Ha quem esteja comemorando a medida provisória dando plenos poderes de negociação aos clubes mandantes. Para muita gente isto representa um tiro certeiro e mortal no coração da Rede Globo.
Vale lembrar, para quem não tem familiaridade com o tema que, nos contratos vigentes, o mandante depende da concordância do visitante para que o jogo seja televisado.
Diante disso, soa realmente como um grito de liberdade a medida provisória. Só que não é bem assim.
Neste momento, a Rede Globo só pode exibir um jogo do Flamengo, como mandante ou visitante, se ele estiver de acordo.
No novo formato, caso a medida provisória se transforme em lei, nos novos contratos, o Flamengo será senhor absoluto nos jogos que realizar em casa, ou seja, como mandante. Isto é bom? Em tese, sim, até porque fica a sensação de liberdade para negociar sem que mais nenhum clube esteja envolvido.
Ha, porém, um outro lado a ser considerado. Neste momento, caso a Globo não se entenda com o Flamengo, nenhum jogo será transmitido. No novo modelo, mesmo que a Globo não se acerte com o Flamengo, poderá ter a metade dos jogos do clube mais popular do país, desde que, esteja fechada com as outras equipes, pois na nova versão de convivência o visitante não pia.
Neste caso, pegando o Campeonato Brasileiro como exemplo, a Globo teria o Flamengo na sua grade de canal aberto, de quinze em quinze dias. Ou seja, mais do que suficiente para atender suas necessidades, sem pagar um único centavo ao Flamengo.
Acho que o momento merece muito mais reflexão, do que empáfia e comemoração, pois a vitória hoje celebrada pode se transformar em tiro no pé.
Como tudo na vida, o entendimento, também neste caso, é o melhor caminho.
Tomara que a nuvem da humildade caia sobre todos e que tenhamos um final feliz.
No retorno da bola rolando, 3 a 0 no Bangu
Arrascaeta, Bruno Henrique e Pedro Rocha marcaram.
Meu amigo Dé – o Aranha – elegeu Gérson o melhor em campo.
Depois de três meses de clausura, futebol sem torcida no Maracanã e nas poltronas.
O Rádio salvou.
O Flamengo só vai ter domínio sobre isso em 2025, pois ele assinou com a Globo o Brasileiro até 2024, exceto transmissão internacional e streaming. Dentro disso ele vai poder explorar o marketing sobre a FlaTV enquanto recebe da Globo até lá.
Mas o carioca até o final será uma zona.
Menos de 90 minutos para começar o mata-mata!!!
Caro kleber leite,concordo plenamente com sua explanação, analisando friamente isso foi um tiro no pé, como você bem explicou, num campeonato com 38 jogos como o Brasileiro, a Globo pode transmitir 19 jogos sem que o flamengo recebe nada.
Pensando melhor o flamengo vai fortalecer os seus adversários, quando mandante, com certeza vão exigir mais dinheiro, sem que o Flamenfo recebe nada, absolutamente nada.
Infelizmente presidente, veremos nossos amigos torcedores vibrando com mais uma besteira realizada pelo Senhor Landim, com apoio do presidente da republica que em sua insanidade quer enfrentar a Globo. Vai cair antes e o tempo é senhor da razão. Espero, repito, que o Senhor Landim naõ deixe o clube da forma que sua apoiadora Patricia Amorim entregou para Bandeira. A insanidade é tão grande que Landim afirmou hoje que a globo pode passar o jogo de hoje, só não passa se não quiser…quem não vai passar jogo do carioca é o Flamengo, em razão que a Globo ja tem os adversarios do Flamengo em contrato vigente e qualquer advogado recem formado sabe que a justiça derruba qualquer coisa em contrário. Quando chegar o brasileiro de 2025, ela fecha contrato com os adversarios e o Flamengo vai ficar fora do mercado publicitario, como espero quer ate la, nem ouça mais o nome desse senhor, será bom que quem for o proximo presidente, cuide melhor do clube.
Cara não existe monopólio que seja bom, todo e qualquer monopólio é nefasto. O Brasil virou essa m. por ser a segunda economia mais fechada do mundo, temos monopólios e oligopólios em todos setores da economia: monopolio de produção, transporte e refino de petrólio, monopólio de correios e telégrafos, monopólio no setor elétrico, oligopólio no setor bancário, transporte aéreo, transporte interestadual, monopólio saneamento básico, transmissão de jogos, etc. Qualquer setor da economia estamos nas mãos de 1 , 2 no máximo 3 que ditam as regras, ditam os preços, exploram. É um grande passo para iniciar a quebra do feudalismo no Brasil, no futebol temos potencial para ser tão atrativo quanto a premier league mas tem 2 grandes pilares a quebrar o primeiro é o monopólio da Globo e o segundo tirar o futebol da CBF e os clubes se organizarem em liga.
Caro KL, como sempre você nos apresenta uma visão ampla dos acontecimentos. Me preocupa algumas decisões digamos arrojadas que a diretoria em implementado, volta antecipada aos treinos, pressão para o retorno do campeonato e agora a ação política para conseguir uma espécie de ” carta de alforria” para as transmissões dos jogos. Num momento de incertezas como o que vivemos entendo que prudência e sabedoria são extremamente necessárias em qualquer decisão.
Enfim, o tempo dirá quem tem a razão.
Outro detalhe dessa MP é que permite um time de pode fazer publicidade de emissora de TV, por exemplo o que o Vasco fez na copa João Havelange com logo do SBT na camisa. Com isso o Mengão poderia estampar na camisa o Prime Video, produto da Amazon.
O que o Flamengo perder com 50% dos seus jogos sem ser mandante pode fazer 5 vezes mais quando for o mandante.
Vai melhorar para o Flamengo e vai melhorar muito para os adversários, que, se souberem negociar, irão faturar mais.
A concorrência tende a melhorar os valores para todos. No final, todos ganham. Quem negociar melhor e quem tiver mais audiência para dar, ganha mais…
E tem gente reclamando… respeito, mas….
Srn!
Carlos Junior amigo, quem garante que as demias emissoras irão pagar mais que a Globo ao Flamengo ? Acredita que as demais tenham mais dinheiro que a Globo,acredita que a cobertura da fla tv, possa chegar ao patamar da TV Globo em cobertura? .
Se foi bom para o flamengo só o tempo dirá
Existe vida além da Globo. Estão aí Netflix, Prime, Disney Plus, Youtube, etc, para comprovar.
Acabou a história do pires na mão dos clubes implorando à Dona Globo.
Pires mesmo. Uns maiores e outros menores. Mesmo o Flamengo recebendo muito da Globo, o que recebe é infinitamente menor do que a emissora recebe dos patrocinadores.
Agora que se inicie a guerra entre elas para ver quem melhor remunera a imagem dos clubes.
Se não houver, que se parta para um serviço próprio de transmissão. São muitas possibilidades.
Vejo um futuro ainda mais promissor para o nosso Mengão.
Srn!
Triste. O clube do povo brasileiro, do qual temos ultimamente nos orgulhado tanto nos campos, só vem colecionado vexames em relação a realidade de nosso país!
Esse Landim é tolo? Ou louco? Será que não percebe, nem de longe que só perdemos com essas a titudes?
Nhnca deixarei meu Mengo, mas estou envergonhado!!!
Amigos vale a pena ler.
https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/mauro-cezar-pereira/2020/06/18/na-canetada-de-bolsonaro-fla-se-arrisca-mas-deveria-pensar-no-coletivo.htm
A partir da administração de Rodolfo Landim, infelizmente o viés de crescimento de nossa torcida, a despeito de nosso sucesso nos gramados, tende a decrecer.
Socorro verdadeiros rubro negros!!!
O clube do povo brasileiro tem de estar ao lado do povo!!!
Tudo se encaminhando para seguir o roteiro profetizado por RMP em coluna do mês passado :
Ganhamos hoje, ultrapassamos o Flu na contagem geral de pontos; o STJD, com a sensibilidade de um elefante numa loja se cristais, negou recurso impetrado pelo Flu para adiamento de seu jogo de segunda -feira, uma vez que “não estudou pra prova” segundo o presidente da Ferj.
Alguma dúvida de que o “Rubão 2020” vai parar nos tribunais?
Precisávamos disso com um timaço desses? É ser anti achar errado ter que disputar no tapetão um título líquido e certo de ser conquistado em campo se aguardássemos umas duas semanas, já que a volta absurda aos campos foi autorizada pelo governo municipal de olho na reeleição?
KLEBER irmão e companheiros,
Para começar, só a liberdade de vendermos nossos direitos via redes sociais , HOJE , certamente a plataforma mais valioso de direitos , atualmente obstado por decisão contratual do detentor dos direitos , já seria uma conquista monumentalmente mais rentável .
Só pela FLA TV , o acesso opcional poderia chegar a milhões de aderentes , e isso é reconhecer nossa potência de mercado , ou seja o valor da nossa paixão .
E portanto , não prevaleceria o argumento de individualismo citado pelo MAURO , aí acima , com todo respeito, porque a mesma valorização ocorreria no momento que o mandante adversário negociasse seus direitos , aí então com o potencial do FLAMENGO incluído no seu pacote .
Você sabe quanto você suou para rentabilizar nossa marca quando foi PRESIDENTE e em 2008 quando assumiu o futebol .
O valor pago ao FLAMENGO pela sua imagem ao longo dos últimos 25 anos foi em média irrisório , se comparado com o que recebeu nesse período um Clube médio da Europa, tipo Sevilha , ou Geneva , como exemplo.
Para manter a justa ambição de conquistas , os valores a investir são volumosos , mas 45 milhões de apaixonados , maior um pouco que a população da Espanha, podem gerar recursos suficientes ,se bem negociados os direitos de imagens e ,de novo , com a utilização das redes sociais , tal como fazem nos USA e nas ligas Europeias .
O direito de negociar portanto , é mais do que legítimo e os interessados serão inúmeros , e daí pode-se extrair o melhor .
E , de novo ,imagine-se quanto não se estará valorizando um Clube médio ao vender , LIVREMENTE, seus direitos com o FLAMENGO em jogo ?
Sinto dizer, mas pelo FLAMENGO não vacilo , e por isso não valorizo posicionamento político no caso , trairia minha consciência prioritária pela FLAMENGO , e nem relevo a implicância dos defensores da MÍDIA , nada contra elas ,ELAS QUE DEFENDAM OS INTERESSES DELAS , O QUE ALIÁS SEMPRE O FIZERAM , SEM DÓ NEM PIEDADE , mas o FLAMENGO TEM DE ZELAR PELO SEUS LEGÍTIMOS DIREITOS , tal como fez sua DIRETORIA , de forma positiva em defender essa posição de INDEPENDÊNCIA..
Irmão KLEBER , imagino você tendo de comandar com seu talento e sua experiência, a negociação de 40 jogos para serem vendidos a empresas de MÍDIA e outras de pujantes alcance UNIVERSAL na Internet , tendo 42 milhões no MUNDO ávidos a ver GABIGOL , BH, GERSON, ARRASCAETA , o nosso JJ , O QUANTO você não seria capaz DE OBTER com esse respaldo legal de negociar LIVREMENTE a favor do FLAMENGO ?
Fechem os olhos e quando abrirem pensem que estamos em outro PATAMAR e em outra ÉPOCA .
MENGOOOOOOO
🔴⚫️🔴⚫️
⚽️🦅🇵🇹🇵🇹
🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
🙏🙏💪💪
🏆🏆🏆🏆
❤️🖤❤️🖤
SRN
ABRAÇÃO, AMIGOS
JOCA
Onde assino?
Perfeito. Chega de pires na mão na porta dessa emissora.
SRN!
Posso assinar, também?
Seu post é certeiro caro Kleber…..
Ainda é uma incógnita o que vai acontecer no curto e a longo prazo.
Mas……….. especular, podemos.
Imaginando que o Flamengo tenha um parceiro detentor da tecnologia de streaming, isso vai nos favorecer no futuro.
Se o parceiro alem de streaming tiver o e-commerce junto, dobram as expectativas.
Até que o Flamengo anuncie o seu patrocinador master, fica muito difícil entender se de fato nos favorece, ou nos prejudica.
Por hora, só podemos especular.
O monopólio da Globo ainda não caiu. Mas pode ter sido essa a primeira porta a se abrir. E o monopólio da Globo é muito ruim para todos os clubes.
Kleber !
Se Pudéssemos Voltar no Tempo, e hj Zico ou Junior fosse nosso capitão, EU duvido se jogaríamos ontem no Maracanã, voltar ou não o futebol e outra coisa, porém há meu ver, jogar num estadio que ao lado existe um HOSPITAL DE CAMPANHA, onde seres HUMANOS estão lutando ( jogando ) contra um virus pela vida e desumano, que o jogo fosse na Gavea, São Januario, na esquina, Mais no Maracanã NÃO, que saudades da liderança desses MITOS Zico e Júnior……..
SRN…..
Em 92, Flamengo x Botafogo, caiu parte da arquibancada do Maracanã e muitos torcedores morreram. Pq o Flamengo, que tinha o Júnior como capitão, jogou?
Kleber amigo, acabo de ver o vídeo do jornalista Jorge Nicola, em que o mesmo, levanta várias questões bem complexas e bem complicadas.
Gostaria muito que o assistisse, e postasse aqui o seu entendimento.
Peço o mesmo a todos os amigos do blog.
Abraço ! !
https://www.youtube.com/watch?v=OBpfoeG41KA
Amigos, muita hora nessa calma…
Por favor, vamos deixar de lado agendas políticas e analisar o fato.
No final dos anos 70 / começo dos anos 80, o Flamengo (sempre o Flamengo) foi quem fez a Globo investir no Futebol, pagando aos clubes para transmitir os jogos. Se não me engano, foi o Marcio Braga que “vendeu esse peixe” para o Walter Clark e o Roberto Marinho – e esse modelo está vigente até mais ou menos 2025. São 45 anos. É muito tempo…e muita coisa aconteceu, de lá pra cá.
Durante esse tempo, a Globo se consolidou e monopolizou o futebol brasileiro. As outras emissoras não tiveram a menor chance (no começo a Band ainda tentou, mas durou pouco). Os clubes também ficaram completamente dependentes desse modelo, inclusive (durante a maior parte desse tempo) o próprio Flamengo. O futebol da Globo é o produto de maior audiência e disparado o maior valor de pacote publicitário do mercado brasileiro. Por isso, quem MANDA no futebol brasileiro é a Rede Globo.
Será que isso está certo? Será que não existe um outro caminho? É – no mínimo – algo a se ponderar.
O que aconteceu ontem foi um primeiro passo em uma nova direção. O que muda? Por enquanto não muda tanto, já que (tirando esses jogos mequetrefes do Carioca) todo mundo está sob contrato com a Rede Globo no Campeonato Brasileiro. Mas isso começa a dar um pouco mais de autonomia aos clubes para estes escolherem seus parceiros e as suas negociações no médio prazo.
Particularmente eu acredito que a Globo vai querer manter o seu principal produto e vai precisar sentar pra conversar de uma outra forma com o Flamengo e com os outros clubes, por jurisprudência.
O Landim conseguiu abrir um caminho interessante para o Flamengo e para o futebol brasileiro. Vamos acompanhar a seqüência dos fatos, com calma. Ainda teremos muitos capítulos nessa novela. Só espero que a gente saia dessa situação de “blecaute”, sem conseguir ver jogos do nosso Mengão.
SRN 7
Eu particularmente gosto muito dessa gestão, são articulados, arrojados, colhem os frutos, tenho certeza que estamos no caminho certo.
Quanto ao streaming, caso va pra frente, até pediria uma ajuda do Anderson pra uma conta possível, imaginem uma mensalidade de 39.90 na Fla tv para assistir todos os jogos como mandante, imaginem uma quantidade de 1 milhão de assinantes( acho possível), aproximadamente 40 milhões de reais por mês. Não sei se a conta é Essa, se seria tão simples assim, mas é de se pensar.
Alguém acha que retirando da tv aberta, pois se a Globo sair, ficaremos nas mãos de quem nunca respeitou direitos, como A Band que quando tinha direitos, o Rio era muito mal divulgado em sua programação, o futebol irá render muito? Patrocinadores querem divulgação, querem massificação e não há massificação em Rede tv, em Band ou Record. Além disso passando para a internet, não temos hoje condições de assistir nada, ou ja esqueceram das transmissões via net do ano passado? Gente que joga em meio desgraça alheia, que exibe fotos com um presidente responsavel direto no Brasil por uma “gripezinha” virasse pesadelo para as familias… torcedor há mais de 57 anos, sócio desde 1977, estou enojado dessa gente. Sujam nome do clube em todos os atos, pois insanos são. E como advogado militante, afirmo que contratos existentes terão que ser cumpridos e a propria medida provisoria dificilmente vai passar no congresso nacional, em razão de algo simples: governo queimando-se cada dia mais, ja deixando marcas das promessas mentirosas quanto ao combate à corrupção…e ela existe sendo protagonistas os filhos.
Gustavo oliveira concordo plenamente com você, vamos nos colocar no lugar dos empresários , querendo divulgar um produto ou marca, escolheria rede tb,,band,fla TV, ou rede Globo para aparecer? Claro que a globo.
Kleber, acho que nesse modelo os clubes grandes podem ganhar e só eles. Hoje, no Brasil, dificilmente a Band, Record, SBT farão futebol.
Outra coisa, a Globo paga R$ 120 milhões ao Flamengo pelos 38 jogos do Brasileirão. Como mandante, serão 19 jogos, ou seja, a emissora pode reduzir esse montante pago. Além disso, pensando nos pequenos, acho que a cota mínima na Série A gira em torno de R$ 40 milhões, ou seja, média de R$ 1 milhão por jogo na Série A, mas será que Bragantino x Atlético-GO vale R$ 1 milhão? Fortaleza x Coritiba? E a Série B?
O Flamengo pode vender seus jogos pro Facebook, Youtube, adotando um modelo europeu. Não sei se não seria um tiro no pé ou uma elitização ainda maior do nosso clube.
Sobre o jogo de ontem: queria estar em casa, quinta-feira à noite, depois de 90 dias saindo só o necessário, com o psicológico em frangalhos, sentadão no sofá, vendo o jogo do Flamengo. Mas não! Ganância desnecessária para voltar e golear o forte time do Bangu.
Já disse que sou favorável ao retorno do futebol num cenário de volta de ônibus, shopping, praia, academia, mas jogo pra ninguém é ridículo. Eu adoro ouvir rádio, mas ontem não tive a mínima vontade.
Sem nada a ver com o post, peço autorização -e indulgência pelos meus 67 anos de idade- para postar meus flamengos técnica e emocionalmente prediletos:
Time A: Marcial; Junior, Leandro, Aldair e Paulo Henrique; Andrade e Gérson, canhotinha de ouro; ZICO; Doval, Silva e Dida.
Time B: Cantarele; Murilo, Jaime Valente, Luis Carlos Galber e Rodrigues Neto; Carlinhos e Geraldo; Joel, Henrique, Aírton e Adílio.
Time C: Renato; Toninho, Junior Baiano, Mozer e Jordan; Carpeggini, Tadeu e Paulo César Caju; Renato Gaúcho, Nunes e Arílson.
Time D: Mauro (ou Franz, ou Marco Aurélio ou Valdomiro); Jorginho (ou Jouber), Chiquinho (ou Onça, ou Jaime Almeida), Reyes e Leonardo (ou Tinteiro); Liminha (ou Zé Mario) e Fefeu; Caio, Luis Carlos Cunha (ou Gaúcho), Fábio Baiano e Osvaldo II, o ponte aérea (ou Lico).
Os técnicos que mais entenderam de como armar um time, de como gerir uma equipe, e de como compreender o espírito e alma rubro-negros foram, a meu ver (e dos que acompanhei, desde 1962), pela ordem hierárquica, do mais importante e a seguir: Renganeschi, Carlinhos, Jouber, Newton Canegal, Modesto Bria e Jaime Valente.
Romário, é certo, foi um super craque. Mas não entra nos meus times, pois do Flamengo recebeu muito mais do que deu. Bebeto tembém foi um super craque. Talvez até seja mesmo Flamengo de coração. Mas traiu, indo para o Vasco e não tem, jamais teve o chamado espírito rubro-negro. Tita não foi um super craque; apenas um craque. Mas, tal como Bebeto, traiu e ficou mais identificado com o grêmio de São Januário. Raul foi um ator na vida e no futebol, que nunca levou lá muito a sério. Eu também nunca o levei a sério como goleiro profissional, embora fosse mesmo muito bom.
Luis Carlos Cunha poucas vezes foi titular. Mas jogava sempre no time de aspirantes. Eu chegava mais cedo aos estádios para poder assistir aos matches preliminares. Nunca vi ninguém fazer tantos gols e com tamanha facilidade e naturalidade como ele. Aírton e Fábio Baiano chegaram perto. O Fábio Baiano era polivante. Jogava mais frequentemente no meio de campo ofensivo, mas foi como lateral-direito que chegou à seleção.
SRNs
Era um jogador polivalente e não “polivante” como foi grafado, equivocadamente, naa penúltima linha.
SRNs
Caro Kléber, vejo meus colegas comentarem e observo o quanto o capitalismo selvagem fala tão alto no ser humano de hoje. O Flamengo tem a maior torcida do Brasil, mas a torcida do Flamengo é em todo Brasil. Não vou aqui defender a Globo, isso não me interessa, mas lembremos que através dela, o Brasil inteiro pôde até hoje acompanhar o mais querido. Agora o pessoal fala em redes sociais, ou outra nome pra essas plataformas, esquecendo que a maioria da população possui a muito custo uma antena parabólica pra acompanhar os jogos do Flamengo. Muitos torcedores não tem condições de ter nem um computador, mal tem dinheiro para o seu sustento básico. Vamos ser realistas, o Flamengo que ser Real Madrid, mas ele está no Brasil, não na Espanha. Alguns dizem joguinhos do carioca, mas como torcedor quero assistir até os treinos. Não estar acompanhando o Flamengo pela TV é uma grande falta de respeito da diretoria com seus torcedores. Flamengo não é dessa diretoria e não só dos cariocas, ele é universal e isso inclui aqueles que tem poucos recursos, para acompanhar sua paixão. Agora imaginemos, onde o Flamengo vai passar os seus jogos? Quantos torcedores não terão o direito de ver seu time? (custo pode ser alto). A internet no Brasil tem qualidade? O próprio presidente do clube estava com dificuldades com a internet pra participar do BEM AMIGOS. O Flamengo quer continuar sendo o mais querido ou o mais odiado? Ninguém pode querer tomar decisões sozinho? Coloque os pés na realidade seu Landim!
No time C, Carpeggiani e não “Carpeggini” como saiu erradamente.
SRNs
Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, anunciou que o Banco BRB é o novo patrocinador master do clube.
Aguardemos cenas dos próximos capítulos para entender !
35 milhões + bônus de variáveis.
Contrato de 3 anos, prorrogável por mais 2. Divisão de lucros igualitária entre BRB e Flamengo. 50% para cada. A expectativa do BRB é de abrir 1,5 milhão de contas digitais, emitir 3 milhões de cartões pré-pagos e, movimentar 5 bilhões em transações no 1 ano
Via: Metrópoles.com
Dinheiro público, banco estatal…
Num momento desses, depois dessa semana e dos relacionamentos do Landim, pra quem esperava uma Amazon, não sei nem o que dizer…
Eu também não acho bom o BRB…
Essas projeções de ganhar variável com venda de produtos bancários é muito especulativo. Já vimos que isso não dá em nada. O último patrocinador era também do segmento financeiro e a parceria foi boa enquanto marketing, mas não na parte de negócios. Por mais popular que o BRB seja, acho que é um segmento já explorado e esgotado como patrocínio do Flamengo.
Fora isso, tem essa história de Brasília, de proximidade com o governo (que está em processo de fritura). Parece um patrocínio político e isso não me cheira nada bem…
Todos nós estávamos achando que vinha uma empresa de varejo ou até um player de conteúdo. Seriam opções mais interessantes, mais modernas – e tinham tudo para trazer ganhos para o Flamengo em outras áreas, além obviamente do valor de patrocínio (que é uma receita pequena, perto de outras).
Ahhh…mas o BRB pagou 30% a mais que a Amazon. Esse é o único critério? Quem paga mais leva? Particularmente eu acho que deveríamos ter um pensamento bem diferente disso.
Por fim…essa marca do BRB é horrorosa. Vai enfeiar muito o nosso uniforme.
SRN 7
Foi o q eu te disse amigo. Se não tinha streaming, quem pagar mais leva.
Mas nada impede de negociar o streaming com outra empresa.
Concordo. Streaming é um caminho interessante, mas não precisa significar patrocínio estampando marca em uniforme.
Aliás, eu acho que a gente não deveria ter mais de duas marcas no uniforme. Tenho horror a esse loteamento da camisa.
Abraço!
Mas qdo era a caixa econômica, tbm te incomodava ???
A Caixa patrocinava o futebol brasileiro. Tinham outros 10 ou 12 times.
Mas, respondendo a sua pergunta: não, eu não gostava do patrocínio da Caixa.
Eu acho que um patrocinador master tem que ter um envolvimento maior com a marca. Seja por uma longevidade, seja ao desenvolver projetos em parceria – ou (idealmente) ambos.
Não era o caso da CEF (nem do BS2).
Boa pergunta
#FlaTV
Mensagem do Presidente Rodolfo Landim e do Presidente do Conselho Deliberativo Dr. Antonio Alcides
https://www.youtube.com/watch?v=j3UZ5FH9FOk
Anderson,
A Caixa patrocinava pelo menos uns 12 times da série A, quando o Bolsonaro entrou acabou com o patrocínio público para todos os times, em todas as modalidades esportivas, da Caixa, BB etc
Agora, logo nessa semana, com visitas várias ao “líder da nação” aparece um patrocínio de um banco de Brasília, público!!! Não sei nem o que dizer. Dinheiro nã pode ser tudo, mas pro Landim tá bem claro que é.
https://www.gamesbras.com/loteria/2019/1/25/caixa-no-vai-mais-patrocinar-times-de-futebol-11321.html
O presidente Jair Bolsonaro foi ao Twitter falar sobre os cortes:
“O Ministro da Secretaria de Governo, General Santos Cruz, anunciou o fim do contrato de R$30 milhões/ano com assessoria de imprensa internacional. Além disso, zeramos os custos com propaganda da Caixa e BB neste início de governo e pretendemos encerrar de maneira justa e enxuta! Nos governos anteriores, esses gastos ultrapassavam centenas de milhões. Era mais uma das muitas fontes de ações escusas dos grupos que estavam no poder, cuja boa parte dos membros está presa. Uma irresponsabilidade em detrimento das reais demandas dos brasileiros e do Estado!”
Vc acha que em uma semana se faz um projeto de um patrocínio, mesmo com essa pandemia? Aqui tá tendo mas um viés político que de futebol.
Rogério eu concordo com você em gênero número e grau.
Só queria entender se era um posicionamento seu contra o BRB ou a qualquer entidade estatal.
E a sua resposta deixou claro.
Abçs
https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2020/06/19/flamengo-oferece-direito-de-transmissao-a-record-que-descarta-negocio.htm
– Galinha que acompanha pato morre afogada, o Flamengo foi seguir Bolsonaro, tá aí, nem a Record quer 🤣
Olá meus amigos, não vou inventar história.
Já pararam para pensar que, com o valor da Amazon triplicando (cenário pandemia), o Flamengo pode ter deixado de ser interessante pra eles?
Existe o pré e pós-pandemia, a Amazon desenvolveu sua estratégia de marketing, onde avançar no mercado sul-americano estava na pauta. Não que tenham desistido para sempre, mas momentaneamente talvez.
Tendo em vista que o negócio deles ao contrário de todo o planeta alavancou.
O contrato e a caneta quase estavam na mesa, vem à pandemia, a Amazon esfria, onde o Flamengo (diretoria) tem culpa?
E o que fazer, quando se tem 20% da população do Piais 42 ~ 45 milhões de torcedores?
Ao contrario de todos os outros clubes do Brasil, que vão precisar de muita habilidade para honrar compromissos financeiros, o Flamengo fecha um super contrato máster, tem a camisa mais valiosa do continente, um super time, super técnico e super torcida. E não se iluda, o time deu liga! Tem que aproveitar o momento!
Sem contar, que existe algo muito interessante no futuro próximo quanto ao assunto MP dos direitos de transmissão, não acredito em tiro no pé.
Esse pessoal (diretoria) não vai reinventar a roda, mas são habilidosos, são águias (no bom sentido).
Ao contrario do que todos acham, não existe associação ao governo Federal.
Ninguém é louco, torcida não tem partido, cor, classe social. Existe sim muita habilidade para aproveitar o momento e buscar favorecer o clube e seus interesses. Coisa que em condições normais, jamais aconteceria.
Ou vocês acreditam que algum presidente do passado (últimos 30 anos), teria dado tamanha canetada?
Como venho lendo por aqui, e “acredite”, o blog consegue reunir uns dos melhores conteúdos para nos torcedores. Número, dados, noticia e opiniões. O clube está sim sendo conduzido para algo maior.
VAI TER SIM streaming, varejo, tv independente e etc… Esse é o caminho, e como sempre o Flamengo é quem puxa a fila.
SRN
Você tem toda a razão.
Só que a Amazon não foi descartada. Só não ficará no patrocínio master.
Em qualquer outra torcida estariam comemorando um vultoso patrocínio desse em uma época dessa,porém nossa torcida está reclamando. Como entender isso?
Como entender isso ???(2 )
Mas isso aconteceu desde q essa diretoria assumiu. Críticas qdo não presentaram contratações no dia da posse. Críticas quando acertaram a contratação do Arrascaeta ( queriam o Rodriguinho); criticaram a contratação do Rodrigo Caio (chamando de zagueiro de condomínio); criticaram a demora do acerto com o F. Luís, além do Gerson, que era reserva na Itália. Sem falar no Mister, que muitos colocaram dúvida se daria certo um técnico europeu.
Foram tantas críticas no ano passado. Ganhamos o Brasileiro, a Libertadores e, neste ano, já foram dois títulos e um turno do estadual.
Criticaram uma foto do Landim com o Bolsonaro ( pq não gostam do cara) e de uma tacada só vem a MP e um patrocínio no valor, mínimo, de R$ 35 milhões. Sem falar na volta do futebol, onde muitos aprovam o retorno de outros serviços essenciais, mesmo não tendo a metade do protocolo de segurança que o Flamengo está apresentando.
Certamente esqueci de tantas outras críticas. Acho que estão com saudades dos 6 anos que ficamos sem ganhar títulos de expressão, com excessão de um Copa do Brasil.
E deve vir mais patrocinadores aí. Falam na Amazon nas mangas da camisa.
Vamos em frente, pq o tempo é o senhor para todas as respostas.
SRN!
Verdade carloto
Carloto, amigo. Entendi que o Emanoel tinha escrito que a torcida estava reclamando.
Mas alguns exemplos que você deu foram de críticas de “comentaristas da Fox.
Torcida é torcida, Fox é Fox.
Perfeito michel, faço das suas as minhas palavras.
😊🏆 Abraço Trivilim!
SRN 🔴⚫
Inicialmente, achei temerária a MP e o Flamengo estar superatrelado a ela, inclusive com a confissão do Landim.
Tenho receio de a Globo passar a “investir” contra o Flamengo em questões controversas nossa, como o caso dos nossos meninos e agora da volta do futebol. Mas, ao mesmo tempo, se a Globo faz isso, prejudica a si própria, pois o Flamengo é o melhor produto dela no futebol — tendo contrato nos próximos Brasileiros inclusive.
Hoje, após ler mais informações e tb opiniões, passo a entender que a MP será muito, mas muito boa para o Flamengo já agora no curto prazo (enquanto estiver valendo), para o Flamengo testar no Estadual os seus jogos como mandantes. Pode vender pra Globo, Record, Band… ou não querer vender pra canais abertos, apenas para fechados e, claro, fazer sua transmissão por streaming.
E estaria testando no Estadual esse modelo de transmissão — que obviamente é o futuro da indústria de mídia do futebol, tal como foi com a indústria do cinema. Ter planos de ST com transmissão de jogos do Flamengo como mandante, quem não assinaria a um preço razoável? Seria o fim do PPV da Globo?
Temos um contrato com a Globo pelo Brasileiro pra lá de vantajoso. Então se pudermos vender nossos jogos em Estaduais e outros campeonatos, poderemos receber mais.
Enfim, pro Flamengo, vejo algo ótimo no curto prazo e, com MP aprovada (podendo sofrer modificações) a possibilidade de seguir sendo muito boa.
O mundo da mídia já tinha mudado nos últimos 5 anos, mas os contratos de televisionamento não. E agora o Flamengo está na vanguarda dessa mudança, tal como lá qdo começou a transmissão de futebol.
Thiago Fonseca amigo , o campeonato carioca dessa ano, os direitos são da Globo, portando k flamengo que almejava receber mais que os outros, vai recebe nada absolutamente nada esse ano, sendo que com essa MP, se o mando nas finais for do adversário do Flamengo a Globo pode transmitir sem pagar nada ao Flamengo.
Nesse momento quem mais perdeu fomos nós torcedores que não conseguimos ver os jogos do Flamengo no carioca.
Sobre patrocínio, fico com o Emanoel. É pra comemorar e soltar foguetes.
Acrescentando que ainda temos mais espaços pra ter patrocínio… talvez um espaço pra quem vai transmitir nossos jogos via streaming?
Caro Kléber e amigos!
Difícil se formar um consenso por hora sobre seu post. Seu texto é sempre irretocável, mas, ainda vou ficar com a sensação de que essa diretoria está pensando nos mínimos detalhes em relação a negociação com a Globo e de um futuro desfecho. Acredito que internamente exista um forte desejo de alavancar o Flamengo no mundo e por isso buscar outras emissoras ou outras plataformas é absolutamente compreensível. Em negociação cada um usa as ferramentas do momento. O Flamengo usou uma e certamente a Globo vai usar as delas ou de outras fontes como ajuda.
Particularmente não comemoro a MP por entender que pode ser derrubada, mas, não deixo de aqui reconhecer que com a estrutura de time que temos hoje e da força a nivel regional e nacional, querer algo maior é justo, em especial, quando se tem uma torcida de 40 milhões de fanáticos torcedores, assinantes, consumidores e por ai segue. O Flamengo é marketing puro. Ou se valoriza ou se nivela a times fadados a cumprir tabelas e lutar pela permanência na série A.
O Flamengo sabe que tem o contrato da série A e está em laboratório tentando novos pulos.
Por enquanto vou esperar as cenas do próximo capítulo e continuar crendo que o patamar é outro e que devemos valorizar um pouco mais a marca, camisa, calção e tudo mais que se tem direito. Principalmente as transmissões.
SRN
Um dos perfis do BRB no Twitter tinha ontem, quando anunciado o patrocínio do Flamengo, 2800 seguidores.
Hoje pela manhã, acordou com 31, 8 mil seguidores, e publicou essa pérola.
Aí a torcida se apaixona fácil……….kkkkk
Com o empate em 0 a 0 entre Portuguesa e Boavista, o Flamengo garantiu classificação em primeiro lugar no Grupo A da Taça Rio.
Com isso, será mandante na semi do segundo turno e jogará pelo empate. De acordo com a MP publicada na quinta, terá direito a transmitir a partida. #ODia
Dependendo da data em que será disputada a semifinal, com público de até 23 mil pessoas.
Ação do Banco de Brasília dispara 25% após acordo com o Flamengo.
As ações do Banco de Brasília (BSLI3; BSLI4) dispararam após um acordo de publicidade estratégica com o clube de futebol Flamengo. Os papéis ordinários subiram 16,79%, a R$ 75,11, enquanto os preferenciais decolaram 24,56%, a R$ 55,11.
O banco irá expor as suas marcas e a oferta de soluções bancárias pelo BRB aos torcedores do clube, mostra um comunicado enviado à CVM nesta sexta-feira (19). O BRB já era o patrocinador do time de basquete do Flamengo.
O patrocínio master atual é do Banco BS2.
De acordo com a nota, o banco irá oferecer um pacote de soluções com a oferta conjunta de serviços e produtos bancários, de investimento, de seguridade, meios de pagamento e relacionamento, além de marketplace digital de produtos e serviços, os quais serão ofertados por meio da plataforma de Banco Digital do BRB.
“O BRB ressalva que a parceria firmada passa a ter sua vigência plena tão logo seja aprovada pelo Conselho Deliberativo do Flamengo. Com mais essa parceria, o BRB reforça o seu compromisso de modernização e expansão de sua atuação, se consolidando como um banco ágil, moderno e eficiente, que busca continuamente oferecer uma experiência única e completa aos clientes”, diz o banco.
fonte : Moneytimes.com
—————————————————–
O Patrocínio já se pagou……srsrsr
Concordo com o Kleber,Teria que haver acôrdo com a Globo.No final a torcida ficou sem ver os jogos do Fla pela TV,principalmente agora no isolamento social.18 milhões era pouco dinheiro ? No entanto 80 milhões é uma quantia um pouco abusiva.Como dizem “nem tanto ao mar e nem tanto à terra”…
Lamentável,a postura da mídia esportiva.Críticas e mais críticas ao Fla,em todos os canais.Onde está a tal “liberdade de expressão”? Os jornalistas seguem o que determina as suas editorias e diretorias de emprêsas.Se tornaram “papagaios de repetição “.Não vejo mais,Sporttv,Espn,Fofox,etc. Saudades do rádio esportivo de outras épocas
Comentaram que houve desrespeito às vitimas da Covid-19,internadas no H. de Campanha no Maracanâ e a realização do jôgo com o Bangu.Seria o caso,então,de impedir a circulação dos trens da Supervia,o trânsito de motos,carros e afins,na av.Maracanão,Radial Oeste,bem como o “cooper” de pessoas em volta do estádio.
Novos patrocínios,TV. vamos dar tempo ao tempo. !!
Abs,
Carlos amigo, confesso que não entendi a sua colocação.
Quer dizer que o Flamengo deveria se acertar com a Globo, mera e exclusivamente para seus torcedores não ficarem sem ver jogos, dentro ou fora da pandemia, ainda que esse acordo, fosse entendido pela diretoria, como péssimo!?!?!?
Se eu entendi bem, interessa mais se a torcida vai ver os jogos na tv, ainda que isso não seja bom para o Flamengo, comercialmente falando?
Falando por mim, eu não me importo se vou ver na tv, no rádio, ou em qualquer outra plataforma. A mim, interessa ver o Flamengo forte, ainda que tenhamos que pagar o preço junto com o clube.
Mas essa amigo, é só a minha opinião, e, não quer dizer que a sua não é valida. Só confesso que não entendi bem.
Está vendo aí Anderson? E cada uma da “torcida?”
Mas quem foi que disse que discordar do que eu penso, faz de alguém mais ou menos Flamenguista ???
Respeite a opinião alheia, ainda que você discorde.
Respeito sempre. Em posts meus anteriores tive de ler em posts posteriores que “era melhor ler isso que ser cego…”, que eu era “sem noção da vida”, que estava falando “asneiras”, etc.
Há formas e formas de discordar. Feio que politizaram demais por aqui, mas eu não tenho partido e nem político de estimação.
Parabéns pelo modo cordial com o qual discordou do colega de blog.
Meu partido, minha vida, meu tudo, chama-se Flamengo, e o melhor para o Flamengo é o melhor para mim.
SRN!
Pra mim se essa MP , tiver de parte do Flamengo o intuito de não assinar com a maior rede de TV do país para passar seus jogos Cia streaming na FlaTv é um suicídio. A audiência da Fla TV é de no máximo 1,5 milhão por partida para um público potencial de menos de. 5 milhões. Enquanto na tv globo qualquer jogo do Flamengo da audiência de 20 milhos e público potencial de 200 milhões pois a Globo tá no Brasil todo enquanto a internet de qualidade chega a pouquíssimas pessoas e nas grandes cidades. Será mais atraente para um patrocinador ter sua marca aonde ? E a torcida do Flamengo cresceu tanto também por causa da tv. E se ficar sem tv a torcida do Flamengo em 10 , 20 anos diminuirá consideravelmente no norte, nordeste e centro oste além do interior dos estados onde a internet chega a no máximo 1mb ou 5 MB, essas grande massa de rubro negros ficará sem ver o Flamengo na TV e a nova geração vera jogos dos rivais na tv gerando torcedores de outros times ao invés do nosso. A TV aberta é fundamental para mantermos nosso tamanho . A internet tem que ser apenas um complemento.
Qual TV aberta fundamental?,
Ano passado a Globo passou a maioria dos jogos do Flamengo no premiere, pra forçar a assinatura do público e quando passava na aberta era pra prejudicar a Tuner.
A realidade da volta do Flamengo
https://pedropaulorasgaamidia.com/2020/06/20/flamengo-vasco-o-centrao-do-futebol/
Cuidado Sérgio,
Vão te acusar de Anti, rs…
Essa parte do texto é foda e difícil de negar:
“O Flamengo atuou como o “Centrão” do futebol, vendendo sua alma e colocando em plano secundário uma tragédia que o Brasil não vivia há mais de cem anos, assim como o Vasco. E a recompensa do clube da Gávea veio a jato. Em apenas um dia, Bolsonaro editou uma Medida Provisória que beneficia sobremaneira o Flamengo, estabelecendo mudanças nos direitos de transmissão dos jogos. O Flamengo, aliás, foi um dos grandes lobistas dessa Medida Provisória pela qual, por exemplo, o clube mandante poderá negociar diretamente os seus jogos sem a anuência do visitante. Mas outro presentão ainda foi dado ao Flamengo: um banco estatal do Distrito Federal irá patrociná-lo por três anos. O governo do Distrito Federal certamente sofreu influência de Bolsonaro, seu aliado, para liberar esse patrocínio. Mesmo porque ninguém poderá reclamar, visto que é o Distrito Federal patrocinando um clube do Rio. Se fosse o “governo federal”, seria um protecionismo muito evidente, escancarado. Mas Ibaneis é Bolsonaro e Bolsonaro é Ibaneis. A venda foi mesmo casada, e com grande benefício ao comprador.”
Anderson,a falta de acôrdo prejudicou muito mais o maior patrimônio do FLA.justamente a sua torcida Brasil afora.Os valores do contrato quanto pesam no orçamento ? 1,1,5%2% ,quanto ?
Era o meu pensamento a respeito.
Abraços e obrigado pelo retorno !!!
Carlos, amigo…. por favor não me entenda mal.
Mas estas discutindo algo que não tens conhecimento.
O Flamengo não é um patrocínio……e seja lá qual ele for.
O Flamengo é a soma dessas valências. Não se trata de ser 1% ou 2% do montante arrecadado anualmente. Trata-se de parceira.
E a parceria se não começa com sua torcida, de nada vale tudo isso. Se não entendermos onde o nosso clube pode e deve chegar, logo não adianta o esforço à nada.
Contudo, embora discorde, respeito sua opinião,
Abçs
Graças a Deus temos dirigentes com excelência em gestão . Obrigado BRB. Os anti Bolsonaro e diretoria piram. Chupa essa manga. Matou 2 com um tiro só,patrocínio e GLOBO
O pessoal que defende a Globo deve lembrar que essa emissora prejudicou o Flamengo ano passado, quando começou a valer os contratos do Flamengo, pois além de diminuir os jogos na tv aberta e fazer o Fla ganhar menos dinheiro por exibição de jogos, o grupo Globo exibiu a maioria dos jogos no Premiere pra forçar a assinatura, exibia jogos na aberta pra prejudicar a Tuner. Tanto é que o CAP ganhou mais dinheiro por exibição na tv aberta que o Fla que tem contrato nós três meios de exibição.
*quando começou a valer os contratos da Turner
Perfeito.