Em função da matéria publicada no site Esporte News Mundo (ler aqui), torna-se necessário divulgar o diálogo mantido entre mim e o companheiro Robert Rodrigues, tudo rigorosamente auto explicativo.
Na manhã de hoje, Robert enviou a seguinte mensagem:
“Bom dia, Kleber. A matéria abaixo foi publicada ontem à noite e já estão falando muito sobre isso nas redes sociais, inclusive entrou um comentário – educado – no blog perguntando sobre isso. Alguns outros – não tão educados – de desconhecidos ficaram na moderação. Abraço (link da matéria)”
Minha resposta foi a seguinte:
“Robert amigo,
Fatos como este fazem com que, cada vez mais, fique convencido de que o clube/empresa é a melhor alternativa para os grandes clubes brasileiros.
Em 1998, meu último ano de mandato como presidente do Flamengo, houve a negociação com o Real Madrid, em que Sávio foi para o clube espanhol em troca de 100% dos direitos econômicos de Zé Roberto, 50% de Rodrigo Fabri, além do Real Madrid ter se responsabilizado pelas liberações para o Flamengo de Romário, junto ao Sevilha, e Palhinha, ao Mallorca.
Não houve nesta operação nenhuma movimentação financeira. Nem um único centavo de dólar foi movimentado.
De minha parte, é o que posso dizer. O que ocorreu, posteriormente, quando Edmundo Santos Silva assumiu a presidência, em janeiro de 1999, não tenho nenhum conhecimento. Da mesma forma com relação às gestões seguintes.
Em síntese, no formato atual dos clubes, onde o Flamengo não é exceção, não há uma continuidade administrativa, principalmente quando a transição ocorre entre adversários políticos, fato que jamais ocorreria em uma empresa.
Enfim, sobre este tema, é o que tenho de conhecimento.
Caso você entenda que o que aqui explico tenha importância, pode usar como melhor entender.
Forte abraço.”
Boa tarde!
Muito obrigado pela explicação.
Nossa Senhora da Bicicleta Sem Freio !
O Flamengo não precisa ser empresa para haver compromisso com a continuidade da gestão. O furor persecutório contra desafetos políticos é a tônica da gestão. O patrulhamento é tamanho que até o ex-presidente Bandeira de Melo é vítima. Os conselhos deveriam ser independentes. Infelizmente o conselho virou órgão homologatório da diretoria e assistente de acusação na perseguição de desafetos políticos. Muito feia essa manobra para ocupar sua cadeira de grande benemérito.
Ia comentar exatamente isso, sobre essa perseguição a desafetos, quando chegaram ao ponto de punir o EBM, que foi o presidente que, com sua gestão austera, possibilitou à atual diretoria fazer tudo que está fazendo no futebol (ou que fez, já que ano passado foi um fracasso). É o cúmulo do cúmulo.
Quanto ao caso do KL, se um inimigo assume depois e quer sacanear, vai dar um jeito. Vai inventar alguma coisa, vai deixar de pagar alguma conta só pra ferrar com o desafeto, e usar essa verba pra contratar e se autopromover. Lembrando que o único presidente a sofrer impeachment no Flamengo foi o Edmundo “SS”, que sucedeu ao KL.
E ninguém nunca é responsabilizado por nada, o ônus fica só com o clube e sua torcida. Por isso até acho que transformar clubes em empresas é sim o futuro. Até porque, uma instituição que fatura 1 bilhão por ano não pode ser isenta de impostos. Nunca. Nem no futebol, nem na religião.
Abraços e força Kleber!
Precisar, não precisa.
Mas eu rogo a Oxalá que esse dia chegue logo !
Se o Flamengo fosse um clube empresa certamente já teria falido, o Flamengo teve no passado diversas administrações que acreditava na impunidade fiscal, e com este argumento quando os novos gestores assumiam o comando da instituição, faziam por ignorar os atos passados, mesmo que pudessem causar grandes estragos como este da dívida com a receita. Espero que toda verdade venha a público e que os culpados pela omissão sejam responsabilizados
Caramba, que coisa
Prezados,
Como TORCEDOR me entristeço muito, muito mesmo com mais essa notícia, lembro sensivelmente de ter lido algo sobre as cobranças do Bacen no passado. Como não tenho os dados, seria irresponsável da minha parte qualquer opinião e ou comentário.
Fato é que existe um processo e existe uma penhora, e que penhora! Que certamente não brotou do nada.
O Flamengo precisa e merece de todo cuidado, carinho e amor.
Já ouvi algumas vezes que o Flamengo perde para ele mesmo…
SRN
Amigos,
Por isso sempre digo e repito amo o Flamengo e ponto final.
Não torço pra jogador ( vide o que Sobis fez ), piorou pra dirigente.
Sou Flamengo, amo o Flamengo e sua torcida é isso me basta.
Com relação a dirigentes e jogadores…. melhor eu nem dizer o penso.
É minha opinião apenas sem intenção de ofender ninguém.
SRN
Exatamente Michel. Infelizmente não temos acesso aos dados.
Mas com certeza e vc tem absoluta razão, esse processo não brotou do NADA
Alguma coisa tem.
O resto é disse me disse entre as partes.
SRN
Amigo Michel o flamengo perde para suas péssimas administracões, como um bem, uma paixão de mais de 40 milhões de pessoas pode ser tão sacando desse jeito por irresponsabilidades,.
Como você falou essa dívida não brotou do nada
Amigos,
Estou recebendo uma enxurrada de mensagens dando conta de que esta notícia, plantada, visa abalar a minha imagem junto aos membros do conselho deliberativo, cuja intenção da dupla, sobejamente conhecida, é dar um bico no
estatuto do clube, anulando a reunião que referendou meu título de grande benemérito, com a alegação esdrúxula, absurda, estapafúrdia, cretina, de que doze conselheiros, entre várias centenas dos que votaram, estavam inadimplentes.
Quando esta perseguição desumana , a mim e ao Eduardo Bandeira de Mello, terá fim?
Será falta do que fazer?
Será desvio de caráter?
Será desforra por interesses pessoais não atendidos?
Como sempre, até como lema de vida, estou pronto para qualquer enfrentamento, até porque, nada devo. A minha consciência rubro-negra me proporciona sonos absolutamente tranquilos. Duvido que, para um da dupla que nos persegue, a recíproca seja verdadeira. E mais: nem rubro-negro é! Há inúmeras testemunhas… para este tema e, para outros…
O “ Velho Apolo”, na sua sabedoria, foi genial: “ O Flamengo é lindo! Visto de cima…”
Complemento: graças a este tipo de gente.
Vamos à luta!!!
Não adianta tentar entender os motivos, mas tenho orgulho de estar do lado oposto ao de certas pessoas.
Abraço, amigo.
SRN
Grande presidente Bandeira de Melo, você nos deu a nois torcedores do flamengo o maior título do clube que foi a reestruturação do Flamengo através dessa reestruturação ganhamos vários títulos, e muito orgulho.
Muito obrigado senhor presidente Bandeira de Melo
Presidente Bandeira,que honra vc aqui
Moi aussi, monsieur le president!!!
Fica aqui a dica de um torcedor, e que acredito ser o da maioria dos Rubro-Negros.
Uma chapa Bandeira x Kleber / Kleber x Bandeira.
Nem sempre (na vida) a bola vem redonda, mas temos o dever de matar no peito, amaciar e mandar para as redes! Imaginem que golaço, aço, aço.
Sucesso e saúde aos dois Presidentes.
SRN
Kleber,
Deixo aqui a minha solidariedade, infelizmente tem gente que acha que por ter a maioria no momento pode passar por cima do passado do clube
Abraço
Infelizmente essa turma q hoje dirige o Flamengo é pautada pelo rancor a quem foi parte de um passado glorioso e pela soberba de se achar melhor q os outros.
Atualmente somos motivo de desprezo e estamos isolados no cenário.
Daí não me surpreender golpes baixos. Coisa de gente pequena.
Estamos juntos sempre Kleber.
Verdade presidente, há muita vaidade nessa gentinha.