Sem dinheiro ja.tivemos;
Leandro e Junior
Jorginho e leonardo
Ze maria e Athirson
E rescentemente
Leo Moura e.Juan
Aguentar:
Pará a.5 anos – 200 jogos
Rudinei a 4 anos e capitao do.time
Klebinho ainda nao pode ser analisado.
E ainda ter
Rene e trauco
Isso tudo com.dinheiro.
Só consigo chegar a conclusao: os.craques hoje nao estao em.campo, mas sim os empresarios que.conseguem contratos fenomenais para esses jogadores.
Sinceramente : Maurinho era menos ruim que o Para e Rudinei.
Nao temos a anos laterais e temos 100 milhoes no banco.
Os caras sao muito bons mesmo.
Liliano, você tem razão.
Os empresários são muito eficientes ao colocarem essas malas no Flamengo e ainda conseguirem renovar contratos como o do Rodinei, que nada apresentou em três anos.
Nosso lado direito é tão ruim que esquecemos até de criticar o fraco e esforçado Renê, anos luz atrás desses laterais citados.
E ainda ouço dizer que Abel está preservando o Arrascaeta para depois da Copa América pois vai fazer muitos jogos enquanto Arão e Diego vai ficar só treinando.
Até lá o ano poderá estar perdido e continuaremos a ver Diego dando suas voltinhas, passes para os lados e atrasando nossos contra-cheques com dois, três, quatro toques na bola até tomar um cacete e ralar a bunda no chão. Tá difícil…
Leandro (peixe frito) foi, sem dúvidas, o melhor lateral direito que vi jogar. Pará? Nem para armarrar as chuteiras dele. Rodinei? Nem pra ajudar no aquecimento. Klebinho? Fui……
SRN.
Estou preocupado com os laterais do nosso time, não tem como ficar com Pará e Rodinei mais. E o Rafinha vem ou não vem ? E o fla vai investir em um zagueira ?!
O sonho possível Rubro Negra, possível, viável e rentável.
Há na construção de um estádio o levantamento prévio de todos os riscos eminentes desse majestoso processo. Pensar em algo tão grandioso com achismos, demandará em fracasso certo.
Mas hoje temos dados suficientes para compor um estudo de caso baseado no que já ocorre em terras tupiniquins. Seja em São Paulo, Minas Gerais, no sul do país ou mesmo no Nordeste já há casos que possam servir de bons exemplos.
Mas em se tratando de Rio de Janeiro, e tratando aqui nesse blog como ainda uma utópica possível compra do Maracanã, temos cacife sim para começarmos um estudo de caso, e avaliar que podemos ao menos, conjecturar tal façanha.
VAMOS AOS FATOS.
1 – Terreno.
A mais nova menina dos olhos do Flamengo, se encontra na barra da Tijuca. Trata-se do terreno ao lado do Shopping Via Parque e que por anos foi o terreno da “famosa pista de Kart” nesse bairro.
Numa pesquisa rápida, fico sabendo que o terreno em questão está avaliado em 356 milhões de reais.
Terreno de 266Mil/2 e que levarmos em consideração o valor total do estádio para 80 mil pessoas, (mais ou menos a mesma capacidade do Maracanã – e só como exemplo) orçado em podemos chegar à conclusão que:
Montar um estádio para 50 mil pessoas, custa algo perto de 600 Milhões. Para 60 mil pessoas, algo perto de 700 milhões. Para 70 mil pessoas, 800 milhões de Reais. 80 mil pessoas, 900 milhões de reais.
Bem verdade que se o Flamengo investe num terreno de 266 mil metros quadrados, vai priorizar e muito o quesito estacionamento, que no Maracanã, hoje é sucateado e inoperante no que se diz respeito a demanda de um jogo lotado do Flamengo.
Em contra partida há outros equipamentos como Maracanãzinho e o Célio de Barros.
2 – Preço.
O custo de 1,2 Bilhão foi por mim atrelado mediante a informação do Governador do Estado que afirmou que o prejuízo causado desde a 2010 soma esse volume.
Contudo, ainda que outros amigos do blog ou mesmo o mercado possam achar que o complexo do Maracanã possa custar mais caro que esse valor, estou considerando esse o valor de compra.
3 – Viabilidade.
O primeiro bom exemplo a ser copiado pode ser o do Atlético Mineiro, que anunciou vender 10 mil cadeiras cativas ao preço de 25 mil reais. Esse montante de 250 milhões de reais, que vão entrar nos cofres do clube até a data de estreia, representa quase 61% do custo total da obra.
Arena MRV – Texto de apresentação.
Há muito tempo estamos ouvindo falar sobre o estádio do Clube Atlético Mineiro. Agora, a Arena MRV se tornará uma realidade! A previsão é que as obras se iniciem em 2018, com o término previsto para o final de 2020.
No planejamento, o estádio será semelhante a um caldeirão, com 8m de distância das cadeiras ao campo. A arena também contará com um estacionamento de 2,6 mil vagas, 46 bares e 36 camarotes. Haverá também um espaço VIP com capacidade para 3,6 mil torcedores.
CAPACIDADE: 47.000 mil
CUSTO TOTAL DA OBRA: R$ 410 milhões
ÁREA DO TERRENO: 192 mil metros quadrados
VAGAS DE ESTACIONAMENTO: 2.600
BARES: 46
CAMAROTES: 36
ESPAÇO VIP: 3.600 lugares
ÁREA DE ESPLANADA: 46 mil metros quadrados
Faço aqui um alerta muito importante:
O Complexo do Maracanã com todos os seus equipamentos “secundários” como Célio de Barros, Maracanãzinho, a escola, e o parque aquático Júlio Delamare, tem ao todo, 196 mil metros quadrados. Portanto, é uma decisão administrativa e ou financeira optar por um estádio de menor capacidade.
Podemos chegar a conclusão que Arena MRV custa algo perto de 8.273,40 por torcedor(capacidade)
Um terreno na Barra da Tijuca, invariavelmente vale mais que um terreno em Belo Horizonte.
Então vamos considerar, 10 mil reais por torcedor, para um estádio para 78 mil pessoas.
Esse suposto estádio custaria 780 milhões de reais e não teríamos os demais equipamentos.
Continua sendo viável construir um estádio, mas há que se considerar o tempo de execução.
Já no Maracanã não há o tempo de execução de obra, e o dinheiro que entra nos cofres do clube através de bilheteria, para amortizar o custo.
4 – Rentabilidade.
4.1 – Name Rights
Ambos os estádios (próprio ou a compra do maracanã, começam a sua estrada com a venda do Name rights) O mercado hoje dita uma margem de 300 milhões de reais por 15 anos. Significa dizer que são 20 milhões anos ou 1,6 milhão por mês.
4.2 – Cadeiras Cativas.
Num estádio para 80 mil pessoas, pode-se vender 20 mil cadeiras cativas, e no caso específico do Flamengo, já há uma precificação estipulada desde de dezembro de 2018, com o custo de 35 mil reais cada soma-se 700 milhões de reais.
5 – Recursos próprios
O Flamengo tem recursos próprios provenientes do Morro da Viúva no valor de 180 milhões de reais.
5.1 – Sócio Torcedor.
O sócio torcedor hoje conta com 100.895 torcedores com uma média líquida de 33,00 reais por mês, o que significa exatos R$ 39.954.420,00 BRUTOS.
HÁ QUE SE CONSIDERAR NO MÍNIMO A DOBRA DO SÓCIO TORCEDOR, VISTO O QUE ACONTECEU RECENTEMENTE COM O PALMEIRAS. (145% DE AUMENTO NO PROGRAMA SÓCIO TORCEDOR, COM ESTÁDIO PRONTO)
CONCLUSÃO.
700 milhões de cadeira cativa
300 milhões de name rights
180 milhões morro da viúva
80 milhões de sócio torcedor.
Total – 1,26 Bilhão ( rendas suficientes só para comprar)
Mas com a aquisição do Maracanã, há ainda rendas como aluguel do estádio, ginásio, estacionamento, bares, restaurante, eventos, venda de produtos licenciados, placas publicitárias, camarotes, o que faz o negócio totalmente viável.
É possível comprar o Maracanã sem tirar um único real do bolso, o que também se aplica na compra e execução de um estádio próprio.
Há ainda que se levar em conta o custo operacional do jogo,( que pode baixar muito quando se exclui um intermediário como a ODB ) ou o lucro líquido real ( aumentando a receita)
Com um estudo criterioso na gestão de processos desse negócio, é possível traçar uma linha tênue mostrando até onde o Flamengo pode ir em relação ao preço final do estádio.
Podemos chegar ou preço de 2 bilhões? Só um estudo aprofundado dirá, mas creio a priore, que sim.
Bem!
Sem dúvida alguma Leandro foi o lateral mais habilidoso que tivemos.
Malabarista!
Acontece que Andrade tinha muito a ver com seu sucesso. Assim como pelo lado do Júnior.
Ambos se mandavam e o trabalho sujo era feito pelo Tromba.
Quando falo em lateral, falo em ala também.
Toninho Baiano talvez não tivesse 1/3 da habilidade do Leandro. Por outro lado, era ótimo marcador e um baita ala ala.
Portanto, foram os melhores laterais que vi pelo Flamengo.
Léo Moura ocupa a 3ª colocação.
Kkkkkkkkkk
Amigo Liliano! Essas duas barangas nem do Maurinho ganham…
Sou da época do Murilo que era um lateral “comportado”, assim como Paulo Henrique pelo outro lado.
Pará e Rodilindo são ruins de dar dó….
Digo mais! Se Klebinho crescer um palmo é melhor que os dois juntos.
Além de lateral, brinca como 2° volante.
Anderson, amigo,
Obrigado! E, em nome de todos aqui do blog. A sua contribuição, com talento e pitadas generosas de polêmica, abrem uma linda cortina de esperança para nós rubro-negros.
Egon, irmão,
Quanto ao Leandro, concordamos plenamente. Foi o nosso mais genial lateral direito.
Tenho dúvidas quanto ao segundo colocado. Toninho era força. E que força…
Léo Moura, talento.
Para mim, Léo Moura o segundo e Toninho, o terceiro.
Abração aos dois queridos companheiros.
Grande Guru!
Tanto Léo quanto Leandro, foram dois laterais geniais com a bola nos pés.
Toninho era mais completo como LATERAL. Tanto marcando como atacando.
Famosa vaca premiada! Pique alucinante aos 48 do 2° tempo.
Foram os 3 melhores que vi no nosso Flamengo.
Empate técnico no 2° lugar… Kkkkkkk
Bjs
Leandro foi, sem dúvida, o melhor. Mas também levava baile. Pergunta pra ele (Leandro), se ele se lembra do João Paulo, do Santos, na final do Brasileiro. Ele bateu muito no JP, que saiu com tornozelo sangrando. Me lembro bem pq estava na geral naquele jogo (como em todos). Depois esse pontinha foi até contratado pelo Flamengo, ele era baixinho mas corria muito, driblava bem e chutava com força.
Deveríamos começar aqui no blog uma campanha. Anderson pra direção de planejamento e Carlão ( Egon) pra direção de futebol.
Com nosso Kleber presidente, não tinha nem pro Barcelona!!!
Caro Kleber e Amigos,
Vendo este vídeo me deu uma saudade danada. Como éramos bem servidos nas duas laterais, na zaga, meio de campo e ataque. Leandro jogava muito e nos enchia de prazer. E os outros jogadores do nosso time, também. Que ironia, chamar de outros um Zico, Adílio, Andrade, Tita, Mozer, Junior, Aldair, Renato Gaúcho, Nunes, Julio César ( Uri Geler ), Renato ( Goleiro ) , Fillol, Zé Carlos ( Goleiro ), Raul, Marco Aurélio, Doval, Silva, Reyes, Rodrigues Neto e mais que no momento não estou me recordando.
Abraços a todos.
Nossa Kleber esse vídeo do Leandro sensacional, que jogador era esse Leandro , e lembrar que na nossa lateral direita temos Pará de titular! É pra parar mesmo.
Sem dinheiro ja.tivemos;
Leandro e Junior
Jorginho e leonardo
Ze maria e Athirson
E rescentemente
Leo Moura e.Juan
Aguentar:
Pará a.5 anos – 200 jogos
Rudinei a 4 anos e capitao do.time
Klebinho ainda nao pode ser analisado.
E ainda ter
Rene e trauco
Isso tudo com.dinheiro.
Só consigo chegar a conclusao: os.craques hoje nao estao em.campo, mas sim os empresarios que.conseguem contratos fenomenais para esses jogadores.
Sinceramente : Maurinho era menos ruim que o Para e Rudinei.
Nao temos a anos laterais e temos 100 milhoes no banco.
Os caras sao muito bons mesmo.
E tem quem diga que Cafu foi o melhor L.D. da Seleção… ai ai ai meu Deus do Céu!
Não é atoa que meu filho se chama Leandro!!!!
SRN
Liliano, você tem razão.
Os empresários são muito eficientes ao colocarem essas malas no Flamengo e ainda conseguirem renovar contratos como o do Rodinei, que nada apresentou em três anos.
Nosso lado direito é tão ruim que esquecemos até de criticar o fraco e esforçado Renê, anos luz atrás desses laterais citados.
E ainda ouço dizer que Abel está preservando o Arrascaeta para depois da Copa América pois vai fazer muitos jogos enquanto Arão e Diego vai ficar só treinando.
Até lá o ano poderá estar perdido e continuaremos a ver Diego dando suas voltinhas, passes para os lados e atrasando nossos contra-cheques com dois, três, quatro toques na bola até tomar um cacete e ralar a bunda no chão. Tá difícil…
Caro Kleber
Leandro (peixe frito) foi, sem dúvidas, o melhor lateral direito que vi jogar. Pará? Nem para armarrar as chuteiras dele. Rodinei? Nem pra ajudar no aquecimento. Klebinho? Fui……
SRN.
Boa tarde Kleber,
Estou preocupado com os laterais do nosso time, não tem como ficar com Pará e Rodinei mais. E o Rafinha vem ou não vem ? E o fla vai investir em um zagueira ?!
SRN
Amigos do Blog,
O sonho possível Rubro Negra, possível, viável e rentável.
Há na construção de um estádio o levantamento prévio de todos os riscos eminentes desse majestoso processo. Pensar em algo tão grandioso com achismos, demandará em fracasso certo.
Mas hoje temos dados suficientes para compor um estudo de caso baseado no que já ocorre em terras tupiniquins. Seja em São Paulo, Minas Gerais, no sul do país ou mesmo no Nordeste já há casos que possam servir de bons exemplos.
Mas em se tratando de Rio de Janeiro, e tratando aqui nesse blog como ainda uma utópica possível compra do Maracanã, temos cacife sim para começarmos um estudo de caso, e avaliar que podemos ao menos, conjecturar tal façanha.
VAMOS AOS FATOS.
1 – Terreno.
A mais nova menina dos olhos do Flamengo, se encontra na barra da Tijuca. Trata-se do terreno ao lado do Shopping Via Parque e que por anos foi o terreno da “famosa pista de Kart” nesse bairro.
Numa pesquisa rápida, fico sabendo que o terreno em questão está avaliado em 356 milhões de reais.
Terreno de 266Mil/2 e que levarmos em consideração o valor total do estádio para 80 mil pessoas, (mais ou menos a mesma capacidade do Maracanã – e só como exemplo) orçado em podemos chegar à conclusão que:
Montar um estádio para 50 mil pessoas, custa algo perto de 600 Milhões. Para 60 mil pessoas, algo perto de 700 milhões. Para 70 mil pessoas, 800 milhões de Reais. 80 mil pessoas, 900 milhões de reais.
Bem verdade que se o Flamengo investe num terreno de 266 mil metros quadrados, vai priorizar e muito o quesito estacionamento, que no Maracanã, hoje é sucateado e inoperante no que se diz respeito a demanda de um jogo lotado do Flamengo.
Em contra partida há outros equipamentos como Maracanãzinho e o Célio de Barros.
2 – Preço.
O custo de 1,2 Bilhão foi por mim atrelado mediante a informação do Governador do Estado que afirmou que o prejuízo causado desde a 2010 soma esse volume.
Contudo, ainda que outros amigos do blog ou mesmo o mercado possam achar que o complexo do Maracanã possa custar mais caro que esse valor, estou considerando esse o valor de compra.
3 – Viabilidade.
O primeiro bom exemplo a ser copiado pode ser o do Atlético Mineiro, que anunciou vender 10 mil cadeiras cativas ao preço de 25 mil reais. Esse montante de 250 milhões de reais, que vão entrar nos cofres do clube até a data de estreia, representa quase 61% do custo total da obra.
Arena MRV – Texto de apresentação.
Há muito tempo estamos ouvindo falar sobre o estádio do Clube Atlético Mineiro. Agora, a Arena MRV se tornará uma realidade! A previsão é que as obras se iniciem em 2018, com o término previsto para o final de 2020.
No planejamento, o estádio será semelhante a um caldeirão, com 8m de distância das cadeiras ao campo. A arena também contará com um estacionamento de 2,6 mil vagas, 46 bares e 36 camarotes. Haverá também um espaço VIP com capacidade para 3,6 mil torcedores.
CAPACIDADE: 47.000 mil
CUSTO TOTAL DA OBRA: R$ 410 milhões
ÁREA DO TERRENO: 192 mil metros quadrados
VAGAS DE ESTACIONAMENTO: 2.600
BARES: 46
CAMAROTES: 36
ESPAÇO VIP: 3.600 lugares
ÁREA DE ESPLANADA: 46 mil metros quadrados
Faço aqui um alerta muito importante:
O Complexo do Maracanã com todos os seus equipamentos “secundários” como Célio de Barros, Maracanãzinho, a escola, e o parque aquático Júlio Delamare, tem ao todo, 196 mil metros quadrados. Portanto, é uma decisão administrativa e ou financeira optar por um estádio de menor capacidade.
Podemos chegar a conclusão que Arena MRV custa algo perto de 8.273,40 por torcedor(capacidade)
Um terreno na Barra da Tijuca, invariavelmente vale mais que um terreno em Belo Horizonte.
Então vamos considerar, 10 mil reais por torcedor, para um estádio para 78 mil pessoas.
Esse suposto estádio custaria 780 milhões de reais e não teríamos os demais equipamentos.
Continua sendo viável construir um estádio, mas há que se considerar o tempo de execução.
Já no Maracanã não há o tempo de execução de obra, e o dinheiro que entra nos cofres do clube através de bilheteria, para amortizar o custo.
4 – Rentabilidade.
4.1 – Name Rights
Ambos os estádios (próprio ou a compra do maracanã, começam a sua estrada com a venda do Name rights) O mercado hoje dita uma margem de 300 milhões de reais por 15 anos. Significa dizer que são 20 milhões anos ou 1,6 milhão por mês.
4.2 – Cadeiras Cativas.
Num estádio para 80 mil pessoas, pode-se vender 20 mil cadeiras cativas, e no caso específico do Flamengo, já há uma precificação estipulada desde de dezembro de 2018, com o custo de 35 mil reais cada soma-se 700 milhões de reais.
5 – Recursos próprios
O Flamengo tem recursos próprios provenientes do Morro da Viúva no valor de 180 milhões de reais.
5.1 – Sócio Torcedor.
O sócio torcedor hoje conta com 100.895 torcedores com uma média líquida de 33,00 reais por mês, o que significa exatos R$ 39.954.420,00 BRUTOS.
HÁ QUE SE CONSIDERAR NO MÍNIMO A DOBRA DO SÓCIO TORCEDOR, VISTO O QUE ACONTECEU RECENTEMENTE COM O PALMEIRAS. (145% DE AUMENTO NO PROGRAMA SÓCIO TORCEDOR, COM ESTÁDIO PRONTO)
CONCLUSÃO.
700 milhões de cadeira cativa
300 milhões de name rights
180 milhões morro da viúva
80 milhões de sócio torcedor.
Total – 1,26 Bilhão ( rendas suficientes só para comprar)
Mas com a aquisição do Maracanã, há ainda rendas como aluguel do estádio, ginásio, estacionamento, bares, restaurante, eventos, venda de produtos licenciados, placas publicitárias, camarotes, o que faz o negócio totalmente viável.
É possível comprar o Maracanã sem tirar um único real do bolso, o que também se aplica na compra e execução de um estádio próprio.
Há ainda que se levar em conta o custo operacional do jogo,( que pode baixar muito quando se exclui um intermediário como a ODB ) ou o lucro líquido real ( aumentando a receita)
Com um estudo criterioso na gestão de processos desse negócio, é possível traçar uma linha tênue mostrando até onde o Flamengo pode ir em relação ao preço final do estádio.
Podemos chegar ou preço de 2 bilhões? Só um estudo aprofundado dirá, mas creio a priore, que sim.
Abçs / SRN
Anderson, vc esta a cada post melhor.
Brincadeira.viu, um.show de informações.
Obrigado Mestre!
Bem!
Sem dúvida alguma Leandro foi o lateral mais habilidoso que tivemos.
Malabarista!
Acontece que Andrade tinha muito a ver com seu sucesso. Assim como pelo lado do Júnior.
Ambos se mandavam e o trabalho sujo era feito pelo Tromba.
Quando falo em lateral, falo em ala também.
Toninho Baiano talvez não tivesse 1/3 da habilidade do Leandro. Por outro lado, era ótimo marcador e um baita ala ala.
Portanto, foram os melhores laterais que vi pelo Flamengo.
Léo Moura ocupa a 3ª colocação.
Rudinei e Pará estao em colocação nesta lista , mestre Egon???
Kkkkkkkkkk
Amigo Liliano! Essas duas barangas nem do Maurinho ganham…
Sou da época do Murilo que era um lateral “comportado”, assim como Paulo Henrique pelo outro lado.
Pará e Rodilindo são ruins de dar dó….
Digo mais! Se Klebinho crescer um palmo é melhor que os dois juntos.
Além de lateral, brinca como 2° volante.
Anderson, amigo,
Obrigado! E, em nome de todos aqui do blog. A sua contribuição, com talento e pitadas generosas de polêmica, abrem uma linda cortina de esperança para nós rubro-negros.
Egon, irmão,
Quanto ao Leandro, concordamos plenamente. Foi o nosso mais genial lateral direito.
Tenho dúvidas quanto ao segundo colocado. Toninho era força. E que força…
Léo Moura, talento.
Para mim, Léo Moura o segundo e Toninho, o terceiro.
Abração aos dois queridos companheiros.
Caro Kleber
O jorginho foi muito mais jogador que Léo moura.
SRN
Obrigado Kleber!
Grande Guru!
Tanto Léo quanto Leandro, foram dois laterais geniais com a bola nos pés.
Toninho era mais completo como LATERAL. Tanto marcando como atacando.
Famosa vaca premiada! Pique alucinante aos 48 do 2° tempo.
Foram os 3 melhores que vi no nosso Flamengo.
Empate técnico no 2° lugar… Kkkkkkk
Bjs
Denis,
Respeito a sua opinião, mas não concordo. Para o Flamengo, Leo Moura foi muito mais importante do que Jorginho.
Forte abraço.
Leandro foi, sem dúvida, o melhor. Mas também levava baile. Pergunta pra ele (Leandro), se ele se lembra do João Paulo, do Santos, na final do Brasileiro. Ele bateu muito no JP, que saiu com tornozelo sangrando. Me lembro bem pq estava na geral naquele jogo (como em todos). Depois esse pontinha foi até contratado pelo Flamengo, ele era baixinho mas corria muito, driblava bem e chutava com força.
Deveríamos começar aqui no blog uma campanha. Anderson pra direção de planejamento e Carlão ( Egon) pra direção de futebol.
Com nosso Kleber presidente, não tinha nem pro Barcelona!!!
Leandro era sensacional. Mas eu acho que também fico com Léo Moura em segundo.
Na Esquerda tivemos Júnior. Mas o Athirson levou o Fla nas costa sozinho.
Caro Kleber e Amigos,
Vendo este vídeo me deu uma saudade danada. Como éramos bem servidos nas duas laterais, na zaga, meio de campo e ataque. Leandro jogava muito e nos enchia de prazer. E os outros jogadores do nosso time, também. Que ironia, chamar de outros um Zico, Adílio, Andrade, Tita, Mozer, Junior, Aldair, Renato Gaúcho, Nunes, Julio César ( Uri Geler ), Renato ( Goleiro ) , Fillol, Zé Carlos ( Goleiro ), Raul, Marco Aurélio, Doval, Silva, Reyes, Rodrigues Neto e mais que no momento não estou me recordando.
Abraços a todos.
Nossa Kleber esse vídeo do Leandro sensacional, que jogador era esse Leandro , e lembrar que na nossa lateral direita temos Pará de titular! É pra parar mesmo.
Madureira x Flamengo:
público pagante: 16.548
público presente: 17.392
renda: 410.989,00
senta que lá vem mais prejuízo !
To com o Kleber. LD não dá outra senão a dupla Leandro e Leonardo. Abraços.