Inúmeras vezes aqui no blog, quando julgava ter definido opinião sobre algum tema, lá vinha algum argumento nos comentários que me obrigava a repensar o que havia concluído e, até, modificar o pensamento.
Hoje, lendo o comentário do querido Anderson Santos, concluí ser importante rediscutir o tema.
Seguinte: Não só no post, como na maioria dos comentários, nosso treinador “absorveu” a responsabilidade maior pelos dois pontos tão lamentados por todos. Nosso Anderson, utilizando terminologia jornalística – mote -, protestou, argumentando que o fato principal do jogo havia sido as decisões estapafúrdias do árbitro, anulando o gol legítimo de Michael, além de não ter assinalado um pênalti em Vitinho.
Para puxar a discussão, proponho deixar de lado o lance do pênalti, pois é interpretativo e, para ser sincero, não tenho tanta certeza.
Em contrapartida, não há discussão quanto ao erro grosseiro de arbitragem não confirmando o gol que mudaria por completo o panorama do jogo. Claro que, perdendo, a postura do Cuiabá não seria a mesma, o que abriria espaços para uma provável vitória tranquila do Flamengo.
Realmente, este ponto é muito forte, o que conduz o erro de arbitragem para um patamar muito acima do que analisamos ainda no calor do inconformismo pelos dois pontinhos preciosos que foram para o vinagre.
Portanto, de minha parte, reconsidero. O erro de arbitragem foi superior a tudo do que vimos de equívocos do nosso treinador e de alguns jogadores.
O problema é que, quem tem o sonho de ser campeão de tudo tem a obrigação de reduzir a zero ou, próximo disso, as decisões equivocadas.
Deveríamos ter começado o jogo com Gustavo Henrique no lugar de Bruno Viana, isto sem falar nas alterações incorretas. No fundo, reduzir os equívocos é como fazer um seguro para as surpresas ruins, como a anulação de um gol legítimo.
Em síntese, concordo. O erro absurdo de arbitragem deveria ter sido, pelo menos de minha parte, o mote do jogo, pois nada foi tão importante.
O título do post deveria ter sido: “Erro grosseiro de arbitragem prejudicou o sonho do tri-inédito”. O subtítulo: “Domingo de pouca inspiração rubro-negra. Dentro e fora do campo…”
Que estejamos inspirados para esta quarta-feira. Não se pode dar sopa para o azar…
Queridos Kleber e Anderson, o erro da no.gol legítimo anulado não exime de responsabilidade o nosso treinador, incapaz de arrumar soluções para sair da armadilha do Cuiabá.
Simples assim.
Gustavo Henrique de atacante? Pelo amor dos deuses de Angra do nosso Egon.
Que as lições de ontem sejam aprendidas. Ou alguém duvida que o luso palmeirense vai fazer igual.
Saudações
Exatamente colega Octávio, vc escreveu exatamente o que eu iria postar. kkkkk
Obs : é bom abrirmos os olhos para o dia 27/11, o time de um modo geral é mal treinado( na minha opinião )
SRN
Exatamente, Octavio.
SRNs
Octavio querido, se o resultado do jogo de ontem fosse 2 x 0
Um gol de Michael e outro de Vitinho de pênalti, sua opinião seria a de que Renato errou o jogo todo , ou que o Cuiabá soube ao menos se fechar durante toda a partida.
Renato ontem não estava em noite brilhante, isso é fato! Mas o mote é o erro de arbitragem.
Abração querido!
Meu querido irmão Octavio…
Não mais que de repente, nosso querido Michael saiu do casulo e se tornou uma belíssima Borboleta Monarca.
Seria essa a ordem natural da vida, caso nosso pontinha fosse isso tudo
Ninguém recebeu mais bolas que ele durante o jogo. Ninguém jogou mais bolas no lixo que ele…
É público e notório que qualquer chute do ligeirinho pode cair em qualquer lugar.
Ele não da a menor bola pra isso…
Tivemos as melhores chances nos seus pés. Curiosamente, o que ele acertou nos roubaram…
Típico jogo para resolver de fora da área.
Nossa soberba em toquinhos e mais toquinhos dentro da área, mais uma vez nos privou de jogadas mais práticas e objetivas.
Raramente fazemos gols chutando de fora.
Nosso treineiro deveria atentar pra esse fundamento.
Temos muitos “Cuiabás” nesse Brasileiro…
Um ponto contra nós é quase uma conquista.
Caro Kleber e amigos!
O tal da obrigação de ganhar é outro peso muito grande no jogo. O Juiz errou e talvez se os dois lances fosse do lado de lá seria gol e pênalti. É o futebol que comandado por Deuses vai nos dando alguns desprazeres.
Se o jogo do Flamengo fosse antes do jogo do Galo talvez o resultado fosse outro. Tudo se pode imaginar quando o resultado não vêm, daí a questão do Gustavo Henrique que também não seria ele, seria o RC.
É o tal do futebol jogado contra o Flamengo. Até o Paulão jogou para ser convocado.
Lamentei e lamento. Na quarta-feira é outra partida e outro time.
Não quer dizer que o Flamengo ou o Galo irão ganhar todas. O que infelizmente se conclui é que na hora H não estamos aproveitando as chances.
Sou fã do Renato e ele faz um belo trabalho. Ontem muita gente não esteve bem. Mas, será que o Renato não nasceu para ganhar um campeonato brasileiro?
Essa é minha dúvida.
CB e Libertadores ele já ganhou.
Vamos aguardar. Às vezes a sorte do Renato é outra. Ou será lana frente. Esse ano não está fácil.
Nunca mais esse Cuiabá consegue se fechar assim em outros jogos.
SRN
Verdade Octávio, isso foi dose pra mamute. Deve ter se inspirado no cuca colocando réver de atacante.
De acordo com os devaneios do Renato, próximo jogo ele coloca o Michael na zaga pra acelerar a saída de bola.
Discordo frontalmente. Um gol anulado (bem ou mal, há muitas controvérsias), no início do jogo, não pode NUNCA determinar o resultado de um jogo, quando estão frente a frente Flamengo e Cuiabá.
O time é mal treinado e quando pega um time pé de rato (Pepê comanda o meio deles) na retranca,
não sabe o que fazer, pra escapar dela.
Abramos o olho na Libertadores, porque o Palmeiras vai jogar do mesmo jeito e do meio pra frente, eles têm jogadores muito superiores aos do Cuiabá.
Resultado totalmente na conta do “treinador” e dos jogadores.
SRN
Flamengo perdeu 2 pontos pela incompetência: do técnico e da arbitragem. Mais de 40 cruzamentos aleatórios na área do Cuiabá (treinaram isso?) + Gustavo Henrique de atacante são “dose pra Mamute”! Vivemos de lampejos de nossos jogadores, moldados por JJ. Para 2022, mereceríamos um técnico condizente com o faturamento de 1 bilhão.
Time não conseguiu furar uma retranca, de uma potência cuja defesa é comandada
pelo possante Paulão e o meio pelo craque Pepê. Simples assim.
O resto é Blá Blá Blá.
SRN
Acho que para este ano não havia mesmo outra solução. Mas está ficando evidente que Renight não está à altura do Flamengo e nem de sua imensa torcida. Só Jesus na causa. SRN.
Por gentileza, algum companheiro mais bem informado poderia esclarecer quais foram os argumentos utilizados por Renato por haver preferido começar a partida com o bruno viana em vez do Gustavo Henrique como nosso zagueiro central, dado que ele é o reserva imediato do Rodrigo Cio e que o bruno viana já já vai ser devolvido?
Grato.
SRNs
Rodrigo Caio e não cio
Interessante e pertinente esse twitte do @Flapravaler:
“Um viés de uma das lições de Jorge Jesus: tira-se sempre o máximo do elenco para que o time se regule pelo que pode, e não pelo que a competição ou o calendário pede. Nunca se joga abaixo do que se pode. Nunca se joga como contra o Grêmio ou como hoje. Nunca”.
“Ficar na beira do campo dando esporro quando o time tá ganhando de 4×0 não é estilo. É treino para que se jogue sempre o máximo. É assim que se aumenta o limite. Sim, sou viúva do JJ, e se você não é, vá ao médico”.
Realmente, o time SEMPRE deve jogar dando o máximo e SEMPRE se deve tirar o máximo dos jogadores. O jogo é o jogo que se joga naquele dia e naquela hora e não o jogo que ainda irá ser jogado em outro dia.
De fato, foi um dos bons ensinamentos deixados pelo JJ e que não vem sendo seguido pelo Renato e pelo plantel.
SRNs
Bem interessante mesmo. Que saudade do Jorge Jesus! Muita sorte ao Renato! Nós vamos precisar.
Kleber meu caro, fostes perfeito.
Renato como todo técnico tupiniquim, já merece críticas, isso é fato! São uase todos muito retrógrados, idéias ultrapassadas de jogo, tática, técnica, etc etc etc etc
Mas dois erros capitais, e que sim , mudaram o resultado da partida , a meu ver, não pode ser o ” mote” em questão.
Caso contrário, se o Flamengo tivesse ganho de 2×0, com um gol de Michael e outro de Vitinho de pênalti, estaríamos todos, inclusive TODOS , comemorando o encurtamento da distância para o Galo.
Claro, não há acontecimento que fosse mais importante que isso!
Tudo isso, concordando com as inúmeras críticas que os amigos do blog fizeram, pois são quase todas justificadas, mas não mais importante que dois ERROS BIZARROS na arbitragem .
Já dizia o sábio:
O Campeonato só acaba quando termina!
Não dá para comparar se quer, o que o Mister JJ viveu conosco com a realidade que o Renato nos permite até aqui.
JJ teve suas principais peças chegando da Europa vindo de férias.
Rafinha, Mari, Filipe Luiz, Gérson
Com esse quarteto voando, depois de uma pré temporada de 20 dias, por conta da seleção, faz muita diferença.
Aliado a isso, tínhamos só 2 competições
Os mais xiitas vão dizer que isso é nada, mas no caso dessas duas semanas, onde estamos discutindo partidas de 3 em 3 dias, teríamos 3 semanas cheias para treinar e descansar.
JJ teve esse problema sim, mas por uma fração de tempo muito menor do que estamos vivendo no dia de hoje, justamente por estarmos vivos em 3 competições.
Então, para criticar, há sim que entendermos todos, que contexto estamos vivendo hoje e este, é MUIIIIIIIIIIIITO diferente de 2019……….. Graças a Deus ! Pois ainda estamos vivos nas 3 competições!
Obrigado pela moral, és sempre comigo, muito generoso!
Abração!
Kleber meu doce
Vc ta me devendo ainda, uma live , com um fisiologista ou um estudioso dessa área, para debatermos essa questão !
Não deixa essa ideia morrer, por favor!
Tenho muitas dúvidas sobre o assunto!
Caro Kleber e companheiros de Blog,
Ainda estão discutindo e remoendo esses possíveis erros de arbitragem?!?!?!?
Me desculpem, mas o jogo foi contra quem???
Ahhhh, contra o “poderoso” Cuiabá, agora sim, entendi, contra essa “seleção” qualquer erro de arbitragem pode ser um diferencial. rsrsrsrs
Só rindo mesmo, time que diz querer ser campeão e não consegue fazer um único gol no, repito, “poderoso” Cuiabá, só pode ser brincadeira e de muito mal gosto!
SRN
Flamengo foi roubado, mais não podemos berte pontos pra esses times.
2 pontos contra o Cuiabá
2 pontos contra o Bragantino,
2 pontos contra o América mg
2 pontos contra o Ceará.
Só ai daria 8 pontos, muitos pontos bons perdidos
Anderson, amigo,
A ideia de um debate mais profundo com um craque em fisiologia e, talvez, também, com um preparador físico de respeito, é mais do que pertinente. Vou pesquisar…
Forte abraço e, obrigado por enriquecer as nossas cabeças.E, por falar em enriquecer as nossas cabeças, cadê o Rei de Angra? Por onde anda o nosso genial Egon?
Abração!
Se vc achar a Maria, vc acha o Egon !
Kkkkkkkkkk Fato Amoreco…
Bj no coração…
Eu aviseiiiiiiii
kkkkkkkkkkkk
Amado Guru!
Nao sei se abusei do Red ou Thiago Maia ta aquela Coca 3 litros mesmo…
Bicho tá quadrado, meu chefinho…
Da defesa pro ataque quase chega no ano novo.
Com Andreas menos e Maia fofinho, mais uma vez jogamos dois pontos no lxo..
Pra esquecer…
De fato Thiago Maia destoou e não vem apresentando o mesmo futebol de antes de sua lesão. Compreensível
Outro ponto a ser levantado, é sobre Andreas. Ao final do jogo contra o Juventude, já na entrevista coletiva, Renato falou que Andreas vem sentindo cansaço muscular, perna e coxas pesadas e claro, imaginei que no jogo contra o Cuiabá, o jogador renderia menos. E rendeu menos.
Se eu não me engano, Filipe Luiz levou o terceiro amarelo e não joga contra o Fluminense.
Para sábado, será mais um jogo de xadrez para montar a escalação do time!
Já o jogo de amanhã, veremos o que Renato arruma!
Caro amigos, o erro do árbitro foi notório, mas tivemos mais 75 minutos de jogo e sinceramente eu não lembro do bom goleiro deles ter feito alguma defesa difícil. Entramos com 3 volantes, onde ao meu deveríamos ter entrado com Vitinho e Andreas de 2o volante onde ele rende bem, ou seja, Matamos o jogo do garoto. Já vimos este filme contra outros pequenos. Infelizmente é o que temos para o momento, vamos torcer e esperar que o individual resolva, pois não dá para esperar muita coisa. O treinador dos porcos vai fazer o mesmo jogo, a diferença é que eles o contra ataque. Acreditando até o final. Saudações rubro negras.
Mesmo com a conquista do Brasileirão de 2020, toda a nossa torcida já sabia que o Ceni não servia para o Flamengo, diante das inúmeras lambanças injustificáveis do Pardal. Renight já começou a colecionar as suas próprias lambanças…
Por favor, qual foi a explicação dada pelo Renato por ter escolhido bruno viana para começar como titular e não Gustavo Henrique?
SRNs
Jorge Jesus: “tira-se sempre o máximo do elenco para que o time se regule pelo que pode, e não pelo que a competição ou o calendário pede. Nunca se joga abaixo do que se pode”.
Devido nossa diretoria ter abraçado algumas questões polêmicas e antipáticas,
há uma pré disposição contra o Flamengo em tudo que é lance interpretativo, tabelas, convocações, etc.
Este ano vai ser muito difícil ultrapassar todos esses obstáculos.
São Judas Tadeu rogai por nós.
Saudações RN
Meu caro Grillo…
Eu jurava que Cuca era o protótipo do chorão.
Rodrigo Caetano está se superando…
Eita babaca mandado…
Verdade, Carlos.
SRNs
Egon
Também acho.
O Flamengo não vem apresentando bom futebol. Mas jogando sabado, quarta e domingo quem consegue jogar bem? Além disso é bem nitido a falta que fazem Bruno Henrique e Arrascaeta. O erro não está no Flamengo agora e sim no Flamengo anterior ao Renato. Sobre erros de arbitragens está banalizado. Todos os jogos c erros a favor e contra. Seremos campeões da copa do Brasil e da libertadores. Sou apaixonado pelo campeonato brasileiro, mas está muito dificil.
Grandes amigos,
Os erros de arbitragem ocorreram e ainda vão ocorrer outros contra o nosso Flamengo nesse Brasileirão tenham certeza, mas o FLA que busca um tricampeonato inédito, que apenas um clube o tem, não pode independente dos erros, ser incapaz de fazer UM gol no poderoso Cuiabá… Era jogo pra ter resolvido em 30 minutos de sufoco e imponência de quem manda aqui… Grêmio, Inter e América são 10 pontos perdidos que nos dariam hoje a liderança, com dois jogos a menos e o confronto direto.
O Renato técnico não tem nada semelhante ao Renato jogador, que era destemido, era da noite carioca, não faltava treino, corria o jogo todo, decidia mtas vezes, jogava duas vezes por semana e não reclamava.Hoje o Renato técnico quer vender a idéia absurda que um jogador profissional não pode fazer dois jogos por semana, pq o sol é mto forte, o vento atrapalha, o gramado é mto verde, etc… É justificativa demais pra comandar a maior marca esportiva da América Latina,não tem o perfil adequado, mas vamos torcer até o fim pra ganhar tudo, em Janeiro que já exista o nome certo pra tocar pra frente.
Todos os clubes sonham em disputar as três competições com chances de ganhar, nós construimos essa condição, precisa entrar com a gana, comer grama em todos os jogos, querer fazer história sempre, sem desculpas e justificativas…
SRN
Outro erro crasso do Renato foi entrar com 2 volantes. Pra que thiago maia titular? até minha vozinha sabia que o Cuiabá ia ficar fechado atrás.
Por mais que a gente conheça bem o Vitinho, em uma bola ele podia deixar alguém na cara do gol e só entrou aos 30 do segundo tempo.
O Flamengo se deparou com uma demanda colossal no lançamento da comercialização do Fan Tokens $MENGO, iniciado às 10h desta terça, cujo custo individual foi de 2 dólares (R$ 11,02).
De acordo com a empresa “Socios.com”, local virtual das vendas, 1.5 milhão de fan tokens foram vendidos, e o clube comemorou o esgotamento em tempo recorde no mundo: 12 minutos
A matemática é simples:
Entraram nos cofres 3 milhões de dólares, que serão descontados das devidas comissões
Algo perto de 16,6 milhões de reais !
Arbitragem errou ? Sim !
O time estava muito desfalcado ? Sim! , porem nada justifica falta de empenho e vontade de ganhar de atletas e treinador….