Quantas vezes aqui no blog li sugestões em momentos decisivos para o Flamengo, no sentido de que o último treino fosse, de preferência, na Gávea e, com os portões abertos para que os jogadores recebessem a energia emanada por esta fantástica torcida. Certamente estas sugestões partiram de companheiros com mais idade, que viveram este tipo de experiência.
Sei exatamente do que se trata, pois em 1956 este expediente psicológico já era utilizado e, graças a esta iniciativa, faltando um mês e dois dias para completar sete anos de idade, estive na Gávea com meus pais assistindo ao nosso último treino, antes do terceiro jogo contra o América, o jogo do tricampeonato, que começou em 1955 e terminou no dia 04 de abril de 56, na memorável goleada de 4 a 1, com quatro gols de Dida.
A imagem de Fleitas Solich chutando para Sinforiano Garcia (na foto acima ao lado de Solich) e Chamorro, nossos goleiros, está viva na minha memória. É isso mesmo. Naquela época não existia treinador de goleiros. A missão era do treinador…
Em síntese, a energia que tomou conta da Gávea foi algo mágico e, talvez tenha ajudado na construção daquela vitória espetacular.
Portanto, toda vez que algum companheiro aqui no blog bate nesta tecla, meu apoio, por inúmeras experiências vividas, será sempre incondicional.
Por falar nisso, o Corinthians usou e abusou desta estratégia, realizando o último treinamento com os portões abertos para a fiel torcida. Pelas imagens que recebi, havia muita gente.
Claro que, pela diferença técnica dos elencos, as “ações de ajuda” tendem a partir do lado mais frágil, afinal, além do time do Flamengo ser bem superior, ainda jogará em casa, empurrado por esta incomparável torcida.
De qualquer forma, melhor estar sempre no colo dos torcedores. Mesmo como favoritaço, aço, aço… em qualquer momento importante.
Mudando de assunto. Que absurdo o argumento de que só houve a invasão, por parte da torcida do Sport, pelo fato de o jogador do Vasco ter ido comemorar o gol próximo à torcida rubro-negra – do Recife.
Se cada gol comemorado próximo à torcida adversária virar salvo-conduto para invasão de campo, o futebol acaba.
O que ocorreu na capital pernambucana foi um verdadeiro absurdo, em que a negligência na segurança poderia ter custado vidas. E o pessoal do Sport ainda queria que o jogo fosse reiniciado…
Francamente…
Caro Kleber,
Infelizmente nunca tive a oportunidade de ver um treino do Mengão ao vivo, seria um sonho…
Quanto ao ocorrido ontem no Brasileirão, seja em Fortaleza ou Recife, uma vergonha absoluta. Imagino esses investidores internacionais chegando ao país extremamente arrependidos agora, diante dessa zona. Só rio disso, kkkkk
Diego, querido,
Imagino que você seja bem jovem. A sua mensagem
pode ser inspiradora para os companheiros que
comandam o Flamengo. Inimaginável, para mim, este fato. Como é que um rubro-negro apaixonado, principalmente, morando no Rio de Janeiro, nunca tenha visto um treino do nosso time?
O seu depoimento merece profunda reflexão. Há algo errado. Principalmente quando se mira o futuro.
Obrigado, amigo!
Forte abraço!
Bom dia Amigos !!!
Sou totalmente a favor de treinos abertos, Fun Fest, carreatas pelo Brasil, o projeto das carretas rubro negras pelas cidades…
Todos esses momentos de envolvimento, engajamento e interação da torcida com o time, num nível intenso só o Flamengo pode fazer com mágica e paixão inigualáveis no país.
SRN
Apoiadíssimo, Adriano.
Aqui em Fortaleza, todas as vezes em que o Flamengo vem jogar, a FlaFortal organiza evento reunindo os rubro-negros locais, sempre tendo muito sucesso.
Uma pena que os dirigentes do clube não enxerguem um palmo além do Leblon.
SRN!!!
Elogiável a presença de 27 mil torcedores para assistir apenas ao treino do Corinthians para a final da Copa do Brasil.
Os jogadores agradeceram ao final do treino e chegaram até ensaiar uma mini volta olímpica como forma do reconhecimento aos torcedores.Eis,que,surge a outra face daquele torcedor diferenciado para o lado marginal,bandido mesmo e entôa um belo cântico…
” SE PERDER VAI ENTRAR NA PORRADA”
Imagino a tranquilidade dêsses jogadores entrando em campo para a grande final..
Queridos amigos,
São tempos que não voltam mais.
O mundo mudou muito, qdo eu era pequeno morei em Vila Isabel, foram inúmeras vezes que vi os treinos do América no antigo campo na Rua Téodoro da Silva, hoje lá existe um Shopping.
Eram outros tempos, onde sequer os clubes recebiam pelas transmissões da TV, aos domingos era proibido transmissão de jogo ao vivo. Para quem não ia ao estádio sobrava o VT da TVE já bem tarde da noite, depois da mesa redonda.
Hoje em dia com as redes sociais a hiper exposição tornou os clubes de futebol um negócio altamente rentável e portanto onde existe muito dinheiro, o assunto é outro.
Chora freguesia 😭😭😭😭😭😭😭😭
Falem BEM ou falem MAL o importante é que falem de MIM ( Flamengo ).
O importante é que falem do Flamengo, enquanto mais falarem melhor. É com as pedras lançadas pelos invejosos que o Flamengo CONSTROI SEU IMPERIO.
Ninguém perde tempo falando de perdedor. TODOS falam daquilo que se destaca. DESTACAM O FLAMENGO pois é o Flamengo que se destaca e portanto é destacado. Por que não criticam o Ibis ? A resposta é óbvia, MENGAO É MENGAO.
Claro que o Flamengo é FAVORECIDO, assim como o Real Madrid, o Barcelona o Liverpool …… Todos são favorecidos por serem GIGANTES. Ser gigante É FAVORAVEL. 😜
Adoro ver JORNALISTA recalcado falando mal do Flamengo foi com essas pedras que o MENGAO construiu o IMPERIO DO MALVADAO.
Chorem que o MALVADAO nada fácil na piscina olímpica cheia do choro dos perdedores. 🏊♂️
Chora freguesia !!!!! Chora que o MALVADAO põe a chupeta na tua boquinha .🗣
Adversário chorando é sinal de TITULOS chegando na GAVEA.
Amigos do blog,
Se o Arrascaeta não tiver 100% amanhã, era melhor entrar o Cebolinha no lugar dele.
É óbvio que o Arrascaeta é craque, mas quando o Vidal entra, o Cebolinha sempre está em campo, por uma questão tática. Explico: Devido a idade, o João Gomes consegue fechar a lateral esquerda , o Vidal não. Quando está em campo o Cebolinha recompõe e ajuda o Filipe Luiz.
Com Arrascaeta e Vidal em campo, prevejo muitas bolas nas costas do Filipe Luiz, arrisco a dizer que é até possível o Vitor Pereira entrar com o Mosquito por ali.
Agora se tiver 100% o Arrascaeta é titular absoluto.
SRN
A iniciativa do Corinthians é otima! Embora penso que torcida não ganha jogo, ainda em treinos. Mas , sem duvidas, que transmite confiança ao jogador.
Evidente que , pelo lado Paulista, estão tratando essa final , como se fosse a Champions. Concentração e foco total . Diretoria e jogadores super alinhados.
Já pelo lado do Flamengo, vejo muito “oba -oba” de torcida, vejo muita soberba por parte da diretoria. Por isso que a diretoria atual jamais teria uma iniciativa de abrir os treinos a torcida.
Alias , isso pode ser tema de nosso debate. Quanto a atual diretoria tem etilizado o clube mais popular da América do Sul. Com Ingressos e uniformes caros. Dificuldade de acesso a treinos, Programa de socios com poucas açoes populares….enfim.
A atual diretoria precisa entender que a força de sua torcida fez o Flamengo ser gigante, não eles.