Lanús (ARG) 1 x 0 Flamengo
Já está na hora. Tudo bem que, com a conivência de quem comanda o futebol, foi aprovada a lei do “vou chegar mais tarde”. O elenco do Flamengo se autopremiou e começou a trabalhar na lanterna da labuta…
Enquanto todos já treinavam, nossos craques ainda curtiam as férias…
Boto, que tem a chave do futebol, deu uma de bonzinho, fez média
com a boleiragem e arriscou, irresponsavelmente, jogar o ano pela janela.
O tempo passou, e lá se vão quarenta dias. Aqui pra nós, mesmo com o atraso irresponsável, já era hora de apresentar um futebol melhor.
Os mais jovens acreditam na história da minutagem. Isso é história do boi Tatá.
Há uma palavra mágica no futebol – e não é de hoje. Entrosamento é meio caminho andado. Sem ele, nada funciona, até porque este é um esporte coletivo.
Não há como fluir sem que se saiba quem é quem. Titular é titular. Reserva é reserva!
Claro que, aqui ou ali, pode haver uma ou outra modificação, mas esse negócio de mexer no time como se troca de roupa é um absurdo.
Tomara que o nosso treinador ouça menos a matemática imposta pelos seus ‘pardalistas’ e entenda que o futebol é simples.
Primeiro tempo burocrático. Um chute a gol, em jogo equilibrado.
No segundo, incluindo-se as alterações, pane geral.
Outra coisa: o semblante do time é triste.
Independentemente de uma reflexão do treinador, o trabalho psicológico é urgente.
Temos muito a evoluir.
Bom não esquecer que, no futebol, confiança é fator decisivo.
Hora de refletir e trabalhar.
Vamos lá?
Sem esquecer do Madureira…

Quando o Madureira vira a chave da virada é pq a vaca já foi pro brejo. Pelo andar da carruagem, até o final do ano o elenco entra na forma física desejada pelo FL. Abre teu olho BAP, a casa tá caindo na sua frente.
Paquetá e Lino foram coisas de novo rico. Uma lástima, esperava mais do BAP.
Querido KL, parece q não aprenderam a lição de 23: esbórnia com a anuência da diretoria levou ano p saco.
Agora a tragedia se repete. Pior nosso treinador foi figura presente daquele erro. Enfim, o BAP deverá cobrar atitudes.
Aliado a isso , temos um treinador completamente perdido nas escalações, nas substituições.
Ano será complicado ..
Será que o nosso treinador não seria o principal “pardalista”? Ele praticamente nunca repete o time. Hoje, iniciou com L Araujo, Carrascal e Éverton C. Que invencionice absurda. Repare que existe uma parte do time que é titular, nossa defesa. Daí para frente, parece aquele velho treinador de praia que jogava as camisas para cima e quem fosse mais rápido, começava jogando. Fica difícil alguém conseguir a tal confiança para produzir. Sera que quem dirige o futebol não percebeu que estamos precisando urgentemente de atacantes?
Outra conversa do boi tatá é a que temos o melhor elenco da América. Várias contratações que fizeram foi com tiro na água: Royal, DL Cruz, Plata, Carrascal, L Araujo e Juninho são exemplos claros. Até agora, não passaram de mais ou menos, com forte tendência para menos. E algumas estrelas ainda não voltaram de férias: Ortiz, Alexsandro, Arrascaeta, BH e Pedro. E até o Éverton C, que dava sinais de progresso, hoje foi uma lástima. Parecia um muro, a bola chegava nele e voltava para trás, além de perder a única oportunidade que tivemos, isso mesmo, a única em 90’.
Cá para nós virou “programa de índio” assistir jogo do Flamengo versão 2026. Corrigindo, os índios são espertos e não fariam tal programa. No momento, todos aos botes e, pelo retrospecto, cuidado com o Madureira!
Pardal, Pardal meu caro Yvan, “pardalíssimo”.
Ele agora esta com essa crença, essa supremacia que não tem time titular.
Que pode escalar vários jogadores em transição de posições a cada jogo. Afinal o que importa mesmo é o seu sistema tático. Esse sim é a estrela da companhia!
Caros amigos!!!!!!
A campanha do FL em 2026 é digna de técnico demitido.
E não me mencionem mais que os jogadores estão fora de forma e etc….Já são mais de 1 mês desde o retorno das férias.
O time é um bagunça tática, time desorganizado, e as concepções do FL, se funcionaram em 2025, estão notadamente errôneas esse ano.
Enquanto o Lanuz jogava um futebol de empenho, de esforço na marcação, buscando uma transição da defesa para o ataque, “na sua própria casa”, nós desfilamos a empáfia do nosso técnico.
1o. tempo nosso estagiário de Olívia Palito escalou Carrascal e Arrasca. Como o Pedro não estava no jogo para segurar dois zagueiros, ou ora um volante….os caras subiram a marcação e anularam as ações dos nossos meias…
2o. tempo, FL me tira o Arrascaeta e me põe o Pedro! Agora se inverteu, não tendo meio de campo para marcar (Carrascal e Paquetá péssimos), os defensores do Lanuz se dedicaram a marcar o Pedro.
E quem disse que o time esboçou em jogar para o Pedro? Ledo engano! Nem bola alta jogaram para o nosso camisa 9.
Ora meus caros, sinceramente? Que mixórdia esse Felipe Luiz de 2026.
Um timaço desse e o técnico não faz esse time jogar…
Não há sinal de melhora, de evolução, e estamos na crença de que as coisas irão mudar de uma hora para outra, como em um passo de mágica.
A temporada aponta para um viés baixíssimo, e se o presidente não se reunir com o Diretor de Futebol e seu técnico “IMEDIATAMENTE”, a temporada aponta para o brejo.
Caro Kleber!
Voltamos (será!!!!) das férias imaginando que mesmo fora de forma, o nome joga…
Nove jogos tomamos oito gols. Só o Vasco não fez gol na nossa defesa…
Como bem sabe, sempre tive minhas dúvidas sobre Bap.
Não entendi quando desenterrou Boto lá em Marte, e entendo menos ainda as contratações do portuga.
Alguém no grupo conhecia: Juninho, Carrascal, Plata, Samuel Lino e Royal???
Quem tem um faturamento de 1, 3 bi, contratou (e bem) um único jogador com selo do qualidade: Jorginho.
Chegou ao Ninho por salários. Não gastou um real….
Por onde anda aquela zaga dos Léos?
Já voltamos há mais de um mês e encontramos jogadores andando em campo. Enquanto isso, times sem expressão, mas muito bem comportados e bem armados, passam por cima de nós. Sem nenhuma estrela, a não ser disposição.
Independendo da mesmice que estamos vendo, será que não existe uma viva alma no Ninho, que desenhe que precisamos pra ontem de um centroavante.
Temos nomes! bons nomes. Mas este ano não estão resolvendo. Hoje entramos com Carrascal numa ponta, Cebolinha na esquerda… e Pedro no banco….
Coisa de maluco, caro Kleber…
Já tivemos de 9 falso, BH, Carrascal e Plata de centroavante. Pedro no estaleiro nos forçou a isso.
Hoje, no 4-4-2. entramos numa decisão sem um matador.
Ta passando da hora do presidente entrar em campo
Meu guru, saudades. Assino embaixo seus comentários.
Ta na hora do BAP mostrar quem manda nesse engodo lusitano.
Flamengo vai acabar perdendo esse título também, o Flamengo tá numa dificuldade enorme pra fazer gol , pior não cria uma jogado ofensiva.
Que pobreza técnica e tática gigante está o Flamengo, aja paciência
Inexplicável como um time campeão de tudo no ano seguinte pareça um time mediano.
Consegui assistir 30 minutos e desisti. Que pelada horrorosa. Nitidamente o Flamengo jogava para não perder. E perdeu.
Com esse futebol e essa disposição, não dá para esperar muita coisa esse ano. Se alguém não agir vamos ter outro ano tipo Olivia Palito.
Prezados,
Esse ano que o Felipe Luís mostrará se é bom ou apenas mais um, afinal, na história existiram treinadores campeões e que depois sumiram (Carpegianni, Andrade, Jayme de Almeida).
Por enquanto, pelo que vi de 2026, temos o time de uma nota só, sem qualquer variação tática e com escalações sem qualquer lógica.
Continua sendo um treinador comum com preocupante tendência ao pardalismo.
Diego meu caro,
FL 2026 é um retranqueiro, obsessivo pela marcação, pela anulação das jogadas adversárias, que usa todos os seus jogadores para esse fim.
Se em 2025 havia 40% de Mister, e 60% de Simeone nas veias do FL, em 2026 é 110% de Simeone.
O fato concreto é que o esquema não esta funcionando, funcionou em 2025 pq ele foi implantado em meio a uma transição de um 4 4 2 em 2024, depois para um 4 3 3 mais associativo.
A conversão do FL para 100% Simenone aconteceu no Mundial de Clubes. Não sei se ele se espelhou no trabalho que o Renato fez no Fluminense na competição, se foi o jogo contra o Bayern, o fato é que o FL mudou!
Outra coisa, que falta faz o Gérson e o Wesley nesse time do FL! Por fim, sem Arrascaeta jogar um minutinho de bom futebol, o esquema afundou!
Esse ano não esta dando liga, e esse time é de sangrar os olhos de ver.
Já perdemos a Copa do Brasil e muitos milhões, e agora, estamos nos colocando, e muito bem, para perder a Recopa e outros milhões, isso me faz lembrar uma frase bastante reprisada: “vamos ganhar a porra toda” do presidente Bap, mas vejam NÃO SERIA, vamos perder a porra toda?
Lembrando JORGE JESUS chegou durante um campeonato e mesmo assim perdeu 3 jogos e nos encheu de alegrias com o brilhantismo do time em um elenco reduzido, hoje, com um elenco caríssimo até risco de ser rebaixado no carioca passamos, na conta do técnico e sua pobreza técnica e elástica teimosia.
Tragam com urgência JJ, traga o prazer de ver o Flamengo jogar.
Hoje o Flamengo é um time de galinhas ciscadeiras, que ficam de um lado para o outro e nada fazem. Dá raiva assistir um jogo do Flamengo atual, e para passar raiva é melhor não assistir. Enquanto o estagiário e o chefe portuga estiverem dando as cartas é só raiva que vamos ter.
Os problemas parecem não ser só no departamento de futebol pois o time não rende fisicamente e a queda de rendimento no 2° tempo dos jogos (em todos) é impressionante para inicio de temporada.
Caro Kleber e amigos!
É um momento de muita preocupação.
Parece aqueles filmes em que o técnico não sabe mais o que explicar.
O time do Lanus, mesmo sendo argentino, jogou com a costumeira disposição, mas não bateu e não fez cera.
O Flamengo como sempre falo, não sabe jogar marcado. Observem que os jogadores eram acostumados a fazer alta marcação, tomar a bola e criar alguma coisa. Essa única porteira foi fechada.
Estamos sem criação e jogadores, o principal, em má fase técnica, sem contar a zaga que virou uma agonia.
Os demais, Plata, Lino, Carrascal e outros, continuam a entoar a canção de sempre, ou seja, eu apenas sei marcar.
Tenho admiração pelo FL, que sem dúvidas é muito inteligente, mas não gosto das suas entrevistas. Ele sobe alguns degraus a mais para falar aos jornalistas.
Ele sempre falou que se ele elenco não jogar, a culpa era dele, pois estava com o melhor da América do Sul.
Não é o melhor elenco da América. Talvez, e isso é fato, foi o mais caro e quem sabe, precipitadamente contratado, não pelo futebol, mas pela recomposição defensiva de alguns.
Ano passado fui muita contra a fala do presidente: seremos campeões da P. toda….
Faltou combinar com o técnico e o elenco.
Não creio no campeonato carioca e se o Lanus se fechar, nada faremos além de um empate ou um gol em bola a toa feito por eles.
E falando em gol, como o Rossi voltou inseguro.
Ontem, soltou uma bola muito fácil e se eles estão atentos, fariam o gol cedo. Não podemos esquecer que tomamos três gols do Lanus, mas só valeu o gol que a zaga deu junto com DLC.
Pelo que conheço do Flamengo, já tem dirigente criticando o técnico e com razão. O time é o mesmo do ano passado, porém e com as devidas desculpas, não está jogando nada.
Podemos culpar o cansaço, a fadiga e outras coisas mais. Precisamos ter cuidado para não ficar falando o que Tite sempre falava: “excesso de carga repetidamente” até cair com o filho….
O que está acontecendo?
Quando a fase ruim irá passar?
Quando esse time estará em forma?
SRN
O Flamengo não joga futebol, simples, não acerta três passes…
Não há Dna rubro Negro em nada, é assustador o que vemos, um desprazer ver o time em campo.
Um amontoado, cada dia ele coloca o cara numa posição diferente, não tem como ter sincronia, não vamos esquecer que em 25 ganhamos, mas quantos jogos nos encheram os olhos ? pouquíssimos, um pobre futebol.
Desde a saída do Gabigol, não chegou um outro centroavante, não existe no mundo quem possa vir ? ou será que o técnico não quer que venha ninguém ?
Vale a pena ter 100 pontas sem QI ? Não seria melhor ter 2 ou 3 de nível, que faça gols, não temos ataque, o time não faz uma jogada, ontem foi 1 chute no gol, isso é imoral…
2023 foi logo ali, perderam tudo logo no início, não resolveram e o ano foi embora, se o Presidente não bater na mesa agora, se repetirá, com um 26 que era pra ser um ciclo de uma engrenagem maior de vitórias e coisas boas, que não percam a oportunidade novamente, ainda dá pra colocar a rota no lugar, mas precisa ser agora, a janela tem uma semana ainda pra trazer um ou dois atacantes, e F.Luis precisa repensar suas convicções de Atlético de Madri…
Amigos da GLORIOSA NAÇÃO
Alem das críticas pertinentes já postadas pelos amigos neste abençoado blog, vamos a algumas verdades imutáveis:
1- Somente Arrascaeta tem coelhos na cartola, quando ele não pratica prestidigitação, nada acontece, principalmente no início da temporada. Paquetá merece todo o crédito, pelo menos por 6 meses.
2- O MAIS QUERIDO não ganha de ninguém na América do Sul já faz tempo. A gente sofre até com times de nível série D não é de hoje. Isto jé é quase uma tradição.
3- Pontas com a perna boa invertida e laterais que não chegam ao fundo? Não seria, melhor invertê-los?
4- Vou desagradar muitos amigos, mas nosso incensado centroavante – especializado em desferir pontapés em cães falecidos – perdeu TODAS as bolas que disputou ontem, inclusive a que gerou o gol adversário.
5- Sim, nosso técnico não está bem, mas não há nada melhor disponível.
SRN
Há algo de podre no reino rubro-negro…
A situação começa a preocupar, porque, ao que tudo indica, houve uma acomodação dos jogadores e a comissão técnica não está conseguindo fazer o time entrar em forma física e, consequentemente, desempenhar um bom futebol. Realmente, está nos lembrando 2023 e também nos mostra o que seria a continuação de Dorival Júnior. Eu atribuo esses problemas mais aos jogadores, que se acomodaram com o desempenho de 2025. Creio que Filipe Luís terá mais derrotas no primeiro trimestre de 2026 do que em todo ano de 2025.
Essa briga toda pela renovação de Filile Luís pode ter custado caro também.
Kleber indaga sobre uma sequência para o time titular, mas, cá para nós, com exceção do Pulgar, que vem jogando bem todos os jogos, e Cebolinha, que ontem foi mal também, quem seria titular hoje no time? Porque futebol para ser titular, nenhum dos titulares do ano passado, com exceção do Pulgar, estão bem para fazer jus ao posto.
Além disso, no início desse ano, vários jogadores demonstraram insatisfação com a reserva e querem jogar mais: Allan, Cebolinha, Luís Araújo, Viña, Michael, para citar alguns. Será esse o início do fim para Filipe Luís ou veremos o treinador e o time dar a volta por cima.
É hora de uma reunião a portas fechadas e cobrança no elenco. O time que há mais ou menos dois meses atrás enfrentou com unhas e dentes pelo título mundial não pode estar tão mal assim depois de um mês de pré temporada.
SRN
Paulo meu caro,
Em tese a renovação do FL não teria motivos para apresentar ecos dentro de campo. Fora de campo a imagem do treinador continua “creditada” pela torcida.
O fato concreto é que o FL tem sido muito infeliz nas escalações e nas proposições táticas de jogo.
Ao que me parece, o técnico perdeu a mão, e o elenco tbm perdeu a conexão com o sistema de jogo proposto.
Me parece que essa proposição maníaca, obsessiva do FL pela marcação tem gerado falta de prazer nas execuções de funções pelos jogadores.
Um time que não joga com prazer, não tem alegria. E se não tem alegria em jogar a criatividade não acontece.
Ao meu ver o FL teria que dar um cavalo de pau tático, até para dar uma chacoalhada no elenco. Mas essa possibilidade partindo de um técnico que nunca a exerceu, que troca sempre seis por meia dúzia?
A situação é alarmantemente preocupante, pois de 10 anos para cá as crônicas rubro negra não tem registros de um técnico que tenha mergulhado em um declínio técnico tão profundo, e tenha saído dele.
Difícil.
Estamos vendo 2023 se repetindo. Depois de duas conquistas, os jogadores acham que já provaram tudo, mas no futebol, as conquistas duram apenas no ano que foram conquistadas e na história, mas no ano seguinte a cobrança é igual ou pior. Esse ano o Flamengo não jogou uma partida boa.
Acredito que se perder a Recopa e o Carioca, o fim para Filipe Luís chega mais cedo do que pensávamos.
A impressão que está deixando é que o time não está melhorando a forma física, tampouco tatica e tecnicamente. Todos jogadores em nível baixíssimo, principalmente Arrascaeta, Pedro, Leo Ortiz e Alex Sandro.
Muito preocupante isso!
SRN
O tempo dos olheiros passou.
O verdadeiro olho clínico no futebol chegou.
Os esportes são um dos lugares onde. as inteligências artificiais pode ser um diferencial avassalador.
https://youtube.com/shorts/9VyNAmMZPY4?si=R8bMiP-poNl4m9px
Ronaldo fenômeno rebatendo o Filipe Luiz.
Como diria o Faustão, ….
“quem sabe faz ao vivo meu, ôh lôco meu !!!!”
O futebol moderno é assim, um time contrata um jogador por milhões, mas, mas, mas, mas, mas, mas, mas ele só vai jogar bem se o gramado estiver perfeito, se o clima estiver ideal, se o salário estiver em dia, se, a grama estiver na humildade que ele gosta, se a grama estiver da altura que ele gosta, se, se, se, se ,se, se, se, se……. 🫣
São os craques do Se, se, se
https://youtube.com/shorts/y2c-v9ujWs0?si=t5knqDjr13YAQQeE
Leia-se;
….se a grama estiver na ” umidade ” que ele gosta ….
No penúltimo jogo assisti até os primeiros 30 min
Sem garra perdia quase todas as bolas: displicência , falta de garra, arrogância ??
Ontem assisti s os primeiros 15 min e fui dormir
Às 3 da manhã acordei não fui ver o resultado pois iria me decepcionar e hoje de manhã vi que o resultado foi lastimável
Difícil
Um elenco enorme sem entrosamento, comportamento medroso e irritante a quantidade de bolas atrasadas
Vamos lá Mengão !! Acordaaaa!
vários problemas , *time volta depois de todo mundo, mas já dá para corre mais.
* a cada jogo é um time diferente.
* Pedro não pode sair do time.
*saída de bola muito lenta.
*esquema tático não muda nunca
* falta de empenho dos jogadores
*jogadores parecendo que estão jogando um amistoso
* Arrascaeta e Cebolinha são substituído em todos os jogos.
* a zaga é muito técnica , mas jogo aéreo não é boa.
* já passou da hora do Bap , entrar em Ação.
Caro Kleber, Para o nosso treinador, o único titular absoluto do time é o “cracaço” Plata, que só não jogou em razão de suspensão imposta pela Conmenbol. Inconcebível que nos 90 minutos do jogo o Flamengo só tenha chutado a gol uma mísera única vez. Nada, absolutamente nada, justifica essa postura de um elenco milionário.
Valoroso Robert, caí na moderação . Por favor, dê uma olhada
É muito simples, agora temos um iniciante sentado em um contrato europeu no banco de reservas com e mesma arrogância dos grandes treinadores comandando um bando de belas donas mimadas..
Parecem um bando de gatos gordos, a imagem mais perfeita da preguiça e falta de comprometimento!
Não consigo identificar o que é mais ridículo, a escalação, as substituições ou as coletivas tentando justificar o injustificável!!
“A Europa é logo aqui do lado”
A classe média argentina passou todo o século 20 se comparando a Europa, que seriam um pais europeu na América do Sul.
As declarações do FL ontem sobre os casos de racismo no futebol europeu, e argentino (que vivem chamando os brasileiros de macacos) foi lamentável, lamentável!
O que disse Filipe Luís?
“— Sobre Vinicius… eu sempre fui bem tratado aqui na Argentina, me encanta Argentina, fui muito feliz aqui, eu só tenho boas palavras, um caso isolado desses não influência em nada o que penso desse país que é tão lindo -, declarou.”
Isso não é um utopia, é uma distopia! Como assim “casos isolados?”.
FL deveria ter se esquivado de responder, caso não tivesse a declaração certa em mãos (afinal o assunto nada tinha haver com o jogo), mas não, se saiu com essa distopia, final ele é branco, fala espanhol e é do sul do pais!
Com toda a simpatia que o Felipe alega ter pelos racistas Hermanos, a Europa para ele é logo ali.
Como já dizia o meu avô : Quem fala demais acaba dando bom-dia a cavalo. O estagiário gosta muito de falar.
Ano passado, eu, o Nino, Daniel G e mais um ou outro, que criticávamos o time,
quando ganhava jogando nada, éramos ridicularizados.
Agora já pode, né?
Time arame liso, posse de bola inútil na defesa, sem transição, treinador sem repertório,
apaixonado por jogador pereba (Plata, Airton Lucas, Lino, Everton Araújo, Joao Vitor, Royal),
jogadores gordos. Enfim uma zona.
Disse e repito, ano passado fomos campeões, apesar do FL, não por causa dele (fraco).
Srn
Vc tem toda razão.
Time é praticamente o mesmo mas o futebol está muito longe.
Lanus atropelou fisicamente.
Bom dia Kleber
Sigo aqui na gelada Itália e concordo 100% com o seu texto.
Estamos dez dias atrás de qualquer outro time e, pior, são dez dias que não se recuperam, dez dias de treino.
O Flamengo precisa jogar no 442 com o Pedro de referência e seguir com sua tradição.
Amigos,
Respeito a opinião de todos, mas penso que, se quem está jogando não corresponde, temos que trocar mesmo.
Até agora ninguém está jogando nada, meu presidente sempre disse: nunca pecar por omissão!
Concordo!
FL está mal, mas quem está bem?
Quando até o time sub20 (com outro técnico, diga-se de passagem) joga daquele jeito conta times de várzea no campeonato carioca, é sinal que o problema não está em campo e nem a beira dele.
Tem caroço nesse angú.
SRN
Caro Adriano,
O futebol está muito aquém do elenco.
Sabe-se lá se esse alto salário do Paquetá não causou incômodo no elenco.
Tudo é possível.
O que sabemos é que no campo, entre má fase e falta de pegada, vamos passando vergonha.
Independente da condição física, férias ou algo semelhante, é muito salário gordo para futebol magro.
Tem coisas que o futebol não explica. E tem coisas no Flamengo que nem as convicções conseguem solução.
Vamos torcendo.
SRN
“ é muito salário gordo para futebol magro”.
Não há o que acrescentar, esse é o retrato da nossa fase!
Concordo plenamente.
SRN
O Flamengo é aquele novo rico gordo e enfastiado com o próprio dinheiro que não sabe pra onde deve ir.