Ter sido presidente do Flamengo durante quatro anos e vice-presidente de futebol por igual período, além de ser a maior honra nesta vida, também foi de entrega absoluta. Um verdadeiro sacerdócio.
Em qualquer das funções, a serviço do clube, viajando pelo Brasil e pelo mundo afora, paguei com meus recursos todos os bilhetes aéreos, hospedagens e alimentação. Alguns amigos entendiam esta atitude como exagerada, mas era para mim uma forma de retribuir a divina honraria de servir à minha grande paixão.
Após a correria muitíssimo bem-sucedida em 2005, tendo como parceiro meu amigo Hélio Ferraz no projeto para evitar o rebaixamento, assumi, oficialmente, a vice-presidência de futebol em 2006, ano de Copa do Mundo. Quis o destino que o Flamengo se classificasse para a final da Copa do Brasil, em dois jogos contra o Vasco. Em síntese, enquanto a Copa rolava, tínhamos que nos preparar e, com um novo treinador assumindo o comando da equipe.
Minha vida, inclusive profissional, estava toda arrumada para estar na Copa, porém, o interesse do Flamengo falou mais alto e, lá não fui assistir a um único jogo, onde, em todos, havia para mim lugar reservado nas tribunas de honra da vida…
O final não poderia ter sido melhor. A preparação foi perfeita e o time muito bem arrumado, apresentado o menino Renato Augusto como novidade, foi campeão da Copa do Brasil, vencendo o Vasco nos dois jogos.
Conto isto para dizer do meu espanto em saber que o nosso presidente, e o vice-presidente de futebol, em semana de Fla x Flu, que vale a nossa vida no Campeonato Brasileiro e, com o ambiente um tanto quanto confuso, estão a caminho de Paris, para a final da Champions League.
Pode ser que alguém argumente que são poucos dias. Tudo bem, só que não consigo entender…
Será que o mundo mudou tanto assim?
Dudu, meu filho, acaba de receber a seguinte mensagem, encaminhada pelo vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz:
“Avisa para o seu Pai, que é mentira, ou melhor o fofoqueiro que passou para ele só quer me prejudicar, estou no RJ, e não viajando ou indo viajar como escreveu.”
Como o que interessa é o que seja o melhor para o Flamengo, prefiro não me aprofundar no tema. Muito bom que o nosso vice-presidente de futebol – o presidente do futebol – esteja por aqui, atento a tudo e, como bom escoteiro, sempre alerta aos interesses do Flamengo.
Kleber querido , não se faz mais pessoas abnegadas despojadas de soberba e ambição como antigamente.
O lema tudo pelo Flamengo e nada do Flamengo foi jogado no lixo.
Ah, foram convidados pela Adidas. Dane se o convite. Domingo tem decisão. Domingo é dia até de São Judas descer e quem sabe iluminar o fake Portugal.
Enfim, pedir amor ao Flamengo, aliás amor incondicional, é pedir demais a essa turma.
Octávio,
Brás tomou uns cascudos hoje em lançamento do Livro Jovem Fla na Gávea, seguranças tiveram que ser acionados.
Saudações!
Caro Kleber e amigos!
É isso aí.
Domingo é o dia D. Mais um dia D.
Infelizmente não acredito nem em empate, apesar de me considerar uma pessoa de pensamento positivo muito forte.
A questão é que o Fluminense está jogando a vida nos clássicos contra o Flamengo e nossa equipe parece refém de um medo jamais visto.
Não acho o Fluminense nenhuma oitava maravilha, o que e infelizmente tornam as coisas mais desagradáveis ainda.
Boa sorte ao Flamengo. Boa sorte ao Matheus Cunha na sua estreia. Boa sorte amanhã no sorteio das oitavas.
SRN
O GE publicou que o vice-geral é quem acompanhará o Landim. Talvez esteja aí a confusão.
Landin é a Maria Antonieta do Flamengo!
Ele ignora o povo!
Sinceramente, não vejo problema nessa viagem neste momento.
Hoje, fui levado a um link da pesquisa do GE de quando o Jesus foi anunciado pelo Landim em 2019. E quando vi o resultado… vejam, meses antes de tudo o que vivemos em 2019…
Você aprovou a contratação de Jorge Jesus?
Sim – 53,56%
Não – 46,44%
Que coisa!
Fiquei imaginando o mesmo cenário hoje, se hoje Jesus fosse contratado. Quais porcentagens teríamos?!
Imaginemos diante dessa constatação do dedicado rubro-negro presidente Kleber, “que vale a nossa vida no Campeonato Brasileiro e, com o ambiente um tanto quanto confuso, estão a caminho de Paris, para a final da Champions League.”, o quão complicado é a situação do Flamengo em um campeonato de pontos corridos e o delicadíssimo momento, e outra constatação, o que acresce ao clube, a instituição, ao Flamengo, essa visita do presidente Landim ?
Há muito interrogo, neste canal, porque o presidente de um clube, in casu, Landim, não aparece, não dá explicações sobre o desempenho sofrível do time no campeonato Brasileiro? É pedir muito?
Esse comportamento do dirigente máximo do clube é realmente preocupante e merece respeitável discussão, porque tudo leva a crer que caminhamos para mais um ano de derrotas.
E essas constantes viagens a Europa? O Flamengo precisa realmente? Passaríamos sem elas?
Com efeito, entendo que as próximas eleições precisam ser pensadas.
Primeiro insta salientar que até Eu , se recursos financeiros tivesse , adoraria ir a Paris assistir Liverpol x Real Madrid….Será um desfile de craques….
Mas falando do nosso quintal , Será que nossos ” dirigentes” irão a Paris com recursos próprios ou custeados pelo Flamengo?? Embora, penso que o momento do nosso clube requer muita união entre atletas , comissão técnica e diretoria, por isso deveriam estar sim no Maracanã , no próximo domingo.
Contudo , se irão com recursos do clube , além de deixarem claro que o Flamengo esta segundo plano , mesmo num momento conturbado , ainda será um ato de soberba e descaso com as finanças do clube. Fazer turismo com dinheiro alheio é apropriação indebita. Espero que o Conselho do clube fiscalize isso.
Espero que , pelo menos, nossos dirigentes amadores aprendam com os gigantes da Europa um pouco de gestão profissional no futebol.
Possíveis adversários do Flamengo nas Oitavas da Libertadores:
Pote 2
– Hugo Souza
– Paulo Sousa
– Léo Pereira
– Marinho
– Diego
– Arão
– Andreas
– Rodinei
Esqueci alguém?
Kkkkkkk!!! Faltou o Tanure!! Tem sido o adversário mais difícil de vencer….
Bem tornado, Anderson!
Faltaram o isla, o vice de futebol, o seu carregador de malas , o juan, o tannure e o fabinho.
Mas eu, certamente, retiraria de sua lista o Willian Arão. Pois com o trio WArão, ERibeiro e RCaio, com todos os três em campo e jogando em suas posições originais ao mesmo tempo, o Flamengo jamais perdeu.
Guardadas as proporções (e que gigantescas proporções!!!!) é como, antigamente, com Pelé e Garrincha jogando juntos, ao mesmo tempo, o Brasil jamais perdeu.
SRNs
Ah, e faltou, também, o diegoperdigãoalves.
Que a viagem sirva pra trazer o Leonardo como dirigente do Flamengo. No mais, lastimável essa viagem num momento crítico do clube.
Seria ótimo mesmo.
O Leonardo traria uma visão muito profissional, mas tenho certeza que encontraria muitos obstáculos internos e externos.
Amigo Henrique,
Para Leonardo funcionar a grana dos Sheiks teria que vir junta…
Realmente Kléber, vc como vice-presidente de futebol fez um trabalho muito bom, nos salvando do rebaixamento e ganhando a copa do Brasil em cima do eterno vice.
Mas com relação a viagem,apesar de minhas fortes restrições a essa diretoria, não vejo nada demais.
SRN
Presidente, que falta fará o Landim por aqui?
Você era engajado, corria atrás, exercia uma influência positiva, orientava, acalmava os ânimos nós montar difíceis, um diplomata nato.
Podemos dizer o mesmo do Landim?
Até o EBM aparece mais que esse atual presidente.
Esses caras do futebol tem que jogar mais duro na hora de fazer contratos com treinadores. Nada de multa vultosas. Três salários está bom demais.
Ou então faz como os treinadores da CBF, regime CLT. Não são funcionários públicos efetivos. Não agradou, bye bye!
… nos momentos difíceis …
Kleber, Landin indo para a França?
Por que não? Nada mais natural para uma presidência que não tem a menor conexão, a menor sintonia com a torcida rubro negra, para um presidência que não esta nem ai para o que pensa sua torcida! Normal.
Fora Landin, renuncia!
Saudações!
Nesse caso, o que vale é a mensagem. Qual mensagem deixa o presidente, o vice e outros dirigentes aos funcionários do Flamengo (jogadores, comissão técnica, funcionários do futebol)? De que o chefe foi “passear”, “curtir” num dos momentos mais importantes do time em 2022, ou seja, o timoneiro abandonou o barco, é cada um por si. Óbvio que ele pode tomar qualquer decisão via whatsapp, telefone, etc, mesmo estando em Paris, mas o recado é de que o maior dirigente do clube está pouco se lixando para o Flamengo. Se o presidente prefere passear, como vai ter moral para cobrar dos seus subordinados?
Pelo menos a pressão deu resultado e o VP de futebol ficará.
Aliás que seja o último ato do Marcos Braz à frente do futebol rubro-negro. Que venha o Leonardo na bagagem com carta branca para profissionalizar o futebol do Flamengo (DM, preparação física, scout, psicólogo, nutrição, etc).
MatheusCunha deveria reestrear nesse domingo. É o certo a se fazer nas presentes circunstâncias.
21 anos, boa idade. Julio César estreou com 17.
1 metro e 93 cms. Excelente altura e envergadura.
Fosse o treinador, escalaria sem hesitar.
André,
Acompanho o seu comentário. Se um jogador de 21 anos não estiver “preparado” e com SEDE para assumir a titularidade, pode negociar para algum outro clube.
No futebol quem é BOM entra e joga. Esse papo de “queimar” é desculpa de jogador ruim.
Isso, Diego. E Pelé, com 17, foi campeão do mundo…substituindo o nosso grande Dida.
Só espero que, PS à parte, esses jogadores, em sua maioria já calejados de apanhar do Flu, tenham sangue correndo nas veias no próximo domingo.
Será que não sentem vergonha dessa freguesia, sempre no mesmo enredo? Soberba, gols perdidos, cansaço no segundo tempo e derrota nós últimos minutos?
Talvez o enredo seja diferente pois o Diniz não é retranqueiro.
Mas em 2019 ele soube armar uma retranca do SP contra aquela máquina de jogar bola comandada por JJ.
Vamos aguardar, mas de qualquer forma é bom São Judas Tadeu fazer umas flexões de hoje até domingo pra estar em forma.
Vamos precisar!
Rapaz! Os caras levaram todos os titulares pra Bolívia, ganharam de 10 e foram eliminados da segunda divisão do Continente!
Há coisas que só acontecem ao Botafogo e agora também ao Flu.
Mas tem tricolor fazendo live e se dizendo”orgulhoso apesar da eliminação”.
Flunelinha também existe!
No telão do Ps no ninho, o filme continua em cartaz: Os três patetas ( Brasbaca, burro Spindel e Landimdim)
Kleber, não faz diferença Landim estar aqui ou em Paris, acho que devia estar em Londres, pois lá é o lugar da ” Rainha da Inglaterra”. Chega de omissão Landim, está na hora de você assumir a presidência do Flamengo e mostrar que você é realmente um executivo de sucesso.
Só por curiosidade, esses gastos com hotéis, comida, ingressos, passagens, são pagos pelo clube?
Assistindo o treino do FlorminenC na Bolívia, fico impressionado como ninguém na “central de inteligência” do Flamengo pensou no goleiro Fabio e no artilheiro Cano…. Que foram quase de graça pra Láranjeiras….
Para o Fla x Flu , tomara que eles tenham zerado o estoque de gols deles…. Pois, se jogarem domingo com apetite e determinação de ontem, seremos presa fácil…,ainda mais sem Arrascaeta, que parece ser o novo inquilino do DM
Atlético-MG perdeu contra o Tolima. O Corinthians empatou com o Always Ready.
No final, a mídia só vai querer focar na “crise no Flamengo”, porque o Fla só ganhou por um gol de diferença, mesmo tendo a melhor campanha da sua história
Luiz Felipe, qual desses times está jogando tão mal quanto o Flamengo?
Há um erro histórico na questão melhor campanha de primeira fase do Flamengo em libertadores. Nossa melhor campanha foi em 1984 com as mesmas 5 v e 1e na primeira fase, sendo que fizemos na época , 19 gols e sofremos 6 gols saldo 6. 3 gols a mais de saldo que agora.
Segundo; Flamengo tem a maior folha da América do Sul e individual o melhor plantel, portanto será sempre mais cobrado que os demais.
No mais, não somos mais bobos ( A TORCIDA EM GERAL), o futebol apresentado é algo que sabemos que não convence a ninguém.
SRN.
Meu caro Luiz Felipe, CHAPA BRANCA NÃO!
O Corínthians mergulhou em uma crise profunda, algo que estamos lutando para não deixar o que aconteça com o nosso Flamengo, com as ferramentas que temos, a opjnião!
O Atlético vem de um Brasileirão, tropeços acontecem..
Nosso Mengão a crise é sistêmica, algo profundo.
Saudações!
ESSA É PARA REFLETIR ………….E MUITO
Segundo Jorge Nicola, ano passado o Flamengo fechou o ano, faturando R$ 192 milhões em Marketing
Esse ano , espera fechar em R$ 255 milhões
Muito……. mas muito na frente de Palmeiras e Corinthians
Ainda assim, eu vejo um UNIVERSO de possibilidades que o Flamengo continua a não explorar ou faz no modo” nas coxas ”
Para piorar, surge pipocando pelas redes sociais, que o Flamengo deve deixar de ter as modalidades de e-sports …… justamente a modalidade onde no mundo inteiro, todos os clubes e inclusive federações, abrem cada dia mais, mais e mais possibilidades de investimentos para atrair o público jovem , que normalmente odeia ficar parado à frente da tv por 2 horas sem nenhuma interação
No fim das contas, é mais ou menos assim :
Se pegarmos o cenário do Brasil e da Américas Latina, o Flamengo nada de braçada, mas no cenário mundial, não faz nem cosquinha! Mesmo tendo 40/50/60/100 milhões de torcedores.
E olha que temos excelentes profissionais do marketing esportivo no Brasil
Sinceramente eu não entendo !!!
Sinceramente, acho que a presença in loco do presidente nos jogos, treinos, etc e tal, algo bastante questionável. No caso dos dirigentes brasileiros que em sua ampla maioria pouco conhecem do jogo, presidente ou outro dono de cargo político qualquer beirando o time, é pra lá de inútil.
Presidente tem de presidir: pagar, demitir e contratar, organizar, delegar… ou seja ADMINISTRAR o clube! Isso ele vem fazendo, muito mal e cheio de lambanças mas essa é sua função. Ficar dando tapinha nas costas de treinador e jogadores não é.
A questão maior hoje (e sempre) no Flamengo é a necessidade de se ter um “presidencialismo de coalizão” pelas várias correntes políticas do clube. Não deu certo em Brasília, vide mensalão, petrolão e agora a ascensão do “centrão” no domínio do país. É como em Fausto: o mandatário da vez vende sua alma e a cobrança por isso chega, cedo ou tarde, mas chega!
Com Landim por perto ou do outro lado do Atlântico a crise é a mesma. Estamos atolados na nossa própria lama e sinceramente, só acredito em mudanças a médio e longo prazo, com novas caras em locais como conselho deliberativo e fiscal. Boa governança é essencial mas se afastar de velhas práticas também o é.
Com relação ao Fla x Flu nem me lembro da última vez que chegamos tão em baixa para o confronto e apesar disso time por time o Flamengo ainda é o favorito basta jogar o que sabe e pode. Mas já dizia (salvo engano) o insuperável João “sem medo” Saldanha: ” o jogo é fácil mas tem de jogar”! SRN
O mundo mudou tanto assim?
Presidente, o mundo não mudou.
As pessoas e o caráter delas que mudou muito.
Landim e seus comparsas, torcem muito mais para suas vitórias pessoais do que pelo Flamengo.
Sempre colocam seu ego e sua avareza em primeiro lugar.
Olha o forte envolvimento político que a presidência do Flamengo e cargos geram.
Hoje Landim mesmo com todo experiência de Empresario Vitorioso ficou muito mais evidente na mídia a partir do momento que é presidente do Flamengo.
Assim como Marcos Brás, que com a campanha vitoriosa de 2019 virou político de excelência.
O mundo não mudou.
As pessoas sim.
Daqui a pouco sorteio da Libertadores. Diante do cenário atual, passaremos sufoco caso venha qualquer coisa diferente de Cerro Porteno e Emelec. Que fase!
Certo portenho e emelec vão ser pedreira também no atual cenário
Jesus salve a nação
LIBERTADORES – OITAVAS
Athletico-PR x Libertad
Fortaleza x Estudiantes
Emelec x Atlético-MG
Cerro Porteño x Palmeiras
Tolima x Flamengo
Corinthians x Boca Juniors
Vélez Sarsfield x River Plate
Talleres x Colón
Palmeiras pegou mais fácil. Mas Flamengo e Galo não tem do que reclamar…
Se passar dessa fase é que o caminho fica apertado
Vi o jogo do Atlético MG com o Tolima, nosso próximo adversário. Não será um jogo fácil, eles conseguem se defender muito bem. Espero que o time melhore até lá, apesar de ser difícil ver uma evolução com o Paulo Sousa.
SRN
Do jeito que estamos desde janeiro, nossa chave acaba por aqui mesmo….
Nunca vi Flamengo x Boca. Verei em 2022.
Flamengo x Tolima – Flamengo
Flamengo x Boca – Flamengo
River x Flamengo – River
Nem passou pelo Tolima ainda e já está dando como certa a classificação? E sou mais o Corinthians contra o Boca.
E só espero que não repita 1991 onde o Boca eliminou o Corinthians nas oitavas e o Flamengo nas quartas da libertadores, naquele ataque do boca tinha um tal de Batistuta.
Para quem reclama do Paulo Sousa falando dos jogadores, só ouvir o Vitor Pereira falando do Roger Guedes…hahahaha
Esses portugueses não passam a mão na cabeça de jogador mesmo, cobram e falam publicamente dos problemas do time. Nós que não estamos acostumados…
Eles estão certos. Futebol brasileiro é muito mimimi. Jogador tudo mimado, aí chega na Europa e diz que lá aprendeu a marcar, a pensar, a enxergar o jogo, etc.
E outra coisa: Futebol brasileiro é inacreditável. Tirando o Palmeiras, todos os técnicos dos demais grandes brasileiros (Flamengo, Atlético, Corinthians, São Paulo e cia) são amplamente criticados por imprensa e torcida. Ninguém presta, todos são péssimos, exceto o Abel Ferreira.
Os colombianos do Tolima estão confiantes em um Maracanazo.
Já a imprensa colombiana entrou em desespero.
Nós que estamos vivendo na carne essa crise estrutural sob o comando de Brás e Paulo Souza estamos certos, que nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno.
Esse time do Professor Pardal é um time sem personalidade que pouco lembra o passado recente. É um time que se molda em nível ao seu adversário, ou seja, não se impõe!
Saudações!
Sempre sonhei em ver um Boca x Flamengo na Bombonera.
Em 2020 o Racing, o Vitinho e o Gustavo Henrique não deixaram.
De qualquer forma vou enchendo o cofrinho, quem sabe posso quebrá-lo nas quartas de final?
Acho que estou sendo muito otimista mas…sonhar não custa nada.
Com todo o respeito Kleber , tenho muitas restrições a essa diretoria , mas n da pra estabelecer comparação da sua passagem com a deles , clube ta financeiramente equilibrado e empilharam taças importantes …