Quarta-feira chegando. Lembro dos meus tempos de repórter, das inúmeras matérias com Zico em momentos de decisão e, foram muitas, em que o que mudava era o adversário. A ansiedade era a mesma e, os piores momentos eram os mais próximos ao jogo, os poucos dias, as poucas horas que nos separavam do momento mágico do Flamengo entrar em campo para mais uma decisão. Zico só sofria pela espera. Era ansioso. Na hora H, resolvia tudo…
Há um item em que o nosso timaço das décadas de 70 e 80 e o nosso time de hoje têm em comum. Confiança! Interna e externa. Entre eles jogadores e, aqui fora, nos torcedores.
Entre estes dois times, a meu conceito, os mais eficientes envergando o Manto Sagrado, há uma visível diferença que quatro letrinhas explicam: Zico!
Ousaria afirmar, e peço mil desculpas aos meus queridos amigos Raul, Leandro, Marinho, Mozer, Júnior, Andrade, Adílio, Tita, Lico e Nunes, que Zico é o fiel da balança. Se jogasse neste time de hoje, seria este o melhor da nossa história.
Se hoje não temos Zico, em contrapartida, como o time é homogêneo, embora não haja um gênio, não há desfalque que abale o ânimo do torcedor, nem que influencie de forma decisiva no desempenho.
Voltando no tempo. Já imaginaram como nos sentiríamos se fôssemos informados de que Zico não jogaria, em Montevidéu, contra o Cobreloa, ou em Tóquio, contra o Liverpool?
Pois é. Hoje, podemos não contar para esta decisão com Arrascaeta, a mais cara contratação na história do clube. Claro que, se isto ocorrer, vamos lamentar, mas não vamos perder nem um segundo do nosso precioso sono. Confiamos em quem vai entrar para jogar. O único insubstituível seria o Galo. Como ele não joga mais…
Estava aqui trocando umas ideias telepáticas com Messi, não o do Barça e sim, o meu filho de quatro patas, um Golden Retriever que vivo achando que um dia vai falar. Enquanto ele não fala, a nossa “resenha” vai sendo telepática…
O raciocínio é simples: não podemos tomar gol na quarta-feira, pois estaremos obrigados, a cada gol do Grêmio, a ter que fazer dois. E, lembro que o único resultado que leva para os pênaltis é o 1 a 1. Aí, não teríamos que fazer dois, mas correríamos o risco dos pênaltis.
Que ninguém se iluda. Vai ser um jogo duro, pegado, com o Flamengo tendo uma única e monumental vantagem, qual seja decidir no colo da mais apaixonada e apaixonante torcida do planeta.
Pelas circunstâncias do jogo, a tônica será a procura desesperada pelo gol. Sei que o 0 a 0 é nosso, mas aqui pra nós: com os dois mais criativos e agudos times do futebol brasileiro querendo o gol, para mim, embora muito bom, o 0 a 0 seria uma autêntica zebra…
Bom mesmo seria, ainda no primeiro tempo, meter 2 a 0. As coronárias rubro-negras agradecerão eternamente…
Com todo respeito, Leandro, Junior, Andrade e Adilio são incomparáveis. Embora nosso time de hoje seja muito bom, o melhor desde 1987, posição por posição não há jogador comparável aos acima citados.
Fausto, amigo,
Nao discordo de você. Viví o dia a dia destes craques. O que reiteró é que, este time de hoje, com Zico, seria o melhor da nossa história.
Forte abraço.
Respeito sua opinião, mas acompanhei aquele time no Brasil, no Uruguai e no Chile. Não vejo termo de comparação. Rafinha e F. Luís grandes jogadores, mas muito distante de Leandro e Junior; Mozer perto de Mari ou R. Caio, uma e uns de distância. Enfim torcendo para vencer, mas tendo convicção que nunca mais teremos um time igual aquele. Mesmo porque o futebol é outro. O tempo é outro.
Prezados Rodrigo e Kleber, concordo com você, só faltou o LICO, talvez o Gerson cheque quase perto dele, pois chegou e encaixou.
Sds rubro-negra.
Querido Kleber… esse time de hoje com o Zico seria muito melhor do q o de hoje… Querido.. Leandro eh muito mais jogador que Rafinha..
Junior muito melhor q Filipe Luis…Andrade….Adilio….Mozer….
E…pasme…Nunes…
Nunes era mais decisivo que Gabigol…
O Grêmio desta quarta-feira não será o Grêmio do primeiro jogo, pois terá Maicon e Geromel.
Ao Flamengo cabe controlar a ansiedade e a expectativa da torcida por mais uma grande atuação, aí entram Rafinha e Filipe Luís, dois acostumados a grandes jogos, grandes decisões pelo mundo afora. A bola não queima nos pés de ambos.
Será um jogo bem difícil e 0 a 0 é goleada.
Sobre o time de 81, é um sonho que jamais voltará a ser concretizado. Aos 18 anos, nossos craques já estariam na Europa e voltariam para encerrar a carreira. São os casos de Filipe e Rafinha, dois bons jogadores no nível europeu, mas sem tanto mercado, que voltaram e dão um banho nos demais.
É o jogo mais importante da história do Flamengo em 35 anos, mas é mais uma decisão para Diego Alves, Filipe Luís, Rafinha, Everton Ribeiro, nomes acostumados a conquistas.
Verdade Kléber, quase 40 anos nos separam, o futebol mudou demais. Mas também Fausto tem razão. O time de agora pode ser melhor que o de 87, que foi base da Seleção de 94, mas em 1981 tínhamos jogadores incomparáveis, como os citados e também alguns “cabeçudos imprescindíveis”.
O conjunto e o tal “encaixe” que falam hoje, é que são semelhantes nos três times.
Hoje temos, no time sem desfalques, 11 jogadores nos quais a torcida confia, sabe que dificilmente errarão um passe, vão dar uma entregada. E isso no futebol de hoje só na Europa se vê e em pouquíssimo times.
Emoção não vai faltar na quarta mas…
Vamos passar!
Seremos Campeões!!
Boa noite, amigos,
Essa ansiedade para chegar a hora do jogo, é que arrebenta a gente. Tô tentando dormir cedo e acordar tarde para chegar logo a hora. Kkk!!!
Esse time tem confiança e, passa isso para o torcedor. O problema é que não dá para confiar nesse “tal de futebol”.
Concordo com Kléber, que 0x0 será muito difícil de acontecer. Se ocorrer, ficarei feliz. O problema é o drama que isso seria até o apito final.
Kléber, eu ia à Gávea ver aquele timaço da década de 80 treinar, e ficava encantado com as feras. Acho que Leandro ( o maior lateral que vi jogar), Júnior, Andrade e Adílio seriam titulares hoje. Zico não preciso falar. Nunes era o goleador das grandes decisões.
SRN.
Amigos,pelo que jogou contra o Flu,e em razão da situação de Rafinha e sua recuperação problemática,eu iria de Rodinei contra o Grêmio.Atuou como nunca vi jogar.Está mais inteiro.
O Grêmio terá 2 desfalques de pêso,Luan e Jean Pyerre.Na lateral Renato está em dúvidas entre Leo Moura e Galhardo.Se vier com este último terá um ponto fraco.
O ideal para o FLA é iniciar a partida fazendo um gol…!!!!
Abs.
Carlos, acho que não vai ter jeito, vamos de Rodinei mesmo. Quem sabe o Portuga não recupera mais um?
Pra garantir era melhor fazer o inverso do que o Egon disse: ele jogar com a máscara do Rafinha, já que não tem jeito, kkk
Caro Kléber e amigos!
Todos ficam ansiosos e é mais do que normal. Estamos em casa e moralmente precisamos sair classificados. Pelo futebol temos tudo para passar. Individualmente somos mais preparados.
Lembro que o Paulo Vitor em Porto Alegre foi muito inseguro e isso pode se repetir. NÃO podemos esquecer que lá fomos garfados. Estou muito confiante numa VITÓRIA.
Esse Flamengo é muito diferente de muitos, mas, cada um no seu tempo e estilo.
Precisamos fazer o primeiro gol e naturalmente o placar aumentará. É assim que imagino que o jogo será.
SRN
São duas equipes incríveis. Mas, como vc bem definiu, caro Kleber, a diferença entre essas duas equipes mágicas tem nome, CPF e tudo mais: Zico. Aí está o grande diferencial.
Gostei muito de uma reportagem do Eric Faria dando conta da seriedade com que o Flamengo está encarando o jogo de quarta. Amanhã, 22/11, o CT estará totalmente fechado para a imprensa. Concentração total no jogo. Aliás, próximo contato com a imprensa só uma hora antes do jogo. Boa diretoria. Esse JJ sabe das coisas. Nada de oba oba.
Começam a circular notícias de jogadores que podem interessar ao Flamengo para o próximo ano. Para mim, notícias plantadas por empresários querendo colocar seus atletas no Flamengo. Agora todos batem na porta do ninho do urubu. Assim como notícias dando conta de que JJ já está de malas prontas para voltar para Portugal. Tudo com a intenção de desestabilizar o mágico momento que vivenciamos no futebol.
As discussões do momento nas mesas de futebol: Com quantas rodadas de antecipação o Flamengo será campeão.
Façam suas apostas.
A única coisa que sinto falta nesse time é um batedor de faltas, não precisava nem ser o Zico, o Junior capacete no final da carreira já seria perfeito.
Amigo Neves,
Após a retirada do SPRAY no futebol brasileiro, nossos jogadores pararam de fazer gols de falta.
Veja que a média de gols de falta no Brasileirão caiu e muito.
Na Libertadores tem o SPRAY, mas são poucos jogos em relação ao Brasileirão. Quem sabe nesta quarta sai esse gol de falta..
SRN!
Kleber,
“Entre estes dois times, a meu conceito, os mais eficientes envergando o Manto Sagrado, há uma visível diferença que quatro letrinhas explicam: Zico!”
Concordo, um FORA DE SÉRIE tem a capacidade de colocar o bom time em outro patamar… Veja o caso do Real Madrid com Cristiano Ronaldo. O Presidente deles teve a insanidade de achar que sem o português o time continuaria vencendo e mantendo alto nível, mas foi o FORA DE SÉRIE sair para o Real entrar em uma draga danada, com um dos piores desempenhos de sua história recente.
Diego, amigo,
Você foi preciso. A diferença entre a genialidade e a grande competência é um abismo.
O gênio é a raridade, a exceção. Feliz de quem pôde ter um. Nós tivemos…
Forte abraço.
Kleber e amigos uma certeza : não vai ser 0 a 0. É jogo para cardíacos e de gols. Por esta razão acredito muito na gente. Temos jogadores mais decisivos que eles. E temos São Judas. Tem gente que jura já ter visto o nosso santo protetor nas redondezas do Maracanã.
Saudações
Graaaaaaande irmão!
Olho muito aberto na chegada de Geromel e Kennemman na nossa área…
A jogada pelas pontas com bola baixa, é outro perigo.
Assim como foi o gol deles lá no Sul.
Cruzam a meia altura longe do alcance do goleiro. Diego Alves tem que ficar esperto nessa bola…
Contudo, meu placar é 2×0.
Se tomar um vão ter que sair.
VAMOS PINGAR ……
1 – Nesse exato momento mais de 100 equipes da Polícia Civil estão nas ruas pra cumprir mais de 20 mandados de prisão contra criminosos que planejam invadir o Maracanã amanha à noite, antes da semifinal da Libertadores no jogo entre Flamengo e Grêmio.
A polícia civil, em operação pelo estado do Rio de Janeiro, prendeu 17 pessoas suspeitas de articularem a quadrilha. A perspectiva é que mais pessoas possam ser presas.
Caro, presidente e amigos do blog,
Com essa análise do Kléber sobre os dois times, me veio uma ideia na cabeça…
Presidente, o senhor que viu e conhece bem esses dois timaços citados, que tal fazer a sua escalação dos seus 11 preferidos??? Seria bastante interessante. Sem esquecer é claro de citar qual dos dois técnicos era o melhor. Apesar de não ter acompanhado o time da década de 80, me arrisco a dizer que o ZICO do elenco atual comanda o time do banco de reservas e veio da Europa…rs
SRN
Flamengo calcula R$ 7 milhões de renda contra Grêmio e comemora “empate” nas contas do Maracanã.
Nobre Kleber e companheiros,
Muito confiante. Nosso time é muito bom, estamos jogando em alto nível e decidiremos no Maraca lotado.
Tomarmos gol gera um risco, portanto defesa deve estar atenta o jogo todo. O Grêmio vai sair pra o jogo e poderemos ter espaços entre as linhas gremistas.
JJ tem duas finais intercontinentais no currículo, na Liga Europa em 13 e 14. Em 14, eliminando nas semis o já poderoso time da Juventus de Turim que chegou à final da Champions no ano seguinte.
Contando as horas… VAMOS, FLAMENGO!
*DUAS FINAIS CONTINENTAIS
Boa tarde amigos!
Saudações
Kleber alguma notícia sobre a escalação do Rafinha e Arascaeta?😢
Boa tarde amigos !
Amanhã com Rafinha ou não, Arrascaeta ou não, sendo jogo muito pegado ou não, o Flamengo ganha o jogo.
Pode anotar e me cobrar depois.
Fiquem tranquilos, estaremos na final da libertadores 2019.
E por ironia, o melhor time entre os argentinos é o River, e mesmo assim é nosso melhor adversário. O jogo deles se encaixa no nosso.
Vou torcer pro River.
SRN
Vamos de Rafinha, o Rodnei nunca jogou 2 partidas consecutivas bem, e ainda vai marcar o cebolinha, não, obrigado.
Kleber, olha… tenho 33 anos…. dessa maneira não vivi essa época, mas, já vi + de 500 VT’s da nossa seleção rubro-negra da década de 80… e fica difícil comparar …
Acho que podíamos colocar os 11 de 81 como titulares e os 11 de agora como reservas para considerarmos o melhor Flamengo de todos os tempos … isso, claro, como time… porque se for na individualidade temos personagens totalmente fora da curva que não jogaram nessas épocas (Romário, Pet, Sávio, Leo Moura, Adriano e etc…)
SRN
Caro Kleber e companheiros de Blog,
Prefiro falar do jogo de amanhã, por entender que NÃO EXISTE comparação entre o time atual e o de 1981, mesmo se dele não participasse o nosso ídolo maior, ZICO!
Para não perder a oportunidade…
>>> DEIXEM O PORTUGUÊS TRABALHAR !!!
>>> VAI ACABAR NA 32 !!!
Agora, sobre o jogo de amanhã, tenho uma previsão, que acredito seja um “pouco” diferente da maioria dos companheiros…
Como o nosso companheiro Francisco Targino já me apelidou de “Mãe Diná”, por ter acertado alguma previsões, entendo que tenha algum crédito…
VAMOS GANHAR AMANHÃ E VAI SER FÁCIL !!!
Isso mesmo, acho que ganharemos e ganharemos bem, talvez até com a definição do jogo ainda no 1o tempo, não tenho dúvida em relação à isso, temos um time muito melhor individualmente e coletivamente, temos um técnico muito melhor, temos 70.000 torcedores no estádio, enfim, repito, VAMOS GANHAR COM FACILIDADE, quem viver verá…
SRN
Paulo Edsin, amigo!
Corrigindo! Profeta mesmo!
Estou com o seu otimismo e meu coração está muito leve.
O jogo é difícil, mas, temos uma arquibancada que faz a diferença, coisa, não usada por eles em Porto Alegre.
Amanhã quero ir dormir só depois do seu comentário.
Grande abraço e acaba na 32. Amanhã também
Aqui em Porto Alegre a imprensa dá como certo o desfalque de Luan e a provável entrada de Michel.
Dessa forma o Grêmio jogaria com 3 volantes e uma bela retranca …nos mesmos moldes que o Grêmio atuou ano passado contra o River Plate fora vencendo por 1x 0.
Ao menos no primeiro tempo creio que irão se fechar e especular apostando na velocidade de Cebolinha e Alisson.
Qual a seleção melhor. A de 70 campeã do mundo ou, a de 82?
Na minha humilde opinião, a diferença está na presença do Pelé na de 70.
Nosso time de 81 é bastante superior ao de hoje. Mesmo se Zico jogasse hoje.
O de hoje é muito bom mas homogêneo.
Raul x Diego Alves – RAUL
Leandro x Rafinha – LEANDRO
Marinho x Rodrigo Caio – RODRIGO CAIO
Mozer x Pablo Mari – MOZER
Junior x Filipe Luiz – JÚNIOR
Andrade x Arão – ANDRADE
Adílio x Gerson – ADÍLIO
Zico x Arrascaeta – ZICO
Tita x Everton Ribeiro – TITA
Lico x Bruno Henrique – BRUNO HENRIQUE
Nunes x Gabigol – GABIGOL
* Em suma, só três teriam vaga naquele time espetacular…
Caros amigos do blog,
O time de 81 era maravilhoso, mas eu era muito pequeno nessa época. O time de 87 eu me lembro bem. Fazendo uma mistura de 87 com 19 ficaria com o seguinte: 1 Ze Carlos, 2 Jorginho, 3 Leandro, 4 Mari, 5 Andrade, 6 Felipe Luiz, 7 Renato Gaúcho, 8 Gérson, 9 Bebeto, 10 Zico, 11 Arrascaeta. O time de 87 venceria por 7×4. Foi só uma brincadeira essa mescla. Na verdade, tanto o time de 87 quanto o de 19 são excelentes e não se deve fazer comparações de épocas distintas.
Para amanhã tenho fé que venceremos o Grêmio.
SRN!
Querido Kleber,
Fácil não vai ser, se vamos vencer, também, não sei (apesar de acreditar que SIIMMM)..
Mas uma coisa tenho certeza, o time vai jogar pressionando o Grêmio igual fez em Porto Alegre, pq este é o atual DNA do Flamengo.
Acredito que o Renato esteja mais preocupado com nosso time, do que o contrário.
Temos um time maduro, com jogadores vencedores na Europa, acostumados com jogos decisivos e isso é fundamental, além da confiança (tão destacada por vc e que eu concordo).
Acho que o Rafinha joga nem que seja só com a metade do rosto. Arrascaeta deve está no banco.
Quanto aos dois times (81 x 19) entendi que vc não fez comparação entre os jogadores e sim que se o time de hoje tivesse, somente, o ZICO, seria melhor que o de 81, no que eu, também, concordo.
SRN!
Amigos,
amanhã não podemos tomar gol;
eu optaria por Rodinei,tomando a sua atuação contra o FLU e,Rafinha carece de um melhor condicionamento;
Grêmio,na retranca…chutes de fora da área;
dobra de marcação no “cebolinha” e no Allison,
times de 1981 e 2019,qual melhor? Não faz diferença.O que importa é que são do FLAMENGO,e que representam alegria e satisfação da imensa nação rubronegra.São épocas bem distintas para a prática do futebol,fica dífícil avaliar.
SRNs,abs.
Flamengo 3×0 Grêmio
Raul, Leandro, R.Caio, Mozer e Junior, Andrade, Adílio, Zico, Tita, Gabigol e Arrascaeta. Dos que eu vi desde o início dos anos 60. Raul, Leandro, Reyes,Mozer e Junior, Carpegianni, Adílio e Zico, Doval, Bebeto e Romário…….reservas J.César, Toninho, Aldair, Juan e Athirson, Andrade, Geraldo e Petkovic, Renato Gaúcho, Adriano e P.Cesar Lima. Treinadores Coutinho, Carlinhos, Mister JJ
Comparar times ou jogadores de epocas distintas é complicado. Hoje, os jogadores são mais atletas que no passado. Aquele time da decada de 80 ganhou tudo e esse atual ainda não ganhou nada, aquele time tinha um genio , chamado Zico, esse atual não tem, então a diferença é grande . Pois um time magnifico e historico se faz com titulos e belas exibições. Hoje, o time atual pode começãr a fazer historia e tentar se comparado com o time do Zico.
Ressalto que nosso time de 92 , demorou a engrenar , mas conquistou o brasileirão e tbm tinha otimo valores : Junior , Zinho, Uidemar, Djalminha, J.baiano, Marcelinho Carioca…
Que bom seria se ZICO fosse eterno…