Não bastasse o sofrimento durante o jogo, Tite chegou ao Rio de Janeiro, sendo internado, ainda vítima dos efeitos da altitude.
Tentei falar com Dr. Tanuri. Aguardo ligação dele, na esperança de que nosso treinador tenha pronta recuperação.
Cada vez fica mais claro que o mundo do futebol só entrará nos eixos se houver uma revolução dos clubes.
Nada caminha, nada muda, pois sempre haverá dirigentes reféns.
Exemplo: o calendário para os clubes brasileiros é desgastante, desumano, pelo fato de os campeonatos estaduais ocuparem trinta porcento das datas disponíveis. Por que isto não muda? Pelo fato de todos os presidentes da CBF serem reféns dos presidentes de federações, pois a eleição para presidente da CBF é decidida por elas.
Acredito que o atual presidente da CBF, como todos que o antecederam, saiba que o mundo mudou e que os campeonatos estaduais precisam encurtar. Pensar, ter certeza, é uma coisa. A outra é agir, mudando. Para todos eles, tiro no pé…
Pior do que isso é o que ocorre com a entidade máxima do futebol mundial – como dizia Fernando Calazans – “dona Fifa”, covarde no passado ao sucumbir, sabe-se lá de que forma, aos ditadores da América do Sul, com o auxílio luxuoso de Maradona.
Refrescando a memória: após os resultados de um congresso médico, por iniciativa do Flamengo, alertando para a desigualdade e perigo de se jogar em altitude como a de La Paz para atletas que vivem ao nível do mar, a FIFA bateu o martelo, estabelecendo o limite de 2.500 metros, para qualquer jogo de futebol. O seguimento da história todos sabem. No passado recente a FIFA foi covarde. Hoje, omissa, fingindo que não vê, que não é com ela…
Queria muito ver, se os grandes clubes do continente comunicassem que não mais irão expor seus atletas a esta covardia, o que iria ocorrer…
Para encerrar. Gostei das convocações de Pedro e Gerson, para os dois jogos pelas eliminatórias. Muito bom ver jogadores que atuam no Brasil serem convocados. Esta é a fórmula mágica para reaproximar o torcedor da famosa Amarelinha.
E, bom lembrar que durante este período o Flamengo não terá nenhum jogo programado nas três competições que disputa.
Hora para tudo. Esclarecer, criticar e, também, elogiar.
Em tempo, Dr. Tanuri acaba de me informar que Tite continua em observação, internado no Hospital Copa Star. Que ele se recupere rapidamente.
Robert, permita-me repostar o texto anterior pois tem tudo a ver com as cotações do Kleber.
“Estou plenamente de acordo com as palavras do Kleber com relação a essa aberração que é jogar na altitude. Perfeitas!
Mas aquela frase batida de que “uma imagem vale mais que mil palavras” vale muito, muito mesmo!
Aquela partida em Potosí ficou marcada pelas imagens dos cilindros de oxigênio, não ficou? Mas eram outros tempos, a comunicação digital ainda engatinhava e as transmissões de TV eram restritas.
Então por quê, ao final da partida de ontem, com a classificação garantida, nossos médicos, massagistas e fisioterapeutas não distribuíram todos, eu disse TODOS, os cilindros de oxigênio disponíveis para os jogadores, extenuados, fazerem uso deles ainda no gramado, criando uma imagem impactante para o mundo inteiro?
Quem sabe os velhinhos da FIFA obrigariam os picaretas sul-americanos a também proibirem as partidas acima de 2500 m de altitude?
Fica a sugestão para a próxima “batalha de La Paz”!
*colocações do Kleber
Muito boa sua colocação Fernando, fiz isso em Potosi, para além de salvar alguns com grave hipóxia sistêmica , mostrando que é impossível correr em 4.000 metros de altitude, veja que fizemos aqui ao nível 1 mês de treinamento em câmara de baixa pressão, tentando mostrar a conmebol que não poderia jogar fora nossa diretriz que assinada por todos os médicos das seleções da América do Sul, que a FIFA aprovou e depois aceitou os argumentos da Conmebol!
Excelente proposta, Fernando Roberto!
Crônicas,
“O treinador Muricy Ramalho se sentiu mal nesta terça-feira e foi fazer exames no hospital da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O técnico tem quadro de fibrilação atrial, uma arritmia cardíaca.17 de mai. de 2016”.
“Segundo comunicado oficial do Flamengo, os exames confirmaram que Tite teve um quadro de fibrilação atrial. A condição é um dos diversos tipos de arritmias cardíacas, quando há irregularidade dos batimentos cardíacos, e causa um descompasso entre átrios e ventrículos”.
Creio ser impossível o Tite não se afastar por pelo menos 30 dias. Creio ser improvável que ele volte a ser treinador no Flamengo (por “n” motivos).
A situação é complicada, pois o clube não pode apontar um novo treinador, somente um substituto interino a médio prazo.
Não existe outro nome possível que não seja o Felipe Luís (que já tem a licença PRO), com parte da comissão do Tite sendo afastada juntamente com o treinador.
Minha avaliação é que o ambiente da opinião pública rubro negra era péssimo com o treinador. Em coletivas chegaram a combinar, “se o Tite não respondesse objetivamente a pergunta de um, o próximo faria a mesma pergunta até ela ser respondida satisfatoriamente”.
Entre os Youtubers analíticos táticos como Deco e Mestre Castanha a visão crítica era de perplexidade sobre a desordem tática do time, erros de posicionamento da defesa etc.
Na impressa tradicional Asmar Pilhado tendo chiliques de revolta e Mauro César não aliviando as críticas.
Aqui no blog tbm poucas vezes se viu uma unanimidade de que o trabalho do Tite após 1a era péssimo, não obstante todos julgavam não haver espaço na temporada para implantação de um novo trabalho de um novo técnico.
O próprio treinador já estava em ritmo exasperado nas últimas coletivas, o que é bastante incomum para um técnico que recorre a uma representação cénica para lidar com questionamentos.
Enfim, essa foi a fatalidade mais previsível possível nas crônicas rubro negras nestes últimos anos, sempre dissemos aqui que o Tite não tinha nada haver com o Flamengo, é até antagônico.
Agora é torcer para pronta recuperação do ser humano de forma plena o mais brevemente possível e que ele volte ao ceio de sua família saudável para uma vida familiar, são os meus sinceros votos!
Tite é um homem religioso (católico fervoroso), um humanista, socialista, uma pessoa de princípios profissionais e excelente gestor de grupos. Minhas críticas sempre foram ao CNPJ e não ao CPF do treinador.
Futebol é como a vida, abrange o fator humano, creio que nesse caso seja preponderante, e para o Tite sinceramente é melhor parar.
Kleber, relatos de como foi a viagem a La Paz são estarrecedores: Tite internado com problemas cardíacos, jogadores passando mal com necessidade de oxigênio…,enfim um inferno.
Me impressiona parte da imprensa, inclusive torcedores conhecidos do Flamengo, cair de pau na atuação do time ontem.
Foi uma jornada heróica.
Isso vai continuar até acontecer uma tragedia.
Octavio meu caro,
Uma coisa é a criminosa condescendência da Fifa e da Commebol em jogos acima de 2500 metros.
Não foi o primeiro ano que fomos lá, sequer foi o 1o. jogo na altitude esse ano. Se não estou enganado é o 2o. jogo em La Paz esse ano, e o 4o. em altitude.
Outra coisa completamente diferente é o colapso tático do Tite no comando do time no ano.
Últimos 5 jogos foram 4 derrotas meu caro, em um ano de terríveis instabilidades e grade aversão da opinião pública rubro negra a este modo de jogar do Tite.
Então se fosse um ponto fora da curva, um jogo isolado na altitude, se fosse um fator isolado seria uma coisa, mas não, é a repetição das mesmas situações que vimos no Maracanã contra o Bahia, em São Paulo contra o Palmeiras, contra o Botafogo no Engenhão ou La Paz ontem.
Tens nesse jogo esse horror dos efeitos da altitude depois de algumas horas, é sem dúvida desumano.
Estaríamos sendo factoides em atribuir o que vimos em campo ontem exclusivamente ao fator altitude, com o Tite outra vez colocando 3 zagueiros e 3 cabeças de área em campo.
Nossa sorte dessa vez é que o Bolívar não tem a mesma qualidade do Botafogo.
O fator superveniente desse jogo, dessa fez foi o grande estrago na saúde do treinador, isso vai além do fator altitude.
Kleber e amigos
Essa história dos regionais é antiga
Mas o Athletico resolveu com muita simplicidade, coloca o time de juniores pra disputar, enquanto os profissionais fazem PRÉ TEMPORADA
HA ANOS ESCREVO QUE CARIOQUETA E ZERO É A MESMA COISA
Mas alguns insistem em dizer que TEMOS QUE GARANTIR A HEGEMONIA diante do Flu.
Se fizéssemos o que falo já há uns 15 anos
Seriam no final da temporada menos uns 15 jogos, já ajudaria !
PS: se bem que nosso calendário já vem assim há anos
Desde 70
Torneio de verão
Torneio do Povo
Carioca c/ 3 turnos
Excursão a Europa
Ramon Carranza
Tereza Herrera
Roberto Gomes Pedroza
Agora está uma grita geral
Sempre jogamos 4f e fds
ATLETAS PRECISAM COLABORAR E SE CUIDAREM MAIS FORA DE CAMPO
Me lembro daquele Fla x Ceará dia 11 de set as 11 hs da manhã com Dorival de técnico
POUPOU O TIME E A NOITE ENCONTREI TODOS NO ROCK IN RIO ( inclusive Arrasca que já se arrastava no campo )
PRECISAM SER MAIS PROFISSIONAIS
SRN
HC
É verdade, Haroldo, precisam -e muito- ser mais profissionais, sim.
O W.O quebra o sistema.
“W.O. – imposição da perda da partida pelo placar de 3 x 0 (três a zero) ao Clube que der causa à sua não realização ou continuidade. Caso a partida já tenha se iniciado e o Clube adversário esteja em vantagem igual ou superior a três gols de diferença, o placar será mantido.”
Algum clube tem que ensinar essa lição a Commebol e a Fifa, não obstante eu não tenha noção das implicações jurídicas. Mas tal decisão pode facilmente ser amparada por meio de laudos médicos.
É só ganhar de 4×0 no jogo de ida.
Rapaz, não é que nunca havia pensado nisso!?
Se a gente ganha por 4 x 0, ou 5 x 1 ou 6 x 2, no jogo de ida, é suficiente não comparecer ao jogo de volta -que perderemos, por WO, por 0 x 3- que estamos classificados!
E, mesmo que ganhemos o primeiro jogo só por 3 x 0 , ainda assim teríamos de ir para algum critério de desempate.
Kleber , Desculpe meu comentário antipatico. Mas porque estas coisas so acontecem com o Flamengo ? o river vai lá e as vezes vençe, o Boca, o palmeiras, o cruzeiro, o gremio… Mas os jogadores do Flamengo parecem ser feitos de vidro. jogávamos 40 graus no verão em moça bonita , um risco muito maior . os atletas estão todos saudável e em casa, no máximo sentem dor de cabeça e alguma dificuldade de folego o que é normal , nada demais Kleber. Eu acho que é feita muita tempestade em copo dagua, se o ser humano mora la a milênios então pode se jogar bola sem problema, uns se sentem mal, outros não. segue o baile. Desculpe a expressão, mas mas desde pequeno ouço aquela frase que diz futebol é pra Homem. Apesar das mulheres jogar hoje em dia (e muito bem) tem que ser macho pra jogar em condições adversas.
André Luiz, estive na altitude de Cusco e Arequipa nos dois últimos anos, não é simples como você coloca. Faço trekking e andar normalmente na altitude já é cansativo, imagine num esporte de alto rendimento. A namorada do meu irmão, na primeira viagem, passou muito mal, achou que ia morrer, porque seu corpo dá sinais que está faltando oxigênio. Tivemos que comprar um balãozinho de oxigênio para ela e ficou com sintomas uma semana. Lá eles recomendam tomar chá de coca para amenizar os efeitos, mas os jogadores não podem tomar. Então, baseado na minha própria experiência em altitude, posso dizer que é terrível jogar lá.
SRN
Exatamente xará, com respeito ao colega André Luiz, está falando muita bobagem, mas típico de quem não tem conhecimento de causa.
Colocações absurdas e sem nenhum conhecimento.
SRN
Paulo não precisa ser médico ou especialista pra constatar que a capital da Bolívia tem milhões de habitantes, se joga futebol lá a pelo menos 1 século. o relato do amigo Paulo Henrique comprova o que eu disse, são efeitos moderados a leves , o psicológico influência, a moça que ele menciona passou mal ,mas qual foi a sequela ? esses anos todos que ouço reclamarem da altitude só vejo relato de sintomas parecidos. depois passa . me traga um relato de um jogador brasileiro que ficou em estado grave depois de jogar futebol lá . Lamento se você não aceita minha opinião, mas a verdade é que se fosse tão ruim assim como vocês dizem Lapaz seria um grande cemitério a céu aberto e não é , as pessoas vivem e fazem esporte lá.
As pessoas vivem lá porque já estão acostumadas. Para quem não tem costume, é uma tortura. Um exemplo: depois de caminhar cerca de 40 minutos, comecei a sentir muita tontura. Quem já vive lá, consegue correr, porque está acostumado com ar rarefeito. Os guias subiam e desciam com os cavalos em ritmo rápido e as pessoas que não eram de lá caminhavam se arrastando. Não é frescura, é terrível mesmo! Tanto que eles não recomendam ir quem tem problemas cardiovasculares ou pressão alta, sendo que os guias relataram a morte de 2 pessoas naquele ano ao subir a montanha.
Lógico que o Flamengo pode jogar e ganhar lá, tanto que teve chances de gols. A estratégia, ao meu ver, é cadenciar mais o jogo e evitar as transições defensivas.
SRN
RMP pensa como a gente; aliás, pensa como todo e qualquer rubro-negro:
“Confesso que, em meus quase 50 anos de profissão (desde fevereiro de 1976, no JB), não me recordo de nenhum time grande basear toda a sua estratégia em chutões de seu goleiro em direção ao campo rival. Muito menos o Flamengo. Pois foi assim que o Mais Querido jogou. (…) Dos últimos cinco jogos, o Flamengo perdeu quatro (Bolívar, Botafogo, Palmeiras pela Libertadores e São Paulo) e empatou um (Palmeiras, no Brasileiro). Os muitos desfalques por contusões podem ser apontados como uma das causas da decadência técnica, mas não justificam a covardia tática -algo que a maior torcida do Brasil jamais aceitou ou aceitará. (…) Os reforços da janela (que chegam atrasadíssimos) podem até melhorar o quadro atual, mas todos serão comandados por Tite. E esse é o maior dos problemas”.
De fato, hoje, é o principal problema rubro-negro.
Bem resumido.
Como eu sempre digo (sou oftalmologista): o pior cego é aquele que não quer ver.
Essa é reclamação meu caro Artur.
Não é o fato de ter perdido é classificado na altitude , que muitos estão chamando de heroico.
Mas sim a obra toda, 5 jogos terríveis.. 4 derrotas , muitos gols tomados e erros absurdos defensivos , além da forma covarde do flamengo de jogar.
Essa é a reclamação que parte da torcida não entende.
Alguém em sã consciência, acha com o futebol que esse flamengo tem apresentado, essa forma de jogar covarde, nem nenhuma criação ofensiva vai levar o flamengo a algum título?
Torcedor que está satisfeito com isso, se contenta com muito pouco. Ou nada.
Quanto a altitude, é grave, é difícil, é complicado, mas não é filme de terror.
Muitos já venceram lá.
Inclusive o flamengo de Joel Santana, enfiou em 2008 3×0 no Cienciano em Cusco a 3.400 mts e enfiou 4×2 no América do México na cidade do México..
Qual vai ser desculpa se perder para o Brangantino…..chega de desculpas …coloca o time para frente …fora Tite já deu vai descansar com a família ….
Murici para Tite:
Aqui é trabalho mano…Flamengo estoura coração mesmo…vai descansar com a família ..
Tite para Murici:
Tu não entendes só vou descansar este final de semana …depois armo uma retranca daquelas que até coração aguenta…antes poupar os corações dos meus jogadores do que dos torcedores … isso é meritocracia ….
Flamengo procura Nestlé para um possível Naming rigths do seu CT, numa operação envolvendo sua marca de leite Ninho…
” Ninho do Urubu ” A Força dos Atletas…
Brincadeira amigos… 😂😂😂
É só pra mostrar como nosso marketing precisa melhorar…
Por que não um Mercado Livre, por ex, que já é parceiro, com vários equipamentos customizados dentro do CT, futuristas, inovadores, tudo de mais moderno em tecnologia do mundo…
Meli + Ninho do Urubu ⚽🎯
São apenas idéias…
Vamos ser Campeões do Mundo hoje Sub 20…
SRN
Prezado KL
Os tempos são outros.
Com todo respeito,
Como assim gostou da convocação?
99,99% tenha certeza que detestou !
Hoje em dia ninguém quer saber saber de seleção !
Ficamos torcendo para que ninguém seja chamado.
Quero que ela se exploda !
Queremos saber é do Flamengo.
Nunca mais o amor pela seleção será como antigamente.
E tem mais, uma grande parcela – como eu , torce contra !
Aquela comoção de antigamente nunca mais.
SRN
Amigos o flamengo classificou na libertadores . Mais não podemos esquecer que nos últimos 7 jogos, brasileiro +libertadores+copa do Brasil perdeu 5 jogos.
Hoje a parada do Filipe Luís é contra o time do Rodinei!
Na meta eu colocaria o Lucas Furtado, a meu ver superior, e não o Dyogo Alves.
Aliás, não sei porque esse rapaz não volta a usar o nome pelo qual começou, Francisco Dyogo, ou simplesmente, Chico Dyogo.
É uma questão de marca, de personalidade.
Para não ficar atrelado ao nome do outro.
Pensem nisso, ele e seu empresário.
Vem cá, por que, além de tudo o mais que tem nos feito de errado, o Tite nos impõe esse nepotismo aberto?
O substituto, o que deveria estar à beira do gramado no domingo, deveria ser o César Sampaio e não o filhote do Adenor.
Acho isso inadmissível.
Que respeito os jogadores podem ter pelo filhote do tite “exercendo” o comando?
Já com o César Sampaio a coisa seria diferente.
FORA TITE! Chega! Já deu!
Arthur meu caro,
É admissível sim!
Tanto que Dorival esta fazendo o mesmo na Seleção.
O caso concreto no caso do Flamengo é que o resultado do trabalho é ruim.
Ai existe pouca tolerância….
O que o Tite esta produzindo esse ano é insuficiente até mesmo para a imagem dele, imagina se existe espaço para um “peixe”?
Tite fracassando esse ano no Flamengo vê seu estado de técnico de 1o. nível do futebol brasileiro ir para o ralo.
Isso expõe mais ainda como é burlesco o nepotismo “titiano”.
Outra coisa, é Olympiakos e não Olympiacos como a imprensa abrasileirou.
Ora, se quiserem abrasileirar certo deveria ser Olimpiacos
Ou escrevem o nome conforme é Olympiakos, ou adaptam inteiro, Olimpiacos, senão fica contraditório.
Ué, o Lorran não está relacionado sequer entre os reservas.
E o Filipe Luis acabou optando pelo Dyogo ao invés do Lucas Furtado.
Vamos ver.
MENGÃO CAMPEÃO MUNDIAL !
Filipinho tem estrela, mexeu bem no final mas levou uma bola na trave que o Dyogo tirou “com os olhos”. Em seguida gol do Teresa!
Mengôôô!
Nem sei se esse Alcaraz é bom como o do tênis mas só do Victor Hugo ter entrado na negociação já fiquei animado.
Fernando,
Alcaraz é excelente jogador, estilo De La Cruz, se vai dar certo é outra conversa…
V.Hugo pode ir de graça que não fará falta, fraco…
Esse Caio Garcia não pode ser reserva do Sub 20…
Campeão do Mundo…
SRN
“Andreas 2 ato”
Ao ver os skills do Alcaraz, fiquei aliviado em constatar que não se tratava de um atacante, mas sim de um meia atacante, mais armador.
Entretanto leio que se trata de na verdade de um excelente 2o. volante!
Ai não né? Morde aqui para ver se sai Coca Cola?
Jogar na altitude é tão insano quanto jogar em grama sintética…
Mas, tanto a CBF quanto a FIFA , são adeptas da filosofia da zona :” pagando bem , que mal tem ??”
Não creio mudanças nesse sentido, pelo contrario , em breva será autorizardo fuebol profissional em campo society, futebol de sabão…etc..
Quanto aos estaduais , dificilmente irão acabar, pois rendem votos e dinheiro pra mafiosa CBF…
mas lembrando que o calendário é caótico a todos grandes…
Não curto quando jogadores do Flamengo são convocados, primeiro que seleção brasileira segue seu roteiro de vexames, segundo porque desperdiça a chance de treinar o nosso time todo junto, e por fim , na hora da Copa do mundo , os empresários mandam convocar só “estrangeiros”…
Duvidas:
Primeira vez que TITEnic joga na altitude??
Jogador do Nacional que desmaiou no Morumbi tambem foi pela altitude??
Enfim , pela recuperação a ambos …