Bolívar 1 x 0 Flamengo
Aprendi com João Saldanha, mestre de futebol e de vida: não comento jogo onde o princípio básico do esporte, que é a igualdade, é desrespeitado.
Jogo na altitude de 3.640 metros é uma agressão.
Este foi o quarto jogo do Flamengo em La Paz. Foram quatro derrotas. Isto soa normal?
Soa para a FIFA, que não deu fim a esta barbaridade e foi covarde, recuando, sucumbindo, aos ditadores do nosso continente.
Nosso time foi além do seu limite. Tive dois sentimentos vendo alguns jogadores do Flamengo caindo aos pedaços. Pena de cada um deles e revolta por esta gente engravatada e covarde da FIFA.
Todo jogo como esse, decisivo e desigual, quase nunca promove algum jogador visitante a quase herói. Rossi foi exceção rara. Além de demonstrar personalidade, conduzindo o jogo e matando o tempo sempre que possível, foi o fator de desequilíbrio. Fez defesas notáveis, uma delas, de cinema…
Ao contrário de muitos amigos com quem interagi durante todo este sofrimento, achei que Tite foi muito bem nas alterações. Saiu quem precisava sair e quem entrou deu conta do recado. David Luiz e Bruno Henrique, um atrás e outro na frente, cumpriram missões distintas e eficientes. O primeiro impondo respeito, e o segundo, com sua velocidade, provocando expulsão e deixando o fraco time do Bolívar com dez.
Reparem a barbaridade, o desrespeito que é jogar nestas condições. O Peñarol, próximo adversário, em Montevideo, meteu 4 a 0. Na altitude, perdeu por 1 a 0, também em La Paz.
Parabéns a todos os jogadores. Jogaram acima do limite suportável ao ser humano em situação tão adversa.
Ufa!!! Passamos!!!
Que venha o Peñarol. Primeiro jogo aqui. Segundo, lá.
Tudo em condições normais, como manda o figurino do esporte
Caro Kleber e amigos!
O objetivo era a classificação.
Meta cumprida.
Vamos ser campeões. A primeira decisão era hoje.
SRN
Tentamos impedir esse absurdo com uma diretriz partindo do flamengo: impedir jogos acima de 2.500 metros, a FIFA aprovou e a Conmebol vetou . Assinada por todos os médicos das seleções da A.,do Sul, teria que adaptar antes, óbvio impossível no futebol! . Esses jogos sem adaptação nestas altitudes são um crime contra a vidaSRN
Faz uma estátua pro Rossi na Gávea! Uma das maiores atuações de um goleiro com a camisa do Flamengo. Além do Rossi (baita entrevista pós jogo também), a destacar a zaga, Luiz Araújo e principalmente Leo Ortiz. É bom zagueiro mas excelente volante.
Aliás, só o time do Tite (todo desfalcado, na altitude, pressão, diretoria jogando contra) está vivo nas 3 competições.
A Fla mimimi tá triste, no entanto, por mais uma vitória.
Domingo tem mais.
Caro Henrique, depois de quatro derrotas seguidas, é lógico que a fla mimimi deve estar triste. Único alegre deve ser você e o retranqueiro.
Isso mesmo, Jorge. Dos últimos cinco jogos perdemos quatro, jogando um futebol sofrível, que poderia ser melhor mesmo com os desfalques.
Depois que o MCP cunhou essa expressão (Flamimimi) é proibido criticar o time que joga mal e vai avançando aos trancos e barrancos.
Fico com o RMP que contrapõe a “Flamimimi”com a “Flanelinha”.
Vamos passando pano pra essa mediocridade com um elenco de 35 milhões mensais.
Até perdermos tudo, aí o técnico não vai servir e será criticado até pela Flanelinha…
Palmeiras eliminado em casa pro Flamengo e Botafogo. Torcida aplaudiu. Presidente diz que o trabalho vai seguir. Abel fortalecido.
Atlético-MG tomou um sufoco lá e aqui do San Lorenzo (25º colocado no Argentino).
Botafogo passou no desespero e virou festa a classificação.
Kkkk o senhor eh um fanfarrão seu 06….que fla mimimi?agora quer ditar regra do bom rubronegrismo?
Parabéns ao espírito do time… Kleber querido, me lembro do jogo em Pitossi… com o Renato Augusto quase desmaiado… A Comebol precisa rever isso… Até a hora que uma tragédia ocorrer… assistindo a Jovem Pan tá um absurdo esses caras criticando o Flamengo e o Tite… O time tá desmontado…lutou… classificado, e aí da ficam malhando os caras… tem que ter paciência com essa imprensa que estão doidos pra ver o Flamengo em crise… no Mais que venha o Penharol
“Adriano Pereira 22/08/2024 às 23:39 Rossi (…) não é o goleiro dos sonhos, mas tem casca grossa de anos em La Bombonera, isso pesa em Libertadores”.
É verdade, Adriano.
“Fernando Roberto 22/08/2024 às 23:53 Ayrton Lucas sempre entrega a paçoca em jogos decisivos, seja falhando atrás ou perdendo gols na frente. Contra o SP na CB foi exatamente assim, fez a falta desnecessária que originou o gol deles e chutou fraquinho a última bola de frente pro gol”
Exato, Fernando Roberto.
Contudo, a meu ver, os melhores desse jogo (um jogo de simples resistência, não mais) foram, principalmente – e pela ordem- o Leo Ortiz, o Fabricio, o Luis Araújo e o Leo Pereira.
Varela foi bem.
Gerson e De La Cruz foram muito dedicados, jogaram com raça.
O Rossi foi mesmo um monstro. Jogou muito.
O time perdeu uns gols incríveis. Ainda bem que não fizeram falta.
Por que o Bruno Henrique não entrou antes?
Hoje foi a Noite de Todos os heróis mas, principalmente do Argentino Rossi que fez um jogo de Libertadores !
A Classificação veio!
SRN
Ótimo resultado. Era óbvio que o segundo tempo ia ser complicado.
Além do Rossi, boas atuações da zaga , Léo Ortiz e Luiz Araújo.
Estratégia correta do Tite. Perdemos boas chances de matar o jogo.
E o Carlinhos ?
Que venha o Penãrol.
“Vitória sobre a Covardia”
Sim Kleber, nesse ponto o Tite superou a “sua própria covardia latente” a maior parte do tempo.
Início do jogo até bastante inteligente e muito corajoso do Tite, atacando o ponto mais fraco do Bolívar, a sua saída de bola.
A esse ponto as falhas do esquema estavam todas nas costas dos jogadores, que finalizaram muito mal.
Mas nos últimos 10min foi revoltante ver o meu Flamengo jogando esse futebolzinho tão apequenado, vão me desculpar, “SOB QUALQUER PRETEXTO”!
Carlinhos, vão me desculpar! Mas não é jogador de nível de time grande, muito menos Flamengo. Lento, pouca habilidade com a bola e finaliza mal, jogamos com pelo menos um jogador com ele em campo.
Destaque foi o Rossi, Varella.
No o, quando li o título do posto do Kleber também achei que a covardia era do Tite com o que concordo. Só que não…
Nino*
post*
Prezados,
Perfeito o texto do Presidente. Não tem como jogar futebol na altitude, o Flamengo fez certo em não deixar o time do Bolívar acelerar o jogo. Cozinhou e levou.
Que pena a lesão do Viña. Nosso lateral esquerdo Ayrton compromete mais o time do que o Varella.
Ainda e sempre a altitude!!! Classificação garantida apesar dos “ corvos”!! Um dia essa desigualdade vai acabar. Em frente!!! O time foi valente.
Ia esquecendo, entregamos uma copa do Brasil e a Libertadores ano passado na teimosia daquele maluco argentino q manteve o Mateus Cunha.
Rossi foi bem, contudo, a meu ver, os melhores desse jogo (um jogo de simples resistência, não mais) foram o Leo Ortiz, o Fabricio, o Leo Pereira e o Luis Araújo.
O Varela foi bastante bem.
Gerson e De La Cruz foram muito dedicados, jogaram com raça.
Os piores foram, em primeiro lugar, o Carlinhos e, a seguir, o Ayrton Lucas.
“Carpe noctem” ,
Realmente, uma noite para ser comemorada, uma derrota VITORIOSA, contra tudo e contra todos. Sofremos, com palavrões e tudo mais, quando aquele pixotinho meteu uma canhota atroz cheia de curva em que o Rossi fez uma mágica para defendê-la, ainda assim, a gorduchinha explode na trave, foi a mesma sensação de quando topamos o dedinho do pé numa quina, diante de que ninguém segura um PQP, o ALÍVIO FOI IMEDIATO, ainda bem…
Valeu pela classificação, pela vontade do time e por alguns destaques. Varela bem, Gerson e Nico, Porém Rossi foi o grande nome. Só perdendo para TRAVE. A mesma nos salvou aqui e lá. Enfim, vivos nas três competições.
Já fiz minha parte e fui agradecer São Judas hoje. Infelizmente, não vi a partida ontem, pois estava em viagem. Impressionante como a camisa do Flamengo está sendo reconhecida aqui em Madrid. Ter jogadores mais conhecidos mundialmente promove essa internacionalização da marca. Talvez um dia possamos ver um grande craque no Flamengo jogando uns 2 ou 3 anos ainda em alto nível.
SRN
Comentários sensatos. Rossi surprendente bem, afinal costuma ter umas saídas malucas de vez em quando. Ontem, acertou todas!
Tite precisa corrigir as repetitivas falhas de Airton Lucas. Adversários estão explorando as bolas altas nas costas dele. Sempre embolado pelo meio.
Carlinhos não tem nível para jogar no Flamengo. Independente de estar na altitude, não combate o adversário com aquela pegada, por exemplo, do Luiz Araújo.
Agora, o Peñarol, que não é de assustar ninguém nos dias atuais. Temos de ganhar bem no Maracanã. É o dever de casa.
João,
O Carlinhos tem 1,95 de altura, mesmo assim não conseguiu ganhar uma bola alta sequer! Ele sempre pula antes e quando a bola chega já esta no chão, tem péssima leitura de tempo de bola.
Como dizia meu pai: “não tem nem jeito de jogador”.
Bom dia! Para quem ainda não entendeu, nas copas o que vale é o resultado agregado. Ontem, após o término dos 180’, o resultado foi Flamengo 2 x 1 Bolivar. Isso com vários desfalques como consequência do time ainda estar disputando em 3 frentes, apesar do absurdo da CBF em manter campeonato em andamento nas datas FIFA. Sem falar na altitude. O time está esfacelado fisicamente porque vários jogadores tiveram que jogar todos os jogos durante a Copa América e foram só 9.
E continua no domingo contra o Bragantino, 4ª em Salvador contra o Bahia e no outro fim de semana, Corinthians. O Fla mimimi anda exultante naquele esquema de que o pior cego é aquele que não quer ver! Como dizia Ibrahim Sued, no momento, “os cães ladram e a caravana passa”… Mengooooo!
Passamos 🙏🏻, fazia tempo que eu não via tanta raça do Flamengo igual eu vi ontem, parabéns a todos os jogadores pela a entrega, e parabéns ao Rossi que pegou até pensamento ontem 👏🏻👏🏻🫡
Tite internado em La Paz com arritmia cardíaca!
Faço sinceros votos de melhoras do nosso treinador e que ele siga o exemplo dado por Muricy Ramalho em 2016.
Tite no Flamengo não é aceito, isso gera uma enorme pressão, e como ninguém é de ferro, é bom saber quando parar e ir cuidar da saúde, da vida, da família.
Eu reconheço na pessoa do Tite um enorme caráter, enormes princípios humanos, grandes méritos como gestor de grupos, tanto é verdade que os jogadores correm (e muito) por ele em campo.
Mas desde que o Tite depois de ser campeão com o Corinthians no 4 3 3, depois no 4 4 2 associativos em diversas competições, resolveu se “guardiolizar”, passando na Seleção a jogar no 4 3 3 posicional.
Nesse meio tempo ele perdeu uma Copa América e duas Copas do Mundo. No Flamengo os principais analistas não creem que o Tite chegue ao fim do ano no clube jogando esse futebolzinho.
Tite passou seus 6 anos de Seleção no ceio dos principais centros de treinamentos de clubes na Europa até moldar seu atual sistema de jogo. Então meus caros o Tite não vai mudar, e muito menos mudará o Flamengo em relação a ele.
Eu continuarei torcendo para ganharmos algo (que não seja somente a Copa do Brasil), mas comemorar não comemorarei. Agradecerei ao Tite e espero que o próximo presidente do clube o mestre a porta de saída.
É hora de parar, largar Tite, pois as coisas até o fim do ano no Flamengo só tendem a ficarem bem piores com pressão ainda maiores.
Eh campeão e não comemora ?
Que isso, Nino? Tá maluco?
Se for campeão “não comemorarei”?
Vai comemorar o quê, então? Eleição de candidato da oposição? Demissão do Tite?
O Flamengo e a nossa paixão têm que estar acima de tudo, de tudo!
A direção do Flamengo tbm deve ter uma responsabilidade social em relação a saúde mental e física de membros do seu futebol profissional.
A uns anos atrás esteve em cartaz uma reedição dos anos 80 de um filme chamado Top Gun com Ton Cruise.
Na primeira edição o ator tinha uns vinte e poucos anos, idade ideal para um piloto de caça devido as forças Gs e variações de pressões sanguíneas em diversas partes do corpo.
Nos anos 2020 a versão do filme com o ator com 60 anos foi ridicularizada do ponto de vista técnico. Pois como é sabido, um homem de 60 anos pilotando um caça teria um infarto ou um derrame cerebral ao puxar a 1a fora G.
O mesmo ocorre com treinadores no Flamengo, a pressão aqui é muita. Talvez façamos uma exceção a volta do JJ, mas em minha avaliação os treinadores futuros no clube deverão obrigatoriamente ser mais jovens.
Até o técnico no DM. Absolutamente louco jogar em La Paz.
Caro Presidente, concordo que jogar naquela altitude é uma grande covardia, porém também é covardia nos fazer aturar o retranqueiro. Saudações rubro-negras!
Kleber,
Tem toda razão. Jogar nessas condições é um CRIME a saúde.
Onde vamos parar por conta da ganância dos homens ? UM ABSURDO.
Como pelo visto essa realidade não vai mudar, e o Flamengo de repente o ano que vem tenha que voltar pra lá… os times brasileiros tem que se unir e tomar uma ATITUDE.
Alguma coisa tem que ser feita…. de repente até um WO.
SRN
Paulo,
As chances disso acabar são as mesmas dos estaduais acabarem aqui no Brasil, chance zero.
A Fifa já havia proibido tais jogos acima de determinada altitude (acho 1500m), mas foi a Commebol que insistiu.
Insistiu pq os países Andinos votam e derrubariam qualquer presidente da Commebol que aplicasse a determinação da Fifa.
A Commebol foi lá e convenceu a Fifa a voltar atrás…
Quem é o sujeito da frase? Obviamente que é a dona Fifa.
O dia que morrerem um ou dois atletas, talvez as coisas mudem, não antes.
“Mais um ponta?”
Leio que Gonzalo Plata diz sim ao Flamengo..
Ou seja, com BH, Cebolinha, Luís Araújo, Michael, Gonzalo Plata será o 6o ponta no elenco do Flamengo.
Para nós é estranho visto que a administra EBM e Landin se notabilizaram por contratar meias.
O Flamengo jogava com meias como falsos pontas.
Outro dado que vejo é que a preferência por pontas é do Tite. Como não gostamos do modo do treinador jogar, quando ele sair vamos contratar outro treinador posicional que joga no 4 3 3 devido ao elenco cheio de pontas?
O bicho papão não é tão feio assim, se fosse teríamos campeões da libertadores de Lapaz e outras cidades, mas pelo que sei apenas a LDU conseguiu ser campeão. outros times de altitude são só figuraçao. o Penarol ė um adversário tradicional é perigoso, mas ainda acredito na classificação e doido pra pegar o botafogo na semi. Com o palmeiras eliminado de 2 competições importantes em pouco tempo sinto falta do amigo Daniel G.
MENGOOOOOOOO!!!!
Mesmo com todos os desafios o Flamengo segue vivo nas três competições.
Obrigado Presidente, texto excelente.
BASTA SER FLAMENGO!!!
————-
Perdemos para o Olímpia na liberta de 2023 com Rossi no banco.
Coisa de maluco!
MENGOOOOOOOO
Estou plenamente de acordo com as palavras do Kleber com relação a essa aberração que é jogar na altitude. Perfeitas!
Mas aquela frase batida de que “uma imagem vale mais que mil palavras” vale muito, muito mesmo!
Aquela partida em Potosí ficou marcada pelas imagens dos cilindros de oxigênio, não ficou? Mas eram outros tempos, a comunicação digital ainda engatinhava e as transmissões de TV eram restritas.
Então por quê, ao final da partida de ontem, com a classificação garantida, nossos médicos, massagistas e fisioterapeutas não distribuíram todos, eu disse TODOS, os cilindros de oxigênio disponíveis para os jogadores, extenuados, fazerem uso deles ainda no gramado, criando uma imagem impactante para o mundo inteiro?
Quem sabe os velhinhos da FIFA obrigariam os picaretas sul-americanos a também proibirem as partidas acima de 2500 m de altitude?
Fica a sugestão para a próxima “batalha de La Paz”!
Quanto ao jogo em si, impressionante como as falhas defensivas se repetem, seja na altitude ou ao nível do mar.
A imagem dos três gols idênticos tomados nas últimas partidas revelam que, ou nossa comissão técnica é incompetente, inclusive os auxiliares que treinam a bola aérea defensiva, ou os jogadores não estão entendendo as orientações dessa mesma comissão técnica ao melhor estilo Mano Menezes.
Se for esse o caso, que peçam demissão, sejam honestos, como foi o Mano em 2013.
E o Sr. Ayrton beijinho Lucas, que vem falhando seguidamente na parte defensiva desde a final da CdB do ano passado no Morumbi e perdendo gols absurdos como o de ontem, que tome tenência.
Tomara que chegue um lateral esquerdo rapidamente para dar um sustinho pra ele se ligar na missão.
Domingo tem que ganhar da faquinha de bolo Pulmann chamada Bragantino. Pelo menos acho que o Neuer deles não vai jogar.
E que a Diretoria seja firme e não deixe marcar o jogo com o Inter na data FIFA, sem Gerson e Pedro, este mesmo que se recupere.
Se deixarem serão frouxos!
Por dois motivos diferentes, e na mesma noite, duas arritmias cardíacas. Tite e Izquierdo, do Nacional-URU.
Ambos ainda internados.
Saúde e pronta recuperação a ambos e conforto para suas famílias.
Caro Kleber, O depoimento do Dr. Serafim, que é o maior craque no assunto, diz tudo. Concordo com vc em gênero, número e grau, mesmo no CTI; isso sim uma metda.
Ufa , passamos!
Mas poderia ter sido bem mais tranquilo,
Porém , Flamengo segue sofrendo gols infantis de cabeça, segue desperdiçando muitas oportunidades na frente , TITEnic segue colocando o time cada vez mais na retranca e o time segue mergulhado numa mesmice tática profunda…
Enfim, que venha o tradicional Penarol…