E lá vamos nós estrear no Campeonato Carioca. Há quem seja de opinião de que é uma competição ultrapassada, que não se ajustou ao tempo. Quem pensa assim, a meu conceito, tem um pouco de razão. Só um pouco.
Tradição e cultura são duas palavras mágicas e definidoras. O Campeonato Carioca, inegavelmente, tem tradição e, faz parte da cultura de quem ama o futebol, seja ou não carioca.
Aposto todas as minhas fichas que os estaduais jamais terão fim no Brasil. Da mesma forma, aposto que muito em breve, as datas destinadas aos estaduais serão reduzidas à metade.
Vamos começar sem o nosso time principal e, sem que o jogo seja transmitido pela TV. E, não custa registrar que uma coisa nada tem a ver com a outra. A ausência da televisão nos jogos do Flamengo é única e exclusivamente em função de não ter havido acordo entre o clube e a Rede Globo. Vamos torcer para que se entendam, pois, cá pra nós, faz uma falta danada…
O nosso time sub-20, embora tenha conquistado títulos importantes na temporada passada, no que diz respeito a valores individuais, não é uma Brastemp…
Pena que Lázaro esteja contundido, pois é ele a joia de maior talento do nosso colar de meninos.
Do time escalado, tenho curiosidade em ver e, lá estarei, três jogadores. O lateral direito Matheusinho que, em última análise passa a ser o reserva imediato de Rafinha. No meio campo, quero ver se Vinícius é isso tudo que dele é comentado nos treinamentos e, por fim, Vítor Gabriel, que estourou na Copinha e nas poucas oportunidades que teve no time principal, jogou sempre fora de posição.
Estou curioso quanto ao público, doido para saber como nossa torcida está encarando o jogo.
Vamos nessa? Afinal, é Flamengo em campo e a saudade já é grande.
Além disso, para a garotada, o cavalo está passando encilhando…
A hora é essa!!!
Enquanto o sistema atual permanecer, campeonatos não mudam e o abismo frente à Europa aumentando, face a nossa moeda e a desorganização. Estaduais servem para eleger incompetentes e corruptos, desde sempre. Clubes não mandam nada. Eu ia ao Maracanã ver Zico, dinamite, Rivelino, Jairzinho e outros craques. Quando Horta montou a máquina no Flu, não perdia jogos do fluminense no Maracanã p ver grandes craques. Hoje vemos grandes jogadores, com público de 20 mil pessoas. Nao acho que deva acabar, mas poderia ser jogos durante a semana. Nao tem importância a não ser para demitir.
Como rubro-negro exilado em SP, vou ficar só no radinho. Uma pena.
Que a molecada represente bem o nosso Mengão!
Eu só queria que eles fossem treinados pelo Mister, para ter um sistema de jogo parecido, de marcação alta, de posse de bola, de fome de gols. Acho muito pouco provável que o Maurício tenha repertório para conseguir extrair isso desse time.
Vamos em busca do 36o título estadual.
SRN7.
Milhões de torcedores,Rio de Janeiro e Brasil afora impedidos de ver pela tv o jogo de hoje.È o risco do monopólio.Só a Globo tem os direitos de transmissão e negocia conforme suas conveniências.Acho que deveria haver um “pool”.Tôdas as emissoras teriam o mesmo direito.Trariam os seus patrocinadores,formando um caixa maior e com mais disponibilidade para pagar os clubes.Além de abrir vagas,emprêgos para locutores,comentaristas,reporteres,pessoal da técnica,apoio,etc.
Ah,é o Sub-20 que vai jogar.O terceiro time.Mas é FLAMENGO.Há uma curiosidade em conhecer estes novos atletas.ver quem vai se firmar no futebol principal.
A Globo o FLA devem pensar com carinho no torcedor,afinal é êle que paga tudo. !!!
Abs.
Amigo o Flamengo não tem interesse algum em romper com a Globo e nem pode. Há interesses de patrocinadores que querem a Globo como integrante por ser a maior audiência, maior vitrine e sem dúvida a grande parceira do clube. Evidente que na relação comercial cada um procura o melhor para si, mas no fundo o melhor é compor, com uma remuneração condizente com um clube enorme num torneio muito fraco.
Rubro-negro exilado foi boa! Rsrs
Sigo achando o Yuri César como o mais diferente desse grupo. Que exploda e seja o novo Reinier. SRN!!!!
O mundo mudou e o futebol brasileiro não percebeu a mudança. O futebol virou um grande negócio, o esporte perdeu suas fronteiras e hoje todos querem a Libertadores e o mundo. Mas nós continuamos gastando 4-5 meses do ano em um campeonato chinfrim.
Eu tb aposto q os estaduais nunca acabarão. Muita gente enriquece às custas das federações, as quais detém o poder político no esporte. Os clubes são desorganizados e em sua imensa maioria coniventes com está triste situação. Assim, a CBF não tem nenhum motivo para mexer em seu calendário esdrúxulo, q prevê estaduais até maio.
Eu não tenho o menor interesse no Carioca. Acho q serve para isso: testar garotos. Na minha concepção, está competição seria disputada em meio ao Brasileiro( jogado desde fevereiro até dezembro apenas nos fds) nos meios-de-semana como se faz com a Libertadores e a Copa do Brasil. Assim, teríamos um campeonato enxuto, em q os clássicos seriam sempre decisivos ( eu não quero perder pro arco-íris nunca em decisão, ainda q o título seja desimportante) e não as pantomimas q veremos como o Vascu x Flamengo da próxima semana.
É uma pena q a CBF assim não pense é pior, q nem possa assim pensar já q depende dos votos das federações. Os times pequenos deveriam receber uma ajuda de custo q saísse do contrato de TV a fim de q pudessem disputar o campeonato e a seletiva durante todo o ano.
Quanto ao time de hoje, minha expectativa é no Mateusinho, Dantas, Yuri e Vinicao. O Ramon é bola mas é muito novo, tem só 18 anos, precisa amadurecer, mas acho q dará jogador. Tenho expectativa zero no Vitor Gabriel, pois ele é um mau finalizador e isso é mortal para centroavante. Hugo Moura sempre me pareceu melhor q o glorioso Piris da Mota mas o JJ o ignorou completamente. Mais uma oportunidade para vermos o Luís Henrique q encantou o Ceni a ponto de o Fortaleza tentar sua contratação. Pra cima deles!
Prezados,
Se a FERJ pensasse no futebol carioca já tinha reduzido o estadual para 8 clubes, o que inclusive possibilitaria mais dinheiro para os 4 pequenos que jogassem… Assim poderiam estruturar melhor os “pequenos”, inclusive com mais apoio para que os mesmos joguem serie D, C e B do campeonato brasileiro. Mas é tudo tão desorganizado que nem na D os pequenos do RJ conseguem fazer boa campanha, ai com campeonato inchado temos 8 clubes pequenos que dividem verba e só sobrevivem até maio… Melhor 4 pequenos que podem virar médios, do que 8 pequenos que dividem dinheiro e nunca saem do lugar…
FLAMENGO X GLOBO.
Eu já tinha feito um post aqui sobre esse tema no início do ano. Expliquei que o Flamengo julga pouco os valores oferecidos pela Globo ao campeonato Carioca.
Hoje a Globo paga 17,5 milhões de reais ao 4 grandes do Rio de Janeiro. Paga 26 milhões de reais aos 4 grandes de São Paulo.
Cheguei a postar aqui no blog que por 24/325 milhões, o Flamengo deveria aceitar a negociação. Era até então o que se acreditava nos corredores da Gávea.
Qual não foi a minha surpresa ao ver que não um, mas vários jornalistas trouxeram a informação que o Flamengo tinha pedido 100 milhões anuais, pelo campeonato carioca.
AINDA QUE EU ACHE QUE O FLAMENGO MEREÇA AUMENTO CONSIDERÁVEL PELA COTA, 100 MILHÕES CREIO EU SER SURREAL, AO MENOS NESSE MOMENTO.
E os mesmo jornalistas que trouxeram a informação dos 100 milhões, afirmam que 80 milhões foi a contra proposta do Flamengo.
AINDA ASSIM, CONSIDERO 80 MILHÕES FORA DO PADRÃO ATUAL.
E de onde surgiram esses números exorbitantes que o Flamengo exige receber da Globo?
Durante todo o ano de 2019 o Flamengo bateu todos os recordes de audiência. Bateu recordes no carioca, brasileiro, copa do Brasil e Libertadores.
O Flamengo fez unica e exclusivamente compilar esses dados e chegou a informação que no Rio de Janeiro o Flamengo tem 3,66 vezes mais audiência que qualquer outro clube carioca.
Significa por exemplo que se um clube carioca chega a 10% de audiência o Flamengo supera os 36,6%.
Logo, para início de conversa, o Flamengo entende que se os 3 grandes recebem 17,5 milhões de reais, e assim sendo, sua pedida deveria ser 63 milhões de reais.
No entanto, e para quem não sabe, a audiência tem vários parâmetros a serem medidos. Um deles é a audiência residual.
Audiência residual se caracteriza pela rampa de crescimento e de caimento sobre um determinado evento.
Por exemplo: Se um jogo está marcado para as 16 horas, há pessoas que começam a assistir o canal desde as 15 horas…… Assim como há pessoas que continuam assistindo a programação até as 19 horas.
Flamengo entende que tudo isso pode ser medido e claro, negociado.
A Globo no entanto, para surpresa de muitos, chegou a oferecer 30 milhões ao Flamengo pelo Carioca.
Eu, por hora, achei que essa guerra, estava ganha pelo Flamengo, acreditando claro, que o Flamengo iria aceitar esse valor de 30 milhões.
Ledo engano:
O Flamengo assistiu de camarote a briga entre Palmeiras X Globo e Athetico x Globo, e acredita piamente que merece mais.
Mas ainda tem gente na Gávea que acredita que se a Globo acenar com 35 milhões ( o dobro do que os grandes recebem no Rio ) pode ser que tenhamos jogo……..literalmente.
Por outro lado, confesso aos amigos que nunca entendi, o porque as rádios ( am e fm ) nunca pagaram nada aos clubes para transmitir seus jogos.
E dentre em breve…diria muito breve, ou as rádios pagam para transmitir os jogos, ou não vão mais transmitir.
E quando esse dia chegar, porque inevitavelmente vai chegar, veremos mais profissionais da imprensa, como o narrador Gustavo Vilani, dizendo se tratar de soberba do Flamengo.
Para se ter uma idéia, na Rádio Globo, o anúncio tabelado ( aquele sem o jabá) custa R$1500,00 por 30 segundos. E para quem trabalha com rádio, sabe que em um semana, gasta-se no mínimo 40 sposts, ou seja R$ 60.000,00
Em horários determinados, como é o caso de um jogo de futebol, esse preço pode, dobrar ou triplicar.
Então porque as rádios não pagam assim como as tvs?
A próxima “guera” pode ocorrer em 2024, quando acontece a renovação de contrato com o Flamengo.
De fato, a Fla Tv não pode transmitir os jogos do Flamengo. No Brasil, por conta da lei Pelé, é preciso que os dois clubes sejam detentores do direito de imagem.
Hoje, jogo do Flamengo, só no rádio.
Enquanto isso, em todas as redes sociais, começa um movimento grande de boicote ao sistema de PPV ( #cancelaPremiere )
Esse movimento entende que se as operadoras como Net e Sky, fizerem pressão na Globo por conta da queda vertiginosa de assinantes, o cenário pode obrigar a Globo a ter que se ajustar com o Flamengo.
Como muito provavelmente não teremos Flamengo na Tv até que comece o brasileirão, ”fui obrigado” a cancelar meu pacote de PPV.
Até lá…. veremos quem tem mais café no bule ou mais garrafas vazias para vender.
E por falar em Globo ………….PVC saiu da Fox e está se dirigindo para o SporTV.
Gosto muito do PVC …….mesmo ele gaguejando, desmaiando, dando seus tremeliques ou as rateadas ao vivo….normalmente sabe bem o que fala.
Vai se juntar ao Pedrinho e ao Ricardinho que pra mim , dão show !
Anderson, não seria 100 mi por um contrato de 4 anos(25×4) ?
Abs.
Eu tbm entendi assim. Mas nosso amigo Anderson é muito bem informado. Aguardemos.
Helder, amigo….
A Globo ofereceu 30 por temporada e o acordo não foi fechado.
o Flamengo pede 100 milhões por TEMPORADA !
Ansioso pela sua análise e comentários caro Presidente.
Boa noite!
Lucas Silva e Vitor Gabriel, que desagradável!!!!
SRN.
Para o bem e desenvolvimento do futebol brasileiro, os estaduais deveriam ser restrito aos clubes amadores com direito a vaga na Copa do Brasil. O Brasileirão começar em fevereiro, além disso o Brasileirão deveria ser reduzido para 18 times e não 20, do 10 pra trás o nivel é baixo. Deveria ser melhor procedimentado como por exemplo multas por gramados ruins, restrição de patrocinadores na camisa, e quebra do monopolio da venda dos direitos televisivos, os clubes organizados em liga investiriam na transmissão propria e venderiam pra varias TV , ou seja, quem quiser comprar pode comprar e não ficar restrito a Globo, isso dobraria a arrecadação com vendas transmissão.
Campeonato carioca só tem valor técnico na semi final, pelo nível da competição , com times horríveis, arbitragens tendenciosas e gramados medonhos…. Esse time do sub 20 esta ótimo !
Quanto a guerra com a TV, os times precisam se valorizar mais, a disparidade de valores praticados na Europa para como Brasil é abismal…
Fábio como tudo no Brasil existe monopolio na TV, a saida é quebrar o monopolio e os clubes investirem na transmissão própria e vender pra quem quiser.