O comentário do companheiro Diego S. Oliveira despertou em mim enorme vontade de discutir o tema por ele abordado.
Na opinião de Diego, a melhor dupla de ataque da nossa história é a de hoje, onde brilham Gabigol e Bruno Henrique.
Logo após o comentário de Diego, o companheiro André SRNs protestou, lembrando de outras espetaculares duplas de atacantes e, com muita sensibilidade e educação, deduzindo que tal comentário se deve ao fato de, provavelmente, Diego ser jovem.
Este é o tipo de tema em que a análise precisa ser bem profunda.
Quem é jovem e não viu Pirillo, Zizinho, Rubens, Evaristo, Índio, Airton, Dida, Silva, Almir, além de Doval, Nunes, Zico, Adriano e Romário, tem o direito de concluir que Gabigol e Bruno Henrique sejam o máximo, pois além de jogarem muito, marcaram época, com conquistas importantes.
Por outro lado, quem é mais velho, pode argumentar e, com toda razão, que a comparação entre os atacantes do passado e os de hoje é desigual. Para começar, os de muito antigamente só disputavam os campeonatos estaduais. Depois, Libertadores, só participavam os campeões nacionais e, em seguida – também – os vice-campeões, enquanto que hoje o número de participantes brasileiros pode ser infinitamente maior.
E não fica por aí. Não faz muito tempo, seja no Estadual, no Brasileiro e a nível continental, a concorrência era muito mais forte e competente. Hoje, no Carioca, entramos com a obrigação de ganhar, em função da monumental diferença técnica do Flamengo para Fluminense, Vasco e Botafogo.
No âmbito nacional, muito parecido, onde de dezenove concorrentes somente dois – Palmeiras e Atlético Mineiro – “ousam” medir forças com o Flamengo.
No continente, nem isso, pois River, Boca, Independiente, Nacional, Peñarol, dentre outros, não existem…
Em síntese, a comparação é impossível, pois as situações são completamente distintas. Enquanto evoluímos, nossos concorrentes foram evaporando…
Para concluir e não ficar em cima do muro, deixo a minha opinião.
Com todo respeito aos nossos grandes Gabigol e Bruno Henrique, a melhor dupla de ataque da nossa história pode ser qualquer uma, desde que Zico faça parte dela. Aliás, com todo respeito a todos os nossos maravilhosos atacantes, Zico, sozinho, foi muito melhor do que todos juntos. Quanto mais tendo alguém ao seu lado para dar uma mãozinha…
Caro Kleber,
A nossa melhor dupla de ataque sem dúvida alguma é Zico mais um.
Assim como o nosso melhor time de todos os tempos é Zico mais 10.
Qual tipo de comparação em períodos tão distantes se torna muito difícil, sorte a nossa que todos esses citados no Blog vestiram a camisa do Flamengo.
P.S.
Para o meu pai que já não está mais entre nós aqui na terra o melhor de todos foi o Evaristo.
Abraço
Presidente, qualquer dupla que tenha o Zico. Acho que as pessoas não tem noção de quem foi dentrovde campo Zico. Alem disso os estaduais eram maravilhosos. Zico, Roberto Dinamite , Jairzinho, Rivelino fizeram o estadual do Rio ser o mais importante do país, cada um em sua época.
Assim como nosso melhor elenco, é Zico mais 22..
Acontece que nosso Diego não incluiu um meia, no caso Zico. Ele se referiu aos dois do ataque no esquema 4-4-2.
Dou razão a ele nesse caso…
O mais próximo que vi, foi Sávio e Romário. Teoricamente…
Poderia acontecer tudo e não aconteceu nada…
Egon
Sou seu fã. Adoro os seus escritos, mas nessa acho que você foi muito mal. (Sávio e Romário, cruz credo, não ganhou nada).
Mas respeito muito sua opinião. kkkkkkkk
Para mim é ZICO + alguma coisa. Ou ZICO sozinho foi melhor do que a maioria das duplas que passaram pelo Flamengo.
Abraços RN
Abraços.
Meu querido Grillo.
Na minha existência, no Brasil, só Pelé jogou mais que o Galo.
Entendo que o tema levantado por nosso Diego não se refere a um meia, mas sim, a dois atacantes.
Quando mencionei Romário, foi pelo simples fato de ter jogado no Flamengo. Mesmo ganhando pouca coisa pelo nosso Mengo, na sua posição não nascerá outro.
Aquela velha frase: “Zico não ganhou uma Copa. Azar da Copa”…
Quanto a Sávio, foi um monstro, mas que também ganhou muito pouco…
Como sou isento de grilo mas admiro o amigo Grillo, vou na onda da maioria…
Mimha dupla seria Zico e Dida.
De tudo que vi ao vivo…
Grande abraço, mei amigo…
Mestre Egon,
De fato eu “excluí” o Zico por colocá-lo na meia.
Meu pensamento é uma dupla de ataque, no esquema 4-4-2. E aqui entra não só a qualidade técnica, mas também a sintonia que há entre o dois, que não é algo comum de se encontrar. Pensei nisso depois daquele cruzamento do Gabriel para o gol do BH, ele sabia exatamente onde o companheiro estaria.
O Zico seria o meu “Messi”; enquanto BH e Gabigol o “Neymar e Soares”, pegando exemplo de um dos melhores times que vi jogar (aquele Barcelona), guardadas as devidas proporções.
Dois jogadores craques podem ter sintonia (como Romário e Bebeto em 1994), como podem não ter qualquer sintonia (como Romário e Edmundo).
Mas para deixar claro, considerando que comecei a acompanhar de fato o Flamengo entre 1995/1996, a dupla BH e Gabriel é a melhor que vi vestindo nosso manto.
Por fim, fico honrado com o tópico ter surgido de uma manifestação minha. Obrigado Presidente Kleber!!!
SRN!!!
Meu amigo Diego!
Já que o irmão passou a acompanhar o Flamengo de 95 pra cá, posso tranquilamente “escalar” meu time top de lá pra cá.
Lembro que nosso Rei parou em 1990.
Imagina se tivesse ficado mais cinco anos e jogado com Romário…
Bruno
Léo Moura
Fabio Luciano
Rodrigo Caio
Filipe Luiz
Maldonado
Arrascaeta
Pet
Romário
Gabigol
Bruno Henrique
* Minha dor de cabeça fica entre Arão e Maldonado.
* Sextou com minha carinha na reta… kkkkkkkkk
Mestre Egon,
Eu gosto muito de um 4-4-2.
Mas pensando na sua escalação, é um exercício muito difícil tentar incluir o Gerson no meio de campo ao lado do Maldonado (eu prefiro o Arão).
Vou acabar sendo contraditório com a origem do tópico, destruindo a dupla BH e Gabigol e formando a nova dupla de ataque com BH e Romário (um rápido e um craque da área).
É aquela coisa, o Romário no time que temos atualmente faria uns 60 gols por ano!
Grande amigo Radamés!
Faz tempo que procuro entender uma “opção” no volei, que jamais acreditei.
Como fui rato de praia pois morava no Leblon, cansei de assistir e jogar duplas de praia.
A largadinha talvez seja a mais votada na areia e, apesar do tamanho da “quadra”, muitas vezes não cai…
Mesmo com apenas dois jogadores, não é garantia de 100% ponto.
Vi a final feminina entre Brasil x EUA.
Como uma largadinha pode cair, com seis na quadra???
Na minha santa ignorância, sou absolutamente a favor da pancada…
Acho que o fundamento “largada”, só deveria ser usado quando no sufoco. A última opção numa bola colada no bloqueio…
Me perdoe pela curva de tema…
Bj no coração, meu campeão.
Acredito que o Zico e mais um seja a maior dupla de todos.
Mudando de assunto o Renato tem que ajustar nosso sistema defensivo.e o controle do meio campo.
SE BRUNO HENRIQUE E GABIGOL GANHAREM A LIBERTA E O MUNDIAL, FORMARÁ O TRIPE DO ATAQUE COM ZICO. GABIGOL JÁ ESTÁ ENTRE OS 11 MAIORES DA HISTÓRIA DO FLA.ALIÁS A SELEÇÃO DOS QUE VI JOGAR É ESSA: BRUNO,LEANDRO,ALDAIR,MOZER, JUNIOR, GERSON,ANDRADE,ZICO, GABIGOL,NUNES E ADRIANO.
LEVEI EM CONSIDERAÇÃO HABILIDADES,TÉCNICAS E PROTAGONISMO EM TÍTULOS.
A MODA ANTIGA BANCO DE RESERVA DE CINCO,SERIA:ZÉ CARLOS,RONALDO ANGELIM,ADÍLIO,ARRASCAETA E BRUNO HENRIQUE.
SOBRE ANGELIM, O GOL DO TITULO DE 2009, TEM UM CONTEXTO GRANDE DEMAIS, PELO MOMENTO ECONÔMICO DO TIME, E AUSÊNCIA DE TITULO DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 17 ANOS.
Caro amigos do blog, penso que Zico, assim como Pelé, tem que estar em outra prateleira. Este time de 2019 poderá alcançar um nível até acima do de 80, basta ganhar mais um brasileiro e uma libertadores. Agora em termos de comparação não tem como. O time de 80 era infinitamente superior, pois disputava os campeonatos com vários craques em outros times. O carioca era referência no Brasil. Já falei aqui, para ganhar do americano e do Goitacaz em campos era pau com formiga. Cada time grande tinha de 2 a 3 craques. O nível hoje é bem inferior. Agora esse time atual não tem nada com isso e está fazendo sua parte. O que vale é que a história contará que esses caras ganharam tudo, exceto o mundial. Saudações rubro negras.
Eterna discussão essa kkk
Toda hora eu vejo gente discutindo esse tema Rs!
Eu tô com você Zico foi o maior de todos 😁👍
Diego falou atacantes ?
Então é Gabi e BH mesmo !
Amigo Anderson, acontece que Zico é como se fosse tudo! Meia-equerda, meia central, atacante, centroavante, tudo! kkkkkkkkkk
O cara era meia, mas tem um número de gols compatível com os grandes centroavantes do mundo.
Infelizmente não tive a oportunidade que Kleber e Egon tiveram de assistir Zico, mas olhando os números dele é nessa conclusão que chego. Se fosse assim não poderíamos comparar Messi e Cristiano Ronaldo por serem de posições distintas.
Messi não é analisado por ser meia, ou um atacante, é analisado por ser “Messi”, por ser gênio, e isso que Zico é: Gênio…
Por isso acho que Kleber acha que é Zico e mais qualquer outro. Acho que é isso….
Amigo Anderson,
Sim, pensei em um 4-4-2, estabelecendo o Zico como um meia atacante. Das que vi com a camisa do Flamengo, de 1995 pra cá, a dupla BH e Gabriel é a melhor que vi em termos de sintonia.
Vamos lá meu caro Sr. Santos….
Embora tenha algumas ressalvas sobre a matéria, sou quase cúmplice dessa aposta.
Um RAIO X interessante para uma posição que estamos órfãos após a saída do Gérson e a aposentadoria do Diego…
https://ge.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/coringa-20-andreas-pereira-encontra-equilibrio-e-assume-posto-em-meio-campo-do-flamengo.ghtml
FAKE…ou FATO!!!!!!!!
Eu não sei se ele é o novo Coringa. estou torcendo e muito para que assim o seja!
O ” prafrentemente” dele é ótimo…… já o ”patrasmente”
Falou tudo! Zico sozinho foi melhor que qualquer dupla de ataque formada pelo Flamengo. Ele só não conseguia lançar para si mesmo.
Zico eterno só não cobrava escanteio e fazia o gol porque de resto fez de tudo
Até na vida social exemplo
Eterno Galinho de Quintino
Caro Kleber e amigos!
Cada dupla no seu tempo e com outros adversários até mais qualificados.
O Diego fala de um camisa 9 e outro camisa 11. Acredito que Zico deveria ser comparado a Arrasca e Gabilgol, talvez.
Da minha parte até hoje de 74 para cá não vi nenhum gênio igual ao Zico. Nem no Flamengo e nem no Brasil. Alguns se aproximaram e não foram tão gênios.
Agora srm dúvidas que Gabigol e BH com mais uma libertadores ficarão muito bem lembrados e suas histórias farão eco.
Parabéns ao Diego pelo belo tema.
SRN
Tecnicamente Zico e Doval foi a melhor dupla de todas que tivemos !!
Corretíssimo, Sergio.
SRNs
Tem DUPLA que nem era de ataque, mas era melhor que essa , vou citar uma.
Zico e LEANDRO. Se isso não era uma tremenda dupla de ataque o que era ?
Sem falar em Renato e Bebeto, Romário e Edmundo, mas vale ressaltar que algumas duplas não se saíram bem e outras não tiveram muito TEMPO no Flamengo, fator que obviamente diminui a importância da dupla.
Curioso como as pessoas não costumam considerar LATERAIS como atacantes, no Futebol brasileiro mais tradicional se tinha algo que os LATERAIS faziam era ATACAR.
Mas como todos sabemos o que consagra e marca mesmo é GOL e TITULO. Se não tiver títulos o tempo apaga muito daquilo que foi feito.
Se essa dupla atual é a melhor eu não sei mas com certeza é uma das duplas mais CONSAGRADAS do Flamengo, isso é, afinal quem consagra são os TITULOS.
Amigos, como escreveu o nosso Presidente eterno KL, SEMPRE será ZICO e mais outros dez.
Outra coisa, que erro é este por parte de alguns companheiros de alegarem que ZICO era meia?
Zico jamais foi meia, ao menos no sentido dado hoje ao termo, talvez herança do antigo “meia-esquerda”.
Zico sempre foi PONTA-DE-LANÇA que era como se chamavam os camisas 10 e que faziam dupla de ataque com o camisa 9, o chamado CENTRO-AVANTE.
Zico jogava como Pelé, com a 10: ponta-de-lança clássico. O companheiro ideal do Rei era o Coutinho, um 9, centro-avante. Nunes e Doval foram os centro-avantes que funcionaram para o Galinho tal como o Coutinho funcionou para o REI.
Como disse o colega Sergio aí em cima, Zico e Doval formaram uma dupla excepcionalmente técnica. Talvez Almir e Silva hajam sido igualmente tão técnicos quanto eles.
Para terminar, o meu onze ideal, considerando, tão somente, aqueles que efetivamente vi jogar, de 1962 em diante:
Marcial; Junior, Leandro, Aldair e Paulo Henrique; Carlinhos e Gérson (e é óbvio que refiro-me ao Canhotinha de Ouro); ZICO; Doval, Silva e Dida.
SRNs
“Talvez Almir e Silva hajam sido, igualmente, QUASE tão técnicos quanto eles”.
Mas, SEMPRE, SEMPRE, sempre será o Galinho e mais um.
Zico e Doval é uma dupla muito boa, mas, dizem -não os vi jogarem ao vivo- Evaristo e Índio e Perácio e Pirillo também o foram.
Henrique e Dida eu vi, ao vivo e a cores, várias vezes, no velho Maraca, na Gávea, e nos demais campos do Rio, inclusive nos alçapões dos subúrbios limabarretianamente cariocas: do mais longínquo, Ítalo del Cima, até os dois mais próximos, São Januário (tá, sei que não é subúrbio propriamente dito) e Figueira de Mello (também não é, pois São Cristóvão, ao menos urbanisticamente, é, apenas, zona norte).
E vi, também, é claro, Zico e Doval, Zico e Nunes, Almir e Silva, etc.
SRNs
Amigo André,
Sempre gosto dos seus comentários históricos, sempre uma aula de Flamengo.
De fato eu pensei no Zico como uma meia atacante – camisa 10, embora craques como Zico e o Messi não possam ser “definidos” em uma posição específica. Ali na frente decidiriam em qualquer delas…
Meu saudoso avô falava muito de Dida, sempre lacrimejava ao falar dos jogos que ele ia ao Maracanã, com públicos absurdos… Ele esteve em quase todos os maiores públicos da história do Flamengo no Maracanã – a família toda rubro-negra teve origem nele!
Grande abraço!
Diego, que bacana amigo.
Seu comentário conseguiu unir todas as idades do blog, os mais experientes aos mais jovens.
Parabéns amigo. É muito bom ver mentes tão brilhantes pensando e analisando juntos.
Parabéns mais uma vez.
Essa é boa hem!!!
De 62 pra cá é evidente que vou esquecer alguns craques.
Mas os inesquecíveis, jamais…
Bruno
Leandro
Reyes
Aldair
Júnior
Carlinhos
Gérson
Zico
Silva Batuta
Doval
Dida
PERFEITO Andre…Zico era ponta de lança!!
O futebol praticamente aboliu essa posição. O único que faz esse papel atualmente é o Messi, talvez por ser também um gênio quase no mesmo nível do nosso galinho. Maradona e Pelé também jogava assim. São atacantes rápidos, muito habilidosos e capazes de passes absurdos, rompendo linhas. Jogadores completos.
Nosso Zico teve alguns grandes parceiros: Doval, Nunes, Bebeto e Renato (sim, em 87 o Flamengo jogava num agressivo 4-3-3)…
A verdade é que se tinha Zico tudo era espetacular. Por isso, para mim tanto faz: qualquer comparação que o Zico faça parte, ele é (e sempre será) o melhor.
Excluindo ele, eu concordo que Gabigol e Bruno Henrique seja a dupla de ataque mais fantástica que tivemos. Já estão gravados na história desse clube. São ídolos – e ainda têm muita lenha pra queimar. Torço demais para ganharem o Bi-Mundial, para elevarem ainda mais esse merecidíssimo status.
Nós temos que desfrutar desse momento tão especial, meus queridos amigos. Temos um time espetacular, um dos melhores de todos os tempos.
S.R.N.8
Amigo Kleber, É uma verdadeira heresia estabelecer comparação entre Zico e qualquer outro jogador do Flamengo. Rubro-negro de verdade não pode ter esse tipo de dúvida. Zico foi o maior jogador de toda a nossa história. Zico e Doval formaram o maior ataque de todos os tempos.
Mudando de pau para cavaco.
Vocês viram o cartão amarelo que o Paquetá levou, somente por tentar no ataque uma jogada artística? (acho que o nome é chaleira).
Um verdadeiro absurdo no futebol você não poder exercer suas habilidades em sua totalidade.
Alguns acham que é desmerecer o adversário. Eu não concordo.
O Garrincha hoje levaria cartões em todos os jogos.
Abraços RN
Aquilo foi um absurdo!!!
Algumas semanas atrás, Neymar também tomou um cartão pelo mesmo motivo.
Julgar a “intenção” da jogada, é o que diferencia um Zico de um Gabigol ou Neymar… kkkkkk
Muito bem lembrado as diabruras do Mané.
Hoje, aquele gênio não jogaria meia hora, mesmo entendendo que aquilo era o futebol dele.
Mas será que Felipe Mello entenderia….
Grande abraço
Adoro Gabigol e Bruno Henrique, são ótimos , mas se Romário e Sávio jogasse nesse time de hoje, ganhariam tudo !
Assinadíssimo, meu caro Geraldo.
Romário é presença certa em qualquer time que se monte no Brasil…
Desde o ano de 1500 até hoje…
Em 1987 tinhamos um ataque muito bom
Renato e Bebeto… O Adriano e o Vagner Love foram muito bem…assim como Romario e Savio…
Oq vale é que hoje consegue se manter um elenco a tres anos e uma estrutura de quase 9 anos… A Sintonia entre Bruno Henrique e Gabriel é muito boa…mas também perdem mtos gols… Gols que Romario e Adriano nao perderiam…
O Zico apesar de não ser atacante, fazia muitos mas muitos gols , esse não tem comparação !
Prezados amigos,
Me sinto honrado com o tópico. Nos comentários sempre um show dos nossos amigos do blog, por isso que aporto por aqui todos os dias.
Que BOM que podemos discutir isso hoje em dia, sinal de que não estamos mais sofrendo com atacantes do nível de Val Baiano, Negreiros, Dimba, Dill.
Em um esquema 4-4-2, “excluindo” o Zico (pois pensei nele flutuando ao estilo Messi), a melhor dupla de ataque que vi no Flamengo – considerando a sintonia e qualidade – é a BH e Gabigol.
Grande abraço a todos e obrigado!!! SRN
Caros amigos do blog,
Foi uma pena que não tivemos a oportunidade de assistir a uma dupla formada por Maradona e Romário no Flamengo na década de 90.
Cheguei a comprar um Jornal dos Sports na saída da escola na época em que se especulou Maradona no Mengão.
Teria sido fantástico!
Saudações!
Amigo Diego S. Oliveira
Na história que vi e vivi só vi Pelé acima de Zico. E, abaixo dos dois, só Johan Cruijff.
Esses outros, de que falam tanto, os argentinos, o português, etc, não dariam nem para a saída face àqueles três.
Parabéns pelo comentário que motivou o presidente eterno ao novo post.
SRNs
Amigos da GLORIOSA NAÇÃO
No início chegou a haver Zico/Dario, depois Zico/Doval, a seguir Zico/Claudio Adão, logo Zico/Nunes e no final Zico/Renato Gaucho (jogava muito quando vestiu o Manto) + Bebeto.
SRN8
Muito bem lembrado, Marcio!
Zico e Claudio Adão faziam uma dupla INFERNAL.
Uma pena que o Adão não tenha ficado mais tempo no Flamengo. Era CRAQUE, muito mais jogador que o Nunes. Teria sido artilheiro fácil na época de ouro, no começo dos anos 80.
Mas o João Danado também era ótimo centroavante, amado pela FlaMagnética.
S.R.N.8
Amigos, creio que qualquer debate sobre o Flamengo que inclua o Zico seja desnecessário. Porém, deixando nosso ídolo-mor respeitosamente de lado nesse debate, creio que a dupla Gabigol-BH seja uma das mais efetivas da história do Flamengo e até mesmo do futebol brasileiro. Falo em efetividade, pois penso que outros atacantes tinham muito mais qualidade individual, vide Romário, Adriano, Renato, Bebeto, entre outros, só para ficarmos no “meu” tempo.
Aliás, como bem lembrado por alguns amigos em seus comentários, a dupla Renato e Bebeto era fora de série, tanto é que conquistaram o brasileiro de 1987. Claro, havia um SENHOR time para auxiliá-los.
Quanto à também mencionada e mortal dupla Sávio e Romário (sem incluir os tempos do Edmundo), penso que não conseguiram as devidas conquistas por um time menos qualificado e por adversários mais fortes na época. Eu imagino, por exemplo, assumindo o 442 clássico, um Zico, Petkovic ou Arrascaeta municiando uma dupla Sávio e Romário… claro, talvez não fosse necessário “apenas” incluir um camisa 10 de ofício para tudo dar certo, mas já teria sido MUITO melhor que serem municiados por Beto, Iranildo ou Fábio Baiano…
Há que se considerar que Gabigol e BH estão respeitosamente escoltados por um time bastante robusto, que joga pra frente, firme, que busca mandar no jogo e fazer muitos gols sempre. Isso ajuda bastante. Por outro lado, não se pode negar a qualidade técnica e o entrosamento de ambos. Um perna de pau qualquer da vida não entraria no lugar deles e se consagraria nesse time. Não vejo um Obina, Souza “Caveirão”, Josiel ou outro perna-de-pau qualquer virando jogador de primeira linha pq o time faz a fama. Tem que estar inserido no contexto e ter bola pra jogar também.
Um exercício mais interessante é pensar na dupla Gabigol-BH no time de 87 ou no de 96, nos lugares de Renato-Bebeto e Sávio-Romário, respectivamente e esses últimos no como duplas no time atual. Pensando dessa forma, acho que fica mais justo comparar.
Ah, claro: impossível deixar de fora a dupla Love-Adriano, também de altíssimo nível técnico. Lembro sempre daquele gol em tabelinha contra o Americano no carioqueta 2012 (ok, carioqueta, mas quem mais já fez igual contra qualquer time?). Logo que tomamos um gol, eles deram a saída e só pararam a tabelinha dentro das redes. Foi contra um time fraco? Sim. Mas foi absolutamente genial e não lembro de ter visto nada sequer parecido no futebol profissional mundial. Me corrijam caso eu esteja enganado.
SRN8!
O gol que eu mencionei da dupla Love-Adriano:
https://www.youtube.com/watch?v=Eck9PhE0aUA
SRN8!
Marcus,
Esse gol do “Império do Amor” foi incrível mesmo, apesar do adversário.
Fazer esses exercícios pensando no time ideal é muito bacana, poderíamos criar times imbatíveis do Flamengo, como também lembrar de times horrendos com jogadores fracos que tiveram a oportunidade de vestir o manto sagrado.
Marcus, EXCELENTE TEXTO!!
Adorei sua proposta de incluir Gabigol+BH27 no time de 87 ou 95/96 – assim como seria legal pensar como funcionariam Renato+Bebeto ou Romário+Sávio nesse time atual, que é uma máquina.
Dá um nó na cabeça!
Acho que essas são 3 duplas incríveis, talentosíssimas, espetaculares.
Renato, Sávio e Bruno Henrique são jogadores de lado de campo, ágeis, dribladores e goleadores. Além disso Sávio também batia falta muito bem, Renato tinha a raça a força física e Bruno Henrique é ótimo dentro da área. Entre esses três acho o Bruno Henrique mais decisivo, mas é difícil a escolha.
Bebeto, Romário e Gabigol são os três centroavantes dessa lista. Ainda que tenham estilos completamente diferentes, três grandes goleadores. Bebeto foi um craque completo, jogador de seleção (bi campeão mundial), de toque refinado, fazia gols decisivos. Seu maior pecado foi sair para jogar no Vasco (o que quebrou um pouco o encanto). Romário era um gênio da grande área, fez mais de mil gols. A agilidade do começo da carreira foi dando espaço a uma categoria e uma capacidade de finalização que eu nunca vi em nenhum outro centroavante. Gabigol é um exterminador de recordes, goleador absoluto, carismático, forte, rápido. Um dos melhores centroavantes do mundo, que joga no Brasil. Entre os três, acho que o Romário é o melhor – mas também é uma escolha muito suada.
Mas o desafio aqui não é fazer um exercício de ficção, criando duplas imaginárias. É uma disputa entre: Renato/Bebeto X Sávio/Romário X BH27/Gabigol
Renato/Bebeto ou Sávio/Romário fariam uma avalanche de gols jogando por esse time atual. Não tenho a menor dúvida disso. BH27/Gabigol estão nesse mesmo nível e entrariam perfeitamente no time de 87, assim como no time de 1996.
É um empate técnico.
É impossível escolher se não for pela quantidade de títulos conquistados com a camisa do Flamengo.
S.R.N.8
Acho um absurdo não ser citada a dupla Zico-Claudio Adão. Eles marcaram em três temporadas mais de duzentos gols. Isto pode ser comprovado consultando o Centro de Memória do Flamengo. É tão simples quanto meu querido amigo Kleber. Forte abraço
Realmente muito interessante essa bola levantada pelo Diego e concluída em gol pelo Presidente Kleber Leite! Parabéns Diego! 1×0.
Diego na prorrogação vai de peixinho, mergulha e mete o segundo gol. 2×0.
Exatamente isso! Lembrar que em pouco tempo atrás tivemos que aturar (com todo respeito aos atletas), Val Baiano, Dimba, Josiel, Fernando Baiano e etc…
Em 2005 assisti Flamengo x Fortaleza no Luso Brasileiro, ataque era Fellype Gabriel e César Ramirez (eram especialistas em irritar o torcedor), Obina e Souza eram bancos. Mengo 3×0 em mais uma campanha pífia…
Nossa torcida sempre foi muito exigente, o sarrafo está alto, mas o momento pede DESFRUTAR e não cair nesse jogada da mídia, JJ ou Renato? Isso ou aquilo?
Saiu a pouco uma matéria em que caso siga esse ritmo, o Mengo vai ampliar consideravelmente o número de torcedores sobre o segundo colocado que é o curintia. Estão aterrorizados…
Quem segura o Flamengo?!!
O galo? Sempre que bateram de frente foram amassados.
80 Brasileiro/ 81 Libertadores / 87 Brasileiro / 2006 Copa do Brasil 4×1 mata-mata/ 2009 3×1 (baile no mineirão – Imperador e Pet).
O porco? Não vejo a hora de demolir aquela frase #maior campeão do Brasil (com a ajuda do rubro-negro Ricardo Teixeira).
Estamos a dois títulos de tomar a ponta 15 a 14 pra eles…
Sem contar a freguesia!
————————————————————————————————–
A dois jogos da Glória eterna! Tri da América!
Estamos a uma vitória da maior invencibilidade da história da libertadores.
Data das finais:
27 de outubro – Copa do Brasil
27 de novembro – Libertadores
05 de dezembro – Brasileiro
19 de Dezembro – Mundial de Clubes
Façam suas apostas, eu tenho plena convicção que os quatro canecos irão para a Gávea!!!
MENGOOOOOO!!
Pensem em algo que deu certo? Zico e Nunes! A dupla dos sonhos, mágico.
Não pelo peso, mas pelo carisma e momento! Bebeto na infância e Gaúcho na adolescência. Foram os caras pra esse coração Rubro-Negro!
Forte abraço.
SRN
Bem ponderado, Geraldo!
Se Romário (aquele de 95) chegasse hoje pra jogar com esse elenco, faria 2mil (e não mil) gols.
Como deixou bem evidente o texto do post: qualquer comparação entre jogadores de épocas diferentes deve levar em conta o contexto fático vivenciado por cada um.
Parabéns pela ideia, Diego, e parabéns Kleber, pela sensibilidade de dar a ela a amplitude que merece.
Pra finalizar, falar de Zico é chover no molhado.
Simplesmente o maior e melhor de todos os tempos.
SRN!!
Obrigado Leandro !
São outras épocas, outros momentos. Se fosse hoje, aquele time de 81 nunca existiria. O Zico, aos 18 anos, estaria na Europa. Júnior, Leandro, Adilio, Andrade ninguém ficaria mais de 2 ou 3 anos aqui.
Agora falo sobre os melhores. Nasci em 87, então vi a geração anos 80. Peguei a época de vacas magras do Flamengo. Meu ídolo é o Romário por 94 e por vindo jogar no meu time sendo o melhor do mundo, mas eu nunca sonhei em ver o Flamengo tão hegemônico. Títulos estaduais e um ou outro campeonato nacional eram o ápice. A gente nem jogava Libertadores ou quando jogava era chacota.
Por isso e muito mais, nunca vi uma dupla melhor do que Gabigol e BH. Aliás, como sempre digo aqui, Gabigol é o maior camisa 9 da história do Flamengo, Arrascaeta o melhor gringo. Camisa 10, mesmo não vendo, não tem como fugir do Zico.
E o melhor técnico: Jorge Jesus.
Aos 34 anos, me sinto privilegiado de ver esse time jogar, dos momentos proporcionados de 2019 em diante…
Sou de 76, Henrique.
Mas apesar disso, assino embaixo tudo o que escreveste.
Sempre respeitando os abnegados que estiveram à frente do Flamengo no pré-2013 (e aqui mais uma vez cabe a questão do contexto pra comparar), mas não há como negar que hoje estamos em outro patamar graças à gestão profissional que se iniciou desde então.
Tirante 81, Libertadores e Flamengo não combinavam.
Hoje, a gente tem tudo pra seguir enfileirando troféus.
Somos, sim, privilegiados.
Quem viu Negreiros, Dimba, Josiel e outros menos votados, sabe do que estou falando.
SRN!!!!
Record ganha concorrência para transmitir Paulistão na TV aberta
A Record ganhou a concorrência para transmitir o Paulistão em TV aberta a partir de 2022. Participaram da disputa Globo, Band e SBT. O blog não teve acesso ao tempo de contrato.
A Record terá direito a transmitir 16 jogos de cada edição. No pacote estão uma partida das quartas de final, uma das semifinais e as duas da decisão do título.
A Agência LiveMode, contratada pela Federação Paulista de Futebol cuida da venda dos direitos de transmissão.
Vale lembrar que o YouTube comprou outros 16 jogos. Nos próximos dias devem ser anunciadas outras negociações, como a comercialização do pay-per-view.
Os valores não foram revelados, mas a expectativa da federação, com todas as negociações, é de aumento no valor arrecadado em relação ao ciclo anterior.
Querido KL como estamos falando qual a melhor dupla
Segue ZICO único melhor que todos juntos
DEIXO AQUI UMA PERGUNTA
QUAL A MELHOR DUPLA
FLAMENGO E MARACANÃ
FLAMENGO E GERAL DO MARACA
FLAMENGO E RJ
E COMO ESTA NA MODA HOJE
FLAMENGO X RESTO DO BRASIL
Poupado, Everton Ribeiro desfalca o Flamengo contra o América-MG
Renato, o rei da tática , vai de Kenedy, Michael, Vitinho, Andreas, Rodilindo, ou vai tirar um elefante da cartola !?!?
Que papelão ridículo fez o Daniel Alves, hein ! ! !/?!?
No fim das contas, seis clubes interessados e, nenhum que tivesse disposição para pagar o que o pseudo craque queria!
Muito provavelmente ainda veremos um ex jogador em atividade, pleiteando vaga na copa do mundo, com 39 anos, em 2022 e o Tite, fazendo questão de levá-lo.
Na Flatt, circula que Brás, ao sentir que o cafajeste fazia leilão com o Flamengo, pulou fora!
#Fez bem em pular fora
Vergonha é o nome?!?!
——-
Talvez para se solidarizar com o notório Luciano Hang, convocado ontem pela CPI da Covid para depor na quarta-feira que vem, ou, quem sabe, apenas prestar uma singela homenagem a um patrocinador, o Flamengo postou agora há pouco em seu Twitter oficial a seguinte mensagem:
— Na pesquisa que premiou a Havan como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, nos destacamos no quesito respeito e liberdade. A Havan é a loja da liberdade. Liberdade para você comprar o que quiser, liberdade para ser quem você é!
No mesmo post, um filmete de 20 segundos que começa com o escudo do Flamengo e o logotipo da empresa de Hang e exalta a “Havan, uma empresa da liberdade”
O Twitter do Flamengo possui 8,2 milhões de seguidores. É de longe o de maior audiência do Brasil entre os clubes de futebol.
———————
Muita vergonha é o nome dessa associação. Daqui a pouco a Prevent Senior nos patrocina, com Diego como garoto propaganda
Caro Flávio Flaciou, aqui é um lugar para se comentar futebol e não para se entregar a inspirações esquerdistas.
Vai comentar o post no site do PT e ou do PSOL!
Saudações rubro-negras!
———-
Amigo Jorge Luiz,
O Flavio replicou uma notícia real, verifiquei no Twitter do Flamengo. Essa postagem foi realmente feita. Não citou partidos, nem posicionamento político, peço que você responda sem esse tipo de manifestação.
Obrigado,
Robert – Moderador
Quem citou partido aqui foi você, eu apenas comentei um conteúdo postado no Twitter do FLAMENGO, cujo link segue abaixo. Aproveite e veja os comentários dos nossos irmãos rubro-negros.
Moderador, pode falar de questão partidária aqui? Eu não falei.
https://twitter.com/Flamengo/status/1441429610059628551
—————-
Prezado Flavio,
Como escrevi acima, você não citou partidos, mas o papo aqui deve se restringir ao futebol. Embora publicado de fato no Twitter do clube, o tema nada tem a ver com o jogo que tanto amamos. Vamos evitar esse tipo de publicação e consequentes atritos e desgastes desnecessários, combinado?
Aqui no blog todos devem torcer para apenas um lado, o rubro-negro!
Abraço,
Robert – Moderador
Caro Robert, peço desculpas por ter colocado nome de partidos, mas este blog é para falarmos de futebol e da nossa paixão”O Flamengo”.
Saudações rubro-negras!
Jorge, estamos juntos.
SRNs
É, contra fatos fica difícil negar a realidade: Renato Gaúcho, realmente, é treinador copeiro. Visando a preservar os jogadores para o jogo da libertadores vai levar um mistão para Belo Horizonte.
Será que ele não olhou para a tabela, para a tábua de classificação, e viu que estamos a uma distância gigantesca da Galinha Patética e que não podemos mais perder pontos?
Decepcionante.
SRNs
Parece que o time vai ser este aqui: Gabriel Batista, Matheuzinho, Gustavo Henrique, Léo Pereira e Renê; Arão, Thiago Maia, Diego e Vitinho; Bruno Henrique e Pedro.
André Querido,
Cada diz que passa tenho mais certeza que a torcida do Flamengo é completamente DESEQUILIBRADA.
O reserva do Gabigol é o PEDRO, que por acaso, o clube pegou 14 milhões de EUROS.
O reserva do Isla é o Matheuzinho que vcs IMPLORAM pra jogar, jogo sim e outro também!
. O reserva do ER7 é um REFORÇO que acabou de chegar e precisa jogar, ou não faz o menor sentindo contratá-lo!
PQ O CHORO, doce amigo???
O amigo por acaso não está ciente de o Flamengo ter mais 3 ou 4 jogos adiados, aumentando a chance de ter sua tabela super atribulada nos meses de novembro e dezembro, por conta de convocações?
Ou o amigo pretende arriscar qualquer percentagem num jogo de volta numa SEMI FINAL DE LIBERTADORES, que já está ao menos, 51% encaminhada?
Até a presente data, se é um único jogo, que o Flamengo e Renato podem pensar em poupar jogadores, é esse, amigo!
Ganhando ou não, a rodada de amanhã não pode ser decisiva, quanto ainda temos 57 pontos em disputa a nosso favor.
Abração ! ! ! !
Se o Flamengo jogar mesmo com time alternativo, conforme citado pelo André, não vale a pena seguir com o Renight no ano que vem. Tem que trocar de técnico após a temporada atual. O Flamengo tem que ter um time e um técnico à altura de sua torcida, como diz o presidente Kleber Leite. Aliás, isso vale também para os patrocinadores. SRN.
Flamengo perdeu a chance de trocar o Ceni após o brasileirão de 2020 e estamos pagando o preço até hoje.
Lamentavel a postura do Renato. Estamos longe do lider e jogando mal é bom que se diga. Evidente que melhor do que com Rogério mas longe do que podemos. É um tal de dar folga prolongada e poupar jogador que irrita. Gostaria trabalhar p o Renato p ver se ele é assim com seus funcionários. Não ponho fé nesse time contra o America.
Afinal, qual o horário do jogo contra o America-MG.,11,00 ou 16,oo hrs. ?
Alguem sabe ?
Grato.
———–
11h, Carlos Alberto.
Abraço,
Robert
Gratíssimo Robert…
Éverton Ribeiro chegou de viagem, menos de 72 horas depois estava em campo contra o Palmeiras. Até aí ok, mas 3 dias depois ele era titular e jogou toda a partida contra o Grêmio, mesmo com classificação decidida. Agora o atleta apresenta “sinais de desgaste”.
Injustificável!
Texto do twitter.
Segundo postagem em um blog rubro-negro, Vene Casagrande aponta que os seguintes salários dos reforços da janela do meio do ano:
– David Luiz: R$ 750 mil
– Andreas Pereira: R$ 550 mil
– Kenedy: R$ 500 mil
Provavelmente o Vene não tenha colocado os valores de luvas, mas acho bem difícil do Kenedy receber mensalmente o equivalente a R$ 1 milhão em luvas.
Uma dica ao amigo Jorge Luiz Teixeira: eu passo batido nos comentários do Flavio Flaciou, pois procuro me ater ao futebol. Basta ter 2 neurônios para perceber que praticamente todas as postagens do Flavio Flaciou têm conotação política.
Então, basta relaxar e ignorar, até porque o Robert faz um belo trabalho na moderação, e curtir os comentários dos ótimos debatedores neste espaço que tratam de futebol.
SRN
Renato estabeleceu os mesmos conceitos no Fluminense e no Grêmio.
Quase caiu com o Flor e perdeu a Libertadores pra LDU no Maraca…
Após a passagem de Jesus pela Gávea, criou-se uma jurisprudência sobre o tema.
Time titular em TODOS os jogos…
Ganhamos tudo e nunca vi mimimi de nenhum jogador durante o período.
A Nação está de olho e não topa isso de forma alguma…
É bom arrumar três pontos mais tarde. Caso contrário, nosso Renato vai entrar em rota de colisão.
A derrota para o Grêmio já foi para a conta do Renight… time sem atitude e sem marcação adiantada. Pelo que está saindo na imprensa, vai com o time reserva e vai poupar até o goleiro. Pode perder a chance de se aproximar do Patético e jogar o brasileirão fora. Se der m… vai pagar por isso.
A grande notícia do dia de ontem, se deu por conta , da parceria entre Flamengo e BRB
Tudo porque especialistas garantem que ”no mínimo” cada conta aberta no banco tem um ”valuation” de aproximadamente 500 dólares. Valor esse, considerado, conservador.
Como todos sabem, já foram abertas mais de 2 milhões de contas, o que gera um valor de marcado de 1 bilhão de dólares ( 5,340 bilhões de reais )
Flamengo e BRB possuem 50% cada e, isso significa dizer 2,670 bilhões de reais) de uma potencial venda no futuro. Sim, porque o banco não está a venda, e os balanços das duas instituições precisam ser analisados para confirmar números que ainda não contam com precisões necessárias.
Ainda assim, o ano de 2022 tende a demonstrar na prática, se a movimentação real e cotidiana dos correntistas, é capaz de trazer lucro maior ou igual a expectativa ciada pelo valuation!
Agurdemos, mas tende a ser promissor!
Você acredita mesmo que o valor médio de cada conta é mais de R$2.500, quando não existe valor mínimo para ter uma conta? Tenho um amigo que abriu uma para cada familiar colocando dez reais em cada. Pai, mãe, irmãos, esposa, filhos pequenos…
ZICO sozinho faz mais que qualquer dupla ou trio de ataque. Tanto que Nunes, um jogador voluntarioso e aplicado, mas limitado tecnicamente, conseguiu ser artilheiro e idolatrado no Flamengo…
ZICO é incomparavel! Não vi jogar Zizinho , DIda ou Evaristo, mas meu , saudoso, Pai sempre os elogiaram muito… ; Época em que os jogadores eram menos atletas e mais talentosos;… porém tive o prazer de ver o Galinho desfilar seu talento em campo , que beleza!
Hoje, na realidade medíocre do Futebol mundial, Gabigol e BH se destacam. Os números deles no Flamengo são invejáveis! Titulos , Gols e vitórias são impressionantes , em pouco tempo de clube….
Mas , Ao longo da história tivemos otimas duplas:
Bebeto e Renato Gaucho;
Adriano e Petkovic;
Sávio e Romario;
Na minha opinião , otimo seria se o destino tivesse nos dado a chance de Zico e Romario jogarem na mesma época no Flamengo….
Baixinho, quando iniciou no Vasco, era tão avassalador que fez o brilhante Roberto Dinamite atuar mais recuado, pra não perder espaço no time ….
Enfim, nossa história de atacantes ilustres é grande ainda: Leonidas da Silva; Doval , Claudio Adão, Uri Gueller, Henrique….
Mas ZICO e Romario juntos seria formidável !
Por fim só uma duvida:
Porque ao invés de trazer o obeso Kenedy, Flamengo não trouxe Roger Guedes???
Segue imagem da minha ideologia!!!
O time está muito bem escalado Vai ganhar.
Desse Renê e lamentável..perdemos por conta dele
É incrível como o cara não se ajuda. Flamengo ganhando, com a posse de bola, daí o seu Renê acha que fazer graça. Perde a bola, a jogada segue e no cruzamento o mesmo Renê não consegue marcar o atacante e sai o gol de empate. Que merda.
Renê mal demais ,Renato pior que ele um pouquinho,o mantém em campo.Pedro muito discplicento e BH tbm.Diego Ribas totalmente fora de rotação.
Exatamente…. Seria muito importante a Vitória.
Que pena a falta de concentração do Renê, vazia uma boa partida.
Que infelicidade a joga do Renê, como aborrece o torcedor!
RAMON JÁ!
Exatamente…. Seria muito importante a Vitória.
Que pena a falta de concentração do Renê, vazia uma boa partida.
Que infelicidade a joga do Renê, como aborrece o torcedor!
RAMON JÁ!
Tá difícil. Só Jesus na causa. Lambança do Renight. Era pra ter sido um jogo tranquilo.
K k k ?