogos
Abaixo de 60% ocupação
= 7,41% dos jogos.
Com esse números, podemos partir para avaliar trocentos mil parâmetros.
Mas como a sua indagação foi a viabilidade de um estádio para mais de 100 mil pessoas….
1 – Com a capacidade de 70 mil atuais, posso te AFIRMAR que em 100% dos jogos SOBRA LUGAR.
O jogo com maior público presente foi FlaxFlu da Copa do Brasil, com 69.978 (99,97% da capacidade máxima de 7 0 mil.
2 – Quando especula-se um estádio para 120 mil, )por exemplo) significa dizer hoje, que teremos mais de 50 mil ingressos super populares, custando mais ou menos R$ 30,00, que geraria uma renda bruta de R$ 1,5 milhão.
3 – Acontece que com a invenção e implementação do sócio torcedor, renda de estádio não é a única vertente de capital. Há a mensalidade do plano, em si.
Como esses 50 mil lugares são com preos super popular, isso dá a chance do Flamengo implementar planos de socio torcedor tbm super populares, por exemplo de R$ 9,90 ao mês.
Ou seja: para ter direito a pagar 30 por jogo tem que pagar 10 para ser sócio.
4 – Em todo evento, seja ele qual for, temos o Match Day.
Nesse caso específico, vamos imaginar que Match Day fica definido como toda as rendas possíveis um jogo.
Vai desde o ingresso, plano de sócio torcedor, até bebida, estacionamento, comida, camisa, boné, chaveiros etc etc etc .
Mas quando o estádio é 100% seu, temos em mãos as queridinhas do mercado de Marketing. ATIVAÇÕES DE MARCA.
Nesse cao, qualquer estádio do mundo com 120 mil pessoas,vai ser sempre melhor que um estádio para 70 mil.
Como o Maracanã não é nosso, algumas ações de marketing tem que ser dividida ( 50%/50%) a grana com Estado. Nesse caso, além de não compensar financeiramente, o Estado tem que aprovar.
Para vc ter uma ideia, talvez o Estado não liberasse uma ação comercial de bebidas alcalóticas no Maracanã.
Então, numa matemática de padaria, quanto mais pessoas dentro de um estádio, melhor é diluído o custo da operação, maior a possibilidade de se vender desde refrigerantes até material esportivo do clube e, ter parceiros comerciais que queiram fazer ativações de marketing, aproveitando o estádio cheio.
Por exemplo: O Sportv poderia ir para o estádio do Flamengo, anunciar lá dentro e de diferntes formas, que o Campeonato da Alemanha e da Arábia Saudita vão ser transmitido pelo canal.
Para o Flamengo é viável ter um estádio para 120 mil. Mas o marketing tem que estar bem afiado .
Tem estádio nenhum Diego, na administração Landin nunca teve!
Landin quer o Maracanã, e desejaria sem o Fluminense.
A ideia é ficar com o estádio por 35 anos.
Esse é o plano A, B, C, E…
parceria com estádio próprio?
Estádio, esse pra mim, é o motivo da SAF rubro negra.
Landim.quer um investidor que não.gerr despesas Lara o clube, porém o.investidor que parte do clube…porém o landim vende em troca.do estádio, mas o.investidor não.será majoritário.
Enfim, vejo a SAF rubro negro por aí.
Agora.ficar om o Maracanã na situação que está, realmente não tem como.
Fluminense joga sábado a noite
Vasco pela justiça do Rio domingo de manhã..
Acho.que nem.gramado sintético aguenta isso.kkkkkkkkk
E tem mais amigo…
Quem disse que o Flamengo precisa criar uma SAF com o valor exato do estádio?
Pode ser maior ou menor.
Pode ser menor, por exemplo, e o Flamengo financiar outros 50% para o estádio.
Na prática, ouço dizer que o estádio fica na casa de 1,8 bilhão.
Pode -se vender 10% da SAF por R$ 900 milhões……..ou alo perto e parecido com este modelo de negócio.
Imagina-se um name right de R$ 600 milhões por 10 anos.
Somando, temos 1,5 bi.
O resto (300 milhões) financia no mercado a juros de 10% ao ano.
Isso sem precisar vender cadeiras e nem camarotes.
Da mesma forma que saiu o museu,e revirando alguns jornais antigos,eu li o Roberto Assaf falando em sua coluna do lance em 2012 sobre o Museu,enfim não sei a data da pedra fundamental,mas pelo visto demorou mais de uma década para ficar pronto,eu mesmo já não acreditava,isso para mim foi um alento,sei que um estádio e um museu são coisas distintas,tanto de espaço físico,logística, horário, mão de obra,urbanismo e etc…
O Flamengo vai ter seu estádio,Corinthians e Atlético Mineiro,que não tinham agora tem,e quando o Flamengo tiver seu estádio ,a frase dita por Kalil em 2014,vai fazer mais sentido ainda.
“Estão arrumando o Flamengo, e se arrumar não vai ter para ninguém. Se arrumar o Flamengo, acabou o futebol brasileiro!” – Alexandre Kalil, presidente do Atlético Mineiro em 2014.
Sim são várias vertentes Anderson, mas noto que nosso amigo landim, não quer ficar devendo.kkkkkkkk
Ou não.quer tirar um tostão do bolso..
Certo ele.
Agora será que já pensaram em comprar o Maracanã?
Seria possível ou viável?
Eu já fui um super entusiasta da compra do Maracanã. Hoje, pelos valores apresentados para a construção do estádio no gasômetro, não compraria.
Duvido, que o Estado, vendesse o Maracanã e, se o fizesse, que fosse mais barato que os 1,8 bi, da construção do novo estádio.
Aí a pergunta seria: O que eu ganharia pagando mais caro no Maracanã e com uma capacidade de público menor?
LOCALIZAÇÃO !
Maracanã tem tudo na porta. Trem ,metrô, ônibus,estacionamento….
Agora eu imagino que mesmo que o Estado queira vender o Maracanã, com ele vem o Maracnãzinho.
Hoje, com os times de vôlei e basquete pode fazer sentindo. Mas amanhã………
Diria que até uns 2,6 bi eu compraria o Maracanã, pelo simples fato dele estar já em funcionamento e de algumas adaptações para aumentar a capacidade.
Mas duvido que tenha um Governador com bagos para isso e muito menos por esse preço.
Maracanã tem mesmo a melhor localização na cidade. Como digo, a Tijuca é o verdadeiro centro da cidade: perto do Centro, perto da Zona Sul, perto da Zona Norte,não tão longe da Zona Oeste.
Se pudesse comprar o Maracanã, teria de ser todo o complexo e poder derrubar o que quiser, inclusive ele mesmo. Fazer o que quiser no espaço.
Adorei a troca de ideias sobre o assunto, e gostaria muito que tivéssemos a diretoria com essa discussão também.
Se o Cebolinha jogasse metade do que joga o Michael, já seria bom… que negócio da China fez o Flamengo…
Fora o lado extrovertido que puxa a torcida pro time…
Tá arrebentando nesse jogo agora…
Robert, querido porque minhas mensagens não estão aparecendo
———-
Oi Marcelo,
O WordPress, sistema de gerenciamento do blog, tá com alguns bugs que fazem com que alguns poucos escolhidos tenham as mensagens enviadas direto para a lixeira.
Pra tentar resolver isso, manda o próximo comentário com uma conta de e-mail diferente.
O(s) primeiro(s) pode(m) cair na moderação, mas depois regulariza, espero…
Isso vale pra você também, Fernando Roberto.
Abraços,
Robert
Ok, obrigado Robert.
—-
Fiz outra alteração, vamos ver se agora vai…
Abraço,
Robert
E seguimos na nossa via crucis de aturar esse lateralzinho que tropeça na bola e o goleirinho que espalma a bola pra dentro.
Quem não quiser passar raiva melhor não assistir jogos do Flamengo
Flamengo e Curitiba, Show de horrores amigo
Tá bom gente eu me rendo..
Pode vir o Ceni..mesmo..
Qualquer um , no lugar dessa coisa medonha chamado Sampagnoli.
É amigo Liliano, Jorge desgraça sampaoli, que técnico horrível
Rapaziada, time não acerta três passes seguidos nesse segundo tempo. Que coisa deprimente. Time não consegue jogar. Irritante.
Que tome espaçado é esse gente, ????
Rogério ceni, venha logo, qualquer um, essa coisa Sampaoli não da mais
**TIME
Caro José,
O Ceni me agrada como técnico, mas nunca ganhou do São Paulo jogando contra eles.
Melhor outro nome.
SRN
Uma bagunça esse time no segundo tempo. Os jogadores erram passes de dois metros.
Ney Franco já, como.em 2006!
*contém ironia mas a troca de técnico se faz necessária.
Caro Fernando,
Na situação atual, nem posso considerar ironia.
vencemos o Coritiba e ficamos decepcionados.
SRN