Há determinados temas que estão embutidos no mundo da bola que requerem conhecimento de causa. Este é o caso da tal medida provisória que, a partir de sua publicação, terá um prazo de validade de cento e vinte dias, até que seja – ou não – aprovada pelo Congresso.
Em síntese, na mudança de critério, com o clube mandante passando a ter domínio total em seus jogos, se aprovado pelo Congresso, será aplicada nos novos contratos, pois a constituição alija o efeito retroativo.
Portanto, sendo a medida provisória aprovada, com os contratos em plena vigência, levará um bom tempo para o fato novo ser aplicado e isto é muito bom, pois haverá espaço suficiente para um bom entendimento.
Ratifico tudo que afirmei no post anterior. Este novo formado só será benéfico se os clubes estiverem unidos, o que afastará a negociação individual, que seria trágica, principalmente, para os clubes de ponta.
Recebi duas mensagens importantes, apresentadas abaixo, de Pedro Trengrauze, PHD na matéria, e Ednaldo Rodrigues, ex-presidente da Federação Baiana de futebol.
Pensamos da mesma forma. Sem uma liga que os represente e que negocie os direitos em bloco, tudo isto que se ouve e vê, para os clubes será trocar seis por meia dúzia ou, em alguns casos, pior do que isso.
Atenção
E o Crivela, hein?
Decreto proíbe jogos de futebol até o dia 26 de junho.
Como diria meu ídolo e poeta, Vinicius de Moraes, “se foi pra desfazer, por que é que fez?”
Atenção 2
O prefeito voltou atrás e haverá o jogo do Vasco. A Globo, que já havia desmontado todo seu esquema para o jogo, informou que não haverá transmissão.
Que confusão! Que papelão !!!
Kleber e amigos, acho que “ o goleiro está amarrado e a bola na marca do pênalti “ para a criação da liga!!! O clube empresa não sei… Mas em relação à liga, chegou a hora!!! Abraço. LG
Tenho que concordar que essa MP deveria ser discutida entre todos os clubes. Mas está a desde 2017 pra entrar em pauta no senado. Talvez essa canetada era o empurrão que faltava.
https://m.extra.globo.com/esporte/gilmar-ferreira/o-gol-de-marica-mp-de-bolsonaro-desengaveta-projeto-que-mofava-no-senado-24487256.html
Essa MP abre precedente até pra clubes de menor investimento transmitir seus jogos no streaming, que mesmo com a internet no Brasil bem precária.
Streaming mudou o gente de se fazer negócio e isso inclui o futebol, pode virar a TV aberta, pois até os anunciantes da TV Globo podem negociar direto com os clubes.
Gosto da equipe narradores e comentaristas da Globo e toda produção do espetáculo, mas temos que olhar para o futuro e não ficar presos a essa emissora. Talvez valhe a pena a FlaTv investir em uma equipe melhor.
É caro e o retorno não é grande no curto prazo. Clubes estão com pires na mão. Record, Band, SBT não têm interesse em transmitir. Não vejo, salvo raras exceções, gente capacidade nos departamentos de marketing dos clubes capazes de gerarem lucro com transmissões por streaming.
Da mesma forma, li que o Flamengo buscou a Record para transmitir o jogo diante do Bangu e a emissora não quis.
Por outro lado, é um passo importante, mas que deveria ter sido dado de forma calculada, estruturada. E como diz o Mauro Cezar Pereira, essa MP tem validade de 120 dias e deve cair no Congresso.
O Crivella concerteza atendeu os pedidos de florminense e chorafogo
Kleber, o prefeito acabou de dizer que os jogos marcados estão liberados, ele fez isso apenas para flu e Botafogo ganharem tempo pra jogar.
Pessoal, Ta rolando na internet, não sei se é verdade,um papo de que na gestão passada o contrato com a Globo que foi assinado até 2024 foi aprovado por todos conselhos do clube, ficando o streaming de fora, porém depois de uma série de avaliações foi descoberto que o ex presidente assinou um aditivo sem a autorização dos conselhos do clube cedendo os direitos de exploração de streaming para a rede globo. Que isso seja averiguado com todo cuidado.
Resumindo o decreto do prefeito
Os clubes pequenos serão os mais prejudicados. Uma coisa será Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Gremio, Atlético, Vasco, Cruzeiro, Inter, Botafogo sentarem com as emissoras para discutir valores, outra coisa é a emissora desejar passar Madureira x America, Americano x Portuguesa e assim por diante. Voces acham que alguma empresa vão querer pagar para transmitir? Acho que podem transmitir, se receberem para isso. O tempo de vida, a experiencia me deu algumas coisas, mas acho que a principal chama-se cuidado. Nem tudo que parece ouro é ouro, mas pode tornar-se lata. O presidente como sempre olhou a situação dele e desvia o foco, sobre os problemas que assolam sua administração e como dizia Jo Soares, em tudo precisamos de um bobo da corte e infelizmente ele é o mandatario do Flamengo. Mais um mico pulanto na bananeira…
Mas no mundo do futebol desenvolvido é assim, será q o mundo desenvolvido do futebol está errado e o Brasil está certo? Se continuarmos a pensar assim a cada ano o abismo do futebol Europeu irá aumentar e China, USA, Japão irá nos passar nos empurrando para categoria de liga de terceiro escalão, hoje somos segundo escalão.
Caríssimo presidente, acompanho com profundo pesar as notícias que vem tomando conta dos noticiários. O futebol é o assunto do momento, mas não por motivos esportivos e sim pela guerra que se deflagrou entre os clubes atacando uns aos outros provocando uma onda de insatisfação geral.
De repente nosso flamengo virou uma espécie de demônio anti desportivo por que busca seus interesses que, aliás, também deveria ser o mesmo de todos os clubes. Estou enojado dessa guerra de bastidores que vejo todos os dias. Nosso Flamengo agora é atacado por todos os rivais. Agora somos soberbos, arrogantes, ingratos, desleais e por aí vai. Quando estávamos na desgraça vendendo o almoço para pagar a janta todos diziam que o Flamengo era um gigante. Agora que isso virou uma realidade o discurso mudou.
Impressiona-me a desunião dos clubes brasileiros. Pergunto-me como foram capazes de criar uma liga chamada de Copa União, sendo que nunca estiveram unidos em nada. Antes de ver toda essa palhaçada era desejoso de algum dia vê -lo novamente comandando nosso Flamengo. Agora vendo a que ponto o futebol chegou, vejo que estava na verdade era lhe rogando uma praga. Muito melhor ficar aí quietinho no seu cantinho e perto daqueles que verdadeiramente o amam e jamais sofrer tantos ataques como vem sofrendo o presidente Landim.
Definitivamente o futebol nunca mais será o mesmo. Sabe quando os clubes no Brasil vão formar uma liga? Nunca. Quem sabe no próximo milênio, talvez.
Presidente Kleber
Como citado a MP atual e se aprovado a susposta lei para negociao tem valor apenas para futuros contratos, certo?
Mas como o Flamengo nao tem contrato com globo para esse carioca /2020, o Flamengo poderá transmitir seus jogos como mandante a partir do próximo na plataforma ou canal que bem entender?
Teria a globo argumento, baseado na MP que proibi essa livre negociaçao do Flamengo?
O assunto é vasto e até momento muito vago, necessitamos de exclarecimentos, pois a diretoria atual, sao huper competentes e tem saido vencedor na maioria das.batalhas que tem enfrentado, mas tem uma.grande falha de colocar em momento algum o.torcedor sobre o que está acontecendo.
Fica os.questionamentos.
Tem argumentos para os dois lados, mas, pelo que vi, o direito do Flamengo é bom.
De toda sorte, certeza que vai parar nos tribunais.
Se eu fosse o Flamengo e o que eu quero do Flamengo: que leve até as últimas consequências.
Srn!
O direito é claro. A Globo tem contrato com todos os clubes exceto o Flamengo. Portanto o Flamengo não pode transmitir ou vender nada, porque estará ocasionando prejuízo ao contratante que tem os adversários como cliente. Na conversa de botequim é uma coisa, mas na hora da manifestação judicial o Flamengo terá que indenizar a emissora de TV. Quem pagar para ver, vai gastar muito sem retorno.
O contrato da Globo com os outros times não prevalece sobre o direito do Flamengo com a MP.
Não pode um contrato entre Globo e um clube possuir efeitos sobre o direito de um terceiro (Flamengo).
Tem argumentos para os dois lados, mas esse é o que me parece mais correto.
Tem que peitar e brigar pelo direito, pois a emissora não vai desistir do seu monopólio facilmente.
Fico pensando aqui se a Lei Áurea ou a do Ventre Livre (e qualquer outra afim) tivesse sido proclamada hoje. Muitos diriam: “calma, tem de haver uma discussão maior sobre o tema, os pequenos fazendeiros vão quebrar (e provavelmente quebraram mesmo), só os grandes latifundiários conseguirão contratar os escravos libertos, etc, etc, etc. Parece ridículo, não? Mas é justamente o que se passa no momento. Só por liberar o patrocínio dos times para empresas de comunicação (TVs, streaming, etc.) em um momento de recursos financeiros parcos, a MP já seria válida. O resto, bem o resto é opinião de quem pode pagar o Premiere e de quem fica P… da vida de em um universo de 10 jogos por rodada só poder assistir a 01 nos domingos já que nas quartas-feiras quem trabalha cedo fica alijado dessa possibilidade.
PS. Melhor nem dizer a “felicidade” de quem possui TV por assinatura e é obrigado a assistir videotape de jogos porque algum time do seu estado está jogando naquele horário (mesmo que a partida seja a 500km de distância)!
Caro Eduardo Braga, infelizmente é por aí o pensamento do Brasileiro. Enquanto a mentalidade do nosso povo não mudar seremos um país miserável. É o mesmo tabu que vejo no meio ambiente, falar em explorar de forma sustentável o meio ambiente aqui vc é apedrejado, executado quer destruir o meio ambiente. Na visão das pessoas somos obrigados a manter quase 70% de nossa mata nativa de forma improdutiva mas ao mesmo tempo carregar milhares de pessoas passando fome e desempregadas principalmente na região norte do país. Enquanto isso países como a Suécia exploram 97% de sua mata nativa vendendo madeira e replantando ou Noruega q vende suas geleiras pra Google resfriar seus servidores, imagine se alguém levatasse essa possibilidade no Brasil?
E o equilíbrio dos campeonatos?
E os jogos lotados com duas torcidas?
E o velho Maracanã?
E os ingressos baratos?
E a festa das torcidas?
E os geraldinos?
E o povão nos estádios?
E comprar o Jornal dos Sports no jornaleiro após o colégio?
E o mundo sem corona vírus e outras doenças?
E o pensamento coletivo contra o individualismo?
E a Bossa Nova?
E o Samba?
E as praias limpas?
E a música brasileira de qualidade?
E a boa educação?
E a gentileza?
Será que vivemos em um mundo melhor?
SRN!
Em 2020 tem eleições municipais. Favor votar direito e eleger um prefeito que goste da essência do Rio de Janeiro: carnaval, futebol, samba, turismo, povo.
Kleber desta vez vou discordar em parte do seu post
Penso que se voltarmos a negociar em grupo ( Liga ) poderemos retornar ao modelo do CLUBE DOS TREZE que ” prejudicava o nosso Flamengo” , pois ele é Corinthians no 1o grupo recebiam ( pouco mais)
Bem diferente do ( MUITO MAIS) que passamos a receber da TV a partir de 2013 , quase 3 vzs mais do que recebíamos até 2012
O que possibilitou a responsável adm do EBM pagar dívidas anualmente, além do apoio da AMBEV na promoção do ST para todos clubes
Com esse acréscimo da TV.na ordem de aprox 90 milhões p/ ano, somados aos 20 milhões do 1o ano do mal trabalhado e EXCLUDENTE ST, equilibramos as finanças do CRF
Me preocupo se a negociação voltar a ser em bloco que possamos retroceder no valor da cota individual que recebemos.
HC