Há um ano, recém operado, caminhando com dificuldade, estava em Lima, onde, como todo rubro-negro, enlouqueci com a conquista da Libertadores, em jogo dramático, com final fascinante.
Ainda cedo, troquei mensagens com o nosso doce Portuga, que tem o Flamengo cravado, definitivamente, em seu coração. Há, também, uma linda mensagem do espanhol que caiu do céu, Pablo Mari.
Reproduzo, agora, para vocês, começando pelo Mister e, em seguida, Pablo Marí.
Kleber meu querido!
Incrível como já se passaram 1 ano daquele momento mais incrível na minha história rubro-negra, inesquecível para sempre!
Agora voltando a realidade, o Mister não esta mais, mas os jogadores estão quase todos ai.
Outro ponto que já coloquei no meu coração, esse título de 2019 já virei a página, ficou para a história como os títulos dos times com Júnior, Gaúcho, Renato, Bebeto, Zico, Andrade, Nunes. Ficou para a história meu caro, pois o momento é completamente diferente, tem-se que reconstruir um novo time, ao menos a confiança deste que ficou.
Vamos para o confronto com o Raccing com o time ainda aos cacos, na esperança que o bom resultado engrene de vez nosso conjunto.
No ataque até acho tudo provável e possível, mas na defesa, sem conjunto, sem jogar com os em melhor fase, sem entrosamento? Acho bem complicado. Vamos torcer.
Saudações!
Um dos dias mais emocionantes e felizes da minha vida! Fico com os olhos em lágrimas só de recordar! Hoje é dia de curtir essa saudade e vou me abster de qualquer comentário negativo. É dia de gratidão por ter essa alegria histórica!
SRN
Kleber,eu que tb estava lá posso te cravar que foi a maior emoção e o momento mais feliz da minha vida…..esse portuga e esse espanhol estão eternamento no meu coração
🙌
Até o FIM !!!!!!!
Essa frase deveria ser GRAVADA NO NINHO DO URUBU REI e na GAVEA, ela nos deu os TITULOS de 2019, ela fez aquele time de 2019 IMBATIVEL, ela fez nosso time AMASSAR cada adversário um por um e cada dificuldade uma por uma. Essa frase foi o PSICOLOGO do nosso time em 2019.
Essa frase deveria estar em nosso ONIBUS, essa frase é TUDO quando parece que não temos nada ela é capaz de nos dar tudo. Essa frase deveria estar no ESTADIO, em nossos jogos e em nossas bandeiras.
Essa frase resume o que é SER Flamengo, NAO DESISTIR JAMAIS, por mais que pareça impossível e sempre parecerá SER FLAMENGO É LUTAR ATE O FIM.
Parecia impossível, mas dentro de campo os jogadores se entreolhavam e via uns nos rostos dos outros essa frase estampada , ATE O FIM.
E no FIM COMEMORAR no FIM COMEMORAMOS.
Até o FIM MENGAO, Dale, dale ATE O FIM MENGO !!!!!!! Dale, dale Flamengo !!!!
Inesquecível
Diferente da Libertadores de 81, nessa eu estava com meus 2 filhos, mto marcante.
Erm breve reeditaremos a 3a, esse ano nem boto fé mas no prox, melhor preparado certamente se DEUS nos permitir mais essa bênção.
SRN
HC
Haroldo, amigo,
Que pessimismo é esse? Não conhece a famosa máxima? “ Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje!!!”
E, nós podemos, mesmo em meio a esta pandemia, sem poder contar com nossa incomparável torcida.
Não teremos torcida, mas temos… time!!!
Abração e mais otimismo.
Passaremos pelo Racing e chegaremos fortes novamente.
A sede de vencer do Rogério Ceni irá contagiar o time.
Eu estou botando fé.
SRN
Querido Guru!
Essa foto é pra lá de simbólica…
Não podemos deixar de agradecer profundamente, pelo que esse timinho de sete nos deu de alegrias no ano passado…
Por outro lado, nem mesmo um papelzinho esquecido no armário, os caras deixaram…
Após a partida dos gajos, ficamos literalmente sem chão.
Ainda estamos pagando o preço pela completa orfandade…
O que eles não sabiam, é que o Flamengo é muito mais poderosa que a Fênix…
MENGO ACIMA DE TUDO, DEUS ACIMA DE TODOS
Prezados amigos,
Como o tempo passa rápido… Há um ano eu vivia a minha maior alegria como Rubro-Negro, dia inesquecível!!! O ano de 2019 ficou na história com títulos e desempenho absurdo, o melhor time que Flamengo que já vi em campo (nasci em 1987).
Por certo será o time que vou contar para os meus filhos e netos – caso os tenha – assim como o meu saudoso pai me contava do Flamengo de Zico, e meu também saudoso avô lacrimejava ao falar do Dida.
Falando nisso, 23/11 fez um ano da conquista de 2019 e 39 anos da conquista de 1981.
Kleber, obrigado por expressar imensa gratidão ao Jorge Jesus! Alguns flamenguistas não compreendem a importância do português na história.
Eu voltei a acompanhar o Flamengo por causa da máquina de jogar futebol que ele montou.
Foi incrível! Dos títulos disputados em 2019 e 2020, Jorge Jesus só perdeu a Copa do Brasil e o Mundial. Dos jogos disputados, só perdeu 4 (Emelec, Bahia, Santos e Liverpool).
As vitórias foram muitas e várias com show (elevada nota artística, nas palavras do Mister).
Não importa se ele quis sair em 2020 e exerceu prerrogativa inscrita em contrato. Ele não assinou contrato vitalício. O que me importa é que Jorge Jesus fez o Flamengo dar espetáculo e ganhar muitos títulos.
Que saudade!
Oh Antônio, em matéria de JJ, nem tanto ao Céu, nem tanto ao inferno!
O KL é um gentleman, condição que a vida lhe deu, de empresário bem sucedido e um dos presidentes mais influences da história do clube.
Qto ao JJ outra máxima, aliás provérbio, ou seja, “A César o que é de César”.
Alguns fariseus querendo pegar Jesus em contradição lhes perguntaram: “É lícito esse povo sofrido da Palestina pagar tributo a Cesar imperador dos Romanos?”.
Jesus lhes disse: “Mostrai-me uma moeda de um denário, de quem é a esfinge impressa nela?” (Pois continha a face de um dos Cesares Romanos).
O mesmo pode ser dito em relação ao Jorge Jesus, ou seja, um homem de duas faces induvidosamente, assim como em uma moeda.
A face que nos diz respeito ganhou maximamente, esmagadoramente, supremamente tudo, se consolidado como o maior técnico da história do clube.
A outra face esta lá na Europa deixando um irreparável passivo na temporada de 2020.
Não é exagero dizer que as dores que dõem aqui no Flamengo tbm doem lá com o Jorge Jesus no Benfica, mas foi assim que ele quis, assim que ele se decidiu, pelo caminho das dores!
Certamente como português e europeu vaidoso que é, ele certamente tem lá suas razões.
Não espero te-lo nunca mais aqui, uma nova tarefa para o Flamengo é viver sem o conceito de Jorge Jesus, o Flamengo é maior que todos!
Saudações!
“Raccing”
O time argentino esta ainda em um buraco enorme lá na Argentina, o perigoso é que o Flamengo é mestre em ressuscitar defuntos!
Mas seja lá como for, se o Ceni conseguir escalar e encaixar a marcação direitinho, principalmente em relação a zaga central, as perspectivas são muito boas!
Principalmente por imaginar que o Raccing vem muito quebrado, e que assim passando de fase o Ceni terá pelo manos mais uns 30 dias para trabalhar esse time até as 4as de finais.
Saudações!
As informações mais recentes é que de fato o Ceni vai insistir com a dupla Léo Pereira e Thuller.
O Thuller já não lá um grande zagueiro, meio confuso, desmedido, não sabe sair com a bola nos pés, mas acontece que até o Thuller não confia no Léo Pereira. Felipe Luis não confia, Diego Alves, Isla, não confiam no Léo Pereira, os meias Arão e Gérson não confiam no Léo Pereira, mas o Rogério Ceni, só ele confia no Léo Pereira! É dar muita sopa pro azar meus amigos!!!!
Léo Pereira não tem condições de jogar no Flamengo, nem uma linha de impedimento ele sabe fazer! Jogo passado foi ele quem quebrou a linha de impedimento no gol do Matheuzinho, comprometendo o posicionamento do Thuller, Diego Ribas, Arão….Por isso ninguém confia no Léo Pereira.
O Ceni tem lá umas teimosias, parece que ele já desistiu do G. Henrique, pelo menos isso, mas insiste com o Léo Pereira, depois não reclame!
O Raccing esta em um buraco danado meus irmãos rubro negros, série de derrotas, time desfalcado etc. A imprensa argentina dão conta que o Raccing vai jogar com 5 no meio esperando o Flamengo!
Saudações!
O Flamengo se gabou de comprar o Mari por 500mil Euros e o vender por 9mi de Euros, mas jogou 7mi de Euros fora na compra do Léo Pereira!
Quem vai pagar 3mi, 2mi de Euros nesse cara agora?
Saudações!
Ahhh a emoção do dia 23/11 é algo indescritível.
Ganhamos as nossas duas Libertadores nesse dia: em 1981, com dois do Galo – e em 2019, com dois do Gabigol.
Difícil dizer qual foi mais emocionante…
A de 1981 foi épica. Uma batalha sangrenta contra o jogo sujo do Cobreloa, com direito a soco na cara do Mario Soto antes de acabar o jogo. Eu era criança, vivia na Gávea. Jogava Futebol de Salão no Flamengo. Eu não tinha muita noção do que era sofrer pelo Flamengo. Cresci vendo meus super-heróis vestindo vermelho e preto – ganhando tudo que estava à frente – inclusive o Mundial dias depois. Aquela sensação continua muito viva na minha memória. Em Dezembro de 81…
A de 2019 foi uma catarse. 38 anos pagando mico, sendo sacaneado. Time do cheirinho, diversos vexames na Libertadores. Mas de repente em 6 meses tínhamos um time diferente de tudo, com alma de Flamengo, com sede de vitória, com personagens improváveis. Eu queria muito essa vingança. O jogo…ahhh o jogo com o River Plate… os favoritos, campeões do ano anterior e de várias outras edições. O peso do mundo nas nossas costas. Uma virada meteórica no apagar das luzes. Eu desmaiei no segundo gol. Choro até hoje por causa desse jogo. Chega a ser ridículo. Só de escrever aqui, os olhos já se enchem de lágrimas.
Esse dia é muito especial.
Mas especial mesmo é o sentimento de SER Flamengo, de amar essas cores, de acreditar sempre até o último fio de esperança. Esse é o sentimento que nos une, acima de tudo.
FLAMENGO, TUA GLÓRIA LUTAR!
S.R.N.7
Flamengo sub 17 acaba de classificar para a semi final do campeonato brasileiro. Com a saída do camisa 10, que saiu contundido, faltou alguém para articular a passagem da bola para os atacantes.Agora não sei porque o técnico não tirou o João Gabriel que perdeu dois gols incríveis e errou vários passes , se os jogadores acertassem os passes o Flamengo teria vencido.
Caro Paulo Roberto e demais amigos da GLORIOSA NAÇÃO
O camisa 10 que saiu, Vitor(ou Victor?) Hugo talvez seja o único 10 que temos em todas as idades. Como tenho assistido assiduamente a base, tenho notado a ausência do nosso melhor zagueiro da categoria, chamado Marcos Paulo. Alguém sabe o que houve com ele? A zaga que tem jogado carece de um pouco mais de treinamento, porque hoje deram trabalho para o goleiro.
Quanto às libertadores, na de 81 éramos muito superiores; tínhamos algumas lendas em campo. Os Chilenos só dificultaram na porrada. Em 2019 foi a comunhão da NAÇÃO com o elenco, comissão técnica, Departamento Médico, muito além da Taprobana…
Olhando o comportamento do Campeonato Brasileiro nesse ano, podemos, de forma comparada com os anos anteriores, perceber as tendências de:
a) Um corte mais alto para o rebaixamento, 44 ou +
b) Um corte mais baixo para Campeão, 72 pontos ou –
Na pontuação, lembra muito 2009
#Alex Rangel
———————————————————–
Em 2009, na vigésima segunda rodada, estávamos com 30 pontos e em décimo primeiro lugar.
A julgar pelo texto do Alex Rangel, tudo está sob controle. Precisaremos de mais 10 vitórias e 3 empates em 16 partidas a serem disputadas. (puxado hein)
Ou simplesmente, mais 11 vitórias.
Mas na matemática dos pontos corridos com 20 times (desde de 2006 para cá) o Flamengo foi campeão com 19 vitórias (o menor percentual)
Sendo assim, com mais 8 vitórias, seria o mínimo possível até hoje, para um time ser campeão.
Também já não teríamos chance de repetir as mesmas 28 vitórias do ano passado, que por sinal é recorde.
Daqui a mais ou menos 4 ou 5 rodadas, vem outro maluco, ou mesmo o Alex, que goste de números assim como eu, e faça outro levantamento estatístico para 2020.
Aguardemos!
Eu gosto muito disso!
Acho que já contei aqui, mas esse jogo pra mim é inesquecível, óbvio. Eu casei em setembro e cresci vendo aos jogos com meu pai. Com o tempo isso diminuiu, pois ele é muito corneteiro. Mas esse 23 de novembro eu fiz questão de ir na casa dos meus pais ver esse jogo, seria único. Talvez a primeira e última chance de ver uma final de Libertadores ao lado dele.
Ele odeia o Filipe Luís e acha que é o pior lateral do mundo. Quando saiu o gol do River ele “desistiu” do jogo, mesmo sendo início do primeiro tempo. Com o passar dos minutos, ele voltou a ver o jogo comigo. No primeiro gol do Flamengo achei que estava impedido e nem vibrei, mas aí saiu o gol do título. Não teve jeito, botei pra chorar na hora. Foi algo que jamais vou esquecer pelo jeito que foi o título, a virada e o fato de ver tudo isso com meu pai três meses depois de sair de casa para morar com a minha esposa.
Roteiro de filme em todos os sentidos…
Presidente, rever essas cenas foi simplesmente fantástico. Sou muito grato ao Jorge de Jesus e sua equipe e aos nossos campeões. Mari como sempre simpático e que entrou para a historia do clube de modo rapido e competente. Eu que acompanhei muitos jogos da campanha de 1981 nos paises e estadios que aconteceram, confesso que fiquei emocionado e torcendo para que colegas apenas reconheçam a qualidade do trabalho aqui feito por JJ e seus assessores, pois sabemos que nunca mais veremos nada igual, nunca ouvi dizer que um time teve mais titulos que derrota.
Libertadores é uma COPA e ARGENTINO sabe jogar COPAS. O DISFARCE dos times argentinos na LIBERTADORES.
Time argentino FOCA na LIBERTADORES. Não se deixem enganar pelo mal desempenho do Racing no campeonato argentino recentemente, eles FOCAM NA LIBERTADORES, deixam o campeonato nacional em segundo plano, aí a APARENTE FRAQUEZA deles engana demais. A realidade de como os times argentinos REALMENTE estão eles mostram nos jogos da Libertadores.
A Libertadores é uma COPA e não um CAMPEONATO e o ESTILO de jogo argentino casa como uma luva com as COPAS. Não a toa eles tem galerias de títulos da COPA Libertadores.
Não se enganem o jogo não será fácil, é COPA é Libertadores é Brasil X Argentina, nunca foi, não é e jamais será fácil.
Fale, fale, fale MENGO.
Boa noite, Amigos.
Como estive afastado há algum tempo, não sei se a minha dúvida já foi respondida por algum companheiro: o jogo do nosso Flamengo vai ser transmitido?
Abraços a todos.
Sérgio Lopes,
Será transmitido pelo SBT!
SRN
Obrigado, Paulo.
SRN.
Foz sports também
Pelo Fox Sports também.
Pela Fox assisto, pelo SBT prefiro rádio…
COPA Libertadores disputada 100% em um UNICO PAIS ? Já imaginaram ?
Se o Mundial de seleções é disputado em um UNICO PAIS e o Mundial de clubes também, então por que a Copa Libertadores não pode ser ?
Acho que uma COPA Libertadores de uns 20 dias a 1 mês e disputada em um UNICO PAIS elevaria o VALOR do torneio em termos de representatividade TELEVISIVA e consequentemente mundial.
Imaginem a monotonia de um EUROPEU, asiático etc …. em assistir e acompanhar a Copa Libertadores com jogos tão espaçados, obviamente o interesse de acompanhar um torneio LONGO DISPERSA. Entretanto se a Copa Libertadores passasse a ser disputada em 1 UNICO mês é também em um ou 2 países apenas conseguir o engajamento e a FIDELIZACAO de uma NOVA audiência para esse torneio se tornaria muito mais viável.
Talvez esse fosse o caminho para transformar a Copa Libertadores em um torneio de ABRANGENCIA MUNDIAL.Literalmente INTERNACIONALIZANDO A COMEBOL e TODOS os clubes participantes. Além é claro da INCLUSAO dos países do NORTE como os Estados Unidos e Canadá.
23 de Novembro é uma data magica mesmo. Impossível apaga la do calendário rubro negro.
Lembro me da Final da Libertadores de 81 , ainda com meus 12 anos de idade. Meu saudoso pai, dizia : ” Zico não vai nos decepcionar, seremos campeões na bola e na porrada…” . e Meu Velho tinha razão, Zico nos deu o titulo. E comemorei muito com meu Pai…
Em 2019, Assisti o jogo ao lado de meu filho de 12 anos, e aos 42 minutos do segundo tempo ele levantou e disse: ” Pai , já era ! vou lá desligar meu celular, pois vão chover mensagens zoando o Mengão” …. ; Repliquei lhe dizendo que a batalha não estava perdida , ainda tínhamos munição…; E cinco minutos depois estávamos comemorando freneticamente o titulo…
Ambos os títulos foram fantásticos e merecidos, porém o de 81, pelas circunstancias extra campo e porque naquela época éramos ainda mais discriminados pela mafiosa Comenbol, vejo o como mais difícil e dignificante.
Mas a alegria de ser rubro negro é incomparável. Parabéns aos campeões e a Nação !
Que ano mágico foi o de 2019, um sonho que virou realidade, e esse trio, Rafinha jorge jesus, Pablo Mari, que saudedes.
José meu irmão rubro negro!
O momento urge por toda atenção, concentração e determinação para o presente!
As comemorações por 2019 são válidas, mas vêem em péssima hora, o momento exige que ponhamos 2019 no seu devido lugar, ou seja, na Sala de Histórias e Troféus do Clube.
A realidade do clube agora é delicadíssima, estamos em uma encruzilhada que vai definir o futuro do time e da política do clube para 2020, 2021 e até parte de 2022.
Estaremos torcendo loucamente para que o Ceni acerte em tudo, para que essa zaga desgraçada com Thuller e L. Pereira jogue bem e que o nosso ataque guarde as chances de gols, isso esta impactando muito.
Fracassando na Libertadores nessa fase, o time tal qual nós conhecemos será desfeito para pagamento de obrigações!
O planejamento da diretoria inicial em orçamento era uma Semi na Copa Brasil e na Libertadores + Campeão Brasileiro, com a eliminação na Copa do Brasil o novo planejamento orçamentário exige a conquista nas duas frentes restantes.
Saudações!
Após 28 jogos, enfim, teremos em campo nosso quarteto mágico: Arrascaeta, Éverton Ribeiro, Gabigol e Bruno Henrique. Isso, somado a Arão e Gérson, teremos o sexteto que nos elevou a outro patamar em 2019…
Na defesa, apenas dois oriundos do ano passado: Diego Alves e Filipe Luiz.
Ou seja! Em 11 escalados, apenas três “estranhos”…
Considero Isla muito aquém de Rafinha. Mas acho que não compromete nosso setor defensivo…
Sobra então para o miolo da área!
É nessa que a porca torce o rabo…
Hoje, se tornou proibido terminar um jogo sem uma bola nas nossas redes.
Até o rebento do Bebeto tirou onda aos 100 minutos de jogo…
Portanto, com oito remanescentes daquele timaço, o Racing passa a ser um Olaria melhorado…
Contando com o bônus… vamos meter 3×1 nos hermanos…
Olho no contra-ataque e melhorar a porra da pontaria…
Boa, Egon! Otimismo é a palavra de ordem. Com 8 dos 11 caras de 2019 voltando à forma vai ser difícil nos segurar.
Guardemos nossas cornetas. Vamos dar um tempo!
Jogo perigoso Hoje. Racing está mal no campeonato local porque abandonou pra jogar as fichas na Libertadores. Embora não tenha torcida e estejam com 3 desfalques importantes, o time deles é muito eficiente no ataque e está bem fisicamente, diferente de nós.
Não entendo porque nosso melhor zagueiro depois de Rodrigo Caio está barrado. Também não concordo com Felipe Luís desde o início…mas enfim tomara que aprendiz Ceni saiba o que está fazendo, espero não levar outra goleada hoje….
Vamos torcer para que ER7 e Arrascaeta estejam inspirados….
Nenhum time do mundo se cria com Diego Alves, Renê, Thuller e Léo Pereira . Oh povo ruim!
Credo em cruz, ave Maria!
Não sei porque treinador brasileiro inventa, tem medo. colocar Renê na direita porque marca mais ?
Tenha santa paciência.
Acabou com a ofensividade e consequentemente prejudica o futebol de Everton Ribeiro.
Sinceramente, RC errou…. Na minha opinião.
SRN
Mais uma vez fica gritante a discrepância entre o futebol brasileiro e o estrangeiro. E aqui me refiro aos treinadores sim! RC é tão expectativa quanto era Dome e está longe de ser realidade. Treinou dois times e naufragou em ambos. O Fortaleza não é, com todo respeito, um time que se equivalha aos grandes. Absurda a facilidade com que o técnico argentino “engoliu” nosso treinador. Na Argentina, assim como na Europa de modo geral, futebol é levado a sério como ciência. Táticas, treinos específicos, muito estudo e preparação. Aqui vai- se um pouco disso e muito de motivação e esperar que os craques resolvam. RC sempre foi s net ver mais do mesmo. Talvez tenhamos errado com Dome mas estamos dando vários passos atrás com a mesmice brasileira como treinador. Vide a ascensão do Palmeiras .
VIVO O FLAMENGO DESDE 1955, PRIMEIRO JOGO DORMINDO NA ARQUIBANCADA DO MARACANÃ NO COLO DO MEU PAI, FLAMENGO CAMPEÃO, ACORDAVA EM CADA GOL DE MEU GRANDE ÍDOLO ( D I D A ) . EM 1958, TAMBÉM NO MARACANÃ, SÓ QUE ACORDADO VI O RUBENS, EX IDOLO DO FLAMENGO, METER UM GOL DE FALTA E, O FLAMENGO PERDER O TÍTULO DO SUPER SUPER. EM 2020, VI O FLAMENGO, SEM ESQUECER 1981, GANHAR UM TITULO INTERNACIONAL NUM JOGO QUE FICARÁ NA HISTORIA DE TODOS AQUELES QUE SÃO FLAMENGUISTAS E, TAMBÉM, PROS QUE NÃO SÃO, COMO MOMENTO MAIS FELIZ DA MINHA VIDA COM O FLAMENGO.