Curto e grosso, como no Rádio o pragmatismo era anunciado: Nunca estivemos tão próximos de duas conquistas tão sonhadas. O Campeonato Brasileiro, em tese, é o mais provável. Após esta rodada, estamos distantes dois pontinhos do Santos, empatados com o Palmeiras, e vamos jogar contra os dois, ainda no primeiro turno, no Maracanã.
Em síntese, se o dever de casa for feito, vamos começar o segundo turno liderando o campeonato. Como temos um time melhor do que o do Palmeiras, e muitíssimo superior ao Santos, somando-se o fato de que confiança é quase tudo em futebol, aposto todas as fichas na conquista deste Campeonato Brasileiro. Não esqueci o São Paulo. Ele está em um meio de caminho, entre Palmeiras e Santos e, assim terminará.
Não sou profeta, nem tenho bola de cristal, mas não posso deixar de aqui colocar, com toda clareza, o que sinto.
Na Libertadores, também levo uma fé enorme, embora, pela forma de disputa, a considere mais difícil de conquistar do que o nosso Campeonato Brasileiro.
A quantidade de jogos é algo relativo. Para ser campeão brasileiro o Flamengo terá ainda 23 jogos, enquanto que, para ser campeão da Libertadores, apenas cinco. Por incrível que pareça, por todas as circunstâncias, conquistar o Campeonato Brasileiro é mais provável.
Há dois fatos contrários a nós na disputa pela Libertadores. Faremos, nas duas próximas fases, (quartas e semi) o segundo jogo fora de casa. Claro que isto pesa. Mesmo assim, com a confiança que este time está demonstrando, isto pode ser superado.
Enfim, a hora é de todos fazerem – e bem – o deverzinho de casa. Jogadores unidos, responsáveis e jogando o que sabem. Treinador mantendo a sensibilidade e sabedoria, demonstradas nos últimos jogos.
E que a nossa diretoria, que pensa o Flamengo como ele realmente é, entenda que o momento é de decisão e, nestas horas, NÃO SE MEXE EM NADA. Se Cuellar quer ser negociado, que seja após o último jogo da temporada, levando com ele as faixas de Campeão do Brasil, da América do Sul e…do Mundo!
AMÉM!!!
1 –
@SantosFC
🐋 32
2 –
@Flamengo
🔴⚫ 30
3 –
@Palmeiras
🐷 30
4 –
@Atletico
🐓 27
5 –
@SaoPauloFC
🇾🇪 27
6 –
@Corinthians
⚫⚪ 27
Sabádo foi excelente o Flamengo venceu o Vasco e o Palmeiras empatou com o Grêmio. O Domingo foi ótimo, o Cruzeiro ganhou do Santos. Mas temo que tomar cuidado com a arbitragem hoje ela favoreceu o São Paulo, deixando de dar um penalti a favor do Ceará. É uma vergonha.
Amigo Paulo concordo plenamente com você, que pênalti escândaloso boa foi marcado a favor do Ceará, que vergonha.
Paulo,
Eu ia comentar exatamente sobre isso… Estranho que nas duas últimas partidas do Flamengo o “VAR” tenha caçado 03 (três) pênaltis, enquanto contra o São Paulo fecharam os olhos, por duas vezes, sendo uma delas um pênalti escandaloso!
O Flamengo precisa visitar mais a CBF, pois a paulistada tomou conta daquela porcaria.
Que vergonha esse pênalti contra o São Paulo não marcado, será que o Volpi conseguiu quebrar a clavícula do cara. Se um penalty desse não fosse marcado contra o Flamengo, paralizavam até o campeonato. Que vergonha…
Realmente, excelente rodada pra o Mengão. Só discordo do Kléber qd ele diz que nosso time é muitíssimo superior ao Santos.
Entendo que temos um elenco muitíssimo superior ao Santos, mas o time ainda entendo que o Santos coletivamente está no momento, melhor ajustado. E claro, que o Flamengo está sim encontrando esse ajuste coletivo jogo a jogo, graças a Deus.
E não poderia ser diferente, Jesus tem dois meses de trabalho apenas.
Mas com relação ao título concordo com o Kléber, o Brasileirão é mais viável para nós.
Que assim seja. Amém
SRN
A rodada foi excelente pro Mengão. Rumo ao hepta.
DEUS no comando.
Amém!!!
Kleber, creio que se o Grêmio passar pelo palmeiras nas quarta de final, a semi seria no Maracanã o jogo de volta, correto?
E o VAR hein….como pode não marcar o penalti pro Ceará. Vergonha, vergonha.
SRN
Amigos, um jogo muito bom do Flamengo contra o Vasco, que sirva de estímulo contra o Internacional,mais uma ressalva não pode ir de salto alto, um outro time e um outro campeonato,, tem que ir firme e com cautela, e não tomar gol em casa.
Gostei da postagem…
De novo concordando e muito com o José Agil e demais companheiros de blog. O pênalti escandaloso não marcado hoje a favor do Ceará mostra que nosso caminho será bastante dificultado pelo VAR como já vem sendo.
O impedimento do primeiro gol do Bahia que não deu Ibope nas mesas redondas em função da nossa péssima atuação e o pênalti no Bruno Henrique contra o Grêmio, quando sequer houve revisão do VAR, pouco questionado porque ficou em segundo plano por conta da nossa grande vitória, são exemplos de como o VAR está sendo rigoroso contra nós e complacente com os poderosos paulistas.
Quem aposta dez reais aí que domingo que vem o Ceará vai ter a compensacão deste pênalti de hoje?
Olho vivo diretoria! Melhor botar logo o bloco na rua.
Amigos , no Brasileieo só perdermos para nós mesmos. Ao ver nossos adversários neste finde, chego à conclusão que a gente só perde se realmente bobearmos. Não existe time no Brasil com tantos jogadores decisivos como o nosso.
Já a Liberta é diferente , dois jogos é uma noite infeliz pode significar a eliminação.
Uma correção se a semi for contra o Grêmio a segunda partida é no Maracanã
Agora é lembrar São Judas que quarta ele tem que pedir licença ao Criador e descer. Não vai ser mole. Teste p cardíaco.
Megoooooooooo
Saudações
Caro Octávio, concordo plenamente! O Flamengo não pode bobear, ou acabará tropeçando nas próprias pernas. O time tem que ter foco e entrar em todos os jogos para ganhar. Se for pra tomar gol em todos os jogos, mas marcar 3, 4 (ou mais), que assim seja, mas sempre com o foco em vencer e, se possível, melhorar a parte defensiva. A ofensiva vai indo bem e que a boa fase persista!
Libertadores é sempre teste pra cardíaco, não importa o adversário. Mas vamos fortes e seja o que Ele quiser (desde que nos “empreste” São Judas, ao menos na hora das partidas).
SRNs!
Kléber,
Como sempre , gosto do seu otimismo, acho que a vida é mais leve e colorida com otimismo.
Até porque o pessimismo só prejudica quem ouve e quem fala.
No entanto, dessa vez o otimismo é mais do que justificável, o Flamengo está em notável crescimento em um momento crucial do campeonato Brasileiro e também da libertadores.
Tudo indica que terminaremos o ano comemorando !
SRN!
Sim, temos que ser otimistas. Não em excesso, para não gerar “salto alto”, mas o suficiente para sabermos onde o time pode chegar. Temos um elenco bom e forte, num bom momento e que está cada vez mais entrosado. Nossos principais adversários demonstram fraquezas, por isso, o campeonato brasileiro é um candidato seríssimo a ir parar na nossa Sala de Troféus novamente! E o da Libertadores, espero que possa ir também!
Entretanto, é bom não exagerarmos nos prognósticos. Temos feito bons jogos e conseguido bons resultados, mas isso tudo dependerá não só do nosso desempenho na Libertadores, mas de outros fatores, como novas lesões (que podem, mas espero que não aconteçam), suspensões, entre outros. O campeonato é longo e está perto, mas ainda não chegou na metade… cedo para prever, mas não tão cedo para acreditarmos, apoiarmos e ficarmos de olho no desempenho da equipe e nos fatores extra-campo. Tem muita gente querendo nos prejudicar, isso é certo!
SRNs!
Trocando de assunto…sampagnoli só aguentou o Pará, 36 minutos..
Ele entrou aos 9 minutos do primeiro com a expulsao do.zagueiro santista e saiu no intervalo.
Errou tudo e no.gol do.cruzeiro deu condições ao.fred pra finalizar.
Somente o flamengo para manter tanto tempo, assim como mantem rudinei.
Por esses e outros tantos anos sem titulos.
Por mim, 2019 foco total no brasileiro.
Libertadores sem um sistema defensivo eficiente, fica muito dificil.
Tenho gostado muito da mentalidade do portuga.
Tentar o gol sempre, independente do placar. Em tempos passados, se fizesse 1×0 era um sufuco terivel, pois o time sempre recuava, foi assim com ze ricardo, rueda, barbiere, abel.. agora nao..fez o primeiro,.busca o segundo, terceiro e.assim vai.
Caminho certo.
Alguns empresários merecem o nosso respeito. O do Pará e do Rodinei são ícones! Como é possível emplacar 2 perebas dessa “grandeza” por tantos anos no Flamengo? Impossível não haver laterais melhores!
Por falar nisso, ainda temos alguém querendo o Renê de volta ao time titular no lugar do Filipe Luís? Ou será que o nível não é tão parecido quanto achavam? Como o viceíno invejoso lá falou na TV, o Rafinha é do nível do Pará e do Rodinei, talvez então o Filipe Luís também seja do nível do Renê… sinceramente, não consigo acreditar que tenha gente que ache de verdade que os 2 laterais, apesar das idades, não sejam assim:
Rafinha e Filipe Luís >>> outros laterais da série A >>> outros laterais da série B >>> outros laterais das séries C e D >>> ABISMO >>> Rodinei e Renê
Se alguém acha que servem para compor elenco, basta rever a atuação do Rodinei contra os vices direitinho…
SRNs!
Com toda certeza ninguem fica tanto tempo na europa, titular, em um dos grandes clubes europeus.
Ninguem é titular atoa do atletico de.madrid, com um treinador como simeone por tanto tempo.
Algo muito interessante te que ter.
Marcus e Liliano,
Eu comentei isso outro dia. O Rafinha e Felipe foram titulares de dois grandes clubes, por anos, e titulares dos dois melhores treinadores em atividade, o Guardiola e Simeone, respectivamente.
Eles poderiam estar com 40 anos de idade, que mesmo assim seriam MUITO superiores ao Rodinei, Pará, Renê e Trauco.
Exatamente, Diego, tem gente que não enxerga nada demais nos caras talvez porque eles não sobressaíssem nos times onde atuavam, mas o motivo disso é estarem cercados por outros craques. Quando chegam ao futebol brasileiro, podem jogar com um olho fechado e outro aberto e ainda serão melhores que a imensa maioria. Parece que pensam que o Bayern e o Atlético de Madrid são idiotas de deixar nos elencos jogadores medianos ou fracos. Idem aos que maldizem o Vinícius Jr no Real Madrid, parecendo que o Flamengo conseguiu enganar um dos times mais poderosos do mundo… é mole? Rs.
SRNs!
O São Paulo vai crescer, será o vice. E o Internacional o terceiro!
Companheiros, que jogo foi esse no sábado? Uma ótima partida do Flamengo onde apenas alguns moles foram dados, como no excesso de comemoração pela defesa do primeiro pênalti do Diego Alves, seguido pelo inaceitável gol dos vices e, ainda no primeiro tempo, um vacilo do Filipe Luís ao deixar o Pikachu passar e acertar nosso travessão. Fora isso, só não jogaram bem o Rodinei e o Berrío, reconhecidamente limitados. No mais, provamos a superioridade do elenco em campo. Que seja assim no restante do ano no Brasileiro e na Libertadores!
Quanto ao VAR, é muito, mas muito estranho mesmo que TODAS as consultas contra nós sejam garantidamente confirmadas. Eu até consigo aceitar o toque na mão do Thuler, mas o segundo, fora o fato de ser na nossa defesa, deveria ter sido marcada falta no Arrascaeta e não o contrário! Vi e revi o lance e não consigo achar a falta no jogador do vice. Bom é que eles perderam ambos, então, justo!
No mais, uma tentativa de agressão do Bruno César no Arão que ninguém viu (ah, se fosse o contrário…) e um roubo acintoso no Morumbi a favor do São Paulo. Já pensaram se um lance daquele fosse do Diego Alves e não fosse dado? O mundo depois do jogo estaria perplexo e cairia matando com “Flamengo ganhou roubado”, “CBF ajuda Flamengo” e outros absurdos. Aliás, se a CBF nos ajuda desse jeito, imagina se atrapalhasse… só espero que não resolvam “compensar” o Ceará no próximo jogo, mas temos que ficar de olho. Além disso, seria de bom alvitre que a diretoria fizesse alguma coisa antes que seja tarde demais.
SRNs!
Probleminha pra pensar num futuro próximo.
Rezar para o Sanros ficar pelo meio do caminho…
Muita falta de sensibilidade da CBF marcando nosso último jogo fora do Estado.
Ou ela não conhece o tamanho da Nação… ou só pode ser sacanagem…
Pra fechar com “chave de ouro”, só falta marcar pra Vila Belmiro com torcida única…
Segunda Feira é dia de pingar…………sempre
1 – Média do Gabigol na temporada é excelente msm. Mas qualquer um q leia essa lista para no 81.
São 81 gols em um ano é sacanagem. Zico não era desse mundo
Rodolfo Rodrigues
@rodolfo1975
Mais gols pelo Flamengo numa temporada no século XXI:
36 Hernane (2013)
28 Edílson (2001)
[24] Gabriel (2019)
24 Vágner Love (2012)
23 Vágner Love (2010)
21 Alecsandro (2014)
21 Deivid, Ronaldinho e Thiago Neves (2011)
20 Guerrero (2017)
Recorde do clube:
81 Zico (1979)
2 – Programação do Flamengo até a partida diante do Internacional, na quarta:
Segunda: treino às 16h. Sem coletiva, e a imprensa terá acesso apenas a imagens do aquecimento.
Terça: treino às 10h. A coletiva será às 9h15, e a imprensa não terá acesso a imagens (nem do aquecimento).
3 – Numa tacada só, e por diferentes razões, a ESPN Brasil perdeu Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri, Rafael Oliveira, Leo Bertozzi, Cláudio Arreguy, Mauricio Barros etc.
Golpe duríssimo!
Adorei……….mas ainda precisa renovar mais.
4 – Mais uma boa rodada para o Flamengo: Santos perdeu e Palmeiras empatou. O Rubro-Negro, então, termina a 15ª jornada do Brasileirão na vice-liderança. A tabela está assim:
1º: Santos: 32 pontos
2º: Flamengo: 30 pontos
3º: Palmeiras: 30 pontos
4º: Atlético-MG: 27 pontos
5 – O Maraca é nosso! Restam menos de quatro mil ingressos disponíveis para Flamengo x Internacional
Anderson, o Zico não será alcançado tão cedo. Cada vez mais difícil nos tempos atuais, ainda mais com mais de um goleador no time. Tudo bem, Zico jogou com Nunes, entre outros, mas hoje em dia é complicado. Sem falar que o nível do Galinho era outra coisa…
A ESPN “perdeu” esse povo, mas eles escrevem em jornais e, logo, logo, estarão em outras TVs. Pra dar porrada no Flamengo, sempre acham lugar. Sem falar ainda na Fofox.
A rodada foi indiscutivelmente boa para o Flamengo. Mas o essencial, ao meu ver, serão os confrontos diretos contra os paulistas. Empatamos contra SP e Corínthians fora. Se não chega a ser ótimo, ao menos não foi completamente ruim. Lembrar que jogamos contra o SP com a equipe reserva e gol do Berrío. Mas o mais importante será vencermos o todos em casa. Se de quebra ainda vencermos Santos e/ou Palmeiras fora no fim do campeonato, aí será certamente a cereja do bolo do Hepta!
Sobre o Inter, ao menos no Brasileiro, são costumeiramente nossos fregueses no Maraca. Sequer consigo me lembrar de uma derrota nossa para eles em casa sem recorrer ao Google. Em compensação, lá em baixo, se não somos também costumeiros fregueses, temos alguns empates, mas poucas vitórias. É ver se conseguimos mudar esse quadro na Libertadores e vencer por pelo menos 2×0 em casa e já marcar um gol no começo do jogo lá no sul. Seria o sonho máximo para essa (e outras) fase(s) da Libertadores. Que o Flamengo jogue sempre com raça e seja competente para aproveitar as chances que serão criadas. Com a Nação também chegando junto, como sempre, temos muita força!
SRNs!
Outro dia alguém comentou num post anterior sobre o empréstimo do menino Ronaldo ao Bahia. Ontem fez excelente partida contra o Goiás, mesmo com a equipe jogando com um a menos e mostrou que terá futuro! Mas queria ressaltar outro menino “nosso”: o Jean Lucas. Desde que foi para o Santos, subiu de produção rapidamente e, tão rápido quanto, foi para o Lyon e está se adaptando muito bem, até marcou um gol no primeiro jogo do campeonato local, além de ter sido convocado para a Seleção Olímpica! A meu ver, muito em breve estará na Seleção principal. Vai ser um volante/meia dos bons, podem escrever isso! Uma pena que foi vendido e não emprestado para retornar no ano que vem…
Mas, enfim, quem perdeu Paquetá e Vinícius Jr, pode viver sem Jean Lucas…
SRNs!
Presidente,
nosso primeiro grande teste da era JJ será quarta feira.
Vencemos bem um Grêmio reserva e 2 clássicos com nossos rivais cariocas. Os jogos fora têm sido nosso calo nos últimos anos e jogos contra os grandes mesmo no Maraca.
O Brasileirão é um campeonato que exige muita concentração e isso nos tem faltado nos campeonatos em anos anteriores.
O jogo com o Ceará é importante para nossa campanha no Brasileirão e pode pôr a perder nossa caça ao Santos se não nos sairmos bem.
Semana de muita pressão.
Discordo Marcelo,
Nosso primeiro grande teste com JJ foi na Copa do Brasil.
Neste período o time esta longe, mas muito longe de estar preparado.
É necessário notar a grande mudança do time após este um mês de trabalho, até então estávamos achando caótica a situação na cresça que no fim da temporada ou no ano que vêm as coisas funcionassem.
A boa surpresa é que o time atingiu um grau de evolução bastante satisfatório, mas ainda esta muito longe de estar preparado, principalmente se vc considerar a deficiência na compactação do time, principalmente na defesa, notadamente na parte esquerda.
Enfim, o time esta mudando, esta evoluindo e a cada dia é num novo teste.
Saudações!
E 4a feira hein? Com a provável volta do ER, joga o Cuellar ou joga o Arão como 1o. volante?
Na ida eu jogaria com o Arão.
Em caso de vitória jogaria com Cuellar lá no Sul.
Em caso de derrota no Maraca jogaria com Arão de novo no sul.
A matemática é simples, nosso time não tem DNA defensivo, então é jogar para frente mesmo, sempre que possível.
Saudações!
Eu iria com Everton Ribeiro no Banco.
E tenho quase certeza que o portuga manterá o time contra o Vasco.
“Nó tático de Rogério Ceni em Sampaolli”
Quando lí a matéria pensei logo no nosso 1o. tempo contra o Vasco, onde o Vanderley tinha montado duas linhas defensivas sólidas em um 1 5 4, um muro!
Esse tipo de armação deixa qualquer time sem soluções táticas, tanto é que o jogo foi de fato decidido na individualidade de nossos jogadores.
Nesse contexto a tática pouco pode fazer, a não se que saia alguma jogada ensaiada, ou como vimos, jogadas individuais.
Tá ai uma deficiência que levamos para as quartas e semi finais da Libertadores, ou seja, não sabemos jogar fechados na defesa e podemos ser surpreendidos no contra ataque por times fechados.
Uma coisa me parece certa, JJ tem que abandonar aquela subidas das linhas de marcação na pressão no campo adversário, fizemos uma vez contra o Vasco e quase tomamos o gol.
Em Minas o que se viu foi um nó tático de outra espécie, não defensivo, mas ofensivo. Com a expulsão prematura do zagueiro santista Sampaolli botou Pará em campo, apostando na ofensividade. Só que tomou o troco ofensivo do Ceni, colocando Fred no ataque, bravooOOO!
Saudações!
Flamengo tem elenco em quantidade e qualidade para brigar forte nas duas competições. Ainda voltam agora de lesão o Vitinho, Rodrigo Caio e Lincoln.
Pelo conjunto da obra, eu acho que o Flamengo não passa pelo Inter, mas será campeão brasileiro. Vejo como principal concorrente ao título nacional, o São Paulo.
“Lá vem o muro”
Que ninguém se engane, o esquema de jogo do técnico do Internacional, Odair Hellmann, é o conhecido 4 3 3 no ataque e o temido (para nós) 1 5 4 na defesa, então que ninguém se iluda.
Eu sinceramente não sei como o JJ e seus jogadores não percebem que contra esse esquema defensivo não adianta ficar tocando bolas no meio campo. Ou parte-se para tabelas para chutes de fora, ou infiltrações, ou dribles individuais, é claro que nada disso é fácil e os jogadores sabem disso, o problema é executar.
Sem dúvida teremos um adversário parecido com o Atlético PR, sem dúvida melhor que o Vasco na última rodada, onde no combate defesa ataque os vascaínos tiveram melhor no 1o. tempo.
O time precisa de verticalização, precisa ser mais agudo e se preservar com as linhas de marcação.
Saudações!
Pedro SA
Caso a semi seja flamengo com o grêmio fazemos o segundo jogo em casa.
Se o Grêmio passar pelo Palmeiras e Flamengo pelo inter o segundo jogo da semifinal será no Maracanã.
Caros amigos, temos que ser otimistas sim com esse time tecnicamente bastante superior aos demais que possuímos. Mas, como dizia Luís Mendes, o “Tchê”: cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.
Precisamos solidificar nossas atuações fora de casa. Até o momento só ganhamos duas “fora”, que na verdade foram “dentro” em Brasília. Ninguém até aqui foi campeão ganhando só em casa. Portanto, nesse quesito precisamos melhorar.
Perdoem-me discordar mas não partilho da euforia de alguns companheiros de blog a pelo afastamento dos jornalistas da ESPN. Por incrível que pareça, quem critica com mais contundência nosso time quando atua mal é um Rubro-Negro. Garanto que muitos Rubro-Negros corriam para a TV para assisti-lo quando atuávamos mal ou sofríamos algum vexame.
Os que são bairristas ao extremo, ficaram.
Já experimentaram ver um jogo na Globo aberta com Luis Roberto narrando, Roger Flores comentando com indisfarçável torcida contra, e o maestro Júnior só dizendo ” Ah é, é” ?
E o “Bem Amigos” com Bodão, Muricy e o Caio Ribeiro? A Fox? Bem, melhor nem comentar.
No jogo da volta contra o Emelec, com 10 minutos de jogo, o “sabe de quem” já tinha ligado o secador dizendo que o gol fora de casa era quesito que poderia nos eliminar.
Perto dessa turma aí o pessoal da ESPN que saiu, ideologia à parte, pode até ser chamado de moderado.
Pra cima do Inter, Mengão!
Amigo e o Luis Carlos Júnior narrando o gol do vaaco contra o Flamengo !? Alegria total e tristeza sua do gabigol fez o terceiro?