Não é qualquer brasileiro que tem peito de dizer que no futebol, alguém suplantou Pelé. Zico tem.
O nosso ídolo eterno, afirmou para quem quisesse ouvir, em entrevista na Espanha, que Messi já está entrando num estágio acima de Pelé, Garrincha e Maradona, para ser considerado o maior do mundo em todos tempos.
Sei que esta é uma discussão complicada, a começar por um tipo de comparação em que os momentos não são os mesmos, e que também não existe um critério para se pontuar cada aspecto positivo até se chegar a uma conclusão.
Com tudo isso, não posso deixar de registrar aqui a minha profunda admiração por quem tenha a coragem de defender a sua tese, mesmo que, em situação delicada, como é o caso em questão.
Respeitando todo e qualquer ponto de vista, quero deixar claro que penso exatamente como Zico. Nunca vi, no mundo do futebol, nada mais genial do que Messi.
Com todo respeito…
Só faz isso quem tem culhão.
Sou de 1991 não vi Zico muito menos Pelé jogar, somente videos e lances isolados. Agr, como jogador no auge, pra mim Ronaldinho é mais jogador que Messi, o que ele fez em 2004, 2005 e 2006, coisa de outro planeta. Um gênio!
Concordo com o Jordan Mendes, o auge do R10 foi uma coisa assombrosa. Pena que foi um período curto (triênio de 2004, 2005 e 2006), depois ele caiu demais chegando ao ponto de na Europa ser reserva no nível de “jogador comum”, até o retorno apagado ao futebol brasileiro e o último lampejo no Atl. Mineiro.
Assunto polêmico, caro Kleber Leite. Mas pessoas tem o direito de ter sua posição. Temos de deixar de ser bairristas. Pelé foi e sempre será um dos maiores jogadores do mundo.
A geração atual na sua gigantesca maioria não viu Pelé jogar. Eu mesmo ví muito pouco, e assim mesmo só por VT. Messi é indiscutivelmente o melhor jogador de futebol do mundo hoje.
Nosso galinho sempre a frente de sua geração.
Ninguém vai desmerecer o feito de Pelé, jamais. Duvido até que alguém consiga repetir o feito dele de marcar mais de 1.200 gols na carreira. O próprio Zico com toda a genialidade que teve não chegou aos 900. Romário com toda a técnica e inteligência que tinha chegou a 1.000 mais jogando quase uma década a mais e contando gols até das peladas que fazia. É muito dificil igualar o feito de Pelé.
Mas futebol não se limita somente ao gol. A genialidade da jogada, o drible, o passe perfeito, a colocação em campo, a dificuldade de marcá-lo, tudo isso e mais outras são fortes credenciais em Messi.
Mas que vai despontar um pontinha de ciúme no rei, isso vai.
Prezado Kleber Leite,
Boa noite.
Não posso deixar de me manifestar, neste caso. Sinceramente, não sei se, por ter lido rapidamente, NÃO entendi muito bem. Tomara que o que vou dizer seja fruto de uma leitura equivocada_ tomara!
Há algum tempo, estranho certas declarações do Zico. Ele sempre cita vários jogadores que TERIAM SIDO, NO ENTENDIMENTO DELE, superiores a si mesmo, enquanto artistas da bola.
Sempre tive, tenho e terei vontade de chorar, ao ouvir isso. Fico com a certeza acachapante de que ARTHUR ANTUNES COIMBRA, simplesmente, NÃO CONHECE O JOGADOR ZICO. Simples assim.
Contudo, se Zico quer destruir a própria imagem, paciência_ dou de ombros e continuo classificando, também muito simplesmente, o 10 da Gávea como o melhor jogador do mundo, depois do Pelé. Ponto.
Mas, minha nossa Senhora, Zico falar que Messi está começando a superar Pelé…deixe-me repetir…SUPERANDO PELÉ, olha, terei que, eu mesmo, trancafiá-lo no manicômio mais próximo.
Não, Kléber, não vou ” discutir este assunto”, porque, flagrantemente, NÃO COMPORTA DISCUSSÃO: é caso para diagnóstico médico, nenhuma dúvida. Sempre sustentei, inclusive, que o simples fato de jornalistas esportivos aceitarem o debate PELÉ x Maradona era,antes de tudo, um desrespeito ao grande gênio negro extraterreste. E, para minha perplexidade, vem o Galinho_ a quem o próprio Edson considera ” o que mais perto chegou de Pelé “_, cometer essa sandice. Estou simplesmente perplexo.
Por fim, é bom deixar claro: muitos jornalistas adoram esnobar o Zico. Daqui pra frente, não precisarão mais. O próprio Zico está se encarregando disso. Ah, Galinho, você não sabe, mas como eu gostaria de me encontrar com você e, com uma série de argumentos, chamá-lo de volta à razão!
Oh, tempos inacreditáveis, estes! Parafraseando Cícero: ” até quando, insensatez, abusarás da nossa paciência?”.
Saudações,
Carlos Cazé.
PS: Jogo Flamengo X Cobreloa, Maracanã, 1981, intervalo. Pelé: ” A única diferença entre Zico e Pelé está na cor”.
Concordo em gênero, número e grau com o Cazé. Com todo respeito, comparação totalmente descabida, obra de insanidade, esta entre Pelé e Messi. Não conheço qualquer jogador que tenha chegado perto do Pelé. Aliás, corrijo, Garrincha.
Pelé é insuperável: não escolhia perna para bater, embora destro, físico e musculatura perfeitos, impulsão absurda, técnica mais que perfeita, drible fácil, tanto curto como em velocidade, artilheiríssimo, armador incomparável, visão de jogo inigualável, etc.
Vou relembrar uma passagem inesquecível, e eu estava lá: Rio São Paulo, dia 11/03/61, sábado à noite, Maraca com mais de 100 mil pessoas, Santos 7×1 Flamengo e a torcida do Flamengo bateu palmas de pé para Pelé e Cia. Nunca tinha visto antes e jamais vi depois. Um torcida aplaudir de pé o espetáculo, sim era espetáculo, apesar da fragorosa derrota. Só mesmo o Pelé!
https://www.youtube.com/watch?v=aGor2IpqVFQ
Longe de mim achar que seleção, jogador A OU B seja o Brasil ou mesmo a pátria de chuteiras, pátria pra mim é o ser humano, aquele lá que nasceu na favela condenado ao atraso e a uma vida infeliz, bandeira, hino, nada disso me emociona. Agora o Pelé foi bem melhor que o Messi, Maradona, Garrincha e muitos outros. Só quem não viu ou já esqueceu das diabruras do criolo. Velocidade, finalização, drible,explosão, vitalidade, chute com os dois pés, cabeceio, capacidade de colocar os companheiros na cara do gol…..nessa, o Zico pisou na bola….
Alias o Pelé é vítima de certos preconceitos, o Pelé é um vitorioso e soube administrar a sua vida financeira, já o Garrincha chegou fácil ao ostracismo……devido a isso, para muitos o coitado do Mané foi melhor que o bem resolvido Pelé. Certa vez num bar do Méier no Rio, um sujeito bradava….o Garrincha foi MUITO MELHOR que o Pelé, pela idade do sujeito percebi que ele não viu o Garrincha e perguntei ao exaltado sujeito…Você viu o Garrincha jogar..??? imediatamente o sujeito respondeu na bucha….vi no Olaria…!!!!!
Acho Messi melhor do que Maradona, mas acho que quem fez mais de mil gols e foi campeão do mundo em tres copas do mundo não pode ser comparado a ninguem. Vi Pele, vi Garrincha, vi Maradona, Zico e outros foras de série,e sendo sincero nunca tive Pelé como meu idolo, mas não posso deixar de dizer que vi, o que vi e que nunca vi em outro.
Kleber querido, voce e o Zico estão com a memória curta. quem viu Pelé jogar viu a essência do futebol, não haverá outro igual a ele, superior, então, só Deus se calçasse as chuteiras. Pelé me mostrou tudo de mais belo no futebol, Garrincha na ponta direita e Zico nos gramados e nos corações dos rubro-negros foi insuperável… Messi? ele está disputando com a posição com uns pernas-de-pau, foi o que sobrou no futebol de hoje. Não tem concorrência, daí sobressair tanto, com todo o respeito.
Meninos, eu vi Pelé jogar!!!!!!!!!!!!
Marilene Dabus
Jornalista e rubro-negra
Cazé você esta certo.
O Zico tem horas que tb fal demais, você foi muito feliz na hora que fala do Arthur e do Zico. Parece que um duvida do outro.
Eu já ouvi Zico dizer que o Kaka foi melhor que ele… NUNCA!