Esta foi a manchete que sugeri ao meu amigo Catito Perez, presidente do JB – Jornal do Brasil -, para a edição de domingo passado.
Como é de conhecimento de qualquer pessoa que habite no planeta terra, no sábado, o Flamengo conquistou o seu primeiro caneco em 2019, na bela Flórida, onde Mickey, Pateta e Zé Carioca batem um bolão.
Apesar de Catito ter gostado, o pessoal da editoria de esportes preferiu o tradicional “papai e mamãe”, onde a manchete anunciava o que o mundo já sabia…
Talvez e, acho que é isto mesmo, só quem é rubro-negro tem a dimensão exata da importância da manchete sugerida. Como aqui no nosso blog tudo é pintado em vermelho e preto, acho que, embora com atraso, vale a pena o registro.
Neste retorno do blog, parece pertinente que opinemos sobre o que até agora ocorreu no futebol e, obviamente, falar sobre as contratações.
Antes disso e, sei que há opiniões distintas, quero registrar que o primeiro reforço foi no gol.
O ano terminou com Diego Alves, um baita goleiro, praticamente execrado. Ainda bem que agora temos um treinador com “T maiúsculo” que alia conhecimento à sensibilidade. Na manutenção de Diego Alves, Abel fez 1 a 0. Na escalação como titular, ganhou o torneiro e, quem sabe, muitas conquistas pela frente.
Não há como, ante a enorme precariedade de talentos verdadeiros no futebol atual, se criticar a qualidade dos três reforços iniciais para esta temporada. Tomara que o Rodrigo Caio que contratamos, seja o do início da carreira no São Paulo e o da Seleção nos Jogos Olímpicos do Rio. Tomara que Gabigol não seja o da incursão europeia, e sim, o artilheiro do Santos. E que Arrascaeta seja mais efetivo durante os 90 minutos de jogo, apagando a imagem de que, apesar de bom jogador, é meio vaga-lume.
Em síntese, válidas as três tentativas e, sempre é bom lembrar que futebol não é uma ciência exata e, como tal, pode decepcionar quando você aposta tudo e, ao mesmo tempo, guarda surpresas positivas quando menos se espera. Que os três tenham toda sorte do mundo vestindo o nosso Manto Sagrado.
Ainda sobre as contratações, algo para se refletir e, muito! Paulo Cesar Cajú, que foi um gênio da bola e se revela um crítico espetacular, com propriedade se referiu ao Flamengo como “novo rico”. Parei para pensar e, não deixa de ter razão PC em sua análise, pois, o que está na cabeça das pessoas é que o dinheiro está jorrando na Gávea. O excelente momento financeiro, para que alguns entendam como arrogância e, outros, como sendo o Flamengo o “novo rico” do futebol brasileiro, é um pulo.
Ouvi algumas críticas e, de certa forma fazendo sentido, de que tudo fica mais caro para o Flamengo pelo fato de se anunciar que o clube tem 100 milhões para gastar. O problema é que este valor longe está de ser divulgado pela diretoria do clube. Na realidade, é de domínio público, pois no momento em que vivemos de amplo combate à corrupção – e na luta pela transparência – como esconder o fato?
Este é um ponto delicado, onde a melhor das intenções não caminha junto com zelar pelo melhor negócio para o clube. Claro que, quando um clube vai negociar um jogador, sabendo que o interessado tem um caminhão de dinheiro disponível, vai ficar mais caro e, o preço final acaba não sendo justo para quem compra.
Acho a transparência fundamental, porém restrita aos conselhos do clube, pois esta divulgação aberta a tudo e a todos gera sensações ruins, como a de um “novo rico” que sai gastando de forma desmedida e, pior, a certeza de ter sido passado pra trás, pagando por um jogador o que ele não vale. Este tema precisa ser, internamente, mais bem avaliado. E, com urgência.
E, vai começar o Campeonato Carioca. Nada contra a competição, até porque, neste país continental, a “briga caseira” tem o seu valor, principalmente em um estado que tem quatro grandes clubes.
Infelizmente, os nossos dirigentes não repararam que o mundo mudou e, nunca tiveram a preocupação de adaptar a cultura ao momento em que se vive. Em um mundo de Champions League, cabe sim um Campeonato Carioca, desde que, disputado no máximo por oito clubes e na base do mata-mata. Desta forma, a cultura, perfeitamente adaptada ao novo mundo, estaria mantida, com bons resultados técnicos e financeiros. Como está, vira “Carioquinha”, onde ninguém leva a sério e o desgaste de imagem é brutal. Este é um tema que merece um debate mais profundo e a ele voltaremos em breve. Não há como negar o favoritismo do Flamengo que, entra com a obrigação de ganhar. Ser campeão, virou obrigação e, aí é que mora o único perigo…
Neste retorno do blog, de cara nova, a ideia é a de interagir mais com todos os companheiros, através de debates, inclusive “ao vivo e a cores”. Vamos mergulhar nos vídeos e dividir o nosso espaço no Maracanã com os amigos do blog, da forma mais democrática possível. Algumas brincadeiras, todas rubro-negras, também estão sendo preparadas, além de algumas surpresas…
Que 2019 seja um ano com muita saúde e paz para todos – e descaradamente pintado em vermelho e preto!!!
Com cara nova e muito caprichada…
MEU TIME ATÉ O MOMENTO
DIEGO ALVES
RODINEI
RODRIGO CAIO
RODOLPHO
RENÊ
CUELLAR
DIEGO
ARRASCAETA
ÉVERTON RIBEIRO
GABIGOL
VITINHO
Com certeza vamos sofrer um pouco na marcação. Por outro lado, seremos uma potência ofensiva.
Basta um pouco mais de entrega quando estiver sem a bola e bola pra frente…
Vamos de 4-1-3-2…
Grande “Guru adjunto”, o time é esse mesmo. Mas, pra jogar fora de casa com time grande, nao sei não, cabe mais um volante e o Diego entra no segundo tempo pra “D’Alessandrar” o jogo. Bem vindos todos de volta!
Verdade, amigo Fernando!
Sei que estamos bem ofensivamente. Por outro lado, não sei se Cuellar segura o repuxo sozinho.
O grande problema é que NÃO temos um 2º volante acima da média. O cara que marque e ataque…
Com aquele Elias de 2013, eu não teria menor constrangimento em colocar Diego no banco.
Por outro lado, só vamos ter certeza de tudo, quando Arrascaeta entrar em campo com o Manto.
Meu time
Diego Alves
Rodinei( Rafinha pode chegar em Julho) Rodolfo, R. Caio e Renê
Cuellar e Arão
E.Ribeiro(B.Henrique) Arrascaeta e Vitinho.
Gabigol
Também acho essa escalação mais equilibrada, caro Anderson. Contra times pequenos, ou medianos, ou ainda precisando fazer um bom placar, com um pouco de doação dos homens do meio, até acho a escalação do Egon excelente, mas ela deixa um buraco temeroso na defesa. Nosso problema é que esse Arão é ruim demais. Se vier, Bruno Henrique jogaria por alí? Acho ele muito mais um meia atacante que um homem para fechar o ferrolho. Mas tá interessante montar esse time.
É uma opção Helder.
O Paulo Lima/Fox montou o time com:
Diego Alves
Pará,R.Caio,Léo Duarte,Rene
Cuellar e Diego Ribas,Arrascaeta
E.Ribeiro/B.Henrique, Vitinho e Gabigol
Grande Anderson!
Paulo Lima entende tanto de bola, quanto eu de corte e costura…
Alguém tem que dizer a ele, que a FIFA ainda não permite jogar com 12 jogadores…
Aliás, aquela turminha da Fox é horripilante…
Outro dia, o vascaíno Fábio Azevedo mandou a pérola do ano: “os zagueiros do Vasco são bem melhores do que os do Flamengo”…
OPINIÃO.
Escalar Pará, é voltar a mesmice que nos atormenta faz tempo.
Jogar com uma zaga de anões e com um goleiro que não sai do gol, é rezar para que não tenha nenhuma bola parada contra nós.
Léo Duarte deveria mudar de posição. Talvez a lateral-direita.
O cara não sai 1 cm do chão.
Valeu Egon, kkkkkk.
Abração
Foi mal! Não vi a barra…
Amigo Helder!
Bruno Henrique sempre jogou como segundo-atacante. Sua época áurea foi em 2017, com ele por um lado e Copete pelo outro.
Após o descolamento da retina, voltou meia bomba.
Nosso problema é justamente a posição de 2º volante, que não temos no elenco.
Acho Arão muito lento e desligado.
Sou sempre a favor do craque. Por isso “descobri” uma posição para o Diego.
Entendo perfeitamente as divergências sobre o meia, mas como é questão de opinião, jamais o barraria.
Caso tivéssemos no elenco um Elias ou Paulinho – em forma – meu esquema seria o mesmo do Flamengo de 81: 4-5-1…
Naquele timaço, Tita jogava na direita “ajudando” na marcação (Éverton Ribeiro) e Lico fazia o mesmo pela esquerda (Vitinho).
Como Renê é mais marcador que ala, Vitinho teria mais liberdade na frente.
Acho que temos que colocar em campo o que temos de melhor.
Em 70 – mal comparando – Zagallo só tinha Clodoaldo marcando e Gérson lançando, fazendo papel de 2º volante um pouco mais adiantado.
Assim foi também com Andrade em 81. Com a ajuda de Tita e Lico, conseguia cobrir os avanços de Leandro e Júnior.
É uma questão de adaptação e muita entrega. Com a contratação de um zagueiro top, nosso esquema defensivo deve melhorar muito.
O problema não é barrar o Diego. Mas sim, escalar o sonolento Arão…
Caro, Egom!! Salve salve!!!
Essa escalação é quase perfeita. O Arão tem que está nesse time, e não é porque é um craque, longe disso. É pela dinâmica de jogo, o nosso Diego é mestre em segurar a bola em demasia e como já tem o Everton que também gosta de segurar a bolota, ficaria um time muito lento. O Arão, ajuda na marcação, infiltra e é um bom cabeceador. Às vezes, pegam demais no pé do rapaz. Mas ele tem a sua importância. Ele dá dinamismo e equilibrio ao time. Claro, que ele irrita a torcida mas quem não irrita? Egon, concordo quanto ao Rhodolfo. Agora, se esse cara se machucar antes de 10 partidas disputadas…..olha…nem vou falar….
Abs, amigo
Meu amigo Denis!
Temos no time 2 sonolentos vagalumes: Arão e Vitinho…
Nosso volante aparece de surpresa na área e muitas vezes faz seus golzinhos. Mas acho muito fraquinho na marcação.
Já Vitinho, acho que ainda está na fase de adaptação. Não é o mesmo jogador que vimos no Botafogo.
Mitas vezes parece desligado e tímido. Ainda está longe do DNA rubro-negro.
Precisa aparecer mais, morder mais, marcar mais. VIBRAR!!!!
Apesar das 4 ótimas contratações, é evidente que ainda precisamos de um baita zagueiro e um lateral-direito.
Após isso, teremos um time – no papel – super competitivo.
A mídia anuncia que Bruno Henrique está fechado! R$23 milhões, mais o passe do volante Ronaldo, em definitivo.
Embora já tenhamos Berrio por aquele lado, me parece um bom negócio, já que Ronaldo entrou, saiu, jogou no Atlético Goianiense… e pouco mostrou.
AINDA é um jogador comum…
“A mídia anuncia que Bruno Henrique está fechado! R$23 milhões, mais o passe do volante Ronaldo, em definitivo.”
Alguns sites esportivos afirmam que foi em definitivo, outros, que é empréstimo até o final de 2019.
A conferir…
Presidente Kleber,com certeza eu e os amigos do blog estávamos com saudades do espaço tb….concordo com vc eh tudo que disse :termos grande treinador;a grande volta de Diego Alves,as boas contratações e como o estadual se tornou uma âncora pera os clubes.precisanos ainda de um xerifão e bons laterais….saudações e bom retorno.
Bom retorno presidente, num blog com cara nova afinal mudar é preciso.
Não gostei da permanência do Diego Alves, goleiro que tem se mostrado no máximo mediano em campo e de caráter duvidoso fora, e você sabe o problema que um atleta com esta característica pode fazer num grupo.
Quanto aos reforços é inquestionável que a qualidade técnica do elenco melhora muito. Porém acho que necessitamos de reforços em algumas posições, zaga e volantes as maiores carências, existe um abismo de qualidade entre Cuellar e Arão para os demais jogadores das posições.
E, aprendi que para se conquistar títulos importantes ter um meio campo com força e qualidade é fundamental.
“Não gostei da permanência do Diego Alves”
Amigo Toninho.
Uma promessa de campanha pra lá de questionável.
Concordo plenamente contigo…
Reclamamos o ano inteiro de austeridade, paternalismo e cobrança…
Mostramos contra o Eintracht Frankfurt que nossa sina em perder gols vai continuar…
Só Gabigol pode nos salvar desse carma…
Caro Kléber e amigos!
Seja bem vindo melhor blog do Brasil!
Aprovo as três contratações iniciais!
SRN
Meu time seria um pouco diferente do mestre Egon:Arao no lugar do Diego e Para no de Rodnei….Arao esta longe de ser o segundo volante que queria pois para mim deveria ser um bom reserva,masssss….guardaria DIego pra um segundo tempo em um aperto….todos jogarão Kleber….Arrascaeta será convocado pra copa America e datas FIFA…a vinda de Bruno Henrique em boas condicoes seria uma otima….a midia tb anuncia que jorge estaria por detalhes o que ao meu ver com Rene daquele lado teriamos a canhota resolvida,necessitando resolver a direita pois rafinha so deve vir em maio….podem me execrar mas eu ofereceria um caminhão de dinheiro que estava sendo oferecido no Dede no Kahneman….seria ídolo facil aqui e qual valor isso teria….Kleber,até Uribe me animou esse início de ano….vamos com tudo!
Meu amigo Diogo!
Acho que com um bom técnico – tipo Telê – Rodinei seria um bom lateral. Além de boa velocidade, marca bem e chuta bem.
Talvez Abel possa desenrolar esse problema.
Já PARAplégico, não tem salvação…
Vai ser sempre aquele lateral limitado em tudo.
Quanto ao Diego – já que Arão não é essa cocada toda – jamais o tiraria do time. É o único lugar que ele pode entrar.
Como não temos um Elias no elenco, iria com ele.
Demos MUITO mole com Igor Rabello, que foi vendido ao Galo a preço de banana. Agora temos que correr atrás de um xerifão.
Tanto Dedé. quanto Kahneman e Miranda, quebrariam a banca…
Mas TEM que contratar um zagueiro…
Presidente parabéns o blog está revigorado e fez muita falta.
Kleber,
Parabéns pelo retorno do Blog, que 2019 seja maravilhoso para a Nação rubro-negra e a todos os seus familiares
Caro kleber,
Parabéns pelo novo visual do blog!!!
Quanto às contratações, do ponto de vista técnico foram excelentes. Do ponto de vista financeiro um desastre. Carissimas, exorbitantes. O mais engraçado é que na época da contratação do Vitinho, o BAP e o Wallim detonaram, alegando ser muita cara. e agora?
Quanto ao Diego Alves, lamentável a permanência dele. Um jogador que não respeita a instituição que representa e os próprios colegas de trabalho, não merecia continuar…..mas…..fazer o quê, né?
Kleber, só uma pergunta: o Flamengo tem no quadro de funcionários um psicólogo?
como um treinador vai para uma coletiva com cabeça baixa, triste, depressivo, respondendo perguntas sem a mínima vontade? pra quê aceitou o convite?
R$ 24.000000 por um zagueiro de condomínio? vai ter que jogar muita bola. Agora, com Abel uma coisa é certa, adeus categoria de base. Dirigente que só fala em contratar é porque não pensa na base. E esse filme já vi antes e o resultado todos sabem. Sem títulos, com dívidas e jogadores sem a mínima identificação com o clube. Ou alguém acha que o Arrascaeta vai dá um carrinho e vibrar com a torcida. alguém pensa no Rodrigo caio se jogando nos braços da nação?
Abs
“BAP e o Wallim detonaram, alegando ser muita cara. e agora?”
Tranqueiras do passado que irão nos atormentar muito no presente e futuro..
Tudo que foi feito antes não presta.
Consegui descobrir, a muito custo, que a cabeça pensante nesta tribo de caciques, chama-se BRUNO SPINDEL.
Mesmo deixando o cargo de CEO, continua atuante no nosso futebol, ao lado do Marcos Braz.
Muito bom termos este espaço de volta.Memorável o vídeo do Kleber sôbre o rádio.Vivi intensamente esta época.O FLA continua precisando ampliar com qualidade o seu elenco,pois teremos inúmeras competições este ano.Há a necessidade de 2 times extremamente competitivos.
As deficiências já são conhecidas.,por demais aqui já comentadas.
Não gosto do Jorge.È um lateral que não tem velocidade,fôlego para ir e voltar e que diflcilmente vai à linha de fundo.Pode ser que tenha melhorado.
Abs e um ótimo 2019 para todos.
Amigo xará!
Futuramente Jorge será o que Felipe foi no Vasco e em outros clubes. MEIA…
Como lateral é uma verdadeira avenida. Nem saía na foto quando tomávamos gols pela direita.
Como ala é um ótimo jogador, além de MUITO habilidoso.
Mas não é o que PRECISAMOS. Até porque, com nosso poder ofensivo atualmente, alguém tem que ficar. Caso do Renê.
Presidente, assisti ao vídeo: faltou ali o ar falar sobre sua experiência profissional na extinta TV tupi. Lembro-me que o vi, o assisti na apresentação de um programa esportivo ou quadro de esportes, mais ou menos na hora do almoço. Estou com memória razoável ou enganado? RS sou teu fã não é por ser flamenguista, mas por ter sido juntamente com Denis e Washington Rodrigues os três melhores repórteres esportivos que ouvi em meus mais de 60 anos.
Kleber, parabéns pelo novo Blog, está a sua “cara”… Agora temos o que não tínhamos: Técnico !!!Um grande 2019 a todos !
Querido KL,
Parabéns pela nova roupagem do Blog (extenso ao nosso amigo Robert). Que ele sirva de inspiração para alguns leitores que precisam, também, de uma nova roupagem e passarem a acreditar em conquistas do nosso Mengão, pelo menos antes de a bola rolar.
Renovei minhas esperanças para 2019 e que venham muitos titulos e mais algumas contratações, como por exemplo: dois laterais (Rafinha e Jorge me agradam), um zagueiro e um atacante de lado.
Quanto a esses dois últimos lembro que o Flamengo chegou a tentar as contratações de Juninho (Palmeiras) e Marinho (Grêmio). Não servem mais?
Saudações Rubro Negras!
Parabéns, Kleber! O blog está bem bacana! Gostei muito do destaque dado ao ótimo vídeo.
Quanto ao Diego Alves, insisto na tese de que nos falta um preparador de goleiros. O Muralha virou o mureta da Gávea, o Diego Alves não está jogando no nível que jogava na Europa. Não seria bom termos um preparador do nível do Flavio Tenius (Botafogo), que tem demonstrado que sabe o que faz?
SRN!
Que bom que voltamos a nos reunir aqui…….A crise de abstinência estava me consumindo!
Parabéns Kleber e Robert. Nota 10!
Como eu sou viciado nesse blog, queria perguntar ao amigo Robert, se tem como colocar o contador de comentários. Assim não “nos” perdemos nas atualizações.
Outra reivindicação, se possível for: Será que há como anexar fotos e vídeos no blog? Fica tão mais fácil para debatermos os assuntos do blog.
———————————————————-
Ouvi algumas críticas e, de certa forma fazendo sentido, de que tudo fica mais caro para o Flamengo pelo fato de se anunciar que o clube tem 100 milhões para gastar. O problema é que este valor longe está de ser divulgado pela diretoria do clube. Na realidade, é de domínio público, pois no momento em que vivemos de amplo combate à corrupção – e na luta pela transparência – como esconder o fato?”
Discordo a quem critica caro Kleber!
Não há como ser ” meio transparente” !
Ou o clube assume a postura de 100% transparente ou não será transparente. É essa transparência que nos garante em tese, ou até que se mude o estatuto que não teremos outros dirigentes fazendo loucuras financeiras e colocando na conta do clube.
Uma vez que se coloca o balanço financeiro disponível publicamente, o mais leigo leitor de balanço pode contratar o mais medíocre contador para traduzir. Sendo assim, caminho sem volta……Graças a Deus.
Quem decide se está caro ou não é quem tem em mãos a caneta para assinar o cheque. A diferença é que agora, e no Flamengo, a caneta vem com a “RESPONSABILIDADE FISCAL”
E DISSO…..EU NÃO ABRO MÃO.
—————————————————————–
Só um adendo aos amigos do Blog.
É muito importante não darmos tanto atenção aos inúmeros comentaristas que afirmam que o Flamengo “só” tem 20 milhões para contratações.
Essa informação NÃO é verdadeira.
Há parcela(s) na contatação de Rodrigo Caio para 2020.
Nesse caso foram pagos 2 milhões de Euros à vista( 8,5 milhões de reais )
1 milhão de euros em Julho de 2019 ( 4,5 milhões)
2 milhões de Euros em Janeiro de 2020. (8,5 milhões)
No cambio atual, dos 21 milhões da compra de R.Caio o Flamengo só desembolsou até agora, 8,5 milhões
O mesmo se aplica ao Arrascaeta.
Dos 13 milhões de Euros o Flamego pagou 7 milhões e euros ( 29.7 milhões de reais a vista)
Mais 3 milhões euros( R$12,7 milhões) em Julho de 2019 e mais 3 milhões de euros( R$12,7 milhões) em janeiro de 2020
Sendo assim, o Flamengo tem hoje nos cofres algo perto de 46 milhões de reais.
Espero ter ajudado nessa matemática que é chata de entender, mas que precisa ficar clara para que todos possam enxergar o que acontece nos cofres do Flamengo.
Oi Anderson,
Vou ver se consigo viabilizar seus pedidos e adianto que, em breve, poderemos ter uma de suas sugestões mais antigas implementadas no blog, um fórum de discussão. Aí sim será possível utilizar imagens.
Abraço!
Caro Anderson, nada como uma sugestão adequada e que não havia sido pensada. Quem quiser já pode anexar uma imagem ao seu comentário, a foto abaixo está como exemplo. Basta selecionar a imagem logo abaixo do campo de comentário e anexá-la, ao lado do texto “Optionally add an image (JPEG only)”.
Abraço
PS: A galera tem que se comportar nas imagens, hein? rs…
É isso aí. O que é bom, cada vez melhor. Parabéns ao excelente trabalho.
Ficou nota 10!
Valeu, grande Hélder!
Abração
Valeuuuuuuuuuuuu
Só lembrando que as fotos também serão moderadas, hein, rs…
Parabéns Kleber e Robert, estava com saudades da turma do Blog, estou gostando do início do Mengao em 2019 com Diego no gol e as contratações, vamos pra cima deles Mengao !!
Parabens pela nova roupagem do blog, ficou muito bela.
Com relação a contratações, o Jorge é fraco na marcação, não contribuirá muito. Penso que precisamos de um segundo volante e um zagueiro de respeito.
A sugestão do nugmero de comentarios tb acho valida…Kleber,um zagueiro e 2 laterais URGENTEEEE,fala com o Braz Kleber!
Oi Diogo, concordo com você e com o Anderson sobre o número de comentários. Estamos falando com desenvolvimento e suporte para inserirmos essa informação.
Abraço
Kleber e Amigos, boa tarde.
Não sabem a falta que o blog me fez neste recesso.
Aqui é o único lugar onde lemos o flamengo na essência, sem maiores interesses.
Na minha opinião o Flamengo deveria jogar no 3-4-3, parece que aqui no Brasil somos obrigados a jogar com laterais…
1. D. Alves
2. Rodolpho
3. Rodrigo Caio
4. Leo Duarte
5. Cuellar
6. Arão
7. E. Ribeiro
8. Vitinho
9. Gabibol
10. Arrascaeta
11. Uribe (Sim, jogaria com dois atacantes- porque não? é Proibido?)
Kleber, Egon e amigos, sinto muito pelo nosso Fla, sinto por nós, após tantos erros mereciamos uma gestão mais profissional, parando para analisar os movimentos dessa gestão até aqui vejo uma afronta ao bom senso. Espero, de verdade, estar muito enganado, mas quase tudo feito até agora foi equivocado.
Tentando resumir, a cúpula de futebol foi mal montada, quando se espera a contratação de dirigentes modernos, antenados e que estejam apresentando bons trabalhos no retrospecto recente em outros clubes, aparecem Marcos Braz, o VP do título que caiu do céu que não foi fruto de planejamento exemplar, fato declarado pelos próprios jogadores, não a toa veio o fracassado e caríssimo império do amor em 2010 com Patrícia Amorim, pergunto, qual o título expressivo,recente ou não, ganho por Braz que foi exemplo de planejamento, montagem de equipe e gestão? Outro que desenterraram foi Pelaipe, também pergunto, qual o bom trabalho recente? Após contratar Mugni e investir pesado em Carlos Eduardo, passou por Criciúma, Vasco e o Coritiba que nem sequer subiu para a série A. E tem mais, mantiveram Noval, que nunca tinha tido experiência prévia no profissional, sabemos que sua categoria é a base!
Com tudo isso não foi surpresa a incoerência nas opções para técnico, Abel e Renato, de características completamente distintas, que planejamento é esse? Parecem que miraram apenas na grife, que se dane as características. Escolheram Abel, o técnico que não apresenta um bom trabalho faz tempo, em 2014 com um caríssimo Inter lutou no limite por uma mísera vaga em libertadores, no mesmo campeonato tomou de 5 da Chapecoense, tomou de 4 duas vezes do maior rival, o Grêmio, foi ao Al Jazira e voltou a tomar de 4, foi para o Flu e fez um trabalho pior que o Marcelo Oliveira, lutando para não cair tendo Dourado, Scarpa e Wendel, terminou em 13° ante 12° de Oliveira sem esses jogadores após um desmanche. Seu último título foi há 7 anos no badalado Flu/Unimed com Fred fazendo seus gols de cabeça após os inúmeros chuveirinhos jogados na área e Wellington Nem tirando coelhos da cartola e decidindo jogos, no mesmo campeonato os principais rivais estavam focados na libertadores, o Corinthians de Tite e o Santos de Neymar, pôde nadar livre no campeonato. Sobre Abel deixo aqui um vídeo e digo que isso acontecendo no Fla ele não conseguirá pisar no RJ:
https://youtu.be/0TB89AGhUG8
O rumo continuou desandando também nas contratações, miraram na grife, não importa o valor ou necessidade do elenco, bons jogadores que dão resultado mas não tem tanta grife foram rejeitados. Como pode gastar 23 milhões em Rodrigo Caio, vindo de péssimo momento, por míseros 50%? Tendo Igor Rabelo por 13 milhões! Como pode gastar 70 milhões em Arrascaeta? Que, com a evolução da minutagem o valor chegará a 90 MILHÕES! Tudo isso num jogador vaga-lume, que tem 3 anos de Cruzeiro e só foi se destacar mesmo no último, só para efeito de comparação seus números foram bem parecidos com os do vovô Jadson do Corinthians, num ano que o clube paulista patinou no campeonato. É uma desfaçatez e desrespeito com o clube, parecem crianças com dinheiro na mão. Gabigol, de inegável capacidade técnica, mas que não tem a característica de Abel que adora um poste na frente para cabecear os chuveirinhos, bolas altas lançadas agora por Pará, Rodinei e Cia, um show de horror. Já falam em outro milionário valor por Bruno Henrique, que vem de um péssimo ano no Santos, dizem que seu melhor ano foi em 2017, com 8 gols no Brasileirão, isso foi o bom? Só lembrando que continuamos com carências na zaga, laterias e sem um substituto para Cuellar e Arão. Estão gastando rios de dinheiro, mas não souberam aproveitar e pagar 13 milhões em Igor Rabelo, 13 milhões em Hernanes que foi ao SP, 20 milhões pedidos pelo Corinthians pelo Fagner, um dos melhores laterais do Brasil, 25 milhões em Rodriguinho, além de promissores valores como o zagueiro Guga do Avaí que foi para o Atlético. O valor de Arrascaeta daria para comprar todos eles e ainda sobraria, ou faria igual o diretor do Cruzeiro disse, se é para gastar, compra logo o Dudu que é certeza de sucesso e não vaga-lume. E só para avisar, Arana está dando sopa!
Analisando o mercado como um todo, cito as duas
disparadas melhores contrataçoes, Hernanes no SP e Carille no Corinthians, não há dúvida da capacidade, competência e certeza de trabalho bem feito em suas respectivas funções. Continuo achando um desperdício ter um treinador como Carille num clube de baixo poder de contratação, mas isso parece não ter feito diferença para ele que foi campeão com sobras em 2017 contando com elenco pra lá de razoável, deixando os milionários comendo poeira. Os outros 3 do Rio continuam na mesmice e provavelmente brigarão lá embaixo. Destaco o trio de ferro de SP, ambos se reforçaram muito bem, virão bem fortes, o destaque negativo fica para o estagiário no comando do tricolor paulista. Com o atual cenário não vejo o Fla favorito em nenhuma competição relevante, claro, tudo pode acontecer, afinal o Fla foi finalista da copa do Brasil em 2017 jogando mal e passando aos trancos e barrancos.
Agradeço aqui ao Kleber e ao Robert pelo excelente espaço, parabéns pelo belo trabalho! Já estava com saudades dos amigos do blog, em especial o mestre Egon, Nino e Cia.
Concordo com praticamente tudo.