Casapueblo

Mar Vermelho e Preto

Estou em Punta del Este, cidade para a qual meu coração se entregou e, não é de hoje.

Aqui, tenho um irmão de vida, Atílio Garrido, escritor, jornalista e historiador. Aqui tive e continuo tendo um dos meus ídolos, Carlos Páez Villaró, um dos mais importantes artistas plásticos do nosso continente, criador de Casapueblo. Aqui tenho queridos amigos, uruguaios e argentinos, que me proporcionaram momentos adoráveis. Aqui tenho uma verdadeira, descarada, invasão de poesia e beleza adentrando minha alma. Em síntese, amo, adoro, este pedacinho de terra tão especial. Não há nenhum lugar no mundo onde melhor me encontre comigo mesmo.

Carlos Páez Villaró

Cheguei em Punta e saí por aí com meu irmão Atílio para ter uma pulsação do jogo. Para quem desconhece, o Uruguai – em especial a cidade de Punta del Este – recebe, infinitamente, mais gaúchos e paulistas do que cariocas. De cara, uma cena curiosa. Dois torcedores, caminhando descontraidamente, em um papo muito animado. Um com a camisa do Flamengo, outro com a do Palmeiras.

Daí para frente, um mar vermelho e preto, nas ruas, nos botecos e restaurantes. Só deu Flamengo!!! Interagi com muitos rubro-negros e voltei para “El Último Round”, casa de Atílio (em Punta as casas não têm número, têm nome), com a certeza de ter aprendido, de forma definitiva, que nada nesta vida pode se confrontar com este inexplicável amor pelo Flamengo. O torcedor é sábio. Vai dormir enlouquecido com aquela noite estranha, do jogo contra o Grêmio e, ainda de ressaca, esquece tudo em nome do amor maior. Errei, pedindo, quase implorando, que contivéssemos a revolta após aquela absurda noite do jogo contra o Grêmio, em nome de um bem maior, o título da Libertadores. Não precisava pedir. A sensibilidade de quem ama este clube apaixonante é enorme. O torcedor de verdade sabe separar as coisas.

Estou aguardando meus filhos e netos, na esperança de um momento único, mágico, que não tem preço.

Enquanto isso, vou curtindo este fantástico mar vermelho e preto que invadiu o Uruguai.

Uma loucura!!!