O balanço final, não deste jogo e sim do ano, é que a paixão das nossas vidas está em visível construção para entrar em um outro patamar neste mundo da bola.
O nosso time, de Diego Alves até Bruno Henrique, é muito bom, porém, nossa reposição de peças é deficiente. Hoje, em jogo de final de mundial, quase Piris da Motta entra em campo e, a bola do jogo parou no pé de Lincoln…
Jogamos um primeiro tempo muitíssimo bom, quase perfeito. Enquanto houve gás, seguramos a barra no segundo tempo, onde os quinze minutos finais só o Liverpool jogou.
Nosso time cansou. Passamos de oitenta jogos no ano, enquanto que nosso adversário está no meio de temporada. O aspecto físico pesou muito. Quando saíram Éverton Ribeiro e Arrascaeta, perdemos qualidade no meio. Hoje, Diego não entrou tão bem como nas outras vezes.
Quem é Flamengo deve ter orgulho do nosso ano e do nosso jogo contra o Liverpool. A verdade é que os vermelhos imaginavam que pegariam uma moleza e, precisaram de uma prorrogação que foi fatal para o nosso time, tão castigado por um calendário absurdo.
Parabéns a todos. Neste mundial, faltou pouco para a conquista.
Agora, trabalhar duro, para um elenco mais equilibrado. A final da próxima Libertadores será no Maraca. Precisamos estar lá e, de lá, voltar pra cá…
MENGOOOOOO!!!!!!!
Vou falar o que? Parabéns Flamengo! Time que nos honra, orgulho do Brasil!
Parabéns a todos!
Muitos falando que o Mister não foi bem nas substituições, ok, de fato não foi, mas não sabemos realmente o que aconteceu ali, somos humanos, às vezes as coisas não se concretizam como pensamos. Normal. Não estaríamos ali se não fosse por ele.
Um recado aos torcedores rivais, principalmente os paulistas que estão espalhando memes ridículos, é constrangedor uma coisa dessas, se fosse paulista ou torcedor de algum rival ficaria com vergonha disso, os caras querem zombar de um clube que perdeu para o melhor time do mundo, que tem um faturamento 10 vezes maior que qualquer clube da América. Como disse, é o mesmo de querer zoar o Asa de Arapiraca por perder um jogo pro Flamengo, sendo o time alagoano com uma folha salarial que não é 1% da nossa.
Paulistas que estão tentando zombar, se recolham na sua insignificância.
Mais uma vez, parabéns Flamengo! Orgulho que transborda no coração!
Nao tinha como em termos de futebol , o Flamengo era terra arrasada, entao primeiro essa brilhante diretoria fizeram um time, em 2020 provavelmente teremos um plantel.
ORGULHO DE SER RUBRO NEGRO, foi a sensaçao que tive ao ver o Flamengo jogar de igual pra igual com o time considerado melhor do mundo.
Flamengo fiz uma brilhante partida, infelizmente mais que o cansaço, Jorge Jesus foi muito infeliz nas substituiçoes.
Nao tiraria nem um , nem outro, somente tiraria Gerson que vinha destoando do restante do time.
Filipe luis que era a grande preocupaçao, fez uma grande partida, assim como Pablo Mari e principalmente o incansavel wilian arao.
Ganhamos, estadual, brasileiro e sul americano. Faltou pouco pro mundo.
Somos sem duvida o segundo melhor timedo mundo.
E se disputassemos a premier inglesa, entre os 4 esse time chegaria , nao tenho duvida.
Flamengo me fez sentir o mesmo orgulho de 38 anos atras.
Muito obrigado Flamengo, nunca vou deixar de te amar, honrou suas tradições, apesar da tristeza e meu choro estou feliz com meu time. Mostrou que é o melhor do Brasil, que orgulho, faltou pouco. Te amo , te amo , te amo !
Isso ai Geraldo!
Ontem fizemos 75 jogos, enquanto o Liverpool fez 27…
Klopp comanda o time inglês há cinco anos, enquanto Jesus, acabou de fazer seis meses…
* CAMPEÃO DO ESTADO
* CAMPEÃO DO BRASIL
* CAMPEÃO DA AMÉRICA LATINA
* SEGUNDO MELHOR TIME DO MUNDO…
Parabéns MEU AMOR…
FELIZ PRA KARAI com o que você nos proporcionou esse ano….
Aaa gente e ca pra nós 38 anos que o Flamengo nao perdi para o Liverpool , um dia esse tabu ia cair ne.
Amigo Liliano, é bom lembrar também que no placar agregado tá 3×1 para nós rs
ORGULHO!!!
É o que tenho para falar desse time fantástico, que venceu BRASILEIRO, LIBERTADORES e ainda encarou de frente um time que gastou 1.8 BILHÕES em contratações. Esses caras formaram o segundo maior time da história do Flamengo, estão eternizados na fileira de grandes campeões!!!
Muito bem observada a questão física, de um time que jogou no desumano e bagunçado calendário brasileiro… Nessas horas vemos o quanto pesa o inútil estadual, poderíamos ter mais pernas não fossem os jogos contra Bangu, Cabo Frio, e os ex-rivais Botafogo, Vasco e Fluminense.
Que ano que vem, além de BONS RESERVAS, que o Flamengo finalmente abandone o regional (no máximo, jogar as finais).
VAMOS FLAMENGO!!!
Pois é Diego, isso que fico me perguntando, como encarar o estadual? Não tenho a mínima paciência de passar 4 meses do ano se desgastando para ganhar ganhar uma competição que não leva a lugar nenhum.
Fiquei sabendo que o Fla vai começar com o sub-23 para que os jogadores cumpram 1 mês de férias, mas e depois? Eu continuaria colocando o sub-23 e alguns reservas, fazendo testes,etc. Haja paciência para esse carioquinha!
Para o time não ficar fora de ritmo, eu focaria na Supercopa do Brasil contra o AtléticoPR e na Recopa conta o Independiente del Valle, além da própria libertadores é claro, ficar se desgastando no Carioca poderá custar caro depois.
Daniel G,
Tem as férias e tbm tem a pré-temporada em Algarves, Portugal.
Saudações!
Concordo com o comentário. O Flamengo bateu-se muito bem contra um Liverpool que, é justo que se diga, este muitos furos abaixo do normal. Por pouco o Flamengo não ganhava, não nas oportunidades, mas no tempo que faltava jogar. Vamos ver quantos craques, que são muitos, o Flamengo consegue manter, aguentando os euros que lhes vão ser oferecidos. Pena ter sido um brasileiro a marcar, mas c’est la vie. Uma vez mais, parabéns.
Kleber
A bola caiu nos pés do Lincoln e ele não fez, mas tambem caiu nos pés do gabigol e não fez. É muito fácil só criticar o garoto. Temos de parar de menter a lenha nos nossos garotos e enaltecer os de fora. Isso é covardia.
Perdemos hoje porque enfrentamos o time superior ao nosso e além disso está em meio de temporada e nós em final de temporada.
Temos que tá ORGULHOSO e não ficarmos criticando nossa base. Lamentável
Lincoln vc também gaz parte dessa história. Vencedora diga-se de passagem
Flamengo, sempre.
Até que a morte nos separe.
Flamengo orgulho mundial. Mas não precisamos jogar pedra em ninguém.
Denis Galberto, amigo,
Não é pelo fato de um jogador vir da base que já tenha atestado de craque.
Desculpe, mas Linchon não está em condições de substituir qualquer atacante titular. Simples assim…
Abraço.
Verdade, Kleber. Você tem razão quando diz que precisamos qualificar esse elenco. O Mister quase nunca poupava o time titular não porque não queria mas sim porque sabia que Rodinei, Renê, Piris e outros nos dão calafrios quando aquecem à beira do campo.
Mas, parabéns a todos pelo ano sensacional!
Concordo Kléber.
A torcida tem que parar com essa fantasia de que se vem da base é bom jogador.
Linchol teve culpa na perda do título ? Não.
Mas é jogador fraco ? É…
Simples assim.
SRN
Boa noite. Equilibramos uma partida onde as condições financeiras e de tempo para montagem do elenco são os diferenciais para o adversário, mesmo assim fizemos um jogo equilibrado onde não poderíamos errar, o gol na prorrogação comprova isso. Nos faltou aquela bola para decidir a partida, enfim…..fomos fortes, jogamos de igual para igual contra seguramente o melhor time da europa, jogamos como Flamengo!!!!
Orgulho e a palavra que nos define hoje!!
Um time maduro que foi em busca do sonho e que por pouco não alcançamos, mas que está de parabéns pela forma como encarou o europeu.
Agora e inadmissível o vitinho trotar como se estivesse morto de cansaço na origem do gol do Liverpool e o Lincoln, novamente perde um gol assim sozinho..esses nossos atacantes da base são horrorosos, não sabem finalizar, alguém tem que ver isso…
Douglas, o Bill é muito bom jogador. Acredito bastante no Yuri César e no Wendel. Se bem trabalhados, podem dar frutos e evitar q gastemos $ com nulidades como Berrio.
Também acho bons jogadores, porém qndo chegam nos profissionais vemos quão deficiente são nas finalizações (Vinícius Jr está no real Madrid pra comprovar). Os meias chutam melhor que os atacantes
Orgulho e alegria de ser rubro-negro. Obrigado a este elenco pelos momentos fantásticos de 2019. Foi belo. Quanto a 2020, precisamos contratar para o banco e nos livrar de algumas nulidades. Eu iria seco atrás do Michael e traria o Nacho Fernandes do River,além de um volante de alto nível e dois laterais de bom nível. Flamengo está caminhando para se tornar o papa-títulos da América do Sul. Jogamos de igual para igual com o Liverpool e perdemos num detalhe, na minha opinião na falta de combatividade do Vitinho q tinha q ter atacado o cara q fez o lançamento.
O trabalho do ano foi fantástico. Que 2020 seja igualmente generoso.
Bem lembrado Nacho está em fim de contrato, e ve uma mudança com bons olhos. River ta tentando renovar mas o Inter ta de olho
Kleber,
Como o mestre Zico falou, pra jogar um mundial tem que jogar no limite e tivemos um jogo em que todos os titulares renderam em sua excelência (no limite) com o quarteto da zaga, arão e BH (um pouco mais).
Perdemos de cabeça erguida e seguimos mais fortes.
Agora é descansar pra 2020 ser melhor ainda!.
SRN.
Caro Kléber e amigos!
Estava muito certo do título e infelizmente não aconteceu.
Vamos em frente.
Encerramos o ano muito bem e agora cuidar do nosso banco de reservas. Precisamos somente disso.
SRN e com muito orgulho no coração.
Queridos, em 2021 estaremos no “Novo Mundial” com muito mais clubes, uma forma do torneio caça níquel da FIFA ficar mais rentável. Flamengo e Independiente del Valle já estão confirmados, o campeão da libertadores 2020 e da SulAmericana 2020 completam os outros indicados.
Ano que vem será o último ano com esse formato de tiro curto, após 2020 será basicamente impossível um clube não europeu ser campeão, a partir de 2021 o clube latino que quiser tamanha façanha terá de passar não só por um jogo, terá de superar Real Madrid, Barcelona e Liverpool, todos na mesma edição.
Resumindo, 2020 será a última chance para os brasileiros, quem não tem Mundial terá a última chance de obtê-lo, a partir daí irão acabar as chances.
Nao vejo assim nao.Daniel.
Pelo futebol apresentado hoje , Flamengo venceria o Real Madrid, venceria o Barcelona .
No mundo , somente o Manchester city joga parecido com o Liverpool.
Flamengo hoje sem duvida está entre os 5 melhores times de futebol do mundo.
Imagine se mantiver esse trabalho, esse treinador e essa base daqui a 2 anos??
Basta lembrar que klop esta a 4 ou 5 anos no Liverpool.
E o Flamengo, mais degastado, em final de temporada , com quase 80 jogos realizados, sendo que.esse time quase 70% jogaram mais de 60 jogos, fez.um jogo de igual pra igual com os melhores.
Imagine daqui a dois anos, a maquina que esse time pode virar???
Nao vejo por essa ótica, vejo o Flamengo com imensas possibilidades de num futuro bem proximo conquistar o mundo de novo.
Flamengo hoje sepultou qualquer duvida sobre a sua enorme qualidade e competividade no cenario mundial.
Tem uma questão, o time do Fla ta envelhecido, Rafinha, Felipe Luis, Diego e Diego Alves 34 anos. Oque preocupa mais são as laterais, dificil achar laterais viaveis economicamente do nivel dos nossos
Kleber e amigos , fizemos uma partida acima das previsões. Enquanto tivemos fôlego jogamos de igual para igual.
A lamentar para mim as substituicoes equivocadas nosso mister. Inclusive se fossemos para os pênaltis teríamos perdido dois dos nossos melhores batedores. Mas o crédito dele é imenso.
Ponto fundamental para 2020 : qualificar o elenco. Não dá para disputar uma final de mundial com Linconl e Vitinho. Pedro Rocha já é um alento neste tema.
E aos amigos que vivem defendendo nossa base , com todo respeito, futebol é para gente cascuda.
Menção mais que honrosa para toda a defesa , nosso goleiro e BH.
Saudações. Ano que vem tem mais.
Mengooooooo
Boa noite, amigos,
Não é hora de criticar ninguém. Vamos deixar para outro dia. Kkkk !!!
Amanhã vamos vestir nossa camisa rubro-negra, e desfilar pelas ruas com orgulho. Cabeça erguida. Fizemos o possível, e infelizmente não deu.
Espero que a torcida abrace o time quando este retornar ao Brasil.
SRN.
Orgulho de ser mengao!!!
Parabéns time e torcida até 2020!!
Valeu Jesus!!¡!
Ano maravilhoso! Não há porque desmerecer o time por essa derrota. Ficou claro que temos time mas não temos elenco. As substituições mataram o time.
Enquanto teve gás jogamos até melhor. Mas a disputa é desigual. Verdade seja dita.
Mas estou orgulhoso dessa equipe. Estou orgulhoso do ano que tivemos. Ganhamos treis títulos e demos show. Quebramos um monte de recordes.
Valeu Flamengo!
1. Para quem defendia a entrada de Renê e Diego, ficou provado que os 11 titulares do Flamengo estão em outro patamar.
2. Depois que Arrascaeta e Everton Ribeiro foram substituídos fiquei com a nítida sensação de que só seríamos campeões nos penaltis.
3. JJ deveria ter colocado Renier no lugar de Lincoln. Renier tem muita estrela. Aquela última bola nos pés de Renier…
4. Tenho 28 anos e esta foi a primeira derrota do Flamengo em que fiquei mais orgulhoso do que triste. Que tenhamos um 2020 melhor ou igual a este 2019 histórico.
Ramon, pensei exatamente como você em relação ao Reinier. Ele é alto, forte, cabeceia bem e entraria no final, já sem o peso de decidir sobre um garoto de 17 anos. Mas, parabéns a todos por esse ano espetacular.
Ramon,
Não queria criticar ninguém, mas abro exceção à este garoto Lincoln, HORROROSO e que subiu na fama do Vinicius Jr… Nem jeito de jogador tem!
Concordo. Eu estava disposto a pagar o Uber dele para ele meter o pé. Hj pago Uber, passagem e 1 semana de hotel para ele sair do Flamengo. Centroavante q não sabe chutar! Não coloca a bola nem na moldura. Contra o Emelec perdeu um gol idêntico botando a bola na arquibancada. O Reinier teria matado aquela bola.
Diego, é verdade cara!
O Lyncon de jogador de 50mi de Euros virou um grande problema. O contrato é de vencimentos altos e a longo prazo.
Saudações!
Ramon, vc tem razão em uma coisa e não tem em outra coisa.
A sua razão é que de fato do Felipe Luiz não comprometeu, jogou uma boa partida tendo a cobertura do BH correndo atrás de lateral na frente e com o Gérson e o Mari bem sincronizados com ele.
Não tem razão quando fala do Diego. O Diego vinha dando certo no lugar do Gérson, como 2o. volante. A aquela altura se tivesse entrado teríamos retomado o domínio do meio de campo, mas deixa lo como único articulador do time, isso ninguém recomendaria.
Saudações!
Exato nino
Em tempo, nosso Mick Jagger tupiniquim, vestindo o manto sagrado logo hoje, evitou que a bola do jogo chegasse aos pés do Bruno Henrique ou do Gabigol…
Aconteceu o obvio. Vi muita gente contando vantagem e duvidando do time adversario. Ninguem se faz respeitar da forma como eles são hoje em dia se não fossem bons. Estamos de cabeça erguida, não é hora de acusações e sim de pensar em 2020 para repetirmos o feito. Temos um trabalho execelente e talvez a derrota tenha vindo para recuperarmos a consciencia e não pensarmos que somos imbativeis. Temos quatro grandes jogadores, Bruno Henrique, Arrascaeta, Everton Ribeiro e Gabigol, apenas Bruno Henrique parecia no jogo. Somos campeões brasdileiros, sulamericanos, vice mundial e os melhores do país com certeza. Creio sinceramente que vencemos o River sem convencer, fomos dominados e viramos no fim e hoje se não jogassemos muito não venceriamos. Parabens á todos e a nós torcedores.
Meus irmãos rubronegros, que bela jornada!
O jogo de hoje coroou um ano que tem tudo para ter sido a pedra fundamental de uma hegemonia continental do nosso Flamengo.
O trabalho está sendo muito bem feito – e precisa continuar.
Teremos um 2020 complicado, nosso time será dizimado por convocações de Eliminatórias e Copa America. Isso deixa a construção do elenco muito mais complexa. Grande desafio para a nossa diretoria.
Sobre o jogo de hoje, gostaria de fazer algumas considerações:
1) foi LINDO ver o Flamengo controlar e (até) dominar os ingleses em diversos momentos da partida. Cadê aqueles que falavam que essa era uma missão impossível??
2) existem lições valiosas nas derrotas. O que tem de mais diferente entre o Flamengo e o Liverpool em termos táticos é um pragmatismo, um jogo mais vertical para chegar em condições de fazer gol. Nós rodamos mais a bola, talvez pela habilidade e pela característica dos jogadores brasileiros, mas treinar uma ligação mais agressiva com os atacantes pode deixar o nosso time ainda mais letal.
3) O tal do melhor lateral do mundo ficou DESESPERADO com o Bruno Henrique. Passou pouquíssimas vezes do meio de campo – e sempre tinha mais dois ajudando na marcação do nosso “papa léguas”. BH é um MONSTRO!
4) Que partida dos nossos jogadores de defesa! Ontem mesmo nós comentávamos aqui a importância de termos um melhor jogo defensivo. O que a gente não imaginava é que o nosso jogo ofensivo pudesse estar abaixo do que nos acostumamos a ver – e isso aconteceu.
5) O Mister não foi bem nas substituições. Mas ele tem o grupo nas mãos – e poderia ter funcionado. Ali, na hora do vamos ver, ele não se omitiu e tentou alternativas.
Ó meu Mengão, eu gosto de você.
Quero cantar ao mundo inteiro
A alegria de ser rubro-negro
Cante comigo Mengão
Acima de tudo rubro-negro
ORGULHO.
SRN7
Marcello meu caro!
O Mister, a despeito de ser esse técnico fantástico, de devermos a ele esse ano maravilhoso, se ser essa figura inteligente, afável e doce, uma verdade tem que ser dita cara:
O Mister tem a sua cabeça na Europa, ele é europeu e seu parâmetro, até para si mesmo é a Europa.
Isto dito o Mundial de Clubes era o palco possível entre a Europa e América do Sul, era um momento dele mostrar seu trabalho na América do Sul para a Europa, acho que isso interferiu.
Se por outro lado tivemos um Klopp extremamente conservador e cuidadoso na manutenção da escalação do seu time, o Mister resolveu ser ousado primeiro.
Hoje com a cabeça fria vemos que não tinha a mínima chance das proposições dos Mister com Vitinho e Diego, tirando Arrasca e ER funcionarem, não tinha a mínima chance.
Vitinho não é jogador de meio, ele praticamente marca o bandeirinha em sua posição estática, e o Diego não tem mais condições físicas de ir e vir na armação do time, estava funcionando no lugar do Gérson, o que fortaleceria ainda mais o meio campo.
Infelizmente par nós as alterações mataram o time, coisas do futebol.
Saudações!
“Tempo para se acostumar”
Exatamente isso, a torcida teve tempo para se acostumar com a ideia que dificilmente venceríamos este jogo, e isso começou logo aos 40s do 1o. tempo.
O que se seguiu foi a consolidação mais e mais dessa percepção, não obstante termos conseguido o mais difícil, que foi dominar o meio campo na maioria da partida, um feito e tanto.
No entanto o 1o. fato concreto estava ali, uma defesa inglesa muito sólida e concentrada. Somou-se a este fator a fraca atuação dos nossos homens de frente.
Mas o que era impensável aconteceu, o nosso Mister garoteou, garoteou em um palco mundial, suas substituições acabaram com o restinho de esperança que tínhamos de vencer o jogo.
Os ingleses mereceram ganhar, mas em verdade só nos incomodaram a partir de bolas de lançamentos em profundidade que pegavam Arrascaeta e ER passivos no combate ao lançador , e o nosso bravo Diego Alves plantado na maioria das vezes debaixo de três paus, aliás como é comum a tempos.
Nada a reclamar, como disse o nosso Mister, “Damos muita importância para tacinhas qualquer”, qdo defendeu prioridade ao Brasileirão, os ingleses pensam o mesmo.
Pontos positivos do time foi toda zaga, do goleiro aos laterais, fantásticos. Parabéns ao meio de campo, que enquanto teve forças, lutou muito e com muita técnica para ter o predomínio das ações, foi uma batalha, fantásticos.
Parabéns ao Mister, ao elenco e a diretoria pelo ano fantástico de 2019.
Vida que segue, saudações rubor-negras!
Sinceramente, foi aquilo que eu disse, se eu fosse torcedor do Corinthians teria vergonha em tentar zombar, tem gente que não tem senso do ridículo, querem zombar de um clube que estava na final do Mundial de clubes que pegou o melhor time do momento, bem diferente de um Chelsea que estava em franca decadência técnica/tática na época, além do Corinthians ter tido 6 meses para se preparar.
Junta-se aos corinthianos inúmeros palmeirenses, santistas, etc… Me impressiona o feito do Flamengo, conseguiu unir os 4 de SP. Aqui no Rio então nem se fala, não é possível que não sintam nem uma pontinha de vergonha em querer caçoar do Fla.
O Grêmio quando perdeu para o Real Madrid, fiquei feliz? Fiquei, mas fiquei na minha, afinal, que moral eu tinha para zombar do tricolor gaúcho? Basta ter o mínimo senso do ridículo, os caras eram campeões da América…
https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2019/12/21/corinthians-provoca-flamengo-apos-derrota-no-mundial-com-meme.htm?utm_source=facebook&utm_medium=social-media&utm_campaign=esporte&utm_content=geral&fbclid=IwAR11NiBXcxD7W-ZndcJd6oAHxNBB-othuJ2-_kSJk4dWb-Q8fgsvHynlz7o
E vc Daniel ainda dá ouvidos a isso cara?
Perguntem a eles qual o papel eles fizeram quando disputaram o Mundial?
Times defensivos com 1000 cabeças de áreas?
Jogamos de igual para igual, vida que segue.
Abraços,
Exatamente
Orgulho é a palavra que define esse ano repleto de conquistas
Tvz no prox ano com maior planejamento na Pré temporada mais bem elaborada sem nos desgastar com o Carioqueta
Possamos chegar ao fim do ano sem o mesmo desgaste que nos derrotou hj
Parabéns Flamengo ano épico !
Exatamente o Flamengo hoje está em outro patamar pra disputar torneio carioca
Permita-me discordar Haroldo,
A pré-temporada foi um verdadeiro desastre sobre a batuta do Abel Braga.
Em Março a vaca já estava com as quatro patas no brejo, e sabíamos que o Abel Braga não iria ganhar nem Libertadores e nem Brasileirão, isso ninguém duvida.
As coisas pioraram a princípio com a vinda do Mister pois Arrascaeta, Diego Ribas, ER, Vitinho, Lyncon, todos eles se contundiram com maior ou menor gravidade ao mesmo tempo.
Naquela altura a temporada já tinha sido considerada perdida, isso já no início do 2o. turno do Brasileirão e os defensores do trabalho do JJ defendiam a continuidade do trabalho para 2020.
Tivemos três jogos péssimos contra Atlético PR lá, Bahia lá e Emelec lá. A aquela altura passarmos pelo Emelec por 3×0 era coisa muito, muito difícil. A partir desse jogo contra o Emelec é que as coisas mudaram, o esquema do JJ encaixou, os jogadores fecharam com o técnico e a torcida que já era fechamento, continuou.
Em fim, foi um ano de altíssimos altos e baixos, assim falar em previsões do início do ano para cá não me parece razoável, pois foi tudo como é o Flamengo, a base da vontade e da emoção.
Saudações!
A mim, fica muito difícil analisar o jogo e não associar os milhares de detalhes que cercam / cercaram essa final.
Para termos parâmetro, façamos paralelo entre finais do Mundial de 2019 e a de 1998. Os andamentos dos jogos foram diferentes, mas aquele Vasco x Real foi um jogo parecido a esse Liverpool x Flamengo.
O Vasco, na realidade, só não ganhou por esses acasos da bola, era lá ou cá. Conosco ontem, seja no primeiro tempo ou em algumas jogadas agudas, aconteceu exatamente o mesmo.
#Paciência
Os rubro-negros de hoje não vão se sentir destruídos como já aconteceu com Internacional, Galo, o próprio Vasco. Certamente a zoação será menor. Por que?
Óbvio, jogamos de igual para igual… olho no olho e dente por dente, ainda que a disparidade desde 2000 , exista sim e cria por hora, a sensação plena que com um pouco mais de elenco, possamos não só jogar de igual para igual mas, passar a ganhar como nunca.
Do que fica do jogo de hoje e dos quase sete anos dessa nova filosofia que o Flamengo implementou, é que se os clubes brasileiros se organizarem financeiramente, se aproveitarem do mercado sul-americano próximo e trouxeram know-how tático da Europa, dá para reduzir a distância. Não dá para eliminar, mas dá para diminuir e ter jogo de novo…..ou ter sempre.
Afinal, quantos de nós rubro negros não ouvimos das torcidas arco iris que levaríamos uma goleada história igual ou pior do que o Santos de Muricy, Neymar e cia?
Fato é, sul-americanos não devem dar como impossível a distância para a Europa. Definir um modelo de jogo é FUNDAMENTAL. Tendo isso em mãos e aplicar dentro de campo, nos aproxima e muito da Europa.
JJ disse que temos o talento bruto(jogador) aqui.
Com a chegada de novos técnicos, espero que essa diferença caia. O amante do bom futebol agradece.
Esse ano de 2019, investimos quase 260 milhões em contratações. Ficou o gostinho que faltou muito pouco para ser campeão mundial.
Creio que metade desse investimento, sendo muito bem feito e pontual, nos reserva o direito de disputar mais uma vez de IGUAL PARA IGUAL E GANHARMOS COMO NUNCA.
Eu acho que a ideia a médio prazo tem que ser criar o nosso próprio know-how, desenvolver pensamentos, modelo de jogo e ” futebol” próprio. Nosso MADE IN FLAMENGO.
Saber explorar os potenciais, oferecer aos jovens uma perspectiva de que ficar aqui é mais legal que ir para um time menor lá. E aproveitar isso financeiramente QUANDO ENFIM, for a hora certa de vender.
A decepção existe, e talvez nem seja a melhor palavra para explicar o que sinto hoje. Mas o orgulho por essa temporada esmagadora é SENSACIONAL.
De fato amigos……………… ESTAMOS EM ………” OTO PATAMÁ ”
ABRAÇOS………..
ps ….Kleber amigo.
Por favor, não ”’ tranque ” o blog nas férias.
Passar todo esse tempo sem Flamengo, futebol e sem o blog ………é foda demais.
ABRAÇOS, AMIGO.
Falou tudo. Perfeitas observações. Um belo fechamento para nosso grande ano. E 2020 será excelente tb, se Deus quiser.
Derrota é derrota, que sirva como parametro para melhorarmos, sem endividar o clube. Consciencia na hora de planejar 2010. Nada é motivo para voltarmos ao passado de Patricia Amorim e cia.O jogo foi de uma maquina milionaria que domina atualmente o futebol mais forte do planeta com um clube que em 2013 começou a pensar com seriedade e estamos hoje ás frente dos clubes brasileiros e vencemos barreiras na libertadores, conquistando o titulo. Sedimentar a liderança é repetir o feito. O que constrange o clube atualmente é decisões equivocadas fora do campo de jogo. Flamengo não aceita pagar 10 mil por mes para familia de jovens que faleceram vitima do acidente e agora o mais lamentavel dos ultimos dias: clube entra em conflito com jogadores sobre premiação. Caramba, não tinhamais o que fazer o sr Landim, alem de tomar whisky, devia ter continuado bebendo e deixando o futebol com quem é do ramo, não, vai e abre uma discussão boba, deixando margem, para logo apos a decisão, derrotado, voltar atras e aceitar o acordo que havia sido fechado anteriormente. https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2019/12/21/fla-decide-pagar-todos-funcionarios-e-encerra-polemica-sobre-premiacoes.htm………………..
não tem cabimento o sujeito arrumar confusão, tirando foco dos jogadores para discutirem premiação que ja havia sido acordada, para apos o jogo ele vir á publico e aceitar…
JÁ DISSE AQUI, NÃO VOTEI NA CHAPA ENCABEÇADA POR LANDIM, MAS ADMITO QUE NO FUTEBOL HOUVE UMA GUINADA DE RESULTADOS SURPREENDENTES, NÃO SEI FINANCEIRAMENTE E ECONOMINCAMENTE E SÓ SABEREMOS QUANDO OS BALANÇOS FOREM APRESENTADOS E ANALISADOS. Evidente que estou feliz com o resultado dentro de campo e triste por ver o clube defendendo bandeira politica que pode no futuro nos trazer serios problemas, afinal estamos no Brasil. O que precisamos agora? Manutenção do tecnico responsavel por tudo isso é o primeiro ponto; Maracanã, tudo passa pela conquista do Maracanã, ficando os dois clubes responsaveis como ate agora e não tentarmos alijar o Fluminense, pois seria burrice covardia, coisa que nunca fomos; fazer um completo levantamento sobre sogadores da base e contratações que possam completar a equipe. De resto parabens ao Flamengo, sua diretoria, comissão tecnica, jogadores e todos os torcedores nque de uma forma ou de outra, ajudam ao clube ser cada vez maior.
OPlanejar 2020, perdão digitei com erro.
Há quem não goste, mas a crônica retrata bem o meu sentimento:
https://www.uol.com.br/esporte/futebol/colunas/renato-mauricio-prado/2019/12/21/sem-abismo-e-com-orgulho.htm
Gosto e acho Renato Mauricio Prado um dos mais competentes colunistas esportivos do país. Assinoi embaixo o pensamento que ele publicou sobre o Mister.
Yvan meu caro,
Achei que a última coluna do RMP ele disse uma verdade. uma meio verdade e uma inverdade.
A verdade é que enquanto jogou o time titular o Flamengo jogou sim de igual para igual com o Liverpool, o que desestabilizava eram os lançamentos dos ingleses, o meio de campo era nosso.
A meia verdade que ele disse ocorreu a partir do erro impensável do Mister nas substituições, a partir dali o Flamengo se tornou um time que já não jogava de igual para igual contra os ingleses.
E a inverdade é quando ele fala que o jogo mostrou uma possível paridade sul americana com a européia, uma inverdade, pq somente esse time titular do Jorge de Jesus é capaz dessa paridade, o que não se pode dizer o mesmo em relação aos outros times do Brasil e da América do Sul.
Saudações!
Diretoria, trate de fazer de tudo para segurar Bruno Henrique, Gabriel e JJ!
O Fla tem de resolver o quanto antes a renovação de JJ até o fim de 2020, será um tiro no pé ter de trocar treinador em junho. E tem que tratar disso já, ficar esperando JJ voltar de viagem de Portugal poderá complicar.
Estou muito preocupado por Bruno Henrique, a chance de aparecer um chinês querendo levá-lo é assustador para mim.
E o Sampaoli ein? Deu mais um um pé na bunda, dessa vez no AtléticoMG, parece que o cara quer mesmo o Flamengo, está andando de bicicleta pela praia da Barra.
Conselho para diretoria: Vão atrás do volante Bruno Henrique do Palmeiras! O cara está insatisfeito lá, e é um baita jogador, tem várias assistências e é o volante mais goleador do Brasil.
Daniel G meu caro!
Depois das atuações pífias do Gabigol nas finais do Mundial a percepção que a Europa tinha do jogador se consolidou mais.
Recentemente o presidente da Fiorentina disse que não emprestaria o Pedro ao Flamengo, segundo ele: “Não queremos reeditar um outro Gabigol, que é idolatrado no Brasil e rejeitado pelo seu clube”, a Inter de MIlão.
Então meu carro estou corroborando com vc, o Bruno Henrique preocupa sim, e em minha opinião o interesse não deve vir só do mercado asiático não, mas da Europa tbm.
E lembrar que pagaram 50mi pelo Vitnho!!!!
Qto ao Sampaolli a história é simples, ele vai aguardar até o meio do ano, ele crer que as oportunidades que lhe interessam, tanto no Brasil, América do Sul e Europa se darão nesse período. Esta errado? Claro que não!
Qto ao JJ uma opinião, ao contrário do que ele desejaria, que é disputar outra Champions, o Mister deve ser chamado por uma seleção nacional, talvez duas, ambas de língua portuguesa.
Saudações!
Por que o gabigol não chutou aquela bola? Se ele tem chutado no mínimo teria saído a bola,e não daria o contrataque do gol
Fatalidades meu caro Emanoel, fatalidade!
A bem da verdade é que não termos tomado o gol a aquela altura já era um verdadeiro milagre.
Foram 5 chances inglesas claríssimas claríssimas de gol, três com Firmino, uma entrou, e nós? Absolutamente nenhuma chance real de gol, somente no último minuto nos pés de Lyncon.
Saudações!
Kleber:
Em construção é um tema que nos leva a reflexão! Tivemos com absoluta certeza, os melhores seis meses de nossas vidas, após a era ZICO e Cia. Resgatamos a nossa autoestima! Nos últimos meses, vimos nas ruas crianças usando o manto, o que a até a pouco era quase impossível. Só víamos os meninos e até meninas com a camisa do Real e Barcelona. Esta mudança, foi impulsionada por vários fatores, mas é uma discussão para um outro momento. Parafraseando Roosevelt, temos que ter nossos olhos nas estrelas e os pés no chão! Temos uma base muito boa, ataque versátil, meio de campo razoável e lado esquerdo da zaga que no mano a mano, sofre demais. Arão ontem foi uma surpresa agradável, mas a longo prazo!!!! Nosso banco, fraco! Precisamos de pelo menos 17 “titulares”! Concordo com a entrevista do Filipe Luiz no pós jogo! De resto vamos curtir o momento e construir um futuro ainda melhor!!!
Obs : Hoje o Nino começou super bem….
Caro Kleber e companheiros, ainda com os cotovelos doendo, afirmo convicto que temos sim um dos melhores times do mundo. Somos canditadíssimos a todos os títulos que disputa temos em 2020. Concordo com o que você disse sobre estarmos em construção. Imagine só: se com só 6 meses de trabalho nós chegamos onde chegamos , quando tivermos 4 anos de trabalho ineterrupto, ,como é o caso do Liverpool, o céu será o limite. É importante dizer que nesse trabalho a ser continuado está a contratação de reservas à altura dos titulares. É claro que fiquei muito triste com a derrota, durante todo o jogo a vitória me pareceu possível, mas fiquei orgulhoso do que vi e senti nesse jogo contra, pelo menos é o que dizem, o melhor time do mundo. Estou convicto que 2020 será um ano ainda melhor para nós. Abraços.
Caro kleber leite Perdemos o jogo pelas mexida errada do técnico jesus. Tirar Everton Ribeiro e arrascaeta e colocar esse Lincon.fraquissimo e Vitinho e Compricado..Mas como ganhamos a final do river devido esse mesmo equívoco do Galhardo. Então teve bom pode nem
reclamar
Torcedores do Liverpool estão pedindo a contratação do Bruno Henrique.
Vixxi, o que são 50mi de euros para um elenco de 1bi de Euros?
Preocupa, felizmente eles tem já dois bons jogadores por aquele lado…
Portanto o técnico deles pode pensar outra coisa…
Saudações!
Foi um sonho bem sonhado ! Nos 90 minutos regulares , nos colocamos no patamar de melhores do mundo. Parabéns ao grupo , a diretoria e a comissão técnica do Flamengo. e , principalmente, a torcida. Foi um grande jogo e uma temporada excepcional. A cereja do bolo ficou para ano que vem !
Quanto ao jogo , podemos fazer algumas analises: 1) chegar num jogo desse tamanho com quase 80 jogos no ano contra um time que só jogou 30 vezes é covardia. 2 ) Para ser campeão mundial precisamos qualificar nosso elenco. 3) Portuga treineiro errou na escalação, ao entrar com ex jogador Felipe Luis e errou nas substituições; 4) Precisamos de um lateral esquerdo, essa baranga do Felipe Luis não tem condições, para piorar ainda passou o jogo todo dando abraços e beijinhos em Salah e Firmino. Esse jogo é para fungar no cangote , chegar junto na raiz, ser amiguinhos é fora de campo. 5) Gabigol precisará muito arroz com feijão para fazer sucesso na Europa…
Agora é dar descanso aos jogadores, reforçar o elenco e se preparar para 2020 e manter a média de 5 títulos para o ano.
Mengooo !!